Sei sulla pagina 1di 47

Questes de Histria

1) "Nunca temi homens que tm no centro de sua cidade um local para reunirem-se e enganarem-se uns aos outros com juramentos.' Com essas palavras, Ciro [imperador Persa] insultou todos os gregos, pois eles tm suas goras onde se renem para comprar e vender; os persas ignoram completamente o uso de goras e no tm lugar algum com essa finalidade." Herdoto, Histrias, sc. V a.C.

O texto expressa:

a) uma valorizao da democracia grega, reconhecidamente o grande exemplo de participao poltica para as demais civilizaes e culturas da Antiguidade. b) a inferioridade dos persas que, ao contrrio dos gregos, ainda viviam sob a tutela de um regime tirnico, marcado pela intensa desigualdade social. c) a desigualdade entre gregos e persas, apesar dos mesmos usos que ambos faziam do espao pblico. d) os fins comerciais como o grande uso grego das goras, em contraposio fraca circulao econmica persa. e) uma perspectiva subjetiva helnica, incapaz de olhar objetivamente os persas e descrever seus costumes diferentes.

2) A palavra democracia originou-se na Grcia antiga e ganhou contedodiferente a partir do sculo XIX. Ao contrrio do seu significado contemporneo, a democracia na plis grega:

a) funcionava num quadro de restries especficas de direitos polticos, convivendo com a escravido, excluindo do direito de participao os estrangeiros e as mulheres. b) abrangia o conjunto da populao da cidade, reconhecendo o direito de participao de camponeses e artesos em assemblias plebeias livremente eleitas.

c) pregava a igualdade de todas as camadas sociais perante a lei, garantindo a todos o direito de tomar a palavra na Assemblia dos cidados reunida na gora, a praa da cidade. d) evitava a participao dos militares e guerreiros, considerando-os incapazes para o exerccio da livre discusso e para a tomada de decises consensuais. e) era exercida pelos cidados de maneira indireta, considerando que estes escolhiam seus representantes polticos por intermdio de eleies peridicas.

3) "O banquete cerimnia de civilidade. [...] Pois o banquete, para todos os usos, a circunstncia em que o homem privado desfruta do que ele de fato e o mostra veridicamente a seus pares. [...] At os pobres - ou seja, nove dcimos da populao tinham suas noites de festim". VEYNE, Paul (org.) Histria da vida privada: do Imprio Romano ao ano mil. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. v.1, p181.

O banquete se configura um dos principais elementos culturais da Roma antiga. Podemos relacion-lo:

a) a um ritual de reafirmao social, estreitamento de laos de amizade e influncias, fruto de uma certa fartura de que gozava a cidade, devido s expanses militares. b) a uma prtica de excessos das elites, tpica do perodo de decadncia do Imprio, marcado pela corrupo, inflao e altas tributaes. c) a uma relativa reduo das desigualdades sociais, oriunda das conquistas dos Tribunos da Plebe e das reformas agrrias de Tibrio e Caio Graco. d) a um momento de certa estabilidade do Imprio, obtido com a Pax Romana, que propiciou o fim dos desgastes militares e o equilbrio da economia. e) chamada poltica do "Po e Circo", largamente utilizada pelos imperadores, e que pacificou o quadro de revoltas nos limites do Imprio.

4) A respeito do feudalismo na Europa medieval, pode-se afirmar:

a) A unificao dos francos por Clvis, no sculo V, e sua consequente poltica de planejamento agrrio, permitiu a criao e proliferao dos feudos, sob a tutela religiosa da Igreja e a proteo militar dos nobres. b) A estrutura social dos feudos permitia, mesmo que raramente, uma certa elevao de status, por meio das relaes de suserania e vassalagem, quando servos poderiam obter a propriedade de uma parcela de terra. c) O processo de intensa ruralizao que se deu, a partir das ocupaes brbaras e da queda de Roma, foi acompanhado de uma centralizao poltica, em que reis distribuam terras aos membros da nobreza e do clero. d) A utilizao da tecnologia mais avanada no sculo V at o VII, como o uso do arado e a rotao de culturas, permitiu uma produo agrcola em larga escala, comercializada entre os reinos. e) O trabalho era fundado na servido, o que mantinha os trabalhadores presos terra e subordinados a uma srie de obrigaes como impostos e servios.

5) "To grande era o nmero de mortos que, escasseando os caixes, os cadveres eram postos em cima de simples tbuas. No foi s um caixo a receber dois ou trs mortos simultaneamente. [...] Por isso passaram-se a edificar igrejas nos cemitrios, pois todos os lugares estavam repletos, ainda que alguns fossem muito grandes; punham-se nessas igrejas, s centenas, os cadveres que iam chegando; e eles eram empilhados, como as mercadorias nos navios." BOCACCIO, Giovanni. Decamero. So Paulo: Abril, 1981.

O testemunho do escritor italiano Bocaccio faz referncia ao advento da Peste Negra na Europa ocidental, a qual acelerou a crise do sistema feudal dos sculos XIV e XV.

a) O crescimento demogrfico flagrado na Baixa Idade Mdia e o processo de reorganizao de centros urbanos no foram acompanhados por polticas de saneamento ou infra-estrutura, aumentando o risco de proliferao de epidemias. b) O renascimento comercial, presente no texto com a metfora dos navios, acabou sendo intensamente prejudicado com as epidemias, mergulhando a Europa ocidental em um perodo de fragmentao e ruralizao. c) A Peste Negra foi fruto do descaso dos governos ingls e francs, envoltos na Guerra dos 100 anos e pouco atentos s mazelas dos camponeses. d) O surto de pestes na Baixa Idade Mdia alavancou as Cruzadas, uma vez que estrangeiros, identificados sobretudo com os rabes, eram acusados de proliferar a doena, justificando intervenes militares at Jerusalm. e) Com a fome, devido s ms colheitas, e as epidemias, ocorreram uma srie de levantes urbanos e rurais, tais como os Jacqueries, na Frana, e que resultaram numa maior participao poltica por parte das camadas menos favorecidas.
6) A praa era um dos espaos urbanos mais valorizados na cultura grega clssica, ento denominada gora, e tal apreo chegaria ainda a influenciar culturas vindouras. Sobre o tema correto afirmar: a) Espao privilegiado da filosofia, foi por meio da gora que pensadores atenienses puderam criticar, por exemplo, os limites da democracia naquela cidade, como o caso emblemtico de Scrates, filsofo que liderou importantes reformas sociais. b) A praa era elemento fundamental para a poltica expansionista de Esparta, uma vez que nela se celebravam as conquistas militares, reafirmando o carter belicoso de sua sociedade, bem como a supremacia esparciata sobre periecos e hilotas. c) Apesar de seu carter pblico, as goras eram de uso restrito dos cidados, estando excludos da categoria e, portanto, do livre trnsito por elas, escravos, mulheres e estrangeiros. d) A gora era compreendida como um espao de interao social mltipla, incluindo prticas de comrcio, religio e cidadania, abrigando debates polticos e funcionando como um vetor da vida pblica na polis. e) Diversos elementos da cultura grega influenciariam Roma, e no caso do uso pblico das praas isso seria perceptvel na dinmica do Frum romano, ele prprio um espao poltico, comercial e religioso, constantemente utilizado pelos patrcios para ludibriar as massas plebeias e conter as reivindicaes por reformas sociais.

7) Sobre as invases dos brbaros na Europa Ocidental, ocorridas entre os sculos III e IX, correto afirmar que: a) foi uma ocupao militar violenta que, causando destruio e barbrie, acarretou a

runa das instituies romanas. b) se, por um lado, causaram destruio e morte, por outro contriburam, decisivamente, para o nascimento de uma nova civilizao, a da Europa Crist. c) apesar dos estragos causados, a Europa conseguiu, afinal, conter os brbaros, derrotando-os militarmente e, sem soluo de continuidade, absorveu e integrou os seus remanescentes. d) se no fossem elas, o Imprio Romano no teria desaparecido, pois, superada a crise do sculo III, passou a dispor de uma estrutura scio-econmica dinmica e de uma constituio poltica centralizada. e) os Godos foram os povos menos importantes, pois quase no deixaram marcas de sua presena.

8) A partir do sculo III intensifica-se uma presso territorial por parte de povos que viviam nos limites do Imprio Romano, configurando o quadro que ficaria conhecido como as invases brbaras. Tal fenmeno persistiria ainda alguns sculos e traria como uma de suas consequncias: a) A destruio completa das instituies romanas, promovendo uma era de anarquia em quase toda extenso do continente europeu, e que seria a tnica do mundo medieval a se configurar nos sculos seguintes. b) Uma nova onda de paganismo, visto que os povos que ingressavam no territrio romano no assimilaram o cristianismo, gerando um perodo de graves tenses com a Igreja, o que s seria solucionado com os Tribunais da Santa Inquisio, a partir do Conclio de Nicia. c) Um quadro de reconfigurao espacial e cultural, dado que os conflitos provocariam um xodo das reas urbanas, bem como a interao entre culturas variadas, base para a diversidade cultural europeia. d) O fortalecimento da Igreja catlica, que pde dispor de novos fiis, uma vez que as frgeis culturas que chegavam, apesar de atacarem o Estado romano, incorporaram o cristianismo, abandonando suas prticas pags. e) A fuga dos camponeses para as cidades, espao mais propcio para a defesa, configurando um perodo de marcado renascimento urbano, e que fortaleceria um novo grupo social, ligado s atividades comerciais: a burguesia.

9) O Renascimento Urbano medieval propiciou novas formas de interao social, desenvolvendo as atividades comerciais e organizaes comunitrias, que buscaram fortalecer seus interesses comuns, insuflando nimo no cotidiano das cidades. Sobre o perodo, podemos afirmar: a) As migraes graduais do campo para a cidade permitiram reaquecer a economia do mundo medieval, at ento restrito s atividades rurais, em que o sistema feudal se configurava dentro de um quadro de fragmentao do poder.

b) A vida na cidade foi acompanhada por uma relativa intensificao do senso pblico,que permitiu mobilizaes por parte de seus habitantes em prol de maiores direitos frente aos senhores de terra, gerando tenses por diversas vezes. c) Comerciantes e artesos procuraram se unir em ligas e corporaes, respectivamente, numa forma de trocar experincias e resistir aos abusos cometidos pelo Estado. d) Apesar do grande nmero de associaes que surgiriam no espao urbano, tais grupos estavam mais preocupados com resultados financeiros que polticos, no oferecendo qualquer mobilizao por maior autonomia do burgo frente aos senhores feudais. e) A Igreja buscou se adaptar ao certo grau de autonomia que aos poucos transparecia entre as ambies dos moradores das cidades, buscando parcerias financeiras para a construo de catedrais nas praas, e revisando certos dogmas, como o celibato e a condenao usura.

10) O Renascimento foi um fenmeno cultural, ocorrido na Europa ocidental entre a Idade Mdia e Moderna, e que pontuaria a transio gradual do feudalismo para o capitalismo. Entre suas caractersticas, podemos encontrar: A) valorizao da sabedoria popular, incorporando tcnicas e prticas das camadas camponesas ao discurso cientfico ento emergente, em oposio ideologia dos novos segmentos sociais em ascenso. B) o antropocentrismo, ou seja, a oposio s religies ento institudas, calcadas no teocentrismo, e que impediam a liberdade de opinio e culto, alienando o homem. C) o humanismo, que promulgava a igualdade jurdica entre todos os indivduos, visando a extino dos privilgios de classe, e que abriria caminho para as idias iluministas sculos mais tarde. D) o classicismo, ou seja, o retorno ao pensamento e artes chamadas clssicas, referentes s culturas grega e romana, em oposio grande lacuna de produo cultural do perodo medieval. E) valorizao do homem por sua razo e capacidade criadora, difundindo uma confiana nas potencialidades humanas, superando o pensamento dominante da Idade Mdia, que passaria receber a alcunha de Idade das Trevas.

11) Michelangelo foi um dos mais notveis artistas da histria, e um cone do Renascimento italiano. Sua genialidade como arquiteto, escultor, pintor e poeta, influenciou a arte ocidental realizada at o momento. Coleo Gnios da Humanidade. So Paulo. 2014. Dentre os principais fatos histricos que esto na origem desse movimento cultural inclui-se : (A) a ascenso da burguesia.

(B) a crise da igreja catlica. (C) o declnio da atividade mercantil. (D) o desenvolvimento do liberalismo. (E) a valorizao do pensamento medieval.

12) H muitas maravilhas mas nenhuma to maravilhosa quanto o homem. ...homem de engenho e artes inesgotveis... soube aprender sozinho a usar a fala e o pensamento mais veloz que o vento... sagaz de certo modo na inventiva alm do que seria de esperar e na destreza, que o desvia s vezes para a maldade, s vezes para o bem.... (Antgona, Sfocles, 497 406 a.C.) Este animal previdente, sagaz, complexo, penetrante, dotado de memria, capaz de raciocinar e de refletir, ao qual damos o nome de homem... nico entre todos os vivos e entre todas as naturezas animais, s ele raciocina e pensa. Ora, o que h... de mais divino que a razo, que chegada maturidade e sua perfeio justamente chamada de sabedoria? (Sobre as Leis, Ccero, 106 43 a.C.) Eu no te dei, Ado, nem um lugar predeterminado, nem quaisquer prerrogativas.... Tu mesmo fixars as tuas leis sem estar constrangido por nenhum entrave, segundo teu livre arbtrio, a cujo domnio te confiei.... Poders degenerar maneira das coisas inferiores, que so os brutos, ou poders, segundo tua vontade, te regenerar maneira das superiores, que so as divinas. (Sobre a Dignidade do Homem, Pico della Mirandola, 1463 1494) Com base nesses trechos, muito citados durante o Renascimento Cultural , pode-se concluir que: a) esse movimento possua uma carter exclusivamente teocntrico e medieval. b) esse movimento cultural era desvinculado de influncias culturais do passado. c) esse movimento era fortemente influenciado pelo passado clssico. d) era um movimento cultural totalmente original e que foi a base do pensamento contemporneo. e) era uma amlgama cultural de elementos humanistas e iluministas.

13) A formao dos Estados nacionais da Europa ocidental, apesar de seguir dinmicas prprias em cada pas, apresentou certas semelhanas ao longo do continente. Sobre o tema incorreto afirmar:

A) Assumiu a forma do regime monrquico absolutista, sobre o qual podemos encontrar exemplo clssico na afirmao do monarca francs Lus XIV, O Estado sou eu. B) O clero e a nobreza possuam uma posio de prestgio social, assegurados p ela posse de terras, e normalmente atuavam juntos na defesa de seus interesses. C) foi um perodo caracterizado por uma lenta afirmao da burguesia, que se destacou frente de quase todos os empreendimentos da poca, como no caso das grandes navegaes. D) para fortalecer o Estado, os reis adotaram um conjunto de medidas para acumular riquezas e promover o desenvolvimento nacional, denominado mercantilismo. E) a centralizao do poder poltico na Itlia ocorreu devido a crescente influncia da burguesia mercantil, sobretudo nas cidades de Gnova e Veneza, e encontrou em Maquiavel seu grande defensor, com a clebre obra o Prncipe.

14) (FGV-SP) Daqui nasce um dilema: melhor ser amado que temido, ou o inverso? Respondo que seria prefervel ser ambas as coisas, mas, como muito difcil concili-las, parece-me muito mais seguro ser temido do que amado, se s se puder ser uma delas. (MAQUIAVEL, N. O prncipe. Ed. Europa-Amrica, 1976, p89)

A respeito do pensamento poltico de Maquiavel, correto afirmar que: a) b) c) d) Mantinha uma ntida vinculao entre a poltica e os princpios morais do cristianismo. Apresentava uma clara defesa da representao popular e dos ideais democrticos. Servia de base para a ofensiva da Igreja em confronto com os poderes civis na Itlia. Sustentava que o objetivo de um governante era a conquista e a manuteno do poder. e) Censurava qualquer tipo de ao violenta por parte dos governantes contra seus sditos.

15) (Enem) A transferncia de espcies vegetais de um local a outro do planeta foi possvel graas ao incremento de determinado meio de transporte em uma poca especfica. Meio de transporte e poca que esto corretamente enunciados em: a) A navegao em alto-mar, durante a Era Moderna, expandiu os limites do mundo conhecido pelos europeus, permitindo um corrente fluxo de novas mercadorias, metais preciosos e especiarias aos mercados desse continente. b) A aviao comercial impulsionada por novas mquinas, criadas por grandes inventores como Santos Dumont e os irmos Wright, interligou os cinco continentes no incio do sculo passado.

c) A navegao costeira permitiu aos antigos fencios que estabelecessem rotas de comrcio de longo alcance no mar Mediterrneo durante o perodo hegemnico da cidade-Estado de Tiro, entre o sculo XI e o VIII a.C. d) A aviao de guerra e os avanos aeronuticos do entreguerras, no sculo passado, permitiram o desenvolvimento do correio areo e a interligao de reas muito distantes. e) O transporte ferrovirio de longa distncia, que no sculo XIX conectou regies to distantes quanto a Sibria com o noroeste europeu e o norte da Europa com a frica.

16) No sculo XVI surgiu, na Europa, um movimento de carter religioso, poltico e econmico que deu origem Reforma Protestante, iniciada como uma reao: a) Ao progresso do capitalismo comercial, que preconizava o lucro e estimulava o desenvolvimento das atividades mercantis, condenados pela Igreja Catlica. b) crise da Igreja Catlica, que se manifestava atravs da vida desregrada, do luxo do alto clero, da venda de cargos eclesisticos e de relquias sagradas. c) teoria religiosa catlica, que estava alicerada na predestinao absoluta, na salvao pela f e no livre exame da Bblia. d) Ao fortalecimento do Estado nacional absolutista, cuja consolidao representava o apoio teoria da supremacia e do universalismo do poder papal. 17) Sobre a Reforma protestante e sobre uma de suas variantes, o calvinismo, no podemos afirmar, que: a) condenava o cio, o desperdcio e a luxria como sinais da perdio da alma. b) pregava aos fiis que a salvao da alma era decidida por meio da eleio da graa divina. c) valorizava a vida regrada, o trabalho e a acumulao como sinais da predestinao para a salvao da alma. d) defendia o livre arbtrio e negava a necessidade de um comportamento produtivo e regrado para a salvao da alma. e) negava o livre arbtrio e buscava impor uma rgida disciplina moral ao seus fiis como caminho para a salvao.

18) (UFRGS-RS) O Bill of Rights (Declarao dos Direitos) resultou de um processo histrico que apresentou importantes desdobramentos polticos na Inglaterra do sculo XVII e que se caracterizou: a) Pelo conflito poltico-militar que ops a burguesia manufatureira nobreza dos cercamentos. b) Pela consolidao de uma repblica social que estendeu aos niveladores e cavadores os privilgios da aristocracia proprietria.

c) Pelo confronto entre o absolutismo da dinastia Stuart e as idias do Parlamento, concludo com a execuo de Henrique VIII. d) Pela aproximao econmica entre a burguesia comercial-manufatureira e a nobreza dos cercamentos configurada na Revoluo Gloriosa. e) Pelo avano dos setores catlicos na economia industrial, em detrimento dos puritanos, mantenedores da ordem feudal.

19) Quando na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, o poder legislativo se junta ao executivo, desaparece a liberdade... No h liberdade se o poder judicirio no est separado do legislativo e do executivo... Se o judicirio se unisse com o executivo, o juiz poderia ter a fora de um opressor. E tudo estaria perdido se a mesma pessoa ou o mesmo corpo de nobres, de notveis, ou de populares, exercesse os trs poderes: o de fazer as leis, o de ordenar a execuo das resolues pblicas e o de julgar os crimes e os conflitos dos cidados. (Montesquieu, Do Esprito das Leis, 1748) A partir da leitura do texto acima, correto afirmar que a) Montesquieu defende que o poder deve ser dividido, pois sua concentrao nas mos de um nico homem pode levar corrupo , ao autoritarismo e tirania sobre a sociedade. b) Montesquieu sugere que, apesar do poder nico ser problemtico, desejvel a subordinao do legislativo e do judicirio ao executivo para agilizar o processo decisrio.

c) o autor sugere que o poder deve ser dividido e subordinado aos interesses sociais do proletariado, de maneira a atender as necessidades do povo francs em detrimento do restante do conjunto social. d) Montesquieu defende que o poder deve ser dividido e o legislativo deve ser submetido ao judicirio, que ordenaria de melhor forma as questes poltico-sociais. e) o autor demonstra uma postura otimista sobre a sociedade e sua organizao poltica, pois acredita na natural postura benfazeja do poder absoluto.

20) A deflagrao da Revoluo Francesa, em 1789, teve como fator principal


A) a crise econmica generalizada que assolou o pas, afetando a agricultura, o comrcio,

a indstria e as finanas nacionais.


B) a greve dos trabalhadores porturios, que prejudicou as exportaes do pas, levando

a burguesia a srios prejuzos econmicos.


C) a jornada excessiva de trabalho e os baixos salrios dos operrios industriais, que

motivaram o incio dos protestos e ataques socialistas contra a ordem burguesa.


D) o aumento generalizado de impostos proposto pelo governo, que reduziu os lucros da

nobre-za e da burguesia, levando a uma srie de ataques ordem real.


E) a superproduo agrcola francesa nos anos de 1788 e 1789, que no foi acompanhada

de um crescimento no consumo, levando decomposio de inmeros produtos e a prejuzos para os produtores 21) Em 4 de julho de 1776, as treze colnias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da Amrica (EUA) declaravam sua independncia e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a poca, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienveis: o direito vida, liberdade e busca da

felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados. Esses conceitos revolucionrios que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na Frana.

Emlia Viotti da Costa. Apresentao da coleo. In: Wladimir Pomar. Revoluo Chinesa. So Paulo: UNESP, 2003 (com adaptaes).

Considerando o texto acima, acerca da independncia dos EUA e da Revoluo Francesa, assinale a opo correta.

A A independncia dos EUA e a Revoluo Francesa integravam o mesmo contexto histrico, mas se baseavam em princpios e ideais opostos. B O processo revolucionrio francs identificou-se com o movimento de independncia norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido. C Tanto nos EUA quanto na Frana, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais dignidade humana. D Por ter sido pioneira, a Revoluo Francesa exerceu forte influncia no desencadeamento da independncia norteamericana. E Ao romper o Pacto Colonial, a Revoluo Francesa abriu o caminho para as independncias das colnias ibricas situadas na Amrica.

22) Entre os sculos XVII e XIX, a Europa ocidental foi palco de diversos movimentos poltico-sociais, que alteraram profundamente as estruturas de poder na aristocrtica sociedade at ento dominante. As chamadas revolues burguesas se caracterizaram por: A) promover a edificao do Estado liberal, estabelecendo a democracia representativa e consolidando o modo de produo capitalista. B) instaurar uma nova ordem social, baseada na propriedade coletiva dos meios de produo e a atenuao das diferenas entre as classes sociais. C) generalizar a elevao dos preos em toda a Europa, em virtude da entrada macia de metais preciosos vindos das colnias, garantindo o lucro dos mercadores. D) propiciara formao dos mercados nacionais e o desenvolvimento do comrcio, atravs da inaugurao e difuso da economia monetria. E) promover o desenvolvimento urbano e rural, investindo tanto nas propriedades agrcolas quanto nos centros industriais, contendo o xodo do campo.

23) Referindo-se expanso martima dos sculos XV e XVI, o poeta portugus Fernando Pessoa escreveu, em 1922, no poema Padro:

E ao imenso e possvel oceano Ensinam estas Quinas, que aqui vs, Que o mar com fim ser grego ou romano: O mar sem fim portugus. (Fernando Pessoa, Mensagem poemas esotricos. Madri: ALLCA XX, 1997, p. 49.)

Nestes versos identificamos uma comparao entre dois processos histricos. vlido afirmar que o poema compara

a) o sistema de colonizao da Idade Moderna aos sistemas de colonizao da Antiguidade Clssica: a navegao ocenica tornou possvel aos portugueses o trfico de escravos para suas colnias, enquanto gregos e romanos utilizavam servos presos terra. b) o alcance da expanso martima portuguesa da Idade Moderna aos processos de colonizao da Antiguidade Clssica: enquanto o domnio grego e romano se limitava ao mar Mediterrneo, o domnio portugus expandiu-se pelos oceanos Atlntico e ndico. c) a localizao geogrfica das possesses coloniais dos imprios antigos e modernos: as cidades-estado gregas e depois o Imprio Romano se limitaram a expandir seus domnios pela Europa, ao passo que Portugal fundou colnias na costa do norte da frica. d) a durao dos imprios antigos e modernos: enquanto o domnio de gregos e romanos sobre os mares teve um fim com as guerras do Peloponeso e Pnicas, respectivamente, Portugal figurou como a maior potncia martima at a independncia de suas colnias.

24) Em carta ao rei D. Manuel, Pero Vaz de Caminha narrou os primeiros contatos entre os indgenas e os portugueses no Brasil: Quando eles vieram, o capito estava com um colar de ouro muito grande ao pescoo. Um deles fitou o colar do Capito, e comeou a fazer acenos com a mo em direo terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra. Outro viu umas contas de rosrio, brancas, e acenava para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capito, como se dissesse que dariam ouro por aquilo. Isto ns tomvamos nesse sentido, por assim o

desejarmos! Mas se ele queria dizer que levaria as contas e o colar, isto ns no queramos entender, porque no havamos de dar-lhe! (Adaptado de Leonardo Arroyo, A carta de Pero Vaz de Caminha. So Paulo: Melhoramentos; Rio de Janeiro: INL, 1971, p. 72-74.) Esse trecho da carta de Caminha nos permite concluir que o contato entre as culturas indgena e europeia foi: a) favorecido pelo interesse que ambas as partes demonstravam em realizar transaes comerciais: os indgenas se integrariam ao sistema de colonizao, abastecendo as feitorias, voltadas ao comrcio do pau-brasil, e se miscigenando com os colonizadores. b) guiado pelo interesse dos descobridores em explorar a nova terra, principalmente por meio da extrao de riquezas, interesse que se colocava acima da compreenso da cultura dos indgenas, que seria quase dizimada junto com essa populao. c) facilitado pela docilidade dos indgenas, que se associaram aos descobridores na explorao da nova terra, viabilizando um sistema colonial cuja base era a escravizao dos povos nativos, o que levaria destruio da sua cultura. d) marcado pela necessidade dos colonizadores de obterem matria-prima para suas indstrias e ampliarem o mercado consumidor para sua produo industrial, o que levou busca por colnias e integrao cultural das populaes nativas.

25) (...) O Brasil um pas extraordinariamente africanizado. E s a quem no conhece a frica pode escapar o quanto h de africano nos gestos, nas maneiras de ser e de viver e no sentimento esttico do brasileiro. Por sua vez, em toda a costa atlntica, podemse facilmente reconhecer os brasileirismos. H comidas brasileiras na frica, como h comidas africanas no Brasil. Danas, tradies, tcnicas de trabalho, instrumentos de msica, palavras e comportamentos sociais brasileiros insinuaram-se no dia-a-dia africano. comum que l se ignore que certo prato ou determinado costume veio do Brasil. Como, entre ns, esquecemos o quanto nossa vida est impregnada de frica. Na rua. Na praa. Na casa. Na cidade. No campo. O escravo ficou dentro de todos ns, qualquer que seja a nossa origem. Afinal, sem a escravido o Brasil no existiria como hoje , no teria sequer ocupado os imensos espaos que os portugueses lhe desenharam. Com ou sem remorsos, a escravido o processo mais longo e mais importante de nossa histria. (COSTA E SILVA, Alberto da. O Brasil e a frica e o Atlntico no sculo XIX. Estudos Avanados. So Paulo, V.8, n. 21 maio/ago, 1994.) Sobre esse intercmbio cultural entre o Brasil e a frica, todas as afirmativas esto corretas, EXCETO:

a) A influncia africana na economia brasileira, baseada no modo de produo escravista, b) c) d)


foi determinante no sistema agrcola, com a introduo de tcnicas de trabalho agrcolas utilizadas na frica. A vinda dos escravos africanos para a Amrica foi decisiva para a formao da cultura e sociedade brasileira sob a marca de uma unilateralidade, j que somente o Brasil recebeu influncias africanas. A influncia africana foi marcante e est presente em muitos aspectos da sociedade brasileira atual, como na lngua portuguesa falada hoje no Pas, ilustrando a afirmao do autor de que nossa vida est impregnada de frica. A culinria brasileira atual um mosaico de cores e sabores advindos de variadas culturas, que trouxeram para c suas influncias como a africana com o azeite de dend, ingrediente fundamental do acaraj.

26) Leia o texto a seguir, do historiador Ronaldo Vainfas, que trata da presena de judeus em Pernambuco poca do governo de Maurcio de Nassau: Com um pragmatismo superado apenas pela argcia, o Padre Vieira afirmava sobre os judeus, lanando mo de um argumento emprestado de Santo Agostinho: O esterco fora do seu lugar suja a casa, e posto no seu lugar fertiliza o campo. O mesmo vale para os judeus, que no estrangeiro ajudam os hereges, mas em casa fornecem o capital para manter o Imprio. Por que transformar vassalos teis em inimigos poderosos?. O mesmo senso prtico se estabeleceu no Brasil durante a dominao comercial e militar dos holandeses, entre 1630 e 1644, em Pernambuco, onde reinou um ambiente indito de tolerncia religiosa, em especial para judeus. A capital pernambucana era uma verdadeira Jerusalm colonial por causa da utopia da reconstruo do mundo judaico da dispora. Era uma Babel cultural. O Recife, por certo tempo, foi a nica cidade do mundo que reunia pessoas das trs crenas ( judeus sefarditas, catlicos e calvinistas) em um nico ambiente de tolerncia religiosa, afirma o historiador Ronaldo Vainfas, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os holandeses do governo colonial ou representantes da Companhia das Indias Ocidentais (WIC) apoiavam enfaticamente os judeus porque eles eram os intermedirios por excelncia dos negcios coloniais, observa Vainfas. A respeito do tema, correto afirmar que: a) a razo que justifica a presena de judeus no Brasil holands de interesse religioso, j que Nassau buscava a converso dos judeus ao calvinismo. b) a poltica multi-religiosa implementada por Nassau em Pernambuco foi aceita sem restries pelos colonizadores que aqui residiam, mesmo sendo estes catlicos. c) a liberdade religiosa vivenciada por judeus no Brasil est vinculada aos interesses econmicos holandeses, relacionados s atividades comerciais. d) a vinda de judeus para o Brasil est relacionada ao histrico de tolerncia religiosa que caracterizou a colonizao portuguesa desde seus primrdios. e) a presena de judeus no Brasil holands est relacionada ao desenvolvimento de atividades produtivas no setor agrcola, como o cultivo da cana-de-acar.

27) No princpio do sculo XVII, era bem insignificante e quase miservel a Vila de So Paulo. Joo de Laet dava-lhe 200 habitantes, entre portugueses e mestios, em 100 casas; a Cmara, em 1606, informava que eram 190 os moradores, dos quais 65 andavam homiziados*. *homiziados: escondidos da justia Na poca da invaso holandesa, Olinda era a capital e a cidade mais rica de Pernambuco. Cerca de 10% da populao, calculada em aproximadamente 2.000 pessoas, dedicavam-se ao comrcio, com o qual muita gente fazia fortuna. Cronistas da poca afirmavam que os habitantes ricos de Olinda viviam no maior luxo. Os textos acima retratam, respectivamente, So Paulo e Olinda no incio do sculo XVII, quando Olinda era maior e mais rica. So Paulo , atualmente, a maior metrpole brasileira e uma das maiores do planeta. Essa mudana deveu-se, essencialmente, ao seguinte fator econmico: A) maior desenvolvimento do cultivo da cana-de-acar no planalto de Piratininga do que na Zona da Mata Nordestina. B) atraso no desenvolvimento econmico da regio de Olinda e Recife, associado escravido, inexistente em So Paulo. C) avano da construo naval em So Paulo, favorecido pelo comrcio dessa cidade com as ndias. D) desenvolvimento sucessivo da economia mineradora, cafeicultora e industrial no Sudeste. E) destruio do sistema produtivo de algodo em Pernambuco quando da ocupao holandesa.

28) (UFC-CE) Leia o trecho abaixo. Na minerao, como de resto em qualquer atividade primordial da colnia, a fora de trabalho era basicamente escrava, havendo, entretanto, os interstcios ocupados pelo trabalho livre ou semilivre. SOUZA, Laura de M. Desclassificados do ouro: pobreza mineira no sculo XVIII. RJ: Graal, 1990, p68. Com base neste trecho sobre o trabalho livre praticado nas reas mineradoras do Brasil colnia, correto afirmar que: a) Devido abundncia de escravos no perodo do apogeu da minerao, os homens conseguiam viver exclusivamente do comrcio de ouro. b) Em funo da riqueza geral proporcionada pelo ouro, os homens livres dedicavam-se agricultura comercial, vivendo com relativo conforto nas fazendas.

c) Perseguidos pela Coroa e pela Igreja, os homens livres procuravam sobreviver custa da mendicncia e da caridade pblica. d) Sem condies de competir com as grandes empresas mineradoras, os homens livres dedicavam-se faiscagem e a agricultura de subsistncia. e) Em funo de sua educao, os homens livres conseguiam trabalho especializado nas grandes empresas mineradoras, obtendo confortveis condies de vida.

29) Para responder questo, leia atentamente os textos abaixo: Texto I H poesia e grandeza imensas, indomvel energia, tenacidade incomparvel, nesses bandos de aventureiros que, sem itinerrio, sem bssola, sem abrigo, l se iam conquista do remoto serto misterioso! E, obstinados, sem desanimar ante inmeras catstrofes, percorrem o interior do Brasil, durante um sculo inteiro, descortinam regies enormes, sustentando longas e sanguinolentas campanhas, descobrindo o ouro e os diamantes. Minas Gerais, Mato Grosso, o oeste de S. Paulo foram explorados, sem interveno do governo, graas audaz iniciativa deles. Os bandeirantes eis a nota galharda e rubra dos nossos anais. Fonte: CELSO, Affonso. Porque Me Ufano de Meu Pas. Texto original de 1900. Rio de Janeiro: Expresso e Cultura, 2001. p. 177-179 Texto II A partir de 1619, os bandeirantes intensificaram os ataques contra as redues jesuticas, e os artesos e agricultores guaranis foram escravizados em massa. No entanto, muito antes de surgirem os primeiros aldeamentos na bacia do Prata, os paulistas j percorriam o serto, buscando na preao do indgena o meio para sua subsistncia. Ligados a uma cultura de subsistncia baseada no trabalho escravo dos ndios, os paulistas comearam suas expedies de apresamento (ou preao) em 1562, quando Joo Ramalho atacou as tribos do vale do rio Paraba. As redues organizadas pelos jesutas no interior do continente foram, para os paulistas, um presente dos cus: reuniam milhares de ndios adestrados na agricultura e nos trabalhos manuais. Para os paulistas, atacar as redues jesuticas era a via mais fcil para o enriquecimento. Fonte: CAMPOS, Francisco Antonio Luciano de. Bandeirismo de Preao. 1999. Disponvel em: www.geocities.com/bandeiras99/preacao.htm Acesso em 5 de maro de 2009 Assinale a alternativa que melhor expressa a relao existente entre os dois textos: a) Os textos se complementam, uma vez que ambos enaltecem a figura heroica dos bandeirantes paulistas, destacando sua contribuio econmica. b) A relao impossvel entre os textos, j que o primeiro trata da expanso territorial e o segundo, do aprisionamento de ndios pelos bandeirantes.

c) Os textos se contradizem, pois o primeiro coloca em dvida a participao dos bandeirantes no processo de expanso territorial e o segundo enaltece sua contribuio. d) Os textos se complementam, uma vez que ambos criticam a participao dos bandeirantes no massacre e na escravizao de naes indgenas. e) O segundo texto contesta o primeiro ao eliminar a imagem dos bandeirantes como figuras heroicas, atribuindo-lhes responsabilidade na escravizao dos ndios.

30) Aps a Independncia, integramo-nos como exportadores de produtos primrios diviso internacional do trabalho, estruturada ao redor da Gr-Bretanha. O Brasil especializou-se na produo, com brao escravo importado da frica, de plantas tropicais para a Europa e a Amrica do Norte. Isso atrasou o desenvolvimento de nossa economia por pelo menos uns oitenta anos. ramos um pas essencialmente agrcola e tecnicamente atrasado por depender de produtores cativos. No se poderia confiar a trabalhadores forados outros instrumentos de produo que os mais toscos e baratos. O atraso econmico forou o Brasil a se voltar para fora. Era do exterior que vinham os bens de consumo que fundamentavam um padro de vida civilizado, marca que distinguia as classes cultas e naturalmente dominantes do povaru primitivo e miservel. (...) E de fora vinham tambm os capitais que permitiam iniciar a construo de uma infra-estrutura de servios urbanos, de energia, transportes e comunicaes. Paul Singer. Evoluo da economia e vinculao internacional. In: I. Sachs; J. Willheim; P. S. Pinheiro (Orgs.). Brasil: um sculo de transformaes. So Paulo: Cia. das Letras, 2001, p. 80. Levando-se em considerao as afirmaes acima, relativas estrutura econmica do Brasil por ocasio da independncia poltica (1822), correto afirmar que o pas: A) se industrializou rapidamente devido ao desenvolvimento alcanado no perodo colonial. B) extinguiu a produo colonial baseada na escravido e fundamentou a produo no trabalho livre. C) se tornou dependente da economia europia por realizar tardiamente sua industrializao em relao a outros pases. D) se tornou dependente do capital estrangeiro, que foi introduzido no pas sem trazer ganhos para a infra-estrutura de servios urbanos. E) teve sua industrializao estimulada pela Gr-Bretanha, que investiu capitais em vrios setores produtivos.

31) Durante o processo de formao do Estado nacional brasileiro (sculo XIX), muito se discutiu sobre a distncia entre o Brasil ideal, europeu e branco, imaginado pelos intelectuais e polticos do perodo, e o Brasil real, perifrico e mestio, herana da colnia e da escravido.

Como decorrncia terica e poltica desse contraste, correto identificar: a) A conciliao entre os mais ricos e os mais pobres como prtica comum da poltica, desde os tempos da colnia e da escravido. b) A conscincia revolucionria do povo brasileiro, expressada em inmeras ocasies, que impede as ditaduras e as arbitrariedades dos organismos estatais. c) O mito da democracia racial, da benevolncia das elites e do passado de paz e harmonia entre os brasileiros, que veio a constituir-se na crena sobre o carter pacfico e conformado do povo brasileiro. d) A conscincia cvica do populao, expressada nos momentos eleitorais, em que prevalece invariavelmente a preferncia pelo voto ideolgico, isto , recusando os favores, os currais e a mercantilizao do voto. e) A total apatia histrica do povo brasileiro, caracterizado por no oferecer muita resistncia s arbitrariedades e abusos de poder cometidos pelas elites dominantes.

32) A Cabanagem foi umas das rebelies que agitaram o Brasil durante o Perodo Regencial. Seus participantes, chamados de cabanos, eram liderados por Felix Malcher, Francisco Vinagre e Eduardo Angelim. A Cabanagem foi um grande movimento popular ocorrido no Par, no qual: a) os revolucionrios lutavam pela implantao de um regime republicano que estabelecesse o voto direto, secreto, universal, masculino e feminino. Conquistaram o apoio das provncias do norte, mas aps severos combates foram reprimidos. b) os cabanos lutavam contra a extrema misria da populao e os desmandos do governo na regio. Os rebeldes chegaram a ocupar Belm, mas o governo empreendeu uma forte represso ao movimento, que, lentamente, foi sendo sufocado. c) os rebeldes reivindicavam a antecipao da maioridade de D. Pedro II, porm o Regente Feij pediu auxlio internacional. Aps o governo central receber apoio dos EUA, o movimento foi sufocado e violentamente reprimido. d) o movimento revolucionrio chegou ao poder e, dessa forma, conseguiu mudar o regime instalado no Brasil, implantando o II Reinado. e) os cabanos lutavam contra a misria reinante na regio e o governo opressivo do perodo. Porm, o isolamento do movimento impediu que os benefcios conquistados pela populao paraense fossem estendidos para outros estados do Pas.

33) O primeiro recenseamento geral do Imprio foi realizado em 1872. Nos recenseamentos parciais anteriores, no se perguntava sobre a cor da populao. O censo de 1872,

ao inserir essa informao, indica uma mudana, orientada por um entendimento do conceito de raa que ancorava a cor em um suporte pretensamente mais rgido. Com a crise da escravido e do regime monrquico, que levou ao enfraquecimento dos pilares da distino social, a cor e a raa tornavam-se necessrias. (Adaptado de Ivana Stolze Lima, Cores, marcas e falas: sentidos da mestiagem no Imprio do Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003, p. 109, 121.)

A partir do enunciado, podemos concluir que h um uso poltico na maneira de classificar a populao, j que

a) o conceito de raa permitia classificar a populao a partir de um critrio mais objetivo do que a cor, garantindo mais exatido nas informaes, o que era necessrio em um momento de transio para um novo regime. b) no final do Imprio, o enfraquecimento dos pilares da distino social era causado pelo fim da escravido. Nesse contexto, ao perguntar sobre a raa da populao, o censo permitiria a elaborao de polticas pblicas visando incluso social dos exescravos. c) a introduo do conceito de raa no censo devia-se a uma concepo, cada vez mais difundida aps 1870, que propunha a organizao e o governo da

sociedade a partir de critrios objetivos e cientficos, o que levaria a uma maior igualdade social. d) no final do Imprio, a associao entre a cor da pele e o conceito de raa criava um novo critrio de excluso social, capaz de substituir as formas de distino que eram prprias da sociedade escravista e monrquica em crise.

34) (UFMG) A revoluo Industrial foi tambm uma revoluo de idias Todas as seguintes afirmaes confirmam o teor dessa citao, exceto: a) Estimulou a associao entre iguais na defesa de interesses comuns. b) Permitiu o incio de uma nova atitude para com os problemas da sociedade humana. c) Estabeleceu um avano na compreenso do domnio da natureza. d) Garantiu seus benefcios ao conjunto dos cidados ingleses. 35) O fato relevante do perodo entre 1790 e 1830 a formao da classe operria. Os vinte e cinco anos aps 1795 podem ser considerados como os anos da contrarevoluo. [Durante esse perodo] o povo foi submetido, simultaneamente, intensificao de duas formas intolerveis de relao: a explorao econmica e a opresso poltica. Essas frases, extradas de uma obra do historiador E. P. Thompson, esto relacionadas ao contexto histrico fundamental na constituio do mundo contemporneo, no qual se situam a) o processo da Revoluo Industrial Inglesa, que iniciou uma nova forma de produo econmica, e a Revoluo Francesa, que afirmou o papel da burguesia como classe dominante. b) o feudalismo, que se manteve em certos locais como sistema dominante, e o liberalismo de Adam Smith, que submeteu a economia orientao do Estado burgus. c) o incio da Revoluo Industrial, que adotou uma postura antiliberal em que os investimentos estatais eram a base do desenvolvimento, e a Revoluo Francesa, que estabeleceu o total domnio burgus sobre a sociedade europia. d) o capitalismo monopolista, que logrou dominar o ritmo de desenvolvimento econmico, e a contra-reforma religiosa, que estabeleceu uma contra-revoluo burguesa que acabou com o absolutismo. e) o socialismo marxista, que buscou lutar contra o carter contra-revolucionrio da sociedade burguesa, e a Revoluo Russa, que adotou os princpios totalitrios do anarquismo.

36) A histria de todas as sociedades tem sido a histria das lutas de classe. Classe oprimida pelo despotismo feudal, a burguesia conquistou a soberania poltica no Estado moderno, no qual uma explorao aberta e direta substituiu a explorao velada por iluses religiosas.

A estrutura econmica da sociedade condiciona as suas formas jurdicas, polticas, religiosas, artsticas ou filosficas. No a conscincia do homem que determina o seu ser, mas, ao contrrio, so as relaes de produo que ele contrai que determinam a sua conscincia. (Adaptado de K. Marx e F. Engels, Obras escolhidas. So Paulo: Alfamega, s./d., vol 1, p. 21-23, 301-302.0

As proposies dos enunciados acima podem ser associadas ao pensamento conhecido como

a) materialismo histrico, que compreende as sociedades humanas a partir de ideias universais independentes da realidade histrica e social. b) materialismo histrico, que concebe a histria a partir da luta de classes e da determinao das formas ideolgicas pelas relaes de produo. c) socialismo utpico, que prope a destruio do capitalismo por meio de uma revoluo e a implantao de uma ditadura do proletariado.

d) socialismo utpico, que defende a reforma do capitalismo, com o fim da explorao econmica e a abolio do Estado por meio da ao direta.

37) De maneira mais intensa a partir do sculo XVIII, as cidades europeias passariam a receber um inchao populacional, fenmeno que teve como motor fundamental a Revoluo Industrial. Com sua expanso no sculo seguinte, acirraram-se os conflitos urbanos, e a cidade foi palco de diversas manifestaes sociais. Sobre o tema, assinale a afirmao verdadeira: a) As manifestaes operrias que se sucederam ao longo do sculo XIX tinham um carter predominantemente reformista, fruto das condies desumanas a que diversos trabalhadores estavam submetidos, vivendo nas periferias dos grandes centros econmicos. b) A intensificao das lutas proletrias influenciaria diversos pensadores sociais, entre os quais se destacaria Karl Marx, que com sua ideia de socialismo cientfico enfatizaria a participao da classe trabalhadora na construo de um novo Estado liberal. c) A chamada Primavera dos Povos de 1848, quando trabalhadores fabris de diversas cidades europeias radicalizaram sua luta transformando praas e ruas em barricadas, foi duramente reprimida, gerando um retrocesso nos movimentos sociais, que s voltariam a crescer a partir da Revoluo Russa do sculo posterior. d) A partir do crescimento das lutas operrias, diversas teorias revolucionrias passariam a ser debatidas, como o socialismo utpico, que propunha a insurreio das classes subalternas rumo a uma sociedade comunal. e) Os levantes operrios do sculo XIX contriburam para o sepultamento decisivo do absolutismo, estabelecendo uma nova dinmica de luta urbana entre burguesia e proletariado, chegando inclusive a alcanar um poder momentneo na Frana, durante os eventos da Comuna de Paris.

38) As raas superiores tm um direito perante as raas inferiores. H para elas um direito porque h um dever para elas. As raas superiores tm o dever de civilizar as inferiores (...) Vs podeis negar, qualquer um pode negar que h mais justia, mais ordem e moral, mais equidade, mais virtudes sociais na frica do Norte desde que a Frana a conquistou?

Fonte: Jules Ferry discursando no Parlamento francs, em 28 de julho de 1885 Sobre o fenmeno a que se refere o texto acima, correto afirmar que: a) missionrios catlicos e protestantes acompanharam a ocupao dos novos territrios colonizados, mas raramente se dedicavam converso dos povos nativos, atuando principalmente entre os prprios colonizadores. b) nessa poca se difundiu a ideia de que a capacidade de direo e organizao, alm do desenvolvimento cientfico e tecnolgico, tornava os europeus superiores aos demais povos do mundo, o que lhes dava o direito conquista de povos supostamente atrasados. c) embora a inteno declarada pelos colonizadores fosse a de civilizar os atrasados povos africanos, o resultado do imperialismo no pode estar relacionado escravido, tortura nem morte de milhes de nativos. d) a explorao colonial no destrua as indstrias domsticas dos territrios ocupados, pois a mentalidade capitalista estimulava a poupana e a formao das classes mdias nacionais. e) as colnias impulsionavam as indstrias metropolitanas e eram fundamentais para o grande desenvolvimento do comrcio internacional de forma equitativa.

39) A expanso capitalista no sculo XIX, na forma imperialista, teve como consequncia o domnio europeu sobre a frica e a sia, conhecido como neocolonialismo. Sobre o perodo, correto afirmar: A) O imperialismo e o neocolonialismo resultaram no desenvolvimento cultural dos povos africanos e asiticos, que puderam desde ento acessar o progresso tecnolgico vindo do Velho Continente. B) a Segunda Revoluo Industrial, o capitalismo monopolista e os ideais de progresso esto associados ao imperialismo e ao neocolonialismo, configurando um total domnio dos Estados Unidos no fim do sculo XIX. C) o domnio imperialista e neocolonial na sia e na frica beneficiou a classe operria europeia, devido aos estmulos s indstrias com o capital acumulado. D) Atravs do imperialismo e neocolonialismo, as elites econmicas e polticas inglesas construram uma imagem do que seria o modelo de cultura e civilizao a ser imitado em todo o mundo. E) o empreendimento imperialista europeu, somado submisso passiva dos pases africanos e asiticos, teve como consequncia a destruio completa das culturas e tradies nesses dois continentes, em prol do advento de uma mentalidade industrial consumista.

40) Ao longo do sculo XIX, em funo da expanso da industrializao no continente europeu, surgem novas idias sociais e polticas. Sobre elas correto afirmar:

A) o catolicismo social, ento emergente e encontrando grande representatividade na Teologia da Libertao, exprimiu o desejo da Igreja de humanizar o capitalismo, atacando sua estrutura e buscando um significado tico social para alm de seus fundamentos materialistas. B) as emergentes concepes democrticas defendiam o sistema eleitoral censitrio, no qual apenas os setores mais abastados podiam participar na instituio poltica do Estado. C) o socialismo utpico representou a primeira corrente de pensamento socialista, uma vez que procurou formular leis e princpios determinantes da histria da humanidade em direo a uma sociedade sem classes e, portanto, igualitria. D) o anarquismo surgiu como um doutrina poltica que defendia a necessidade de suprimir toda forma de governo, j que este, e consequentemente o Estado, representariam a origem dos males da sociedade. E) o socialismo cientfico recebeu tal denominao porque seus tericos, criticando a sociedade da poca, expuseram os princpios de uma sociedade ideal, que atenuaria as diferenas de classe e se ergueria a partir dos benefcios de uma distribuio justa dos progressos cientficos.

41) A revoluo na Rssia atingiu considervel alcance, a influncia profunda por ela exercida permitiu-lhe abalar todas as relaes de classe, revelar o conjunto dos problemas econmicos e sociais, e passar, consequentemente, com a fatalidade da sua lgica interna, do primeiro estgio da repblica burguesa a estgios cada vez mais elevados, no tendo sido a queda do czarismo mais do que um episdio menor, quase uma bagatela. Fonte: Luxemburg, Rosa. A Revoluo Russa. RJ: Vozes, 1990, p. 61 O conjunto de episdios conhecido como Revoluo Russa apresenta dois momentos distintos: uma fase burguesa e uma socialista. Assinale a alternativa que mais bem expressa o conceito da autora em relao aos efeitos desse processo revolucionrio. a) O abalo nas relaes de classe refere-se igualdade

promovida aps a concretizao da Revoluo Russa, uma vez que no Estado sovitico no existiam diferenas entre grupos sociais. b) Aps a queda do czarismo, implementou-se uma repblica burguesa na Rssia, que, ao ser derrubada pela Revoluo Socialista, levou o pas a um estgio mais elevado de organizao. c) A fase burguesa da Revoluo Russa, identificada como um estgio mais elevado do processo revolucionrio, foi responsvel pela derrubada do czarismo no pas. d) As disputas entre os partidos da Rssia revolucionria levaram o pas a um caos institucional e promoveram um aumento nos problemas econmicos e sociais, garantindo a manuteno do czarismo. e) O czarismo, o primeiro estgio da Revoluo Russa, foi implantado aps a derrubada dos governos institudos, respectivamente, nas fases burguesa e socialista do processo revolucionrio.

42) Um importante historiador, Eric Hobsbawm, em sua obra Era dos Extremos, qualifica o sculo XX como um sculo breve, propondo uma releitura de sua cronologia, calcada em eventos histricos: para o autor, o sculo teria iniciado com o advento da Primeira Guerra Mundial, em 1914, e encerrado em 1989, com a queda do muro de Berlim, ao fim da Guerra Fria. A primeira metade do sculo XX, denominada pelo historiador como a era das catstrofes, apresenta uma srie de acontecimentos marcantes, dentre os quais podemos observar: A) a corrida armamentista, o jogo de alianas e as disputas anti-imperialistas levaram primeira guerra mundial , que resultou no fortalecimento dos Estados Unidos e em uma lacuna ideolgica no continente europeu, com o questionamento do liberalismo.

B) Iniciada pelos bolcheviques, a Revoluo Russa de 1917 implantou o primeiro Estado socialista da Histria, tendo em Lnin e mais tarde Trotsky os principais comandantes do Partido Comunista. C) o New Deal, implementado pelo presidente norte-americano Roosevelt em meio aos efeitos devastadores da crise de 1929 representou a substituio do liberalismo pela presena atuante do Estado na organizao da economia e da sociedade. D) de maneira geral, os regimes fascistas que floresceram a partir dos anos 20 caracterizaram-se, entre outros aspectos, por terem sido militares, expansionistas, antiliberais, antidemocrticos e anticomunistas. E) a Segunda Guerra mundial, fruto da oposio entre um modelo autoritrio, exclusivista e racista advindo da Alemanha nazista, por um lado, e de um modelo calcado na democracia liberal e integracionista dos pases Aliados, por outro, resultou na derrota do Eixo, na criao de um rgo mediador internacional, a ONU, e na diviso do mundo em zonas de influncia, anunciando a Guerra Fria.

43) Uma famlia isolada mudava-se de suas terras. O pai pedira dinheiro emprestado ao banco e agora o banco queria as terras. A companhia das terras quer tratores em vez de pequenas famlias nas terras. Se esse trator produzisse os compridos sulcos em nossa prpria terra, a gente gostaria do trator, gostaria dele como gostava das terras quando ainda eram da gente. Mas esse trator faz duas coisas diferentes: traa sulcos nas terras e expulsa-nos dela. No h quase diferena entre esse trator e um tanque de guerra. Ambos expulsam os homens que lhes barram o caminho, intimidando-os, ferindo-os.
(John Steinbeck, As Vinhas da Ira, 1939)

O trecho acima est relacionado a) ao momento anterior onda de progresso proporcionada pelo advento da crise de 1929, marcada pela reduo do consumo. b) ao perodo posterior Segunda Grande Guerra Mun-

dial, no qual a crise econmica destruiu a sociedade de consumo dos EUA. c) fase correspondente Grande Depresso, que atingiu os EUA como conseqncia da Crise de 1929. d) ao perodo correspondente Depresso de 1873, que foi marcado pelo colapso da sociedade norte-americana. e) fase da crise cclica capitalista marcada pelo superconsumo e pela sub-produo de gneros.

44) O termino da Primeira Guerra Mundial, em 1918, pe fim s hostilidades militares entre os pases em conflito, mas lanas as questes que levam a exploso da Segunda Guerra. Na verdade aquela acelerou as contradies que, no resolvidas pelo Tratado de Versalhes, culminaram na Segunda Guerra Mundial. Sobre esse assunto, afirma-se: I nas origens do primeiro conflito mundial predominaram os problemas europeus, e no segundo foram as questes relacionadas ao Oriente Mdio. II tanto a Primeira quanto a Segunda Guerra podem ser definidas como guerras de rediviso de mercados e colnias, questes internas do sistema imperialista. III as vrias contradies sociais, econmicas e ideolgicas entre as principais potencias capitalistas levaram, tanto no perodo anterior a 1914, quanto no que precede a Segunda Guerra, corrida armamentista e s guerras localizadas. Dessas afirmaes: a) apenas I e II esto corretas. b) Apenas I e III esto corretas. c) Apenas II e III esto corretas. d) Todas esto corretas. e) Nenhuma est correta.

45) De acordo com o historiador britnico Eric Hobsbawm, a primeira metade do sculo XX se configurou como uma Era das Catstrofes, marcada por crises e conflitos blicos. Dessa poca podemos inferir: a) Foi atravessada por duas guerras mundiais, reflexo dos nacionalismos europeus e dos regimes totalitaristas vigentes, em especial na Alemanha e Itlia, desde as unificaes do sculo XIX.

b) Propiciou um momento de crescimento da economia norte-americana, que pde atenuar os impactos da crise econmica de 1929 devido s dvidas geradas junto aos pases europeus no ps-Guerra. c) Inmeros movimentos separatistas se espalharam pelo continente africano, promovendo um processo de descolonizao marcado por conflitos tnicos, guerras civis e ditaduras. d) A Revoluo Russa, em que as camadas populares assumiram o controle do pas sob o comando do Partido Comunista, viu-se reduzida a conflitos internos, no conseguindo atingir grande repercusso nem influncia nas demais partes do mundo. e) A Primeira Guerra, em parte fruto da poltica imperialista e nacionalista europia desde o sculo XIX, teve direta relao com a Segunda Guerra, uma vez que seu trmino acentuou o revanchismo e propiciou o surgimento de regimes belicosos.

46) A Segunda Guerra Mundial fez emergir interesses e aspiraes conflitantes que culminaram em relevantes mudanas nas dcadas seguintes. Tal perodo se caracteriza: a) pela disputa entre dois modelos antagnicos homogneos: o bloco sovitico, sob o comando da Unio Sovitica, e o bloco capitalista, sob os auspcios dos Estados Unidos. b) por uma sucesso de golpes militares que assolaram todos os pases da Amrica Latina, gerando uma postura conservadora e atrelada aos interesses do capital norteamericano. c) pelo alinhamento dos pases do globo ao mundo bipolar, ou tendendo para o modelo capitalista, encabeado pelos Eua, ou para o regime socialista sovitico. d) por uma grande variedade de conflitos que contestavam a supremacia do modelo bipolar, como nos levantes de Praga, em 1968, no movimento jovem de contracultura dentro do prprio sistema capitalista, ou ainda na postura de no alinhamento de determinados pases. e) pela ausncia de conflitos diretos, em que as batalhas se deram no plano ideolgico, como no caso da corrida espacial, ajudas econmicas e propaganda de massa.

47) Os regimes totalitaristas, fenmeno poltico da primeira metade do sculo XX, foram marcados, entre outros elementos, por uma intensa mobilizao das massas urbanas, que passaram a seguir um modelo centralizado e homogeneizado de poder. Sobre o tema, incorreto afirmar: a) O desenvolvimento da propaganda de massa foi fundamental para que os dirigentes polticos manipulassem a populao, ressaltando a figura do partido e atuando por meio de uma intensa censura. b) Tais regimes ganharam grande flego em pases que atravessavam crises econmicas, fato trabalhado nos discursos polticos para obter apoio popular e, em certos casos, alimentar posies revanchistas. c) A figura de um lder forte e preparado foi ressaltada nas variadas manifestaes totalitaristas, atingindo um grande nvel de fascnio e apoio incondicional de todos os segmentos da populao.

d) A busca por apoio popular foi expressa num conjunto de leis e intervenes em favor das classes trabalhadoras, que na verdade escamoteavam as contradies do regime e ajudavam a alienar e controlar as massas. e) Todos os regimes totalitaristas foram marcados pela violncia institucional, em que o prprio poder central, calcado em paternalismo e autoritarismo, suspendia liberdades individuais e se permitia tticas de terror para fincar sua ideologia.

48) A partir dos anos 60 do sculo XX, o mundo assistiu a um grande movimento de questionamento cultural, colocando em xeque diversos dogmas da sociedade ocidental. So exemplos desse movimento, exceto: a) A chamada Revoluo Sexual, que contribuiu com passos decisivos para a emancipao da mulher nas relaes de gnero. b) A ascenso do rock, um novo gnero musical que buscava chocar o auto-proclamado bom gosto burgus e propunha uma nova relao esttica com os sentidos. c) A cultura hippie, iniciada nos Estados Unidos e que buscava novas formas de interao humana, para alm do mundo consumista industrial. d) As agitaes de Paris em maio de 1968, quando estudantes ocuparam as ruas com barricadas, atacando entre outras coisas a burocracia do sistema capitalista francs. e) As lutas por direitos da populao negra nos Estado Unidos, marcadas por nomes como Luther King e Malcolm X, sempre pela via pacifista.

49) Ao longo da Histria, foram muitos os momentos em que grupos sociais se articularam e desafiaram o regime vigente, lutando pelo que acreditavam ser mais digno e justo. Os espao pblicos, como praas e ruas, foram constantemente tomados por esses grupos, seja para debates calorosos, manifestaes pacficas ou grandes conflitos abertos. Por diversas vezes, espaos que tinham como fim realar o poder em questo, acabaram resignificados por esses movimentos. So exemplos disso, exceto: a) b) c) d) e) As reivindicaes dos plebeus no Frum da Repblica romana. Os levantes contra os huguenotes nas ruas de Paris, durante a Reforma. A execuo de Lus XVI na praa, durante a Revoluo Francesa. As barricadas operrias na avenidas parisienses, em 1830. A queda do muro de Berlim, em 1989.

50) A denominao de repblica oligrquica frequentemente atribuda aos primeiros 40 anos da Repblica no Brasil. Coronelismo, oligarquia e poltica dos governadores fazem parte do vocabulrio poltico necessrio ao entendimento

desse perodo.
(Adaptado de Maria Efignia Lage de Resende, O processo poltico na Primeira Repblica e o liberalismo oligrquico, em Jorge Ferreira e Lucilia de Almeida Neves Delgado (orgs.), O tempo do liberalismo excludente da Proclamao da Repblica Revoluo de 1930. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2006, p. 91.)

Relacionando os termos do enunciado, a chamada repblica oligrquica pode ser explicada da seguinte maneira: a) Os governadores representavam as oligarquias estaduais e controlavam as eleies, realizadas com voto aberto. Isso sustentava a Repblica da Espada, na qual vrios coronis governaram o pas, retribuindo o apoio poltico dos governadores. b) Diante das revoltas populares do perodo, que ameaavam as oligarquias estaduais, os governadores se aliaram aos coronis, para que chefiassem as expedies militares contra as revoltas, garantindo a ordem, em troca de maior poder poltico. c) As oligarquias estaduais se aliavam aos coronis, que detinham o poder poltico nos municpios, e estes fraudavam as eleies. Assim, os governadores elegiam candidatos que apoiariam o presidente da Repblica, e este retribua com recursos aos estados. d) Os governadores excludos da poltica do caf com leite se aliaram s oligarquias nordestinas, a fim de superar So Paulo e Minas Gerais. Essas alianas

favoreceram uma srie de revoltas chefiadas por coronis, que comandavam bandos de jagunos.

51) A obra de Dias Gomes O Bem Amado remete-nos ao contexto do coronelismo, fenmeno social e poltico prprio do Nordeste brasileiro, na passagem do sculo XIX para o XX. O protagonista, Odorico Paraguau, representa o latifundirio que busca inserir-se nos mecanismos polticos da Repblica que se inaugura no Brasil. Elegendo-se prefeito, Odorico pretende manter seu poder, agora, pela via da legalidade. No entanto, seus mtodos de atuao, nada ortodoxos, tornam sua carreira poltica um misto de mandonismos pessoais apoiados na estrutura do Estado. Leia a seguir um dilogo travado entre Odorico e a delegada Chica:

Odorico A senhora Delegada tem alguma prova do que est dizendo? Chica Infelizmente, no, Coronel. Mas todos os posseiros acusam os seus jagunos. Odorico E eu sou l homem de ter jagunos, dona Chica Bandeira. No sou nem nunca fui jaguncista. Tenho apenasmente uma guarda pessoal, como Ronald Reagan, como Pinochet... Chica Desculpe. Onde se ouviu jagunos, oua-se guardas de segurana. D tudo no mesmo. Foram eles?

Odorico Calunismo! Calunismo inescrupulento!


Fonte: GOMES, Dias. O Bem Amado, So Paulo, Ed. Abril, 1982, p. 71

Considerando o perodo histrico retratado e o dilogo, podemos concluir que: a) a passagem do sculo XIX para o XX no Brasil um perodo em que princpios ticos na poltica convivem com valores e prticas contrrios a esses mesmos princpios. b) Odorico, como prefeito, exerce seu direito poltico, organizando sua guarda pessoal a partir de princpios ticos. c) os jagunos eram funcionrios da prefeitura a servio do interesse pblico; portanto, sua atuao era tica. d) os mecanismos polticos poca do coronelismo coibiam eticamente a utilizao da estrutura do Estado para fins pessoais. e) a Repblica brasileira inaugurou mecanismos de participao poltica dos cidados, considerados ticos e democrticos.

52) No procede, pois, a afirmao de que a indstria brasileira se originou apenas da guerra europia. Teve esta, de fato, uma pronunciada influncia no seu desenvolvimento posterior, por ter provocado uma notvel diversificao na fabricao de novos produtos. As necessidades do consumo, impossibilitado de se abastecer nos nicos mercados fornecedores de ento, estimularam o nascimento de uma multiplicidade de pequenas indstrias, que se desenvolveram

principalmente em So Paulo.
(SIMONSEN, 1973, p. 20)

Com base no texto, podemos concluir que a industrializao em So Paulo, antes da dcada de 1930, apresentou um perfil a) associado iniciativa estatal, especializado em bens de produo e com trabalhadores sindicalizados e anarquistas. b) dominado pelo capital internacional, diversificado em termos de produo e com trabalhadores sindicalizados comunistas. c) independente do mercado externo, especializado em bens de produo e com trabalhadores sindicalizados anarquistas. d) vinculado ao capital cafeeiro, de produo fabril diversificada e com trabalhadores de origem, predominantemente, estrangeira e influenciados por ideologia anarquista. e) subordinado aos grandes capitais, especializado em produtos de exportao e com trabalhadores dominados por sindicatos pelegos.

53) A histria do Brasil marcada por uma forte tradio de lutas. O inconformismo foi a bandeira de inmeros segmentos sociais, responsveis por episdios que merecem cuidadosas anlises e reinterpretao. A Repblica Velha caracterizou-se por diversos movimentos sociais, entre eles: Canudos (18931897), Contestado (1912-1916) e Cangao (na dcada de 1920). Esses movimentos demonstram que, na Primeira Repblica,

a) o campo foi palco de intensos movimentos sociais que, embora heterogneos, expressavam a revolta contra a misria e a excluso social. b) a oligarquia dominante estava to segura de seu poder que no se preocupou muito em reprimir movimentos carentes de idias e de organizao. c) os movimentos insurrecionais foram poucos, mas muito perigosos para o sistema de poder, porque representavam apenas os pobres. d) o sistema poltico, embora oligrquico, era flexvel e aberto o suficiente para integrar e absorver os descontentamentos sociais. e) os movimentos sociais expressavam reivindicaes e aspiraes de carter misto, rural e urbano, articulando milenarismo com anarquismo.

54) Getulio Vargas ainda referncia no que diz respeito poltica brasileira no Estado Novo. Sua popularidade foi aceita por uns, criticada por outros e influenciou no fascismo tupiniquim. Com apoio do integralismo de Plnio Salgado, nesse perodo, criou-se o Ministrio do Trabalho e alguns direitos aos trabalhadores at ento no legislados, que vo causar o impacto frente sociedade brasileira, aclamando-o como O Pai dos Pobres . Diante disso, considera-se que o Governo Vargas : (A) implementou alguns benefcios aos trabalhadores. (B) era ditatorial e portanto atrelado s decises do povo. (C) no usava o trabalho como fundo poltico em propagandas. (D) tinha apoio do Integralismo para controlar os trabalhadores. (E) possua legislao com base na Constituio Alem nazifascista.

55) Os prisioneiros de Memrias podem ser classificados em dois tipos: os presos polticos e os comuns. A ca tegoria dos presos polticos era composta pelos co

munistas e simpatizantes, os militares revoltosos, o intelectuais, os operrios sindicalizados e as mulheres J os presos comuns compunham-se dos ladres, ma landros, desempregados, assassinos e homossexuais (...) Ao ser preso (3 de maro de 1936) em sua casa na Praia de Pajuara em Macei, Graciliano Ramos tinha uma viso romntica da priso, que foi rapidamente desconstruda com a despersonalizao e a instabili dade da vida de um preso poltico.
(Cinema e Histria: Representaes do Autoritarismo em Memrias do Crcere de Nelson Pereira dos Santos. Tnia Nunes Davi)

O filme e o texto acima retratados referem-se a um perodo de autoritarismo da histria poltica do Brasil Assinale a alternativa que indica corretamente o pe rodo retratado e suas principais caractersticas. a) Era Vargas, entre o Governo Constitucional e o Estado Novo. Aps a Intentona Comunista ocorreram vrias prises e atos de violncia contra os opositores do re gime. b) Era Vargas, o filme retrata o perodo posterior ao Putsch de Munique, no qual ocorreu um intenso massacre do integralistas e, por extenso, tambm ocorreram prise de grupos ligados ao comunismo. c) Ditadura militar, governo de Castelo Branco, fase inicia da ditadura na qual foram implantados inmeros Ato Institucionais. d) Ditadura militar, governo de Emlio Garrastazu Mdici

perodo mais violento da histria brasileira, no qua ocorreu intensa perseguio a artistas e intelectuais. e) Repblica Liberal em que, apesar da existncia de um regime democrtico, Juscelino Kubitschek acabou repri mindo um levante comunista e prendendo seus prin cipais representantes.

56) As alternativas abaixo referem-se constituio republicana implantada por Vargas no incio do Estado Novo e,entre elas, h apenas uma incorreta, que voc deve assinalar. a) A Constituio outorgada em 1937 era inspirada na Constituio polonesa, donde seu apelido Polaca. A Polnia nessa poca vivia um regime fascista, autoritrio. b) A Constituio de 1937 estabeleceu um processo de centralizao poltica, com o fortalecimento do poder do presidente. c) Dentre as caractersticas da Polaca, podemos ressaltar a extino do Legislativo, cujas funes passariam a ser exercidas pelo Executivo. d) A indicao dos interventores dos estados pelo presidente, alm da incorporao da legislao trabalhista, faziam parte da Constituio implantada por Vargas em 1937. e) A Constituio de 1937 implantou a separao entre os poderes e a eleio direta para todos os cargos do

legislativo, porm implantou a eleio indireta para o primeiro presidente, fato que permitiu a permanncia de Vargas no poder.

57) O perodo da Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histrico em que houve: a) Corrida armamentista entre as potncias imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial. b) Domnio dos pases socialistas do Sul do globo pelos pases capitalistas do Norte. c) Choque ideolgico entre a Alemanha Nazista/Unio Sovitica Stalinista durante os anos 30. d) Disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potncias orientais, como a China e o Japo. e) Constante confronto das duas superpotncias que emergiam da Segunda Guerra Mundial.

58) Para muitos norte-americanos, Vietn o nome de uma guerra, no de um pas. Os vietnamitas parecem figuras sombrias, sem nome nem rosto, vtimas desamparadas ou agressores cruis. A histria comea apenas quando os Estados Unidos entram em cena.
(Adaptado de Marvin E. Gettleman et. alli (Ed.), Vietnam and America: a documented history. New York: Grove Press, 1995, p. xiii.)

Esse desconhecimento dos norte-americanos quanto a seus adversrios na Guerra do Vietn pode ser relacionado ao fato de os norte-americanos

a) promoverem uma guerra de trincheiras, enquanto os vietnamitas comunistas movimentavam seus batalhes pela selva. Contando com um forte apoio popular, os Estados Unidos permaneceram por anos nesse

conflito, mas no conseguiram derrotar os vietnamitas. b) invadirem e ocuparem o territrio vietnamita, desmantelando os batalhes comunistas graas superioridade americana em treinamento militar e armamentos. Apesar do apoio popular guerra, os Estados Unidos desocuparam o territrio vietnamita. c) desconhecerem as tradies dos vietnamitas, organizados em torno de lderes tribais, que eram os chefes militares de seus cls. Sem ter um Estado como adversrio, o conflito se arrastou e, sem apoio popular, os Estados Unidos acabaram se retirando. d) encontrarem grande dificuldade em enfrentar as tticas de guerrilha dos vietnamitas comunistas, que tinham maior conhecimento territorial. Aps vrias derrotas e sem apoio popular em seu prprio pas, os Estados Unidos retiraram suas tropas do Vietn.

59) A moderna democracia brasileira foi construda entre saltos e sobressaltos. Em 1954, a crise culminou no suicdio do presidente Vargas. No ano seguinte, outra crise quase impediu a posse do presidente eleito, Juscelino Kubitschek. Em 1961, o Brasil quase chegou guerra civil depois da inesperada renncia do presidente Jnio Quadros. Trs anos mais tarde, um golpe militar deps o presidente Joo Goulart, e o pas viveu durante vinte anos

em regime autoritrio.

A partir dessas informaes, relativas histria republicana brasileira, assinale a opo correta.

A) Ao trmino do governo Joo Goulart, Juscelino Kubitschek foi eleito presidente da Repblica. B) A renncia de Jnio Quadros representou a primeira grande crise do regime republicano brasileiro. C) Aps duas dcadas de governos militares, Getlio Vargas foi eleito presidente em eleies diretas. D) A trgica morte de Vargas determinou o fim da carreira poltica de Joo Goulart. E) No perodo republicano citado, sucessivamente, um presidente morreu, um teve sua posse contestada, um renunciou e outro foi deposto.

60) Em 30 de maro de 1964, o Presidente Joo Goulart fez um discurso, no qual declarou: Acabo de enviar uma mensagem ao Congresso Nacional propondo claramente as reformas que o povo brasileiro deseja. O meu mandato ser exercido em toda a sua plenitude, em nome do povo e na defesa dos interesses populares.
(Adaptado de Paulo Bonavides e Roberto Amaral, Textos polticos da histria do Brasil. Braslia: Senado Federal, 2002, vol. 7, p. 884.)

Sobre o contexto em que esse discurso foi pronunciado, possvel afirmar o seguinte:

a) Enfrentando a oposio de setores conservadores, Jango tentou usar as reformas de base, que deveriam abranger a reforma agrria, a eleitoral, a educacional e a financeira, para garantir apoio popular ao seu mandato. b) Quando Jango apresentou ao Congresso Nacional as reformas de base, elas j haviam sido alteradas, abrindo mo da reforma agrria, para agradar aos setores conservadores, e no apenas s classes populares. c) Com as reformas de base, Jango buscou afastar a fama de esquerdista, colocando na ilegalidade os partidos comunistas, mas motivou a oposio de militares e polticos nacionalistas, ao abrir o pas ao capital externo. d) Jango desenvolveu um plano de reformas que deveriam alterar essencialmente as carreiras dos militares, o que desagradava muitos deles, mas tambm reprimiu vrias greves do perodo, irritando as classes populares.

61) O ano de 1954 foi decisivo para Carlos Lacerda. Os que conviveram com ele em 1954, 1955, 1957 (um dos seus momentos intelectuais mais altos, quando o governo Juscelino tentou cassar o seu mandato de deputado), 1961 e 1964 tinham conscincia de que Carlos Lacerda,

em uma batalha poltica ou jornalstica, era um trator em ao, era um vendaval desencadeado no se sabe como, mas que era impossvel parar fosse pelo mtodo que fosse.
Hlio Fernandes. Carlos Lacerda, a morte antes da misso cumprida. In: Tribuna da Imprensa, 22/5/2007 (com adaptaes).

Com base nas informaes do texto acima e em aspectos relevantes da histria brasileira entre 1954, quando ocorreu o suicdio de Vargas (em grande medida, devido presso poltica exercida pelo prprio Lacerda), e 1964, quando um golpe de Estado interrompe a trajetria democrtica do pas, conclui-se que A) a cassao do mandato parlamentar de Lacerda antecedeu a crise que levou Vargas morte. B) Lacerda e adeptos do getulismo, aparentemente opositores, expressavam a mesma posio polticoideolgica. C) a implantao do regime militar, em 1964, decorreu da crise surgida com a contestao posse de Juscelino Kubitschek como presidente da Repblica. D) Carlos Lacerda atingiu o apogeu de sua carreira, tanto no jornalismo quanto na poltica, com a instaurao do regime militar. E) Juscelino Kubitschek, na presidncia da Repblica, sofreu vigorosa oposio de Carlos Lacerda, contra quem procurou reagir.

62) Leia o texto abaixo:

Onda Honda Quando a juventude avanada, emoo faz parte da elegncia Quem gosta de emoes fortes j pode compr-las em butique. A lojinha de moda feminima Voom-Voom, de So Paulo, comeou a exibir entre vestidos de Mary Quant e Miss Impact duas motocicletas japonesas Honda: uma de 50 cilindradas (2 milhes de cruzeiros velhos a prazo), outra de 90 cilindradas (2 milhes e 700 mil cruzeiros velhos a prazo). Em apenas duas semanas, os jovens paulistas compraram mais de cinquenta motos (as de 50 cilindradas no exigem carteira para dirigir) e, seguindo o estilo de Steve McQueen no filme Fugindo do Inferno, lanam-se aos tombos e emoo das corridas. Uma das moas participantes da nova onda (...) dirige sem carteira e define a sensao de velocidade citando o especialista em cultura de massa Edgar Morin, embora esquecendo o nome: como diz aquele socilogo francs: no carro a gente v a paisagem, mas na moto a gente est dentro da paisagem, faz parte dela. Fonte: Revista Veja, 11 de setembro de 1968, n 1, pg. 82 O trecho acima, retirado de um importante semanrio brasileiro, descreve algumas formas de comportamento e alguns hbitos de consumo de certa faixa da juventude da poca. Sobre isso, afirma-se: I. Sabendo-se que o salrio-mnimo da poca equivalia a cerca de 130 mil cruzeiros velhos, podemos dizer que essa

matria estimulava o consumo das famlias com renda inferior a um salrio-mnimo. II. A matria dirige-se a parcelas da juventude com alto poder aquisitivo, que se interessavam por modas e padres de comportamento divulgados por produes norte-americanas de cinema e televiso. III. Na dcada de 60, no Brasil e no mundo, a publicidade dirigida aos jovens investia na identificao de juventude com inovaes e rebeldia. No texto, destacam-se as novidades tecnolgicas e seus apelos velocidade e s mudanas no jeito de se vestir, como as minissaias lanadas por Mary Quant e seus ares de transgresso juvenil. So afirmativas corretas: a) b) c) d) e) Somente I e II. Somente I e III. Somente II e III. Somente I. Somente II.

63) Responder questo, sobre o regime militar no Brasil, com base no texto e nas afirmativas abaixo.

Meu Brasil... que sonha com a volta do irmo do Henfil com tanta gente que partiu num rabo de foguete chora a nossa ptria me gentil choram Marias e Clarices no solo do Brasil.

(O bbado e a equilibrista, de Joo Bosco e Aldir Blanc).

I.

O verso com tanta gente que partiu num rabo de foguete expressa o clima vivido na poca do regime militar(1964-1985), em que pessoas foram exiladas do pas.

II. O verso que sonha com a volta do irmo do Henfil refere-se esperana existente no Brasil em relao
anistia poltica.

III. O verso chora a nossa ptria me gentil faz aluso poltica repressora que prendeu, torturou e
assassinou pessoas que criticavam a ditadura militar.

A anlise do texto e das afirmativas permite concluir que est correta a alternativa

A) B) C) D) E)

I II III I e II I, II e III

64) Leia o texto a seguir: A Teologia da Libertao teve o seu apogeu nos anos 70 e 80. Props uma leitura histrica da morte e ressurreio de Cristo, numa retomada da tradio messinica de origem judaica. Organizando-se em pequenas comunidades de leitura bblica (as Comunidades Eclesiais de Base CEBs) ou em pastorais especializadas em movimentos sociais (da terra, indgena, de menores etc.), desenvolveu uma viso social das promessas crists de salvao.
Fonte: FERNANDES , Rubem Csar. Religio. Pouco Padre, Pouca Missa e Muita Festa. Disponvel em: http://www2.mre.gov.br/cdbrasil/itamaraty/web/port/artecult/religiao/ apresent/apresent.htm. Acesso em 26 de abril de 2009

O movimento mencionado no texto pode ser caracterizado: a) b) c) d) e) por ser o principal representante da reforma protestante no Brasil. pelo seu combate doutrina socialista na Amrica Latina. pelas suas posies, que combinam religiosidade com a doutrina marxista. por sua postura conservadora de distanciamento dos movimentos revolucionrios. pela sua defesa ao regime militar, inaugurado em 1964.

Gabarito: 1e; 2a; 3a; 4e; 5a; 6d; 7b; 8c; 9b; 10e; 11a; 12c; 13e; 14d; 15a; 16b; 17e; 18d; 19a; 20a; 21c; 22a; 23b; 24d; 25b; 26c; 27d; 28d; 29e; 30c; 31c; 32b; 33d; 34d; 35a; 36b; 37e; 38b;

39d; 40d; 41b; 42c; 43c; 44c; 45e; 46d; 47c; 48e; 49b; 50c; 51; 52d; 53a; 54a; 55a; 56e; 57e; 58d; 59e; 60a; 61e; 62a; 63e; 64c

Potrebbero piacerti anche