Sei sulla pagina 1di 2

O UOL Comportamento consultou especialistas que comentaram seis situaes tpicas de diferenas estruturais de personalidade.

So questes em que a compreenso e a ajuda mtua sero imensamente importantes para ajudar e validar o processo de harmonizao das diferenas, diz Alexandre Bez, psiclogo especializado em relacionamentos pela Universidade de Miami (EUA).

Autossuficiente x acomodado Otimista x pessimista Inseguro x seguro Autocrtico x confiante Coitadinho x seguro Egocntrico x equilibrado Um autossuficiente, o outro acomodado Para o psiclogo Alexandre Bez, as diferenas iro se manifestar negativamente em todos os pontos, especialmente na hora de tomar decises. A pessoa que autossuficiente atende s demandas de forma ativa, j a outra no consegue lidar com as escolhas que a vida impe, pois tem uma personalidade passiva, diz. Para ele, essa situao um pouco pior quando o banana o homem. Pelas condies culturais em que vivemos, comum esperar que ele seja naturalmente ativo, afirma ele. Soluo: quem mais ativo deve avaliar e tentar compreender a personalidade do outro, em vez de simplesmente aceitar ou at mesmo reforar a acomodao. um trabalho de apoio visando uma provvel mudana. Confiar pequenas tarefas pode incentivar o passivo a comear a realizar novas atividades, o que certamente vai reforar sua autoestima e ajudar a ver a vida com perspectivas diferentes. Um otimista, o outro pessimista Pessoas com pensamentos pessimistas se envolvem com pessoas otimistas na tentativa de restabelecer o brilho da vida e a esperana. Os extremos dificilmente so bons, ento o otimista precisa olhar os fatos com um pouco mais de realidade, sem negar as partes difceis, e o pessimista precisa aprender com o otimista a pensar com mais esperana e perceber que as coisas podem dar certo, afirma a psicloga Miriam Barros. Na opinio da psicloga cognitivo-comportamental Mara Lcia Madureira, essa relao tende ao fracasso. Se o indivduo com crenas e comportamentos pessimistas no conseguir inverter seus padres de pensamentos, depois de alguns anos a situao se torna insustentvel. O sujeito otimista, alm de no conseguir motivar positivamente seu par, acaba minando as prprias energias e desperdiando suas oportunidades de felicidade, diz ela. Os planos e as ideias que o casal tem podem at se complementar e fazer parte de um mesmo objetivo, mas em funo do pessimismo e do otimismo, no conseguiro chegar uma concluso em comum, afirma o psiclogo Alexandre Bez. Soluo: para enfrentar a situao fundamental que a parte mais saudvel reconhea o negativismo como sintoma de algum transtorno do humor ou uma maneira inadequada de perceber a realidade, e busque ajuda para descobrir que a vida com mais entusiasmo mais leve e melhor de se viver. O melhor substituir lamentaes ou crticas por coragem e incentivos para ajustar a percepo a nveis realistas, diz Mara Lcia. E bom ajudar o pessimista a resolver suas dificuldades entendendo que esse temperamento pode significar medo das situaes ou uma discreta timidez, entre outras coisas, diz Alexandre Bez. Faa os testes e descubra se do tipo que reclama demais ou se faz tempestade em copo d'gua.

Um inseguro no amor, o outro confia no prprio taco Pessoas inseguras costumam buscar pares autoconfiantes para, de modo inconsciente, reforar suas crenas de incapacidade. comum que a autoconfiana e os comportamentos adequados do par no sirvam de modelo ou inspirem mudanas no outro. Pior que isso, tendem a intensificar a relao de dependncia da parte insegura, diz a psicloga cognitivo-comportamental Mara Lcia Madureira. Segundo o psiclogo Alexandre Bez, essas duas caractersticas do casal esto ligadas diretamente ao tipo de criao que receberam e de como seu desenvolvimento psicolgico ocorreu. No caso da pessoa insegura, eventuais traumas ou ambientes instveis podem ter contribudo para que ela ficasse assim.

Soluo: o ideal tentar descobrir de onde vem a insegurana para que, juntos, possam contribuir com as dificuldades do parceiro. preciso conversar, apoiar, mostrar ateno e compreenso para devolver a segurana ao que sofre com a falta dela. A pessoa que mais autoconfiante pode ajudar a outra sendo consistente nas suas atitudes, cumprindo o que promete, estando presente e oferecendo uma relao de segurana, afirma a terapeuta Miriam Barros.

Um excessivamente autocrtico, o outro tem confiana no que faz Os especialistas acreditam que relacionamentos entre autocrticos e confiantes so mais provveis de resistir ao tempo, desde que um respeite o outro, sem comparaes ou expectativas de igualdade de condutas. Para o psiclogo especializado em relacionamentos Alexandre Bez, a autocrtica faz parte do carter que a pessoa desenvolve ao longo da sua vida e pode ser bem inconveniente para muita gente conviver com algum assim, pois tudo estar sempre ruim. A autocrtica tambm caracterstica de pessoas inseguras e de personalidade instvel, bem contrria ao perfil de quem confiante. Soluo: preciso diminuir as diferenas na convivncia diria. Evitar criticar o autocrtico vlido para no aumentar sua insegurana e instabilidade. O confiante precisa mostrar que est satisfeito com o outro, para fortalecer sua confiana, afirma Bez.

Um apela para a vitimizao, o outro toma as rdeas da situao Quem gosta de se fazer de vtima apela para o lado emocional. Essa reao est ligada carncia ou a uma frustrao amorosa, e o caminho que encontra para lidar com isso chamando a ateno. Quem tomas as rdeas da situao costuma ser mais seguro de si e pode at dar um equilbrio para a relao. Segundo a psicoterapeuta Miriam Barros, quando h um parceiro que toma a frente e resolve as coisas, aquele que se vitimiza acaba se acomodando e incorporando cada vez mais o papel de coitadinho. (Para saber se voc tem tendncia a se vitimizar, clique aqui e faa o teste) Soluo: importante saber os motivos que levaram a pessoa a fazer chantagens emocionais e tentar entend-los para realizar mudanas. Alm disso, aquele que toma as rdeas precisa se segurar um pouco e ajudar o outro a tomar decises e deix-lo resolver os problemas. Para isso, nada melhor do que boas doses de pacincia para deixar o outro fazer as coisas do jeito dele e apoi-lo nisso.

Um se acha o centro do universo, o outro tem autoestima saudvel Relaes entre pessoas egocntricas e aquelas bem ajustadas emocional e socialmente s so duradouras quando as do segundo grupo so to apaixonadas e compreensivas a ponto de no se afetar com o egocentrismo de seu par. Um indivduo que necessita permanecer no centro das relaes precisa de pares que ocupem papis secundrios, diz a psicloga Mara Lcia Madureira. um romance difcil de dar certo. Quem se sente o centro do universo estar se relacionando o tempo todo consigo mesmo, pois no enxerga o outro. Manter um relacionamento nessas bases significa viver se anulando ou brigando para poder existir. A pessoa que tende ao narcisismo gosta mais de si, e no do prximo, diz a terapeuta Miriam Barros. Soluo: o mais recomendado para esses casos uma terapia psicoterpica intensa, na tentativa de mudar a personalidade do narcisista, caso ela seja malevel. No entanto, esforar-se em compreender a pessoa com autoestima prejudicada tambm muito importante, ainda que haja sofrimento. Para Miriam Barros, a pessoa que se sente o centro do universo normalmente se d conta de que precisa amadurecer ou buscar ajuda profissional depois que perde relaes importantes na vida.

Potrebbero piacerti anche