Sei sulla pagina 1di 18

Sistema de Transporte Aberto Os lquidos circulatrios no se encontram sempre dentro de vasos ou rgos.

os. O sangue abandona os vasos sanguneos e passa para lacunas, banhando diretamente as clulas. O sangue flui mais lentamente que num sistema de transporte fechado e, portanto, menos eficiente.

Sistema de Transporte Fechado Caracterstico de todos os vertebrados em que o lquido circulante se encontra sempre dentro de vasos ou rgos o sangue no se mistura com o lquido intersticial. Nos aneldeos, como a minhoca, o sistema de transporte fechado. mais eficiente pois o sangue flui mais rapidamente que num sistema de transporte aberto, tornando mais eficaz a reposio e substituio de materiais, o que vai permitir um aumento do metabolismo.

Conceitos Artria vaso que conduz sangue (arterial ou venoso) do corao para as diversas partes do corpo. Arterola Pequena artria de calibre reduzido. Capilar Vaso sanguneo de calibre muito fino que liga entre si as arterolas e as vnulas. Vnulas Pequena veia de calibre reduzido. Veia Vaso sanguneo que transporta o sangue que, vindo de qualquer parte do corpo se dirige ao corao.

Circulao sangunea Ventrculos Artrias Arterolas Capilares Vnulas Veias Aurculas Nos capilares, a velocidade e a presso sangunea diminuiem. A circulao dupla a mais eficiente pois assegura um fluxo mais vigoroso de sangue aos rgos, uma vez que o sangue impulsionado duas vezes. Peixes Circulao Simples No decurso de cada circulao o sangue atravessado apenas uma vez por sangue venoso. Corao composto apenas por uma aurcula e um ventrculo, dispostos linearmente. Anfbios Circulao Dupla Incompleta No decurso de cada circulao, o sangue passa duas vezes no corao, uma primeira vez ao iniciar a circulao sistmica e uma segunda vez a iniciar a circulao pulmonar, ocorrendo uma mistura parcial de sangue ao nvel do ventrculo (circulao incompleta). Corao com 3 cavidades: 2 aurculas e 1 ventrculo. O ventrculo bombeia os dois tipos de sangue separadamente, embora ocorra mistura parcial de sangue venoso com arterial.

Rpteis - Circulao Dupla Incompleta No decurso de cada circulao, o sangue passa duas vezes no corao, uma primeira vez ao iniciar a circulao sistmica e uma segunda vez a iniciar a circulao pulmonar, ocorrendo uma mistura parcial de sangue ao nvel do ventrculo (circulao incompleta). Corao com 3 cavidades: 2 aurculas e 1 ventrculo, parcialmente dividido por um septo incompleto. O desfasamento na contrao das aurculas ajuda a diminuir a mistura de sangue arterial com sangue venoso.

Aves e Mamferos Circulao Dupla e Completa No decurso de cada circulao, o sangue passa duas vezes no corao, uma primeira vez ao iniciar a circulao sistmica e uma segunda vez a iniciar a circulao pulmonar, no ocorrendo uma mistura do sangue arterial com sangue venoso (circulao completa). O corao tem 2 aurculas e 2 ventrculos, no havendo possibilidade do sangue arterial se misturar com o venoso.

Tipos de Circulaes Simples o sangue percorre 1 trajeto, passando 1 vez no corao. Dupla o sangue percorre 2 trajetos, passando 2 vezes pelo corao. Completa no h possibilidade de mistura de sangues. Incompleta h possibilidade de ocorrer mistura de sangues.

Circulao Sistmica Inicia-se no ventrculo esquerdo quando o sangue arterial bombeado para a artria aorta. A artria aorta ramifica-se em artrias de calibre cada vez menor, as arterolas e estas transportam o sangue at redes de capilares ao nvel de cada rgo. Nestes capilares, o oxignio e os nutrientes passam facilmente do sangue para os tecidos, e o dixido carbono e outros produtos de excreo passam dos tecidos para o sangue. O sangue passa ento de arterial a venoso. O sangue venoso transportado pelos capilares, de retorno para as vnulas, que se juntam para formar as veias, que se vo reunindo noutras de maior calibre, at darem origem veia cava superior e veia cava inferior, que conduzem o sangue venoso, para a aurcula direita. Da aurcula direita o sangue passa para o ventrculo direito, iniciando-se novamente a circulao pulmonar.

Circulao Pulmonar A circulao pulmonar inicia-se no ventrculo direito, quando o sangue venoso, rico em dixido de carbono, sai do ventrculo pela vlvula semilunar para a artria pulmonar, que se ramifica em dois vasos, um para cada pulmo. Dentro dos pulmes o sangue venoso circula em vasos cada vez mais estreitos, at atingir os capilares. Os capilares contactam diretamente com as unidades funcionais dos pulmes, os alvolos pulmonares, e a ocorrem as trocas gasosas responsveis pela transformao do sangue venoso em arterial, devido passagem de dixido de carbono dos capilares para os alvolos e de oxignio no sentido contrrio. O sangue arterial, rico em oxignio, regressa ento ao corao pelas vnulas, que se renem em vasos maiores, as veias pulmonares e entra na aurcula esquerda. Na aurcula esquerda o sangue arterial passa

para o ventrculo esquerdo e da vai ser bombeado para todo o corpo, iniciando-se assim a circulao sistmica. Ciclo Cardaco Na distole geral o miocrdio est relaxado, as vlvulas semilunares esto fechadas e as vlvulas auriculoventriculares esto abertas. O sangue entra continuamente nas aurculas pelas veias e das aurculas passa passivamente para os ventrculos. Na sstole auricular, as aurculas quando esto cheias contraem-se, aumentando a presso arterial. Como a presso nos ventrculos menor, as vlvulas auriculoventriculares abrem totalmente, e o sangue enche os ventrculos. Com o aumento da presso no interior dos ventrculos, as vlvulas bicspide e tricspide fecham-se, impedindo o refluxo de sangue para as aurculas e originando o primeiro rudo cardaco. Na sstole ventricular, a presso no interior dos ventrculos aumenta e provoca a abertura das vlvulas semilunares. O sangue do ventrculo direito passa par a artria pulmonar, enquanto o sangue do ventrculo esquerdo passa para a artria aorta. Com o aumento do volume de sangue, a presso nestas duas artrias aumenta, e quando a presso arterial se torna superior dos ventrculos as vlvulas semilunares fecham-se, originando o segundo rudo cardaco.

Nas veias Nas veias, a reduzida presso no impulsiona o sangue para o corao - Msculo Esqueltico - Vlvulas Venosas Ajudam o retorno do - Movimentos Respiratrios sangue ao corao - Distole

Sistema Linftico As clulas do organismo recebem substncias do meio e eliminam produtos resultantes do seu metabolismo. Este intercmbio possvel graas existncia de movimento do sangue e da linfa, fluidos extracelulares. A parede muito fina dos capilares sanguneos facilita o intercmbio de substncias que se efetua entre o sangue e o fluido intersticial.

Neste intercmbio intervm a presso sangunea e a presso osmtica. A direo do movimento de substncias para dentro ou para fora depende da diferena entre a presso do sangue e a presso osmtica. Na extremidade arterial do capilar, a presso do sangue excede a presso osmtica, havendo movimento de substncias para fora do capilar. Na extremidade venosa do capilar, a situao inversa verificando-se movimento de substncias para dentro do capilar. Os leuccitos podem tambm abandonar os capilares sanguneos, deslizando entre as clulas da parede desses vasos. Forma-se assim fluido intersticial ou linfa intersticial, fluido incolor e transparente constitudo por plasma e glbulos brancos, que banha as clulas, fornecendo-lhes nutrientes e oxignio. Este fluido difere do plasma sanguneo fundamentadamente por no conter protenas, sendo macromolculas, dificilmente atravessam a parede dos capilares. para a linfa intersticial que as clulas lanam produtos resultantes do metabolismo, modificando assim a composio do meio que as rodeia. Grande parte do fluido intersticial volta a entrar no extremo nervoso dos capilares, pois em consequncia da filtrao ocorrida, a presso sangunea diminui e o sangue torna-se hipertnico em relao ao fluido intersticial. O fluido e leuccitos que atravessaram a parede dos capilares e no regressaram diretamente ao sangue ficam na linfa intersticial. O excesso deste fluido intersticial entra para capilares linfticos que existem nos diferentes rgos entre os vasos sanguneos e que fazem parte do sistema linftico. Os capilares linfticos renem-se formando veias linfticas que, tal como as veias sanguneas tambm possuem vlvulas. Uma vez dentro dos vasos linfticos o fluido denomina-se linfa circulante ou apenas linfa e igualmente constituda por protenas e leuccitos. A linfa lanada na corrente sangunea em veias que abrem na veia cava superior. A renovao constante do fluido intersticial permite que as clulas obtenham permanentemente as substncias de que necessitam e que para ele sejam eliminados produtos resultantes da atividade celular. Pode-se assim concluir que o intercmbio entre as clulas e o meio possvel graas ao movimento do sangue e da linfa, fluidos extracelulares que fazem parte do meio interno de muitos animais.

Estes fluidos intervm e asseguram vrias funes vitais como: - transporte de nutrientes provenientes do tubo digestivo ou da mobilizao das reservas at s clulas. - transporte de oxignio desde as superfcies respiratrias at s clulas - remoo de produtos resultantes da atividade celular - transporte de hormonas - defesa do organismo atravs dos leuccitos Reaes de Metabolismo

Anabolismo

Sntese metablica das protenas, gorduras e outros constituintes dos organismos vivos para formarmolculas. E ste processo necessita de energia na forma de trifosfato de adenosina (ATP). As molculas sintetizadas so mais energticas que as que lhe deram energia. Assim, reaes de anabolismo so endoenergticas. Catabolismo Catabolismo o processo pelo qual os compostos orgnicos complexos so fracionados em compostos qumicos mais simples, produtos residuais e, em geral, libertam energia. Os produtos so mais pobres em energia que os reagentes. De modo global, as reaes de catabolismo so exoenergticas. A ocorrncia de reaes endoenergticas de metabolismo possvel devido a transferncias de energia que se verificam quando se d a hidrlise de molculas de ATP. Uma clula capaz de oxidar vrias molculas orgnicas, transferindo energia dessas molculas para molculas de ATP. No entanto a glicose o composto orgnico mais genericamente utilizado como fonte de energia qumica.

Fermentao e Respirao Aerbia No mundo biolgico existem processos catablicos que permitem a transferncia de energia de compostos orgnicos para molculas de ATP. Tais processos podem ocorrer na presena de oxignio, aerobiose, ou na ausncia de oxignio, anaerobiose. Se o acetor final de eletres for uma molcula inorgnica, o conjunto destas reaes designa-se respirao. Se o acetor final de eletres for o oxignio, o processo designa-se por respirao aerbia. Se forem outras molculas inorgnicas ( CO2, NO3 ), respirao anaerbia. Por outro lado, a fermentao um processo catablico que visa a obteno de energia, mas em que no existe acetor de eletres externo. Em vez disso, no final do processo degradativo, os eletres so captados por uma molcula orgnica que deriva do substrato inicial.

Os seres vivos menos complexos, utilizam a fermentao como nico processo de obteno de energia. Outros seres vivos como as leveduras, ou as clulas musculares de diversos animais (incluindo as do Homem), tm capacidade de retirar maior quantidade de energia a partir dos compostos orgnicos, utilizando o oxignio neste processo catablico. Contudo na ausncia deste gs, alguns destes seres podem usar a fermentao como via energtica alternativa, sendo por isso designados anaerbios facultativos. Fermentao

O processo fermentativo realizado por leveduras. So fungos unicelulares que se multiplicam rapidamente em condies favorveis. Desenvolvem-se sobretudo em meios ricos em acares (flores, frutos suculentos). Na presena de glicose, as leveduras produzem lcool e um gs (dixido de carbono). Por esta razo este tipo de fermentao designa-se fermentao alcolica. Exemplos: cerveja, po, vinho A fermentao um processo simples e, em termos evolutivos, primitivo de obteno de energia; ocorre no hialoplasma das clulas, compreendendo duas etapas: Gliclise conjunto de reaes que degradam a glicose at acido pirvico ou piruvato; Reduo do piruvato conjunto de reaes que conduzem formao dos produtos de fermentao.

Gliclise A molcula de glicose quimicamente inerte. Assim, para que a sua degradao se inicie, necessrio que seja ativada atravs da energia fornecida pelo ATP ( Fase de Ativao ). Depois, segue-se um conjunto de reaes que levam degradao da glicose at cido pirvico, com formao de ATP e NADH. No final da gliclise resultam: - duas molculas de NADH - duas molculas de cido pirvico - duas molculas de ATP (formam-se 4, mas 2 so gastas na ativao da glicose).

Reduo do Piruvato A reduo do piruvato, em condies de anaerobiose, faz-se pela ao do NADH, formado durante a gliclise, e pode conduzir formao de diferentes produtos. Assim, existem vrios tipos de fermentao, cujas designaes indicam o produto final. Leveduras lcool etlico fermentao alcolica vinho e cerveja Clulas Musculares cido ltico fermentao ltica iogurtes Bactrias do Vinagre cido actico fermentao actica vinho em vinagre

Bactria cido butrico fermentao butrica altera a manteiga. Fermentao Alcolica : Glicose -> 2 etanol + 2 CO2 + 2 ATP Fermentao Lctica : Glicose -> 2 cido ltico + 2 ATP

Na fermentao alcolica, o cido pirvico, resultante da gliclise, descarboxilado ( removida uma molcula de CO2), originando o aldedo actico. Este composto ento reduzido pelo NADH formando-se etanol.

Respirao Aerbia H medida que as clulas evoluram, as suas necessidades energticas foram aumentando. Nas clulas eucariticas, surgiram organelos especializados mitocndrias capazes de realizar a oxidao completa do cido pirvico obtido na gliclise, originando compostos muito simples (gua e dixido de carbono). Este processo s ocorre na presena de oxignio, sendo, por isso, designado respirao aerbia. As clulas dos tecidos vivos, ao realizares respirao aerbia, consomem oxignio e libertam dixido de carbono. Esta troca de gases resulta do processo catablico que conduz oxidao dos compostos orgnicos, com vista obteno de energia. Oxidao dos compostos orgnicos em condies de aerobiose 1 Etapa Gliclise A gliclise uma etapa comum fermentao e respirao aerbia. Esta primeira etapa de respirao ocorre no hialoplasma e conduz formao de duas molculas de ATP, duas molculas de NADH + H+ e duas molculas de cido pirvico 2 Etapa Formao de acetil-coenzima A Na presena de oxignio, o cido pirvico entra na mitocndria, onde descarboxilado (perde uma molcula de CO2) e oxidado (perde um hidrognio, que usado para reduzir o NAD+, formando NADH + H+). 3 Etapa Ciclo de Krebs ou ciclo do cido ctrico um conjunto de reaes metablicas que conduz oxidao completa da glicose. Este conjunto de reaes ocorre na matriz da mitocndria e catalisado por um conjunto de enzimas, destacando-se as descarboxilases (catalisadores das descarboxilaes) e as desidrogenases (catalisadores das reaes de oxidao-reduo que conduzem formao de NADH).

Cada molcula de glicose conduz formao de duas molculas de cido pirvico, as quais originam duas molculas de actil-CoA, que iniciam dois ciclos de Krebs. Devido combinao do grupo acetil (2C) da CoA com o cido oxaloactico (4C), forma-se o cido ctrico (6C). Assim por cada molcula de glicose degradada, formamse no ciclo de Krebs: - seis molculas de NADH; - duas molculas de FADH2 (que tm papel semelhante ao NADH) - duas molculas de ATP - quatro molculas de CO2 4 Etapa Cadeia transportadora de eletres e fosforilao oxidativa As molculas de NADH e FADH2, formadas durante as etapas anteriores da respirao, transportam eletres que vo agora, percorrer uma srie de protenas, at serem captados por um acetor final oxignio. Estas protenas acetoras de eletres constituem a cadeia transportadora de eletres ou cadeia respiratria e encontram-se ordenadas na membrana interna das mitocndrias, de acordo com a sua afinidade para os eletres. Os eletres transportados pelo NADH e pelo FADH2 so cedidos aos acetores, iniciando um fluxo ao longo do qual estas molculas vo sendo sucessivamente reduzidas e oxidadas. Este fluxo condicionado pela disposio das molculas transportadoras de eletres. Cada transportador tem maior afinidade para os eletres do que o transportador anterior, garantindo-se desta forma um fluxo unidirecional at ao acetor final o oxignio. O oxignio depois de receber os eletres, capta os protes (H+) presentes na matriz da mitocndria, formando-se gua (H2O). medida que os eletres passam de transportador em transportador, liberta-se energia. Essa energia utilizada para fosforilar o ADP, formando-se ATP. Este processo de produo de ATP est associado a fenmenos de oxidao-reduo, pelo que , normalmente, designado fosforilao oxidativa.

Partindo da mesma quantidade de glicose, liberta-se mais energia na presena de oxignio (condies aerbias) do que na ausncia deste gs (condies anaerbias). Em condies de anaerobiose, a degradao da glicose incompleta, formando-se, por exemplo: - lcool etlico (que ainda contm bastante energia qumica potencial) e dixido de carbono no caso da fermentao alcolica. - cido ltico no caso da fermentao ltica. Em condies de aerobiose, a degradao da glicose completa formando-se compostos simples, gua e dixido de carbono (mais pobres em energia do que o lcool etlico ou o cido ltico). A fermentao e a respirao aerbia so duas vias possveis de degradao dos compostos orgnicos vias catablicas que permitem s clulas retirar diferentes quantidades de energia qumica desses compostos. De facto, a partir de uma molcula de glicose, na presena de oxignio, possvel obter 38 molculas de ATP (o que equivale a 40% da energia total contida numa molcula de glicose); na ausncia desse gs, o rendimento energtico de apenas 2 molculas de ATP (o que equivale a cerca de 2% da energia total contida numa molcula de glicose). Respirao Aerbica 4 2 34 40 2 Fermentao 4 0 0 4 2

N de ATP formados durante

Gliclise Ciclo de Krebs Cadeia Respiratria Total Total de ATP necessrio para desencadear o processo Rendimento em ATP de uma molcula de glicose

38

Trocas gasosas em seres multicelulares Os seres vivos necessitam de um fluxo de oxignio para as clulas e da remoo do dixido de carbono, que se forma como consequncia das reaes metablicas que l ocorrem. O conjunto de reaes qumicas, que ocorrem a nvel celular e que permitem a obteno de energia custa de compostos de carbono e com a interveno de oxignio, denomina-se respirao celular. Nos seres unicelulares e nos seres multicelulares de dimenses reduzidas, as trocas gasosas indispensveis respirao celular ocorrem diretamente com o meio. No entanto, nos seres multicelulares mais complexos isto no possvel, uma vez que nem todas as clulas contactam diretamente com o meio. Nos seres multicelulares, as trocas gasosas ocorrem atravs de estruturas especializadas. Trocas gasosas nas plantas As plantas realizam uma srie de funes metablicas, como a respirao, a fotossntese e a transpirao, indispensveis sua sobrevivncia. Essas funes, que permitem a obteno e o transporte de matria at s clulas e a sua utilizao na obteno de energia, esto associadas a trocas gasosas. Assim durante a respirao, a planta capta oxignio e liberta dixido de carbono; durante a fotossntese capta dixido de carbono e liberta oxignio; durante a transpirao, a planta liberta vapor de gua. Os estomas permitem que estas trocas gasosas se processem com eficincia e que controlam a quantidade de gases absorvidos e libertados. A mudana da forma estomtica est relacionada com o seu contedo de gua. O movimento de abertura e fecho dos estomas condicionado por alteraes na turgescncia das clulas estomticas, que tm uma estrutura diferente das clulas vizinhas, j que possuem muitos cloroplastos e a parte da parede celular que delimita o ostolo mais espessa que a parte encostada s clulas vizinhas. Por outro lado a existncia de microfibrilas de celulose provoca o afastamento das clulas estomticas (quando trgidas), aumentando a abertura dos ostolos. Esta caracterstica peculiar permite s clulas estomticas abrir ou fechar o estoma, de acordo com o seu grau de turgescncia. Quando a clula vegetal est trgida, aumenta de volume e consequentemente, exerce presso sobre a parede. Esta presso denomina-se presso de turgescncia. Nas clulas de guarda, a regio mais fina da parede deforma-se mais facilmente do que a regio espessa, levando abertura do estoma. Pelo contrrio, quando as clulas de guarda perdem gua, a presso de turgescncia diminui, permitindo s clulas aproximarem-se, fechando-se assim, o estoma. Pode ento afirmar-se que o estado de turgescncia das clulas estomticas que determina o grau de abertura do estoma. Esta variao na turgescncia pode ser provocada por fatores diversos como a contrao de certos ies nas clulas, a concentrao de dixido de carbono, a luz, a temperatura, o vento ou o contedo de gua no solo.

O transporte ativo de ies, sobretudo do io potssio (K+) para o interior das clulas estomticas, constitui um dos mecanismo atualmente mais aceite para explicar as variaes na presso de turgescncia dessas clulas. A elevada concentrao de potssio no interior das clulas estomticas faz com que a gua passe por osmose das clulas vizinhas para essas clulas, que ficam trgidas, abrindo-se o estoma. Enquanto o transporte ativo de K+ para o interior das clulas estomticas ocorrer, estas permanecem trgidas e o estoma aberto. Quando o transporte ativo pra, os ies K+ saem das clulas estomticas por difuso, o que leva sada de gua. As clulas perdem a turgescncia e o estoma fecha-se. Apesar de ser muito importante na regulao da abertura e do fecho dos estomas, a concentrao de ies apenas um dos fatores que intervm neste fenmeno. A diminuio da concentrao em CO2 nos espaos intercelulares das clulas das folhas causa a abertura dos estomas. Esta depleo de CO2 est relacionada com a ocorrncia de fotossntese. Durante este processo formam-se certos solutos no interior das clulas estomticas, o que provoca a entrada de gua nestas clulas e o estoma abre. Os movimentos estomticos esto, tambm, dependes da luz. Quando a planta est luz e ocorrem as reaes fotoqumicas da fotossntese, o estoma abre. Na obscuridade, como as reaes fotoqumicas da fotossntese no se realizam, o estoma fecha. Este mecanismo feito atravs do controlo da turgescncia das clulas estomticas, que por sua vez influenciado por um conjunto de diversos fatores. Trocas gasosas nos animais O intercmbio de gases realiza-se por fenmenos de difuso. Para que tal se verifique os animais possuem estruturas denominadas superfcies respiratrias, atravs das quais os gases entram e saem do organismo. Nas superfcies respiratrias, as trocas gasosas podem ocorrer diretamente entre as clulas e o meio exterior, atravs de difuso direta. Na maior parte dos casos, ocorre uma difuso indireta, uma vez que os gases respiratrios so transportados por um fluido circulante das clulas para o exterior e vice-versa. Neste caso, as trocas gasosas que ocorrem ao nvel das superfcies respiratrias designam-se hematose. Apesar da diversidade, todas as superfcies respiratrias possuem uma srie de caractersticas comuns que permitem aumentar a eficcia das trocas gasosas; - possuem pouca espessura: geralmente apenas uma camada de clulas separa o meio externo do meio interno; - apresentam-se sempre hmidas, o que facilita a difuso dos gases respiratrios; - so muito vascularizadas, para facilitar o contacto com o fluido circulante; - a sua morfologia permite uma grande superfcie de contacto entre o meio interno e o meio externo. Trocas gasosas atravs da superfcie corporal A maioria dos organismos obtm energia contida nos nutrientes atravs de processos oxidativos em que, no caso da respirao aerbia, o oxignio o acetor final de eletres e ocorre libertao de CO2. Neste processo a energia dos compostos de carbono transferida para molculas de ATP.

Ao conjunto das reaes metablicas que, a nvel celular, permitem a transferncia de energia de nutrientes para molculas de ATP associa-se o verdadeiro significado do termo respirao. A vida aerbia que se desenvolveu e caracteriza hoje a maior parte dos seres vivos, necessita, pois, de um fluxo constante de oxignio para as clulas e da remoo eficiente de dixido de carbono que entretanto se forma como resduo do metabolismo. Por esta razo alguns autores utilizam o termo respirao para referir as trocas gasosas que se estabelecem entre o indivduo e o meio. De uma forma porventura mais precisa considera-se a respirao a trs nveis: - Respirao externa trocas gasosas entre o indivduo e o ambiente. - Respirao mdia trocas gasosas entre o sangue e as clulas. - Respirao interna corresponde ao verdadeiro significado do termo, ou seja, ao conjunto de reaes metablicas que a nvel celular permitem a transferncia de energia de nutrientes para molculas de ATP. Respirao

Superfcies respiratrias Difuso direta Difuso indireta A respirao celular nos animais, tal como nas plantas, encontra-se expressa nas trocas gasosas que ocorrem entre o organismo e o meio. Este intercmbio de gases, tal como o que ocorre a nvel celular, realiza-se por fenmenos de difuso. Para que tal se verifique, os animais possuem estruturas denominadas superfcies respiratrias, atravs das quais os gases entram e saem do organismo. As trocas de gases respiratrios entre o indivduo e o meio podem ocorrer por dois processos: - Difuso direta Os gases respiratrios difundem-se diretamente atravs da superfcie respiratria para as clulas sem interveno de um fluido de transporte, ocorrendo por exemplo nos protozorios e nos insectos. - Difuso indireta Os gases respiratrios passam atravs da superfcie respiratria para um fluido circulante, normalmente o sangue, que estabelece comunicao entre as clulas e o meio externo, como no caso da minhoca e dos vertebrados. Na difuso indireta o intercmbio de gases que ocorre nas superfcies respiratrias designa-se por hematose. Apesar da grande diversidade que as superfcies respiratrias apresentam, possvel encontrar em todas elas um conjunto de caractersticas que tornam a difuso mais eficiente: - So superfcies hmidas, o que possibilita a difuso do O2 e do CO2, uma vez que estes gases tm de estar dissolvidos; - So estruturas finas constitudas, na maioria dos casos, por uma nica camada de clulas; - So muito vascularizadas, para facilitar o contacto com o fluido circulante; - A sua morfologia permite uma grande superfcie de contacto entre o meio interno e o meio externo. DIVERSIDADE DE SUPERFCIES RESPIRATRIAS

Tegumento Brnquias ou guelras Traqueias Pulmes Como consequncia da evoluo, surgiu uma diversidade de superfcies respiratrias nos diversos grupos animais. Esta diversidade est relacionada com fatores to diversos, como o tamanho e a estrutura corporal do organismo, a sua histria evolutiva e a natureza do ambiente em que vive. Muitos organismos aquticos e alguns terrestres realizam as suas trocas gasosas atravs do tegumento. Em animais de maiores dimenses, no entanto, a superfcie corporal deixa de ser suficiente para assegurar a

eficcia das trocas gasosas. Nestes casos, os animais possuem regies especializadas onde se localizam as superfcies respiratrias. Na maioria dos animais aquticos, a superfcie respiratria constituda por brnquias ou guelras, que se encontram em contacto direto com a gua. Os animais terrestres apresentam invaginaes para o interior do corpo, que comunicam com a atmosfera atravs de canais estreitos, reduzindo, assim, a evaporao e permitindo superfcie respiratria manter-se hmida. So exemplos deste tipo de estruturas, as traqueias dos incestos e os pulmes dos vertebrados. Trocas gasosas atravs da superfcie corporal Nos animais de dimenses reduzidas, como as hidras e as planrias, os gases respiratrios difundem-se diretamente atravs da superfcie do corpo. Na hidra, a camada de clulas exterior realiza trocas com o ambiente aqutico envolvente, enquanto que a camada de clulas interior realiza essas trocas com a gua que circula na cavidade gastrovascular. A planria possui uma forma achatada, que facilita o contacto de todas as clulas com o meio externo. Em animais mais complexos, como na minhoca, o aparecimento de um sistema circulatrio aumenta a eficincia das trocas gasosas atravs do tegumento. Apesar de viver num ambiente terrestre, a minhoca possui uma pele hmida, graas existncia de numerosas glndulas produtoras de muco. Para alm disso, o sistema circulatrio est muito prximo da pele, o que possibilita a hematose atravs do tegumento, apesar das suas dimenses corporais considerveis. O oxignio difunde-se atravs da pele para o sistema circulatrio e transportado por este at s restantes clulas do corpo. Alguns animais de maiores dimenses, como os anfbios e certos peixes, tambm possuem hematose cutnea, para alm da hematose pulmonar ou branquial. Mesmo no caso das aves e dos rpteis ovparos, os embries desenvolvem-se graas s trocas gasosas efetuadas atravs dos milhares de poros existentes na superfcie dos ovos.~ Trocas gasosas atravs das brnquias As brnquias ou guelras so os rgos respiratrios da maioria dos animais aquticos e so formados, normalmente, por evaginaes da superfcie do corpo. Podem ter diferentes localizaes e graus de complexidade, mas, normalmente, constituem uma regio de aparncia plumosa onde o epitlio se divide profusamente, constituindo uma extensa superfcie de hematose. Esta superfcie pode-se localizar no exterior do corpo ou, como na maioria dos casos, estar protegida por estruturas apropriadas. No caso dos peixes sseos, as brnquias encontram-se numa cavidade, a cmara branquial, protegidas por uma estrutura ssea mvel, denominada oprculo. Nos peixes sseos, as brnquias so banhadas por uma corrente continua de gua, que entra pela boca e sai pelas fendas operculares. O movimento de abertura e fecho da boca e dos oprculos ajuda a esta circulao de gua. As brnquias so constitudas por sries de filamentos duplos, inseridos obliquamente em estruturas sseas denominadas arcos branquiais. Em cada filamento branquial existe um vaso aferente, por onde o sangue entra na brnquia, e um vaso eferente, por onde o sangue sai da brnquia. Entre estes dois vasos sanguneos existe uma densa rede de capilares, que esto contidos em dilataes do filamento branquial, chamadas lamelas. A gua, que entra pela boca do peixe, passa por entre as lamelas, cruzando-se em sentido contrrio com o sangue, que circula nos capilares sanguneos mecanismo de contracorrente. Este mecanismo, no qual o sangue fli no sentido contrrio ao da gua, permite aumentar significativamente a eficincia da hematose branquial. medida que o sangue fli atravs dos capilares vai ficando cada vez mais rico em oxignio e, dado que circula em sentido contrrio ao da gua, vai contactando com a gua sucessivamente mais rica em oxignio. Mantm-se, assim, um coeficiente de difuso elevado, que permite que cerca de 80% do oxignio presente

na gua se difunda para o sangue. Simultaneamente, e pelo mesmo mecanismo, o dixido de carbono difunde-se no sentido inverso. A existncia do mecanismo de contracorrente muito importante, pois a quantidade de oxignio dissolvido na gua muito inferior que existe na atmosfera. Trocas gasosas atravs de traqueias Apesar da quantidade de oxignio existente na atmosfera ser muito superior que existe dissolvido na gua, a realizao de hematose, num ambiente terrestre acarreta algumas dificuldades. Tanto o oxignio como o dixido de carbono so solveis na gua. Enquanto que nos animais aquticos estes gases se podem difundir facilmente, nos animais terrestres tem de existir uma superfcie hmida para que estes gases se possam dissolver. Se alguns animais, como a minhoca, resolvem este problema porque possuem um tegumento hmido, outros utilizam superfcies respiratrias invaginadas no interior do corpo, que reduzem significativamente as perdas de gua por evaporao. Os insetos e outros artrpodes terrestres possuem um sistema respiratrio, constitudo por uma rede de traqueias, que se encontra no interior do corpo. Estas traqueias vo-se ramificando em tubos cada vez mais finos, que terminam nas traquolas, que contactam diretamente com as clulas. As traqueias dos insetos contactam com o exterior atravs de pequenos orifcios localizados na superfcie do corpo, denominados espirculos. Nos insetos mais primitivos, os espirculos encontram-se permanentemente abertos, no havendo controlo do ar que circula atravs deles. Por outro lado, em espcies mais evoludas, os espirculos possuem filtros, bem como estruturas semelhantes a vlvulas, que controlam a fluxo de ar. No sistema traqueal, as traqueias servem de condutas de ar e mantm-se abertas graas existncia, na sua parede, de uma estrutura quitinizada enrolada em forma de hlice. As trocas gasosas ocorrem por difuso directa do epitlio das traquolas para as clulas. O sistema circulatrio no , por isso, utilizado no transporte dos gases respiratrios. Trocas gasosas atravs de pulmes Os pulmes so as superfcies respiratrias, invaginadas no interior do corpo, mais evoludas que existem. Todos os vertebrados terrestres os possuem, embora se encontrem diferentes graus de complexidade entre os diferentes grupos animais. H uma tendncia evolutiva que aponta no sentido de uma aumento da superfcie do epitlio respiratrio. Os anfbios, para alm de terem uns pulmes simples, tambm efetuam trocas gasosas atravs da pele. Os rpteis, mais adaptados vida terrestre que os anfbios, possuem pulmes um pouco mais desenvolvidos. As aves e os mamferos possuem os aparelhos respiratrios mais complexos, apresentando algumas diferenas estruturais e funcionais. As aves so animais com um metabolismo muito elevado, pelo que necessitam de elevadas quantidades de oxignio. Para tal, apresentam uma grande superfcie respiratria e uma eficiente ventilao pulmonar. Para alm dos pulmes, as aves possuem sacos areos, localizados por todo o corpo, que constituem reservas de ar, melhorando assim a eficcia da ventilao. Para alm disso, estas estruturas facilitam o voo das aves, pois tornam-nas menos densas e contribuem para a dissipao de calor resultante do metabolismo, sobretudo durante o voo. No sistema respiratrio das aves, o ar circula apenas num sentido, num circuito que passa pelos sacos areos posteriores, pelos pulmes e pelos sacos areos anteriores. A hematose ocorre apenas nos pulmes, mais precisamente nos parabrnquios, que so finos canais, abertos nas duas extremidades. Nos sacos areos no ocorre hematose, mas estas estruturas mantm o ar a circular apenas num sentido. Para que o ar percorra todo o sistema respiratrio de uma ave, so necessrios dois ciclos ventilatrios. Na primeira inspirao, o ar circula pela traqueia at aos sacos areos posteriores. Durante a expirao, esse ar passa para os pulmes, onde ocorre a hematose.

Durante a segunda inspirao, passa ar novo para os sacos areos posteriores e o ar dos pulmes passa aos sacos areos anteriores. Quando o ar contido nos sacos areos posteriores passa para os pulmes, o ar dos sacos areos anteriores expulso para o exterior. Tal como acontecia com a gua no caso das brnquias, o ar circula nos parabrnquios no sentido oposto ao da circulao sangunea (mecanismo de contracorrente), o que aumenta a eficincia da hematose. No caso dos mamferos, incluindo o Homem, a superfcie respiratria constituda por milhes de alvolos pulmonares, dispostos em cacho volta dos bronquolos. Nestes animais, ao contrrio das aves, o ar circula em dois sentidos opostos. Um ciclo ventilatrio composto por dois momentos. Inicialmente, d-se a inspirao, na qual o ar passa atravs da traqueia, dos brnquios e dos bronquolos, at chegar aos alvolos, altamente irrigados, onde se d a hematose pulmonar. Seguidamente, tem lugar a expirao, na qual o ar percorre o caminho inverso at ser expulso para o exterior. No Homem, mesmo depois de uma expirao profunda permanece sempre algum ar nos pulmes (ar residual). Na difuso de gases respiratrios, o fator que determina a direo e a intensidade dessa difuso a presso parcial de cada um dos gases, isto , o valor da presso exercida por esse gs em relao aos restantes gases presentes. Assim, como nos alvolos pulmonares, a presso parcial de oxignio maior do que no sangue, este gs difunde-se dos alvolos para o interior dos capilares. No caso do dixido de carbono, a presso parcial desse gs maior no sangue do que nos alvolos, dando-se uma difuso em sentido contrrio. Nos tecidos, e como resultado da sua utilizao na respirao, a presso parcial do oxignio menor nas clulas do que no sangue que as elas chega, ao passo que a presso parcial de dixido de carbono menor no sangue do que nas clulas onde se forma durante a respirao. Em consequncia, o oxignio difunde-se dos capilares para as clulas, fazendo o dixido de carbono um percurso inverso. Regulao nervosa e hormonal em animais Considera-se a existncia de sistemas abertos, sistemas fechados e sistemas isolados. Um sistema aberto aquele que estabelece constantes trocas de matria e energia com o exterior. Um sistema fechado troca energia com o exterior, mas no matria. Os sistemas isolados no trocam nem matria nem energia com o exterior; estes sistemas no existem na Natureza, mas podem ser criados em condies laboratoriais.h Os seres vivos possuem mecanismos que equilibram as alteraes induzidas pelo meio externo, para que exista uma constncia do meio interno. Esta constncia, designada homeostasia, traduz a existncia de um equilbrio dinmico nos sistemas biolgicos. Quando a homeostasia rompida, o sistema biolgico entra num estado de desagregao, chamado doena. Se os mecanismos homeostticos conseguirem repor o equilbrio, o estado normal restabelecido. Caso contrrio, o sistema biolgico encontra o seu fim, advindo a sua morte. Sistema nervoso e regulao nervosa A unidade do sistema nervoso a clula nervosa o neurnio.

Impulso nervoso Todas as clulas, e de forma particular os neurnios apresentam diferenas de concentrao de ies entre a face interna e a face externa da sua membrana citoplasmtica. O fluido extracelular que rodeia os neurnios apresenta elevadas concentraes de Na+, mas baixa concentrao de K+. Por outro lado, no meio intracelular existe elevada concentrao de K+, mas baixa concentrao de Na+. Como o citoplasma dos neurnios contm, proporcionalmente, menos quantidade de ies positivos do que o fluido extracelular, a superfcie interna da membrana apresenta carga eltrica positiva. Desta forma, gera-se uma diferena de potencial eltrico entre as duas faces da membrana potencial de membrana que quando o neurnio no est a transmitir impulsos, da ordem dos -70mV potencial de repouso. O sinal de negativo indica que o interior da clula tem carga global negativa, relativamente ao exterior. O potencial de repouso deve-se, principalmente, diferena de concentrao de Na+ e K+, dentro e fora da clula. Esta diferena mantm-se devido ao funcionamento de bombas de sdio e potssio, que bombeiam sdio para o meio externo e potssio para o meio interno (com consumo de ATP), contrariando o movimento de difuso passiva destes ies. Como a bomba de sdio e potssio transporta 3 Na+ por cada 2K+, a quantidade de ies K+ que sai da clula (transporte passivo) supera a quantidade de ies Na+ que entra na clula. Desta forma, a clula perde cargas positivas, gerando-se um excesso de cargas negativas no interior da clula relativamente ao exterior. Na membrana celular, existem canais que permitem a passagem de K+ e Na+ de forma passiva. Quando o neurnio est em repouso, estes canais encontram-se fechados, abrindo-se quando a clula estimulada. Quando um neurnio atingido por um determinado estmulo, os canais de Na+ abrem-se, conduzindo a uma rpida entrada de Na+ para a clula. Esta brusca entrada de ies positivos faz com que o potencial de membrana passe de -70mV para +35mV. Esta alterao de diferena de potencial designa-se despolarizao. Esta rpida alterao do potencial eltrico, que ocorre durante a despolarizao, designa-se potencial de ao e da ordem dos 105 mV (de -70mv a +35 mV). A despolarizao de um determinado ponto ocorre, sensivelmente, durante 1,5 milsimos de segundo, pois quando o potencial de ao atinge o seu pico, aumenta a permeabilidade da membrana ao K+, enquanto que a permeabilidade dos canais de Na+ volta ao normal. Assim, verifica-se uma queda de potencial da membrana, at se atingir o seu valor de repouso repolarizao

A estimulao de um

neurnio obedece

lei do tudo ou nada. Isto significa que o estmulo tem que ter uma determinada intensidade para gerar um potencial de ao. O estmulo mnimo necessrio para desencadear um potencial de ao designa-se estmulo limiar. Uma vez ultrapassado esse estmulo limiar, e portanto estimulado o neurnio, o potencial de ao igual, independentemente da intensidade do estmulo. O potencial de ao que se gera na rea da membrana estimulada, propaga-se rea vizinha, conduzindo sua despolarizao. Verifica-se, ento, uma sucesso de despolarizao e repolarizao ao longo da membrana do neurnio. Esta onda de despolarizao/repolarizao constitui o impulso nervoso. A propagao do impulso nervoso faz-se num nico sentido das dendrites para o axnio. Transmisso do impulso nervoso ao longo dos neurnios Axnios de pequeno dimetro conduzem o impulso mais lentamente pois apresentam uma maior resistncia ao fluxo. Por sua vez, axnios de grande dimetro podem conduzir o impulso muito mais rapidamente. Devido presena de bainha de mielina, a despolarizao s se verifica em determinados pontos, no sendo necessrio percorrer toda a extenso da membrana. A bainha de mielina formada por camadas concntricas de membranas das clulas de Schwann. O isolamento dos axnios pela bainha de mielina apresenta interrupes, designadas ndulos de Ranvier, nos quais a superfcie do axnio fica exposta. Transmisso do impulso nervoso entre os neurnios A passagem do impulso nervoso de um neurnio para outro faz-se atravs de sinapses. Existem 2 tipos de sinapses: sinapses qumicas e as sinapses eltricas. Nas sinapses qumicas, existe um pequeno espao entre as membranas celulares designado fenda sinptica. Quando o impulso nervoso atinge as extremidades do axnio pr-sinptico, libertam-se para a fenda sinptica substncias qumicas designadas neurotransmissores. Estas substncias ligam-se a recetores da membrana da clula seguinte (clula ps-sinptica), desencadeando o impulso nervoso, que assim continua a sua propagao. Sinapses Qumicas -> neurotransmissores Sinapses Eltricas -> pontos de contacto entre as duas clulas

Termorregulao Os animais podem ser classificados em endotrmicos ou ectotrmicos, de acordo com a forma como respondem s alteraes de temperatura. Endotrmicos animais cuja temperatura interna corporal constante custa de mecanismos internos de regulao aumento/diminuio da taxa metablica. Ectotrmicos animais cuja temperatura interna corporal varia consoante a temperatura ambiente.~ Homeotrmicos tm capacidade de regular a sua temperatura para um nvel constante. Poiquilotrmicos temperatura varia com as alteraes da temperatura do meio.

Note-se que homeotrmicos e poiquilotrmicos dizem respeito capacidade de regulao da temperatura, enquanto endotrmico e ectotrmico referem-se fonte de calor que determina a temperatura corporal. A temperatura assim um fator condicionante pois condiciona a vida dos seres vivos estes s podem sobreviver com determinados valores deste parmetro, que varivel de espcie para espcie. No caso do Homem, se a temperatura for superior a 42C, o mecanismo de feedback negativo, substitudo pelo mecanismo de feedback positivo. Isto ocorre porque as temperaturas sobem, conduzem ao aumento da taxa metablica, que consequentemente produz mais calor, o que eleva a temperatura e assim sucessivamente. O resultado pode ser a morte.

Potrebbero piacerti anche