Sei sulla pagina 1di 7

RENOVAO CARISMTICA CATLICA BRASIL

PROJETO GRUPO DE ORAO JOVEM: ADOTE UMA ESCOLA!

Ministrio Jovem Brasil 2009

INTRODUO O grupo de orao (GO) a clula fundamental da Renovao Carismtica Catlica (RCC). Caracteriza-se por uma comunidade carismtica presente em uma parquia, capela, escola, universidade, que cultiva a orao, a partilha e todos os outros aspectos da vivncia do Evangelho, a partir da experincia da Efuso do Esprito Santo. Apresenta, na reunio de orao, sua expresso querigmtica e, que conforme sua especificidade mantm sua identidade. Insere-se no conjunto da pastoral diocesana ou paroquial. O Ministrio Jovem (MJ) da Renovao Carismtica Catlica responsvel pelo trabalho com a juventude no movimento e, a partir do grupo de orao realiza suas aes. Desta forma, o mesmo, alm de ser um servio, um estado de vida e, por isso, preciso que esta realidade seja trabalhada de forma especfica. O Ministrio Jovem est presente dentro dos grupos de orao mistos (jovens e adultos) e, em algumas realidades, h grupos de orao jovem, no qual o trabalho com a juventude priorizado e liderado pelos mesmos. Cada vez mais se percebe a necessidade de proporcionar ao jovem a experincia da Efuso do Esprito Santo onde ele est inserido. Na escola h uma grande concentrao de adolescentes que podem e necessitam ser evangelizados. Alm, o jovem ferido de muitas maneiras, com as drogas, o consumismo, a sexualidade desregrada, a violncia, o desrespeito e a irresponsabilidade social entre tantas outras coisas. O MJ prope a cada grupo de orao jovem a adoo de uma escola para implantar um grupo de orao escolar. Sabe-se que faixa etria da juventude que est na escola, nem sempre est preparada para assumir as responsabilidades de um grupo de orao, mas os jovens que esto engajados no grupo de orao jovem tm formao adequada para realizar um grupo de orao dentro da escola. Deste modo, o grupo de orao jovem implanta um GO na escola, assumindo suas responsabilidades e comprometendo-se com o mesmo. Assim, grupos de orao em escolas uma misso dependente dos grupos de orao jovem. Este projeto faz parte do Projeto: Sentinelas da Manh em Misso, aonde vai de encontro ao principal meio de localizao da juventude, buscando evangeliz-la atravs de jovens missionrios, de acordo com o que disse Joo Paulo II: O jovem o melhor apstolo do prprio jovem.

JUSTIFICATIVA A evangelizao da juventude foi tema central da 44 Assemblia Geral da CNBB, realizada em Itaic/SP, de 9 a 17 de maio de 2006. Preocupar-se com a juventude significa, para os Bispos do Brasil, preocupar-se com os rumos da sociedade e da prpria Igreja. Eles acreditam que o futuro da prpria Igreja e tambm os rumos que a sociedade ir tomar depende de como forem educados e evangelizados os adolescentes e jovens de hoje, que sero seus futuros responsveis. Cientes de que a evangelizao da juventude uma prioridade para a misso da Renovao Carismtica Catlica do Brasil e, sabendo que uma misso complexa, que requer pedagogias prprias e um esforo concentrado que dever ser aprofundado e ampliado, com a participao do Ministrio Jovem, sobretudo dos jovens, at que venha a difundir a Cultura de Pentecostes, o MJ do Brasil lanou uma campanha denominada Sentinelas em misso, visando aprofundar a temtica A Juventude quer viver uma campanha promovida pela Pastoral da Juventude, articulada por Padre Gisley, ex-Assessor do Setor Juventude da CNBB. Percebe-se que um dos grandes desejos da Igreja estimular em todos os jovens um ardor missionrio, com o objetivo de realizarem misses que levam outros jovens a um encontro pessoal com Jesus Cristo e o projeto de vida proposto por ele. Alm do desejo de tornar os jovens protagonistas da evangelizao, os Bispos do Brasil tambm querem ver os jovens como artfices da renovao social. Entendemos que quando um jovem tem um encontro pessoal com Jesus Cristo, uma profunda experincia acontece em sua vida, surgindo algo que no cabe no peito: um desejo de comunicar este encontro, fazendo Cristo Jesus conhecido e amado. No se trata de frases de efeito ou mera notcia, mas um testemunho da mudana que possvel a partir deste encontro. No Documento de Aparecida a converso inicial impactante do primeiro anncio querigma como um elemento constituinte da formao do discpulo e no somente como o tempo de uma fase, mas tambm como o fio condutor de um processo a partir do qual acontece a possibilidade de uma iniciao crist verdadeira. Os Bispos do Brasil esto interessados em compreender Deus que fala atravs da juventude. Trata-se de ver o sagrado que se manifesta de muitas formas, tambm na realidade juvenil. Dentre uma multido de jovens dispersos pelo mundo afora, existe uma pequena parcela deles que esto organizados na

Igreja que procuram assimilar o evangelho como uma Boa Notcia aos jovens e ao mundo e a partir da se abrem para uma ao missionria responsvel e transformadora. A RCC entende que estes jovens, apstolos da Efuso do Esprito Santo de outros jovens, tem uma capacidade de comunicao e de convencimento para evangelizar a juventude.

OBJETIVO GERAL Este projeto tem por objetivo anunciar o amor de Deus nas escolas, atravs do querigma, mostrando aos jovens que, desde cedo, o melhor caminho JESUS. Objetivos Especficos: 1. Oportunizar momentos em que o jovem experimente a Efuso do Esprito Santo, 2. Propiciar ao jovem o desejo de mudar de vida, 3. Despertar a conscincia e a vontade deste jovem a inserir-se em um grupo de orao e na Igreja. 4. Ensinar valores para a vida humana pessoal, espiritual, profissional, social e acadmica no ambiente escolar.

METODOLOGIA A metodologia utilizada neste projeto caracteriza-se pela escolha e adoo de uma escola pelo grupo de orao jovem. De preferncia, sugere-se que seja uma escola prxima ao local em que ocorre o grupo (comunidade/parquia/bairro/cidade) e que tenha jovens que participam do GOJ estudando na mesma. O mtodo de aplicao do projeto fica a cargo da realidade de cada grupo de orao jovem, respeitando o contexto onde est inserido Passos 1. Rezar e elaborar as estratgias utilizadas: grupo de orao, teatro, msica, evangelizao, divulgao, entre outras. 2. Antes de conversar com a escola, devem-se ter jovens designados para realizarem o projeto na escola, preferencialmente que participem efetivamente do grupo de orao jovem. 3. A partir do momento em que escolhida a escola, a coordenao do GOJ deve apresentar o projeto para a direo da mesma com o objetivo de obter sua autorizao para realizao, e avisar o coordenador diocesano do MJ. Sugestes para realizao do grupo de orao na escola: durante o recreio; num horrio inverso ao perodo de aula; aos sbado, entre outras. Deste modo, o GOJ adota este local, a escola, como local de misso. O grupo de orao na escola deve acontecer conforme a realidade, respeitando o local de misso, a escola.

CONTATOS Rafael Busato E-mail: juventude@arquidiocesecwb.org.br Fone: 41-2105-6368 / 3313-1706 / 9689-8630

Kelly Cecconello E-mail: ckellygo@gmail.com Fone: 54-3025-1738 / 9919-2707

Potrebbero piacerti anche