Sei sulla pagina 1di 15

TUTORIAL - Criao da Mquina Virtual:

Tutoriais Relacionados: Tutorial - Instalar um Sistema Operativo numa Mquina Virtual Tutorial - Partilhar ficheiros no Virtual PC 2007 Tutorial - Aumentar a Performance do Virtual PC 2007 Vamos passar ento criao da mquina virtual.

Abrimos o Virtual PC 2007 e clicamos no boto New.

Na Janela que se abre, clicamos em Next

Neste ecr temos trs opes disponveis. Para criar uma nova mquina virtual de raiz, escolhemos a primeira opo e clicamos em Next.

No ecr seguinte escolhemos o nome e o local onde desejamos guardar o ficheiro de configurao da mquina virtual criada e clicamos em Next.

Depois, vamos escolher qual o sistema operativo que vamos instalar na mquina virtual que estamos a criar. Para efeitos deste tutorial vamos escolher a opo Windows XP e clicar em Next. Se estiverem a criar uma mquina virtual para outro sistema operativo, devero escolher a opo que melhor se adequar ao sistema que pretendem instalar.

No ecr seguinte, temos hiptese de escolher qual a memria que pretendemos partilhar com a mquina virtual. Para o windows XP a opo que vem pr-definida so 128 MB, no entanto, convm aumentar este valor, escolhendo a opo Adjusting the RAM e movendo o slider ou introduzindo o valor na caixa do lado direito. Para este tutorial escolhi 512 MB. Este valor pode ser alterado depois da mquina virtual estar criada.

Agora vamos escolher o disco da mquina virtual. Como estamos a preparar uma mquina virtual para a instalao de um novo sistema operativo escolhemos a opo A new virtual hard disk.

No ecr seguinte, vamos configurar o tamanho, nome e localizao do disco da mquina virtual. Neste ficheiro .vhd (virtual hard disk) sero guardados todos os ficheiros da mquina virtual. Para o tutorial, escolhi um disco com 20000MB (aprox. 20 GB). O Virtual PC usa um sistema de disco dinmicos, ou seja, apesar de termos atribuido 20GB ao disco, no so logo ocupados 20 GB no disco do computador hospedeiro, a informao vai aumentado medida que necessrio, apesar de na mquina virtual vermos sempre o disco com 20 GB. Por isto, prefervel definir um disco maior do que menor, pois caso o disco da mquina virtual fique cheio, muito complicado aumentar a sua dimenso.

Chegamos ao final da configurao da mquina virtual. Neste ecr temos o resumo das configuraes escolhidas. Basta clicar em Finish.

Neste momento j temos disponvel a mquina virtual no Virtual PC 2007. mquina j vai arrancar, mas ainda sem sistema operativo.

Se clicarmos em Start a

No arranque, a mquina virtual necessita efectuar algumas configuraes que podem demorar alguns minutos.

Depois fica espera de um cd para efectuar boot com o novo sistema operativo. Mas isto fica para o prximo tutorial.

No segundo tutorial desta srie, explicamos como efectuar a instalao do sistema operativo na mquina virtual que acabamos de criar:

TUTORIAL - Instalar o Windows XP numa Mquina Virtual


Tutoriais Relacionados: Tutorial - Criar Mquinas Virtuais no Virtual PC 2007 Tutorial - Partilhar ficheiros no Virtual PC 2007 Tutorial - Aumentar a Performance do Virtual PC 2007

Comeamos por abrir o Virtual PC 2007, com a mquina virtual criada no artigo anterior.

Clicamos em Start para arrancar a mquina virtual. E esperamos algum tempo at chegarmos ao ecr de boot.

Neste momento, temos a mquina virtual espera de um cd para que possa arrancar a instalao do sistema operativo. Temos duas formas de fornecer o cd mquina virtual, uma atravs da maneira tradicional, o leitor de cds/dvds do computador hospedeiro, clicando em CD -> Use Physical Drive F: (no vosso caso a letra da drive poder ser outra).

Se o Sistema Operativo que desejarmos instalar estiver num ficheiro .iso no computador hospedeiro, ento escolhemos a opo CD -> Capture ISO Image e escolhemos o ficheiro ISO correspondente, que ser emulado como um cd e funcionar de forma semelhante a uma drive de cds/dvds normal.

Independetemente da escolha anterior, assim que a mquina virtual tenha acesso ao cd do sisteam operativo, devermos pressionar a tecla Enter, ou efectuar um restart mquina virtual atravs das teclas ALT Direito + R. Aps uma destas operaes, a mquina virtual detecta o cd de instalao do Sistema Operativo (neste tutorial ser o Windows XP), e arrancar a instalao do mesmo.

A partir deste momento, a instalao do sistema operativo dever ser efectuada, da mesma forma que seria num computador real. No tutorial demonstraremos o resto da instalao do Windows XP. Se for esse o sistema operativo que esto a instalar ento esto com sorte. Caso seja outro sistema operativo, devero seguir os passos normais. Caso encontrem qualquer problema, deixem um comentrio, que tentaremos ajudar-vos. No primeiro ecr de instalao do Windows XP, deveremos pressionar a tecla Enter.

No segundo ecr, deveremos aceitar a licena de utilizao do Windows XP, clicando na tecla F8.

Depois, temos de configurar a partio onde vamos instalar o Windows XP. S temos disponvel o disco virtual criado aquando da criao da mquina virtual, que neste momento ainda no est formato. Para isso, pressionamos a tecla Enter, que nos vai levar para o ecr de formatao do disco virtual.

No ecr de formatao do disco virtual, atravs das setas cima e baixo escolhemos o tipo de formatao que desejamos, Normal ou Quick (Rpida), e o tipo do sistema de ficheiros FAT ou NTFS. Actualmente mais utilizado o sistema de ficheiros NTFS pois permite trabalhar com ficheiros maiores, como o caso por exemplo dos ficheiros .vhd. Para o tutorial escolhemos a primeira opo, NTFS Quick. Vocs podem escolher o que melhor se adequar vossa situao. Depois apenas tm de pressionar a tecla Enter.

Aps a formatao, que poder demorar alguns minutos, caso no seja escolhida a opo Quick, a cpia dos ficheiros de instalao do Windows comea automaticamente.

Aps a concluso da cpia de todos os ficheiros de instalao (processo que pode levar vrios minutos), a mquina virtual efectua um restart automtico. No deveremo fazer nada, pois caso pressionemos alguma tecla, como o cd de instalao ainda est na drive, poderemos voltar a entrar no menu de instalao do Windows XP. Por isso, deveremos esperar mais um pouco enquanto a instalao continua

Aps alguns minutos, nos apresentado o ecr de configurao da lngua e definies regionais. Neste ecr clicamos em Customize.
NOTA: Para voltar ao rato do computador hospedeiro, pressionar a tecla ALT direito. Podero notar um pequeno arrastamento do rato, na mquina virtual, mas no se preocupem, isso ser resolvido no fim da instalao.

Neste ecr, deveremos alterar as definies para o nosso pais de origem, nos dois campos.

Depois clicamos em Language, e no ecr que abre, clicamos em Details, para configurarmos o teclado. A pr-definio o teclado English. Para adicionarmos o teclado do nosso pais, deveremos clicar em Add.

Neste ecr, deveremos escolher as definies adequadas para o nosso pais. E clicar em Ok.

Neste momento temos o teclado do nosso pais e o teclado english. Como no vamos precisar do teclado english, seleccionamo-lo e clicamos em remover. Depois clicamos em Ok.

-nos apresentada uma mensagem que nos diz que o teclado no pode ser removido porque est em uso, mas que ser removido no prximo restart. clicamos em Ok.

Na aba Advanced, seleccionamos tambm o nosso pais. e clicamos em Ok.

As configuraes regionais esto concludas, podemos clicar em Next, para prosseguir.

O prximo ecr permite a personalizao do sistema. Podem introduzir o vosso nome e o nome da vossa organizao e clicar em Next.

No ecr seguinte dever introduzir a chave do Windows XP que esto a instalar. E clicar em Next.

No prximo ecr escolhemos o nome do computador, e introduzimos a password de administrador caso desejemos que exista uma. E clicamos em Next.

Depois escolhemos o nosso fuso horrio, e acertamos a hora e data. E clicamos em Next.

Aps alguns minutos, -nos apresentado o menu de configurao da rede. Neste passo poderemos seleccionar Typical Settings e clicar em Next.

No ecr seguinte, deixar as opes pr-definidas e clicar em Next. Se estiver numa rede, escolha a outra opo, e introduza o domnio da rede.

A instalao continua durante mais alguns minutos

Aps algum tempo, o Windows XP arranca pela primeira vez, na mquina virtual.

No arranque do Windows XP somos questionados para definirmos algumas configuraes do sistema. Escolham as opes que melhor se adequarem vossa situao. Em quase todos os menus bastar clicar em Next. Caso tenham alguma dvida, deixem um comentrio. Tentaremos ajudar.

Finalmente estamos dentro do nosso novo sistema operativo.

Por ltimo, para resolvermos o problema do rato, vamos instalar as VM aditions. Para isso, clicamos em Action -> Install or Update Virtual Machine Additions ou pressionamos as teclas Alt Direito + I.

Clicamos em Ok no aviso que apresentado indicando que ser introduzido um cd na drive da mquina virtual.

No ecr seguinte clicar em Next.

Depois da instalao concluda, basta clicar em Finish e efectuar um restart mquina virtual.

Depois do restart o problema do rato j est resolvido, ou seja, j no fica preso dentro da rea da mquina virtual. O arrastamento que se notava tambm melhorou, pois as VM additions instalaram uma nova placa grfica na mquina virtual. Chegmos ao fim deste extenso tutorial, com uma instalao novssima do Windows XP numa mquina virtual. Qualquer dvida, s deixarem um comentrio, ou enviarem-nos um email para o endereo blog.istomesmo@gmail.com .

Potrebbero piacerti anche