Sei sulla pagina 1di 20

Fsica e Qumica 10 Espectros, Radiaes e Energia tomo de Hidrognio e Estrutura Atmica

1. O magnsio, Mg, e o bromo, Br, so extrados comercialmente, em grande escala, da gua do oceano. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes. Consulte a Tabela Peridica. (A) Os tomos de bromo e de flor tm o mesmo nmero de electres de valncia. (B) A configurao electrnica 1s 2s 2p 3s 3p pode corresponder a um tomo de magnsio. (C) O raio atmico do elemento bromo superior ao raio inico do anio brometo. (D) A energia de primeira ionizao do tomo de magnsio inferior energia de primeira ionizao do tomo de cloro. (E) Os electres do tomo de magnsio, no estado de energia mnima, esto distribudos por seis orbitais. (F) Trs electres do tomo de bromo ocupam uma orbital cujos nmeros qunticos, n, l e ml, tm, respectivamente, os valores 1, 0 e 0. (G) Os electres do tomo de bromo, no estado de energia mnima, esto distribudos por orbitais de nmero quntico principal 1, 2, 3, 4 e 5. (H) O magnsio e o bromo so elementos que pertencem, respectivamente, s famlias dos metais alcalino-terrosos e dos halogneos.
2 2 6 1 1

2.

As estrelas so muitas vezes classificadas pela sua cor. O grfico da figura 1 representa a intensidade da radiao emitida por uma estrela, a determinada temperatura, em funo do comprimento de onda da radiao emitida.

2.1. Indique a cor da radiao visvel emitida com maior intensidade pela estrela.

2.2. A radiao emitida por uma estrela tambm nos pode dar informao sobre a sua composio qumica. Escreva um texto onde explique por que razo se pode concluir, por comparao do
1

espectro solar com os espectros de emisso do hidrognio e do hlio, que estes elementos esto presentes na atmosfera solar.

2.3. O efeito fotoelctrico consiste na remoo de electres de um metal quando sobre ele incide uma radiao adequada. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes. (A) Para cada metal, o efeito fotoelctrico ocorre, seja qual for a radiao incidente, desde que se aumente suficientemente a intensidade desta radiao. (B) Se uma radiao vermelha capaz de remover electres de um determinado metal, o mesmo acontecer com uma radiao azul. (C) A energia cintica dos electres emitidos por uma chapa metlica na qual incide radiao depende no s da natureza do metal, mas tambm da radiao incidente. (D) Existindo efeito fotoelctrico, dois feixes de radiao, um ultravioleta e o outro visvel, com a mesma intensidade, ao incidirem sobre um determinado metal, ambos produzem a ejeco de electres com a mesma velocidade. (E) Existindo efeito fotoelctrico, os electres mais fortemente atrados pelos ncleos dos tomos do metal em que incide uma radiao so ejectados com menor velocidade. (F) O nmero de electres emitidos por uma chapa metlica na qual incide uma radiao depende da frequncia dessa mesma radiao. (G) O nmero de electres emitidos por uma chapa metlica na qual incide uma radiao depende da intensidade dessa mesma radiao. (H) Se um dado metal possui energia de remoo A, ao fazer incidir sobre ele uma radiao de energia 3A, sero ejectados electres com energia cintica A.

3.

A cor de uma estrela indica-nos a sua temperatura superficial, existindo uma relao de proporcionalidade inversa entre a temperatura de um corpo e o comprimento de onda para o qual esse corpo emite radiao de mxima intensidade. Seleccione a opo que contm os termos que devem substituir as letras (a), (b) e (c), respectivamente, de modo a tornar verdadeira a afirmao seguinte. Se, no espectro contnuo de uma estrela predominar a cor __(a)__ e, no espectro de uma outra estrela predominar a cor __(b)__ , ento a primeira ter uma __(c)__ temperatura superficial. (A) ... vermelha azul maior (B) amarela vermelha menor (C) azul vermelha maior (D) violeta vermelha menor

4.

As molculas de gua e de dixido de carbono so constitudas, no seu conjunto, por tomos de hidrognio, carbono e oxignio. Seleccione a afirmao CORRECTA. (A) A configurao electrnica do tomo de oxignio no estado de energia mnima 1s 2s 2p . (B) O raio do tomo de oxignio superior ao raio do tomo de carbono.
2 2 6

(C) A primeira energia de ionizao do oxignio superior do carbono. (D) O raio do tomo de oxignio superior ao raio do anio O .
2

5.

Um composto derivado do metano, mas com caractersticas bem diferentes, o diclorometano, CH2Cl2, que um solvente orgnico voltil, no inflamvel e de cheiro agradvel. O diclorometano um composto cuja unidade estrutural constituda por tomos de carbono, de cloro e de hidrognio. Seleccione a afirmao CORRECTA. (A) A configurao electrnica do tomo de carbono, no estado de energia mnima, 1s 2s 3s . (B) Os electres do tomo de cloro, no estado de energia mnima, esto distribudos por trs orbitais. (C) A configurao electrnica 1s 2s 2p 3s pode corresponder ao tomo de carbono. (D) O conjunto de nmeros qunticos (3, 0, 1, ) pode caracterizar um dos electres mais energticos do tomo de cloro, no estado de energia mnima.
2 2 1 1 2 2 2

5.1. O esquema da figura 1 representa um diagrama de nveis de energia no qual esto indicadas algumas transies electrnicas possveis no tomo de hidrognio.

Seleccione a afirmao correcta, relativamente s transies assinaladas no diagrama com as letras X, Y, Z e T. (A) A transio Z corresponde a uma risca, na regio do infravermelho, do espectro de absoro do hidrognio. (B) A transio Y est associada emisso da radiao menos energtica pelo tomo de hidrognio. (C) A transio X est associada absoro de radiao ultravioleta pelo tomo de hidrognio. (D) A transio T corresponde risca azul do espectro de emisso do hidrognio.

5.2. Considere que o valor de energia do electro no tomo de hidrognio, no estado fundamental, 18 igual a 2,1810 J. Seleccione a alternativa que completa correctamente a frase seguinte. Se, sobre um tomo de hidrognio no estado fundamental, incidir radiao cujos fotes tm energia 18 igual a 2,1810 J (A) ... o electro no removido do tomo e permanece no mesmo nvel energtico. (B) ... o electro removido do tomo e fica com um valor nulo de energia cintica. (C) ... o electro removido do tomo e fica com um valor no nulo de energia cintica. (D) ... o electro no removido do tomo e transita para um nvel energtico superior

6.

A tabela seguinte apresenta os valores da primeira energia de ionizao dos elementos flor, cloro, bromo e iodo.

Interprete a variao encontrada nos valores da primeira energia de ionizao dos diferentes halogneos considerados, atendendo aos valores da tabela.

7.

O dixido de enxofre, SO2, conhecido por ser um gs poluente, tem uma faceta mais simptica e, certamente, menos conhecida: usado na indstria alimentar, sob a designao de E220, como conservante de frutos e de vegetais, uma vez que preserva a cor natural destes.

O dixido de enxofre um composto cujas unidades estruturais so constitudas por tomos de enxofre, S, e de oxignio, O. Relativamente a estes tomos e tendo em conta a posio relativa dos respectivos elementos na Tabela Peridica, seleccione a afirmao correcta. (A) O conjunto de nmeros qunticos (2, 1, 0, ) pode caracterizar um dos electres de valncia de qualquer dos tomos, no estado de energia mnima. (B) Os electres de valncia de ambos os tomos, no estado de energia mnima, distribuem-se pelo mesmo nmero de orbitais. (C) Os electres de valncia de qualquer dos tomos, no estado de energia mnima, distribuem-se por orbitais com l = 1 e com l = 2. (D) As configuraes electrnicas de ambos os tomos, no estado de energia mnima, diferem no nmero de electres de valncia.

8.

O iodeto de hidrognio, HI(g), um gs cujas molculas so constitudas por tomos de hidrognio e tomos de iodo. Tendo em conta a posio dos elementos iodo e flor na Tabela Peridica, seleccione a alternativa que completa correctamente a frase seguinte. O iodo e o flor apresentam comportamento qumico semelhante, porque (A) ... pertencem ao mesmo perodo da Tabela Peridica. (B) ... apresentam valores muito baixos de energia de ionizao. (C) ... apresentam o mesmo nmero de electres de valncia. (D) ... apresentam valores muito semelhantes de raio atmico.

8.1. A figura 5 representa o espectro de emisso do tomo de hidrognio.

Escreva um texto no qual analise o espectro de emisso do tomo de hidrognio, abordando os seguintes tpicos: Descrio sucinta do espectro; Relao entre o aparecimento de uma qualquer risca do espectro e o fenmeno ocorrido no tomo de hidrognio; Razo pela qual esse espectro descontnuo.

9.

Leia o seguinte texto.

As potencialidades da espectroscopia, como mtodo de anlise utilizado para detectar e identificar diferentes elementos qumicos, foram descobertas no sculo XIX, e desenvolvidas depois por vrios investigadores, nomeadamente por Gustav Kirchoff que, a partir de estudos iniciados em 1859, provou a existncia do sdio na atmosfera solar. Nas lmpadas de vapor de sdio, muito usadas nos candeeiros de iluminao pblica, ocorre emisso de luz de cor amarela. A corrente elctrica, que passa atravs do vapor de sdio, faz deslocar os electres dos tomos de sdio para nveis energticos mais elevados. Quando aqueles electres descem pela escada energtica, ocorre a emisso de radiao de frequncias bem definidas, originando, entre outras riscas em zonas diferenciadas do espectro electromagntico, duas riscas brilhantes na zona do amarelo, que so caractersticas do sdio, permitindo identific-lo. Cada elemento qumico possui, de facto, o seu prprio padro de riscas espectrais, que funciona como uma impresso digital. No h dois elementos com o mesmo espectro, tal como no h duas pessoas com as mesmas impresses digitais. Fazendo a anlise espectral da luz que nos chega das estrelas, captada pelos telescpios, possvel determinar as suas composies qumicas. Descobriu-se, assim, que os elementos constituintes das estrelas so os mesmos que existem na Terra.
John Gribbin, Um Guia de Cincia para quase toda a gente, Edies Sculo XXI, 2002 (adaptado) Mximo Ferreira e Guilherme de Almeida, Introduo Astronomia e s Observaes Astronmicas, Pltano Edies Tcnicas, 6. edio, 2001 (adaptado)

9.1. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao equivalente expresso (...) aqueles electres descem pela escada energtica (). Aqueles electres transitam de nveis energticos _____ para nveis energticos _____ , assumindo valores _____ de energia. (A) inferiores superiores contnuos (B) superiores inferiores contnuos (C) inferiores superiores discretos (D) superiores inferiores ... discretos

9.2. Indique, com base no texto, o que se dever observar no espectro de absoro do sdio, na regio do visvel.

9.3. Descreva como possvel tirar concluses sobre a composio qumica das estrelas, a partir dos seus espectros, tendo em conta a informao dada no texto.

10. O sdio (Na) e o magnsio (Mg) so elementos consecutivos do 3 Perodo da Tabela Peridica. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. A energia de ionizao do magnsio _____ energia de ionizao do sdio, uma vez que, dado o _____ da carga nuclear ao longo do perodo, o raio atmico tem tendncia a _____ . (A) superior aumento diminuir (B) inferior decrscimo aumentar (C) superior decrscimo aumentar (D) inferior aumento diminuir

10.1.

Seleccione a nica alternativa que permite obter uma afirmao correcta.


23 11

tomos representados por de...

Na e

24

12Mg,

no estado de energia mnima, tm o mesmo nmero

(A) orbitais completamente preenchidas. (B) protes nos respectivos ncleos. (C) neutres nos respectivos ncleos. (D) electres em orbitais s.

11. Na figura 4, est representado um diagrama de nveis de energia, no qual esto assinaladas algumas transies electrnicas que podem ocorrer no tomo de hidrognio.

11.1. Algumas das transies electrnicas assinaladas na figura 4 esto relacionadas com as riscas de cor que se observam no espectro de emisso do hidrognio, abaixo representado.

Seleccione a nica alternativa que refere a transio electrnica que corresponde risca vermelha do espectro de emisso do hidrognio. (A) Transio Z (B) Transio W (C) Transio X (D) Transio V

12. O azoto (N) um elemento qumico essencial vida, uma vez que entra na constituio de muitas molculas biologicamente importantes. O azoto molecular (N 2) um gs temperatura e presso ambientes, sendo o componente largamente maioritrio da atmosfera terrestre. Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. No tomo de azoto no estado fundamental, existem (A) cinco electres de valncia, distribudos por duas orbitais. (B) trs electres de valncia, distribudos por quatro orbitais. (C) cinco electres de valncia, distribudos por quatro orbitais. (D) trs electres de valncia, distribudos por uma orbital.
7

12.1. Justifique a afirmao seguinte, com base nas posies relativas dos elementos azoto (N) e fsforo (P), na Tabela Peridica. A energia de ionizao do azoto superior energia de ionizao do fsforo.

13. As conchas dos organismos marinhos so constitudas, maioritariamente, por carbonato de clcio, CaCO3. Escreva a configurao electrnica do tomo de clcio no estado fundamental.

13.1. Justifique a afirmao seguinte, com base nas posies relativas dos elementos clcio (Ca) e mangans (Mn), na Tabela Peridica. O raio atmico do clcio superior ao raio atmico do mangans.

14. O hidrognio o elemento mais abundante no Universo. A Figura 3 representa o diagrama de nveis de energia do tomo de hidrognio, no qual est assinalada uma transio electrnica.

A variao de energia associada transio electrnica assinalada (A) -2,4 10 (B) -1,4 10 (C) -1,0 10
-19

J J J J

-19

-19

(D) -3,8 10

-19

14.1. Seleccione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes. A transio electrnica assinalada no diagrama representado na Figura 3 origina uma risca na regio do ____________ no espectro de ____________ do tomo de hidrognio. (A) infravermelho absoro (B) ultravioleta emisso

(C) infravermelho emisso (D) ultravioleta absoro

15. Num tomo de oxignio, no estado fundamental, existem diversas orbitais preenchidas. Dessas orbitais, apenas (A) duas se encontram completamente preenchidas. (B) duas de valncia se encontram semipreenchidas. (C) uma de valncia se encontra completamente preenchida. (D) uma se encontra semipreenchida.

16. O tomo de hidrognio no estado fundamental apresenta um electro na orbital 1s . Do conjunto de nmeros qunticos que descreve aquela orbital, o nmero quntico principal, n, est relacionado com (A) a energia da orbital. (B) a orientao espacial da orbital. (C) a simetria da orbital. (D) o nmero de electres na orbital.

17. Leia o seguinte texto O espectro da radiao electromagntica, que abrange uma enorme gama de frequncias, compreende um pequeno segmento que corresponde a uma sequncia de cores violeta, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Mas h muito mais luz do que aquela que vemos nesse pequeno segmento do espectro. Nas frequncias mais altas, para l do violeta, fica uma parte do espectro chamada ultravioleta: uma espcie de luz, invisvel aos nossos olhos, mas perfeitamente real. Para l do ultravioleta fica a parte de raios X do espectro e para l dos raios X ficam os raios gama. Nas frequncias mais baixas, do outro lado do vermelho, fica a parte infravermelha do espectro. Foi descoberta colocando um termmetro nessa zona do espectro: a temperatura subiu, o que significava que havia radiao a incidir no termmetro. Nas frequncias ainda mais baixas, fica a vasta regio espectral das ondas de rdio. Dos raios gama s ondas de rdio, todos so tipos respeitveis de luz. Mas, em virtude das limitaes dos nossos olhos, temos uma espcie de preconceito a favor daquele pequeno segmento de arco-ris a que chamamos espectro da luz visvel.
Carl Sagan, Cosmos, Gradiva, 1984 (adaptado)

17.1. Apresente um esquema que traduza a sequncia dos vrios tipos de radiao no espectro electromagntico, com base na informao dada no texto.

18. Na Figura 1, est representado o espectro da estrela Rigel na regio do visvel.

Seleccione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes. O espectro representado na Figura 1 resulta da sobreposio de um espectro de ____________ contnuo e de um conjunto de riscas negras resultantes da ____________ de radiao pelas espcies presentes na atmosfera da estrela. (A) absoro absoro (B) emisso emisso (C) absoro emisso (D) emisso absoro

18.1. O espectro da estrela Rigel apresenta uma risca negra bem definida a um comprimento de onda de 486 nm. Qual das expresses seguintes permite calcular a frequncia, f , em hertz (Hz), da radiao que, no vcuo, tem aquele comprimento de onda?

18.2. O espectro de emisso do hlio atmico na regio do visvel apresenta, entre outras, uma risca a 587 nm e uma risca a 667nm. Conclua, justificando a partir da informao fornecida, se provvel que o hlio esteja presente na atmosfera da estrela Rigel.

19. O espectro de emisso do tomo de hidrognio apresenta uma risca vermelha originada por uma -19 transio electrnica que envolve a emisso de radiao de energia igual a 3,03 10 J. O nmero quntico principal, n, do nvel energtico para o qual o electro transita e a variao de energia, E, associada a essa transio electrnica so, respectivamente,

10

(A) n = 3 e E = + 3,03 10 (B) n = 2 e E = + 3,03 10

-19

J J

-19

(C) n = 2 e E = 3,03 10- J (D) n = 3 e E = 3,03 10


-19

19

20. O oxignio, O2 (g), um dos componentes principais da atmosfera terrestre. Considere o perodo da Tabela Peridica onde se encontra o elemento oxignio. Qual o elemento desse perodo cujos tomos apresentam maior raio atmico? 21. O nmero quntico secundrio, l, um dos nmeros qunticos que caracterizam as orbitais atmicas. Num tomo de oxignio, no estado fundamental, os eletres de valncia encontram-se distribudos apenas por orbitais com (A) l = 0 (B) l = 1 (C) l = 0 e l = 1 (D) l = 0, l = 1 e l = - 1

22. Considere o perodo da tabela peridica onde se encontra o elemento oxignio. Qual o elemento desse perodo cujos tomos, no estado fundamental, apresentam menor raio atmico?

23. Leia o seguinte texto Um tomo formado quase completamente por espao vazio. Toda a sua massa se deve ao diminuto ncleo central. O espao que o rodeia estende-se at uma distncia de cerca de 10 mil vezes o dimetro do ncleo e ocupado por uma mo-cheia de eletres seis, por exemplo, no caso do tomo de carbono. O vazio extranuclear , porm, a sede da personalidade de um elemento o ncleo um observador passivo, responsvel por dirigir o conjunto de eletres em seu redor, dos quais apenas alguns participam nas reaes qumicas. Os cientistas no puderam resistir tentao de supor que os eletres eram como planetas para o ncleo-estrela. No entanto, este modelo planetrio, adotado, entre outros, por Niels Bohr, estava errado. A verificao de que os eletres no so apenas partculas no sentido comum, mas possuem tambm um carcter ondulatrio intrnseco, permite atribuir-lhes um carcter duplo, que implica que seja totalmente inapropriado visualizar os eletres como partculas em rbitas bem definidas. Por volta de 1926, Erwin Schrdinger desenvolveu uma equao que, quando resolvida, permite obter informao acerca do comportamento dos eletres nos tomos. As solues desta equao permitem calcular a probabilidade de encontrar o eletro numa dada regio do espao e no a sua localizao precisa em cada instante, como na fsica clssica.
P. Atkins, O Dedo de Galileu As dez grandes ideias da Cincia,

11

Gradiva, 1. ed., 2007 (adaptado)

23.1.

Como se designam os eletres que participam nas reaes qumicas?

23.2. Qual das configuraes eletrnicas seguintes pode corresponder a um tomo de carbono no estado fundamental? (A) 1s 2s 2px 2py 2pz (B) 1s 2s 2px 2py 2pz (C) 1s 2s 2px
2 1 2 2 2 2 2 1 0 2 1 1 1 1

(D) 1s 2s 2px 2py

23.3. Como se designa uma regio do espao onde, em torno do ncleo de um tomo, existe uma elevada probabilidade de encontrar um eletro desse tomo?

24. Considere tomos de cloro no estado fundamental. Num tomo de cloro, no estado fundamental, existem, no total, (A) cinco eletres de valncia distribudos por trs orbitais. (B) cinco eletres de valncia distribudos por duas orbitais. (C) sete eletres de valncia distribudos por duas orbitais. (D) sete eletres de valncia distribudos por quatro orbitais.

24.1. Uma das orbitais de valncia mais energticas de um tomo de cloro, no estado fundamental, pode ser caracterizada pelo conjunto de nmeros qunticos (A) (3, 1, 0) (B) (3, 0, 1) (C) (3, 0, 0) (D) (3, 1, 2)

24.2. Como se designa a energia mnima necessria para remover um eletro de um tomo de cloro, isolado e em fase gasosa, no estado fundamental? 25. O hidrognio ter sido o primeiro tomo estvel a formar-se. Relativamente ao tomo de hidrognio, seleccione a alternativa correcta. (A) O tomo encontra-se no estado de energia mxima quando o electro est no nvel de energia n = 1.

12

(B) Quando o tomo passa de um estado excitado para o estado fundamental, emite radiao ultravioleta. (C) O espectro de emisso do tomo descontnuo, mas o seu espectro de absoro contnuo. (D) Quando o electro transita entre quaisquer dois nveis, o valor da energia emitida pelo tomo sempre o mesmo.

26. Relativamente ao ltio, um dos primeiros elementos formados, seleccione a alternativa correcta. (A) O tomo de ltio no pode ter electres na orbital caracterizada pelo conjunto de nmeros qunticos n = 3, l = 0, ml = 0. (B) Um dos electres do tomo de ltio, no estado fundamental, pode caracterizar-se pelo conjunto de nmeros qunticos n = 1, l = 0, ml = 0 e ms = . (C) Dois dos electres do tomo de ltio caracterizam-se pelo mesmo conjunto de nmeros qunticos. (D) O electro mais energtico do tomo de ltio, no estado fundamental, ocupa uma orbital com l = 1.
2 2 1 1 1

27. A configurao electrnica de um tomo de azoto no estado fundamental 1s 2s 2px 2py 2pz . Embora em qualquer orbital possam existir dois electres, cada orbital p encontra-se semipreenchida. Indique o nome da regra aplicada no preenchimento das orbitais 2p.

28. Relativamente aos elementos dos grupos 1 e 17 da Tabela Peridica, nos quais se incluem, respectivamente, o ltio e o flor, seleccione a afirmao correcta. (A) O raio atmico do ltio superior ao raio atmico do flor. (B) A energia de ionizao do flor inferior energia de ionizao do ltio. (C) O elemento metlico do grupo 1 que tem maior raio atmico o ltio. (D) O elemento do grupo 17 que tem menor energia de ionizao o flor.

29. O efeito fotoelctrico, interpretado por Einstein, consiste na ejeco de electres por superfcies metlicas, quando nelas incidem determinadas radiaes. Seleccione a opo que completa correctamente a frase seguinte. Quando um foto de luz amarela de energia 3,4 10 ejeco de um electro com energia cintica igual a... (A) ... 1,6 10 (B) ... 1,8 10 (C) ... 3,4 10
19 19

J incide sobre uma placa de ltio, ocorre a

J. J. J. J.
13

19

19

(D) ... 5,0 10

19

Energia mnima de remoo do ltio = 1,6 10

19

J/electro

30. Considere as configuraes electrnicas dos tomos dos elementos P, Q, R, e S (as letras no correspondem aos smbolos qumicos reais desses elementos), no estado fundamental. P [Ne] 3s 2 2 5 Q 1s 2s 2p 2 2 6 2 R 1s 2s 2p 3s 1 S [Ar] 4s 30.1. Uma orbital atmica caracterizada por um conjunto de trs nmeros qunticos (n, l, ml).
1

Seleccione a alternativa que corresponde ao conjunto de nmeros qunticos que caracteriza uma das orbitais completamente preenchidas do tomo do elemento P, no estado fundamental. (A) (3, 0, 0) (B) (2, 0, 1) (C) (3, 1, 1) (D) (2, 1, 0)

30.2. Tendo em conta as configuraes electrnicas dos tomos dos elementos P, R e S, seleccione a alternativa que corresponde ordenao correcta dos valores das respectivas energias de ionizao, Ei. (A) Ei (P) < Ei (R) < Ei (S) (B) Ei (S) < Ei (P) < Ei (R) (C) Ei (S) < Ei (R) < Ei (P) (D) Ei (P) < Ei (S) < Ei (R)

30.3. Seleccione a alternativa que contm, respectivamente, as configuraes electrnicas dos ies 2+ Q e R , no estado fundamental. (A) 1s 2s 2p 2 2 4 (B) 1s 2s 2p 2 2 4 (C) 1s 2s 2p 2 2 6 (D) 1s 2s 2p
2 2 6

e e e e

1s 2s 2p 2 2 6 2 2 1s 2s 2p 3s 3p 2 2 6 1s 2s 2p 2 2 6 2 2 1s 2s 2p 3s 3p

31. Os elementos qumicos predominantes no Universo so o hidrognio e o hlio, os dois elementos mais leves. Cerca de 98% do Universo constitudo por esses elementos. Os espectros de emisso e de absoro atmica so espectros de riscas, estando estas riscas relacionadas com as transies electrnicas que ocorrem nos tomos. Na figura 2 esto esquematizados alguns nveis de energia do tomo de hidrognio (sendo n o nmero quntico principal correspondente a cada um desses nveis de energia), bem como algumas transies electrnicas, T1 a T4.

14

Seleccione a nica alternativa que corresponde a uma afirmao correcta, tendo em considerao o esquema da figura 2. (A) A transio electrnica T1 pode ocorrer por absoro de energia sob a forma de uma radiao electromagntica na zona do visvel. (B) A transio electrnica T2 corresponde a uma risca, na zona do infravermelho, do espectro de emisso do tomo de hidrognio. (C) A transio electrnica T3 pode ocorrer por emisso de energia sob a forma de uma radiao electromagntica na zona do infravermelho. (D) A transio electrnica T4 corresponde a uma risca negra, na zona do ultravioleta, do espectro de absoro do tomo de hidrognio.

31.1. Seleccione a nica alternativa que corresponde a uma afirmao correcta, relativamente ao tomo de hlio, He. (A) No estado de menor energia, a configurao electrnica do tomo de hlio 1s 2s . (B) No estado de menor energia, os electres do tomo de hlio tm nmero quntico de spin, ms, simtrico. (C) Num estado excitado, um dos electres do tomo de hlio pode estar numa orbital em que n = 3, l = 0 e ml = 1. (D) No tomo de hlio, um electro na orbital 2s tem a mesma energia que um electro numa das orbitais 2p.
1 1

32. A espectroscopia fotoelectrnica, que se baseia no efeito fotoelctrico, um processo que pode ser usado para determinar a energia de cada electro de um tomo. A energia mnima para remover um electro do tomo de sdio, Na, 8,24 10
19

J.

Determine o mdulo da velocidade do electro ejectado de um tomo de sdio, quando nele incide uma 18 radiao de energia 2,00 10 J / foto. Apresente todas as etapas de resoluo. 31 m(electro) = 9,11 10 kg

15

32.1. As configuraes electrnicas dos tomos dos metais alcalinos, no estado de menor energia, apresentam uma caracterstica comum. Indique essa caracterstica.

32.2. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. A energia de ionizao do tomo de sdio, Na, ______ do que a do tomo de magnsio, Mg, enquanto o raio do tomo de sdio ______ do que o do tomo de magnsio. (A) maior ... maior (B) maior ... menor (C) menor ... menor (D) menor ... maior

33. Apesar das enormes distncias que nos separam das estrelas, os astrnomos conseguem obter uma grande quantidade de informao a partir da luz que nos chega desses astros. A composio qumica da atmosfera das estrelas pode ser determinada por comparao dos espectros da radiao por elas emitida com os espectros dos elementos qumicos conhecidos. A Figura 1 representa, mesma escala, parte de um espectro atmico de emisso e parte de um espectro atmico de absoro.

Por que motivo se pode concluir que os dois espectros apresentados se referem a um mesmo elemento qumico?

34. Os hidrocarbonetos so compostos qumicos constitudos por tomos de carbono (um dos elementos mais abundantes no espao interestelar) e de hidrognio (o elemento mais abundante no Universo). A Figura 2 representa um diagrama de nveis de energia do tomo de hidrognio.

16

Seleccione a nica opo que apresenta o valor da energia da radiao envolvida na transio do electro, do nvel energtico correspondente ao primeiro estado excitado do tomo de hidrognio, para o nvel energtico correspondente ao estado fundamental do mesmo tomo. (A) 0,30 10 (B) 2,18 10 (C) 0,14 10
18

J J J J

18

18

(D) 1,64 10

18

34.1. Seleccione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. Os tomos de carbono (C), no estado fundamental, apresentam _____________ electres de valncia, distribudos por ____________ . (A) dois uma orbital (B) dois duas orbitais (C) quatro duas orbitais (D) quatro trs orbitais

35. Um dos sulfatos industrialmente mais importantes o sulfato de sdio (Na2SO4), muito usado na produo de pasta de papel e na indstria de detergentes, entre outras. O sulfato de sdio constitudo por sdio (Na), enxofre (S) e oxignio (O). Seleccione a nica opo que corresponde a uma configurao electrnica possvel de um tomo de enxofre num estado excitado. (A) 1s 2s 2p 3s 3p (B) 1s 2s 2p 3s 3p (C) 1s 2s 2p 3s 3p
2 2 6 2 2 1 6 3 2 2 5 2 2 2 7 2 3

(D) 1s 2s 2p 3s 3p

17

35.1. Seleccione a nica opo que contm o conjunto de nmeros qunticos que pode caracterizar um dos electres mais energticos do tomo de enxofre, no estado fundamental.

35.2. Justifique a afirmao seguinte, com base nas posies relativas dos elementos sdio e enxofre na Tabela Peridica. O raio atmico do sdio superior ao raio atmico do enxofre. 36. No tomo de carbono no estado fundamental, os electres encontram-se distribudos por (A) duas orbitais. (B) trs orbitais. (C) quatro orbitais. (D) seis orbitais.

37. Um dos electres de valncia do tomo de carbono no estado fundamental pode ser caracterizado pelo conjunto de nmeros qunticos

18

38. A Figura 1 representa um diagrama de nveis de energia do tomo de hidrognio.

No tomo de hidrognio, a variao de energia associada transio do electro do nvel 2 para o nvel 1 pode ser traduzida pela expresso (A) (-2,1810
-18

+ 0,5410

-18

)J )J

(B) (-2,1810- 0,5410 (C) (0,5410


-18

18

-18

+ 2,1810

-18

)J )J

(D) (-0,5410

-18

+ 2,1810

-18

38.1.

No tomo de hidrognio, qualquer transio do electro para o nvel 1 envolve

(A) emisso de radiao visvel. (B) absoro de radiao visvel. (C) emisso de radiao ultravioleta. (D) absoro de radiao ultravioleta.

39. De que tipo o espectro de emisso do tomo de hidrognio na regio do visvel?

19

40. Na Figura 1, est representado um diagrama de nveis de energia do tomo de hidrognio.

A Figura 2 representa parte do espectro de emisso do tomo de hidrognio, na regio do visvel.

Calcule, para a transio eletrnica que origina a risca assinalada pela letra R na Figura 2, a energia do nvel em que o eletro se encontrava inicialmente. Apresente todas as etapas de resoluo.

20

Potrebbero piacerti anche