Sei sulla pagina 1di 13

Servio Pblico Federal Universidade Federal do Par Centro de Processos Seletivos

------/UFPA

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2011 1 1

24

"Benedito Nunes um intelectual completo, um humanista. A filosofia e a literatura no esto separadas na viso crtica de Benedito. [...] um desses filsofos apaixonados por literatura, uma espcie de iluminista dos trpicos, do Equador para ser mais e exato. Ele soube, na crtica literria, usar a de outubro de 2010 filosofia com muita propriedade." (Milton Hatoum)

Benedito Nunes no quintal de sua casa na travessa Mariz e Barros Barros.

Bacharelado em Administrao Pblica; Licenciatura em Letras Lngua Portuguesa; Licenciatura em Matemtica


LEIA COM MUITA ATENO AS INSTRUES SEGUINTES. Este Boletim de Questes contm 40 questes objetivas, sendo 5 questes de Lngua Portuguesa, 5 de Matemtica, 5 de Histria 5 de Geografia, 5 de Fsica, Histria, 5 de Qumica, 5 de Biologia e 5 de Literatura, mais a Redao. Confira se, alm deste boletim, voc recebeu o Carto-Resposta, destinado , marcao das respostas das questes objetivas, e o Formulrio de Redao, destinado transcrio do texto definitivo da Redao Redao. Verifique se o seu nome e o nmero de sua inscrio conferem com os dados contidos no Carto-Resposta. Em caso de divergncia, notifique imediatamente . o fiscal de sala. A marcao do Carto-Resposta e a transcrio do texto definitivo da Redao no Formulrio de Redao devem ser feitas com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul. O Formulrio de Redao o nico documento considerado para a correo do texto da Redao. Este boletim deve ser usado apenas como rascunho. O tempo disponvel para esta prova de quatro horas, com incio s 8 horas e trmino s 12 horas, observado o horrio local local. Reserve os 30 minutos finais para marcar seu Carto-Resposta. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Boletim de Questes no sero considerados na avaliao. Edital n. 01/2011 COPERPS/UFPA

Educao a Distncia

BOLETIM DE QUESTES

NOME DO(A) CANDIDATO(A)

N. DE INSCRIO

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2011 1


EDITAL N. 01/2011 COPERPS/UFPA

MARQUE A NICA ALTERNATIVA CORRETA NAS QUESTES DE 1 A 40. ALTERNATIVA


LNGUA PORTUGUESA Leia o abaixo para responder s questes de 1 a 5.

A MULHER DOS MEUS SONHOS Moacyr Scliar 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 Ainda no encontrei a mulher dos meus sonhos, costumava dizer aos amigos. No sem amargura: aos 40 anos continuava solteiro, sem nem sequer uma namorada que com ele compartilhasse o leito. Com pena dele, um amigo falou falou-lhe da tcnica desenvolvida por uma psicloga americana, coisa muito simples. To simples que ele resolveu tentar; afinal, nada tinha a perder. Naquela mesma noite, e seguindo as instrues da psicloga, escreveu numa folha de papel, em letras caprichadas, a frase mgica: Quero encontrar a mulher de meus sonhos. Feito o que, foi dormir. se Para sua decepo, porm, teve apenas os pesadelos habituais, acidente de carro, briga de rua, essas coisas. Acordou furioso, amaldioando a prpria ingenuidade. Mas, noite, resolveu tentar de novo. Tomou um bom copo de vinho, colocou a folha de papel com a anotao na mesa de cabeceira, visualizou a questo mas no a mulher; essa continuava para ele um mistrio e acabou adormecendo. Funcionou. No sonho, estava numa praia no litoral paulista, sozinho, quando de repente aparecia, vinda de lugar misterioso, uma moa para ele desconhecida, linda, a olh sorridente. Correu olh-lo para ela e, no momento que iam se abraar, acordou. Feliz, contudo: agora tinha a resposta para seu problema. No fim de semana, pegou o carro e foi para o litoral. O tempo estava chuvoso. No havia quase ningum na praia, mas mesmo assim ele ficou ali. E de repente ela apareceu: a moa do sonho. Correu at ela, apresentou-se, contou o que tinha acontecido e garantiu, emocionado: Tenho certeza de que se, este encontro obra do Destino. Comearam a sair juntos e, seis meses depois, estavam casados. Foram morar no espaoso apartamento dele. E a tiveram a primeira briga: na cama, que era de casal (ele sempre nut nutria a esperana de ver ali a mulher de seus sonhos), ela escolheu o lado que ficava junto mesinha de cabeceira. Ele no gostou. Aos 40 anos, tinha seus hbitos, e no pretendia mud los facilmente. Mas, considerando que mud-los encontrara a mulher de seus sonhos, optou por no fazer daquilo um cavalo de batalha. sonhos, O problema foi superado, mas outros surgiram. Ambos eram voluntariosos, ambos tinham suas manias. Brigavam constantemente e ele comeou a se perguntar se a tcnica da psicloga tinha mesmo funcionado, se era aquela a mulher de seus sonhos. e Uma noite discutiram mais que o habitual e ele, irritado, disse que iria dormir no sof da sala. Foi, mas de madrugada, arrependido (e com dor na coluna), resolveu voltar. Silenciosamente entrou no quarto, olhou para a mulher: era linda. E ento avistou, sobre a mesa de cabeceira, um papel cuidadosamente dobrado. No precisava abri lo para saber o que ali estava abri-lo escrito: Quero encontrar o homem dos meus sonhos. Com um suspiro, deitou deitou-se. E, tendo tomado um sonfero, adormeceu. Um sono bruto, pesado. , Um sono sem sonhos.
SCLIAR, Moacyr. Folha de So Paulo, Cotidiano. 16 de agosto de 2010.

PSE 2011 1

21 de novembro de 1929 Nasce em Belm, Benedito Jos Viana da Costa Nunes. 1929.

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2011 1


EDITAL N. 01/2011 COPERPS/UFPA

O texto A mulher dos meus sonhos, de Moacyr Scliar, (A) do tipo predominantemente narrativo, com passagens descritivas, narrado pelo prprio autor, que trata do seu (autor) desejo de encontrar a mulher de seus (autor) sonhos. do tipo predominantemente descritivo, com passagens narrativas, escrito pelo prprio autor, que trata do seu (autor) desejo de encontrar a mulher de seus (autor) sonhos. do tipo predominantemente dissertativo, co com passagens narrativas e descritivas, escrito pelo prprio autor, sobre o seu (autor) desejo de encontrar a mulher de seus (autor) sonhos. do tipo predominantemente narrativo, com passagens descritivas, cujo narrador um homem solteiro, de 40 anos, sem na namorada, que conta um episdio referente ao seu (homem solteiro) grande desejo de encontrar a mulher de seus (homem solteiro) sonhos. do tipo predominantemente narrativo, com passagens descritivas, cujo narrador trata de um episdio envolvendo um homem solt solteiro, de 40 anos, sem namorada, que almeja encontrar a mulher de seus (homem solteiro) sonhos.

(C)

(D)

(B)

(E)

seguir as instrues da psicloga americana; escrever a frase mgica, com letras caprichadas, numa folha de papel: quero encontrar a mulher de meus sonhos. ter os pesadelos habituais, acidente de carro, briga de rua, essas coisa coisas; acordar furioso; amaldioar a prpria ingenuidade; tentar seguir, de novo, a tcnica desenvolvida por uma psicloga americana. sonhar; tentar encontrar a mulher de seus sonhos.

(C)

4
I

Sobre o sentido que as palavras adquirem no texto, O termo cavalo de batalha (linha 25) pode ser substitudo, sem prej do, prejuzo ao sentido, por bicho de sete cabeas. Tanto a palavra problema, na linha 1 quanto 15, problema, na linha 26 dizem respeito ao fato de 26, o homem querer muito, mas no ter conseguido ainda encontrar a mulher de seus sonhos. No enunciado Silenciosamente entrou no quarto, olhou para a mulher: era linda. (linha 31 a 31), palavra mulher tanto pode significar a mulher do dos sonhos (idealizada) do homem quanto a mulher (esposa) do homem. A expresso Com um suspiro (l (linha 34) pode ser substituda, sem prejuzo ao sentido, por , desencantado.

(D)

II

(E)

III

IV

O enunciado que possibilita a inferncia de que o homem no conhecia a mulher dos seus sonhos antes de ter dormido e sonhado (A) (B) (C) (D) Ainda no encontrei a mulher dos meus sonhos, costumava dizer aos amigos. (linha 01) [...] visualizou a questo mas no a mulher [...] (linha 11) Comearam a sair juntos e, seis meses depois, Comearam estavam casados. (linha 20) [...] na cama, que era de casal (ele sempre nutria a esperana de ver ali a mulher de seus sonhos), ela escolheu o lado que ficava junto mesinha de cabeceira. (linhas 21 a 23 23) Mas, considerando que encontrara a mulher de seus sonhos, optou por no fazer daquilo um cavalo de batalha. (linhas 24 e 25 4 25) (A) (B) (C) (D) (E)

So corretas as afirmativas da alternativa I, II e IV. I, III e IV. II, III e IV. I e III, somente. III e IV, somente.

(E)

Com base no enunciado final do texto Com um suspiro, deitou-se. E, tendo tomado um sonfero, se. adormeceu. Um sono bruto, pesado. Um sono sem sonhos. (linhas 34 e 35) pode pode-se concluir que o homem (A) (B) no acreditava mais que podiam existir pessoas ideais no mundo real. teve seus pesadelos habituais, acidente de carro, briga de rua, e, principalmente, brigas violentas com a esposa. no podia sonhar porque havia tomado um sonfero, mas continuava a acreditar que poderia encontrar a mulher de seus sonh sonhos. no poderia ter bons sonhos porque havia dormido, anteriormente, no sof, e estava com dor na coluna. nunca mais sonharia com uma linda mulher.

No enunciado Feito o que, foi dormir. (l , (linha 06), o termo grifado sintetiza as aes: (A) continuar solteiro; ter piedade do amigo; falar da tcnica desenvolvida por uma psicloga americana; escrever a frase mgica numa folha de papel, com letras caprichadas quero caprichadas: encontrar a mulher de meus sonhos. ter piedade do amigo; falar da tcnica desenvolvida por uma psicloga americana. (C)

(D)

(B)

(E)

PSE 2011 1

1942. Benedito Nunes f 942. funda, com Haroldo Maranho, a Academia dos Novos sociedade Novos, de seguidores do Parnasianismo e dos clssicos portugueses.

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2011 1


EDITAL N. 01/2011 COPERPS/UFPA

MATEMTICA

A telefonia celular tem tido um crescimento rpido no Brasil nos ltimos anos. A tabela abaixo ilustra o nmero de celulares vendidos por ano:
Ano 2010 2009 2008 Nmero de celulares 203 milhes 174 milhes 151 milhes

Um dado tem duas faces pintadas em azul, duas em amarelo, uma em preto e uma em vermelho. Jogando o dado, a probabilidade de obter a cor azul (A) (B) (C) (D) (E)

Considerando esta tabela e supondo que a taxa mdia de crescimento entre 2010 e 2012 seja a mesma que ocorreu entre 2008 e 2010, podemos afirmar que em 2012 o nmero de celulares no Brasil ser de aproximadamente (A) (B) (C) (D) (E) 255 milhes 232 milhes 272 milhes 226 milhes 237 milhes

Um paraense quer fazer uma refeio de aa e farinha de mandioca com 400 gramas no total e com 1200 kilocalorias. Sabendo que 100g de farinha de mandioca tem 330 kcal e 100 gramas de aa 250 kcal, a quantidade de aa na mistura em gramas ser ser (A) (B) (C) (D) (E) 120 150 200 220 250

No terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japo em 11 de maro de 2011, reatores nucleares em Fukushima foram atingidos e tiveram problemas de aquecimento e posterior exploso. So reatores a vapor (BWR), nos quais a gua que entra no vaso de presso o do reator aquecida pelo combustvel nuclear e produz o vapor. Esse vaso de presso tem o formato de um e cilindro circular reto de altura H e dimetro 2R fechado 2R, superior e inferiormente por duas semiesferas, conforme r ilustra a figura abaixo.

10

Uma caixa sem tampa, de base quadrada, deve ser feita retirando-se quatro quadrados de lado 3 cm de cada canto de um carto quadrado e depois dobrando-se 3 os lados. Se o volume da caixa 48cm , o lado do carto ter comprimento de (A) (B) (C) (D) (E) 4cm 5cm 6cm 7cm 8cm

A frmula que fornece o volume do interior do vaso de presso (A) (B) (C) (D) (E)
PSE 2011 1

H H H H H

R R R

R
1952. Forma-se em Direito pela Faculdade de Direito do Par, mas comea a lecionar se Filosofia no Colgio Moderno. Casa-se com a professora Maria Sylvia Nunes. se

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2011 1


EDITAL N. 01/2011 COPERPS/UFPA

HISTRIA

13

11

Sobre a cultura religiosa da Antiguidade Clssica, correto afirmar: (A) No havia qualquer vnculo das prticas ou as cultos e festividades religiosas com a vida cvica das cidades-estados. Cada cidade-estado grega tinha um santo estado padroeiro, mas todos os gregos acreditavam em um s deus chamado Zeus. O politesmo da religiosidade grega no impedia a identidade de determinada cidade cidade-estado com certa divindade, como Atenas em relao deusa Pala Athenas. Apesar do politesmo comum cultura religiosa grega e romana, no havia identidade entre suas prticas religiosas, no existindo sincretismo entre as vivncias religiosas gregas e romanas. ias Ao contrrio da religiosidade romana, a religio entre os gregos conhecia a existncia de uma egos Igreja centralizada na pessoa do sumo sacerdote, cujo templo central era o Olimpo.

Sobre o processo de conquista e colonizao portuguesa das terras do atual territrio brasileiro, ao longo dos sculos XVI, XVII e XVIII, correto afirmar: (A) O referido processo fo iniciado pelo litoral do foi atual territrio paraense em direo ao sul, sendo Belm a primeira pov povoao fundada pelos portugueses. O estabelecimento da economia algodoeira no Recncavo Baiano e na Zona da Mata pernambucana, com base no trabalho escravo africano, ainda no sculo XVI, criou as bases cano, para a colonizao portuguesa. O extrativismo das drogas do serto bem como o trativismo estabelecimento de lavouras e fazendas de gado por meio da distribuio de sesmarias foram as io bases da colonizao portuguesa na regio amaznica a partir do sculo XVII. aznica O cultivo do caf associado com a criao do gado bovino foram as principais atividades econmicas nas regies de So Paulo, Minas as Gerais e Rio de Janeiro ao longo dos sculos XVII e XVIII, sendo responsveis pela fixao do conquistador portugus no sudeste do atual gus Brasil. O cultivo da cana cana-de-acar na Amaznia Colonial portuguesa, desde o sculo XVII, que originou uma economia baseada na plantation com larga utilizao do brao escravo africano africano, foi fator fundamental p para a conquista dessa vasta regio.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

12

(E)

Sobre o processo de construo do mundo contemporneo, correto afirmar: (A) A construo dos estados liberais modernos, seja sob a forma republicana, seja sob a forma monrquica, surgir na primeira metade do sculo XX, como resultado da Prim Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O fim do Antigo Sistema Colonial, com a independncia das colnias europe europeias da frica e sia, logo aps o fim da Segu Segunda Guerra Mundial (1939-1945), permitiu o surgimento de 1945), diversas naes modernas com regimes democrticos de governo. A falncia das utopias socialistas na Rssia, quando de sua derrota na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), favoreceu a consolidao 1918), do capitalismo no Mundo Ocidental, no havend apitalismo havendo pases socialistas desde 1918. A escravido como regime de trabalho deixou de existir no mundo Atlntico ocidental desde fins do sculo XVIII, sendo substituda pelo regime de trabalho livre assalariado, uma das caractersticas do mundo contemporneo. rsticas Ainda no sculo XVIII, o processo de formao do mundo contemporneo em grande medida fo foi iniciado com a Revoluo na Frana, que derrubou a monarquia absolutista, e a Revoluo Industrial na Inglaterra.

14

(B)

Sobre a nacionalizao da cultura durante o varguismo, particularmente no Estado Novo (1937 (1937-1945), correto afirmar: (A) Sob influncia do modernismo, houve a valorizao das prticas e manifestaes culturais brasileiras, inclusive folclricas e populares, em , busca de uma cultura genuinamente nacional. O samba, manifesta manifestao cultural de origem africana foi duramente reprimido, praticamente deixando de existir no cenrio musical brasileiro. r As manifestaes culturais populares, como a capoeira, combatidas desde os fins do Imprio e ao longo da Repblica Velha, n no conseguiram sobreviver ao aparato de represso montado pelo Estado Novo. Houve a valorizao da msica clssica tradicional de origem europ europeia, com a realizao de grandes concertos em ginsios, enquanto msicos censurados no Brasil eram reconhecidos na Europa, como exemplo Heitor Villa Lobos. Houve a uniformizao da cultura brasileira, que deveria ser uma s em todo o territrio nacional, sendo as manifestaes regionais combatidas e aes proibidas. Destaca-se tambm o fato de que o se tupi foi reconhecido como idioma brasileiro, ainda que sem sucesso.

(C)

(B)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

PSE 2011 1

1966. Publica seu primeiro livro O Mundo de Clarice Lispector.

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2011 1


EDITAL N. 01/2011 COPERPS/UFPA

15

Sobre o perodo do Regime Militar (1964 ilitar (1964-1985), no tocante produo artstica e cultural dessa poca no Brasil, correto afirmar: (A) O Cinema Novo, surgido ainda na dcada de 1950, com sua viso crtica dos problemas que afligiam a sociedade brasileira, conhec conheceu enorme crescimento, com a produo e distribuio de inmeros filmes, devido ao apoio da Embrafilme ao cinema nacional de crtica nema poltica e social. Houve uma parte da produo artstica e cultural, apesar da censura e da forte represso, que, sempre que possvel, no deixou de fazer a ou crtica ao regime militar, sendo este o caso da msica de protesto ou de d determinados compositores da msica popular brasileira. es A Bossa Nova, existente desde a dcada de 1950, foi duramente combatida pela censura da ditadura militar, sendo seus principais expoentes perseguidos, presos e exilados do Brasil, visto que as letras e seus arranjos musicais inspirados no jazz norte-americano afrontavam os valores americano culturais nacionais. A msica popular brasileira foi fortemente sileira apoiada pelo regime militar, uma vez que seu seus principais compositores e intrpretes, tais como rpretes, Chico Buarque, Cateano Veloso e Gilberto Gil, eram artistas ideologicamente comprometidos com uma tradio cultural autoritria. a O rock brasileiro, durante o movimento da Jovem Guarda, foi bastante censurado: shows em estdios cancelados, cantores e msicos constantemente presos e processados por razes morais, sendo ainda proibido que fosse apresentado em cadeia nacional de televiso ou no cinema.

GEOGRAFIA

16

Anualmente, os jornai estampam em suas capas jornais notcias sobre enchentes e deslizamentos ocorridos em cias vrias cidades brasileiras, como mostrado na foto abaixo, referente s enchentes ocorrid na cidade de So Paulo ocorridas no incio deste ano.

(B)

(C)

Fonte: www.blogdacomunicao.com. crdito globo.com. Acessado em 4 de maro de 2011.

da

foto

(D)

A alternativa que explica as causas das enchentes e deslizamentos nas grandes cidades : (A) A dinmica da natureza foge ao controle do homem, no havendo condies de previso das chuvas antes dos seus impactos, principalmente nas grandes cidades. Essa falta de controle impossibilita o planejamento de aes preventivas sobre inundaes e de deslizamentos de encostas. Os erros de previso me meteorolgica para o pas so frequentes. Isso se deve pouca quantidade o de satlites de monitoramento das condies climticas, bem como defasagem tecnolgica dos existentes. Dessa forma, por falta de informaes para a populao no h preveno populao, dos problemas. A construo das cidades e a expanso urbana ocorreram a custo da reduo das reas verdes, da impermeabilizao do solo e da retificao do leito dos rios, o que aumento o escoamento das aumentou guas pluviais e vem causando enchentes nas reas de baixa topografia e deslizamentos nas xa encostas de morros. As consequncias das enchentes so explicadas apenas pelo aumento da quantidade de umidade no perodo do vero. Trata Trata-se de fatores eminentemente naturais, portanto no h relao minentemente direta entre as enche enchentes e os processos de artificializao da natureza, to caractersticos do espao urbano. Os deslizamentos de terra, principalmente os ocorridos nas grandes cidades, so decorrentes de causas geolgicas em tipo de rochas sedimentares, de formao recente recente, cuja estrutura no suficientemente consolidada para suportar as edificaes.

(E)

(B)

(C)

(D)

(E)

PSE 2011 1

1973. Elabora o projeto de criao do primeiro curso de Filosofia do Par, atual Faculdade de Filosofia da UFPA.

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2011 1


EDITAL N. 01/2011 COPERPS/UFPA

17

A taxa de mortalidade infantil de um pas est relacionada s condies de vida oferecida populao. Com oferecidas base nessa informao, analise o grfico abaixo.

A alternativa que explica a reduo do indicador desse quadro : (A) (B) A reduo da taxa de mortalidade ocorreu graas aos investimentos no setor de sade, como campanhas de investimentos vacinao, por exemplo; ao aumento da escolarizao; e ao investimento em obras de saneamento bsico. lo; Diretamente relacionado com a reduo da ta de mortalidade infantil est o xodo rural, ou seja, a reduo da taxa populao no campo possibilitou que as pessoas que migram para a cidade pudessem usufruir melhores condies de vida. O fim da desigualdade social no pas, dado pelo aumento do salrio mnimo, elevou a qualidade de vida da populao mais pobre, que passou a no depender do servio pblico de sade. A mortalidade infantil no Brasil, que resulta das caractersticas naturais da uma regio, diminui nas regies de clima quente e seco, onde os servios de sade, gua tratada e esgoto so mais fceis de serem garantidos, como no Nordeste Brasileiro. o Os investimentos realizados pelos governos federal, estadual e municipal para conter a poluio hdrica, pelos principalmente nas reas rurais de contaminao de petrleo, contriburam para a diminuio da mortalidade infantil a partir da dcada de 1990.

(C) (D)

(E)

18

Analise o mapa do Brasil apresentado abaixo.

De acordo com caractersticas naturais e aspectos socioeconmicos, o Brasil pode ser dividido em cinco regies administrativas: Norte, Nordes Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A alternativa que apresenta corretamente o trecho marcado pela seta A-B : (A) (B) (C) O trajeto de A-B corresponde B Nordeste, Norte e Centro Centro-Oeste. s regies:

No trajeto A-B esto os estados do Maranho, B Par, Amazonas, Rondnia. O trajeto A-B indica a rea dos estados da Bahia, B Tocantins e Par. As regies Sudeste, Centro s Centro-Oeste e Norte so aquelas indicadas no trecho A A-B. O trecho A-B refere-se aos estados que compem se apenas a regio Centro Centro-Oeste.

(D) (E)

Fonte: www.ibge.gov.br PSE 2011 1


1986. Publica Passagem para o potico: filosofia e poesia em Heidegger, que lhe , rendeu o prmio Jabuti de Estudos Literrios em 1987.

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2011 1


EDITAL N. 01/2011 COPERPS/UFPA

19

A dinmica espacial da Amaznia marcada pelos grandes projetos de explorao mineral, hidreltricos e agropecurios que reinventam a regio. Sobre o impacto desses projetos, correto afirmar: (A) A construo da hidreltrica de Tucuru possibilitou que o Estado do Par afirmasse sua vocao de produtor e exportador de energia renovvel e limpa. Municpios como Moju, Acar, mo Tailndia e Breu Branco tiveram suas receitas enriquecidas com os Royalties provenientes da usina. O municpio de Juruti passou por um processo de intensa modernizao a partir da implantao das atividades de minerao de fe ferro, nquel e estanho conduzida pela ALCOA. Os beneficirios dessa modernizao foram as comunidades tradicionais de Juruti Velho, que usufruram dos Royalties da explorao mineral. O municpio de Barcarena teve sua economia impactada positivamente a partir da implanta implantao de indstrias de beneficiamento mineral, tais neficiamento como ALBRS, ALUNORTE e IMERYS. Isso se traduziu em melhoria na qualidade de vida da populao das reas em torno do Distrito Industrial. Em 2010, a Companhia Vale do Rio Doce surpreendeu o mercado mundial ao anunciar sua ial retirada da explorao do segmento de alumnio, com a venda de sua cota parte para a empresa Hydro, que assumiu a ALBRS-ALUNORTE e todos os empreendimentos que trabalham com bauxita e alumnio. O municpio de Marab marcado por grand grandes empreendimentos na siderurgia, responsveis pelo crescimento econmico de toda a regio do sudeste do Par. Essa atividade atraiu um a grande contingente populacional e, consequentemente, muitos assentamentos rurais foram estabelecidos neste lugar.

(C)

Na regio Sudeste, o governo brasileiro se , comportou como um empresrio. Financiou toda a infraestrutura necessria ao processo de industrializao, mas isso no poderia ter sido feito sem que a economia da cana cana-de-acar, ainda no sculo XVII, tivesse ger gerado os capitais necessrios. A regio Sudeste foi a primeira do pas a abolir o trabalho escravo. A abolio da escravido possibilitou formar um amplo mercado consumidor e de mo mo-de-obra, imprescindveis para impulsionar a nascente industrializao. A regio Sudeste contou como apoio da cultura imigrante para formar sua industrializao. Italianos, japoneses, libaneses, entre outros, financiaram toda a infraestrutura rodoviria, ferroviria e porturia necessria ao desenvolvimento industrial.

(D)

(B)

(E)

(C)

FSICA

21

(D)

(E)

Suponha que um motorista de sua cidade contratado para levar uma carga at outra cidade que fica 600 km adiante, com a recomendao expressa de que deve entreg-la at as 18h, impreterivelmente. Ele la parte ento s 6h e viaja com uma mdia de 50 k km/h at o meio dia, quando para em um posto onde almoa e reabastece o veculo, retomando a viagem s 13h. Para que o motorista consiga cumprir o contrato dever contrato, desenvolver, no restante do percurso, uma velocidade mdia, em km/h, no mnimo de , (A) (B) (C) (D) (E) 45 55 60 75 80

20

O processo de industrializao do pas teve incio pela regio Sudeste. Sobre os motivos que explicam essa origem, correto afirmar: (A) Na regio Sudeste, acumulou acumulou-se o capital necessrio diversificao da atividade econmica. Assim, os capitais acumulados na cafeicultura tambm passaram a subsidiar a indstria de bens de consumo corrente, alimentos, bebidas, roupas, calados. Na regio Sudeste, tem-se a presena de um se empresariado inovador e moderno que no moderno, mediu esforos no sentido de criar e financiar as infraestruturas rodoviria, ferroviria e porturia necessrias ao desenvolvimento da atividade industrial.

22

Se voc jogar para cima um objeto de 200g, com uma energia cintica de 10J, ele ir subir uma altura, em metros, igual a (A) (B) (C) (D) (E) 2,0 3,0 4,0 5,0 6,0
Dado: Considere g = 10 m/s
2

(B)

PSE 2011 1

1989. Funda a Academia Brasileira de Filosofia com outros filsofos brasileiros.

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2011 1


EDITAL N. 01/2011 COPERPS/UFPA

23

Quando usamos uma rede, ns a penduramos pelos punhos em armadores encravados nas paredes, como simula a figura abaixo, em que se destaca a inclinao dos punhos com as paredes.

25

Se voc ler no manual do seu televisor que o aparelho tem a especificao 240 W/120 V, poder concluir que, ao coloc-lo em funcionamento em sua lo casa, onde a tenso 120 V, a corrente que passar no cabo de conexo com a tomada ser, em Ampre, igual a (A) (B) (C) (D) (E) 2,0 2,5 3,0 3,5 4,0

Com base nessa ilustrao, certo ento afirmar: (A) Se forem dados os ns de punho para encurt encurtlos e aumentar , o risco da rede cair com nosso , peso ficar diminudo. Usando cordas ou correntes adicionadas aos punhos, para assim diminuir , reduzimos a tenso nos punhos e nos armadores, o que diminui ento o risco de a rede cair com nosso peso. Se a rede for bem empunhada, qualquer que seja o peso dos que deitam nela, este no interferir na tenso que os punhos suportaro. Se a rede for bem empunhada, independentemente de darmos os ns de punhos ou adicionarmos cordas, para diminuirmos ou aumentarmos , isto no interferir no risco de a rede cair com o nosso peso. O risco de quebrar os punhos independente do peso de quem utiliza a rede, pois depende , exclusivamente da varivel .

QUMICA

26

Analise as seguintes afirmativas Classificao Peridica dos Elementos: ficao I II III

sobre

(B)

(C)

(D)

IV

Os elementos metlicos apresentam apresentam-se como ctions em substncias simples ou compostas. O raio do tomo sempre maior que o raio do respectivo ction. Para elementos localizados em um mesmo perodo da Tabela Peridica, quanto maior o raio atmico, menor a energia de ionizao. Os elementos localizados no grupo 2 da Tabela Peridica apresentam, na ltima cama camada, a 2 configurao ns .

Esto corretas as afirmativas (A) (B) (C) (D) (E) I e II I, II e III I, II e IV II, III e IV I, II, III e IV

(E)

24

Durante certo experimento, 600g de uma substncia so aquecidos por uma fonte trmica com potncia de 600 cal/min e sua temperatura monitorada por uma hora. O resultado obtido est representado no diagrama abaixo.
o

27

120 80 40 min 30 60
Analisando o referido resultado, correto concluir, ento, que o calor especfico da referida substncia , o em cal/g C, igual a (A) (B) (C) (D) (E) 0,25 0,30 0,45 0,60 0,75

O isooctano (C8H18) um dos componentes da gasolina, sendo tambm utilizado como solvente industrial. Sua reao de combusto est representada pela equao qumica no balanceada:

C8H18 + O2 CO2 + H2O


Assim, a massa de dixido de carbono, expressa em quilogramas, formada na combusto de 570 g de isooctano, igual a (A) (B) (C) (D) (E) 0,55 1,10 1,76 3,58 5,77
Dados: Massas molares (g/mol): H = 1; C = 12; O = 16

PSE 2011 1

1998. Publica Crivo de papel com ensaios filosficos e literrios. No mesmo ano recebe o Prmio Multicultural Estado.

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2011 1


EDITAL N. 01/2011 COPERPS/UFPA

28

O pH de uma soluo aquosa de cido actico (CH3COOH) 0,05 mol/L, que se encontra 2% dissociado, igual a (A) (B) (C) (D) (E) 3 4 5 6 7

BIOLOGIA

31

29

A reao de obteno da amnia representada pela equao qumica:

Na Amaznia, a intensa queima de biomassa decorrente do desmatamento nos meses de seca, particularmente nos estados do Par, Roraima e Acre, ocasiona a concentrao de poluentes atmosfricos que rao afetam a sade da populao e os ecossistemas. Alguns opulao dos gases txicos emitidos durante as queimadas na regio tm a propriedade de se combinar com a m hemoglobina do sangue, formando a carboxiemoglobina, o que prejudica o transporte de oxignio pelo organismo. O principal poluente atmosfrico associado com este tipo luente de envenenamento o (A) (B) (C) (D) (E) gs metano (CH4) monxido de carbono (CO) dixido de carbono (CO2) dixido de enxofre (SO2) dixido ntrico (NO2)

N2(g) + 3H2O(g) 2NH3(g) + 3/2O2(g)


Calores de formao (H f), medidos a 298K. Espcie Qumica NH3(g) H2O(g) 0 -1 H f (kJ.mol ) 46,0 242,0 O valor de H 298K, expresso em kJ, para a reao de obteno da amnia igual a
0 0

32

(A) (B) (C) (D) (E)

196,0 + 288,0 288,0 + 634,0 634,0

As Distrofias Musculares Progressivas (DMPs) englobam um grupo de doenas genticas que se caracterizam por uma degenerao progressiva do tecido muscular, o que representa uma herana recessiva ligada ao sexo. Considerando essas DMPs, . analise o quadro abaixo.

30

A reao qumica

K2CO3(aq) + Mg(OH)2(aq) MgCO3(s) + 2KOH(aq) (s) pode ser classificada como uma reao de (A) (B) (C) (D) (E) simples troca dupla troca oxi-reduo sntese anlise

Se o indivduo 11 casa-se com uma mulher portadora, a probabilidade de esse casal ter doi filhos afetados pela dois anomalia de (A) (B) (C) (D) (E) 10% 25% 50% 75% 100%

33

No ser humano existem cerca de 200 tipos de clulas que integram os principais tipos de tecidos. So exemplos de clulas do tecido epitelial com funes de secreo: (A) (B) (C) (D) (E)
PSE 2011 1

clulas epidrmicas clulas musculares clulas das glndulas salivares neurnios fibrolastos

1998. Recebe o ttulo de professor emrito e se aposenta como professor titular de Filosofia pela UFPA.

10

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2011 1


EDITAL N. 01/2011 COPERPS/UFPA

34

Nos protozorios, os clios e flagelos so estruturas celulares relacionadas com a motilidade em meio lquido ou semilquido. Essas estruturas so as diferenciadas pelo comprimento, pelo nmero na clula e ainda pelo tipo de movimento. So exemplos de o organismos dotados de clios: (A) (B) (C) (D) (E) Entamoeba histolytica e Trichomonas vaginalis Euglena viridis e Giardia lamblia Entamoeba coli e Trypanosoma cruzi Balantidium coli e Paramecium aurelia Leishmania brasiliensis e Plasmodi dium vivax

LITERATURA

36

O texto literrio, alm de apresentar-se em prosa e em verso, manifesta-se, do ponto de vista do contedo, se, de maneiras variadas, em atendimento inspirao e/ou s circunstncias histrico-scio-culturais de cada estilo de poca. Assim sendo, a alternativa que expressa corretamente uma caracterstica relativa ou ao gnero lrico, ou ao narrativo ou ao dramtico : (A) (B) O texto dramtico tem como obje principal a objeto emoo subjetiva. No gnero lrico o texto c constri-se a partir de dilogos. A ao elemento essencial da narrativa. As personagens de carter humorstico so as rsonagens mais comuns nas peas teatrais. A construo textual em verso a mais apropriada para o conto.

35

Doenas Sexualmente Transmissveis (DST) ou Infeco Sexualmente Transmissvel (IST) so designaes pelas quais conhecida uma categoria de patologias antigamente referidas como doenas venreas. So doenas infecciosas que se transmitem essencialmente (porm no de forma exclusiva) pelo contato sexual. Considere as seguintes afirmativas sobre as ISTs: I II III Os tipos de hepatites virais B, C e D podem ser transmitidos pela via sexual. A Gonorria uma DST causada por um protozorio ciliado. O condiloma acuminado, conhecido tambm onhecido como verruga genital, uma DST causada pelo Papilomavrus humano (HPV).

(C) (D) (E)

37

Gonalves Dias pertence primeira gerao romntica no Brasil, poca da independncia associada s aspiraes nacionalistas e de grande interesse por questes locais. Convm lembrar que, na sua produo, destacam-se os temas da poesia lrico-amorosa, da se indianista e da nacionalista Assinale a opo em que nacionalista. se destaca o texto de tema indianista. taca (A) Adeus qu'eu parto, senhora: Adeus Negou-me o fado inimigo me Passar a vida contigo, Ter sepultura entre os meus; Guerreiros da Taba sagrada, Guerreiros da Tribo T Tupi, Falam Deuses nos cantos do Piaga, Guerreiros, meus cantos ouvi. Enfim te vejo! enfim posso, Curvado a teus ps, dizer dizer-te, Que no cessei de querer querer-te, Pesar de quanto sofri. sofri. No permita Deus que eu morra, No Sem que eu volte para l; Sem que desfrute os primores Que no encontro por c; Assim eu te amo, assim; mais do que podem Dizer-to os lbios meus, mais do que vale to Cantar a voz do trovador cansada: O que belo, o que justo, santo e grande Amo em ti. Por tudo quanto sofro,

Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s) (A) (B) (C) (D) (E) I, somente. II, somente. III, somente. I e II. I e III.

(B)

(C)

(D)

(E)

PSE 2011 1

2010. Recebe novamente o prmio Jabuti, agora pela obra A clave do potico publicada potico, no mesmo ano. Recebe da ABL o prmio Machado de Assis pelo conjunto da obra.

11

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2011 1


EDITAL N. 01/2011 COPERPS/UFPA

38

Camilo Castelo Branco notabilizou notabilizou-se, na Literatura Portuguesa, devido a sua vasta produo, mas sua obra Amor de Perdio foi a que alcanou maior notoriedade. Destaque-se que a caracterstica principal se dessa novela o tom trgico presente no destino d dos personagens, sempre em luta contra terrveis obstculos para alcanarem a felicidade no amor. Observa Observa-se que os direitos do corao, por toda a narrativa, vo de encontro aos valores sociais e morais da poca. s Assinale, entre as opes abaixo, aquela qu contraria que os juzos aqui expostos sobre Amor de Perdio Perdio. (A) Mariana, apesar de personagem secundria, uma das figuras mais destacadas, pela tragicidade do seu destino. Simo Botelho, o protagonista da trama, no tem o fim trgico dos demais, porque opta por viver rque no Oriente. Tereza configurada como a autntica personagem romntica: morre de tuberculose, o mal-do-sculo. Baltazar o grande vilo da histria e morre assassinado. As famlias Menezes e Botelhos so responsveis por tudo que contraria os d direitos do corao e contribuem para o fim trgico da histria.

40

O conjunto de trabalhos literrios escritos, num mesmo perodo, constitui o que se denomina de estilos de poca (tambm conhecidos como Escolas Literrias) Literrias). O crtico Domcio Proena Filho, em seu livro Estilos de poca na Literatura, afirma que as escolas literrias emprestam fisionomia prpria e inconfundvel a cada poca, e que isso se traduz em caractersticas comuns aos vrios escritos representativos do mesmo perodo. esentativos Entre as opes abaixo, qual NO retrata um conceito ntre aceitvel, em se tratando de estilo de poca poca? (A) (B) (C) (D) (E) O Barroco considerado uma escola clssica. O Simbolismo um estilo de poca que privilegia a sugesto. O Romantismo se fez com aprop apropriao de referncias objetivas. O Realismo a escola que se b baseou nas conquistas da cincia. No Arcadismo assistimos valorizao da natureza.

(B)

(C)

(D) (E)

39

Gil Vicente tem a sua inspirao ligada origem do teatro portugus. Alm de revelar-se um criador de se tipos, que atravessaram os sculos com modernidade indiscutvel, a sua obra reconhecida pelo domnio de linguagem acordada com as situaes dramticas. Considerando os textos abaixo, que dizem respeito pea O Velho da Horta, assinale a opo que se ajusta ssinale corretamente ao sentido dessa obra. (A) (B) (C) O Velho apaixonado deixa-se levar po um amor se por imprudente e obcecado. A linguagem da Moa zombeteira, cheia de ironia e combina perfeitamente com a do Velho. Por meio do encontro apaixonado entre o velho e a jovem, Gil Vicente capta uma histria de amor que comprova a mxima: o amor n no tem idade. Entra em cena uma alcoviteira que oferece seus prstimos profissionais e desilude o Velho quanto posse da amada. No final, o Velho recebe a notcia de que a jovem aceitaria casar-se, mediante um bom dote. se,

(D)

(E)

PSE 2011 1

27 de fevereiro de 2011. Falece no hospital Beneficente Portuguesa, em sua cidade natal.

12

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2011 1


EDITAL N. 01/2011 COPERPS/UFPA

REDAO
Assim como o homem solteiro, de 40 anos, sem namorada, do texto A mulher dos meus sonhos, de Moacyr Scliar, muitas pessoas sentem-se sozinhas e desejam encontrar o(a) se parceiro(a) ideal. Com base nesse tema desejo de encontrar o(a) parceiro(a) ideal , independentemente de sua opo , sexual, escreva um texto predominantemente narrativo no qual um narrador, imbudo do desejo de encontrar essa , pessoa ideal, l um texto da seo Amizades, de O Os Classificados de um jornal local, que lhe chama a ateno:
GLRIA FERRAZ Somente acompanhante, p/pessoas sozinhas. No aceita sexo. Rosto belssimo, 1,75 alt, 25 anos, branquinha que arrasa quarteiro, olhos verdes da cor do mar, discre e discreta muito educada. Corpo de mulhero que agrada at o mais exigente dos homens. Sabe se comportar em locais sofisticados, boa roupa, cabelo penteado e unhas feitas. Segundo grau completo. Gosta de ler. Papo cabea. Encontra com o cliente em local decente marcado pelo mesmo. Ligue e saia da solido! F/ 91324478885.

Seo Amizades, Classificados de O Liberal, Belm, Domingo, 6 de maro de 2011, p. 45. (texto adaptado)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

PSE 2011 1

13

Potrebbero piacerti anche