Sei sulla pagina 1di 32

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF.

MOZART FOSCHETE

Aula 5: O Balano de Pagamentos e a taxa de cmbio


Vamos, nesta nossa 5 Aula, falar um pouco sobre comrcio exterior. Em comrcio exterior, apenas dois tpicos tm sido objeto de questes de provas de concursos pblicos: o balano de pagamentos e sua estrutura e a taxa de cmbio e sua influncia sobre o balano de pagamentos de um pas. A gente comea, primeiramente, pelo Balano de Pagamentos, sua estrutura e composio e, depois, tratamos da taxa de cmbio. Ento vamos l.

II Balano de Pagamentos
5.1 Conceitos Bsicos
O que e para que serve o Balano de Pagamentos? A resposta muito simples: O Balano de Pagamentos (BP) de um pas nada mais que um registro sistematizado de todas as transaes comerciais e financeiras de um pas com o resto do mundo. Ou, de acordo com a definio mais tcnica do Fundo Monetrio Internacional (FMI), e adotada pelo Banco Central do Brasil, o Balano de Pagamentos consiste no registro sistemtico de todas as transaes econmicas realizadas, durante um certo perodo, entre
www.pontodosconcursos.com.br 1

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

residentes do pas e residentes de outros pases ditos estrangeiros. O propsito principal desse registro informar s autoridades monetrias sobre a situao das contas externas do pas, de modo a auxili-las na formulao das polticas monetria, fiscal, cambial e comercial. Objetivamente, o BP contm o registro contbil de todas as transaes de bens e servios, as transferncias de propriedades, as variaes de ouro monetrio, as transferncias unilaterais de divisas e as variaes de Direitos Especiais de Saque (DES) de uma economia com o resto do mundo. Os componentes do Balano de Pagamentos so comumente apresentados em coluna, sendo os valores lanados em diferentes grupos de contas. Como conseqncia da adoo do critrio das partidas dobradas, a soma do saldo de todas as contas, em seu conjunto, deve necessariamente ser igual a zero. Note-se que, a despeito dos esforos do FMI, a estrutura e o registro do BP ainda diferem de um pas para outro. Neste texto, seguiremos a estrutura e nomenclatura adotada pelo Banco Central do Brasil.

5.2. A contabilidade do Balano de Pagamentos


No BP, utilizando o sistema de registro contbil, todas as transaes so registradas com duas entradas - ou seja, o sistema de "partidas dobradas": uma a dbito e outra a crdito. Em conseqncia, contabilmente, o BP est sempre em equilbrio, o que no significa que tenha havido equilbrio de fato entre pagamentos e recebimentos do exterior. Normalmente, qualquer transao de um residente no pas com um residente no exterior gera um "haver" (direito) ou uma "obrigao", no exterior. Assim, por exemplo, uma venda de caf ao exterior (exportao) d lugar a um "haver" e registrada a crdito, com sinal positivo, na balana comercial. Simultaneamente, haver um registro, com sinal negativo, na conta "haveres em moeda no exterior", significando uma sada dessas divisas para aplicao nas reservas do pas no exterior.
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

Isso se explica pelo simples fato de que as divisas (digamos, dlares) no entram, de fato, no pas: elas so depositadas numa conta do banco brasileiro (que intermediou a operao) em um banco conveniado no exterior (Citybank, Bankboston, Credit Lyonais, Mitsubishi Bank, etc). Assim, contabilmente, o Banco Central registra a entrada (sinal positivo) das divisas no item exportaes da balana comercial e, simultaneamente, registra sua sada no item haveres em moeda no exterior, com sinal negativo. O sinal desta sada negativo, mas na verdade, significa que as reservas do Brasil, no exterior, se elevaram naquele instante. Inversamente, a compra de uma mquina do exterior por um residente no pas (uma importao) gera uma "obrigao" e lanada a dbito no item "importaes", da balana comercial, com sinal negativo, e a crdito, isto , com sinal positivo, na conta "haveres em moeda no exterior". Contabilmente, significa que foram sacadas divisas de nossas reservas no exterior, que foram internalizadas no Pas (por isso o sinal positivo) para pagamento da importao da mquina. O sinal positivo neste item haveres em moeda no exterior significa que houve uma diminuio das reservas internacionais aplicadas no exterior. Observe-se, ento, que a contrapartida (partidas dobradas) destas duas transaes corresponder, no caso, a um movimento de capitais, j que os pagamentos no so realizados em moedas e sim atravs de movimentao de contas bancrias.

5.3. A estrutura do balano de pagamentos


O BP constitudo de diversas contas e subcontas, sendo duas as contas principais: a Conta (ou balana) de Transaes Correntes e a Conta de Capital, como se v na Tabela 5.1. De acordo com os critrios de escriturao ou de contabilizao adotados pelo Banco Central, algumas observaes se fazem necessrias, relativamente s principais contas do Balano de Pagamentos que aparecem naquela Tabela, a saber:

A- Conta de transaes correntes


www.pontodosconcursos.com.br 3

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

Trata-se, sem dvida, da mais importante conta do BP, e engloba todas as transaes de mercadorias e servios e as transferncias unilaterais. Um supervit na conta de transaes correntes significa que o pas "vendeu" mais mercadorias e servios do que "comprou" do exterior, possibilitando ao pas quitar obrigaes contradas anteriormente, ou adquirir ativos no exterior ou, ainda, aumentar suas reservas internacionais. Se for registrado um dficit em conta corrente, as implicaes sero opostas s acima mencionadas. Conforme voc pode observar na Tabela 5.1. a conta de transaes correntes ou, simplesmente, conta corrente do BP - se compem de: 1. Balana comercial A balana comercial registra todas as transaes referentes somente s exportaes e importaes de mercadorias. Como foi descrito acima, se uma determinada importao foi paga vista, a operao registrada a dbito (sinal negativo) em importaes e a crdito (sinal positivo) no item haveres em moeda no exterior. Caso essa importao seja financiada - isto , no envolve pagamentos vista e, portanto, no afeta a posio das reservas internacionais do pas (haveres em moeda no exterior) - faz-se o lanamento a dbito em "importaes" e a crdito em "financiamentos", na conta de capital. 2. Balana de servios Com relao ao registro dos diversos itens da conta de servios, vale mencionar o seguinte: i) Transportes: inclui todas as receitas e despesas com frete e o valor das passagens de viajantes, desde que se trate de uma operao entre um residente e um no-residente. Ou seja, a compra de uma passagem area da VARIG, para a Frana, por brasileiro residente no Brasil, no ser registrada no BP. Mas, se ele comprar esta passagem da Air France, ainda que seja no Brasil e em reais (R$), tal operao ser devidamente registrada na conta de transportes. TABELA 5.1 __________________________________________________

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

ESTRUTURA DO BALANO DE PAGAMENTOS


A) Balana de transaes correntes (=1+2+3) 1. Balana Comercial (=a+b) a) Exportaes b) Importaes 2. Balana de Servios (=a+b+c+d+e+f+g) a) transportes (fretes/passagens) b) seguros c) viagens internacionais (turismo) d)despesas governamentais (embaixadas,consulados, etc) e) pagamento de juros da dvida externa f) remessa de lucros e dividendos g)outros servios(royalties,patentes,bolsas de estudos,etc) 3. Transferncias unilaterais (donativos) B) Conta de capitais (autnomos) a) emprstimos de mdio e longo prazos b) financiamentos c) investimentos e reinvestimentos diretos d) amortizao da dvida externa e) outros capitais (de curto prazo). C) Erros e omisses D) Resultado do Balano de Pagamentos (=A+B+C) E) Demonstrativo do Resultado do Balano de Pagamentos (capitais compensatrios) a) Operaes de regularizao (FMI, BIRD, BID) b)Haveres em moeda no exterior:aumento(-)ou reduo(+) c) Ouro monetrio: aumento (-) ou reduo (+) d) Direitos especiais de Saque (DES)

ii) Viagens internacionais: registra as despesas e receitas com viajantes, no includas no item anterior, isto , em transportes. Exemplos: a compra de US$ 4.000,00 para viagem

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

de um brasileiro ao exterior ou a troca de dlares por reais feita por turistas estrangeiros numa agncia bancria no Brasil. iii) Lucros e dividendos: refere-se parte dos lucros que as empresas multinacionais, com investimentos no Brasil, remetem ao exterior (despesa) ou que empresas brasileiras, com investimento no exterior, remetem para o Brasil (receita). Note-se que os "lucros reinvestidos"- isto , a parte dos lucros que no foi efetivamente remetida ao exterior - registrada, tambm, como remessa de lucros (sinal negativo), sendo, em contrapartida, registrada como uma entrada (sinal positivo) no item "investimentos e reinvestimentos diretos", da conta de capital. Tal procedimento se explica pela necessidade de se manter um controle mais objetivo dos investimentos estrangeiros no pas. iv) Juros: refere-se ao pagamento dos juros da dvida externa (despesa) e dos juros de financiamentos de importaes adquiridas a prazo. Se o pas receber juros de fora, o registro, claro, feito com sinal positivo. v) Despesas governamentais: referem-se aos gastos com manuteno de embaixadas, consulados, etc., no exterior (despesas) e aos recebimentos de outros pases para suas representaes diplomticas no Brasil (receitas). 3. Transferncias unilaterais Trata-se de donativos ou doaes, sem a contrapartida de pagamentos por parte de quem recebe. Se forem feitas em moeda, o registro normal, ou seja, a crdito - se for um recebimento, - e a dbito - se for uma sada, lanando-se o mesmo valor, com sinal trocado em "haveres em moeda no exterior". Se a doao for em espcie, isto , em mercadorias, so feitos dois lanamentos: se se tratar de uma entrada ou recebimento de doaes, faz um registro a dbito em importaes, e outro a crdito (sinal positivo) em "doaes", no alterando, assim, o resultado do BP.

B. Conta de Capitais (autnomos)

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

Esta conta registra apenas o movimento dos chamados capitais autnomos- isto , os capitais que entram ou saem como resultado da livre operao das foras de mercado (oferta e demanda). Neste sentido, distinguem-se dos chamados capitais compensatrios - que so os capitais movimentados exclusivamente pelo Banco Central e que aparecem no "Demonstrativo do Resultado do BP". Fazem parte da Conta de Capitais autnomos os seguintes movimentos financeiros: a) Emprstimos: registra os emprstimos de curto, mdio e longo prazos, obtidos junto aos bancos privados, no exterior. b) Financiamentos: referem-se aos financiamentos de importaes adquiridas para pagamento a prazo. Neste caso, como j foi dito, h, tambm, dois registros: um a dbito, em "importaes", e outro, a crdito, em "financiamentos". c) Investimentos e reinvestimentos diretos: referem-se aos chamados "capitais de risco" que as empresas estrangeiras aplicam no Brasil (entrada), ou que empresas nacionais aplicam no exterior (sada). Note-se que essas aplicaes tanto podem ser no setor produtivo, como podem ocorrer no mercado de capitais (bolsas de valores) ou em ttulos do mercado financeiro. d) Amortizaes: referem-se ao pagamento (ou recebimento) de parte do principal da dvida externa ou de financiamentos concedidos anteriormente.

C - Erros e Omisses
Como os registros do BP so feitos com base em estimativas ainda que bastante seguras - h sempre a possibilidade de "desvios" nos lanamentos. Assim, provvel que os dados sobre uma ou outra ou outra operao no seja oportuna e devidamente registrada, existindo, inclusive, a hiptese de operaes ainda em trnsito que no foram ainda registradas em todos os computadores dos diversos rgos envolvidos com o comrcio exterior. Este item procura minimizar os efeitos de tais falhas.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

D - Resultado do Balano de Pagamentos


A soma do saldo em Transaes Correntes mais o saldo da Conta de Capitais, mais Erros e Omisses, fornece o resultado do BP. Sendo positivo, o Balano de Pagamentos ter um supervit; se for negativo, haver um dficit; e se for nulo (isto , um saldo zero), haver um equilbrio.

E- Demonstrativo do Resultado do BP
Se houver um equilbrio no BP, as contas do Demonstrativo do Resultado no sero alteradas. Se, no entanto, houver um dficit, o Demonstrativo mostrar como foi financiado este dficit; e se houver um supervit, o Demonstrativo indicar para onde foi enviado o saldo positivo obtido. Para tanto, existem as seguintes sub-contas: a) Contas de regularizao: referem-se s operaes com organismos internacionais (FMI, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Eximbanks, etc), tendo como objetivo financiar possveis dficits do BP. Note-se que tais operaes podem ocorrer mesmo se, ao final, o BP registrar um supervit, dado que tais financiamentos so contratados preventivamente, antes de se fechar o BP. b) Haveres em moeda no exterior: as Autoridades Monetrias dispem de um estoque de moedas estrangeiras e de ttulos externos de curto prazo aplicados no exterior, como resultado de supervits do BP de anos anteriores. Assim, se o BP apresentar um supervit, haver um aumento desses haveres e o valor aparecer com sinal negativo (indicando uma sada de haveres para o exterior). Se houver um dficit, o contrrio ocorrer. c) Ouro monetrio: registra as aquisies de ouro nomonetrio e as vendas de ouro pelas autoridades monetrias. No primeiro caso, o registro feito com sinal negativo no item variaes (sada de divisas) e, com sinal positivo no item monetizao do ouro; no segundo caso, com sinal positivo no item variaes (entrada de divisas) e, com sinal negativo, em desmonetizao do ouro.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

d) Direitos Especiais de Saque (DES) - trata-se de um tipo de moeda escritural criada pelo Fundo Monetrio Internacional. O pas dispe de um fundo de recursos em DES, no FMI, e pode moviment-lo se necessrio.

5.4.Um exemplo numrico


Para facilitar a compreenso da estrutura do balano de pagamentos e seus respectivos lanamentos contbeis, vamos dar um exemplo numrico hipottico. Assim, suponhamos que as operaes entre residentes e no-residentes de um certo pas foram, em determinado ano, as seguintes (valores em dlares): i) o pas importa mercadorias no valor de 300 milhes, sendo 250 milhes com pagamento vista e 50 milhes financiados a longo prazo; ii) o pas recebeu 30 milhes em investimento direto, sendo 10 milhes sem cobertura cambial, isto , sob a forma de equipamentos. iii) as exportaes do pas atingiram, no perodo, 350 milhes, pagas vista; iv) o pas pagou, vista, 30 milhes de fretes; v) o pas remeteu ao exterior 60 milhes, sendo 30 milhes referentes a juros da dvida externa; 20 milhes de remessas de lucros e 10 milhes de amortizaes. vi) o pas recebeu 15 milhes como donativos, sendo que 5 milhes foram em espcie, isto , em mercadorias. vii) o FMI emprestou ao pas 25 milhes para a regularizao do dficit do BP. viii) os gastos de turistas estrangeiros no pas atingiram a soma de 5 milhes, enquanto os turistas nacionais gastaram no exterior 10 milhes. ix) o pas fez emprstimos no exterior no montante de 15 milhes.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

A tabela a seguir mostra a contabilizao das operaes acima: Contabilizao do Balano de Pagamentos _____________________________________________________ _____Operaes________________ i
Exportaes Fretes Juros Lucros Amortizaes Transferncias Unilat. Turismo de brasileiros Turismo de estrangeiros Emprstimos do exterior Emprstimos do FMI Financiamentos +50 Investimentos diretos +30 Haveres no exterior+250 -20 350 +30 +60 -10 -25 -5 -15 +25

ii

iii

iv

vi

vii

viii

ix

-------------------------------------------------------------------------+350 Importaes -300 -10 -30 -30 -20 -10 +15 -10 +5 +15 -5

_____________________________________________________ A montagem do balano de pagamentos fica, ento, assim: A - Balana de Transaes Correntes (= 1+2+3)..: -35 1. Balana comercial: +35 a) Exportaes: +350 b) Importaes: -315 2. Balana der servios: -85 a) Fretes: -30 b) Juros: -30 c) Lucros: -20
www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

d) Turismo: -5 3. Transferncias unilaterais: +15 B - Conta de Capitais (autnomos)..: +85 a) Emprstimos do exterior: +15 b) Financiamentos: +50 c) Investimentos diretos: 30 d) Amortizaes: -10 C - Resultado do balano de pagamentos (= A+B)..:+50 D- Demonstrativo do Resultado:-50 a) Emprstimos do FMI: +25 b) Haveres no exterior: -75

5.5. Transaes Sobre a Linha e Sob a Linha


As transaes internacionais classificadas em duas categorias: de um pas podem ser

a) Transaes sobre (ou acima) da linha - tambm chamadas operaes autnomas, so aquelas transaes que se realizam entre residentes e no-residentes, motivadas apenas pelas foras de mercado, espontaneamente, sem interferncia das Autoridades Monetrias. So exemplos das transaes sobre a linha: as exportaes, as importaes, a captao de emprstimos por empresas nacionais, os investimentos diretos, os financiamentos, o pagamento de transportes, os seguros, as viagens internacionais1, etc.. b) Transaes sob ou abaixo da linha - tambm chamadas de movimentos compensatrios ou induzidos de capitais, so aquelas operaes destinadas a cobrir eventuais dficits do balano de pagamentos (ou a aplicar eventuais supervits). Estas operaes so decorrentes do saldo (positivo ou negativo) das transaes autnomas. So exemplos de tais transaes os emprstimos obtidos pelas Autoridades Monetrias junto ao FMI
1

Embora, tecnicamente, o termo operaes autnomas se aplique a todas essas operaes de mercado, geralmente o termo aplicado mais aos movimentos de capitais privados.

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

com a finalidade de financiar dficits do BP, ou ainda, as variaes, para mais ou para menos, ocorridas nas reservas internacionais do pas (inclusive ouro monetrio). Note-se que esses "movimentos compensatrios ou induzidos" so sempre um resultado da ao das Autoridades Monetrias para equilibrar o BP ou mesmo para a formao de reservas internacionais.

5.6. Conceito de equilbrio do balano de pagamentos


Quando o BP est em equilbrio? Em princpio, considera-se o BP em equilbrio quando a soma do saldo da Conta de Transaes Correntes com o saldo da Conta de Capitais (mais erros e omisses) se anulam. Um segundo conceito seria aquele que considera o BP sempre em equilbrio, aps o movimento de capitais compensatrios - isto , aps a Conta do Demonstrativo do Resultado. Alega-se, para tanto, que, por definio, o BP sempre encerrado em equilbrio, j que eventuais dficits decorrentes da soma das transaes correntes e da conta de capitais tero que ser cobertos ou por emprstimos ou por variaes dos havers no exterior. A despeito de todos esses conceitos, o que parece importar mesmo o conceito de equilbrio da Conta de Transaes Correntes - j que esta conta que mostra, realmente, se o pas comprou mais mercadorias e servios do que vendeu ao exterior isto , se o pas "gastou" mais divisas do que recebeu. Isto porque, se houver um dficit de transaes correntes, este dficit implicar, necessariamente, ou mais endividamento do pas no exterior ou em mais investimentos externos no pas (significando aumento de ativos nacionais de propriedade de estrangeiros). Assim considerado, importante que o pas mantenha um relativo equilbrio de suas contas correntes, o que, em ltima anlise, significa realizar um esforo maior para aumentar suas exportaes de mercadorias e obter um supervit na balana comercial para compensar o crnico e inevitvel dficit da balana de servios.

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

O ajustamento do balano de pagamentos e as principais polticas que se poderia adotar para se corrigir desequilbrios externos da economia so descritos a seguir.

5.7. O saldo em conta corrente: uma interpretao econmica2


A balana de servios compreende duas categorias distintas: i) os servios no-fatores que no representam remunerao aos fatores de produo e que so constitudos pelos transportes, seguros, turismo e despesas governamentais; ii) os servios fatores que representam o pagamento aos fatores de produo, sendo constitudos pelos juros da dvida externa, as remessas de lucros, os pagamentos de salrios, os aluguis de equipamentos, os pagamentos de assistncia tcnica e royalties. A balana de transaes correntes, como foi visto, se constitui, basicamente, de vendas e de compras de bens e servios ao exterior. A diferena entre os pagamentos e recebimentos do exterior, nessa conta, d origem a dois conceitos que, embora na prtica s vezes so usados como sinnimos, so bastante distintos do ponto de vista econmico: a transferncia lquida de recursos e a renda lquida recebida ou enviada ao exterior. Tecnicamente, a transferncia lquida de recursos ao exterior corresponde diferena entre as exportaes de bens e servios no-fatores e as importaes de bens e servios nofatores. Ou seja, corresponde ao saldo da balana comercial mais o saldo da balana de servios no-fatores. A essa diferena, com sinal trocado, se d o nome de hiato de recursos que indica o quanto o pas consome a mais sobre aquilo que produz. De outra parte, a renda recebida (+) ou enviada (-) ao exterior corresponde ao saldo de servios fatores mais as transferncias unilaterais. Assim, em sntese, tem-se:
2

Vide M. H. Simonsen e R.P.Cysne Macroeconomia Ed. Atlas/FGV Editora, R.J., 1995, Cap. 2.

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

Saldo do BP em conta corrente = transferncia lquida de recursos para o exterior + renda lquida recebida (ou - renda enviada) ao exterior. Tomando o exemplo do exerccio numrico da seo 4.6., constata-se que o saldo da balana comercial era de +35; o da balana de servios era igual a 85, decomposto em -35 de servios no-fatores e 50 de servios fatores (juros e lucros), enquanto as transferncias unilaterais apresentaram um saldo de +15. Temos, assim: (a) Transferncia lquida de recursos ao exterior: (b) Renda lquida enviada ao exterior: -35 (c) Saldo do BP em conta corrente (= a + b): -35. Deste modo, pode-se afirmar que, no perodo considerado, este pas no apresentou hiato de recursos, mas transferiu 35 de renda lquida para o exterior que, nesse exemplo, corresponde ao saldo em conta corrente. Poupana externa Um aspecto importante a salientar que, caso o pas registre saldo negativo na conta corrente do BP, tal fato exigir, necessariamente, uma entrada de capitais autnomos e/ou compensatrios para financi-lo. Por essa razo, se diz que, economicamente, um saldo negativo em transaes correntes significa que o pas est poupana externa de igual valor, poupana esta que se destina ao financiamento de parte do investimento domstico. Pela mesma razo, caso aquele saldo seja positivo, significa que o pas est exportando poupana interna para financiar investimentos no exterior. Nesse raciocnio, se o pas receber um volume de capitais autnomos maior que seu saldo negativo em conta corrente apresentando, portanto, um saldo positivo no BP total esse excesso de entrada de capitais externos no ser absorvido pela economia, domesticamente, ficando depositado no exterior como reservas adicionais que podero ser usadas no futuro. 0

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

II - Taxa de Cmbio
5.8. Mercado cambial e taxa de cmbio: conceito
Um dos aspectos que distingue o comrcio internacional do comrcio interno o fato de que aquele envolve moedas diferentes de diferentes pases. Quando algum brasileiro compra um aparelho de televiso dos Estados Unidos, ele tem de pag-la em dinheiro americano, isto , em dlar. Da mesma forma, se uma empresa americana desejar adquirir caf brasileiro, ter que pagar sua transao em reais ao produtor brasileiro. esta necessidade de fazer pagamentos no exterior em moedas diferentes da usada no prprio pas que faz surgir a taxa de cmbio e o mercado cambial. O mercado de cmbio consiste de um grande nmero de bancos, corretores e exportadores e importadores, alm do Tesouro Nacional e bancos centrais, interessados na compra e venda de divisas estrangeiras. Como todo mercado, o mercado de cmbio conta com uma oferta e com uma demanda de divisas ou moedas estrangeiras. Do lado dos vendedores, ou ofertadores, temos os exportadores, os tomadores de emprstimos no exterior, vendedores de servios, turistas estrangeiros, investidores de capital de risco, etc.; do lado dos compradores, ou demandantes das divisas estrangeiras, temos os importadores, compradores de servios do exterior, turistas nacionais, devedores no exterior, etc. Como qualquer mercadoria, a divisa estrangeira tem um preo (ou cotao) dado pela taxa de cmbio que pode assim ser definida: Taxa de cmbio o preo, em termos da moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira. De uma forma geral, a taxa de cmbio entre duas moedas quaisquer deve refletir a relao entre os preos domsticos e os preos praticados nos demais pases, dos bens, servios e fatores de produo. Neste sentido, deve-se observar que as quantidades de uma moeda em relao a outra, digamos, o dlar, no tem
www.pontodosconcursos.com.br 15

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

qualquer significado ou implicao mais importante, pois tudo depende do padro monetrio interno de cada pas. Assim, por exemplo, se a taxa de cmbio entre o iene japons e o dlar americano , hoje, de 110 ienes por dlar, isto no significa, em absoluto, que o iene uma moeda mais fraca que a moeda americana. O que , de fato, importante, verificar se esta taxa ou paridade est variando e em que direo. Note-se que h alguns anos atrs um dlar equivalia a 220 ienes. Hoje, o iene se fortaleceu e o preo do dlar, na moeda japonesa, caiu a metade! Tambm importante observar se as variaes ocorridas na taxa de cmbio so explicadas por flutuaes de mercado (movimentos de oferta e demanda) ou por diferenciais de inflao entre dois pases, e se tais variaes acarretam perdas ou ganhos reais do poder de compra da moeda nacional nas operaes externas. Adicionalmente, no se pode classificar, a priori, tais variaes como um mal em si, pois, s vezes, trata-se de correes de distores anteriores.

5.9. Sistemas cambiais


A questo que, de imediato, se coloca : como determinado o valor da taxa de cmbio entre duas moedas de dois pases diferentes? Isto depende de cada pas. De uma forma geral, a taxa de cmbio ou determinada pelo livre funcionamento das foras de mercado ou fixada e administrada pela autoridade monetria, isto , pelo Banco Central. No primeiro caso, temos as chamadas taxas de cmbio flexveis ou flutuantes; no segundo, temos as taxas de cmbio fixas. Vejamos a operao de cada um desses sistemas. 5.9.1. Taxas de cmbio fixas no padro-ouro Para voc entender melhor como so fixadas as taxas de cmbio, vamos relembrar um pouco como funcionava o sistema cambial h algumas dcadas atrs. No sculo XIX, o sistema

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

cambial predominante era baseado no chamado padro-ouro. Sob este sistema, as autoridades monetrias de cada nao fixavam o preo do ouro em termos da moeda nacional e se comprometiam a comprar e a vender qualquer quantidade de ouro a tal preo. Evidentemente, este preo era condicionado quantidade de moeda circulando e quantidade de ouro estocado no Banco Central do pas. Dada uma certa quantidade de ouro ali existente, seu preo em moeda nacional seria tanto maior quanto maior fosse a quantidade de moeda nacional em circulao. Ou seja, a paridade entre a moeda nacional e o ouro dependia da quantidade existente de moeda e de ouro. A partir desta relao de preos entre o ouro e a moeda nacional, tornava-se fcil estabelecer a taxa de cmbio entre duas moedas de dois pases diferentes a chamada paridade de cunhagem. Uma vez assim fixada, a taxa de cmbio s podia variar acima ou abaixo desta paridade no montante do custo de embarcar ouro entre duas naes os chamados pontos do ouro. Para entender melhor este sistema, suponha que a paridade cambial ou par metlico (no padro-ouro) entre o dlar americano e o franco francs fosse a seguinte: US$ 1 = FF 5 (este valor era derivado do fato de que, nos Estados Unidos, um grama de ouro deveria custar um dlar, enquanto, na Frana, um grama custava 5 francos). Caso, por qualquer razo, a demanda por dlares na Frana aumentasse, o preo da moeda americana subiria, digamos, para US$ 1 = FF 6, bem acima, portanto, da paridade metlica com o ouro. Vamos supor que o custo (despesas de frete, seguros, etc.) de se remeter ouro da Frana para os Estados Unidos fosse de FF 0,50 por quantidade de ouro equivalente a um dlar. Se assim era, pode-se concluir que o francs preferir comprar ouro em seu pas e remet-lo para pagar suas contas nos Estados Unidos, ao invs de trocar seis francos por um dlar. Em outras palavras, o limite superior de variao da taxa de cmbio de paridade era dado por FF 5,50 por dlar (isto , a taxa de cmbio mais a taxa de transporte do ouro). Acima deste valor, era prefervel trocar franco por ouro e remet-lo para os Estados Unidos. O mesmo raciocnio se aplicaria na hiptese de haver um aumento da demanda americana por franco francs, fazendo com
www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

que a taxa de cmbio se reduzisse para, digamos, FF 4,00 por dlar. Neste caso, com o custo de enviar ouro dos Estados Unidos para a Frana situado nos mesmos FF 0,50 mencionados anteriormente, era prefervel ao americano comprar ouro no seu pas e remet-lo para a Frana, trocando neste pas um grama por 5 francos. Como ele gastou FF 0,50 na remessa, receberia, liquidamente, FF 4,50 por um dlar (mais do que os FF 4,00 por dlar mencionado antes).
FF US $

S
(gold point)

5,50 (sada) 5,00

(gold point) 4,50 (entrada)

D US$ Figura 5.1.

Assim, no padro-ouro, a taxa de cmbio entre duas moedas era relativamente fixa, podendo variar dentro de intervalos mnimos, definidos pelo custo de transporte do ouro de um pas para outro. Estes limites superior e inferior para variao da taxa de cmbio de paridade metlica eram chamados de pontos de ouro (gold-points). No exemplo acima, e conforme mostrado na Figura 5.1., o limite superior seria FF 5,50 e o inferior seria FF 4,50. Note-se que este sistema foi usado de forma generalizada na chamada era dourada, de 1870 a 1914. J na dcada de 20 e incio de 30 do sculo passado, seu uso foi espordico, entrando em verdadeiro colapso durante a Grande Depresso. Depois da 2 Grande Guerra, o Tratado de Bretton Woods (1944) criou um
www.pontodosconcursos.com.br 18

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

sistema de cmbio fixo para os pases-membros do Fundo Monetrio Internacional (FMI), composto pela maioria das economias de mercado. Pelo novo acordo, cada nao deveria definir o valor da respectiva moeda em relao ao dlar que, por sua vez, era conversvel em ouro taxa fixa de US$ 35,00 por ona3. Depois de muitas idas e vindas, o Tratado de Bretton Woods caiu em 1971, quando o Presidente Nixon suspendeu a conversibilidade do dlar em ouro (ou seja, os Estados Unidos no mais converteriam dlares em ouro, seja para os governos estrangeiros, seja para as instituies financeiras estrangeiras ou no). Simultaneamente a esta medida, os Estados Unidos alteraram unilateralmente a paridade, isto , a taxa de cmbio do dlar em relao s demais moedas europias e japonesa. Desde 1973, as principais moedas do mundo industrializado trabalham sob um esquema de cmbio flutuante, mas sob certo controle da autoridade monetria do pas (a chamada flutuao suja), onde as principais moedas dlar, marco alemo, franco francs, iene japons flutuam entre si, de uma forma quase livre, como se ver mais adiante, quando falarmos das taxas de cmbio flexveis ou flutuantes. Antes, porm, convm falar um pouco sob um outro tipo de taxa de cmbio fixa ou administrada, usado nas economias em desenvolvimento.

5.9.2. Taxa de cmbio fixa, ps-padro-ouro A maioria dos pases em desenvolvimento, o Brasil, inclusive, por no terem moeda conversvel isto , uma moeda que seja aceita nas trocas internacionais no pode se dar ao luxo de adotar um mercado cambial livre, sob o risco de se verem sem reservas em divisas estrangeiras na quantidade necessria para atender seus pagamentos no exterior.

Vale observar que a conversibilidade do dlar em ouro era parcial, pois somente as instituies financeiras e governos estrangeiros poderiam faz-lo. Os habitantes dos Estados Unidos no podiam possuir ouro monetrio e a Reserva Federal no era obrigada a converter dlares em ouro para a populao..

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

Neste caso, esses pases costumam adotar um regime cambial fixo, no sentido de que o valor da taxa de cmbio determinado pela autoridade monetria nacional que, a princpio, deveria vender e comprar a moeda estrangeira, em qualquer quantidade, ao preo por ela fixado. Assim, por exemplo, se o Banco do Mxico resolver fixar a taxa de cmbio peso mexicano/dlar a P$ 3 = 1 US$, garantindo a conversibilidade a esta taxa, isto significa que o banco mexicano se compromete a vender 3 pesos por um dlar, ou a pagar um dlar por trs pesos mexicanos. Na vida real, no entanto, em vrios pases em desenvolvimento, principalmente quando enfrentam dficits no balano de pagamentos, no se consegue vender ou comprar a moeda estrangeira pelo valor fixado oficialmente, pelo menos na quantidade desejada, dado que, alm de fixar o valor do cmbio, muitas vezes a autoridade monetria limita a quantidade a ser transacionada no mercado oficial, dando margem, geralmente, ao surgimento de um mercado paralelo de divisas o chamado mercado negro. Uma observao importante que, no caso deste regime de cmbio fixo, o arranjo mais comum um pas definir a taxa de cmbio entre a moeda nacional e uma determinada moeda estrangeira (podendo ser o dlar ou o iene ou o franco francs, dependendo da rea de influncia econmica a que pertence o pas), estabelecendo, aps isso, as taxas de cmbio com outras moedas a partir da relao entre estas e a moeda estrangeira escolhida como ncora. Observe-se, tambm, que o fato de ser fixada pelo Banco Central do pas no significa que a taxa de cmbio permanece constante para sempre. Ao contrrio, seu valor pode ser alterado sempre pela autoridade monetria seja porque est havendo inflao domstica, seja por questes de balano de pagamentos. No caso brasileiro, por exemplo, at 1993, devido s altas taxas de inflao, o cmbio era alterado diariamente o chamado sistema de minidesvalorizaes cambiais de forma a manter a paridade real do poder de compra da taxa de cmbio. Por fim, vale dizer ainda que, num regime de taxas de cmbio fixas, quando o Banco Central compra moeda estrangeira, ocorre, nesse momento, um aumento da chamada base monetria. Caso o Banco Central venda a moeda estrangeira para importadores,
www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

turistas, etc. a base monetria se reduz. Em outras palavras, a oferta interna de moeda nacional aumenta ou diminui quando as reservas internacionais do pas aumentam ou se reduzem. 5.9.3. Taxas de cmbio flexveis ou flutuantes Num regime ou sistema cambial de taxas flexveis ou flutuantes, o preo da divisa estrangeira, ou taxa de cmbio, determinado pelo livre jogo da oferta e da demanda de moeda estrangeira. Imaginemos como seria determinada a taxa de cmbio entre o franco francs (FF) e o dlar americano (US$) no mercado de Paris: por trs da demanda da Frana por dlares est o desejo dos franceses de importar bens e servios dos Estados Unidos e realizar outras transferncias de pagamentos para este pas. A demanda francesa por dlares tem inclinao negativa, como mostra a Figura 5.2, porque taxas de cmbio mais baixas significam que os franceses despendero menos francos para adquirir produtos e servios no mercado americano. Ou seja, os Estados Unidos se tornam, para os franceses, um lugar mais barato para se comprar e se investir.

Figura 5.2.

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

De outro lado, por trs da oferta de dlares pelos Estados Unidos est o desejo dos americanos de importar bens e servios franceses, ou de investir na Frana ou emprestar a empresas neste pas. Quanto mais francos forem trocados por um dlar, mais atrativo se torna o mercado francs para os americanos que, assim, ofertaro mais e mais dlares naquele mercado Isto nos fornece uma curva de oferta de dlares positivamente inclinado, como mostra na Figura 1. Como em qualquer mercado, a taxa de cmbio de equilbrio determinada pela interseco das curvas de oferta e de demanda. No caso da Figura 8.2, a taxa de cmbio de equilbrio ser FF 5,50 = 1 US$. Qualquer valor acima desta taxa implicar um excesso de oferta de dlares no mercado francs, enquanto qualquer valor abaixo implicar excesso de demanda pela moeda americana. Suponha, agora, que, mantida constante a demanda inicial (curva Do), ocorra, por qualquer razo, um aumento da oferta americana de dlares no mercado francs, como seria o caso de um aumento do fluxo turstico de americanos nos meses de vero europeu. Em conseqncia, a curva de oferta se deslocaria para S1 o que provocar uma queda da taxa de cmbio para FF 4,00 = 1 US$. Da mesma forma, se, por uma razo qualquer, houver um aumento da procura francesa por dlares, a curva de demanda se deslocar para a direita, para D1 o que causar um aumento da taxa de cmbio para FF 6,00 = 1 US$. Observe-se que, num mercado cambial livre, as alteraes na oferta e na demanda de divisas estrangeiras podem resultar tanto de uma variao nas transaes normais realizadas com o exterior (aumento ou queda das exportaes ou das importaes, uma maior entrada de emprstimos ou de investimento de risco, etc.), como tambm podem ser o resultado de movimentos especulativos de aplicadores interessados em tirar proveito de diferenciais de taxas de cmbio. De todo modo, ainda que as flutuaes cambiais no sejam incomuns, a tendncia normal das taxas de cmbio, nos mercados livres, a de permanecer estveis a mdio e longo prazos. Um ponto importante a observar que, no mundo de hoje, praticamente inexiste um mercado onde a taxa de cmbio seja determinada de forma totalmente livre pelos movimentos da oferta e da demanda. Mesmo nos pases desenvolvidos Frana, Estados
www.pontodosconcursos.com.br
22

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

Unidos, Inglaterra, Japo, Alemanha, Itlia, etc. o mercado funciona razoavelmente livre, porm sob um certo controle das autoridades monetrias. a chamada flutuao suja dirty floating. O objetivo disso o de evitar que movimentos especulativos provoquem distrbios ou perturbaes no mercado cambial internacional.

5.10. Flutuaes da taxa de cmbio


Diversos fatores podem provocar variaes rotineiras no valor da taxa de cmbio. Geralmente, so fatores que alteram ou influenciam a demanda e a oferta de divisas estrangeiras. Assim, por exemplo, alm da taxa de cmbio, a demanda por divisas afetada pelas seguintes variveis: i) a expanso do produto interno (Y) do pas: se o produto interno estiver crescendo, deve ocorrer um aumento das importaes o que induzir um aumento da demanda por moeda estrangeira; este aumento da demanda provocar uma variao para mais do valor da taxa de cmbio; variaes do nvel de preos internos (Pi) ou dos preos externos (Pe); caso Pi se eleve, as importaes ficaro relativamente mais baratas o que provocar um aumento das importaes e, conseqentemente, da demanda por divisas; caso Pe se eleve, ocorrer o contrrio: as importaes ficaro mais caras, provocando, em conseqncia, uma queda nas importaes e, da, na demanda por divisas; taxa de juros interna (ri) e externa (re): um aumento em ri certamente estimular a entrada de mais capitais no pas para aplicaes no mercado financeiro aumentando a oferta de divisas estrangeiras no mercado interno; caso a re se eleve, haver um estmulo sada de capitais para o exterior o que provocar um aumento da demanda por divisas para esta remessa para fora.

ii)

iii)

Podemos resumir essas colocaes afirmando que a demanda por divisas (Dd) pode ser representada pela seguinte equao:
www.pontodosconcursos.com.br
23

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

Dd = f(e, Y, Pi, Pe, ri, re) - + + - - + onde, e = taxa de cmbio (e vem da palavra inglesa exchange, que significa cmbio); os sinais e + querem dizer que a demanda por divisa , respectivamente, crescente ou decrescente em relao varivel considerada. Essas mesmas variveis afetam positiva ou negativamente a oferta de divisas, exceto que, no caso do produto, o que interessa no o comportamento do produto interno (Y) e, sim, o comportamento do produto ou renda do resto do mundo (YRM). Ou seja, a oferta de divisas (Sd) pode ser assim representada: Sd = f(e, YRM, Pi, Pe, ri, re) + + - + + Representao grfica O efeito de eventuais mudanas nessas variveis sobre a demanda e a oferta de divisas pode ser visualizado graficamente do seguinte modo: Vamos imaginar que o mercado cambial esteja em equilbrio taxa de cmbio eo, tal como mostrado na Figura 5.3 que nada mais que uma repetio da Figura 5.2. e Sd eo Dd Qo Figura 5.3 Q

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

Agora, vamos supor que ocorra um aumento dos preos internos (Pi) ou seja, houve inflao interna. Nesta hiptese, como j vimos anteriormente, a demanda por divisas dever aumentar o que, graficamente, representado por um deslocamento da curva de demanda (Dd) para a direita enquanto a oferta de divisas dever diminuir implicando um deslocamento da curva de oferta (Sd) para a esquerda4. Conforme se pode observar pela Figura 5.4., o resultado desses deslocamentos foi um aumento da taxa de cmbio de eo para e1. e
Dd1 Sd1 Sdo

e1 eo

Ddo

Figura 5.4.

Deixamos para voc a anlise e concluses, caso ocorresse o inverso, isto , se, ao invs de um aumento dos preos internos, ocorresse uma elevao dos preos dos preos externos (Pe).

5.11. Apreciao e depreciao da moeda nacional e seus efeitos sobre o balano de pagamentos. Concluses.
No caso de um sistema de taxas de cmbio flexveis ou flutuantes, caso haja um aumento no valor da taxa de cmbio, dizse que houve uma depreciao ou desvalorizao da moeda nacional; ou seja, sero necessrios, agora, mais unidades da moeda nacional para se adquirir uma unidade da moeda do outro pas.
4

Se voc no entendeu o por qu desses deslocamentos dessas curvas, volte l em nossa Aula n 2 e releia este tpico.

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

Na hiptese inversa, isto , se houve uma reduo no valor da taxa de cmbio, diz-se que houve uma apreciao ou valorizao da moeda nacional. De outra parte, se o sistema cambial adotado pelo pas for o de taxas de cmbio flexveis ou flutuantes, o total de divisas ofertadas no mercado , automaticamente, igualado pelo total de demanda por estas divisas. Isso se explica pela seguinte razo: se, ao preo vigente da taxa de cmbio, e por um motivo qualquer, houver um aumento na demanda por divisas, seu preo se elevar o que dever causar, de um lado, um aumento na oferta de divisas e, de outro, reduzir, num segundo momento, uma reduo do novo valor da taxa de cmbio, at que o mercado se reequilibre. Raciocnio inverso se aplica caso ocorra, por uma razo qualquer, um aumento da oferta de divisas. Nesta hiptese, o preo da taxa de cmbio cair, estimulando a demanda por divisas e, num segundo momento, reduzindo a nova oferta de divisas (por que seu valor caiu) e, novamente, ao fim e ao cabo, o mercado achar uma nova taxa de cmbio de equilbrio. De tudo isso se conclui que, num sistema de taxas de cmbio flexveis ou flutuantes, o saldo do Balano de Pagamentos (BP) estar automaticamente em equilbrio, sem necessidade de o Banco Central interferir ou alterar o volume das reservas internacionais do pas, j que o total de divisas ofertadas sempre se igualar ao total de divisas demandadas. Uma ltima questo antes de encerrarmos esta nossa 5 Aula de Economia: Qual o sistema cambial adotado atualmente pelo Brasil? At 1994 quando da implantao do Plano Real o Brasil adotava o sistema de taxas de cmbio fixas ou administradas. A partir do Plano Real, atravs de um processo de ajuste sucessivo, o Banco Central do Brasil foi introduzindo o sistema de taxas de cmbio flexveis que nunca foi, na prtica, inteiramente adotado. Na realidade, o Brasil, hoje, utiliza um sistema que poderia ser chamado de misto, mais conhecido como flutuao suja (dirty floating5). Por este sistema, o Banco Central deixa que as taxas de
5

O sistema de taxas de cmbio totalmente flexveis, onde no h qualquer interferncia do Banco Central ou seja, o sistema puro denominado clean floating (flutuao limpa).

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

cmbio flutuem ao sabor da oferta e da demanda por divisas porm, dentro de um certo intervalo, com limite mximo e mnimo o chamado sistema de bandas. Nesse processo, se a taxa de cmbio ameaa romper o limite mnimo porque h um excesso de oferta de divisas o Banco Central entra no mercado comprando divisas, provocando, em conseqncia, uma elevao no valor da taxa de cmbio e evitando, assim, que o limite mnimo seja rompido. Da mesma forma, se houver uma ameaa de rompimento do limite mximo, o Banco Central entra no mercado oferecendo divisas estrangeiras, derrubando, assim, o valor da taxa de cmbio. Com essas colocaes, encerramos esta nossa 5 Aula. A seguir, so apresentados alguns exerccios de reviso e fixao sobre balano de pagamentos e taxa de cmbio. At nossa prxima aula. ___________________ EXERCCIOS DE REVISO E FIXAO: (gabarito ao final)

1. Com relao aos registros contbeis no Balano de Pagamentos, esto corretas as afirmativas abaixo, exceto: a) todas as transaes so registradas com duas entradas, uma a crdito e outra a dbito; b) qualquer transao de um residente no pas com um residente no exterior gera um haver (direito) no exterior; c) se um residente no pas comprar uma mquina de um residente no exterior, esta operao gerar uma obrigao no exterior; d) uma exportao lanada a crdito, no Balano do Pagamento. 2. A balana comercial compreende: a) as exportaes e importaes de bens e servios; b) somente as exportaes de mercadorias e servios; c) somente as importaes de bens e servios; d) somente as exportaes e importaes de servios; e) somente as exportaes e importaes de mercadorias. 3. A conta de transaes correntes compreende: a) as balanas comercial e de transferncias unilaterais;

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE


b) as balanas comercial e de servios; c) as balanas comercial, de servios e os movimentos de capital; d) somente os movimentos de capital; e) balanas comercial, de servios e transferncias unilaterais. 4. No faz parte da conta de transaes correntes: a) remessa de lucros e dividendos; b) pagamentos de juros da dvida; c) exportaes e importaes de mercadorias; d) investimentos diretos; e) viagens internacionais. 5. Consideram-se rendas de capitais: a) as remessas de juros e amortizaes da dvida; b) apenas as remessas de lucros; c) apenas as remessas de juros; d) as remessas de juros e de lucros; e) nenhuma das alternativas anteriores. 6. No faz parte da conta de servios: a) as remessas para amortizaes da dvida; b) apenas as remessas de lucros; c) apenas as remessas de juros; d) as remessas de juros e de lucros; 7. No faz parte da conta de capitais: a) as amortizaes da dvida; b) os investimentos diretos (capital de risco); c) os emprstimos e financiamentos de curto prazo; d) as remessas de lucros e de juros; e) os emprstimos de longo prazo. 8. Se houver um dficit em transaes correntes, o equilbrio do Balano de Pagamentos: a) exigir, obrigatoriamente, o ingresso de capitais de risco; b) tanto pode ser obtido atravs do ingresso de capitais autnomos, como por movimentos induzidos de capital (emprstimos oficiais); c) levar, obrigatoriamente, a uma reduo das reservas internacionais do pas; d) no poder ser obtido a curto prazo; e) forar uma reduo da remessa de juros para o exterior. 9. As vendas de ouro pelo Banco Central indstria nacional so registradas: a) na conta de servios; b) na conta de capitais compensatrios; c) na conta desmonetizao de ouro; d) na conta de capitais, como sada de divisas; e) no so registradas no Balano de Pagamentos.

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE

10. As transaes abaixo so registradas na conta de servios, como transportes, exceto: a) as despesas com fretes das mercadorias importadas; b) as receitas com fretes das mercadorias exportadas; c) o valor das passagens adquiridas por residentes s companhias areas PanAmrica; d) o valor das passagens adquiridas por no-residentes VARIG; e) o valor das passagens adquiridas por residentes VARIG. 11. Se uma empresa multinacional obteve um lucro de Cr$ 3 bilhes, em suas operaes no Brasil, e decide enviar para sua matriz, no exterior, apenas Cr$ 1 bilho, reinvestindo no Brasil os restantes Cr$ 2 bilhes, o registro no Balano de Pagamentos: a) ser feito no item Remessa de Lucros, registrando-se apenas o montante efetivamente remetido; b) ser feito no item Remessa de Lucros, registrando-se o total dos lucros obtidos, registrando-se como entrada, no item investimentos diretos o montante do reinvestimento; c) no ser feito qualquer registro no Balano de Pagamentos, pois o capital investido j fora registrado no Balano de Pagamentos de anos anteriores; d) s corresponder a parte do lucro que efetivamente foi reinvestida no pas; e) nenhuma das alternativas. 12. Numa economia aberta, um dficit no Balano de Pagamentos em conta corrente corresponde a: a) uma exportao de poupana domstica que se canaliza para investimentos no exterior; b) uma sada de capitais para o exterior; c) uma elevao do nvel de reservas internacionais do pas; d) uma importao de poupana externa, que se canaliza para investimentos domsticos. 13. Na conta de capitais no so registrados: a) o movimento de capitais autnomos; b) os financiamentos de importaes adquiridas para pagamento a prazo; c) os investimentos e reinvestimentos diretos; d) as amortizaes da dvida externa; e) o movimento de capitais compensatrios, isto , induzidos para a regularizao dos dficits do Balano de Pagamentos. 14. As contas de regularizao referem-se: a) s operaes com organismos internacionais (FMI, BIRD, etc.), com o objetivo de financiar possveis dficits do Balano de Pagamentos; b) s operaes de amortizaes da dvida externa; c) s variaes para mais ou para menos dos haveres das autoridades monetrias no exterior;

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE


d) aos movimentos de ouro monetrio.

15. As operaes abaixo so exemplos de transaes sobre (ou acima) a linha, exceto: a) todas as operaes envolvendo a balana comercial; b) todas as operaes envolvendo a balana de servios; c) todas as operaes motivadas apenas pelas foras de mercado; d) todas as operaes das autoridades monetrias com o objetivo de cobrir eventuais dficits do Balano de Pagamentos; e) as transferncias unilaterais. 16. Existem diversos conceitos de equilbrio do Balano de Pagamentos, sendo o conceito mais relevante aquele que: a) considera que o Balano de Pagamentos est em equilbrio quando a soma do saldo da Conta de Transaes Correntes com o saldo da conta de capitais (mais erros e omisses) se anulam; b) considera o Balano de Pagamentos sempre em equilbrio, aps o movimento dos capitais compensatrios; c) considera o Balano de Pagamentos em equilbrio quando o saldo da conta de transaes zero; d) considera o Balano de Pagamentos em equilbrio, quando o valor das exportaes igual ao valor das importaes de mercadorias. 17. As operaes abaixo so exemplos de transaes sob (ou abaixo) a linha, exceto: a) os emprstimos e financiamentos obtidos junto aos bancos privados; b) os emprstimos obtidos pelas autoridades monetrias com o objetivo de cobrir eventuais dficits do Balano de Pagamentos; c) as variaes, para mais ou para menos, das reservas internacionais do pas; d) os movimentos de capitais compensatrios ou induzidos; e) as operaes decorrentes do saldo positivo ou negativo das transaes autnomas. 18. No mercado cambial, no so ofertadores de moeda estrangeira: a) os exportadores de mercadorias; b) os que precisam de divisas estrangeiras para pagar dvidas contradas no exterior; c) os tomadores de emprstimos no exterior; d) os turistas estrangeiros que visitam o pas. 19. Em geral, nos pases menos desenvolvidos, o governo controla o mercado cambial e at mesmo fixa a taxa de cmbio. Isto se deve: a) ao fato de que estes pases tm moeda fraca e conseqentes problemas de Balano de Pagamentos; b) ao fato de que, nestes pases, a lei da oferta e da procura no reflete a real escassez de divisas; c) ao fato de que a moeda desses pases no conversvel em ouro;

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE


d) ao fato de que estes pases importam mais do que exportam mercadorias e servios.

20. Taxa de cmbio de equilbrio aquela que: a) iguala o valor das exportaes com o valor das importaes; b) iguala o saldo da balana comercial com o saldo da balana de servios; c) iguala a oferta e a demanda por divisa estrangeira no mercado cambial; d) fixada pelo governo. 21. De acordo com as elasticidades da demanda por exportaes brasileiras, se o Real for desvalorizado em 20% (reais) em relao ao dlar, isto dever provocar: a) um aumento nas vendas externas brasileiras, se a demanda por nossos produtos for inelstica; b) uma queda nas vendas externas brasileiras, se a demanda tiver elasticidade unitria; c) um aumento nas vendas externas brasileiras, se a demanda externa for elstica; d) uma queda nas importaes brasileiras, se a demanda interna por produtos estrangeiros for inelstica. 22. Uma maxidesvalorizao da taxa de cmbio Real/dlar dever provocar, em princpio: a) um aumento nas exportaes brasileiras e uma queda nas importaes; b) um aumento nas exportaes brasileiras, mantendo-se inalteradas as importaes; c) um aumento tanto das exportaes como das importaes brasileiras; d) uma queda nas exportaes brasileiras e um aumento nas importaes. 23. Uma maxidesvalorizao cambial no dever provocar os efeitos esperados (queda das importaes e aumento das exportaes) se: a) o pas s importar produtos primrios e exportar produtos industrializados; b) o pas s importar produtos industrializados; c) o pas importar bens essenciais e exportar bens primrios, que so inelsticos a preos; d) o pas exportar bens industrializados inelsticos a preos; e) uma maxidesvalorizao cambial sempre aumentar as exportaes e reduzir as importaes. 24. Numa economia hipottica, durante um determinado ano, foram efetuadas as seguintes transaes com o exterior6: .Exportaes de mercadorias vista: 1.500 .Amortizaes pagas: 600 .Doaes recebidas: 100 .Lucros remetidos para o exterior: 100 .Importaes de mercadorias vista: 1.300 .Emprstimos obtidos junto ao FMI: 150
6

Questo retirada de Viceconti, P. e Neves, S. Introduo Economia, Editora Frase, S.Paulo, 6 ed. 2003.

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSOS ON-LINE ECONOMIA PROF. MOZART FOSCHETE


.Fretes e seguros pagos .Juros pagos : .Investimentos externos no pas: .Venda de ouro monetrio: 100 200 500 50

Com base nesses dados, os resultados da Balana Comercial (BC), da Balana de Transaes Correntes (BTC), para a Balana ou Conta de Capitais Autnomos (BKA) e para o saldo do Balano de Pagamentos (BP) so, respectivamente: a) BC = 200; b) BC = 200; c) BC = -200; d) BC = 200; e) BC = -200; BTC = -100; BTC = -100; BTC = 0; BTC = -100; BTC = -100; BKA = 100; BKA = -100; BKA = -200; BKA = -100; BKA = -100; BP = 0. BP = -200. BP = 200. BP = 200. BP = -200. do Brasil registrou, em 450 250 150 150 50

25. Suponha que o Balano de Pagamentos determinado ano, os seguintes dados: . Saldo da balana comercial: . Exportaes de servios (no-fatores): . Importaes de servios (no-fatores) : .Saldo das transaes correntes (dficit): . Donativos lquidos recebidos do exterior:

. Movimento de capitais autnomos (entrada liquida): 100 Nessas condies, a renda lquida enviada ao exterior igual a: a) 950; b) 750; c) 650; d) 700; e) 350.

_______________ GABARITO: 1. b; 7. d; 13. e; 19. a; 25. b. 2. e; 8. b; 14. a; 20. c; 3. e; 9. c; 15. d; 21. c; 4. d; 10. e; 16. c; 22. a; 5. d; 11. b; 17. a; 23. c; 6. a; 12. d; 18. b; 24. b;

www.pontodosconcursos.com.br

32

Potrebbero piacerti anche