Sei sulla pagina 1di 7

De acordo com o ECA, considera-se adolescente a pessoa: a) maior de 14 anos completos e menor de 18 anos de idade incompletos.

b) maior de 14 anos incompletos e menor de 18 anos de idade completos. c) maior de 12 anos completos e menor de 18 anos de idade incompletos. d) maior de 12 anos incompletos e menor de 18 anos de idade completos.

As regras do ECA podem ser aplicadas: a) apenas s crianas e aos adolescentes. b) apenas s crianas e, excepcionalmente, aos adolescentes. c) s crianas e adolescentes, mas nunca aos adultos. d) excepcionalmente, aos adultos com idade entre 18 e 21 anos.

Assinale a alternativa INCORRETA. A criana ou o adolescente podem ser retirados da convivncia familiar e colocados em famlia substituta. A famlia substituta aquela adquirida por meio da: a) curatela. b) guarda. c) tutela. d) adoo.

Analise as afirmaes abaixo e escolha a alternativa CORRETA. I - O poder familiar exercido em igualdade de condies entre a me e o pai, sendo que as pendncias devero ser resolvidas pelo juiz. II - A falta de carncia de recursos materiais motivo suficiente para a suspenso ou perda do poder familiar. III - Os pais que arruinarem os bens dos filhos podem sofrer suspenso do poder familiar. a) As afirmaes I e II esto corretas. b) As afirmaes I e III esto corretas. c) As afirmaes II e III esto corretas. d) Todas as afirmaes esto corretas.

Assinale a alternativa CORRETA. a) O reconhecimento da filiao s pode ser feito por meio de ao judicial. b) O reconhecimento da filiao pode, a qualquer tempo, ser revogvel. c) A natureza jurdica do estado de filiao de direito da personalidade. d) O direito ao reconhecimento da filiao prescreve em 20 anos.

6 Assinale a alternativa INCORRETA. a) O acesso ao ensino obrigatrio e gratuito um direito pblico subjetivo da criana e do adolescente. b) O direito ao ensino pode ser exigido judicialmente por ao civil pblica ou por ao particular. c) Os pais tm a obrigao de matricularem os filhos no ensino fundamental. d) O no oferecimento do ensino fundamental pelo Estado, acarreta a responsabilidade pessoal dos pais, que devem procurar uma escola onde quer que seja.

A Constituio Federal veda o trabalho ao menor de 16 anos. Porm, permite que a pessoa maior de 14 anos de idade exera o trabalho na condio de aprendiz. O aprendiz: a) pode realizar qualquer tipo de trabalho, desde que seja at s 24 horas. b) pode realizar trabalho em local insalubre, desde que devidamente autorizado pelos pais ou responsvel. c) no pode trabalhar em horrios e locais que no permitam sua frequncia na escola. d) Todas as alternativas anteriores esto corretas.

8 Sobre Conselho Tutelar, assinale a alternativa INCORRETA. a) um rgo permanente, vinculado ao Poder Judicirio, encarregado pela sociedade para zelar pela proteo dos direitos da criana e do adolescente. b) Cada Municpio dever, obrigatoriamente, ter pelo menos um Conselho Tutelar. c) Cada Conselho Tutelar composto por cinco membros escolhidos pela comunidade local. d) Os membros do Conselho Tutelar tero mandato de trs anos, permitida uma reconduo.

Para ser membro do Conselho Tutelar, deve-se preencher os seguintes requisitos: a) ter reconhecida idoneidade moral e ter idade superior a 18 anos. b) ter reconhecida idoneidade moral e residir no Municpio. c) residir no Municpio e ter idade superior a 18 anos. d) ter idade superior a 18 anos e nenhuma outra profisso.

10 So atribuies do Conselho Tutelar, exceto: a) requisitar certides de nascimento e de bito de criana ou adolescente quando necessrio. b) aplicar s crianas e aos adolescentes medidas socioeducativas. c) assessorar o Poder Executivo local na elaborao da proposta oramentria para planos e programas de atendimento dos direitos da criana e do adolescente. d) requisitar servios pblicos nas reas de sade, educao, servio social, previdncia, trabalho e segurana.

11 Dentre as medidas de proteo abaixo assinale aquela que no pode ser aplicada diretamente pelo Conselho Tutelar criana e ao adolescente: a) requisio de tratamento mdico, psicolgico ou psiquitrico, em regime hospitalar ou ambulatorial. b) incluso em programa oficial ou comunitrio de auxlio, orientao e tratamento a alcolatras e toxicmanos. c) abrigo em entidade. d) colocao em famlia substituta.

12

Sobre remisso, assinale a alternativa INCORRETA. a) Tem por conceito o perdo, a indulgncia ao menor. b) Apenas o juiz pode conceder a remisso. c) A remisso judicial forma de extino ou de suspenso do processo, aps iniciado o procedimento. d) Todas as alternativas esto incorretas.

13

Assinale a alternativa que contm apenas medidas socioeducativas: a) advertncia, reparao de danos e colocao em abrigo. b) prestao de servios comunidade, reparao de danos e incluso em tratamento a alcolatra. c) prestao de servios comunidade, liberdade assistida e semiliberdade. d) semiliberdade, internao e colocao em famlia substituta.

14 Sobre as medidas socioeducativas, assinale a alternativa INCORRETA. a) A advertncia consistir em admoestao verbal, que ser reduzida a termo e assinada. b) A prestao de servios comunitrios consiste na realizao de tarefas gratuitas de interesse geral, por perodo indeterminado, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congneres.

c) Em se tratando de ato infracional com reflexos patrimoniais, a autoridade poder determinar, se for o caso, que o adolescente restitua a coisa, promova o ressarcimento do dano, ou, por outra forma, compense o prejuzo da vtima. d) A liberdade assistida ser adotada sempre que se afigurar a medida mais adequada para o fim de acompanhar, auxiliar e orientar o adolescente.

15 Assinale a alternativa CORRETA. a) A medida de segurana no poder ser aplicada ao adolescente, tendo em vista ser medida para maior de idade que apresenta periculosidade. b) No caso de adolescente doente mental, ser aplicada medida socioeducativa de internao. c) O juiz no poder cumular medidas socioeducativas, mesmo que compatveis. d) O juiz no poder substituir as medidas socioeducativas umas pelas outras.

16 Aplicada uma medida socioeducativa pelo juiz: a) se o promotor discordar com a medida socioeducativa aplicada, dever interpor recurso em sentido estrito, sendo possvel o juzo de retratao. b) se o promotor discordar com a medida socioeducativa aplicada, dever interpor recurso de apelao, sendo vedado o juzo de retratao. c) se o promotor discordar com a medida socioeducativa aplicada, dever interpor recurso em sentido estrito, sendo vedado o juzo de retratao. d) se o promotor discordar com a medida socioeducativa aplicada, dever interpor recurso de apelao, sendo possvel o juzo de retratao.

17

Assinale a alternativa que contm medida socioeducativa que pode ser aplicada pelo juiz, levando-se em considerao apenas a prova da materialidade e indcios suficientes de autoria: a) advertncia. b) obrigao de reparar o dano. c) prestao de servios comunidade. d) liberdade assistida.

18 Sobre a medida de semiliberdade, assinale a alternativa INCORRETA. a) uma medida que importa em privao de liberdade ao adolescente que pratica um ato infracional mais grave. b) O adolescente retirado de sua famlia e colocado em um estabelecimento apropriado de semiliberdade, podendo realizar atividades externas somente com autorizao do juiz da infncia e da juventude. c) Pode ser usada tanto como medida principal quanto como medida progressiva ou regressiva. d) No tem prazo fixado em lei, nem mnimo nem mximo.

19

Analise as afirmaes abaixo e escolha a alternativa CORRETA. I A internao, em nenhuma hiptese, pode ser aplicada criana. II A internao pode ser aplicada quando houver prtica de ato infracional mediante grave ameaa ou violncia pessoa. III A internao poder atingir o maior de 18 anos, ainda que este complete 21 anos enquanto estiver cumprindo a medida. a) As afirmaes I e II esto corretas. b) As afirmaes I e III esto corretas. c) As afirmaes II e III esto corretas. d) Todas as afirmaes esto corretas.

20 Sobre a medida de internao, assinale a alternativa INCORRETA. a) Caso o adolescente tenha passado por internao provisria, esses dias no podero ser computados na internao definitiva. b) A diferena entre semiliberdade e internao que, nesta, o adolescente depende de autorizao expressa do juiz para praticar atividades externas, ou seja, o adolescente internado somente se ausentar do estabelecimento em que se achar se autorizado pelo juiz. c) O local para a internao deve ser distinto do abrigo, devendo-se obedecer a separao por idade, composio fsica (tamanho), sexo e gravidade do ato infracional. d) So direitos especficos dos adolescentes a entrevista pessoal com o representante do MP e a entrevista reservada com seu defensor, dentre outros. GABARITO COMENTADO: 1. A resposta certa a letra C. De acordo com o art. 2, do ECA: Considera-se criana, para os efeitos desta Lei, a pessoa at doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. A alternativa "A" e "B" esto incorretas, por mencionarem que so adolescentes os maiores de 14 anos, que na realidade so os maiores de 12 anos de idade. A alternativa "D" est incorreta, pois, segundo a leitura da assertiva, o indivduo maior de 12 anos incompletos significa que ainda no completou a idade mencionada, isto , tem menos do que dito. Na sequncia, o menor de 18 anos completos, significa que ele j tem 18 anos, sendo assim, no mais adolescente, pois a sua menoridade foi cessada (art. 5 do Cdigo Civil). Dessa forma, resta somente a alternativa "C", a qual revela que os maiores de 12 anos completos e os menores de 18 anos incompletos so adolescentes, ou seja, a idade do indivduo est compreendida entre: mais de 12 e menos de 18 anos. Em outras palavras, inicia-se a adolescncia a partir do aniversrio de 12 anos e extingue-se no aniversrio de 18 anos (momento em que cessada a menoridade, como exposto acima). 2. A resposta certa a letra D. A proteo do ECA, em regra, atinge pessoas at os 18 anos incompletos. O ECA, no entanto, por exceo, poder proteger os maiores de 18 anos, at os 21 anos. Dispe o art. 2, do ECA: "Considera-se criana, para os efeitos desta Lei, a pessoa at doze anos de idade

incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Pargrafo nico. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto s pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade". 3. A resposta certa a letra A. A curatela atinge pessoas incapazes maiores de 18 anos de idade. Estabelece o art. 28, do ECA: "A colocao em famlia substituta far-se- mediante guarda, tutela ou adoo, independentemente da situao jurdica da criana ou adolescente, nos termos desta Lei". 4. A resposta certa a letra B. De acordo com o art. 23, do ECA: "A falta ou a carncia de recursos materiais no constitui motivo suficiente para a perda ou a suspenso do poder familiar". De acordo com art. 1.637 do CC: "Se o pai, ou a me, abusar de sua autoridade, faltando aos deveres a eles inerentes ou arruinando os bens dos filhos, cabe ao juiz, requerendo algum parente, ou o Ministrio Pblico, adotar a medida que lhe parea reclamada pela segurana do menor e seus haveres, at suspendendo o poder familiar, quando convenha. Pargrafo nico. Suspende-se igualmente o exerccio do poder familiar ao pai ou me condenados por sentena irrecorrvel, em virtude de crime cuja pena exceda a dois anos de priso". 5. A resposta certa a letra C. De acordo com o art. 27, do ECA: O reconhecimento da filiao pode ser feito a qualquer tempo, no nascimento, por testamento, por escritura ou por qualquer outro instrumento pblico ou particular, sendo irrevogveis. A natureza jurdica desse estado de filiao de direito da personalidade, sendo personalssimo, indisponvel e imprescritvel. 6. A resposta certa a letra D. O Estado tem o dever de assegurar o ensino fundamental. O no oferecimento desse ensino acarreta a responsabilidade pessoal da autoridade competente (art. 54, 2, do ECA). 7. A resposta certa a letra C. De acordo com o art. 67, do ECA, o aprendiz no pode: - trabalhar durante a noite (das 22h s 5h); - trabalhar em local insalubre ou penoso; - trabalhar em local imprprio para sua formao; - trabalhar em horrios e locais que no permitam sua frequncia na escola. 8. A resposta certa a letra A. De acordo com o art. 131, do ECA: "O Conselho Tutelar rgo permanente e autnomo, no jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criana e do adolescente, definidos nesta Lei" (grifo nosso). 9. A resposta certa a letra B. Determina o art. 133, do ECA: "Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, sero exigidos os seguintes requisitos: I - reconhecida idoneidade moral; II - idade superior a vinte e um anos; III - residir no municpio. Para maioria da doutrina, o requisito da pessoa ser maior de 21 anos no sofreu alteraes com o novo Cdigo Civil, pois se trata de requisito etrio e, no, de capacidade civil". 10. A resposta certa a letra B. As medidas socioeducativas devem ser aplicadas, exclusivamente, pelo juiz. 11. A resposta certa a letra D. De acordo com o art. 136, inciso VI, do ECA, o Conselho Tutelar pode aplicar todas as medidas de proteo criana ou ao adolescente, exceto a colocao em famlia substituta, que depende de deciso judicial. 12. A resposta certa a letra B. possvel a concesso de remisso pelo Ministrio Pblico. A remisso ministerial forma de excluso ou de suspenso do processo. (art. 126, "caput" e pargrafo nico, do ECA).

13. A resposta certa a letra C. De acordo com o art. 112, do ECA, so medidas socioeducativas: I advertncia; II - obrigao de reparar o dano; III - prestao de servios comunidade; IV - liberdade assistida; V - insero em regime de semiliberdade e VI - internao em estabelecimento educacional. 14. A resposta certa a letra B. De acordo com o art. 117, ECA: A prestao de servios comunitrios consiste na realizao de tarefas gratuitas de interesse geral, por perodo no excedente a seis meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congneres, bem como em programas comunitrios ou governamentais (grifo nosso). 15. A resposta certa a letra A. A medida de segurana no poder ser aplicada ao adolescente, tendo em vista ser medida para maior de idade que apresenta periculosidade. No caso de adolescente doente mental, ser aplicada medida de proteo, podendo ser requisitado tratamento mdico. O juiz poder cumular medidas socioeducativas, desde que sejam compatveis (ex.: prestao de servio comunidade cumulada com reparao de danos). Com exceo da internao, o juiz poder substituir as medidas socioeducativas de acordo com o caso concreto, visto no haver taxatividade. 16. A resposta certa a letra D. Se o promotor discordar com a medida socioeducativa aplicada, dever interpor recurso de apelao. Essa apelao do ECA possui juzo de retratao, ou seja, o juiz pode se retratar da deciso. 17. A resposta certa a letra A. Para a aplicao da advertncia, o juiz deve levar em considerao a prova da materialidade e indcios suficientes de autoria. a nica medida que o juiz poder aplicar fundamentandose somente em indcios de autoria. 18. A resposta certa a letra B. O adolescente em semiliberdade pode realizar atividades externas desde que com autorizao do diretor do estabelecimento, no havendo necessidade de autorizao judicial. 19. A resposta certa a letra A. A internao poder atingir o maior de 18 anos, porm, quando o adolescente completar 21 anos, a liberao ser obrigatria. 20. A resposta certa a letra A. Caso o adolescente tenha passado por internao provisria, esses dias sero computados na internao (detrao).

Potrebbero piacerti anche