Sei sulla pagina 1di 10

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.

br

EXERCCIOS RESOLVIDOS DE HISTRIA VIII


01. Recentemente, Alejandro Toledo foi eleito presidente do Peru. Durante a campanha eleitoral, foi chamado de Pachactec, numa aluso ao imperador incaico que consolidou um imprio nos Andes centrais. Sobre a sociedade incaica, correto afirmar que: A) o fato de constituir uma das mais significativas sociedades pr-colombianas tem como base a negao da cultura dos povos dominados. B) a sua economia tinha por base a agricultura, com a distribuio de terras pelo Estado e a prtica do sistema de regadio. C) o que a diferenciava das demais culturas pr-colombianas era a idia de uma sociedade igualitria. D) o comrcio interno era significativo, tendo no guano um dos produtos mais valorizados. E) a sua cultura desapareceu com o processo da dominao espanhola.

Questo 1, alternativa B O segmento mais significativo da sociedade incaica era constitudo pelo campesinato, que vivia nos ayllus e era sujeito mita. Recebia do governo uma parcela de terra quando do nascimento dos filhos o que permitia a cada famlia possuir terras de acordo com as suas necessidades, as quais eram distribudas nos diferentes nveis das encostas e vales, irrigados por canais e diques construdos pelo Estado.

02. Em sua obra O Abolicionismo, Joaquim Nabuco afirma: Para ns a raa negra um elemento de considervel importncia nacional, estreitamente ligada por infinitas relaes orgnicas nossa constituio, parte integrante do povo brazileiro. Por outro lado, a emancipao no significa to somente o termo da injustia de que o escravo martyr, mas tambm a eliminao simultnea dos dois typos contrrios, e no fundo os mesmos: o escravo e o senhor. (NABUCO, Joaquim.
O Abolicionismo. Edio fac-similar. Recife. Fundao Joaquim Nabuco. Ed. Massangana. 1988. p. 20)

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


Em relao condio do negro na sociedade brasileira, correto afirmar que: A) a abolio representou uma perda total da mo-de-obra pelos antigos senhores. B) o fim da escravido possibilitou ao negro liberto a integrao no mercado de trabalho e o livre acesso terra. C) as Sociedades Libertadoras tinham como objetivo principal promover a integrao do ex-escravo na sociedade, garantindo-lhe os direitos de cidadania. D) a diferena entre o processo abolicionista ocorrido nos Estados Unidos da Amrica e o ocorrido no Brasil foi a ausncia de preconceito racial em nosso pas. E) o negro livre permaneceu margem do universo cultural estabelecido por uma sociedade regida pelo branco e continuou sujeito ao preconceito e a novos mecanismos de controle social.

Questo 2, alternativa E A tnica das Sociedades Libertadoras, e mesmo de certos segmentos do governo brasileiro, era o fim da instituio escravista. A integrao do negro liberto na sociedade branca foi permeada por mecanismos de controle social, aos quais estava sujeito todo trabalhador pobre livre: o no acesso terra, sob o controle dos latifundirios, e a marca do preconceito, constitudo a partir do referencial de cativo e da inferioridade tnica. Ver a obra de Florestan Fernandes, Octvio Ianni, Roger Bastide, Clvis Moura, entre outros.

03. Em 1750, Sebastio Jos de Carvalho e Melo, o Marqus de Pombal, tornou-se primeiro ministro portugus e procurou dinamizar a administrao colonial. Dentre as medidas por ele adotadas, destacam-se: A) o controle do ensino e da poltica de aldeamento entregue s ordens religiosas. B) a extino do Estado do Gro-Par Maranho, por ser o centralismo a tnica de sua administrao. C) a reforma e a ampliao da justia, possibilitando, assim, o acesso da elite colonial aos cargos administrativos e fiscais.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


D) a expulso dos Jesutas da colnia, favorecendo os povos indgenas, que passaram a ter maior autonomia sobre os aldeamentos. E) a retomada do controle dos mecanismos comerciais e fiscais do mundo colonial por parte da metrpole, o que resultou em autonomia para as companhias de comrcio. Questo 3, alternativa C Mesmo sendo o centralismo a tnica da administrao, as reformas pombalinas combinavam o absolutismo ilustrado com a tentativa de aplicao conseqente das prticas mercantilistas, a exemplo das reformas bourbnicas na Espanha. No sentido de tornar mais eficaz a administrao portuguesa e introduzir modificaes na relao metrpole/colnia, mantinham a essncia do sistema colonial mercantilista. Entretanto, elas concediam elite colonial algum direito, como o acesso a certos cargos administrativos, fiscais, magistratura e a instituies militares. 04. Entre os eventos do perodo regencial (1831-1840), podemos citar: A) a criao da Guarda Nacional, que garantiu a unidade do territrio brasileiro.

B) a extino do poder moderador, que garantiu a democratizao no cenrio poltico nacional. C) a Reforma Constitucional de 1834, que criou as Assemblias Provinciais com autonomia poltica. D) a ameaa centralizao do poder e unidade territorial do Brasil.

E) a ecloso de movimentos sociais, como a Guerra dos Farrapos e a Sabinada, favorveis volta de D. Pedro I.

Questo 4, alternativa D A centralizao do poder e a unidade territorial do Brasil estiveram ameaadas nesse perodo em razo de vrios movimentos sociais, entre eles os de carter separatista como a Guerra dos Farrapos.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


05. O golpe militar de 1964 foi o incio de um dos perodos de maior autoritarismo na histria do Brasil a ditadura militar. Mas as prticas repressivas do Estado no calaram os segmentos organizados da sociedade civil, que buscaram a redemocratizao do pas. Nesse sentido, correto afirmar que: A) no final da dcada de 1970, foram ampliados os espaos de protesto, com as passeatas do movimento estudantil, a greve dos metalrgicos do ABC e o surgimento de um novo sindicalismo. B) a redemocratizao decorreu da poltica neoliberal adotada, redefinindo as aes do Estado e corrigindo as distores sociais. C) o processo de redemocratizao foi realizado de forma gil por governos contrrios poltica do FMI, fortalecendo, assim, o mercado interno. D) a reforma partidria de 1979 possibilitou o surgimento de novos partidos de oposio, entre eles o Partido Comunista Brasileiro. E) a emenda das "diretas j" encontrou ressonncia no Congresso Nacional, controlado pelo PDS, que aprovou o projeto.

Questo 5, alternativa A No final da dcada de 1970, a sociedade organizada intensificava suas aes, questionando o regime militar, levando s ruas bandeiras de luta em favor da liberdade e da democracia. Foram movimentos brutalmente reprimidos, mas forjaram na prtica a abertura poltica que poria fim ao regime vigente.

06. O perodo do governo de Getlio Vargas de 1937 a 1945 conhecido na histria do Brasil como Estado Novo, em que: A) os movimentos sociais contra o nazi-fascismo ganharam as ruas, com o apoio do governo. B) os comunistas ocuparam vrios cargos burocrticos e assumiram rgos de propaganda poltica. C) os partidos polticos foram fechados e as bandeiras estaduais, queimadas, como smbolo do centralismo do poder.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


D) o sistema parlamentarista foi fortalecido pelo fechamento do Congresso Nacional e pela interveno nos Estados. E) a elite industrial brasileira tornou-se hegemnica, pondo fim, dessa forma, poltica do caf com leite da aristocracia rural. Questo 6, alternativa C Nesse perodo, temos um Estado forte e o poder centralizado, mediante a existncia de uma Constituio autoritria. H interveno nos Estados e fechamento das assemblias estaduais e cmaras municipais. A queima das bandeiras estaduais se deu numa solenidade cvica, simbolizando a idia de um Estado forte, centralizado, unitrio e autoritrio, fortalecido pelo discurso e pelas prticas nacionalistas.

07. Leia o texto abaixo. Que dio esse? Aps assistir, ainda muito recentemente em termos histricos, avalanche de xenofobia e racismo que dominou a Europa durante a Segunda Guerra Mundial e nos anos que a precederam, sob a hegemonia nazi-fascista; aps atravessar os sculos de intolerncia religiosa, que resultou no processo de inquisio contra todos aqueles que discordavam dos cnones da Igreja Catlica na idade mdia e na moderna, o mundo depara hoje, mais uma vez, com novas ondas de racismo, anti-semitismo e nacionalismo xenfobo. Mesmo em alguns pases, como o Brasil, onde essas ideologias nunca chegaram a ter presena expressiva, v-se o seu renascimento.
(SALEM, Helena. As Tribos do Mal: O Neonazismo no Brasil e no Mundo. So Paulo. Atual. 1995. p. 1)

A respeito desses movimentos neonazistas, correto afirmar que: A) tm como alvo de suas perseguies, no Brasil, os judeus, os negros, os nordestinos e os homossexuais. B) tm como objetivo a defesa da pureza tnica e so tpicos dos grandes centros urbanos europeus. C) combatem indiscriminadamente o nacionalismo, o homossexualismo e o feminismo. D) E) tm como pressuposto bsico a ideologia do movimento anarco punk. so tpicos dos pases da Amrica Latina e da frica.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


Questo 7, alternativa A Esses movimentos, que nas ltimas dcadas tm crescido de forma significativa, trazem suas prticas inspiradas nos princpios ideolgicos do nazismo. So movimentos considerados de ultra-direita, tendo como marca a intolerncia tnica. Diante da atual conjuntura, esses movimentos nazifascistas tm se voltado, na Europa, em especial, contra homossexuais, negros, judeus, turcos e outros imigrantes do chamado Terceiro Mundo. No Brasil, essa intolerncia tem atingido fundamentalmente os negros, os homossexuais, os judeus e os nordestinos.

08. Leia o texto seguinte. Entre o incio do sculo XII e meados do sculo XV, por todo o Ocidente se produziu, em graus de fato diversos, uma mutao profunda, ligada generalizao da escrita nas administraes pblicas, que levou a racionalizar e sistematizar o uso da memria. (ZUMTHOR, Paul. A Letra e a Voz: a Literatura Medieval. So Paulo. Companhia das Letras. 1993. p. 28) Considerando o comentrio apresentado acima sobre a Idade Mdia, correto afirmar que: A) a centralizao monrquica, na maioria dos pases europeus, popularizou o uso da escrita. B) as transformaes culturais registradas resultaram da Revoluo Comercial iniciada no sculo VII. C) a valorizao da escrita na administrao pblica decorreu da expanso das universidades medievais. D) a descentralizao poltica incentivou a concorrncia feudal, favorecendo o desenvolvimento cultural. E) o renascimento urbano e o desenvolvimento comercial estimularam o emprego da escrita para alm dos mosteiros. Questo 8, alternativa E A mudana profunda, registrada na economia e na sociedade feudais, ocorreu durante o perodo do sculo XII ao XV, com o crescimento das cidades, o fortalecimento dos burgueses e a ampliao das atividades desenvolvidas, o que estimulou o uso da escrita como um recurso necessrio organizao da administrao pblica.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br

09. Leia o trecho abaixo. Numerosas so as maravilhas da natureza, mas de todas a maior o homem! Singrando os mares espumosos, impelido pelos ventos do sul, ele avana, e arrasta as vagas imensas que surgem ao redor! Gia, a suprema divindade, que todas as mais supera, na sua eternidade, ele [o homem] a corta com suas chamas. (Sfocles, Antgona. So Paulo. Edies de Ouro, S.d. p. 164) Com base no texto, a respeito da cultura grega, correto afirmar que: A) a fora de expresso da cultura erudita extinguiu a influncia e a herana da mitologia. B) o valor da ao humana dependia de sua adaptao s imposies estabelecidas pela religio. C) a liberdade de expresso, na Grcia, destacava o homem como a medida de todas as coisas. D) a unidade poltica grega e a centralidade do poder decorriam da valorizao do homem. E) a democracia grega estimulou as reaes contra o politesmo. Questo 09, alternativa C Mesmo respeitando a tradio religiosa, atravs da mitologia, a liberdade de expresso e o reconhecimento do homem como centro de sua cultura constituam a base do pensamento grego, que lhe permitiu atingir um nvel superior ao de outros povos.

10. Ante a grande depresso de 1929, o economista John M. Keynes defendia o dficit pblico como uma forma de enfrentar a recesso. Nos Estados Unidos, o Presidente Franklin Roosevelt, a partir de 1930, financiou obras pblicas a fim de diminuir o desemprego. A partir desse perodo, as mudanas na poltica econmica propiciaram: A) a oposio do governo intervencionismo na economia. norte-americano ao desenvolvimento do

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


B) a interveno do Estado na economia, como estratgia de ampliao do mercado de trabalho. C) D) E) a consolidao dos grupos econmicos que impediam a interveno estatal. o fechamento do comrcio europeu ao capital norte-americano. a livre aplicao do capital pela iniciativa privada. Questo 10, alternativa B A crise de 1929 representou um golpe no capitalismo liberal, que vigorou at esse perodo. Em virtude das dificuldades surgidas, e valorizando a idia de que gastos pblicos destinados mo-de-obra remunerada eram um estmulo produo, a interveno do Estado se expandiu em diferentes setores da economia, limitando o poder anteriormente usufrudo pela livre iniciativa.

11. Leia as afirmativas abaixo, a respeito da dcada de setenta do sculo XX. I. II. Os EUA saram vitoriosos na guerra do Vietn. O escndalo de Watergate provocou a renncia do presidente dos EUA, Richard Nixon. III. A derrubada do governo de Salvador Allende, no Chile, contou com o apoio do governo norte-americano. Da leitura das afirmativas acima, correto afirmar que: A) B) C) D) E) somente II verdadeira. somente III verdadeira. I e III so verdadeiras. II e III so verdadeiras. I e II so verdadeiras.

Questo 11, alternativa D A queda do Presidente Salvador Allende, eleito pela frente ampla chilena, foi apoiada pelos Estados Unidos, que pretendiam impedir a expanso do comunismo na Amrica Latina. A guerra do Vietn constituiu a primeira

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


grande derrota militar dos Estados Unidos como potncia imperialista. O presidente Richard Nixon renunciou, em virtude da descoberta do escndalo de Watergate.

12. A respeito do anarquismo, correto afirmar que: A) como doutrina, defendia a necessidade de eliminar qualquer forma de interveno estatal. B) seus tericos defendiam a interveno do Estado na economia com o apoio do operariado. C) condenava a violncia como meio de ao, angariando, assim, o apoio da Igreja Catlica. D) a sua difuso representou a primeira ruptura surgida no partido comunista da Rssia. E) o movimento restringiu-se aos pases da Amrica do Sul. Questo 12, alternativa A O anarquismo se expandiu em diversos pases como uma reao explorao capitalista. Para os seus adeptos , a eliminao de qualquer forma de governo seria a soluo.

13. A Revoluo de 1688, na Inglaterra, representou: A) B) C) D) a diminuio do poder exercido pelo Parlamento. a extino do poder aristocrtico com a adoo do voto popular. o restabelecimento do poder dos reis catlicos, durante vrias dcadas. a derrota do Absolutismo, tornando o Parlamento soberano poltico da nao.

E) a consolidao do poder do soberano, que podia suspender a execuo das leis, em caso de guerra.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


Questo 13, alternativa D A derrota da Aristocracia e do Absolutismo instituiu uma monarquia parlamentarista, em que o Parlamento tornou-se o rgo soberano da poltica, limitando em todas as instncias o poder do monarca.

14. O texto abaixo foi extrado do documento Representao da Cmara de Aquiraz ao Rei de Portugal. (...) para a conservao desta capitania ser vossa majestade servido destruir estes brbaros para que fiquemos livres de to cruel jugo; em duas aldeias deste gentio assistem padres da Companhia que foram j expulsos de outras aldeias do serto (...) estes religiosos so testemunhas das crueldades que estes tapuias tem feito nos vassalos de vossa majestade. (...) s representamos a vossa majestade que misses com estes brbaros so escusadas, por que de humano s tem a forma, e quem disser outra coisa engano conhecido. (Citado em PINHEIRO, Francisco Jos. Mundos em confronto: povos nativos e europeus na disputa pelo territrio. In SOUSA, Simone de (org.) Uma Nova Histria do Cear. Fortaleza. Edies Demcrito Rocha. 2000. p. 39) A partir da leitura do documento acima, correto afirmar que: A) a acirrada reao indgena constituiu uma forma de resistncia destruio do seu modo de vida. B) o projeto portugus de colonizar, civilizar e catequizar contribuiu para manter a organizao tribal. C) a ocupao do interior cearense, em virtude da reao indgena, foi iniciada na segunda metade do sculo XVIII. D) o domnio do interior cearense pelo colonizador e a catequese jesutica foram realizados de modo a preservar a cultura indgena. E) a Cmara de Aquiraz expressava a preocupao com a catequese indgena como forma de apaziguar o conflito entre os colonizadores e os ndios. Questo 14, alternativa A A resistncia indgena no Cear constituiu uma tentativa de impedir a invaso de suas terras pelos conquistadores portugueses.
Fonte: cristus

Potrebbero piacerti anche