Sei sulla pagina 1di 9

Aqurio de Cicldeos do Lago Malawi 1) O que Lago Malawi ?

? O Lago Malawi (ou Nyasa) o terceiro maior lago da frica . Tem 585 km de comprimento e 290 m de profundidade mdia. Situa-se entre Malawi, Tanznia e Moambique, no conhecido Rift Valley, considerado bero da espcie humana, pois nele foram encontrados os primeiros homindeos. O Malawi foi formado entre um e dois milhes de atrs, por movimentos ssmicos e vulcnicos. Seu clima tropical e a temperatura da gua fica entre os 23 e 29 graus centgrados. Altitude de 700 m acima do nvel do mar. Possui pH alcalino, variando entre 7,5 e 8,5. Sua gua dura: dureza carbonatada [Kh] entre 6 e 8 dh e dureza total entre 4 e 6 dH . Possui a maior diversidade de peixes do mundo (mais de 1000 espcies), sendo 49 gneros de cicldeos. 2) O que so os Cicldeos do Malawi ? So peixes da famlia Cichlidae, da classe dos Actinoptergios, da ordem dos Perciformes. Existe uma classificao das espcies, proposta por Linnaeus, com algumas regras, e todo ser vivo classificado dessa forma: o primeiro nome comea com letra maiscula e refere-se ao gnero; o segundo nome vem em letra minscula e refere-se espcie. Ambos so grafados em itlico (mais ou menos dessa forma). Caso seja uma variedade permite-se um terceiro nome. A lngua usada o latim. Portanto, Pseudotropheus socolofi, refere-se espcie socolofi , do gnero Pseudotropheus. Alguns nomes de espcies so dados em homenagem alguma pessoa ou local. Se o nome termina em I, essa pessoa ou local do sexo masculino (como em "lombardoi") e se o nome termina em AE (como em "trewavasae"), do sexo feminino. CA quer dizer "Cicldeo Africano". A denominao "Tangs" se refere aos cicldeos do Lago Tanganyka e a denominao "Malawis" ou "Malawians" se refere aos cicldeos do lago Malawi. No Malawi existem vrios gneros, geralmente divididos entre Mbunas e no-Mbunas.O termo "mbuna" uma palavra em chitumbuku (a linguagem dos nativos do Malawi) que poderia ser traduzida como "peixe-pedra" ou "peixe das pedras". 3) O que so mbunas ? Os mbunas so cicldeos do Malawi que habitam regies litorneas, rochosas e com muitas tocas onde possam se esconder. Alimentam-se de algas e microorganismos (aufwuchs). Podem comer tambm alevinos , moluscos e pequenos insetos. So territorialistas e polgamos (formam harns com um macho dominante). Apresentam agressividade seletiva ( mesma espcie , sexo e cor). Podem ser cavadores de substrato. Podem apresentar dimorfismo sexual (os machos, geralmente, so maiores, mais vistosos e coloridos) e dicromatismo (em algumas espcies as cores so diferentes, dependendo do sexo). So ovparos: a fmea desova no substrato, aps ritual de acasalamento, recolhendo os ovos com a boca , sendo fecundados pelo macho nesse momento(reproduo em T) e iniciando a incubao dos mesmos(incubao bucal). Os principais gneros so: Pseudotropheus, Melanochromis, Labidochromis, Labeotropheus, Cynotilapia, dentre outros.

4) O que so os no-mbunas ? Os no-mbunas so cicldeos do Malawi que vivem em cardumes (podendo estes cardumes ter vrias espcies) , habitando guas abertas, longe da costa e de fundo arenoso. Podem ser citados os Haplocromdeos (Haps) e os Peackoks (aulonocaras). So considerados predadores, mas so menos territorialistas e agressivos que os mbunas. Tambm fazem a reproduo em T e a incubao bucal. Seu hbito alimentar difere dos mbunas: so onvoros, alimentandose de alevinos, insetos, pequenos invertebrados e plncton. Os principais gneros so: Nimbochromis, Protomelas, Otopharinx e Aulonocaras. 5) Quais as vantagens de criar cicldeos do Malawi ? So ativos e coloridos. Muito resistentes quando em boas condies de gua e alimentao. Longevos (podem viver de 5 a 7 anos). So baratos quando encontrados em lojas de aqurios e comeam a ser comercializados na internet por preos que se encontram em queda. J existem alguns bons criadores confiveis. So bastante prolficos (a maioria das espcies reproduz facilmente em aqurios). A alimentao barata e base de uma alga chamada spirulina. 6) E quais as desvantagens ? So agressivos e incompatveis com muitas outras espcies. Necessitam de aqurios grandes, com condies especficas de gua (dura e pH alcalino) que muitas vezes difcil de obter. Costumam estragar o layout do aqurio removendo pedras, cavando substrato e devorando plantas. 7) Como o layout de um aqurio de malawis mbunas So aqurios grandes, com substrato especfico, presenas de muitas pedras formando tocas, poucas ou nenhuma planta e iluminao menos intensa, que ressalte as cores azul, amarelo e laranja. Excelente filtragem e boa circulao de gua. 8 ) Como o layout de um aqurio de malawis no-mbunas ? Tambm so aqurios grandes, com substrato especfico, presenas de poucas pedras formando tocas e mais rea livre. Sem plantas, com iluminao menos intensa que ressalte cores azul, amarelo e laranja e tons metlicos. Excelente filtragem e boa circulao de gua. 9) E o tamanho do aqurio ? O aqurio deve ser grande o bastante para que um cicldeo possa se esconder do outro quando perseguido. bvio que, quanto mais peixes forem colocados, maior ter que ser essa rea, e para isso temos um clculo aproximado de 1 cm de peixe adulto por 2 litros de gua (ou 15-20 litros por peixe). Ento, um aqurio monoespcie (1 macho e 3 fmeas medindo 12 cm) teria que ter no mnimo 150 l se formos acrescentar as pedras da decorao e o substrato ao total. Existem algumas teorias de que superpopular um aqurio dilui a agressividade, mas essa tcnica no recomendada para iniciantes. Devido decorao a largura mais importante esteticamente que a altura, podendo o aqurio ser mais baixo (50cm) e mais largo (50 at 60 cm). Para calcular quantos litros tem um aqurio multiplique largura por comprimento por altura (todos em centmetros) e divida por mil.

10) Posso ter um nano de cicldeos do Malawi ? difcil. Poderia ser tentado um casal ou trio de Pseudotropheus demasoni (pombos) que so menores que a mdia (chegam a 9 cm). Mesmo assim o aqurio teria que ter em torno de 80 a 100 litros e no poderia ser considerado um nano. 11) Qual substrato posso usar ? O ideal seria usar um substrato que mantivesse o KH alto e o pH alcalino. As opes seriam : a) Aragonita Mineral ortorrmbico de carbonato de clcio, com altssimo poder de tamponamento e que demora anos at perder esse poder. Relativamente barato quando encontrado (em torno de 2 reais/Kg) , com excelente efeito visual no layout. Tem o inconveniente de dar muito trabalho para ser lavado. b) Calcita Mineral rombodrico de carbonato de clcio , muito mais estvel e menos solvel em gua que a aragonita. c) Dolomita Mineral trigonal, carbonato duplo de clcio e magnsio. Tambm relativamente barato e fcil de ser encontrado, com bom poder de tamponamento que acaba se perdendo com o tempo. Tem o inconveniente de reter muita sujeira, dependendo da granulometria. d) Halimeda Esqueleto calcreo das algas Halimeda sp , tem aparncia de flocos de aveia e composto por cristais de calcita com uma pequena proporo (10%) de aragonita. Possui bom poder de tamponamento devido dissoluo lenta com liberao de carbonatos.Vem caindo em desuso por no ser especfico dos grandes lagos e acumular muita sujeira. e) Areia Natural Caribsea Eco Complete African Cichlid Sand Substrato contendo aragonita, com alta porosidade e adio de bactrias para acelerao do processo de ciclagem. Muito caro se comparado com os outros substratos. 12) Quais pedras posso usar na decorao ? O ideal seriam pedras que tambm ajudassem a manter o KH alto e o ph alcalino. Normalmente, pedras calcreas fazem isso. Para saber se a pedra alcalina s pingar acidificante nela. Se houver reao um sinal de que a pedra alcalina. A disposio das pedras deve ser feita de forma que se criem muitas tocas para servir de refgio. 13) O que pH ? Ph o potencial Hidrogeninico. A gua apresenta a capacidade de dissolver-se em si mesma e, em condies normais de temperatura, 1 molcula de gua em 10 milhes (107) se dissolve, liberando um on H+ e um on OH-. Esse balano de cargas positivas (H+) e de cargas negativas (OH-) vai determinar o potencial hidrogeninico: H+ > OH- -> pH cido (<7) H+ = OH- -> pH neutro (7) H+ < Oh- -> pH bsico (>7) Essa medida feita em escala logartmica e, sendo assim, o aumento ou diminuio de um ponto equivale a 10 vezes mais alcalinidade ou acidez.

Um fator relacionado ao pH a dureza carbonatada (KH): carbonatos e bicarbonatos que dissolvidos na gua mantm o pH estvel, mesmo com a adio de cidos e bases. o chamado efeito-tampo. A presena de matria orgnica influencia o pH, pois causa liberao de cido ntrico levando a diminuio do mesmo. A presena de dixido de carbono (CO2) tambm influencia o pH, pois o dixido de carbono reage com a gua gerando cido carbnico( H20 + CO2 -> H2CO3 ) diminuindo o pH. A maioria dos peixes vive numa determinada faixa de pH, no suportando variaes bruscas. Os cicldeos do Malawi vivem numa faixa entre 7,5 e 8,5 , portanto, em guas alcalinas e a manuteno desse pH alcalino fator chave para a criao deles. Existem tcnicas de manuteno de pH alcalino: a) Adio de sais (bicarbonato de sdio e bicarbonato de potssio). b) Colocao de pedras calcreas e substrato especfico (aragonita,dolomita,halimeda). c) Remoo de material orgnico (diminui a produo de cidos) d) Colocao de plantas (realizam fotossntese usando o CO2 dissolvido e diminuem a quantidade de cido carbnico , aumentando o pH). e) Maior movimentao da gua (aumenta oxigenao e diminui o CO2). f) Uso de tamponadores (Buffers) que estabilizam o KH e o pH. O pH pode ser medido atravs de testes facilmente encontrados no mercado. Recomendo os testes da Tetra, Hagen e Genkit. 14) O que dureza da gua ? A dureza geral (GH) refere-se concentrao de magnsio e clcio dissolvidos na gua. A relao do GH com o pH muito pequena. A dureza carbonatada (KH) refere-se aos carbonatos e bicarbonatos dissolvidos na gua. Tem relao estreita com o pH, uma vez que o mantm estvel (efeito-tampo). No Malawi , o GH fica entre 4 e 6 dH e o KH entre 6 e 8 dH.. Para aumentar o GH , pode-se usar sulfato de clcio (CaSO4), vendido em lojas de material de construo como gesso. Sulfato de magnsio (MgSO4) tambm pode ser usado para endurecer a gua. Para aumentar o KH pode-se usar bicarbonato de sdio (NaHCO3). Para se diminuir o KH e o GH pode-se fazer trocas parciais usando gua mais mole ou usando resinas que diminuam a dureza. A utilizao dos substratos usuais (aragonita, halimeda, dolomita) por si s ,costuma estabilizar o GH e o KH, sendo desnecessria a administrao de sais. O que ocorre que havendo gs carbnico na gua este ser transformado em cido carbnico : H20 + CO2 -> H2CO3 Os substratos , por conterem carbonato de clcio , reagiro com o cido carbnico formando bicarbonato de clcio : H2CO3 + CaCO3 -> Ca(HCO3)2 O cido carbnico neutralizado e o bicarbonato de clcio vai manter pH alcalino. A dureza (GH e KH) podem ser medidos atravs de testes encontrados no mercado. Recomendo os testes da Tetra, Hagen e Sera. 15) E a iluminao ?

Pelo fato da maioria dos aqurios de cicldeos do Malawi no ter plantas, no h necessidade de uma iluminao forte. 0,25 a 0,5 watt por litro j seria suficiente. Recomenda-se o uso de luz fluorescente azul para realce das cores. 16) Mas quero ter plantas... Existem certas plantas que no so muito apreciadas pelos cicldeos do Malawi. Podem ser citadas as anbias, Microsorum pterotopus (samabaia de Java), Acorus verde e algumas gramneas mais duras. Para melhor desenvolvimento delas, necessrio que sejam plantadas em vasinhos de barro, com substrato de areia, hmus e laterita. O vasinho de barro pode ser vedado com gesso (evita-se por um tempo que o substrato no seja escavado e as razes se fixem) e aps a secagem do mesmo, enterrado no substrato. 17) E a filtragem ? Recomenda-se uma filtragem de 5 a 10 vezes o volume do aqurio por hora. Os cicldeos do Malawi movimentam muito o substrato levantando bastante sujeira, razo da necessidade de uma boa filtragem. A movimentao de gua importante, pois oxigena a gua, ajudando a diminuir o CO2 e colaborando assim para a manuteno de um pH mais alto. Os filtros devem ser capazes de realizar a filtragem mecnica (perlon), qumica (carvo ativado, Siporax) e biolgica (rings de cermica, bioballs, cacos de telha , Siporax). Podem ser usados filtros externos, internos e canisters, dependendo da disponibilidade financeira. Canisters so bem caros e realizam um timo trabalho de filtragem. So complicados para montar, mas suportam muita mdia filtrante. Filtros externos tambm so bons, porm a maioria suporta pouca mdia filtrante. Filtros internos so mais baratos, suportam muita mdia filtrante, possuindo o inconveniente de ocuparem espao dentro do aqurio. 18 ) Pronto...J montei o aqurio e enchi de gua... Essa gua tem que passar por um perodo de cura, denominado Ciclagem. Para entender a ciclagem necessrio se falar do ciclo do nitrognio. O nitrognio (N) um elemento qumico, encontrado em forma gasosa (N2) no ar ambiente (composto de 79% de nitrognio e 21% de oxignio). Sob essa forma, metabolizado por bactrias fixadoras de nitrognio. Essas bactrias entram na cadeia alimentar como base, fornecendo nitrognio para outros seres vivos. O nitrognio importante na formao dos aminocidos que vo constituir as protenas e na formao dos cidos nuclicos. As protenas so macromolculas biolgicas constitudas por unidades mais simples que se polimerizam para constitu-las. Essas partculas mais simples seriam os aminocidos dos quais existem uns 20 tipos na natureza. Seria mais ou menos como tijolos (aminocidos) unidos por cimento (polimerizao) formando uma parede (a protena).Cada protena tem uma funo diferente nos seres vivos e nada ocorre num ser vivo sem a participao de pelo menos uma protena.O DNA nada mais que informao para a sntese (construo) de protenas. Os aminocidos podem ser representados por uma frmula geral : H2N __CH __COOH .................... l .................... R

Essa estrutura seria : 1) Grupo carboxila (COOH) 2) Grupo amina (NH2) 3) Cadeia lateral (R) 4) tomo de carbono assimtrico (carbono alfa) (CH) Os grupos carboxila e amina esto sempre ligados ao carbono alfa com o grupo carboxila sendo um grupo cido por ser capaz de doar prtons e o grupo amina sendo um grupo bsico por ser receptor de prtons.So considerados eletrlitos fracos por se dissociarem reversivelmente. A reao que elimina o o grupo NH2 dos aminocidos chama-se desaminao e causa liberao de amnia. Quando esses compostos so eliminados nas excrees (fezes e urina) ou quando o indivduo morre , inicia-se a decomposio por ao de bactrias decompositoras gerando o gs amnia (NH3) .Em contato com a gua a amnia forma o hidrxido de amnio : NH3 +H2O -> NH4OH Tanto a amnia quanto o hidrxido de amnio so txicos para os peixes e em meio cido o hidrxido de amnio sofre neutralizao diminuindo a toxicidade.Em meio alcalino (caso do aqurio de cicldeos) o hidrxido de amnio no neutralizado e por isso que temos que ter tanta precauo com a amnia se formos criar cicldeos . Entram,ento,em ao as bactrias Nitrossomonas que vo transformar a amnia em nitrito (NO2-) : 2 NH3 + 3 O2 ----> 2 HNO2 + 2 H2O + energia O nitrito tambm txico para os peixes , mas sofre ao das bactrias Nitrobacter transformando-se em nitrato (NO3-) : 2 HNO2 + O2 ----> 2 HNO3 +energia Essas reaes ocorrem melhor em temperaturas superiores a 34 graus centgrados pois quando as bactrias so mais ativas.Por isso recomenda-se a elevao da temperatura esses nveis para que a ciclagem seja mais rpida e eficiente. Como pode ser notado , todas as reaes so aerbicas (exigem oxignio) e na ausncia desse , atuam bactrias anaerbicas invertendo o ciclo e transformando nitrato em nitrito, e nitrito em amnia , retornando a toxicidade ao sistema.O nitrato no eliminado metabolizado por algas e seu acmulo promove um crescimento excessivo delas.Plantas tambm utilizam o nitrato. Para remover o nitrato recorremos s plantas ou trocas parciais de gua (TPAs). O processo de ciclagem ocorre naturalmente e pode ser acelerado de vrias formas : colocao de um pouco de amnia , de rao , carne ou pedao de peixe , colocao de poucos peixes e uso de aceleradores comerciais (Cycle). Existem testes que podem ser usados para se acompanhar a ciclagem :amnia , nitrito e nitrato .Recomendo os da Tetra , Hagen e Mydor.Estes testes mostrariam na seqncia : aumento da amnia , depois diminuio da amnia e aumento do nitrito e por fim diminuio do nitrito e aumento do nitrato. Existem outras tcnicas para remover amnia dos aqurio : uso de zeolitos (Azoo) , areia de gato (Cellcat , Tiddycat) , de resinas (Mydor) e de Aquasafe em doses altas. 19) E agora eu posso colocar peixes ?

Existem muitas opes : socolofis , auratus , yellow , kenny , elongatus,saulosi , trewavasae , aulonocaras . importante estudar cada espcie ,conhecer seus hbitos e afinidades com outras espcies.Evite misturar mbunas e no-mbunas, pois apresentam hbitos alimentares diferentes. Evite colocar muitos peixes da mesma cor, pois a agressividade seletiva cor. Evite , se possvel , colocar muitos machos, pois a reproduo exacerba a agressividade.Tente colocar os peixes com tamanho parecido , pois se o menor couber dentro da boca do maior , com certeza ele ir parar l.Uns cicldeos so mais agressivos que outros : evite inicialmente os mais agressivos (gneros Pseudotropheus e Melanochromis, por exemplo). Mantenha muitas tocas onde possam se esconder e evite superpopular. Por ltimo : mantenha-os bem alimentados , pois isso diminui a agressividade. 20) Como eu coloco esses peixes no aqurio ? O ideal seria coloc-los de quarentena e observar se vai aparecer algumA doena , antes de transferi-los para o aqurio. Ao introduzir novos peixes , deixe-os por uns 30 minutos dentro do saquinho em contato com a gua do aqurio , para estabilizar a temperatura.Depois de aberto o saco, misture as guas devagar para que o peixe acostume-se ao pH do aqurio.Procure soltar novos peixes com os outros bem alimentados e de preferncia noite.Refazer a decorao uma forma de causar uma certa desorientao entre os peixes e evitar a canalizao da agresso para os novatos. 20) E o que eu dou de comida para eles ? Para os mbunas , basicamente , spirulina (2 ou 3 vezes por dia) e muito pouca protena animal (artmia,tubifex,blood worms,larvas de bicho do amendoim ou tenbrio) uma vez por semana.Verduras tambm podem entrar na dieta : alface , couve , espinafre , escarola ,bem como arroz cozido na gua. Recomendo as raes Spirulina (Alcon e Tetra) , Colorbits (Tetra) ,Bottom Fish (Alcon), Vegetais (Alcon). Existem tabletes de spirulina (Sera) que podem ser fixados ao vidro e que so bem aceitos , aproximando os peixes do vidro. Os no-mbunas , por serem onvoros , podem ter um pouco mais de protena animal na sua dieta. 21) E a manuteno do aqurio ? Como visto no tpico da ciclagem , a amnia est sempre sendo produzida , e sempre sendo transformada em nitrito e nitrato.Esse nitrato que vai se acumulando pode usado por plantas , por algas ou convertido em nitrito novamente.A manuteno do aqurio visa , basicamente : a) Remover nitratos,nitritos e amnia atravs de trocas parciais de gua (TPAs). b) Manter os parmetros de alcalinidade e dureza da gua , analisados atravs de testes. c) Remover detritos (fezes , folhas , restos de comida) atravs da sifonagem do substrato. d) Remover algas aderidas aos vidros atravs de buchas de limpeza ou limpadores magnticos. e) Realizar manuteno preventiva em bombas e filtros . f) Rearranjar as tocas e o substrato. 22) E como se faz uma TPA ? Numa troca parcial de gua , reposta uma quantidade equivalente a 20 ou 30 % de gua retirada do aqurio e da quantidade evaporada.Esta gua de reposio deve ter caractersticas

fsico-qumicas parecidas com as caractersticas da gua do aqurio : temperatura , ph e dureza devem ser aproximados e essa gua deve ser isenta de amnia , cloro e cloramina. 23) Mas a gua da minha casa tem cloro.Como fao ? A gua que chega em nossa casa tratada para ser usada por ns e no pelos peixes.Portanto , ela pode (e deve conter) cloro ou cloramina.Uma caixa dgua mal conservada pode ter detritos que elevem a amnia.Cabe ao aquarista eliminar esses compostos.Existem produtos no mercado que removem amnia ,cloro e cloramina da gua.Recomendo o Aquasafe (Tetra). 24) E como o Aquasafe atua ? A base de tudo seria o hidroximetano sulfinato de sdio (HOCH2SO2Na). Na reao com o cloro (declorao) : OCl- + HOCH2SO2Na --> H2CH2SO3Na + Clonde o cloro livre (ou on hipoclorito) = OCl- se transformaria num on cloreto (Cl-) inofensivo. A reao com tiossulfato seria essa : 2Na2S2O3 + Cl2 --> 2NaCl + Na2S4O6 onde o tiossulfato reagiria com o cloro formando ditionato e sal. A reao de formao da cloramina seria : NH3 + Cl --> H + NH2Cl Na reao com a cloramina (decloraminao) : NH2Cl + HOCH2SO2Na --> H2NCH2SO2Na + H+ + OClGerando H2NCH2SO2Na (que seria inofensivo) , H+ (que deveria abaixar o pH se no reagisse com alguma outra substncia) e cloro livre (OCl-) que seria neutralizado tambm como foi visto na primeira reao. Na reao com a amnia (deamoniao) : NH3 + HOCH2SO2Na --> H2NCH2SO2Na + H2O liberando aminometanosulfonato (que no txico e poderia ser decomposto pelas bactrias nitrificantes) e gua. Os compostos nitrogenados (H2NCH2SO2Na) seriam removidos com TPAs e por decomposio bacteriana. 25) E como fao para reproduz-los ? Cicldeos do Malawi so bastante prolficos.Recomenda-se , inclusive , que se mantenha um maior nmero de fmeas em relao ao de machos , pois a presso reprodutiva exercida por eles pode estressar as fmeas , fazendo com que ela devore seus prprios ovos.Estando bem alimentados e com a gua em boas condies (temperatura maior que 28 graus centgrados, gua dura , ph alcalino e livre de amnia e nitrito) s no haver corte e acasalamento se forem todos do mesmo sexo.Aumentos do teor protico da alimentao e da temperatura podem atuar como estimulante para se iniciar o processo .O macho mostra-se para a fmea eriando as nadadeiras e executando movimentos espasmdicos rtmicos (tremores).A fmea , ento , desova no substrato , muitas vezes preparado em covas pelo macho, recolhendo os ovos com a boca.A presena de pintas amareladas na nadadeira anal (Egg spots) a atrai como se fossem outros ovos e nesse momento , o macho solta o esperma fertilizando a desova e iniciando o processo da incubao bucal.Esse tipo de reproduo conhecido com reproduo em "T" pois a fmea fica com o eixo maior do corpo , perpendicular ao eixo maior do corpo do

macho.Com os ovos incubando , ela se retira para uma toca para no ser incomodada , assim ficando por 3 a 4 semanas at liberar os alevinos.Esses alevinos , soltos dentro do aqurio sero predados pelos adultos , sobrevivendo somente os mais capazes. Vejam como interessante a reproduo deles : http://www.xdeleon.com/vatoelvis/videos/Borleyi.wmv 26) Espcies diferentes podem cruzar? muito comum esse tipo de cruzamento em aqurios ,chamando-se esse processo de "hibridizao".Embora seja difcil impedir que ocorra , no deve ser estimulado e os alevinos que vingarem no devem ser vendidos ou doados , sob risco de degenerarmos as espcies puras.Hbridos , geralmente no possuem a mesma colarao dos puros , so mais fracos , podem ser estreis e apresentar algum tipo de deformidade. 26) E eles adoecem? Em boas condies de gua e bem alimentados , muito difcil que acontea.Ferimentos por brigas podem acontecer e bom que se isole o ferido , pois os outros identificam facilmente um peixe em dificuldade atacando-o sistematicamente at mat-lo.Uma doena que pode ocorrer entre os cicldeos do Malawi o "Malawi Bloat" : perda do apetite , distenso abdominal (barriga inchada) , fezes esbranquiadas , hipoatividade , respirao rpida e na superfcie do aqurio so sinais comuns.Podem aparecer feridas no corpo ou estrias avermelhadas perto do nus.Geralmente o bito ocorre em 2 , 3 dias.Parece estar relacionada com alimentao inadequada e baixa qualidade da gua , que facilitariam infeces bacterianas ou por protozorios.Tratamento difcil , com isolamento do peixe , melhora das condies da gua e alimentao (spirulina) e antibitico (Metronidazol [Flagyl ] - 100 mg/40 litros de gua). necessrio que se retire o carvo ativado e se desligue filtros UV para que no ocorra a neutralizao do medicamento.Acredita-se que possa ser contagioso. 27) O que stripping fry? a tcnica de retirada manual dos alevinos da boca da me.

Potrebbero piacerti anche