Sei sulla pagina 1di 6

Escola Margarida Azevedo Nemer

PROJETO NARRATIVAS ORAIS NA ESCOLA

Breves Par 2012

Professora: Mnica de Jesus dos Anjos Nunes

PROJETO NARRATIVAS ORAIS NA ESCOLA

Projeto elaborado para ser desenvolvidos alunos do 1 ao 3 Ano da Escola Margarida Azevedo Nemer. Elaborado pela professora Mnica Anjos.

Breves Par 2012

RESUMO O presente projeto tem por finalidade desenvolver Narrativas Orais, com alunos do 1 ao 3 Ano da Escola Margarida Azevedo Nemer, nas sextas feiras, inserindo nas disciplinas de Artes e Ensino Religioso. A inteno desenvolver nos alunos o respeito ao idoso a suas memrias, bem como valorizar diversas narrativas orais presente em nosso Municpio, nas comunidades ribeirinhas e na cidade de Breves. O presente projeto traz idias de como desenvolver o trabalho com narrativas Orais na escola. Este projeto fruto de uma pesquisa de campo realizado no ano de 2011, por parte da professora Mnica dentro do curso de letras pela Universidade Federal do Par, Campus do Maraj.

1. Introduo
Quanto mais o tempo passa menos se ouve falar em Av ou av. A criana devido ao grande avano das tecnologias j no tem mais interesse em sentar e ouvir as histrias que os velhinhos tem pra contar. Com isso o lugar do idoso na famlia e na sociedade vai desaparecendo, fazendo com que o amor tambm deixe de existir, viabilizando maus tratos e abandono dos nossos velhinhos. A inteno do projeto desenvolver nas crianas o interesse em ouvir o que seus tios, avs ou outros velhos tem a contar, fazer com que brote nela o interesse em pesquisar os relatos que existe dentro de suas prprias famlias. preciso estimular a tica nas crianas pequenas, para que quando cresam tenham em seus coraes e suas mentes o respeito ao prximo e acima de tudo entendam que todo ser humano merece ser respeitado pelo que dentro da famlia e da sociedade.

2. Contexto do projeto
O projeto trata de narrativas orais, onde sero contadas estrias de velhos e ribeirinhos como: As aparies para caadores, a vida dos velhos durante a 2 guerra mundial em nosso municpio e interiores, as lendas existentes em nosso municpio, bem como contos que as prprias surgindo das crianas durante o ano de 2013, a cada sexta feira.

3. Objetivos 3.1. Geral


Sensibilizar na criana o amor, respeito e tica pelos saberes e memrias das pessoas mais velhas, bem como incentivar a busca pelas memrias de suas famlias, valorizando assim os idosos que tem sido deixado de lado na sociedade.

3.2. Especficos

Desenvolver na criana a oralidade, a cognio e a fala. Aperfeioar as coordenaes motoras a traves das pinturas e desenhos. Despertar no aluno o sentimento mutuo entre ele e o colega. Incentivar as crianas a ouvirem seus pais avs e pessoas mais velhas. Sensibilizar o aluno quanto a importncia dos velhos em nossas vidas.

3.3. Resultados desejados


Formar crianas criticas, mas que saibam respeitar os mais velhos, sabendo que todo ser humano mesmo jovem, ser velho e que a velhice nos dias de hoje no deve ser desprezada, pois com tantas doenas e acidentes que levam os jovem, chega a ser um privilgio.

4. Justificativas
Durante a realizao de uma pesquisa sobre narrativas orais, e por vrias reportagens na televiso sobre maus tratos com idosos, nas cidades grandes e em nosso prprio municpio, se pensou na possibilidade de criar um projeto onde fosse desenvolvido atividades que mostrem o valor que os velhos tem. Fazendo com que a criana cresa valorizando os mais velhos e dessa forma evitando que venham desrespeitar seus pais, professores e outros funcionrios na escola em casa ou na rua.

5. Referencial terico
Baseou se nas teorias e estudos de clea Bosi (1994) e Fiorim (2000), que tratam sobre o abandono dos idosos pela sociedade capitalista, que pensando em enriquecer, vender ou comprar novas tecnologias tratam o idoso como algum que no produz mais na sociedade.

6. Pblico-alvo
Alunos do 1, 2 e 3 Ano do fundamental bsico.

7. Metodologia
Para iniciar o projeto ser montado um slide com imagens de pessoas idosas que sofreram maus tratos e durando a exibio, ser desenvolvida uma conversa com os alunos a respeito dos valores que tem essas pessoas, permitindo que falem sobre seus avs e outros velhos presentes em suas vidas. A cada sexta feira ser contada uma histria ou estria ilustrada em slides, vdeos e apresentaes teatrais com personagens caracterizados, que podero ser os professores, alunos ou algum convidado especial. Os contos sero as lendas registradas ou no que existem em nosso Municpio e de outros lugares do Brasil. Alm de histrias reais de velhos de nossa sociedade que participaram da segunda guerra Mundial, bem como pessoas que tenham informaes sobre o surgimento do nosso municpio. Para cada sexta feira uma professora ficar responsvel pela apresentao da narrativa que ter por ttulo O momento da histria do vov/av.

8. Cronograma de execuo
Ser realizado nas sextas feiras no ano de 2013.

9. Avaliao
Descrever o sistema de monitoria e avaliao do projeto, demostrando a forma de controle e aes corretivas; Definir pontos de observao, fontes de verificao, indicadores e a periodicidade da avaliao. Observar o comportamento dos alunos em relao aos mais velhos de acordo com o desenvolvimento do projeto. Avaliar de forma continuada a aprendizagem dos alunos.

10. Referncias Bibliogrficas

BOSI, Ecla. Memria e sociedade: lembranas de velhos. So Paulo: Companhia das letras, 1994. ___________, Tempos vivos e tempos mortos. So Paulo 1979.

FIORIN, Jos Luiz. In principio erat verbum. In: As astcias da enunciao. So Paulo: tica, 2000.

Potrebbero piacerti anche