Sei sulla pagina 1di 1

Paredes Corta Fogo

p>Art. 261 - As edificaes industriais e comerciais com depsito, que tiverem como exigncia as paredes corta-fogo, devero atender ao que preceitua este captulo.

Art. 262 - As paredes corta-fogo, devero apresentar as seguintes resistncias ao fogo, em funo do risco a proteger: I - Leve 3 horas; II - Mdio 4 horas; III - Elevado 6 horas. Pargrafo nico - Se existirem dois ou mais pavimentos, dever ser observada a seguinte resistncia:
RISCOS Leve Mdio Elevado 2 Pavimentos 1 3 4 6 2 3 3 4 1 4 6 8 3 Pavimentos ou mais 2 3 4 6 3 ou + 3 3 4

Art. 263 - As paredes corta-fogo devem ter resistncia suficiente para suportar, sem grandes danos, impactos de cargas ou equipamentos normais em trabalho dentro da edificao. Art. 264 - Devem ainda ser capazes de permanecer eretas quando entrar em colapso a estrutura metlica enfraquecida pela ao do fogo. Art. 265 - As aberturas em paredes corta fogo devero possuir proteo por portas corta-fogo. Art. 266 - As aberturas no podero exceder s dimenses de 2,75 m de altura e 3,00 m de largura, referidas no Art. anterior. Art. 267 - Em caso de esteiras rolantes, dever ser sempre procurada a utilizao por meio de tnel ou por fora da parede, com protees metlicas na entrada e na sada; $ 1 - Quando essas solues do Art. anterior no forem viveis, desde que tecnicamente comprovadas, as aberturas das esteiras rolantes devero ser protegidas por portas corta-fogo, com ferragens adaptadas para os casos particulares ou por cortina d'agua (nebulizada em alta velocidade). $ 2 - Em qualquer caso, correias combustveis no podero transpor s aberturas; Art. 268 - As aberturas tero as soleiras, as ombreiras e a verga em concreto, tendo adaptado soleira uma chapa de ferro; e devero ser protegidas por cantoneiras de ferro as arestas da abertura com no mnimo 0,25 m de aba; Art. 269 - A soleira dever ser 0,07 m, no mnimo, mais alta que o piso mais alto. Art. 270 - A parede corta-fogo, construda com alvenaria de tijolos macios de barro, revestida dos dois lados, dever atender s caractersticas gerais, observando-se: I - Os tijolos sero assentados em argamassa de cimento e areia de preferncia, ou cimento, cal e areia. Jamais dever ser ser usada argamassa de cal e areia, de baixa resistncia. II - A menor espessura admissvel ser a de 0,25 m. III - Para paredes de 0,25 m, os panos devero ter aproximadamente, as dimenses 3,00 m. Para panos maiores, a espessura, da parede estar condicionada sua estabilidade e dever atender frmula de Rondelet, para alvenaria de grande estabilidade:

sendo, e = espessura da parede L = vo h = altura IV - Em atendimento tabela do item anterior, resistncia ao fogo, a parede de alvenaria de tijolos macios revestida, comporta-se da seguinte forma: Horas de resistncia ao fogo - Espessura da parede At 4h 25 cm At 8h 35 cm V - Entre a parede corta fogo e qualquer estocagem de material, dever ser guardada uma distncia mnima de 1,00 m.

Potrebbero piacerti anche