Sei sulla pagina 1di 40

ANCORAGEM DA ARMADURA LONGITUDINAL DE FLEXO EM VIGAS DE EDIFCIOS

Neste item ser visto como deve ser feito o detalhamento da armadura longitudinal de trao das vigas, ou seja, at que posio do vo as barras devem se estender, e tambm a ancoragem das barras que chegarem at os apoios intermedirios e extremos.
1 Decalagem do Diagrama de Fora no Banzo Tracionado

O deslocamento ou decalagem do diagrama de foras Rst (Md/z) deve ser feito para se compatibilizar o valor da fora atuante na armadura tracionada, determinada no banzo tracionado da trelia de Ritter-Mrsch, com o valor da fora determinada usando o diagrama de momentos fletores de clculo. Para determinao do ponto de interrupo ou dobramento das barras longitudinais nas peas fletidas, o diagrama de foras Rst (Md/z) na armadura deve ser deslocado, dando-se aos pontos uma translao paralela ao eixo da pea, de valor al . A NBR 6118/03 prescreve o seguinte (item 17.4.2.2): Quando a armadura longitudinal de trao for determinada atravs do equilbrio de esforos na seo normal ao eixo do elemento estrutural, os efeitos provocados pela fissurao oblqua podem ser substitudos no clculo pela decalagem do diagrama de fora no banzo tracionado. A decalagem pode ser substituda, aproximadamente, pela correspondente decalagem do diagrama de momentos fletores. O valor do deslocamento al deve ser adotado em funo do modelo de clculo adotado no dimensionamento da armadura transversal.
1.1 Modelo de Clculo I

A equao para determinao do deslocamento al a ser aplicado no diagrama de momentos fletores, para o modelo de clculo I, :
VSd ,mx al = d (1 + cot g ) cot g 2 (VSd ,mx Vc )

(Eq. 10)

sendo: al 0,5d al 0,2d

no caso geral; para estribos inclinados a 45.

Para estribo vertical ( = 90) a Eq. 10 torna-se: VSd ,mx d al = 2 (VSd ,mx Vc )

(Eq. 11)

A decalagem do diagrama de fora no banzo tracionado pode tambm ser obtida simplesmente aumentando a fora de trao, em cada seo, pela expresso: M 1 R Sd ,cor = Sd + VSd (cot g cot g ) (Eq. 12) 2 2 1.2 Modelo de Clculo II

A equao para determinao do deslocamento al a ser aplicado no diagrama de momentos fletores, para o modelo de clculo II, :

a l = 0,5 d (cot g cot g )

(Eq. 13)

sendo: al 0,5d al 0,2d

no caso geral; para estribos inclinados a 45.

A decalagem do diagrama de fora no banzo tracionado pode tambm ser obtida simplesmente aumentando a fora de trao, em cada seo, pela Eq. 11. 2 Ponto de Incio de Ancoragem

Define-se a seguir em que ponto ao longo do vo da viga se pode retirar de servio a barra da armadura longitudinal tracionada de flexo, o que normalmente feito na prtica com o propsito de diminuir o consumo de ao na viga e, conseqentemente, gerar economia. A NBR 6118/03 (item 18.3.2.3.1) estabelece que a ancoragem por aderncia de uma barra da armadura longitudinal de trao tem incio na seo terica onde sua tenso s comea a diminuir, ou seja, o esforo da armadura comea a ser transferido para o concreto. O comprimento da ancoragem deve prolongar-se pelo menos 10 alm do ponto terico de tenso s nula (Figura 29). Considerando o diagrama de foras RSd = MSd/z, decalado do comprimento al, o incio do comprimento de ancoragem da barra corresponde ao ponto A, devendo prolongar-se no mnimo 10 alm do ponto B. Se a barra for dobrada, o incio do dobramento pode coincidir com o ponto B. A norma permite a definio do ponto de interrupo das barras conforme o diagrama de momentos fletores, deslocado do valor de al . Para isso necessrio definir como ser composta a armadura longitudinal de trao, isto , o nmero e o dimetro das barras. O momento fletor mximo dividido pelo nmero de barras, proporcionalmente s reas das barras da armadura.

lb,nec
Barra 2
10

al

Barra 1

Barra 2
A Barra 3

Barra 4

al al
Barra 1
Barra 2 Barra 3 B

al

Barra 4
al

lb,nec

10 10

Barra 3

lb,nec
Figura 29 Cobertura do diagrama de fora de trao solicitante pelo diagrama resistente.

Nos pontos intermedirios entre A e B, o diagrama resistente deve cobrir o diagrama solicitante. No caso de barras alojadas nas mesas ou em lajes, e que faam parte da armadura da viga, o ponto de interrupo da barra obtido pelo mesmo processo anterior, considerando ainda um comprimento adicional igual distncia da barra face mais prxima da alma. 3 Armadura Tracionada nas Sees de Apoio

Segundo a NBR 6118/03 (item 18.3.2.4), os esforos de trao junto aos apoios de vigas simples ou contnuas devem ser resistidos por armaduras longitudinais, que devem satisfazer s condies descritas nos itens seguintes.
3.1 Apoio com Momento Fletor Positivo

No caso de ocorrncia de momentos fletores positivos no apoio, a armadura deve ser dimensionada para o esforo nessa seo. A ancoragem da armadura no apoio deve atender aos critrios descritos no item 1.
3.2 Ancoragem da Armadura Longitudinal Positiva nos Apoios Extremos de Vigas Simples ou Contnuas

Apoio extremo pode ser definido como os apoios onde no ocorre a continuidade da viga, geralmente o primeiro e o ltimo apoio (Figura 30).

Apoio extremo

Apoio interno

Apoio extremo

Figura 30 Definio de apoios extremos e internos de vigas.

A ancoragem da armadura longitudinal positiva nos apoios extremos das vigas muito importante para a sua segurana estrutural e, por isso, deve ser cuidadosamente avaliada. Nos apoios extremos, devido ao deslocamento no valor de al do diagrama de momentos fletores, surge um momento fletor (Figura 31), geralmente positivo e que traciona a borda inferior do apoio, dado por: Md,apoio = VSd . al com: VSd = fora cortante solicitante de clculo no apoio; al = deslocamento do diagrama de momentos fletores na regio do apoio. Para esse momento fletor no apoio deve-se dispor uma armadura resistente, a ser convenientemente ancorada no apoio. Tomando o equilbrio das foras resultantes na seo de apoio, o momento fletor deve ser igual fora resultante na armadura multiplicada pelo brao de alavanca z: Md,apoio = RSd . z (Eq. 15) (Eq. 14)

RSd

VSd

al Md VSd Md

Diagrama deslocado

Figura 31 Momento fletor no apoio devido ao deslocamento al do diagrama.

Igualando Md,apoio da Eq. 15 com Md,apoio da Eq. 14 encontra-se: RSd . z = VSd . al Fazendo o brao de alavanca z aproximadamente igual altura til d (z d) e isolando Rsd encontra-se: R Sd = al VSd d (Eq. 16)

A NBR 6118/03 (item 18.3.2.4) dispe que, em apoios extremos de vigas simples ou contnuas, para garantir a ancoragem da diagonal de compresso (bielas comprimidas), uma parte da armadura longitudinal tracionada do vo deve ser prolongada at o apoio, devendo ser capaz de resistir fora de trao, dada pela Eq. 16 acrescentada da fora de trao que eventualmente possa existir solicitando a viga no apoio (NSd): R Sd = al VSd + N Sd d (Eq. 17)

A rea de armadura longitudinal a ancorar no apoio, necessria para resistir fora RSd , dada por:
A s ,anc = R Sd 1 al = VSd + N Sd f yd f yd d (Eq. 18)

Se a fora normal NSd no existir, a rea de armadura a ancorar no apoio ser:

A s ,anc =

a l VSd d f yd

(Eq. 19)

A armadura a ser ancorada no apoio extremo deve ser composta por no mnimo duas barras, sendo geralmente aquelas dos vrtices inferiores dos estribos, dimensionadas para resistirem ao momento fletor positivo do vo da viga, adjacente ao apoio extremo. A armadura calculada deve atender aos seguintes valores mnimos: M 1 A s + ,vo se M apoio = 0 ou negativo de valor M apoio vo 3 2 M vo 1 A 4 s + ,vo se M apoio = negativo de valor M apoio > 2

A s,anc

(Eq. 20)

com: Mapoio = momento fletor no apoio extremo; Mvo = mximo momento fletor positivo no vo adjacente ao apoio extremo; As+,vo = armadura longitudinal tracionada do vo. A Figura 32 mostra as hipteses admitidas na Eq. 20 para a armadura mnima a ser disposta nos apoios extremos. a) 1 A s + ,vo 3

Mapoio < 0,5 Mvo

M vo

b)

1 A s + ,vo 4

M apoio > 0,5 Mvo

M vo

Figura 32 Armaduras mnimas a serem consideradas nos apoios extremos das vigas.

As barras da armadura a ancorar no apoio, calculadas pelas Eq. 18 ou 19, obedecendo ao valor mnimo dado na Eq. 20, devem ser convenientemente ancoradas a partir da face interna do apoio (viga ou pilar, geralmente), com o comprimento de ancoragem bsico (lb) dado pela Eq. 3 e mostrado nas Tabelas A-1 e A-2 anexas (colunas sem gancho). Inicialmente procura-se estender as barras dentro do apoio num comprimento reto, como mostrado na Figura 33 para apoios consistindo de pilar ou viga. Para que isso seja possvel, o comprimento de ancoragem efetivo do apoio (lb,ef = b c) deve ser maior que o comprimento de ancoragem bsico (lb), onde b a largura do apoio e c a espessura do cobrimento de concreto.
b

lb
As,anc

VIGA DE APOIO

A s,anc

lb,ef lb

Figura 33 Ancoragem reta da armadura longitudinal calculada segundo o comprimento de ancoragem bsico nos apoios extremos.

Como geralmente a rea de armadura efetivamente disposta no apoio no exatamente igual rea da armadura a ancorar (Aanc), o comprimento de ancoragem bsico deve ser corrigido, para um valor maior ou menor, proporcionalmente s reas da armadura a ancorar (As,anc) e da armadura efetiva (As,ef): l b,corr = l b A s,anc A s ,ef (Eq. 21)

Se a rea de armadura efetivamente escolhida para ancorar no apoio (As,ef) for maior que a rea de armadura necessria a ancorar (Aanc), o comprimento de ancoragem bsico ser diminudo na proporo entre As,anc e As,ef . Por outro lado, a armadura efetiva no deve ser menor que a armadura a ancorar (As,anc), pois esta armadura a necessria para resistir fora Rsd no apoio, dada pelas Eq. 16 e 17. A ancoragem reta mostrada na Figura 34 s possvel quando a largura do apoio na direo da viga grande, e maior que o comprimento de ancoragem corrigido, isto , lb,ef > lb,corr . O comprimento de ancoragem corrigido deve atender ao comprimento de ancoragem mnimo, dado por (NBR 6118/03, item 18.3.2.4.1):

r + 5,5 l b,corr l b,mn 6 cm


com: r = D/2 = raio de dobramento (ver Tabela 1); = dimetro da barra ancorada.

(Eq. 22)

lb,corr
As,ef

VIGA DE APOIO

A s,ef

lb,ef

lb,corr

Figura 34 Correo do comprimento de ancoragem bsico para comprimento de ancoragem corrigido em funo de diferenas entre a armadura calculada e a armadura efetiva.

Quando houver cobrimento da barra no trecho do gancho, medido normalmente ao plano do gancho, de pelo menos 70 mm, e as aes acidentais no ocorrerem com grande freqncia com seu valor mximo, o comprimento de ancoragem pode ser de r + 5,5 6 cm. Quando o comprimento de ancoragem corrigido (lb,corr) maior que o comprimento de ancoragem efetivo do apoio (lb,ef), a ancoragem reta no possvel. Neste caso, a soluo mais simples e econmica fazer gancho nas extremidades das barras, o que possibilita diminuir em 30 % o comprimento de ancoragem corrigido, em funo do coeficiente 1 igual a 0,7 dado na Eq. 4 quando for feito o gancho. Porm, deve-se verificar se a ancoragem com gancho possvel de ser feita no comprimento de ancoragem efetivo do apoio (lb,ef). Ancoragens com gancho ocorrem quando o apoio tem comprimento de ancoragem efetivo pequeno, como pilares de pequenas dimenses (20 x 20 cm, por exemplo), ou a viga est apoiada ao longo da largura de um pilar com comprimento grande, ou no caso de viga apoiada sobre outra viga. Tomando o fator 1 como 0,7 (ver Eq. 4) para considerar a existncia do gancho, o comprimento de ancoragem com gancho : l b,gancho = 0,7 l b ou seja: r + 5,5 l b,gancho = 0,7 l b,corr 6 cm (Eq. 24) A s ,anc A s,ef (Eq. 23)

O comprimento de ancoragem com gancho (lb,gancho) deve atender aos valores mnimos, como mostrado na Eq. 24. Se o comprimento de ancoragem com gancho resultar menor que o comprimento de ancoragem efetivo (lb,gancho lb,ef), a ancoragem poder ser feita. Na prtica, como geralmente as medidas de lb,ef e lb,gancho so prximas, costuma-se estender as barras at prximo face externa do apoio, isto , faz-se lb,gancho = lb,ef , como indicado na Figura 35.

D
A s,ef

l b,ef
b

Figura 35 Ancoragem com gancho quando o comprimento de ancoragem efetivo do apoio menor que o comprimento de ancoragem reto.

O gancho com ngulo de 90, como indicado na Figura 36 e no item 5.2.3, o mais comum na prtica, entre os trs recomendados pela NBR 6118/03. Se ocorrer do comprimento de ancoragem com gancho ser maior que o comprimento de ancoragem efetivo do apoio (lb,gancho > lb,ef), existem algumas aternativas para resolver o problema sem alterar as dimenses do apoio. Uma soluo consiste em aumentar a quantidade de armadura ancorada no apoio, mantido o gancho nas extremidades das barras. Nessa soluo, a rea da armadura longitudinal que chega at o apoio aumentada, para As,corr , segundo a proporo entre o comprimento de ancoragem bsico e o comprimento de ancoragem efetivo do apoio, levando em conta a existncia do gancho. Tomando a Eq. 23 e fazendo o comprimento de ancoragem efetivo do apoio (lb,ef) igual ao comprimento de ancoragem com gancho (lb,gancho) a rea de armadura a ancorar no apoio deve ser corrigida para:
A s ,corr = 0,7 l b A s,anc l b,ef

(Eq. 25)

com: lb = comprimento de ancoragem bsico (Eq. 3, Tabelas A-1 e A-2); lb,ef = comprimento de ancoragem efetivo do apoio; As,anc = armadura necessria a ancorar no apoio (Eq. 18 ou 19). A armadura corrigida fica ancorada no comprimento de ancoragem efetivo do apoio (lb,ef). Com gancho a 90 o arranjo da ancoragem fica como o indicado na Figura 36.

D
A s,corr

l b,ef
b

Figura 36 Acrscimo de armadura longitudinal ancorada no apoio para As,corr quando o comprimento de ancoragem efetivo do apoio menor que o comprimento de ancoragem com gancho.

Ao invs de se aumentar a armadura longitudinal que chega at o apoio para As,corr , o que poderia encarecer a armao, h a possibilidade de manter a armadura efetiva a ancorar no apoio (As,ef) e acrescentar uma armadura longitudinal, na forma de grampos (ver Figuras 37 e 38), com o mesmo objetivo de aumentar a rea de armadura ancorada no apoio. A rea dos grampos a diferena entre a armadura corrigida e a armadura efetiva:

A s ,gr = A s ,corr A s ,ef

(Eq.

26)

O comprimento longitudinal do grampo deve ser de no mnimo 95 gr , segundo indicao do manual da TQS (s/d). A Figura 38 mostra o detalhamento da armadura, com acrscimo de grampos. A distncia vertical livre mnima entre os grampos deve ser de: 2 cm (Eq. 27) e v gr 0,5 d mx ,agr c 100 gr
Grampos

lb,ef
b

A s,ef

Figura 37 Ancoragem em apoio extremo com a utilizao de grampos e armadura longitudinal efetiva com gancho.

Entre as duas solues, o projetista deve escolher se aumenta a armadura a ancorar ou acrescenta grampos, em funo de qual delas apresentar o menor custo, levando-se em conta o consumo de materiais, de mo-de-obra, dificuldades construtivas, etc.

Figura 38 Ancoragem com grampos e armadura longitudinal.

3.3 Apoio Intermedirio de Vigas Contnuas

Nos apoios internos ou intermedirios das vigas contnuas, uma parte da armadura longitudinal de trao proveniente do vo deve ser estendida at o apoio, devendo a armadura a ancorar (As,anc) atender as seguintes condies impostas na Eq. 20:
M vo 1 3 A s + ,vo se M apoio = 0 ou negativo de valor M apoio 2 M vo 1 A s + , vo se M apoio = negativo de valor M apoio > 4 2

A s,anc

Se o ponto A de interseco da barra com o diagrama de momento fletor deslocado estiver fora do apoio, as barras da armadura assim determinadas devem ser ancoradas com comprimento 10 a partir da face do apoio (Figura 39), desde que no haja qualquer possibilidade de ocorrncia de momentos fletores positivos nessa regio, provocados por situaes imprevistas, particularmente por efeitos de vento e eventuais recalques. Quando essa possibilidade existir, as barras da armadura devem ser contnuas ou emendadas sobre o apoio.

DI A

G R.

DE SL

O C.

BARRA 1

A
10
BARRA 1

Figura 39 - Ancoragem da armadura longitudinal em apoios intermedirios com o ponto A fora do apoio.

Se o ponto A estiver na face do apoio ou alm dela e a fora RSd diminuir em direo ao centro do apoio, o trecho de ancoragem deve ser medido a partir dessa face, conforme indicado na Figura 40. A barra deve ser convenientemente ancorada nesse apoio, e a armadura a ancorar no apoio deve atender aquela das Eq. 19 e 20.

BARRA 1

A
DIAGR . M F DE SLOC.

BARRA 1

lb
Figura 40 - Ponto A alm da face do apoio.

3.4 Ancoragem de Armadura Negativa em Apoios Extremos

A transmisso de esforos da viga para os pilares extremos em prticos origina esforos de trao diagonais e alternncia de esforos de trao para compresso na armadura longitudinal do pilar (Figuras 41 e 42).
a) b)

Viga M p,inf

M viga

M viga

M p,sup

Figura 41 Momentos fletores em n extremo de prtico (LEONHARDT & MNNIG, 1982).

b)

Compresso

Trao

Trao

Trao

Compresso

Compresso

Figura 42 Direo das tenses de compresso e trao em n extremo de prtico. (LEONHARDT & MNNIG, 1982).

Na ancoragem da armadura negativa da viga no pilar recomenda-se que seja feito o detalhamento mostrado na Figura 40. Para evitar concentrao de tenses muito importante que a curvatura das barras negativas obedea aos dimetros do pino de dobramento indicados na Tabela 1. O comprimento do gancho da armadura negativa no pilar deve se estender 35 alm do centro do pino de dobramento (Figura 43). Os estribos do pilar devem ter espaamento menor que 10 cm dentro do trecho de comprimento 2b + h, como indicado na Figura 43. A barra inclinada unindo a viga ao lance superior do pilar tambm indicada, porm, no prtica comum a sua aplicao.

A s = 0,5 A s

As s estr 10 cm

2b + h

Figura 43 Detalhamento indicado por LEONHARDT & MNNIG (1982) para a armadura negativa da viga em ns de prtico.

As
D

35

Figura 44 - Comprimento do gancho da armadura negativa dentro do pilar.

Potrebbero piacerti anche