Sei sulla pagina 1di 21

INTERNA

Todos os direitos reservados ao Banco Bradesco S.A., sendo proibida a reproduo total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio. A violao dos direitos de autor (Lei n. 9.610/98) crime estabelecido pelo artigo 184, do Cdigo Penal.

Certificao em Produtos de Investimentos ANBIMA - Srie 10


Julho/2011

Mdulo I Sistema Financeiro Nacional (5%a 10% do exame)

Mdulo II tica, Regulamentao e Anlise do Perfil do Investidor (10% a 15% do exame)

Departamento de Treinamento
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

INTERNA

Programa para o Exame da CPA - Srie 10 Mdulo II


2. tica, Regulamentao e Anlise do Perfil do Investidor (10% A 15%) 2.1. Princpios ticos 2.1.1. Princpio de Integridade 2.1.2. Princpio de Objetividade 2.1.3. Princpio de Competncia 2.1.4. Princpio de Confidencialidade 2.1.5. Princpio da Conduta Profissional 2.2. Cdigos de Regulao e Melhores Prticas da ANBIMA 2.2.1. Cdigo ANBIMA de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimentos 2.2.1.1. Princpios Gerais 2.2.1.2. Prospectos: Informaes relevantes e obrigatrias: objetivo de investimento; poltica de investimentos; fatores de risco. 2.2.1.3. Conceito e finalidade da marcao a mercado 2.2.1.4. Diretrizes para publicidade e divulgao de material tcnico de fundos de investimento 2.2.1.4.1 Divulgao de rentabilidade de fundos de investimento - rentabilidade bruta; prazos mnimos para divulgao de rentabilidade e forma de clculo da rentabilidade mensal 2.2.1.4.2 Comparao de rentabilidades formas de abordagem e consistncias, uso de benchmarks e indicadores econmicos - fundos de mesma categoria 2.2.1.5. Selo ANBIMA: responsabilidades e prerrogativas 2.2.2. Cdigo ANBIMA de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada 2.2.2.1. Objetivo e abrangncia 2.3. Preveno Contra a Lavagem de Dinheiro 2.3.1. Conceito de lavagem de dinheiro. Legislao 2.3.2. Clientes/Investidores 2.3.2.1. Aes preventivas: princpio do Conhea seu Cliente 2.3.2.1.1. Funo do cadastro e implicaes de um cadastro desatualizado e anlise da capacidade financeira do Cliente 2.3.2.1.2. O princpio Conhea seu Cliente como forma de proteo da Instituio Financeira e do Profissional 2.3.2.2. Identificao e registros de operaes 2.3.3. Operaes suspeitas 2.3.3.1. Caracterizao 2.3.3.2. Obrigatoriedade de comunicao e controle Instituies, Empresas e Autoridades Competentes 2.3.4. Responsabilidades administrativas e legais. Entidades e pessoas fsicas sujeitas lei e a regulamentao 2.3.5. Crime de lavagem de dinheiro 2.3.5.1. Tipificao 2.3.5.2. Responsabilidades e corresponsabilidades 2.4. tica na Venda 2.4.1. Venda casada: conceito 2.4.2. Restries do investidor: idade, horizonte de investimento, conhecimento do produto, tolerncia ao risco 2.5. Anlise do Perfil do Investidor 2.5.1 Fatores que determinam o perfil do investidor 2.5.2 Adequao de produtos em funo do perfil do investidor Perguntas do Captulo II Gabarito

Pg.

8 9

10

11

12

13

14 15

16

17 19

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

INTERNA

2. tica, Regulamentao e Anlise do Perfil do Investidor 2.1 Princpios ticos


Este material foi extrado do cdigo de tica do IBCPF - Instituto Brasileiro de Certificao de Profissionais Financeiros, conforme programa detalhado da certificao. 2.1.1 Princpio de Integridade Fornecer servios profissionais com integridade. O Profissional ocupa uma posio de confiana dos Clientes e a fonte primordial dessa confiana a sua honestidade, iseno e transparncia. Mantendo a integridade acima de tudo, o Profissional deve considerar diferenas legtimas de opinio. O Profissional dever: assegurar que suas preferncias ou interesses pessoais no afetem de forma adversa os servios prestados ao Cliente. exercer julgamento adequado e prudente ao oferecer e prestar servios. O Profissional no dever: fornecer, direta ou indiretamente, informaes falsas ou enganosas relacionadas s suas qualificaes ou servios. omitir a Clientes ou terceiros os potenciais benefcios gerados em proveito prprio pelos servios prestados. incorrer em conduta desonesta, fraudulenta, enganosa ou falsa. 2.1.2 Princpio de Objetividade Fornecer servios profissionais de forma objetiva O Profissional deve buscar atender as necessidades e objetivos do Cliente dentro do escopo do servio acordado, de forma pragmtica, isenta clara e transparente. O Profissional tambm deve: comunicar todos os fatos relevantes, sempre que necessrio, para evitar que Clientes ou partes relacionadas sejam induzidos a erros ou enganos. fazer e/ou implementar recomendaes adequadas (suitability) a seu Cliente. realizar anlise dos produtos e servios a serem recomendados aos Clientes da melhor forma possvel, podendo valer-se da anlise de terceiros de reputao comprovada. tomar as medidas razoveis e necessrias para garantir que o Cliente compreenda as recomendaes de planejamento financeiro apresentadas e possa tomar decises de maneira consciente. concordar com o seu Cliente sobre os servios a serem fornecidos.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 1 de 19

INTERNA

2.1.3 Princpio de Competncia Manter e desenvolver as habilidades e os conhecimentos necessrios para fornecer servios profissionais de forma competente. Competncia exige atingir e manter um nvel adequado de habilidades, capacidades e conhecimentos para o fornecimento de servios profissionais de planejamento financeiro pessoal. Inclui, tambm, a sabedoria e maturidade para conhecer as suas limitaes e as situaes em que a consulta a, ou o encaminhamento para, outro(s) profissional(is) for apropriada. Competncia exige que o Profissional tenha um comprometimento com sua educao continuada e aperfeioamento profissional. O Profissional dever assessorar seus Clientes apenas naquelas reas de sua competncia. Nas reas em que no for competente, dever buscar consultoria e/ou encaminhar os Clientes para profissionais qualificados. Dever tambm manter seus conhecimentos atualizados por meio da educao continuada. 2.1.4 Princpio de Confidencialidade Proteger a confidencialidade de todas as informaes dos Clientes. Confidencialidade exige do profissional a guarda e proteo das informaes dos Clientes, de forma a permitir acesso prudente apenas s pessoas autorizadas. Um relacionamento de confiana com o Cliente s pode ser construdo sob o entendimento de que as informaes sero tratadas de forma discreta e segura e no sero reveladas inadequadamente. O Profissional dever tratar as informaes do Cliente como confidenciais, exceto se tiver de responder a processos legais ou para satisfao da legislao e regulamentao oficiais vigentes. Dever tambm agir com prudncia para proteger a segurana das informaes e a propriedade do Cliente, incluindo segurana de informaes armazenadas, seja de forma fsica ou eletrnica, sob o seu controle. 2.1.5 Princpio de Profissionalismo Agir com postura profissional exemplar. A conduta profissional exige comportar-se com dignidade, agindo com respeito para com os Clientes e outros profissionais, em conformidade com as regras, regulamentaes e os requisitos profissionais adequados. Requer tambm o compromisso em bem servir. Regras Relacionadas ao Princpio da Conduta Profissional O Profissional dever realizar os servios observando as leis, regras, cdigos e normas aplicveis a sua atividade, no devendo se engajar em conduta que possa impactar negativamente sua integridade, marcas e a profisso.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 2 de 19

INTERNA

2.2. Cdigos de Regulao e Melhores Prticas da ANBIMA 2.2.1 Cdigo ANBIMA de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimentos A seguir, voc encontrar na ntegra os trechos do cdigo de regulao da Indstria de Fundos que fazem parte do programa de certificao. Cdigo ANBIMA de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimentos 2.2.1.1 Princpios Gerais
As Instituies Participantes devem observar, na esfera de suas atribuies e responsabilidades em relao aos Fundos de Investimento, as seguintes regras de regulao e melhores prticas: I desempenhar suas atribuies buscando atender aos objetivos descritos no regulamento e prospecto do Fundo de Investimento, se for o caso, bem como a promoo e divulgao de informaes a elas relacionadas de forma transparente, inclusive no que diz respeito remunerao por seus servios, visando sempre ao fcil e correto entendimento por parte dos investidores; II cumprir todas as suas obrigaes, devendo empregar, no exerccio de sua atividade, o cuidado que toda pessoa prudente e diligente costuma dispensar administrao de seus prprios negcios, respondendo por quaisquer infraes ou irregularidades que venham a ser cometidas durante o perodo em que prestarem algum dos servios previstos no pargrafo primeiro do art. 2 do Cdigo; III evitar prticas que possam ferir a relao fiduciria mantida com os cotistas dos Fundos de Investimento; e IV evitar prticas que possam vir a prejudicar a indstria de Fundos de Investimento e seus participantes, especialmente no que tange aos deveres e direitos relacionados s atribuies especficas de cada uma das Instituies Participantes, estabelecidas em contratos, regulamentos e na legislao vigente. Pargrafo nico Entende-se por relao fiduciria a relao de confiana e lealdade que se estabelece entre os cotistas dos Fundos de Investimento e a Instituio Participante, no momento em que confiada mesma a prestao de servio para a qual foi contratada. 2.2.1.2 Prospectos: informaes relevantes e obrigatrias: objetivo de investimento; poltica de investimentos; fatores de risco. PROSPECTO As Instituies Participantes devem tomar providncias para que sejam disponibilizados aos investidores, quando de seu ingresso nos Fundos de Investimento, Prospectos atualizados e compatveis com o Regulamento dos Fundos de Investimento. O Prospecto ser facultativo nos casos previstos pela regulamentao. O Prospecto deve conter as principais caractersticas do Fundo de Investimento, dentre as quais as informaes relevantes ao investidor sobre polticas de investimento, riscos envolvidos, bem como direitos e responsabilidades dos cotistas, devendo conter, no mnimo, os elementos obrigatrios, conforme descrito a seguir:
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 3 de 19

INTERNA

I Informaes do Fundo de Investimento: a) denominao; b) classificao ANBIMA; c) base legal; d) prestadores de servios: (i) administrador; (ii) gestor; (iii) custodiante; (iv) distribuidor; (v) responsvel pelos servios de registro escritural de cotas; e (vi) auditor; e e) poltica de divulgao de informaes. II Objetivo de investimento descrever, obrigatoriamente, os objetivos de investimento do Fundo de Investimento, mencionando, quando for o caso, metas e parmetros de performance; III Poltica de investimento descrever, obrigatoriamente, como o Fundo de Investimento pretende atingir o seu objetivo de investimento, identificando as principais estratgias tcnicas ou prticas de investimento a serem utilizadas, os tipos de ttulos e valores mobilirios nos quais o Fundo de Investimento pode investir (incluindo derivativos e suas finalidades), polticas de seleo e alocao de ativos, e quando for o caso, polticas de concentrao. Tambm devero ser definidas as faixas de alocao de ativos, e os limites de concentrao e alavancagem, quando for o caso; IV Fatores de risco indicar, obrigatoriamente, todo e qualquer fato relativo ao Fundo de Investimento que possa de alguma forma, afetar a deciso do potencial investidor no que diz respeito aquisio das cotas do Fundo de Investimento. Dentre os fatores de risco devem constar ainda as seguintes informaes: a) risco de mercado descrever os principais fatores de risco que possam afetar preo ou retorno dos ativos integrantes da carteira do Fundo de Investimento, bem como as principais condicionantes desses fatores de risco; b) risco de crdito especificar os possveis riscos do emissor e da contraparte das operaes realizadas pelo Fundo de Investimento; c) risco de liquidez descrever as condies de liquidez dos mercados e seus efeitos sobre os ativos componentes da carteira do Fundo de Investimento e as condies de solvncia do Fundo de Investimento; d) risco proveniente do uso de derivativos descrever os riscos associados ao uso de derivativos e, quando for o caso, a possibilidade de verificao de patrimnio lquido negativo para o Fundo de Investimento. Nessa hiptese, dever ser utilizado o aviso correspondente na capa do Prospecto; e e) riscos especficos descrever, quando houver, outros riscos que possam afetar a performance do Fundo de Investimento. V Gerenciamento de riscos a descrio do sistema de gerenciamento de risco utilizado para o Fundo de Investimento; VI Pblico alvo descrever a quem o Fundo de Investimento pode interessar, bem como descrever, obrigatoriamente, as necessidades do investidor que o Fundo de Investimento visa a atender; VII Regras de movimentao indicar, obrigatoriamente, carncias e procedimentos de aplicao e resgate, bem como indicar onde o cotista poder obter as informaes referentes a valores de movimentao;

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 4 de 19

INTERNA

VIII Poltica de distribuio de resultados, se aplicvel informar, obrigatoriamente, prazos e condies de pagamento; IX Taxas informar, obrigatoriamente, os valores da taxa de administrao e a taxa de performance, quando for o caso, e de ingresso e sada, se houver, ou outra taxa que venha a ser cobrada pela indstria de Fundos de Investimento, especificando a forma de apropriao e pagamento; X Breve histrico do administrador e do gestor recomenda-se a incluso de breve histrico do administrador e do gestor; XI Regras de tributao do Fundo de Investimento devem ser, obrigatoriamente, includas as regras de tributao do Fundo de Investimento na data do Prospecto; XII Atendimento ao cotista especificar, obrigatoriamente, onde o investidor poder obter o regulamento, o histrico de performance, eventuais informaes adicionais ou fazer reclamaes e sugestes; e XIII Poltica de Exerccio de Direito de Voto em Assembleias (Poltica de Voto) em conformidade com o disposto no captulo VIII, conforme segue: - aplica-se a Fundos de Investimento cuja poltica de investimento autorize a alocao em ativos financeiros que contemplem o direito de voto em assembleias; excluindo-se fundos de investimento exclusivos ou restritos, desde que aprovada, em assembleia, a incluso de clusula no regulamento destacando que o gestor no adota a Poltica de voto para esse fundo; ativos financeiros de emissor com sede social fora do Brasil e certificados de depsitos de valores mobilirios BDRs. - O Prospecto ou o Regulamento, caso no exista Prospecto, do Fundo de Investimento deve informar que o gestor adota Poltica de Voto, fazer referncia ao stio na rede mundial de computadores onde esta pode ser encontrada em sua verso integral e descrever de forma sumria a que se destina a Poltica de Voto, com a impresso do seguinte aviso ou semelhante com o mesmo teor: O GESTOR DESTE FUNDO ADOTA POLTICA DE EXERCCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLIAS, QUE DISCIPLINA OS PRINCPIOS GERAIS, O PROCESSO DECISRIO E QUAIS SO AS MATRIAS RELEVANTES OBRIGATRIAS PARA O EXERCCIO DO DIREITO DE VOTO. TAL POLTICA ORIENTA AS DECISES DO GESTOR EM ASSEMBLIAS DE DETENTORES DE TTULOS E VALORES MOBILIRIOS QUE CONFIRAM AOS SEUS TITULARES O DIREITO DE VOTO. Na capa dos Prospectos dos Fundos de Investimento administrados pelas Instituies Participantes, que sejam elaborados em conformidade com todos os requisitos estabelecidos neste Cdigo, devem ser impressas a logomarca da ANBIMA, acompanhada de texto obrigatrio, na forma disposta no pargrafo primeiro deste artigo, utilizada para demonstrao do compromisso das Instituies Participantes com o cumprimento e observncia das disposies do presente Cdigo (Selo ANBIMA) e a data do Prospecto. - O texto OBRIGATRIO do Selo ANBIMA ter o seguinte teor: PROSPECTO DE ACORDO COM O CDIGO ANBIMA DE REGULAO E MELHORES PRTICAS PARA OS FUNDOS DE INVESTIMENTO.
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 5 de 19

INTERNA

Deve ser impresso com destaque na capa, na contracapa ou na primeira pgina do Prospecto, aviso com o seguinte teor: ESTE PROSPECTO FOI PREPARADO COM AS INFORMAES NECESSRIAS AO ATENDIMENTO DAS DISPOSIES DO CDIGO ANBID DE REGULAO E MELHORES PRTICAS PARA OS FUNDOS DE INVESTIMENTO, BEM COMO DAS NORMAS EMANADAS DA COMISSO DE VALORES MOBILIRIOS. A AUTORIZAO PARA FUNCIONAMENTO E/OU VENDA DAS COTAS DESTE FUNDO DE INVESTIMENTO NO IMPLICA, POR PARTE DA COMISSO DE VALORES MOBILIRIOS OU DA ANBID, GARANTIA DE VERACIDADE DAS INFORMAES PRESTADAS, OU JULGAMENTO SOBRE A QUALIDADE DO FUNDO, DE SEU ADMINISTRADOR OU DAS DEMAIS INSTITUIES PRESTADORAS DE SERVIOS. Quando for o caso, e de acordo com o nvel de exposio a risco de cada Fundo de Investimento, devem ser ainda impressos, obrigatoriamente, com destaque, na capa, na contracapa ou na primeira pgina do Prospecto, um dos seguintes avisos ou avisos semelhantes que expressem o mesmo teor: ESTE FUNDO DE INVESTIMENTO UTILIZA ESTRATGIAS COM DERIVATIVOS COMO PARTE INTEGRANTE DE SUA POLTICA DE INVESTIMENTO. TAIS ESTRATGIAS, DA FORMA COMO SO ADOTADAS, PODEM RESULTAR EM PERDAS PATRIMONIAIS PARA SEUS COTISTAS; ou ESTE FUNDO DE INVESTIMENTO UTILIZA ESTRATGIAS COM DERIVATIVOS COMO PARTE INTEGRANTE DE SUA POLTICA DE INVESTIMENTO. TAIS ESTRATGIAS, DA FORMA COMO SO ADOTADAS, PODEM RESULTAR EM SIGNIFICATIVAS PERDAS PATRIMONIAIS PARA SEUS COTISTAS; ou ESTE FUNDO DE INVESTIMENTO UTILIZA ESTRATGIAS COM DERIVATIVOS COMO PARTE INTEGRANTE DA SUA POLTICA DE INVESTIMENTO. TAIS ESTRATGIAS, DAFORMA COMO SO ADOTADAS, PODEM RESULTAR EM SIGNIFICATIVAS PERDAS PATRIMONIAIS PARA SEUS COTISTAS, PODENDO INCLUSIVE ACARRETAR PERDAS SUPERIORES AO CAPITAL APLICADO E A CONSEQENTE OBRIGAO DO COTISTA DE APORTAR RECURSOS ADICIONAIS. Devem ser ainda impressos com destaque na capa, na contracapa ou na primeira pgina do Prospecto, os seguintes avisos ou avisos semelhantes com o mesmo teor: O INVESTIMENTO DO FUNDO DE INVESTIMENTO DE QUE TRATA ESTE PROSPECTO APRESENTA RISCOS PARA O INVESTIDOR. AINDA QUE O GESTOR DA CARTEIRA MANTENHA SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS, NO H GARANTIA DE COMPLETA ELIMINAO DA POSSIBILIDADE DE PERDAS PARA O FUNDO DE INVESTIMENTO E PARA O INVESTIDOR. O FUNDO DE INVESTIMENTO DE QUE TRATA ESTE PROSPECTO NO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR DO FUNDO, DO GESTOR DA CARTEIRA, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU, AINDA, DO FUNDO GARANTIDOR DE CRDITOS FGC. A RENTABILIDADE OBTIDA RENTABILIDADE FUTURA; e. NO PASSADO NO REPRESENTA GARANTIA DE

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 6 de 19

INTERNA

AS INFORMAES CONTIDAS NESSE PROSPECTO ESTO EM CONSONNCIA COM O REGULAMENTO DO FUNDO DE INVESTIMENTO, MAS NO O SUBSTITUEM. RECOMENDADA A LEITURA CUIDADOSA TANTO DESTE PROSPECTO QUANTO DO REGULAMENTO, COM ESPECIAL ATENO PARA AS CLUSULAS RELATIVAS AO OBJETIVO E POLTICA DE INVESTIMENTO DO FUNDO DE INVESTIMENTO, BEM COMO S DISPOSIES DO PROSPECTO E DO REGULAMENTO QUE TRATAM DOS FATORES DE RISCO A QUE O FUNDO EST EXPOSTO.

2.2.1.3 Conceito e Finalidade da Marcao a Mercado


MARCAO A MERCADO As Instituies Participantes devem utilizar a Marcao a Mercado (MaM) no registro dos ativos financeiros e valores mobilirios componentes das carteiras dos Fundos de Investimento que administrem. A MaM consiste em registrar todos os ativos, para efeito de valorizao e clculo de cotas dos Fundos de Investimento, pelos respectivos preos negociados no mercado em casos de ativos lquidos ou, quando este preo no observvel, por uma estimativa adequada de preo que o ativo teria em uma eventual negociao feita no mercado. A MaM tem como principal objetivo evitar a transferncia de riqueza entre os cotistas dos Fundos de Investimentos, alm de dar maior transparncia aos riscos embutidos nas posies, uma vez que as oscilaes de mercado dos preos dos ativos, ou dos fatores determinantes destes, estaro refletidas nas cotas, melhorando assim a comparabilidade entre suas performances. Caber ao Conselho de Regulao e Melhores Prticas expedir diretrizes que devero ser observados pelas Instituies Participantes no que se refere MaM.

2.2.1.4 Diretrizes para publicidade e divulgao de material tcnico de fundos de investimento


2.2.1.4.1 Divulgao de rentabilidade de fundos de investimento - Rentabilidade bruta; Prazos mnimos para divulgao de rentabilidade e Forma de clculo da rentabilidade mensal Na divulgao de rentabilidade de Fundos de Investimento devem ser obedecidas as seguintes regras: a) no caso de divulgao de indicadores de desempenho outros que no a simples rentabilidade, deve ser includa definio sucinta ou remisso fonte dos mesmos, sendo dispensada nos seguintes casos: (i) rentabilidade comparada com parmetros ou indicadores econmicos de mercado, conforme definida no artigo 25; (ii) volatilidade; e (iii) ndice de sharpe; b) ser sempre utilizado perodo mnimo de 1 (um) ms calendrio, sendo vedada divulgao de rentabilidades apuradas em perodos inferiores este prazo; c) intervalo de tempo que, no mnimo, demonstre a rentabilidade: (i) do ms anterior composio da pea; (ii) desde o incio do ano corrente, ou do incio do Fundo, at o ltimo dia til do ms anterior composio da pea; e (iii) ltimos 12 meses;

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 7 de 19

INTERNA

d) caso o Fundo tenha menos de 12 meses, a rentabilidade deve ser considerada desde a data de incio de seu funcionamento at o ltimo dia til do ms anterior composio da pea e, de forma acumulada, pelo perodo de meses de sua existncia; e) adicionalmente a este contedo mnimo, so admitidos como padro para divulgao de rentabilidade apenas: (i) ltimos anos (calendrio); (ii) ltimos 24, 36 meses ou mais, sempre contados em mltiplos de 12 e at o ms anterior composio da pea; e (iii) perodos de 12 meses considerados a partir do ms de incio das atividades do Fundo; f) informar que a rentabilidade divulgada no lquida de impostos; g) os clculos apresentados nas peas de comunicao devem sempre ser feitos com base em ano padro de 252 (duzentos e cinquenta e dois) dias teis; h) toda e qualquer divulgao da rentabilidade dos Fundos de Investimento deve ser acompanhada do valor da mdia aritmtica da soma do seu patrimnio lquido apurado no ltimo dia til de cada ms, nos 12 (doze) meses anteriores; e, i) caso os Fundos de Investimento no tenham sido constitudos h mais de 12 (doze) meses, a divulgao de suas rentabilidades na forma prevista neste artigo deve ser acompanhada das rentabilidades auferidas e do valor da mdia mensal do seu patrimnio lquido no perodo de existncia desses Fundos de Investimento (sendo o valor de tal mdia calculado com base na mdia aritmtica da soma do seu patrimnio lquido apurado no ltimo dia til de cada ms), devendo constar do material de divulgao aviso com o seguinte teor: ESTE(S) FUNDO(S) TEM MENOS DE 12 (DOZE) MESES, E, PARA AVALIAO DA PERFORMANCE DE FUNDO(S) DE INVESTIMENTO(S), RECOMENDVEL UMA ANLISE DE, NO MNIMO, 12 (DOZE) MESES. j) todas e quaisquer taxas cobradas pelo administrador dos Fundos de Investimento, tais como taxas de entrada, de sada, de performance, ou ainda, outras que de qualquer forma no estejam refletidas no valor das cotas dos Fundos de Investimento e que afetem a rentabilidade real dos cotistas, bem como suas respectivas datas de cobrana devem ser claramente explicitadas nos materiais de divulgao de performance, nos comparativos ou nos rankings divulgados. 2.2.1.4.2 Comparao de rentabilidades formas de abordagem e consistncias - Uso de Benchmarks e Indicadores Econmicos - Fundos de mesma categoria. A comparao da rentabilidade de Fundos deve obedecer as seguintes condies: a) a rentabilidade de um Fundo deve ser comparada com um parmetro, se este for explicitamente estabelecido em regulamento ou prospecto, constante da poltica de investimento e/ou dos objetivos do prprio Fundo (exemplo: DI no caso de Fundo referenciado DI) ou, caso este no exista, com o parmetro determinado para apurao da taxa de performance do prprio Fundo; b) se o Fundo tiver parmetros diferentes para performance, poltica de investimento e/ou objetivos do prprio Fundo, a comparao de rentabilidade deve ser feita com relao a ambos; c) Fundo que no tiver qualquer parmetro previsto em seu regulamento ou prospecto, no pode realizar comparativos que visem vincular as rentabilidades obtidas com quaisquer parmetros;

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 8 de 19

INTERNA

Pargrafo nico: O Fundo de Investimento, possuindo ou no parmetro prprio para poltica, objetivo ou performance determinado em seus regulamentos ou prospectos, pode apresentar comparativo de sua rentabilidade com indicadores econmicos de mercado, desde que deixe claro que tal indicador mera referncia econmica, e no parmetro objetivo do Fundo. Caso seja iniciada tal comparao, deve ser feita de maneira consistente e continuada, sendo utilizada nas divulgaes comparativas subsequentes, de forma a no se utilizar, a cada perodo, o indicador que melhor beneficie a performance apresentada pelo Fundo. - No permitido utilizar projees de desempenho futuro do Fundo, de forma isolada ou com comparao com projees de indicadores de mercado, a no ser que se destaque tratar-se de projeo.

2.2.1.5 Selo ANBIMA: responsabilidades e prerrogativas


Neste cdigo h apenas duas menes sobre o Selo ANBIMA. A primeira no captulo V, artigo quinze, j citado acima, cuja leitura na ntegra recomendamos. A segunda meno est no captulo penalidades, o qual reproduzimos abaixo: PENALIDADES As Instituies Participantes que descumprirem os princpios e normas estabelecidos no presente Cdigo estaro sujeitas imposio das seguintes penalidades: I advertncia pblica do Conselho de Regulao e Melhores Prticas, a ser divulgada nos meios de comunicao da ANBIMA; II multa no valor de at 100 (cem) vezes o valor da maior mensalidade recebida pela ANBIMA; III proibio temporria, divulgada nos meios de comunicao ANBIMA, do uso dos dizeres e do Selo ANBIMA previsto no art. 15 deste Cdigo em qualquer dos Regulamentos e outros materiais de divulgao dos Fundos de Investimento que administrem; e IV desligamento da ANBIMA, divulgado nos meios de comunicao da ANBIMA. - A imposio da penalidade de desligamento da ANBIMA dever ser referendada pela Assembleia Geral da ANBIMA. - Tratando-se de Instituio de Instituio Participante no associada, a penalidade de desligamento da ANBIMA, ser substituda pela revogao do respectivo termo de adeso ao presente Cdigo, sendo que a citada deciso poder ser tomada pelo Conselho de Regulao e Melhores Prticas, no precisando ser referendada pela Assembleia Geral da ANBIMA. - Nos casos de aplicao da penalidade prevista no inciso III deste artigo, a Instituio Participante dever se abster da utilizao do Selo ANBIMA nos materiais e documentos ali elencados imediatamente a partir da data da deciso suspensiva emitida pelo Conselho de Regulao e Melhores Prticas, devendo observar a penalidade por todo o prazo estipulado na deciso. - Na imposio das penalidades previstas o conselho de Regulao e Melhores Prticas considerar como circunstncia agravante o descumprimento de obrigaes assumidas no Termo de Compromisso celebrado na foram prevista no Cdigo ANBIMA dos Processos de Regulao e Melhores Prticas.
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 9 de 19

INTERNA

2.2.2 Cdigo ANBIMA de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada 2.2.2.1 Objetivo e Abrangncia
DO OBJETIVO E DA ABRANGNCIA - O objetivo do presente Cdigo de Regulao e Melhores Prticas (Cdigo) estabelecer princpios e regras que devero ser observados pelas Instituies Participantes e pelos profissionais que atuam nos mercados financeiro e de capitais, buscando a permanente elevao de sua capacitao tcnica, bem como a observncia de padres de conduta no desempenho de suas respectivas atividades. - A observncia dos princpios e regras deste Cdigo ser obrigatria para as Instituies Participantes, assim entendidas as instituies filiadas Associao Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais ANBIMA, bem como as instituies que, embora no associadas, expressamente aderirem a este Cdigo mediante assinatura do competente termo de adeso. - As Instituies Participantes devem assegurar que o presente Cdigo seja tambm observado por todos os integrantes de seu conglomerado ou grupo financeiro. Tal obrigao no implica o reconhecimento, por parte das Instituies Participantes, da existncia de qualquer modalidade de assuno, solidariedade ou transferncia de responsabilidade entre estes integrantes. Entretanto, todas as referidas entidades estaro sujeitas s regras e princpios estabelecidos pelo presente Cdigo. Considera-se pertencente ao mesmo conglomerado ou grupo financeiro qualquer sociedade controlada, controladora ou sob controle comum das Instituies Participantes. - As Instituies Participantes sero responsveis, perante a ANBIMA, pelas aes e condutas de seus profissionais certificados, nos termos do Cdigo. - As Instituies Participantes devero exigir e fiscalizar o cumprimento das disposies do Cdigo por parte de seus administradores, funcionrios, prestadores de servios e demais prepostos que sejam profissionais certificados.

2.3 Preveno contra a Lavagem de Dinheiro


2.3.1 Conceito de lavagem de dinheiro. Legislao considerado lavagem de dinheiro ocultar ou dissimular a natureza, origem, localizao, disposio, movimentao ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes direta ou indiretamente de crimes antecedentes*. Toda converso de capital ilcito em capital aparentemente lcito ou ainda dinheiro originrio do ilcito e que passa a integrar a economia formal, como dinheiro lcito tambm considerado como lavagem de dinheiro.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 10 de 19

INTERNA

2.3.2. Clientes/Investidores 2.3.2.1. Aes Preventivas: Princpio do Conhea seu Cliente 2.3.2.1.1. Funo do cadastro e implicaes de um cadastro desatualizado e anlise da capacidade financeira do Cliente O princpio Conhea o seu Cliente corresponde a uma srie de leis, normas e circulares que mencionam a necessidade de manter dados cadastrais atualizados sobre os Clientes das instituies financeiras. Para conhecermos melhor o nosso Cliente, utilizamos principalmente suas informaes cadastrais. Alis, a principal funo do cadastro a correta e completa identificao do Cliente. Alm dos cuidados necessrios para a elaborao do cadastro, h a necessidade de mant-lo constantemente atualizado, especialmente em relao s alteraes cadastrais e capacidade financeira do Cliente, cruzando as informaes com a movimentao financeira de sua conta-corrente. Entende-se por capacidade financeira do Cliente, informaes sobre seus rendimentos e situao patrimonial. Dessa forma pode-se verificar a compatibilidade entre movimentao de recursos, atividade econmica e capacidade financeira do Cliente. Os Clientes devero comunicar de imediato, quaisquer alteraes nos seus dados cadastrais. O cadastro dever ser mantido e conservado durante o perodo mnimo de 5 anos contados a partir do primeiro dia do ano seguinte ao do encerramento das contas ou da concluso da operao. Em relao s aes preventivas, atentar para alguns itens importantes: Registro das operaes com ativos que podem ser transformados em dinheiro; Operaes em espcie (papel moeda) cujo valor seja maior ou igual a R$ 100.000,00 ou que apresentem indcios de lavagem de dinheiro (qualquer valor) devem ser comunicadas ao Banco Central (Carta-Circular 3098, BACEN); Necessidade de existncia de sistemas de controles internos adequados para identificar atos ilcitos;

2.3.2.1.2. O princpio Conhea seu Cliente como forma de proteo da Instituio Financeira e do Profissional As Instituies Financeiras devem comunicar aos rgos responsveis qualquer indcio de lavagem de dinheiro identificado. A iniciativa de comunicao parte do profissional, que tem contato direto com o Cliente e sua respectiva movimentao de recursos. Mantendo os dados atualizados e comunicando qualquer indcio aos rgos competentes, tanto a instituio financeira como os profissionais esto protegidos perante a lei, ficando isentos de corresponsabilidades, pois a lei garante que as comunicaes de boa-f no acarretaro responsabilidade civil ou administrativa.
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 11 de 19

INTERNA

2.3.2.2. Identificao e Registros de Operaes Para a identificao dos Clientes, o cadastro dever estar atualizado. Os registros das transaes dos Clientes devero ser identificados em todas as operaes em moeda nacional ou estrangeira, ttulos e valores mobilirios, ttulos de crdito, metais ou qualquer outro ativo passvel de ser convertido em dinheiro que ultrapassar limite fixado pelas autoridades competentes. 2.3.3. Operaes Suspeitas 2.3.3.1. Caracterizao Caracterizam-se como operaes suspeitas aquelas cujas caractersticas, valores, formas de realizao e instrumentos utilizados, e que pela falta de fundamento econmico ou legal, possam indicar a existncia de crime ou com ele relacionar-se. 2.3.3.2. Obrigatoriedade de Comunicao e Controle Instituies, Empresas e Autoridades Competentes Deve-se dispensar especial ateno s operaes que nos termos de instrues emanadas das autoridades competentes, possam constituir-se em srios indcios dos crimes previstos na lei ou com eles relacionar-se. As instituies devero comunicar tais indcios s autoridades competentes, no prazo de 24 horas, abstendo-se de dar aos clientes cincia de tal ato. Veja o quadro abaixo: Entidade Instituio Financeira Funcionrio Comunicao ao rgo competente BACEN - Banco Central do Brasil rgo competente de sua Instituio Financeira

Devero ser comunicadas ao BACEN as operaes: I. envolvendo moeda nacional ou estrangeira, ttulos ou valores mobilirios, metais ou qualquer outro passvel de ser convertido em dinheiro, cujo valor seja igual ou superior a R$10.000,00. II. que realizadas por uma mesma pessoa, conglomerado ou grupo, em um mesmo ms calendrio, superem, por instituio ou entidade, o limite citado acima. III. cujas caractersticas, independentemente das partes envolvidas, valores, formas de realizao e instrumentos utilizados, e pela falta de fundamento econmico ou legal, possam indicar a existncia de crime ou com ele relacionar-se, bem como propostas no sentido de sua realizao.
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 12 de 19

INTERNA

2.3.4. Responsabilidades administrativas e legais. Entidades e pessoas fsicas sujeitas lei e regulamentao As seguintes sanes sero aplicadas, cumulativamente ou no, pelas autoridades competentes, s pessoas sujeitas Lei: Advertncia; Multa pecuniria varivel (de 1% at o dobro da operao ou at 200% do lucro obtido ou que presumivelmente seria obtido pela operao, ou ainda at R$200 mil); Inabilitao temporria, pelo prazo de at dez anos para o cargo de administrador das pessoas jurdicas mencionadas acima; Cassao de autorizao para operao ou funcionamento. A entidade responsvel para disciplinar e aplicar penas administrativas o COAF. COAF - Conselho de Controle de Atividades Financeiras tem a finalidade de disciplinar, aplicar penas administrativas, receber, examinar e identificar as ocorrncias suspeitas de atividades ilcitas previstas nessa Lei, sem prejuzo da competncia de outros rgos e entidades. 2.3.5. Crime de lavagem de dinheiro 2.3.5.1. Tipificao A caracterizao do crime se d por meio dos seguintes crimes antecedentes: Trfico de drogas; Terrorismo e seu financiamento; Contrabando ou trfico de armas; Extorso mediante sequestro; Contra a administrao pblica; Contra o Sistema Financeiro Nacional; Praticados por organizao criminosa; Praticados por particular contra a administrao pblica estrangeira

2.3.5.2. Responsabilidades e corresponsabilidades Sujeitam-se s obrigaes da Lei 9.613/98 as pessoas jurdicas que tenham, em carter permanente ou eventual, como atividade principal ou acessria, cumulativamente ou no: A captao, intermediao e aplicao de recursos financeiros de terceiros em moeda nacional ou estrangeira; A compra e venda de moeda estrangeira ou instrumento cambial; A custdia, emisso, distribuio, liquidao, negociao, intermediao ou administrao de ttulos e valores mobilirios.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 13 de 19

INTERNA

Sujeitam-se s mesmas obrigaes: As bolsas de valores e de mercadorias e futuros; As seguradoras, as corretoras de seguros e as entidades de previdncia complementar e capitalizao; As administradoras de cartes de credenciamento ou cartes de crdito, bem como administradoras de consrcios para aquisio de bens e servios; As empresas de arrendamento mercantil (leasing) e as de fomento comercial (factoring); As pessoas fsicas ou jurdicas, nacionais ou estrangeiras, que operem no Brasil como agentes, dirigentes, procuradoras, comissionarias ou por qualquer forma representem os interesses de estrangeiro que exera qualquer das atividades acima; As pessoas jurdicas que exeram atividades de promoo imobiliria ou compra e venda de bens imveis; As pessoas fsicas ou jurdicas que comercializem joias, pedras e metais preciosos, objetos de arte e antiguidades; As pessoas fsicas ou jurdicas que comercializem bens de luxo ou de alto valor ou exeram atividades que envolvam grande volume de recursos em espcie.

2.4 tica na venda


2.4.1 Venda casada: conceito Vamos analisar inicialmente o Cdigo de Defesa ao Consumidor.
Seo IV Prticas Abusivas Art. 39. vedado ao fornecedor de produtos ou servios, dentre outras prticas abusivas: I condicionar o fornecimento de produto ou de servio ao fornecimento de outro produto ou servio, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

A lei menciona: vedado condicionar o fornecimento de produtos ou servios ao fornecimento de outro, isto , quando um fornecedor coloca um produto no mercado ou oferece um servio, no pode vincular sua venda ou prestao aquisio ou contratao de outro produto ou servios. Isso significa que essa prtica considerada abusiva e pode ser matria de discusso judicial. Igualmente proibido ao fornecedor obrigar o consumidor a adquirir um nmero determinado de produtos ou servios, sem justa causa, pois isso caracterizar a prtica abusiva. Dessa forma, o fornecedor no poder oferecer um produto ou servio impondo como condio ao consumidor que este adquira outro: a chamada venda casada. Podemos citar um exemplo de uma operao de crdito que, se condicionada obrigatoriamente aquisio de um determinado produto, caracteriza-se como uma venda casada.
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 14 de 19

INTERNA

Em outras palavras, a venda casada caracteriza-se por condicionar o fornecimento de um bem, produto ou servio ao fornecimento (venda) de outro ou ainda, condicion-lo aquisio mnima de uma determinada quantidade de produtos ou servios. Porm, cabe ressaltar que diante de uma determinada negociao com o Cliente, podem surgir oportunidades de venda de outros produtos afins, que poder ser feita normalmente desde que no condicionada aprovao ou aquisio de outro bem ou servio. Um exemplo a aquisio de um veculo financiado, com a opo de compra do seguro do bem. Denominamos essa operao de venda cruzada. Baseando-nos no conhecimento das caractersticas especficas do Cliente, podemos oferecer outros produtos, desde que no haja o condicionamento ou a imposio para a compra. Somente poderamos considerar como uma venda casada se o Cliente fosse obrigado a comprar o seguro de automvel na mesma instituio financeira onde fez o financiamento, sob a pena de no obter seu crdito aprovado. As palavras-chave que caracterizam a venda casada so: condicionar, vincular, obrigar, etc., independentemente da correlao entre os produtos. J as principais caractersticas de venda cruzada so: oferecer, sugerir ou dispor ao Cliente oportunidades de negcios para suprir sua necessidade sem a obrigatoriedade de aquisio. J na venda casada o condicionamento prioriza, vicia e contamina a venda, obrigando ao Cliente a adquirir um produto qualquer, independentemente de sua predisposio em adquiri-lo. 2.4.2 Restries ao investidor: idade, horizonte de investimento, conhecimento do produto e tolerncia ao risco Outros aspectos devem ser observados quando oferecemos um produto de investimento ao Cliente. fundamental conhecer o Cliente para que ofertarmos um produto de acordo com as suas necessidades. Ofertar produtos que no atendem a necessidade do Cliente compromete a imagem da instituio financeira envolvida. Alguns exemplos de cuidados que devemos tomar:
Observar que a idade faz parte do perfil do Cliente. Existem produtos de longo prazo

sendo mais adequados para Clientes jovens e de meia idade. A idade e a fase financeira so fatores importantes a serem considerados pelo profissional ao recomendar o produto mais adequado necessidade do Cliente. Verificar o prazo que o Cliente pode ficar sem necessitar realizar saques, adequando a eventual carncia dos produtos de investimento. Alertar sobre os impostos vigentes (IR, IOF) e suas variaes em relao ao tipo de investimento e prazos (renda fixa, varivel, carncia, taxas de administrao etc.). Orientar quanto aos valores mnimos para o investimento, aportes, resgate parcial e permanncia mnima no fundo de investimento.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 15 de 19

INTERNA

Atentar para o perfil do investidor: jamais oferecer produtos de alto risco a investidores que no possuam esse perfil e vice-versa. Lembrar que, se voc ainda no conhece o Cliente, deve fazer perguntas para saber sua opinio sobre risco, prazo do investimento, valor disponvel, previses para utilizao do investimento para gerao de renda a curto, mdio e longo prazo. Atentar tambm para regras especiais de investimento: por exemplo, aportes adicionais sem a exigncia de carncia. Verificar o prazo que o investidor est disposto a ficar dentro do investimento, ou seja, qual a disponibilidade de tempo para os recursos investidos. Verificar a real tolerncia ao risco do investidor, ou seja, se est disposto a correr risco ou no com o capital investido. Ateno: sempre observar que o Cliente deve receber o maior nmero possvel de informaes a fim de conhecer todas as restries, vantagens, riscos e tarifas envolvidas em relao ao investimento escolhido. 2.5. Anlise do Perfil do Investidor A Anlise do Perfil do Investidor (API) o dever de verificar a adequao do fundo de investimento recomendado ao perfil do investidor. O Cdigo ANBIMA de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento, divulgado em 2008, passou a contemplar as regras de Suitability. No Brasil os Bancos adotaram o nome de API Anlise de Perfil do Investidor. 2.5.1 Fatores que determinam o perfil do investidor - Idade - Valor disponvel para investir - Horizonte de investimento - Finalidade do investimento - Tolerncia ao risco e - Experincia com investimentos

2.5.2 Adequao de produtos em funo do perfil do investidor A API feita por meio de um questionrio, que dever conter os fatores que determinam o perfil de risco, que por meio de suas respostas receber a indicao de um dos perfis abaixo: . Conservador . Moderado sem Renda Varivel . Moderado com Renda Varivel . Dinmico . Arrojado

Cada perfil carrega consigo uma simulao de carteira que poder estar dividida em at trs partes, levando-se em conta a sua composio de risco. - Produtos de Baixo Risco - Produtos de Mdio Risco - Produtos de Alto Risco Chegamos ao fim do Mdulo II. Responda s questes a seguir e lembre-se de que voc pode contar com o apoio do Departamento de Treinamento.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 16 de 19

INTERNA

Perguntas do Captulo II
1. Qual dos princpios ticos expressos abaixo melhor condiz com a total confiana, honestidade, iseno e transparncia do profissional? a. b. c. d. Integridade Objetividade Competncia Probidade

2. Caso um profissional, reconhecendo suas limitaes quanto a determinado assunto, encaminhe o Cliente a outro profissional, sua atitude ser considerada: a. b. c. d. Antitica, mencionada no Cdigo. tica, porm no recomendada. tica, mencionada no Cdigo no item competncia. Antitica, independentemente de sua meno no Cdigo.

3. No uma regra do Cdigo ANBIMA de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimentos: a. evitar desempenhar suas atribuies a fim de atender aos objetivos de investimento dos Fundos de Investimento, bem como promover e divulgar de informaes sobre eles de forma transparente. b. cumprir todas as suas obrigaes, devendo empregar, no exerccio de sua atividade, o cuidado que toda pessoa prudente e diligente costuma dispensar administrao de seus prprios negcios, respondendo por quaisquer infraes ou irregularidades que possam ser cometidas sob sua gesto. c. evitar prticas que possam ferir a relao fiduciria mantida com os cotistas dos Fundos de Investimento. d. evitar prticas que possam vir a prejudicar a indstria de fundos de investimento e seus participantes, especialmente no que tange aos deveres e direitos relacionados s atribuies especficas de cada uma das instituies participantes, estabelecidas em contratos, regulamentos e na legislao vigente. 4. Segundo o Cdigo ANBIMA de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimentos, qual dos documentos abaixo deve ser disponibilizado aos investidores, quando de seu ingresso nos fundos de Investimento? a. b. c. d. O regulamento completo do fundo e sua atual composio de carteira O prospecto do fundo. Cpia da assinatura no termo de adeso. Recibo do valor investido pelo Cliente, contendo todas as informaes bsicas daquele fundo de investimento.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 17 de 19

INTERNA

5. No Cdigo ANBIMA de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimentos, h diversos avisos que devem ser impressos no prospecto do fundo de investimento. Esses avisos tm como finalidade alertar: a. o cotista sobre os riscos que ele corre no caso de optar por no investir num fundo de investimento de uma instituio afiliada ANBIMA. b. os investidores de que a responsabilidade pela administrao dos fundos de investimento do BACEN ou da CVM conforme o caso. c. sobre os riscos daquele fundo, da iseno de responsabilidades da ANBIMA pela administrao, gesto do fundo e veracidade das informaes contidas no prospecto. d. as instituies financeiras afiliadas ANBIMA sobre os riscos legais da m gesto / administrao dos fundos de investimento.

6. O que Marcao a Mercado (MaM)? a. Prtica adotada desde o Plano Cruzado (1986). Consiste em equiparar o fundo de investimento ao IPC (ndice de Preo ao Consumidor) que acompanha a variao de preos no varejo. b. Conjunto de regras de um fundo de investimento com o objetivo de equipar-lo com o desempenho de ndices do mercado (taxa de juros, inflao, Ibovespa) c. Conjunto de regras de um fundo de investimento que visa adequar a composio de sua carteira a outros fundos semelhantes e que equipara o seu desempenho ao mercado. d. Consiste em registrar todos os ativos, para efeito de valorizao e clculo de cotas dos fundos de investimento, pelos preos transacionados no mercado em casos de ativos lquidos ou, quando este preo no observvel, pela melhor estimativa de preo que o ativo teria em uma eventual transao feita no mercado. 7. Qual o principal objetivo da Marcao a Mercado? a. No permitir a desvalorizao das cotas do fundo de investimento em relao ao IPC (ndice de Preos ao Consumidor) b. Evitar a transferncia de riqueza entre os diversos cotistas dos fundos. c. Equiparar o desempenho de um determinado Fundo de Investimento aos principais benchmarks (indicadores) do mercado. d. Controlar a valorizao excessiva de um fundo de investimento a tal ponto que possa torn-lo um indexador de mercado, prejudicando assim a economia e servindo como base para aumento da inflao.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 18 de 19

INTERNA

8. Como podemos definir a lavagem de dinheiro: a. Qualquer transao proveniente de crime, inclusive a sonegao fiscal, em que o capital adquirido ilicitamente torna-se lcito, atravs de vrias sobreposies objetivando a no localizao da origem do capital. b. Dinheiro originrio do ilcito e que passa a integrar a economia formal, como dinheiro lcito ou a converso do capital ilcito em capital aparentemente lcito. c. Qualquer transao proveniente de crime, inclusive a sonegao fiscal (caixa dois), em que o capital adquirido ilicitamente torna-se lcito em trs fases: colocao, ocultao e integrao. d. Todas as alternativas esto corretas. 9. Como forma de preveno lavagem de dinheiro: a. Devemos manter atualizadas as informaes cadastrais sobre Clientes (Resoluo 2.025 do CMN). b. Devemos verificar a compatibilidade entre movimentao de recursos, atividade econmica e capacidade financeira do Cliente; c. Devemos considerar a necessidade de existncia de sistemas de controles internos adequados para identificar ilcitos da espcie; d. Todas esto corretas.

10. Em qual norma se pode enquadrar a venda casada? a. b. c. d. Lei do Colarinho Branco. Lei da Lavagem de Dinheiro. Carta Circular 3.098 do Banco Central. Cdigo de Defesa do Consumidor.

Atualizada em Julho de 2011


Gabarito: 1A,2C,3A,4B,5C,6D,7B,8B,9D,10D.

Certificao em Produtos de Investimentos Srie 10 Mdulo II Validade Indeterminada 4636-1/Dep.de Treinamento rea Financeira 11 3684.5332 Antonia Clarice de Oliveira (4636.clarice@bradesco.com.br), Mrio da Silva Petronilho (4636.mario@nradesco.com.br) No h restrio Pblico alvo: Agncias Varejo, Empresas e Prime Confidencial/Uso interno Tamanho do arquivo: 100 kbytes MS Word

W:\Compartilhado\Entre_Secoes\D4636S010\Cursos Bradesco\CERTIFICAO ANBIMA 10 E 20\CERTIFICAO ANBIMA Srie 10\Apostila

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 19 de 19

Potrebbero piacerti anche