Sei sulla pagina 1di 20

Maria do Rosrio Giro Ribeiro Dos Santos Manuel Jos Silva Universidade do Minho

EL-REI D. SEBASTIO : O MITO PORTUGUS


Para a Professora Anna Kalewska

Resumo: em finais de Oitocentos, o pessimismo impregnava o cosmorama lusitano. Vivia-se numa atmosfera de desencanto nacional e acreditava-se no regresso do Rei Menino. Se Antnio Nobre consagrou a esta figura mtica de um mtico Imprio O Desejado, Jos Rgio, em El-Rei Sebastio, e Natlia Correia, em O Encoberto, no tardariam a perpetu-la na trajectria novecentista do Espao e do Tempo, revelando que o mito lusitano (decadncia e salvao), pelo dinamismo do seu imaginrio, cedo se viria a cruzar com um outro expresso pela saudade.

Palavras-chave: messianismo, sebastianismo, mito, Desejado, Encoberto

Title: King Sebastian: the Portuguese myth

Abstract: Pessimism pervaded the Lusitan cosmorama at the end of the nineteenth century. Feelings of disenchantment dominated the country and there was a growing belief in the return of the Child King. While Antnio Nobre dedicated O Desejado (The Desired) to this mythical figure of a mythical Empire, Jos Rgio, in El-Rei Sebastio (King Sebastian), and Natlia Correia, in O Encoberto (The Hidden One), were soon to perpetuate it in the Space and Time trajectories of the twentieth century, thus revealing that the Lusitan myth (decadence and salvation), through the dynamic force of its imaginary, would very soon cut across another one one which found its expression in the nostalgic feeling of saudade.

Key words: messianism, Sebastianism, myth, Desired, Hidden

152

Ah, que ningum me d piedosas intenes! Ningum me pea definies! Ningum me diga: vem por aqui! A minha vida um vendaval que se soltou. uma onda que se alevantou. um tomo a mais que se animou... No sei por onde vou, No sei para onde vou, - Sei que no vou por a! (Cntico Negro de Jos Rgio)

Escrever sobre D. Sebastio implica, forosamente, definir os conceitos de motivo esttico, tema e mito literrio, estabelecer as fronteiras quer entre mitos nacionais e temas internacionais quer entre messianismo de cariz universal e messianismo1 matricialmente portugus, abordar tanto a mitogenia como a essncia mitosfica que enformam esta legenda exemplar, elencar os mitemas cuja fixao provm da lenda que o vulgo propalou, destrinar o filomitismo da Histria e, sem renegar os tempos primordiais das profecias quinhentistas, analisar as inflexes mticas que estruturam o seu carcter fundador e dinmico e que dele fazem uma figura enigmtica, plural e laurcoma. Assim que, longe de se reduzir, numa perspectiva que no deixamos de considerar redutora, mera figura de D. Sebastio, que a grei lusada insistiu em imortalizar, pelo desejo esttico (passe o oxmoro) e pela expectativa enraizada na F, o sebastianismo2 apregoa a redeno do homem universal e o desejo de libertao humana, operacionalizada num processo crescente de aperfeioamento. Sendo a personalidade do monarca exgena ao sebastianismo, mas detendo, paradoxalmente, uma vocao endgena e colateral ao tema do heri salvfico e/ou ao do Messias redentor, urge diferenar a dupla vertente do mito lusitano: por um lado, o Desejado, que o foi indiscutivelmente, pelo seu nascimento, passvel de salvao da Nao; por outro, o Encoberto, que passou a ser e porventura ser, sem se confundir com o que j foi 3. Um duplo mito parece desenhar-se mediante a dicotomia Desejado4-Encoberto5: afinal, o Encoberto no
1

O Messianismo aparece com o desastre de Alcacer Kibir, porque a dr, acordando novas qualidades no homem,

transcendentalisa as que ele j possua. (Pascoaes 1915: 138).


2

O sebastianismo caracteriza-se numa atitude que poder ser relatada como uma confiana no futuro pressentido e

uma desconfiana no presente sentido. (Pinto 1985: 56).


3

O D. Sebastio-que-h-de-vir ultrapassou e est muito distante do D. Sebastio historicamente morto nos finais do

sculo XVI portugus. (Pires 1982: 28).


4

Raras vezes o cognome dado a um rei ter sido mais justificado, do que o epteto que a histria aps a D.

Sebastio. O seu nascimento foi ardentemente desejado pela nao inteira. Sobretudo, o povo da capital, depois da prematura morte do prncipe D. Joo, viveu horas de ansiedade, [...] (Velloso 1935: 5).
5

Afigura-se-nos interessante explicar este cognome no atribudo pela Histria ao desafortunado sobrinho de Filipe

153

coincide com o Desejado (esse D. Sebastio que pereceu6 na famigerada batalha de AlccerQuibir, travada a 4 de Agosto de 1578), reenviando antes para o regresso de um heri inominado, cujas faanhas e anelos esto para vir num futuro mais ou menos imediato, que se contrape, como bvio, ao passado histrico revolto. Por outras palavras, se o Desejado o mito de D. Sebastio, doravante Encoberto, num tempo/espao que se afiguram utpicos (ou metautpicos?) e ucrnicos, o D. Sebastio que, um dia, h-de chegar poucas afinidades detm com o D. Sebastio histrico, sendo o espectro mais vivo do que o prprio Rei, configurando-se o mito a partir do espectro, assentando a lenda bases na Histria e assumindo-se, de modo peremptrio, D. Sebastio como Prncipe Desejado e este ltimo como mito do outro D. Sebastio, uma das mais misteriosas silhuetas da monarquia portuguesa7. Assim sendo, ser lcito falar de um messianismo portugus, caracterizado pela entronizao de uma misso a cumprir, ou, pelo contrrio, de um fatalismo messinico, sinnimo de abatimento e inrcia colectivos? Estar o sebastianismo alicerado na decadncia (cujo antdoto a f sebstica encarna) ou indiciar, antes, a esperana (nos antpodas da qual espreita a crise)? Esta antinomia crise-ressurgimento surge magistralmente no poema, infelizmente inconcluso, de Antnio Nobre, O Desejado, no qual o poeta do S, mediante identificao/fuso entre o donzel Anrique e o Rei Menino, transmite, no sob o modo pico (apesar do frvido entusiasmo inerente saudao de uma Lisboa das naus cheia de glria, mas antes numa feio peculiarmente lrico-simblica, um sebastianismo idealista, incentivador da F na Nacionalidade e paliativo para as decepes da Ptria, minada por
II. Aps a derrota, espalhou-se o boato que Sebastio no havia perecido: corria o rumor que uma diminuta guarnio de soldados portugueses conseguira fugir, procurara refgio numa praa forte lusitana e, a fim de lhe serem abertas as portas, inventara a histria que o Rei, embuado, se encontrava entre eles. Assim, nasceu a presuno da oculta existncia do rei [] que encheu o curto reinado de D. Henrique. Depois, com a perda da independncia, essa suspeita [] transforma-se, para muitos, numa verdadeira crena, aproveitada por diversos impostores. (Velloso 1935: 405).
6

Segundo Queiroz Velloso (1935: 398), Sebastio de Resende, moo da guarda-roupa rgia, reconheceu o corpo do

amo, completamente nu, e despiu a sua camisa e ceroulas para o vestir. Supuseram outros que o monarca fugira e, desta feita, houvesse escapado. Se o ponto de vista histrico se afigura de importncia capital, no menos relevante parece ser a perspectiva mtica. Que importa, afinal, que o cadver de D. Sebastio, bastante desfigurado, apresentasse cinco feridas na cabea? O que no deixa de ser crucial a sua ressurreio e regenerao, trampolim para a entrada na lenda, volvida em mito...
7

D. Sebastio, o rei que fez voto de castidade, iniciou um caminho mstico muito mal compreendido pela maioria

dos historiadores modernos. (Mendanha 2005: 202).

154

fero desgaste espoletado pelo Ultimatum, de Albon a Portugal (1890), que varava os alicerces do prestgio secular da monarquia8. Relegando para plano secundrio os vrios textos, de literatura portuguesa, que firmaram o mito, literrio e no literalizado - mas no olvidando, por completo, os notveis contributos de Cames (entronizao dos heris reais do passado) e Fernando Pessoa (glorificao dos heris desencarnados do futuro), bem como outros tantos que no cabem no mbito deste artigo (Poesias de Lus Augusto Palmeirim, Cancioneiro de Joo de Lemos, Ptria de Guerra Junqueiro, Ilhas de Bruma de Afonso Lopes Vieira, Trptico de Antnio Botto e Xcara de D. Sebastio de Vitorino Nemsio, in Seara Nova, ano XXVIII, 1950, ns 1150-1151) -, secundarizando as controversas geradas, na literatura novecentista, em torno do antisebastianismo e do pr-sebastianismo9, abstendo-nos de dissecar o mito, hermeneuticamente falando, do ponto de vista psicanaltico e sociolgico, quedemo-nos, com especial relevo, em duas peas teatrais que no tm sido alvo, pelo menos do nosso conhecimento, de estudo: El-Rei Sebastio, de Jos Rgio10, e O Encoberto, de Natlia Correia. A primeira, publicada em 1949 - e retida pelo veto censrio11 -, fixa de imediato um protocolo de leitura ao exarar, abaixo do ttulo,
8

Por esta altura (1892) destacavam-se, no cosmorama das letras ptrias, Gomes Leal, poeta messinico e verstil

(Claridades do Sul), Guerra Junqueiro, irreverente e satrico (Finis Patriae), mas tambm comovente e popular (Os Simples), Eugnio de Castro, hesitante entre a esttica parnasiana e os primeiros acordes simbolistas (Oaristos), bem como Fialho de Almeida e Ramalho Ortigo, cujas obras Os Gatos e As Farpas no pouco arranhavam e feriam a sensibilidade pblica de antanho. Se Ea de Queirs j havia publicado os seus romances reputados de cruciais, Cesrio Verde ainda se no tornara conhecido, Antnio Correia de Oliveira contava treze anos, Fernando Pessoa era uma criana de quatro anos e Camilo Pessanha, que viria a tecer, na lonjura do Oriente e na solido espoletada pelo pio, uma obra de inestimvel valia, no se adivinhava no horizonte (Cascudo 1967: 5-13).
9

So do conhecimento pblico as posies assumidas por Oliveira Martins (Histria de Portugal), por Sampaio

Bruno (O Encoberto), por Antnio Srgio (Interpretao no romntica do Sebastianismo), por Joo Lcio de Azevedo (A Evoluo do Sebastianismo), por Afonso Lopes Vieira (O Tmulo de D. Sebastio) e por Carlos Malheiro Dias (Exortao Mocidade), indiciando, umas e outras, o descontentamento nacional em diversas etapas da Histria da Lusitanidade.
10

O sistemtico silncio que se faz sobre Jos Rgio , em aparente paradoxo, o testemunho da perenidade dos

valores culturais e humanistas que o escritor defendeu e representa. (Viajar com Jos Rgio 2003: 1).
11

Em missiva endereada por Jos Rgio a seu Pai e datada de [Portalegre] 3/5/56, informa o poeta-romancista-

dramaturgo que recebeu uma carta de Eduardo Brazo, secretrio do SNI, a informar-me de que fora levantada a proibio que pesava sobre El-Rei Sebastio. J pode, pois, tambm esta pea ser representada quando algum a quiser. Escrevi ao Eduardo Brazo uma carta agradecendo-lhe a amabilidade da informao, - e aproveitei a

155

o gnero a que pertence - poema espectacular em trs actos - e convida o leitor a travar conhecimento com um rei obstinado, prestes a lanar-se na africana aventura, fazendo face aos seus Fidalgos, insultando os seus Conselheiros, discutindo com sua Av e no discriminando a exaltao pessoal da convenincia politica. sobejamente conhecido o facto de Jos Rgio, admirador incondicional de Antnio Nobre12 e de Sampaio Bruno13, ter sido em simultneo dramaturgo e teorizador, poeta e artista plstico, havendo reflectido, nos nmeros iniciais da presena14 dados ao prelo numa poca em que escasseavam os textos de esttica teatral, sobre o teatro, ou, melhor dito, na relao de compromisso entre teatro e literatura (Novais 2002), literatura e outras artes, graas a uma indubitvel conscincia metalingustica e meta-semitica15. Assim sendo, escreve, em Li te ra tu ra, que a obra de arte Expresso, sugesto, representao do mundo (interior e exterior) atravs dum temperamento prprio, dum conhecimento pessoal, duma alma individualizada. (Rgio 1977: 101). Sequaz do carcter
oportunidade para lhe dizer, em tom correcto mas firme, algumas verdades um tanto duras no s sobre a recusa de subsdio para Jacob e o Anjo, como sobre a pretensa proteco concedida ao teatro portugus. Esta carta foi reproduzida no Boletim do Centro de Estudos Regianos (1998).
12

Estava penetrado de Antnio Nobre doentia paixo da minha adolescncia, mais tarde admirao j

consciencializada [] (Rgio 2002: 93).


13

J publicara [Jos Rgio] alguns livros de feio didtica [sic] e folhetos de teor polmico. Sampaio Bruno, que

ele muito admirava, fra por si estudado na tese de licenciatura. (Neves 1978: 119).
14

Sobre a presena, considerada em termos de segundo modernismo portugus, Eugnio Lisboa de parecer que,

enquanto os homens do Orpheu (primeiro modernismo) escreveram com sangue, com lava, com fogo, com terra, com lama e com p de diamante, ela representou um feliz e equilibrado compromisso entre a luz e estes ltimos ingredientes [] (1984: 75). Curioso se torna salientar que esta revista, surgida um ano aps o colapso da Primeira Repblica, agrediu com afrontosa coragem a poltica de dirigismo cultural do Estado Novo (Lisboa 1988: 40). De referir ainda que Arte pela Vida e Vida pela Arte (nunca, porm, Arte pela Arte) foram sempre, afinal, os grandes mbiles dos presencistas [...] Acrescente-se a tudo isto a circunstncia de a Presena nunca ter deixado de ilustrar aqueles valores h pouco referenciados atravs de meios e modos que nem eram os de um vanguardismo de ruptura (como acontecera com o Orpheu) nem os de uma implcita desconfiana ante todas as vanguardas (como viria a acontecer com o neo-realismo dos anos quarenta); [...] (Mouro Ferreira 1993: 6-7).
15

Segundo Eunice Ribeiro (2007: 55), o modernismo de Jos Rgio discutvel, posto que um dos muitos dedos

que se lhe apontam vai ter rigorosa e disciplinadssima sintaxe do seu discurso, sua retrica anacronicamente gongorizante, ao seu verbalismo racionalissimamente excessivo e pouco ou nada destrutor. Todavia, conquanto no denegando a gramtica e no pervertendo as estruturas discursivas da tradio, Rgio est atento s palavras, espreita-as, vigia-as, num desejo quase obsessor de apontar as suas limitaes e de colmatar os seus lapsos.

156

tendencioso que a arte detm, no se furta a apontar a ausncia da imaginao psicolgica numa faixa considervel da literatura portuguesa, elogiando em Ibsen trs facetas capitais da sua personalidade artstica, tanto aplicveis ao autor de O Pato Bravo, como passveis de aplicao sua obra dramtica: Profunda intuio psicolgica, alta imaginao potica, ampla sensibilidade moral. (Rgio 1977: 101)16. Rejeitando a concepo de um teatro puramente literrio e questionando-se sobre a existncia de um teatro para ser lido, Rgio advoga o teatro-espectculo, o texto iluminado (Ribeiro 2000), fruto da conjugao do actor, do encenador e dos demais colaboradores (entre os quais os cengrafos, os msicos e os bailarinos). Se, por um lado, no menoriza o papel do elemento literrio, na medida em que a obra se submete ao pensamento unificador do dramaturgo, valoriza, por outro, a praxis cnica (Rebello 2004: 148), posto que s a representao em palco e o contacto com o pblico podero conferir verdadeira vida ao texto, indissocivel dessa imago mundi que o teatro, repositrio completo e complexo das mais variegadas formas de expresso artstica. Nesta ordem de ideias, respiguemos, no ao acaso, algumas didasclias susceptveis de nos dilucidarem sobre o simbolismo dos jogos de luz e sombra, sobre o efeito de uma estilizao expressionista, sobre a intruso de uma farsa mmica e sobre a pertinncia de um bailado rudimentar17. Numa altura em que Portugal vivia sob a gide da censura, adepta do comercialismo incuo e adversria de um questionamento transgressor, num tempo que incentivava tanto o teatro boulevardier (cujas brejeirices se toleravam) como as peas moldadas no realismo burgus tradicional (em que a intensidade dramtica desconhecia aprofundamentos comprometedores), num perodo ps-guerra em que se refreavam quaisquer audcias provenientes dos resqucios simbolistas e vanguardistas do primeiro quartel do sculo (Sena 1970: 313), a dramaturgia regiana18 funda e funde, segundo Jorge de Sena, trs directrizes definitrias do teatro moderno: o
16 17

Este artigo foi publicado na presena, Folha de Arte e Crtica, a 31 de Maro de 1928. noite; e s a luz fosca do luar entra por uma janela de balco aberta ao fundo. [] Toda a restante cena

abafada em penumbra. [...] Toda a disposio dos figurantes deve oferecer um aspecto decorativo, sendo calculada como um quadro construdo. [] Tentar-se-, em suma, no a naturalidade duma cena realista, mas a duma discreta estilizao expressionista. [...] O truo Perna Curta [] Est de joelhos, voltado para o pblico; e dir-seia que ofertando ao mesmo pblico esta pequena farsa mmica - alis importante - cujo efeito depende todo da realizao do actor. (Rgio 1949: 5-30-31-103-104-173).
18

Pertinente se torna transcrever, a respeito do teatro regiano, o curioso depoimento de Joaquim Pacheco Neves

(1988: 98-99), testemunha do seguinte dilogo entre Jos Rgio e o Dr. M.: Como o mdico [Dr. M] nada dissesse,

157

alegorismo potico do ps-simbolismo, o realismo-naturalismo como veculo de questes metafsicas e o experimentalismo das formas expressionistas como reaco rigidez do teatro em voga. Folheando El-Rei Sebastio19, detectamos algumas ideias comuns ao movimento expressionista, entre as quais o confronto entre o Homem Novo e essas personagens-tipos que integram as massas, o duelo alegrico entre o corpo e a alma e entre o ego e o alter ego, a criao de uma atmosfera cenogrfica reflectora do estado de esprito do protagonista e dos deuteragonistas e a intruso de dilogos que, ao invs de cumprirem a sua funo de comunicao, transmitem o desvio da linguagem (Santos 1998), merc de longos monlogos, perpassados de subentendidos. A aco decorre em Lisboa, no sculo XVI, e a cena representa uma antecmara nos Paos onde habita D. Sebastio: este ltimo recorrentemente assolado por estranho sonho, traduzido pela imagem da guia (ou grifa) que abre as asas no meio das cobras e dos crocodilos20, smbolo da anexao castelhana e metfora da impotncia rgia face a uma
comeou a falar [Jos Rgio], a apontar as causas da falta de pblico, da inexistncia de bons actores, do pouco interesse que os autores mostravam por essa modalidade literria. Ningum lia teatro. Os realizadores no tinham ideias, as peas arrastavam-se nos palcos sem uma centelha de imaginao e o que vinha l de fora era mal traduzido e no tinha nenhuma originalidade. [] - O seu teatro por que no representado? - O Villaret diz que os textos no so representveis, que no chegam a interessar o pblico. No sei se sabe que ele se negou a representar a BENILDE OU A VIRGEM ME. Devo dizer-lhe que sofri um grande desgosto. O Villaret em todos os recitais dizia versos meus, mas no compreendeu a pea ou, se a compreendeu, no fez a leitura que ela merecia. Felizmente a Senhora D. Amlia Rey Colao, que a soube ler, semanas depois pediu-me para a levar cena com o sucesso que sabe. O Villaret tinha-se enganado. E, no tocante s salas vazias e s plateias sem ningum, a que se referia o Dr. M., Rgio no deixou de retorquir: O que preciso que o Estado modifique a sua politica de subsdios, que devem ser dados conforme o nmero de bilhetes vendidos e no conforme as companhias existentes. Verdade seja dita, Joo Villaret declamou no o teatro, mas a poesia de Jos Rgio: no Teatro de So Lus, foram aplaudidos a Toada de Portalegre e o Cntico Negro, que podemos, ainda hoje, ouvir no CD-rom Joo Villaret no So Lus (1991, EMI Valentim de Carvalho). Quanto pea El-Rei Sebastio, que Amlia Rey Colao elegeu para comemorar a sua despedida do teatro, ela foi representada em Portalegre, em 19, 20 e 25 de Outubro de 1985. No podemos deixar de referir, nesta sequncia, o CD-rom com gravaes de textos de Jos Rgio pelo prprio: Jos Rgio por Jos Rgio, Movieplay Portuguesa, 1994 [EMP 1003], edio patrocinada pelas Cmaras de Vila de Conde e de Portalegre nos vinte e cinco anos sobre a morte do poeta.
19

S lamentavam [outros] que, mesmo ento, no fosse ele [Jos Rgio] mais adiante, - e no chegasse a parecer-se

com o Fernando Pessoa. [] Paralelamente, houve depois os que [] no reconheceriam direitos de existncia a ElRei Sebastio sem os recusarem a seus parentes das peas anteriores; [] (Rgio 2002: 128-129).
20

Eh!, a guia comeou de abrir as asas no meio das cobras, dos crocodilos [] Cobras e sardes, s deixam

158

sociedade alienada, que se deleita, acomodatcia, na sua prpria alienao. Logo no Primeiro Acto, D. Sebastio aparece como o Eleito, cujas reais ou supostas idiossincrasias constituem alvo de rejeio por parte dos que servem as normas sociais, delas emergindo como produtos estandardizados, desumanizados, que uma determinada actividade ou uma certa deficincia fsica no deixa, pelo seu confrangedor esvaziamento de sentido, de rotular. o caso no s dos Bobos, mas tambm dos trs Fidalgos Conselheiros, oponentes convictos ao sonho sebstico, qualificado por um campo lexical que revela o trplice carcter ciclpico da ambio rgia: a vontade de servir a Deus, o anelo de propagar a Cristandade e o desejo de alargar o Reino21. Se a prosopografia est ausente da pea, a etopeia, em contrapartida, posta ao servio da caracterizao do monarca, que surge menos como uma figura/personagem histrica do que como um smbolo do Ideal, oscilando entre o ser e o parecer, um duplo obscuro (Simes 2000: 37) que a juventude agudiza e que a educao exacerba. Assim que se o Terceiro Conselheiro verbera os transportes juvenis, a imaginao poderosa e o sangue ardente do donzel (Rgio 1949: 80) e se o Segundo Conselheiro censura o sonho, grande em demasia, que se lhe gerou no esprito (Rgio 1949: 89), sua av, a Rainha D. Catarina, no se inibe de lhe lembrar como ainda sois [] to mancebo (Rgio 1949: 65). Em nmero de seis, subsumidas a trs, so as razes elencadas pelos Conselheiros no intuito de dissuadirem o indissuasivo visionrio de uma segunda expedio a frica: as tropas so escassas, pois Filipe II, Rei de Castela, recusa-se a emprestar-lhe soldados; alm do mais, o exrcito real no est adestrado para os percalos blicos, devendo o Rei contratar estranhos que, comprados, no passaro de mercenrios; por fim, o Reino est depauperado, encontrando-se o povo exausto e nu (Rgio 1949: 97). Tacteando a via crstica a percorrer, rondando as fronteiras da cegueira e da loucura e vivendo entre dois mundos, o rei lusitano enfrenta, na passagem do Segundo para o Terceiro Actos, a dupla dimenso do itinerrio existencial. Simo Gomes, o Sapateiro Santo, que impele o
baba na terra baba por onde passam! e s vem terra. E hei-de eu sofrer por causa de eles? sofrer como sofro?! (Rgio 1949: 25-26).
21

Pois j sei o vosso parecer! Impossveis faanhas a realizar, fantsticos imprios a conquistar, proezas que no

cabem nos nossos dias, eis o que so, para vs, os desenhos que alimento. [] Pesastes, ao menos, compreendestes as razes em favor do que projecto? Expulsos os Turcos da Berbria, submetidos os Infiis Cristandade, firmamos a liberdade do Mar Oceano, o fornecimento de cereais para o Reino, a segurana destas costas de Portugal e Castela (Rgio 1949: 83).

159

protagonista a penetrar no seu inconsciente, dissecando a primeira camada, to somente visvel pelos homens prudentes e discretos, inteligentes e experientes, razoveis, a fim de sondar/analisar as cousas ocultas a esses homens e a esses olhos (Rgio 1949: 122). Urge, em tal contexto, realar a alegoria das vozes (de D. Afonso Henriques e de D. Sancho, na ptica do Segundo Moo da Cmara), reprovadoras da cegueira do Rei vergado lisonja dos seus favoritos e cobia de seu tio, Filipe II: s que estas vozes, primeira e segunda, advm de fero autorequisitrio de matriz assimpttica, em que o homo duplex convoca inconscientemente Deus e o Diabo, o Bem e o Mal, o Cu e a Terra, o Esprito e a Carne 22. Nesta sequncia, e com o fito de atingir no a verdade absoluta, mas a verdade possvel, dever o ser perscrutar-se, numa tentativa de dissoluo da persona (o mesmo dizer do eu emprico, reconhecvel na tessitura social) que, uma vez retirada, revelar saciedade o indivduo autntico. Ser, afinal, este desnudamento o sumo responsvel pela transformao do simulacro da individualidade em rosto genuno, consciente da dualidade da sua valncia23. Ferido de morte nascena, cumpre o monarca, aps viso prospectiva carreada pelo sonho proftico, qual memria do porvir, que lhe propicia o Sapateiro Santo (a derrota inglria de Alccer-Quibir, o campo de batalha pejado de cadveres), a sua transmutao espiritual e a unio da essncia e da aparncia, do eu e do outro - Esta abjeco, eu o Desejado (Rgio 1949: 145) -, consumada no abrao simblico entre o Rei histrico e o espectro Real, entre a Histria e o Mito24. Tal processo de metamorfose mais no do que uma viagem inicitica, de estao em estao, desembocando na converso derradeira e na assuno convicta do Homem Novo: alis, se a alma do protagonista exige pureza! a pureza absoluta, que permite as grandes obras.
22

Eugnio Lisboa (1980: 65) de parecer que estas antinomias surgem como smbolos talvez demasiado grosseiros

mas, em todo o caso, dramaticamente operacionais, a demarcar esse percurso de ascenso insuportavelmente lenta at uma pretendida simplificao, cujo estgio ltimo de pureza h-de coincidir com uma Morte (que como quem diz, Ressurreio).
23

Pensei que me faria bem confessar tudo! dizer tudo que julgo saber de mim: o que tenho calado e ocultado, ou

no tenho querido ver eu mesmo [] Talvez consiga mostrar-me ao invs do que sou viver por fora como se no trouxesse a morte comigo. [] E nem por fora sei viver e disfarar, muitas vezes (Rgio 1949: 135-136).
24

[] um dos vultos cados [no campo de batalha] Ergue-se com movimentos lentos, como vindo a si dum torpor.

[] Veste uma armadura resplandecente. E avana devagar, hirto, espectral, como uma apario, [] El-Rei Sebastio volta-se ento para ele: [] vai uns passos ao seu encontro. [] Apertam-se os dois, El-Rei e a Apario, num abrao to estreito que, por segundos, formam um s vulto. (Rgio 1949: 172-173).

160

(Rgio 194:141), se a existncia verdadeira a que no morre, a que se compra com a morte e o cativeiro, a que passa pela sujeio e pela vergonha, bem como pela execrao dos juzos de valor ditados por uma mentalidade estreita, e se o final da linha de vida, conforme isotopia do teatro regiano, emblematiza o triunfo da alma sobre a sociedade, imprevisvel no se torna o explicit deste poema espectacular: conhecendo, doravante, a sua estrela funesta, indiferente a um passamento perfunctrio superado pela posteridade gloriosa, desejoso de ver findo esse tdio que subjaz vivncia de um dia aps um outro, ordena o protagonista que se cumpra o guio, que a morte se vista de luxo, que as cordas das violas e das guitarras repercutam a faanha imorredoura e que os clarins anunciem a alvorada sonora do grande dia em que a Nao se perder: Decerto! decerto. que hoje um grande dia. Realmente, um dia para cumprimentos. Pois aceito os vossos! E perdoai que j vos deixe. [] Porque resolvi, est resolvido! [] Definitivamente resolvido. (Rgio 1949: 185). De no olvidar se torna o realismo da pea em causa, patente quer no discurso dos bobos e no intertexto invocado, quer na fidelidade Histria e na pintura, bem documentada, da saga do Desejado. No que respeita ao primeiro ponto, quedemo-nos nos no andinos dilogos e nas tiradas algo contundentes dos dois trues25, sobejamente esclarecedores da stira poltica e social, da crtica realeza e organizao hierrquica da sociedade. No tocante perspectiva intertextual, atentemos na tirada de Simo, que cita Bandarra 26
25

Pote de Gordura, indignado: Quem que tem uma cabea mesmo de si?! No te faas parvo! O teu ofcio dizer

cousas sem cabea. / Perna Curta: Pois eu torno-te a dizer que tenho mesmo cabea: tenho e tenho! O senhor rei proibe-me de ter cabea? / Pote de Gordura: Qual o senhor rei que tolera cabea aos seus bobos?! [] Perna Curta: [] A gente comeou-se a rir mas foi pelo hbito O senhor rei perdoa: o senhor rei no d pontaps aos seus ces Pote de Gordura: Manda dar, manda dar Manda-os morder pelos outros ces. (Rgio 1949: 52-53-176177).

26

Ver o incio da estrofe XCIV do Sonho Segundo: O quem tivera poder/para dizer,/Os fonhos, que homem

fonha? (Trovas do Bandarra 1989: 41). Do ponto de vista de Antnio Carlos Carvalho (2002: 36-37), as Trovas do Bandarra, talvez por terem sido inspiradas pelo tom e esprito das profecias bblicas, conheceram fortuna entre os cristos-novos e os cristos-velhos sebastianistas portugueses, quer em Portugal, quer por terras de dispora e locais de desterro.

161

sem, todavia, localizar a citao, bem como nas citaes, tambm no localizadas27, de Os Lusadas de Lus Vaz de Cames, que Lus de Alcova declama enfaticamente e cujo contraponto pardico de imediato entoado por um dos bobos. ento que o fidalgo Lus de Alcova recita, num tom convencional, a oitava sexta do Canto I de Os Lusadas28 (Rgio 1949: 39), os trs primeiros versos da oitava sete do Canto I29 e a oitava quinze do mesmo Canto30 (Rgio 1949: 43-44), cujos ltimos dois versos El-Rei insiste em repetir: De exrcitos e feitos singulares/De frica as terras (Rgio 1949: 44). Ainda neste contexto, pergunta El-Rei a Lus de Alcova se h, porventura, outros poetas que lhe fazem versos31 No que diz respeito fidelidade histrica, atentemos, com prudncia, em certas passagens de El-Rei Sebastio, cotejando-as com as pequenas histrias e estrias que fizeram a Histria. 1.Quando vs nascestes, era vosso pai morto.[tirada de D. Catarina] (Rgio 1949: 70, 168) aluso ao nascimento do desafortunado monarca.32
27

El-Rei: Lembras-te [Lus de Alcova] que ficaste em me dizer aqueles versos daquele poeta, o que ps em

verso as glrias do Reino? um poeta de grande merecimento, no ? [] Como se chama ele, que me esquece agora o seu nome?/ Lus de Alcova: Lus de Cames, meu senhor. [] El-Rei: isso: Lus de Cames. Tu disseste bem aquele trecho, h dias. s vezes, ao sero, no desgosto de ouvir versos. Sabes mais algum trecho seu? (Rgio 1949: 36-37-38).
28

E vos bem nafcida fegurana/Da lufitana antigua liberdade,/E no menos certifsima efperana,/De aumento da

pequena Chriftandade:/Vos o nouo temor da Maura lana,/Marauilha fatal da noffa idade:/Dada ao mundo por Deos q todo o mande,/Pera do mundo a Deos dar parte grande./ (Cames 2004: 7).
29

Vos, tenro, & nouo ramo florecente,/De hua aruore de Christo mais amada/Que nenhua nafcida no Occidente [...]

(Cames 2004: 7).


30

E em quanto eu eftes canto, & a vos nam poffo,/Sublime Rei, que nam me atreuo a tanto,/Tomay as redeas vos do

Reino voffo,/Dareis materia a nunca ouuido canto:/Comecem a fentir o pefo groffo/(Que polo mundo todo faa efpanto,)/De exrcitos, & feitos fingulares,/De Affrica as terras, & do Oriente os mares. (Cames 2004: 10).
31

Lus de Alcova: Sim, meu senhor: Diogo Bernardes, Antnio Ferreira, Diogo de Teive, Andrade Caminha

(Rgio 1949: 49).


32

D. Joo III, seu av, era casado com D. Catarina: dos numerosos filhos nados, sobrevivera to somente um nico

herdeiro varo, o Infante D. Joo, bem jovem e muito enfermo. As presses polticas e os interesses das monarquias de Castela e de Portugal haviam apressado o seu conbio com a bela princesa Joana, filha do Imperador Carlos, matrimnio com que rejubilou a nao lusitana, posto que havia grave risco de perda de independncia caso o Infante D. Joo falecesse sem herdeiro. Quando se espalhou a boa nova de que D. Joana esperava um filho, transformou-se a ansiedade em alegria, volvida em entusiasmo contagioso, que encheu as ruas e as Igrejas de cnticos e de Te Deum: Entre as oito e as nove horas da manh nasceu o prncipe; e quando das janelas do palcio anunciaram ao povo,

162

2.Amo-vos como vosso neto agradecido. Respeito-vos como actual chefe, [] Meu av e senhor, El-Rei D. Joo III, foi decerto um grande rei; mas no o modelo que tomei por meu. (Rgio 1949: 65-69) - educao do Rei, por sua Av e pelos Jesutas, enquanto criana e adolescente. 3. Falais [tirada de El-Rei] por demais no meu mal! (Rgio 1949: 67) - mistrio da sade frgil do Desejado33. 4. A derrota lendria de El-Rei D. Sebastio (contra os Mouros) em Alccer-Quibir34

- e o destino dos Fidalgos regianos35.

5. Numa Ilha ignota que ele agora vivia, o Encoberto e o Desejado de sempre. E um dia viria, numa alvorada de nvoa, resgatar o seu Reino da pobreza e da vergonha. (Rgio 1949: 171) seria nesta conjuntura que o Capito de Deus, o Desejado, se transmutaria em Encoberto, dado que, do ponto de vista de Sampaio Bruno, ele no morrera porque o seu Symbolo vivo no morrera tambm; a sua encarnao heroica conseguira salvar-se, afinal, da desesperao sanguinosa da batalha perdida. (Bruno 1904: 137). Vinte anos volvidos sobre a publicao de El-Rei Sebastio, sai a lume O Encoberto de

aglomerado na larga praa fronteira, que D. Joana dera luz um filho varo, foram to gerais, to clamorosas as expanses de alegria e de jbilo, como enormes eram o desassocgo [sic] e o cuidado em que, h dezoito dias, todos viviam. Na realidade, s o nascimento dum prncipe podia afastar de Portugal o perigo de ser o reino herdado pelo infante D. Carlos, de Espanha. (Velloso 1935: 16).
33

Apesar do seu mal, cedo Sebastio se exercitou na caa e na arte da guerra. Se, com o seu preceptor, aprendeu os

feitos gloriosos dos antepassados em terras de frica e no longnquo Oriente, as leituras suscitaram nele o desejo veemente de derrotar a Mourama e de reconquistar as praas de frica, reabrindo, deste modo, o caminho aos Portugueses.
34

Visto que os soldados lusitanos no estavam habituados a travar batalha em campo aberto (ao invs dos Mouros,

adestrados para o conflito blico), mas sim em defender as praas fortes, a escolha de terrenos planos perto de Alccer-Quibir revelou-se um erro crasso e fatal. Segundo os historiadores, foram os primeiros momentos da refrega favorveis aos Portugueses. De seguida, a situao, a que no foi alheia a tenra idade do Rei, tornou-se crtica quer para o exrcito cristo, quer para o monarca, que, a, se perdeu, ao perder a vida e a Nao, que trajou de luto.
35

Os fidalgos entram. [] So em nmero de seis, todos novos, e do pelos nomes de Cristvo de Tvora, Lus de

Alcova, Jorge de Alencastre, Lus da Silva, Duarte da Silva, Fernando de Mascarenhas. (Rgio 1949: 30). Destes seis fidalgos, Cristvo de Tvora, Lus de Alcova, Jorge de Alencastre e Fernando de Mascarenhas pereceram, enquanto Lus da Silva foi resgatado como plebeu. No conseguimos averiguar o destino de Duarte da Silva (Velloso 1935: 407-410-419).

163

Natlia Correia - admiradora do poeta Jos Rgio36-, cuja aco decorre num largo da CorteContarina, bairro mal afamado da Veneza do sculo XVI, e se inspira no quarto falso D. Sebastio37, de nome Marco Tullio Catizone, conhecido por Calabrs. No se afiguram despiciendas algumas palavras sobre este impostor, que deixou certas dvidas quanto sua identidade: D. Joo de Castro, neto do vice-rei homnimo e partidrio da causa de D. Antnio, reconheceu D. Sebastio, espalhou a notcia do seu cansao e da sua dificuldade em falar portugus, consequncias bvias das provaes sofridas, e inquietou seriamente Castela, mais inclinada, porventura, a denunciar um embusteiro do que a identificar o no esperado monarca de 44 anos! Original , a todos os nveis, a pea em causa, que engloba, no seu palco, um teatro, O Purgatrio dos Comediantes, cujos artistas interpretam um entrems intitulado As desventuras do Rei Encoberto Que Para penar Seus Pecados Palmeia o Mundo Sujeito s Agruras Do Mesmo A Fim De Ser Perdoado Pelo Senhor E Regressar Ao Seu Reino (Correia 1969: 13-14), representado, para um pblico de mendigos, bbedos, rufias e vendedeiras de fruta e hortalia, por Bonami, primeiro actor. Enquanto Floriana surge, por entre as cortinas corridas desse intrateatro, a anunciar o prosseguimento do espectculo, dialogam no proscnio Alessandro, vadio palavroso e obviamente trapaceiro, e D. Joo de Castro que, segundo informao do primeiro, se deslocou Serenissima com o escopo de encontrar o Desejado, que para os maus patriotas um cadver, enquanto que para os que se opem ocupao estrangeira, continua vivo (Correia 1969: 14). Quando se abrem as cortinas de O Purgatrio dos Comediantes e Bonami entra em cena, no papel do andrajoso e arrependido D. Sebastio, demonstrando ao mundo a vantagem de se matarem os heris nascena (Correia 1969: 18), D. Joo de Castro apresta-se, lesto, a trocar o extrateatro pelo intrateatro, a tomar como verdadeiro D. Sebastio o D. Sebastio falso, caindo de joelhos nos degraus, e a merecer um humorstico remoque por parte dessa mestre de cerimnias de nome Floriana: Fora daqui! No v que est a empatar o espectculo? Deixe ganhar o po a quem precisa. (Correia 1969: 19). A partir do volte-face inopinado, junta-se aos comediantes D. Joo de Castro, cuja entrada no estava
36

Os meus primeiros deslumbramentos em poesia, poesia portuguesa, foram Fernando Pessoa, Mrio S-Carneiro,

Rgio, Antnio Nobre [] (Correia 2004: 56).


37

Dos quatro pseudo-Sebasties - o rei de Penamocor, o ermito da Ericeira e Gabriel de Espinosa -, apenas o

quarto, o Calabrs, passvel de integrao no sebastianismo, porquanto foi identificado por D. Joo de Castro como sendo o Encoberto. Aps algumas aventuras e desventuras, o impostor foi executado em San Lcar, no ano de 1603 (Besselaar 1987: 70).

164

exarada no guio - Sou D. Joo de Castro, desterrado da minha ptria por me opr ao invasor castelhano [] Se este homem no D. Sebastio, que eu seja condenado por blasfemo e hertico. (Correia 1969: 22) -, enquanto Bonami e D. Sebastio passam a ser uma s pessoa ou, melhor dito, a saudade do passado para os descrentes e a saudade do futuro para os loucos (Correia 1969: 26). Na 2. Cena que Carlos Wallenstein demarcou na pea de Natlia Correia (seguimos, para a nossa exegese, as divises dos trs Actos da pea em Cenas, assinaladas por Carlos Wallenstein no seu exemplar), surge, no Purgatrio dos Comediantes intensamente iluminado, Filipe II, que percorre a cena como se quisesse agarrar uma sombra, que ouve na lonjura uma cano que se aparenta aos destrambelhos de um analfabeto que os portugueses tm por profeta (Correia 1969: 31) e que, aps uma troca de impresses com Cristvo de Moura, ordena que se faa circular, por Lisboa, a notcia do regresso do Encoberto: Os portugueses tero o D. Sebastio que a sua insnia merece. Para tal encomendaremos ao diabo uma manh de nevoeiro. Post Scriptum: Se no nos rirmos da loucura, ela transforma-se numa coisa sria. (Correia 1969: 37). Na 3 SC, -nos dado visualizar o povo lisboeta, que delira com a boa nova. O palco ilumina-se, desaparece O Purgatrio dos Comediantes, o fundo do extrateatro representa um cais enevoado, os populares repetem a trova de um profeta - Vejo vir o Encoberto/que h-de expulsar os tiranos./Portugal ser floresta/de forcas de castelhanos. (Correia 1969: 38) - e assassinam o Licenciado Belchior do Amaral, por este afirmar, convicto, que o cadver do Desejado havia sido avistado, por vinte fidalgos, em Alccer-Quibir. E eis que, Durante o recitativo, a proa de uma galera emerge fantasmagricamente [sic] da nvoa na Esquerda, ao fundo (Correia 1969: 47). Ao longo das seis Cenas do Segundo Acto, Bonami-Rei ora despe a pele do Rei que ameaa ser o carrasco do actor, denunciando os efeitos auto-destrutivos da sua arte e assumindo o seu estatuto de comediante, ora se assume como monarca, denegando o papel que desempenha no entrems que est a ser representado. Afinal, se para Bonami-Rei somos quem supomos ser (Correia 1969: 85), D. Joo de Castro deixa bem claro a relevncia da morte do Rei-Desejado (mesmo que do falso se trate), trampolim para a recrudescncia da aura mtica: Que sobreviva a esperana no regresso do Rei Encoberto. Se morreres como D. Sebastio contigo se extingue toda a miragem de liberdade para este povo. Incrvel e intemporal, esse rei de lenda para os oprimidos a sensao de um grito por dar. (Correia 1969: 84). Transitando para o Terceiro Acto, Bonami-Rei, aps julgamento que lhe

165

desfavorvel e durante o suplcio que lhe inflige Cristvo de Moura, hesita entre a verdadeira identidade (a de um actor com gnio) e a alteridade, que o messianismo lusitano sacrificialmente lhe exige: Tirem-me daqui! Que raio de pea esta? [...] Isto no coisa que se faa a um pobre actor. [...] Sou D. Sebastio. (Correia 1969: 106-107). Atado a um pelourinho, na praa principal, e objecto de chacota generalizada, Bonami-Rei ainda rene foras para confessar que tem o dom de me [se] iludir. Sou um esteta. (Correia 1969: 112), antes de se submeter faceta trgica do papel armadilhado da personagem que encarna. Tal hesitao torna-se de sobremaneira evidente, em segmento frsico proferido, atravs da incidncia alternada nas slabas finais ora de Sebastio, ora de actor, fazendo ressaltar o tema do duplo: Um pobre actor... Sebastio... Actor... o... or... (Correia 1969: 107). No momento em que se abrem as cortinas de O Purgatrio dos Comediantes, -nos dado visualizar um cadafalso, junto do qual se encontram Bonami-Rei e o seu Carrasco, e partilhar de uma interessante reflexo quer sobre o carcter enigmtico desta figura mtica de inspirao, quer sobre a esttica teatral, passvel de absoro da iluso referencial38. O acm da originalidade desta pea , sem sombra de dvida, o seu explicit, que no deixa de firmar a matriz fundadora e dinmica do mito: em primeiro lugar, transita-se, por reviravolta temporal inopinada, do sculo XVI para o sculo XX, altura em que Os que viram expirar o actor aguardam, no decorrer dos sculos, notcias da pessoa intemporal que o actor foi no tempo. (Correia 1969: 118); de seguida, se os tempos mudaram, as mesmas personagens regressam ciclicamente, como o caso do Licenciado Belchior do Amaral39, que abraou a cincia, sendo agora o Fsico Belchior do Amaral, designao mais consentnea com o sculo XX. (Correia 1969: 120); do mesmo modo, o Encoberto, na era moderna e futurista em que a Cincia impera altaneira, ainda ansiosamente esperado, contemplando os populares no as margens do Tejo...

38

D. Joo de Castro [...] Ora a verdade que o condenado um actor que se d ares de fantasma da vossa

conscincia. De D. Sebastio s tem o guarda-roupa. [...] 2 Mulher - Pois sim, o que ns estamos a ver na nossa frente um cadafalso. / D. Joo de Castro: Isso o que vocs querem ver. Os palcos no servem para outra coisa. [...] A arte insolente. Abusa do facto de vocs serem muitos e no poderem decidir o que verdade. (Correia 1969: 115-116).
39

Belchior do Amaral foi Corregedor da Corte de D. Sebastio.

166

mas o cu, um outro planeta40 que no a Terra41. A fim de simbolizar esta expectativa lusitana, cujo trmino se desconhece (pelo facto de no ter trmino), Natlia Correia deixa inconclusa a sua pea, fundindo-se o tema do regresso do rei que h-de vir no-se-sabe-quando com a aco que continua, mas no mais acaba... Transitemos, doravante, para a sinopse comparativa/conclusiva das duas peas.
El-Rei D. Sebastio (Jos Rgio/1949) O Encoberto (Natlia Correia/1969) Protagonista El-Rei Sebastio (a aco Protagonista Bonami-Rei, o falso Rei D. Sebastio (a decorre em Lisboa, no sculo XVI). aco decorre em Veneza, no sculo XVI, e em Lisboa, no sculo XX). Fidelidade s pequenas histrias da grande Livre recriao/adaptao de um episdio histrico (o Histria, na senda de O Encoberto de Sampaio caso de Marco Tullio Catizone, o Calabrs 1598Bruno. 1602). Documento de interesse scio-histrico sobre o Documento sobre o homem universal, repassado de homem quinhentista. aluses polticas [ex: o Capito, Chefe do EstadoMaior da Resistncia (1969: 56-57); Guerrilheiros armados (1969: 57); contra a propriedade privada (1969: 59); Pugnamos por um mundo livre (1969: 59); Oh, camarada (1969: 58); lepra de colaboracionista (1969: 43). Conflito entre o ser e o parecer, o eu e o outro: Antinomia Arte/Vida, iluso teatral e iluso referencial: o tema do duplo. o tema do duplo. Ideias e temas expressionistas. Realismo cru: rumo a um teatro de interveno? Alegorismo ps-simbolista. Teatro dentro do teatro, palco dentro do palco: o intrateatro como mise en abme do extrateatro. Stira - velada - da realeza e da aristocracia, Stira truculenta da sociedade (nobres, banqueiros e veiculada pelo discurso dos trues. juzes), da religio (padres), da guerra e da poltica. Perspectiva intertextual: citaes (das Trovas do Pastiche e pardia do intertexto (detectvel pela Bandarra e de Os Lusadas) e aluses obra de competncia do leitor), reenviando s Trovas do Diogo Bernardes, Antnio Ferreira, Diogo de profeta e a alguns episdios bblicos: O galo canta Teive e Andrade Caminha). trs vezes e o dia abre-se como uma navalha. (1969: 67). Encenao do mito do Desejado. Encenao do mito do Encoberto. Suicdio do Rei como condio sine qua non Assassnio do Rei como condio sine qua non da da sobrevivncia do mito. sobrevivncia do mito. Do entre-dito e do inter-dito proibio. Do entre-dito e do inter-dito censura.
40

3 Mulher: Uma intrujice, h? O que eles inventam para abafar a voz dos profetas que dizem que D.Sebastio est

exilado num planeta onde o tempo no apodrece a carne e que h-de vir numa dessas naves. [...] / 1 Homem (Olhando o cu.) Companheiros da Liga Pr-Visitantes do Espao! No em vo que de nosso s temos o cu. Vejam! Um navio de prata rompe as nuvens. Todos cravam os olhos no cu. 2 Mulher: ele, o Rei que sempre volta quando o mundo tem o rosto de uma hiena. (Correia 1969: 121-122).
41

Afigura-se-nos pertinente assinalar que o Dirio de Notcias de 21 de Julho de 1969, para alm do ttulo da

manchete - Os Homens na Lua -, consagrou oito pginas ao relato do maior acontecimento do mundo: a chegada do homem Lua.

167

Que nos seja permitido, ainda neste contexto, referir a balada42 que, em 1967, dois anos antes da publicao da pea de Natlia Correia - que, alis, admirava o vocalista do grupo43 -, marcaria, com estrondoso xito, a estreia do Quarteto 1111. Censurada pelo regime e, hoje, revisitada44, passou no programa Em rbita, no Rdio Clube Portugus45. Cumpre-nos, doravante, fazer algumas reflexes e tecer certas conjecturas, de teor mais ou menos conclusivo: Primo - O mito literrio de D. Sebastio, o nosso mito arturiano46, parece surgir de sobremaneira em perodos de crise, ruptura e decadncia. Assim sendo, quedmos-nos em trs produes (duas teatrais e uma musical) dadas ao prelo durante o Estado Novo: Jos Rgio, pela via da crtica teatral, no deixou de, mais ou menos directamente, criticar o Governo, chefiado, ento, por Antnio de Oliveira Salazar47; Natlia Correia, opositora ao regime at 1974,

42

Reproduzimos parcialmente a letra de A lenda de El-Rei D. Sebastio, a partir do single original: Fugiu

dAlccer-Quibir/ El-Rei D. Sebastio/ Perdeu-se num labirinto/ Com seu cavalo real./ As bruxas e adivinhos/ Nas altas terras beirs/ Juravam que nas manhs/ De cerrado nevoeiro/ Vinha D. Sebastio. / [].
43

Uma vez, Jos Cid diz a Ary dos Santos que nunca iria gravar nada dele: Primeiro, porque colaborava muito com

a Natlia Correia, depois porque tinha a minha prpria criatividade. [] A Natlia Correia admirava-me imenso. Eu sou o cantor que mais poesia canta da Natlia Correia e ela passou muitas vezes aqui por casa. Cantei temas do Cancioneiro Medieval adaptados por ela: poemas originais dela (ap. Pires 2007: 94).
44

Quarenta anos depois, em 2007, e na sequncia do lanamento da primeira biografia do grupo escrita por Antnio

Pires, o Quarteto 1111 regressou ao palco e actuou em Lisboa. Ver O Primeiro de Janeiro de 23 de Outubro de 2007, o Dirio de Notcias de 23 de Outubro de 2007 e o Dirio de Notcias de 24 de Outubro de 2007.
45

Em rbita vai proceder hoje transmisso de um trecho de msica popular portuguesa. [...] Tendo por ttulo A

Lenda de El-Rei D. Sebastio, escrito por um portugus, tocado e cantado por portugueses. No vamos fazer uma apreciao exaustiva desta gravao, das suas qualidades que so muitas, e dos seus defeitos que ter alguns. [] O que neste trecho impressiona mais, o que nele se inclui de mais nitidamente indito, que em cima de uma melodia de encantadora simplicidade, h uma histria singela, popular, portuguesa, dita em versos directos, certeiros, desenfeitados. Conta-se uma histria, uma lenda. [] Depois, um tema eterno, de criao nacional e de validade perene e universal. um Sebastianismo colectivo que na lenda se retrata. [...](ap. Pires 2007: 28-30).
46

Ao mito sebstico no so alheias as reminiscncias das lendas arturianas. Alis, o Rei Artur, que haveria tambm

de regressar da ilha Avalon, era conhecido na tradio literria, pois grassava em Portugal uma preferncia nitidamente acentuada pelos romances de cavalaria do ciclo arturiano: No morrera [D. Sebastio], como no morrera Arthur, que estava em Avalon. (Bruno 1904: 137).
47

Presidente do Conselho de Ministros de 1932 a 1968, faleceu em 1970. A manchete do Dirio de Notcias, edio

especial de 27 de Julho de 1970, assinalou o seu falecimento: Portugal est de luto. Morreu o Presidente Salazar.

168

salientou-se pela sua corajosa interveno poltico-cultural face primavera marcelista48; quanto ao Quarteto 1111, o seu erro poltico em mais no parece ter consistido do que em propagar a fuga do Rei Menino, tendo sido forado a substituir o pretrito perfeito Fugiu pelo advrbio Depois; Secundo No sculo XXI, o mito literrio continua redivivo, atravs das suas variantes que a invarincia mitmica firmou, invadindo as letras ptrias sob a forma de romance histrico. Prova flagrante desta revivescncia no s A Saga do Rei Menino, de Antnio Cndido Franco, mas tambm D. Sebastio e o Vidente, romance de conspirao, mistrio e revelao, de Deana Barroqueiro, uma apaixonada pela lngua e cultura portuguesas, em particular dos sculos XVI a XVIII49; Tertio Ter o mito de D. Sebastio perdido a sua feio interventiva ao haver-se cruzado com esse outro mito que a saudade do passado? Cremos bem que sim. S o tempo, porm, o dir... talvez numa manh de nevoeiro50?

BIBLIOGRAFIA

BARROQUEIRO, Deana (2006) D. Sebastio e o Vidente. Porto, Porto Editora. BESSELAAR, Jos van den (1987) O Sebastianismo Histria sumria. Lisboa, Instituto de Cultura e Lngua portuguesa, col. Biblioteca Breve. (BRUNO) SAMPAIO, Jos Pereira de (1904) O Encoberto. Porto, Livraria Editora Moreira. CAMES, Lvis Vaz de (2004) Os Lvsiadas. Fac-Simile da Edio Princeps. Braga, Universidade do Minho. Prefcio de Vtor Aguiar e Silva. CARVALHO, Antnio Carlos (2002) Introduo s Profecias de Bandarra. Sintra, Colares Editora. CASCUDO, Lus da Cmara (1967) Apresentao de Antnio Nobre. Poesia. Rio de Janeiro,
48

Marcelo Jos das Neves Alves Caetano, Chefe do Governo de 68 a 74, foi deposto aquando da Revoluo dos

Cravos e obrigado a exilar-se.


49

No estranhes, meu fidelssimo e j saudoso leitor, se os pareceres se afiguram muitos e diferentes, [] pois nem

sequer dos trs reis se soube de forma segura a maneira como morreram, to contraditrios foram os relatos das testemunhas, sobretudo quanto ao destino do Desejado, que, at hoje, segue envolto em espesso nevoeiro por ningum ter podido dar a certeza da sua morte. (Barroqueiro 2006: 628).
50

A manh de nevoeiro. Por manh entende-se o princpio de qualquer coisa nova - poca, fase ou coisa

semelhante. Por nevoeiro entende-se que o Desejado vir encoberto; que, chegando, ou chegado, se no perceber que chegou. (Pessoa 1986: 652).

169

Livraria Agir Editra. CORREIA, Natlia (1969) O Encoberto. Lisboa, Galeria Panorama (exemplar pertencente a Carlos Walenstein, com data de Outubro de 1970, legado por Jos Wallenstein ao Teatro Nacional de S. Joo e que a Sr. Dr. Paula Braga nos permitiu, generosamente, consultar). LISBOA, Eugnio (1980) Poesia Portuguesa: do Orpheu ao Neo-Realismo. Lisboa, Ministrio da Educao e Cincia, Instituto de Cultura e Lngua Portuguesa, col. Biblioteca Breve. ----- (1984) O segundo modernismo em Portugal. Lisboa, Ministrio da Educao, Instituto de Cultura e Lngua Portuguesa, col. Biblioteca Breve. ----- (1988) Jos Rgio ou a Confisso Relutante. Estudo crtico-biogrfico e antolgico. Lisboa, Edies Rolim. MARQUES, Joo Francisco (2003), Viajar com Rgio. Porto, Delegao Regional da Cultura do Norte, Edies Caixotim. MENDANHA, Victor (2005) Histria Misteriosa de Portugal. Lisboa, Editora Pergaminho, Lda. NEVES, Joaquim Pacheco (1978) Evocao de Jos Rgio. Doena e Morte. Vila do Conde, Edies Ser. ----- (1988/1989) Os Desenhos de Rgio, Vila do Conde, Edio da Cmara Municipal de Vila do Conde. NOBRE, Antnio (1985) Despedidas (1895-1899). Porto, Livraria Chardron de Lello & Irmo Editores, Prefcio de Jos Pereira de Sampaio (Bruno). NOVAIS, Isabel Cadete (2002) O teatro de Jos Rgio: o compromisso entre o teorizador e o dramaturgo. Boletim (Centro de Estudos Regianos, Cmara Municipal de Vila do Conde). 10-11: 54-60. PASCOAES, Joaquim Teixeira de (1915) Arte de ser Portugus. Porto, Edio da Renascena Portuguesa. PESSOA, Fernando Antnio NOGUEIRA (1986) Obra Potica e em Prosa. Porto, Lello & Irmo Editores, Volume III. PINTO, Paulo Jorge de Assuno RODRIGUES TEIXEIRA (1985) Do Direito ao Imprio em D. Sebastio. Lisboa, Edies UL Universidade Livre. PIRES, Antnio Machado (1982) D. Sebastio e o Encoberto. Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian.
PRESENA

(1993) Edio facsimilada compacta. Lisboa, Contexto Editora, 3 vols.

170

REBELLO, Luiz Francisco (2004) Teoria e praxis do teatro em Jos Rgio. Estudos Regianos (Centro de Estudos Regianos, Cmara Municipal de Vila do Conde). 12-13: 143-148. RGIO, Jos [Pereira, Jos Maria dos REIS] (1949) El-Rei Sebastio, poema espectacular em trs actos. Coimbra, Atlntida. ----- (1977) Pginas de doutrina e critica da presena (Obras Completas). Porto, Braslia Editora (Volume Pstumo). ----- (2002) Posfcio de 1969. Em: Poemas de Deus e do Diabo. Vila Nova de Famalico e Herdeiros de Jos Rgio, edies quasi, col. Biblioteca Uma existncia de papel. RIBEIRO, Eunice (2000) Ver. Escrever Jos Rgio, o texto iluminado. Braga, Centro de Estudos Humansticos, Universidade do Minho. ----- (2007) Arte Rgia, Publicaes Pena perfeita. SANTOS, Elsa Rita dos (1998) Ideias expressionistas no teatro de Jos Rgio. Boletim (Centro de Estudos Regianos, Cmara Municipal de Vila do Conde). 3: 54-58. SENA, Jorge de (1970) Algumas notas sobre o teatro de Jos Rgio. Em: In Memoriam de Jos Rgio. Porto, Braslia Editora (Primeira Edio). SIMES, Manuel (2000) O duplo obscuro, ou seja, a tenso entre o ser e o parecer no teatro de Jos Rgio. Boletim (Centro de Estudos Regianos, Cmara Municipal de Vila do Conde). 6-7: 36-39. SOUSA, Antnia e PONTE, Bruno e GUIMARES, Drdio e SOEIRO, Edite (2004) Entrevistas a Natlia Correia. Lisboa, Parceria A. M. Pereira, Livraria Editora, Lda. TEIXEIRA, Antnio Braz (1998) Breve Nota sobre o teatro de Jos Rgio. Boletim (Centro de Estudos Regianos, Cmara Municipal de Vila do Conde). 3: 79-81. Trovas do Bandarra (1989) Reproduo fac-similada da Edio de Nantes (1644). Lisboa, Edies Inapa. VELLOSO, J. M. de Queiroz (1935) D. Sebastio (1554-1578). Lisboa, Emprsa Nacional de Publicidade.

171

Potrebbero piacerti anche