Sei sulla pagina 1di 3

QUANTO VALE OU POR QUILO?

Um filme que desde as primeiras cenas nos mostra semelhanas entre a poca da escravido e os dias de hoje. Uma escravido camuflada que o povo no percebe ou s vezes no quer enxergar devido s circunstncias do meio onde vive ou trabalha. O filme mostra a relao entre o passado e o presente, entre os mais necessitados e aqueles que detm o poder. Da mesma forma aqueles que tiram proveito de situaes para se promover ou se beneficiar financeiramente como as ONGs mostradas no filme. Nos leva a perceber e refletir a semelhana entre os dois perodos. A seguir vemos uma negra com uma mscara de ferro sendo castigada ou privada de ingerir bebida, logo em seguida aparece uma festa e as pessoas bebendo a vontade, apresentando uma falsa liberdade vivenciada nos dias de hoje. Outra situao que chama a ateno a dos escravos fugitivos, onde os capites do mato recebiam recompensas para captur-los, recompensas para suprir suas necessidades e dar melhores condies s suas famlias. No mesmo instante observamos o caso de uma famlia onde o rapaz no encontra servio, e a presso capitalista imposta pela mdia obriga ele resolver a situao praticando um crime, matar dois adolescentes a mando de um comerciante. Mais uma vez refletimos sobre tais atos, e o modo como o interesse capitalista influencia na vida das pessoas. A explorao tambm colocada em pauta no filme, quando uma ONG usa as crianas pobres para fazer propaganda, afinal elas seriam premiadas com computadores. A ganncia, e o interesse por trs disso nos entristece, aquele gesto que parecia nobre, no passa de puro capitalismo e ganncia por parte das ONGs que no pensam em melhorar a situao daquelas crianas e sim no dinheiro que arrecadam atravs delas. O nosso Brasil hoje tem muitas semelhanas com o Brasil do filme como, por exemplo, o emprstimo consignado em folha para aposentados e pensionistas parece quela parte do filme onde se pode comprar a carta de alforria de uma pessoa. A sociedade democrtica meio que aprisiona o povo numa democracia ldica e no se d conta do que est por trs de lindos discursos, exemplo disto a solidariedade que antes era um gesto de humanidade hoje se tornou um produto de visibilidade. Outro ponto importante do filme quando retratou a cruel realidade do perodo colonial onde os negros eram explorados e discriminados, onde se pode fazer uma conexo com o Brasil atual, o racismo ainda muito grande, contudo as pessoas caridosas hoje esto muito mais ativas, mas o Brasil no precisa dessa populao caridosa e sim de polticas pblicas eficientes. A sociedade precisa refletir sobre como pensa, age, e tudo mais que tenha a ver como social, pois, a responsabilidade de um Brasil descente e igual de cada um de ns.

Devemos como cidados, observar e mudar comeando ns mesmos antes de cobrar dos outros, atitudes para acabar com as desigualdades e exploraes to comum nos dias de hoje.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTE DISCIPLINA: FILOSOFIA E EDUCAO DOCENTE: MALENA DISCENTE: MARIA DAS GRAAS OLIVEIRA

RESENHA DO FILME: QUANTO VALE OU POR QUILO?

FEIRA DE SANTANA DEZEMBRO/2012

Potrebbero piacerti anche