Sei sulla pagina 1di 52

TELEFONIA BSICA

1 Prefcio

Como qualquer outra cincia a ser estudada, as telecomunicaes no diferem das demais pela necessidade de conhecimentos prvios bem fundados, conhecimentos estes que daro o perfeito entendimento dos termos e padres que sero utilizados no decorrer desta apostila. Esta apostila foi desenvolvida com o objetivo primrio formao de tcnicos em telefonia, embasando o mesmo em todos os aspectos tericos e prticos desta rea to empolgante das telecomunicaes. Empolgante deva ser o termo mais correto para este assunto, pois a telefonia tem a magia de aproximar as coisas, vencer as distncias e unir as pessoas seja ela pelas vias to normais j to arraigadas na nossa vida, que at desapercebamos que elas existem, ou ento pelas vias mais modernas de nossos tempos com a prpria internet. Meios estes que hoje fazem parte do cotidiano de quase todos os cidados do mundo, e que em muito breve, ligaro tudo e todos neste planeta que chamamos de Terra. Convido a todos a embarcarem nestas paginas e descobrirem como as coisas funcionam, posso assegurar que esta viajem ser inesquecvel.

Prof. Norberto Santos


norberto@uninove.br Agosto de 2010

1.0 ELETRNICA BSICA.

1.1 Grandezas eltricas. 1.1.1 Corrente eltrica. Tudo que existe no universo, desde estrelas e planetas situados nos pontos mais afastados, at a menor partcula de poeira, so constitudos de matria, que pode apresentar das mais variadas formas. Por outro lado, a menor parte da matria, sem que a mesma perca suas caractersticas originais, so denominadas molculas. Se agora dividirmos as molculas, ento elas perdero suas caractersticas e obteremos partculas denominadas tomos. Os tomos por sua vez so compostos por partculas muito pequenas, denominadas: prtons, neutros e eltrons. Os prtons e os neutros so localizados no ncleo do tomo e os prtons possuem cargas elementares positivas, enquanto que ou neutros no possuem carga alguma. Os eltrons por sua vez localizam na eletrosfera, ou seja, ficam circundando o ncleo e possuem cargas eltricas elementares negativas. O tomo que no grego significa indivisvel, at a pouco tempo julgava-se correto o seu significado, porm, com o aprofundamento dos estudos e pesquisas da fsica nuclear, verificou-se que o fenmeno da indivisibilidade no era verdadeiro, pois atravs de bombardeamento possvel a diviso do tomo gerando assim, por exemplo, as bombas atmicas e de um lado mais pacfico, as usinas atmicas. A disposio das partculas do tomo (prtons, nutrons e eltrons), conforme a teoria atmica foi proposta pelo fsico dinamarqus NIELS BOHR (18851962) que caracteriza uma semelhana muito grande com o nosso sistema solar, ou seja: O ncleo representa o sol, e constitudo por prtons e nutrons. Os eltrons giram em volta do ncleo em rbita planetria.

Os eltrons que giram em rbita mais externas do tomo, so atrados pelo ncleo com menos fora do que os eltrons das rbitas mais prximas. Estes eltrons mais afastados so denominados eltrons livres, e podem com muita facilidade, desprender-se de suas rbitas. Devido esta caracterstica, podemos dizer que os eltrons livres sobre uma tenso eltrica daro origem corrente eltrica e as facilidades de suas rbitas, como o caso dos metais como o ouro, a prata, o cobre, o alumnio, a platina, etc. So denominados condutores eltricos.

Entretanto, se os eltrons tm dificuldade de se libertarem de suas rbitas, isto , esto presos ao ncleo, como o caso do vidro, cermica, plstico, baquelite, etc. so denominados isolantes eltricos. Vimos que os tomos so formados por minsculas partculas e que na eletrosfera existem eltrons girando em torno do ncleo. Vimos tambm que existem eltrons que esto bem afastados do ncleo, e que podem se desprender com facilidade. Num condutor, esses eltrons, a princpio movimentam de forma aleatria, ou seja, de forma desordenados, estimulados por pequenas quantidades de energia, pela radiao ou at mesmo pela temperatura ambiente, no entanto, a partir do momento que estes eltrons livres movem-se ordenadamente, temos a a corrente eltrica. A figura abaixo mostra o que foi dito:

Portanto, a corrente eltrica o movimento ordenado de eltrons livres no interior de um condutor eltrico, sob a influncia de uma fonte de tenso eltrica. 1.1.2 Tenso eltrica. Para que haja um fluxo de corrente eltrica circulando nos condutores, este dever necessariamente estar fechado, isto , quando os condutores de uma determinada carga (lmpada, chuveiro, motor e etc...) estiverem ligados a uma fonte de tenso eltrica. Portanto, a tenso eltrica a fora exercida nos extremos do circuito, para movimentar de forma ordenada os eltrons livres. No exemplo abaixo, so mostrados circuito fechado e aberto:

Circuito fechado, lmpada acesa.

Circuito aberto, lmpada apagada.

1.1.3 Resistncia eltrica. J discutimos nas linhas anteriores o que so corpos condutores e isolantes. Nos corpos condutores, os eltrons se movem com facilidade, so chamados de eltrons livres, como exemplo: o ouro, o cobre, o alumnio e etc. Nos corpos isolantes, os eltrons, movem-se com extrema dificuldade, ou simplesmente no se movem, temos como exemplo o vidro, o baquelite, a madeira e etc... Dependendo da dificuldade dos eltrons a passagem por um condutor dar-se o nome de resistncia eltrica ao fenmeno, estes estudos foram feitos inicialmente pelo fsico alemo George Simon OHM, (1789 1854) relacionados s grandezas da corrente eltrica, OHM observou que a cada tenso aplicada a um circuito por onde passa uma corrente, e variando esta tenso, a corrente tambm variar de tal modo que do quociente entre esta tenso e a corrente obtm uma constante, ou seja, esta constante de proporcionalidade o que representa a resistncia eltrica ou toda oposio oferecida por todos os elementos de um circuito a passagem de corrente eltrica. Em homenagem a George Simon OHM, foi dado o seu nome (OHM) a uma das mais importantes leis da fsica, a conhecida lei de ohm. 1.2 LEI DE OHM. A lei de ohm simplificada pelo postulado: A tenso eltrica diretamente proporcional a corrente eltrica e indiretamente proporcional resistncia eltrica. Baseado neste postulado temos trs equaes primrias que nos permite calcular todos os aspectos eltricos de um circuito, para fins de facilitao, foi determinado que as propriedades discutidas at este momento recebessem letras, portanto temos as seguintes letras: E I R = = = Tenso eltrica Corrente eltrica Resistncia eltrica

E as seguintes equaes:

E=R*I R = E/I I = E/R Onde: R = Resistncia eltrica medida em ohm ( ). E = Tenso eltrica medida em volts (V). I = Corrente eltrica medida em ampre ( A ) . Portanto temos a unidade de medida da resistncia eltrica o ohm e seu smbolo representativo em um circuito um retngulo. ou

Como exemplo temos os seguintes circuitos a seguir:

+ I

A corrente sai do plo negativo da bateria e atravessa a resistncia at chegar ao plo positivo da bateria, suponhamos que o valor para tenso seja = 10 volts e que a corrente seja 1,5 ampere, pergunta-se: qual o valor da resistncia? Resposta: R=E/I R = 10 / 1,5 R = 6,66 ohms No mesmo circuito, agora temos a tenso = 12 volts, a resistncia = 8 ohms, pergunta-se: qual o valor da corrente? Resposta: I=E/R I = 12 / 8 I = 1,5 amperes Outro exemplo no mesmo circuito, agora a resistncia = 24 ohms, a corrente = 2,5 amperes, pergunta-se: qual o valor da tenso?
5

Resposta: E=R*I E = 24 * 2,5 E = 60 volts 1.2.1 Tipos de circuitos. Nas associaes de componentes que formam os circuitos, podemos divide-los em 03 categorias bem distintas, a saber: Circuitos srie. Circuito Paralelo. Circuito misto. 1.2.1.1 Circuito srie.

aquele no qual todos os elementos de resistncia encontram interligados em srie a fonte de energia. Para determinar os valores de tenso e corrente, antes, porm necessrio conhecermos o valor da resistncia total do circuito, isso pode ser feito pela adio de todas as resistncias, observe o desenho abaixo:

R-1 E + R-2

R-3 I

Pergunta-se: Qual o valor da corrente I, sendo que a tenso = a 12 volts e os valores de resistncia so respectivamente: R1 = 2 ohms, R 2 = 5 ohms e R 3 = 12 ohms?

Resposta: Para equacionar o problema acima, basta aplicar a lei de ohm, porm, antes disso, temos que conseguir o valor total da resistncia do circuito, como sabemos que em circuito srie basta adicionar os valores de cada resistncia, ento teremos a seguinte condio: RT = R 1 + R 2 + R 3 RT = 2 + 5 + 12 RT = 19 ohms Agora de posse do valor total do circuito, podemos calcular o valor da corrente: I = E / RT I = 12 / 19 I = 0,63 amperes 1.2.1.2 Circuitos paralelos.

Circuito eltrico paralelo aquele onde todos os elementos se encontram em paralelo com a fonte de energia, da mesma forma que os circuitos srie, nos circuitos paralelos podemos tambm obter uma resistncia equivalente a todas do circuito pela aplicao da formula abaixo: RT = R 1 * R 2 * Rn... / R 1 + R 2 + Rn... Observe o circuito abaixo:

+ R-1 R-2

Nele temos uma corrente I de 4 amperes e as resistncias equivalem respectivamente R 1 = 5 ohms e R 2 = 20 ohms. Pergunta-se: Qual o valor da corrente I?
7

Para este calculo basta aplicarmos a lei de ohm, porm, antes disso, temos que descobrir a resistncia total do circuito, como ele um circuito paralelo, devemos aplicar a seguinte formula: RT = R 1 * R 2 / R 1 + R 2 Substituindo os valores teremos: RT = 5 * 20 / 5 + 20 RT = 100 / 25 RT = 4 ohms. De posse do valor de resistncia total RT, agora fica fcil descobrir o valor da tenso E: E = I * RT E=4*4 E = 16 volts 2.1.1.3 Circuitos mistos. Como o prprio nome sugere, circuitos mistos so a juno de circuitos sries com circuitos paralelos. Para a resoluo da resistncia total deste tipo de circuito, basta em primeiro momento resolvermos as resistncias paralelas a fim de torn-las srie, ps isso, resolvermos a resistncia total igualmente faramos para um circuito srie normal e finalmente, resolvermos a questo solicitada pela aplicao da lei de ohm. Acompanhe o exemplo abaixo:

R-1 E + R-3 I

R-2

No circuito proposto temos os seguintes valores: tenso E = 20 volts, resistncia R 1 = 4 ohms, resistncia R 2 = 6 ohms e resistncia R 3 = 5 ohms. Pergunta-se: Qual o valor da corrente I?

Para resolvermos este problema, antes de tudo teremos que determinar a resistncia total RT, partiremos primeiro em resolver as resistncias que esto em paralelo, ento teremos a seguinte equao: Rp = R 1 * R 2 / R 1 + R 2 Rp = 4 * 6 / 4 + 6 Rp = 24 / 10 Rp = 2,4 ohms Rp = Resistncia paralela. Observe que o circuito agora ficou assim:

Rp E + R-3 I

Passamos ento a segunda fase do problema em descobrir a resistncia total RT: RT = Rp + R 3 RT = 2,4 + 5 RT = 7,4 ohms. Agora ficou simples, basta aplicar a lei de OHM que teremos a resoluo do problema: I = E / RT I = 20 / 7,4 I = 2,70 amperes. 2.2.2 Queda de tenso e diviso de corrente. A lei de OHM tambm apresenta novos postulados em referencia a tenso e a corrente nos diferentes circuitos existentes, so eles: A tenso aplicada a um circuito do tipo srie dividida nas resistncias deste circuito cuja soma de todas elas ser igual ao valor da tenso E.

A corrente que trafega em um circuito paralelo dividida e seguem caminhos diferentes at se juntarem novamente, onde a soma de todas estas correntes ser igual a corrente I.

Podemos transformar estes postulados em formulas matemtica e aplicarmos diretamente nos circuitos, onde teremos para tenses: ET = QE1 + QT2 + QT3 + QTn.... Onde: ET = tenso total QT1 = queda de tenso 1 E para correntes teremos: IT = I1 + I2 + I3 + In..... Onde: IT = corrente total. I1 = corrente sobre a resistncia 1. Vamos observar o que foi dito aqui no circuito abaixo para a queda de tenso:

R-1 E + R-2 I

Temos os seguintes valores: tenso E = 12 volts, resistncia R1 = 4 ohms, resistncia R2 = 2 ohms e corrente I = 2 amperes. Pergunta-se: Qual o valor da queda de tenso QT resultante nas duas resistncias?.

10

Resposta: Teremos que aplicar primeiramente a lei de OHM individualmente em cada resistncia a fim de descobrir qual a sua queda provocada, ento temos para a resistncia 1: QTR1 = R1 * I QTR1 = 4 * 2 QTR1 = 8 volts Para a resistncia 2: QTR1 = R2 * I QTR1 = 2 * 2 QTR1 = 4 volts Observe que a soma agora das quedas de tenso QTR1 e QTR2 igual a tenso E, observe: E = QTR1 + QTR2 E=8 + 4 E = 12 volts Para os circuitos paralelos, a lei de OHM diz que a soma das correntes igual corrente total, portanto, observe o circuito abaixo:

It

+ I1 R-1 R-2

I2

It

Temos os seguintes valores: E = 12 volts, R1 = 8 ohms e R2 = 20 ohms. Pergunta-se: Qual a corrente I1 e I2 referentes as resistncia R1 e R2 ?

11

Resposta: Os passos para resolvermos este problema so os seguintes: em primeiro lugar precisamos descobrir a resistncia total, ps isso, descobrirmos a corrente total IT e finalmente descobrirmos a corrente individual de cada resistncia, I1 e I2. Vamos l: RT = R1 * R2 / R1 + R2 RT = 8 * 20 / 8 + 20 RT = 160 / 28 RT = 5,71 ohms Passo dois: IT = ET / RT IT = 12 / 5,71 IT = 2,10 amperes. Passo trs: I1 = ET / R1 I1 = 12 / 8 I1 = 1,5 amperes I2 = ET / R2 I2 = 12 / 20 I2 = 0,6 amperes. Observe que somando os valores de I1 com I2 teremos o valor de IT igualmente ao passo 2: IT = I1 + I2 IT = 1,5 + 0,6 IT = 2,10 amperes 2.3 Exponencial. Os valores numricos das propriedades utilizadas em eletrnica podem se tornar um transtorno no referente ao seu manuseio, pois estes nmeros podem receber valores extremamente baixos com vrias casas decimais ou ainda grandes o bastante para confundir o tcnico na hora de calcula-los. Para facilitar o trabalho de leitura e manuseio, utiliza-se as potncias que de uma forma mais branda, consegue aliviar este transtorno. No grfico abaixo, vamos conhecer quais so elas:

12

T = TESLA G = GIGA M = MEGA K = KILO FUNDAMENTAL m = mile u = micro n = nano pf = pico

1 * 10 9 1 * 10 6 1 * 10 3 1 * 10 0 = ohms, volts, amperes, watts etc... 3 1 / 10 1 / 10 9 1 / 10 12 1 / 10


6

12

A tabela foi criada para auxiliar nas leituras com nmeros grandes, observe o seguinte valor: 30.000 ohms, o que mais fcil de trabalhar, 30.000 ohms ou 30Kohms?. Vamos a mais um exemplo: o que mais fcil de trabalhar, 0,000001 ampere ou 1 ampere ?. Perceberam, Portanto, para facilitar o modo de visualizao e manuseio dos grandes nmeros, basta aplicarmos a tabela e multiplicarmos ou dividirmos conforme for o caso para se levar ao valor fundamental, veja mais alguns exemplos:
2 Kohms 5 m volts 10M ohms 32u amperes = = = = 2.000 ohms 0,005 volts 10.000.000 ohms 0,0000032 = = = = 2 * 1 * 10
3 3

5 / 1 / 10 10 * 1 * 10
6

32 / 1 / 10

3.0 COMPONENTES ELTRICAS. 3.1 Tenses eltricas: No mundo eltrico e eletrnico podemos dividir quase que todas as tenses eltricas em duas modalidades, a saber, tenses eltricas alternadas e tenses eltricas contnuas.

13

Tenso eltrica alternada.

Dizemos que uma tenso alternada quando esta varia seus valores em decorrncia do tempo, isso significa dizer que a cada momento do tempo os componentes desta podem assumir valores que vo desde o 0 at o mximo da energia para depois retornar novamente ao 0. Dentro de uma tenso alternada temos vrios conceitos que devem ser esclarecidos, a saber: Freqncia. (F) O primeiro conceito a freqncia. Ela corresponde ao nmero de ciclos de uma onda alternada medida em segundos, sua unidade expressa em HERTZ e significa em outras palavras a quantidade de vezes que o sinal sair do momento 0 e chagar nele novamente por segundo. A faixa de freqncia da voz humana est compreendida entre 200 a 3.000Hz, a faixa de freqncia audvel pelo ser humano varia de 20 a 20.000 Hz. Perodo: (T) O perodo definido como o tempo gasto para se realizar um ciclo completo, tendo como unidade o segundo, o perodo pode ser expresso matematicamente como sendo o inverso da freqncia, ou seja, aumenta-se o perodo, e conseqentemente diminui-se a freqncia. Ela pode ser representada assim: T=1/F Amplitude: (A) A amplitude o valor mximo da onda que corresponde a seu pico mximo de potncia do sinal aplicado. Normalmente esta tenso medida em volts pico a pico e no corresponde a realidade da potncia aplicada, mas sim a uma amostra do sinal como um todo, pois a potncia realmente eficaz ser uma conhecida como valor RMS. Outra caracterstica determinante tambm na amplitude que ela dependente da potncia com que o som produzido pela fonte sonora, pela amplitude de um som, por exemplo, podemos dizer se um som forte ou fraco. Decibel: (Db ) O decibel uma unidade de relao entre potncias e muito utilizada para exprimir por meio de logaritmos a razo entre dois valores de tenso, de corrente, de potencia ou de nveis sonoros, usado freqentemente para exprimir a quantidade de potencia perdida ou o ganho de um amplificador. Por ser uma unidade logartmica, o decibel (dB) aproxima-se muito da resposta do ouvido humano, sendo a resposta do ouvido humano proporcional ao logaritmo da energia sonora de uma onda sonora e no a prpria energia sonora.

14

Matematicamente ela demonstrada na formula abaixo: NdB = Log P1 / P2 Onde : Log = sistema comum de logaritmo de base 10 P1 = Potencia de sada P2 = Potencia de entrada NdB = Nmero qualquer em decibel A figura abaixo retrata uma forma de onda senoidal de tenso alternada com todas as caractersticas descritas acima:
0 90 180 270 360

VP VPP

SENOIDE

VP

PERIODO

Suas caractersticas: Vpp Vp Perodo 360 = = = Tenso pico a pico Tenso de pico pode ser positiva ou negativa Tempo gasto para a onda sair do instante 0 e chegar a

Tenso eltrica continua:

Como podemos observar, as tenses eltricas alternadas variam sua polaridade conforme o passar do tempo, hora o valor positivo, hora o valor negativo sucessivamente enquanto existir circulao de corrente pelo circuito, j as tenses eltricas continuas conforme o prprio nome sugere, no variam sua polaridade com o passar do tempo, onde temos o plo positivo, sempre ser positivo e no negativo a mesma condio.

15

As tenses eltricas continuas so largamente empregadas no interior dos equipamentos eletrnicos em diversos nveis de tenses e com as mais variadas funes. So encontradas tenses eltricas continuas em baterias de automveis, pilhas, fontes e em todos produtos eltricos e eletrnicos existentes. 3.2 Alimentao telefnica. Atravs de um par de fios eltricos, o aparelho telefnico ligado a uma central telefnica. Nestes fios encontra-se uma tenso de aproximadamente 48 volts DC quando o aparelho esta no gancho. Quando se retira o fone do gancho, e a tenso cai para 9 volts (este valor aproximado, pois pode variar entre 6 a 14 volts, devido ao comprimento da linha telefnica). Quanto maior distncia entre o aparelho e a central, maior a queda de tenso e menor a tenso nos terminais desta linha. A intensidade de corrente que circula pelo aparelho telefnico varia de 30 a 70 mA, normalmente os aparelhos so projetados para trabalharem com correntes mnimas de at 20 mA. Quando a corrente for menor que isso, pode ficar comprometido o funcionamento do aparelho, principalmente se for um facsmile, e aparelhos tipo CPCT. Isso tambm pode acontecer quando num determinado local existem vrias extenses e todos os ganchos so retirados do aparelho ao mesmo tempo, (geralmente com extenses em paralelo). A alimentao telefnica pode ser dividida em duas modalidades ou tipos: Bateria local Bateria central Telefone a bateria local. Este sistema hoje j no utilizado. Ele incorpora uma manivela acoplada ao corpo do aparelho, cuja funo gerar uma tenso senoidal com freqncia de ordem de 20Hz na linha telefnica, a qual aciona a campainha de outro aparelho nele conectado. Este antigo sistema contava com enormes baterias que eram carregadas ou instaladas juntamente com os aparelhos em questo. Telefone bateria central: Neste grupo esto inclusos os aparelhos dos assinantes de uma companhia telefnica que recebem a alimentao de 48 volts. Atravs da linha do assinante feita a ligao permanente entre um aparelho e a central de comutao (Telefnica, Telemar etc...). Esta comunicao ponto a ponto pode ter milhares de aparelhos assinantes e est sempre em constante crescimento, devido automatizao das comutaes nas centrais, cuja tendncia serem totalmente informatizadas.

16

3.3 Componentes telefnicos. 3.3.1 Cpsula transmissora de carvo. Este componente constitudo basicamente por um diafragma que aciona um eletrodo mvel que desliza no interior de uma cmara contendo minsculos gros de carvo. Quando o diafragma movimentado pelas ondas sonoras, o eletrodo mvel comprime e descomprime os gros. Com a compresso, a superfcie de contato dos gros aumentada, diminuindo a resistncia eltrica dos gros, com a descompresso, a superfcie de contato diminuda, aumentando a resistncia eltrica. Se alimentarmos a cpsula com uma fonte de energia eltrica DC, e a deixarmos em posio de repouso, ou seja, nenhuma incidncia de som em seu diafragma, circular uma determinada corrente, porm, se qualquer presso sonora for aplicada ao diafragma, a resistncia eltrica dos gros ir variar, variando assim a corrente total do circuito. As variaes de resistncia so utilizadas para jogar em cima da corrente contnua impulsos que sero enviados a linha telefnica, da podemos dizer que a cpsula transmissora um transdutor eletroacstico, que transforma energia acstica em energia eltrica. A figura abaixo retrata:

3.3.2 Cpsula receptora. O sinal eltrico produzido pela cpsula transmissora deve ser transformado em energia acstica. Isso se obtm fazendo com que as variaes de corrente produzidas deformem um determinado campo magntico estvel. Essa deformao no campo magntico so transmitidas a um diafragma muito sensvel; este por sua vez, transforma os impulsos em energia sonora. Basicamente, a cpsula receptora constituda por um im permanente em torno do qual h uma bobina enrolada. Esse im mantm uma membrana metlica atrada, a qual esta em suspenso elstica com um anel plstico.

17

Observe a figura abaixo:

01 Im permanente 02 Bobina enrolada 03 Membrana metlica 04 - Transformador

Se ligarmos o primrio do transformador, pontos A e B, passar atravs dele as variaes de corrente provocada pela cpsula transmissora. Por induo, teremos a mesma variao de corrente no secundrio desse transformador, esse secundrio provocar uma alterao no campo eletromagntico do im permanente, atravs da bobina que esta enrolada ao seu redor, essa alterao do campo eletromagntico resultar na vibrao da membrana metlica que por sua vez produzir as ondas sonoras, voltando assim ao original produzido pela voz humana no incio da aplicao na cpsula transmissora. Para que seja concretizada uma comunicao, alm do microfone e do receptor e da bateria, necessrio tambm um meio pelo qual seja transmitido o sinal. O circuito mais simples o que permite a transmisso de um ponto A para um ponto B e somente nesse sentido, a figura abaixo retrata este mtodo que conhecido como sistema simples de comunicao, ou transmisso em um nico sentido.

PONTO A

PONTO B

Transmisso ideal: O ideal que as comunicaes ocorram nos dois sentidos, isto , que os dois lados tanto recebam, quanto transmitam a voz. Isto conseguido se montarmos um circuito como o anterior incluindo nele mais um transmissor e

18

mais um receptor, fazendo uma ligao em srie como ilustra a figura seguinte, teremos a comunicao nos dois sentidos.

PONTO A

PONTO B

Apesar deste circuito simples funcionar, ele apresenta problemas que numa eventual variao na resistncia do transmissor de quem esta ouvindo provocar a alterao da resistncia total do circuito e, conseqentemente, tambm na corrente de alimentao no transmissor de quem fala, pois todo o circuito esta ligado em srie. Uma forma bastante simplificada de resolver este problema de variao de resistncia total a incluso de uma bobina de choque em srie com a bateria conforme mostrado no circuito abaixo.

PONTO A

PONTO B

A incluso da bobina de choque CH em srie com a bateria impede que as correntes vocais se atenuem atravs da bateria no interferindo tambm na circulao da corrente continua de alimentao dos transmissores. O microfone M1 recebe a alimentao atravs dos pontos 5 e 6 e depois dos pontos 1 e 2 sendo que a corrente circulante na comunicao passa principalmente pelos pontos 1 e 3 e depois 4 e 6 pois a bobina de choque oferece maior impedncia do que os conjuntos M2 /R2 ou M1 / R1 para as correntes de freqncias de voz.

19

Este circuito por mais simples que possa parecer, pode ser empregado em comunicaes de pequenas distncias bastando apenas que seja colocado um interruptor que desligue a bateria quando o circuito no estiver sendo utilizado. Bobina de induo: Vimos nos circuitos estudados anteriormente que a corrente de alimentao percorre o microfone, o receptor e toda a linha de interligao, uma vez que todos esto ligados em srie com a bateria de alimentao. O emprego do sistema de bateria comum no traz melhora sensvel, pois mesmo com este sistema, ainda no possvel conseguir que a corrente de alimentao seja inteiramente independente da resistncia da linha. Um sistema ideal seria aquele em que a corrente dependesse exclusivamente da resistncia da cpsula transmissora e no circulasse pela linha de transmisso. Este resultado foi conseguido com a incluso de um transformador ou bobina de induo no circuito. A bobina de induo funciona de acordo com os princpios da induo mtua, composta por duas bobinas enroladas sobre o mesmo ncleo, separadas eletricamente entre si conforme mostra a figura abaixo:

A figura mostra um circuito primrio P conectado a um transmissor M em srie com uma bateria. Ao circuito secundrio S conectado um receptor, no grfico da corrente em P a linha tracejada mostra a corrente que circula quando o diafragma do transmissor esta em repouso. Ao se falar em frente do transmissor a corrente que circula em P varivel. Quando a corrente cresce de (a) para (b), o seu campo magntico cresce tambm atravessando S fazendo circular nele uma corrente que vai de (a) para (b) assim sucessivamente. O que temos aqui ento uma transferncia magntica dos sinais que so produzidos por M e sero recebidos em R sem a alterao das resistncias dos circuitos. Outra grande vantagem da utilizao deste mtodo o aumento do nmero das esperas do secundrio do transformador, proporcionando assim maior tenso e a corrente ser menos intensa, alm disso, podemos ter no secundrio um nmero de espiras tal que seja igual impedncia do aparelho, evitando assim perda de sinal pela reflexo do sinal enviado (eco). A figura a seguir mostra um exemplo de sistema com a utilizao de choque e de transformadores igualmente utilizado nos sistemas de hoje.

20

SINALIZAO Os sistemas mostrados at agora so extremamente simples, porem, para que se saiba quando uma comunicao deve ser estabelecida necessrio que haja um sistema de sinalizao. Para tal, o aparelho necessita de uma campainha que interpretar a chamada que enviar atravs da linha telefnica um sinal caracterstico. CAMPAINHA A campainha para corrente alternada composta de duas bobinas enroladas sobre ncleos de ferro-doce, que formam um circuito magntico atravs de um m permanente conforme a figura a seguir:

O m permanente transfere para os ncleos do ferro-doce a polaridade Sul. Do plo norte do m permanente, pende uma armadura que est presa por um eixo, formando entre-ferros com as extremidades livres do ncleo de ferrodoce. Na armadura est fixado um badalo que, conforme os movimentos dela, pode golpear, alternadamente, dois tmpanos. Uma vez que os sentidos dos enrolamentos das duas bobinas so contrrios, a passagem da corrente alternada provoca, ora num entre-ferro, ora noutro, o aumento ou a diminuio do fluxo magntico. Dessa forma, a armadura mvel ganha um movimento vibratrio. Para ento que a bobina possa atuar, antes dos circuitos serem ligados a bateria central da central telefnica, um pulso em onda senoidal de aproximadamente 90 volts AC enviado ao telefone chamado, onde nele uma

21

campainha como a descrita acima soar informando que algum estar chamando. Conforme demonstrado na figura abaixo, este circuito um modelo bem prximo da realidade.

4.0 COMUTAO INTERLIGAO DE ASSINANTES Suponhamos que temos 06 assinantes interligados entre si de modo a formar uma rede telefnica. Para isso seriam necessrios 15 pares de fios, de acordo com a frmula e a figura abaixo:

X=N(N-1) 2

Onde N o numero de assinantes a serem interligados.

Ento, no caso de termos 1.000 assinantes a serem interligados, teramos que dispor de 499.500 pares de fios, o que um absurdo e economicamente invivel. Outros problemas surgem neste tipo de interligao, tais como: de que modo um assinante poderia escolher com quem falar? Como evitar que um assinante receba mais de uma ligao ao mesmo tempo? A eminente necessidade de racionalizao do sistema telefnico fez com que surgissem as Centrais de Comutao, que tem a funo de providenciar as ligaes entre os assinantes, alm de controlar e oferecer certas facilidades aos usurios. Primeiro surgiram as centrais Manualmente Controladas, isto , um operador direcionava a chamada para o assinante solicitado; depois vieram as Centrais Automticas. Um fato curioso forou o desenvolvimento das centrais

22

automticas; havia um pequeno comerciante que tinha um negcio no muito agradvel, possua uma agncia funerria. Acontece que, como em qualquer negcio, tinha tambm um concorrente por perto, cuja esposa trabalha numa determinada Companhia Telefnica na funo de Operadora de Mesa Telefnica. Quando surgia um defunto, imediatamente ligavam para essa operadora da Cia. Telefnica e solicitavam uma agencia funerria para o enterro do falecido. Mais do que depressa, a fiel esposa conectava o assinante a agncia do seu marido. A, os negcios do nosso amigo comerciante no iam muito bem, porque seus caixes ficavam para os cupins, quando teve uma idia genial e inventou a Conexo Automtica entre os assinantes sem precisar de uma mais do que eficiente telefonista. 4.1 - SISTEMA DE COMUTAO Um sistema de comutao tem como funes principais possibilitar supervisionar a interligao dos aparelhos telefnicos, dois a dois. Antigamente, como j dissemos, a comutao era feita manualmente e a operadora era responsvel pelo estabelecimento e controle da ligao. Mais tarde surgiram os sistemas automticos de comutao: primeiro o sistema Passo a Passo, depois os sistemas Semi-Eletrnicos e Eletrnico. Em todos os casos a necessidade de ligar o aparelho do assinante com a central de comutao. Essa ligao feita de um par de fios denominada Linha de Assinante. Qualquer sistema de comutao seja ele manual ou automtico, deve conter rgos capazes de executar pelo menos duas funes: estabelecer e controlar a ligao entre os assinantes. 4.1.1 - SISTEMA MANUAL Os terminais dos assinantes so jacks montados num painel. As conexes so feitas atravs de um operador por meios de cordes apropriados contendo pegas em suas extremidades. O operador observa o sinal de chamada, conecta-se com o assinante que chamou, seleciona o nmero pedido, d o sinal ao assinante solicitado e supervisiona a ligao, observando o sinal para desligar, no final da conversao. Se os jacks dos assinantes forem acessveis em mais de um ponto da mesa telefnica, o operador deve testar previamente a para saber se mesma est livre ou ocupada.
Os aparelhos telefnicos utilizados neste sistema podem ser de Bateria Local ou de Bateria Central. No primeiro caso, quando o assinante deseja fazer uma chamada, gira a manivela de seu aparelho gerando uma corrente alternada que derruba uma tampinha na mesa da telefonista. No segundo ao tirar o monofone do gancho faz com que uma lmpada se acenda na mesa operadora. A comutao manual apresenta muitas desvantagens quando o trafego ou o numero de assinantes for grande. H necessidade de muitas mesas, jaks e operadoras, aumentando a demora nas ligaes, tornando o trabalho das telefonistas muito cansativo e sujeito a erros, diminuindo a qualidade do servio. Outro fator importante a ser considerado que o sigilo nas conversaes pode ser quebrado.

23

4.1.2 - SISTEMA AUTOMTICO O primeiro sistema automtico desenvolvido consiste no emprego de um dispositivo com passos na horizontal e na vertical. As sadas so situadas em um arco semicilndrico e a entrada ligada a uma sada atravs de um seletor que faz movimento de elevao e giro, tal qual o processo em que a telefonista procura, localiza e comuta a linha do assinante chamado, o seletor alimentado por pulsos eltricos na quantidade correspondente dezena e unidade do nmero chamado. A dezena o leva de repouso ao nvel de igual nmero, a unidade faz suas escovas girarem naquele nvel at a linha de nmero igual ao algarismo da unidade. A figura abaixo exemplifica um desenho simplificado deste tipo de seletor, conhecido como Passo a Passo, pois processa a ligao a cada digito recebido do aparelho do assinante.

SISTEMA AUTOMTICO DE COMANDO INDIRETO Os impulsos dos discos so armazenados em rgos (registradores) que, pela a anlise dos algarismos comandam os seletores. Assim que a ligao se estabelece, o registrador se libera. Comea a existir uma separao mais ntida entre as funes de conexo (seletores) e as funes lgicas (centralizadas nos registradores). Com as funes lgicas concentradas num nmero menor de rgos, a central fica mais flexvel para ampliaes e mudanas de entroncamento, porm os sistemas so lentos em funo dos grandes movimentos realizados pelos seletores, que apresentam muitos problemas de desgastes em funo do atrito entre os contatos fixos e mveis.

24

SISTEMAS AUTOMTICOS DE CONTROLE COMUM Neste sistema j h uma separao ntida entre o equipamento de controle e a cadeia de conversao. Surgem os seletores CROSSBAR, associados a sistemas de enlaces sob o controle de rgos centralizados, os marcadores, que escolhem o caminho atravs dos diversos estgios de seleo e operam os seletores. Esse tipo de seletor teve larga ampliao e utilizado at hoje em muitas centrais telefnicas. O sucessor do Seletor Crossbar (Barra Cruzada) foi o Seletor Crosspoint, que obedecia ao mesmo princpio, porem utilizando rles de alta velocidade dispostos de forma matricial. Centrais que utilizam seletores matriciais so classificadas como centrais de comando indireto, uma vez que possuem sofisticados dispositivos de controle que atuam sobre os seletores, que passaram a no ser mais controlados diretamente pelo assinante chamador. A seguir a tecnologia evoluiu para as matrizes de reed-rles e comutadores eletrnicos de estado slido, estes contendo dispositivos de controle atravs de microprocessadores controlados por programas. CENTRAL TELEFNICA CPA CPA a abreviao de central telefnica com Controle por Programa Armazenado, sendo uma central telefnica computadorizada que presta diversos tipos de servios aos assinantes. Esse tipo de central telefnica tem o seu controle de tarefas todo feito atravs de programas (Softwares), bastando que o assinante, em seu prprio aparelho, digite alguns cdigos e ative estes servios na central. FACILIDADES Os servios que elas podem oferecer aos assinantes so denominados de Facilidades. Mediante o requerimento da Cia Telefnica local, o assinante solicita a ativao destes servios em sua linha telefnica, sendo cobrada uma taxa por servio ativado, entre os quais podemos destacar alguns: Linha Direta neste servio pode se estabelecer uma linha direta com o nmero de telefone que se chama com maior freqncia e falar com este assinante sem precisar teclar o nmero todo. No Perturbe se o assinante desejar no ser perturbado, pode programar a central para que toda vez que algum lhe ligar, esta envia uma mensagem gravada dizendo que no esta recebendo chamadas temporariamente. Bloqueador de Interurbanos nesta facilidade so bloqueadas as execues de chamadas interurbanas. Uma senha de quatro dgitos gravada na central para que o assinante libere a linha assim que desejar efetuar interurbanos. Discagem Abreviada com este servio o assinante pode gravar at 10 nmeros de telefones que liga mais freqentemente, inclusive nmeros

25

interurbanos e internacionais. Quando desejar chamar algum nmero, basta digitar duas teclas e a chamada ser efetuada. Transferncia de Chamadas programa-se para transferir automaticamente para um outro nmero telefnico de sua preferncia, todas as chamadas que forem feitas para o seu nmero. Atendimento Simultneo permite ao assinante, durante uma chamada telefnica, atender uma segunda chamada, sem desligar a primeira. A central lhe envia bips, informando-o de que uma outra chamada esta sendo feita. SINAL CARACTERSTICO O tipo de sinal apropriado para ser enviado a central CPA o Multifrequencial (MF), que tem a vantagem de ser muito rpido no processamento da discagem. Durante a programao das facilidades, as teclas (*) e (#), em conjunto com as outras, so utilizadas para a ativao dos servios. A central CPA deve aceitar tambm os sinais decdicos, proveniente de aparelhos telefnicos de disco ou de teclados decdicos. VANTAGENS Alm das facilidades oferecidas aos assinantes, tornando-se uma fonte de receita para a Cia. Telefnica, a central CPA oferece uma srie de atrativos para a sua implantao: Economia de rea, devido ao seu reduzido tamanho. Menor consumo de energia durante a HMM (Hora de Maior Movimento). Menor cabeamento na central. Automatizao de testes. Superviso permanente do desempenho da central. Alta confiabilidade operacional. Obteno de dados de tarifao de dados em meio magntico. Ordens de servio executadas remotamente de terminais. Informao ao assinante mediante grande variedade de mensagens gravadas.

5.0 - SINALIZAO PARA O ASSINANTE O assinante necessita ouvir durante o processo de chamada telefnica, sinais que o informe do que est acontecendo, at o estabelecimento da ligao. Anteriormente s centrais CPA, a sinalizao era toda feita com modulaes de freqncias distintas; aps a implantao das centrais programadas, algumas sinalizaes foram substitudas por gravaes de frases como, por exemplo: EMPRESA informa, este nmero de telefone no existe, favor consultar o cataloga de telefones ou o servio de informaes. As sinalizaes enviadas ao assinante so comumente chamadas de Tons e eles so classificados em:

26

a) Tom de Discar uma freqncia contnua de 425 Hz que informa os assinantes, aps ele tirar o fone do gancho, que a central fez a prseleo e que esta pronta para receber os dgitos do nmero telefnico a ser chamado. Caso esse sinal no seja ouvido ao se retirar o monofone do gancho, significa que a central telefnica naquele momento est congestionada ou a linha est com defeito. b) Tom de Ocupado informa ao assinante que o nmero digitado est ocupado, ou pode significar congestionamento da central, se for ouvido logo ao se retirar o fone do gancho. Sua freqncia de 425Hz tambm, porem intercalada com breves espaos de silncio. c) Tom de Controle de Chamada este tom enviado ao assinante que efetivou a ligao, no momento que o nmero digitado est sendo chamado. d) Corrente de Toque o sinal cuja tenso e freqncia nominal de 75V/25Hz. A central envia o sinal de toque para fazer a campainha do telefone do assinante chamado soar. Os tempos so iguais ao tom de controle de chamada. As figuras a seguir mostram estes sinais em funo do tempo:

27

6.0 - TIPOS DE CENTRAIS TELEFNICAS PBLICAS H vrios tipos de centrais telefnicas, a saber: Central Local a central telefnica que atende os assinante de uma determinada regio, por exemplo, alguns bairros da cidade grande. Ela fica normalmente localizada no centro geogrfico desta regio, possuindo a rea um raio no superior a 5 km, pois a sinal poder ficar comprometido. A capacidade da central local poder variar de acordo com a densidade demogrfica, nmero de empresas, etc. A central local batizada com um prefixo, por exemplo, 832, assumindo os assinantes os numerais de 0000 a 9999. Quando o nmero de candidatos a assinantes aumenta nesta regio e noutras prximas, novos centros telefnicos locais tm que ser construdos, e esses centros devem estar interligados entre si, ficando o sistema de acordo com a figura abaixo.

Um cabo tronco faz a conexo entre as centrais locais para que os assinantes da central 832 possam fazer chamadas para a 262 e vice-versa. Com o aumento das centrais locais fica invivel a interligao dessa forma, pois um nmero de cabos tronco muito grande seria necessrio. Surgiram ento as centrais Tandem, que ficam ligadas em srie com as locais, sua funo realizar o trnsito entre as centrais locais, conforme ilustra a figura a seguir:

28

Central Interurbana este tipo de central telefnica realiza ligaes entre os assinantes de locais diferentes e, quanto ao seu modo de operao, dividiam-se: Operao Manual a operadora da localidade A pede operadora da localidade B para completar a ligao. Operadora Disca a Distncia (ODD) a operadora disca diretamente ao nmero pedido pelo assinante A. Discagem Direta Operadora (DDO) o assinante da localidade A chama diretamente a operadora da localidade B. Discagem Direta a Distancia (DDD) o assinante chama diretamente o nmero desejado da outra localidade, no necessitando de operadora. Funciona geralmente atravs de sistema de micro-ondas, transmitidas por rdio. Atualmente, este o sistema de maior utilizao em nosso pas formando uma malha telefnica gigantesca, onde assinantes do extremo sul do pas podem estabelecer comunicaes com assinantes do extremo norte, em alguns segundos. Central Internacional uma variao de central interurbana, com finalidade de realizar ligaes telefnicas internacionais. Na maioria das vezes utiliza satlites de comunicaes como meio de transmisso. Aqui tambm o assinante de um pas chama diretamente o assinante de outro pas, por meio da Discagem Direta Internacional (DDI). 7.0 - MEIOS DE TRANSMISSO Os telefones esto interligados a uma central telefnica local que por sua vez est interligada s demais centrais existentes naquele centro urbano, a fim de possibilitar a comunicao entre todos os assinantes. Todas as ligaes telefnicas necessitam de um meio de transmisso, no importa se uma ligao local ou internacional. Existem dois meios bsicos de transmisso dos sinais eltricos produzidos numa comunicao telefnica: os meios fsicos e os meios vias ondas de rdio.

29

Meio Fsico um corpo fsico no qual o sinal programado de forma confina de um ponto a outro. Como exemplos de meios fsicos temos: o meio metlico (linha aberta), onde a corrente eltrica enviada; o meio resina (fibra ptica) onde a luz enviada. Meio Via Rdio Para a transmisso de sinais em longa distncia necessitamos de um meio mais eficiente, o sistema de transmisso e recepo de sinais vias ondas de rdio que consiste na programao pela atmosfera terrestre de sinais de ondas eletromagnticas. Existem varias formas de transmitir os sinais: por visada direta, que consiste em direcionar o feixe de ondas diretamente antena receptora; por tropodifuso, onde se utiliza a troposfera como refletora das ondas (torno-se obsoleto); e por receptoras, onde o sinal retransmitido pelas estaes de rdio. 7.1 - REDES DE ACESSO E REDES INTERNAS Antigamente, as redes telefnicas eram formadas por fios desencapados de dimetro bem maior do os usados atualmente, sustentados por postes de madeira ao longo do trajeto at a casa do assinante. Quando eram bem construdas ofereciam pouca perda de transmisso, porm, as condies atmosfricas afetavam grandemente a atenuao das linhas areas. Com o passar do tempo ficou impraticvel a ampliao do nmero de assinantes, surgindo ento os Cabos Telefnicos de Pares. A principal caracterstica dos cabos telefnicos de pares concentrar num mesmo ncleo um grande nmero de pares de condutores, que ocupam um espao consideravelmente menor em comparao aos fios nus. No incio de sua utilizao eram revestidos de chumbo e seus fios isolados por papel. Atualmente o isolamento dos fios feito com plsticos, apesar da enorme vantagem de se utilizar cabo telefnica de pares, algumas desvantagens precisam ser consideradas: 1 As caractersticas de transmisso so inferiores s de um circuito de fio nu equivalente. 2 Os cabos precisam emendados par a par, em distancias determinadas ao longo do trajeto, introduzindo assim pontos passveis de apresentar defeitos.

Apesar dessas desvantagens, o seu uso tornou-se um padro nas redes telefnicas do mundo todo. Alguns desenvolvimentos foram necessrios para minimizar os problemas apresentados, tais como bobinas de pupinizao, capacitores de compensao, extensores de enlace, amplificadores de freqncia e voz. Alm disso, novos mtodos de dimensionamento de redes telefnicas urbanas surgiram, novos tipos de emendas surgiram tambm, equipamentos

30

eletrnicos que possibilitam a instalao de mais de um assinante no mesmo par de fios foram inventados. Novamente, com o crescimento acelerado do nmero de assinantes, ficou impossvel a sustentao de cabos telefnicos com alta capacidade nos postes, devido ao peso excessivo. Foram ento criadas as Linhas de Dutos Telefnicos e respectivamente as Caixas Subterrneas alem de novos tipos de cabos telefnicos para essa aplicao. Portanto, num sistema telefnico convencional denominado de Rede de Acesso o conjunto de cabos de assinantes e cabos troncos que atendem a uma determinada localidade, associados linha de duto, ferragens, postes, blocos terminais, etc. no fazem parte da rede de acesso os fios que do acesso ao assinante, assim como as de redes internas de edifcios, apesar destas ultimas terem muita semelhana com ela. 7.2 - TIPOS DE REDES Foram criados levando-se em considerao as condies regionais, os recursos econmicos disponveis para a implantao, a melhoria de confiabilidade, tipos diversos de redes, cada um com suas vantagens e desvantagens. Numa mesma rea de central telefnica, podem existir diversos tipos de redes, estando interligadas sem causar maiores problemas. O objetivo nico levar os pares de fios desde o DG (Distribuidor Geral) at as casas dos assinantes, prevalecendo os padres de qualidade, conciliados com os recursos econmicos. Conforme normas da ANATEL, podemos encontrar 3 tipos de redes: 7.2.1 - REDES RGIDAS Chama-se Rede Rgida a rede que no possui nenhum ponto de seccionamento entre a central e o assinante. Os pares de cabos subterrneos so ligados diretamente aos pares dos cabos areos, como ilustra a figura abaixo:

31

Isto quer dizer que as emendas so permanentes, ou seja, os condutores vo sendo emendados desde o DG at as caixas terminais, e s poder ser feita alguma alterao mediante a abertura das emendas. Este tipo de rede utilizada em locais onde a densidade telefnica baixa ou onde as linhas dos assinantes so curtas. A grande vantagem em utilizar este tipo de rede est na facilidade de se tirar defeitos em sua extenso, porque so poucas as intermediaes at a casa do assinante, porm em contra partida, no momento da ampliao as emendas devem ser abertas para a nova configurao. Alm disso, a quantidade de pares reserva tem que ser alta, diminuindo a ocupao dos cabos alimentadores. 7.2.2 - REDE FLEXVEL Chama-se Rede Flexvel rede que possui seccionamento entre a central e o assinante; para isso, empregam-se Armrios de Distribuio que interligam os pares dos cabos da rede primria com os pares de rede secundria, um par de fios do cabo primrio, que termina no armrio, pode ser conectado a qualquer par do cabo secundrio, que deixa o armrio. Todas as conexes so feitas por intermdio de fios Jumper, facilitando em muito a manuteno dos pares. Neste tipo de rede, o lado secundrio pode ser ampliado alm da conta, ou seja, instalar pares a mais do que o necessrio previsto, pois este lado da rede tem seu custo menor. Mas, como qualquer rede, ele tem suas desvantagens tambm. Os armrios de distribuio tem seu custo elevado e um planejamento mal feito pode tornar o lado secundrio ocioso por muito tempo. Outra situao que so terminais remotos, tornando-os facilmente acessveis, dificultando o controle no cadastro dos roteamentos.

32

A figura a seguir exemplifica:

7.2.3 - REDES MLTIPLAS Chama-se de Rede Mltipla rede que tem todos ou alguns pares de seus cabos, terminados em mais de um local atravs de ligaes em paralelo, em outras palavras, o nmero do par permanece o mesmo desde a central at o assinante. A vantagem para este tipo de rede est em se utilizar um par reserva em mais de um ponto, fazendo com que a ocupao media dos pares aumente. As desvantagens so: controle dos registros, perda no sinal de transmisso por estarem em paralelo e maior dificuldade na localizao dos defeitos. A figura a seguir exemplifica o que foi dito:

33

7.2.4 - REDES COM ARMRIOS DE EQUALIZAO O Armrio de Equalizao est interligado a outros armrios de distribuio, alm disso, os de distribuio esto tambm interligados entre si, aumentando muito a flexibilidade da rede telefnica. O inconveniente est no controle dos pares ocupados e no custo da interligao, entre os armrios. A figura a seguir mostra esta ligao:

8.0 ELEMENTOS DAS REDES. Descrevemos agora de forma resumida todos os elementos que fazem parte das redes telefnicas urbana e internas, e como so aplicados. No anexo no final desta apostila, temos um desenho que exemplifica as redes urbana e interna, com boa parte dos elementos que as constituem, para acompanhar a narrativa, faa uso deste desenho: Blocos de Terminao so destinados interligao de pares de fios permitindo que sejam efetuadas trocas nas ligaes. Possuem uma base de materiais isolante (madeira ou plstico) onde so alojados pinos metlicos que recebem as conexes dos fios. Esses pinos possuem diversos formatos de acordo com o processo de conexo que iro receber, ou seja, a conexo poder ser: por aparafusamento, por enrolamento, por encaixe, etc; O bloco possui dois lados, um para as conexes fixas e outro para os mveis de modo que cada lado atende a sua funo especfica, podemos verificar dois blocos que recebem os cabos e o jumpeamento efetuado entre eles. Fio Jumper ou FDG entende-se por jumpeamento, a conexo fsica de pares de cabos diferentes ou de pares de cabos com a fiao de equipamentos de telecomunicaes. O FDG mais utilizado formado por um par de fios

34

tranados, em geral de duas cores, fornecidos em bobinas contendo 500 metros, possuindo as cores Preto/Laranja ou Preto/Branco. Distribuidor Geral (DG) o dispositivo que contem os elemento de conexo entre cabos provenientes de locais diferentes, por exemplo, os cabos da central de comutao que tem que ser interligados aos cabos de redes externas, no DG so realizadas as ligaes mveis e tambm as protees individuais para cada linha de assinante ou ramal de usurio. As protees so feitas com mdulos de quando recebem sobretenses (descargas atmosfricas, por exemplo), desviam esse sinal para o aterramento. Caixa de DG Utilizada nas instalaes de rede interna dos assinantes. um armrio metlico com fundo de madeira podendo ser embutido ou no na parede, que recebe os blocos terminais para a interconexo da rede externa com a rede interna. Anis de guia so fixados para que a fiao de interconexo (fio DG) seja passada e organizada. Caixa de Distribuio um armrio metlico de tamanho inferior ao da caixa de DG, usado na rede interna comportando os blocos terminais, fios e cabos internos. A caixa de distribuio num edifcio o ponto de interligao do cabeamento interno com a fiao interna do assinante. Caixa Subterrnea quando uma rede telefnica tiver propores grandes, torna-se necessria utilizao de caixas subterrneas para que comportem as emendas dos cabos de capacidade superior e para que as derivaes possam ser efetuadas. Armrio de Distribuio geralmente tem a funo de interligar os cabos primrios (oriundos da central telefnica) com os cabos secundrios (destinados distribuio dos assinantes). O armrio de distribuio comporta os blocos de terminais para que sejam feitas as manobras entre a rede primria e secundria por intermdio de fios jumpers. Os armrios so instalados em lugares estratgicos, podendo ser de pedestal ou para poste. Inicialmente eram fabricados em metal, atualmente existem tambm os fabricados em fibra de vidro. Cabo Primrio o cabo de distribuio que sai do DG da central pblica e chega at o armrio de distribuio. um cabo com capacidade elevada, em torno de 1200 a 3600 pares. Cabo Secundrio o cabo que sai do armrio de distribuio e vai at um outro ponto intermedirio, por exemplo, uma caixa de emenda ventilada (CEV), ou at a propriedade dos usurios (edifcio). Normalmente areo e se utiliza do posteamento da empresa de energia eltrica para chegar ao seu destino. Fio FE ou FEB este fio apropriado para as instalaes externas e tem a funo de fazer a conexo entre a derivao da rede secundria e o ponto de acesso ao assinante.

35

Bloco Conector recebe o FE proveniente da rede secundria e faz a conexo com a rede interna do assinante. Tomada Padro recebe o fio proveniente do bloco conector e faz a conexo com o pino padro do aparelho telefnico. CABOS E FIOS TELEFNICOS DEFINIO A definio de cabo telefnico poderia ser: um conjunto de pares de fios de cobre isolados individualmente por uma pelcula de papel ou plstico, transados entre si formando grupos independentes e protegidos por camadas de papel ou plstico helicoidalmente e com uma camada de alumnio ou chumbo externa revestida de polietileno, pelo qual so feitas as interligaes entre centrais, assinantes ou central de assinantes. TIPO DE CABO Cabo Tronco Cabo Primrio Cabo Secundrio INTERLIGAES INSTALAO entre centrais locais ou entre centrais em dutos locais e Tandem da central ao armrio em dutos (rede primria com secundria) do armrio ao terminal de distribuio em dutos enterrados ou (rede secundria com terminal) areos

A figura a seguir mostra um exemplo do cabo multipares:

Uma rede telefnica pode possuir diversos tipos de cabos, conforme mostra a tabela acima. A bitola representa o dimetro do condutor e o padro utilizado o da escala AWG, onde so mostradas na tabela seguinte as bitolas mais comuns, bem como os valores em milmetros.

36

Os cabos primrios e os cabos troncos so de grande capacidade (de 200 a 3600 pares) e os cabos secundrios so de baixa capacidade (de 10 a 200 pares).

Bitola (AWG) 26 24 22 20 19

Dimetro em mm 0,404 0,511 0,643 0,800 0,912

Simbologia de desenho 40 50 65 80 90

CABOS DE REDE PRIMRIA 1) Cabo CT ou TAP formado por condutores de cobre, isolados com papel e envolvidos por uma capa de liga chumbo e antimnio. A capa impregnada por uma substancia asfltica e ao redor da mesma existe uma outra capa de PVC de cor preta. 2) Cabo CT-APL similar ao CT ou TAP, porm possuindo uma capa APL (Alimento Polietilenado) confeccionada com fita de alumnio lisa, rigidamente colocada capa externa de polietileno preta. CABOS DE REDE SECUNDRIA 1) Cabo CTP-APL trata-se de um cabo que possui seus condutores isolados com uma capa de polietileno, numa combinao de 25 pares de cores. A capa do cabo feita com fita lisa de alumnio, rigidamente colocada junto capa preta externa de polietileno. 2) Cabo CTP-APL-AS semelhante ao anterior, porem possui internamente um cabo de ao (mensageiro) que permite a autosustentao do cabo aos postes. 3) Cabo CCE-APL cabo de conexo externa de baixa capacidade (2,4 ou 6 pares) similar ao CTP-APL aplicado em instalaes subterrneas, como derivao a partir das emendas. 4) CTP-APL-G trata-se de um cabo de plstico com capa de alumnio e preenchido com gelia de petrleo entre os condutores, parecido com o CTP-APL. 5) CCE-APL-G cabo de conexo externa e capa em alumnio polietilenado, com gelia de petrleo, parecido ao CCE-APL com as mesmas aplicaes, podendo ser enterrado diretamente no solo, pois a gelia o impermeabiliza.

37

CABOS PARA REDES INTERNAS CI cabo interno destinado s instalaes internas, tais como: nas centrais telefnicas, em edifcios, indstrias. A capa na cor cinza e os pares dos condutores so identificados pelo padro internacional de cores. CCI cabo para conexes internas tambm denominado de Tilista.

FIOS TELEFNICOS FDG fio de distribuio geral, popularmente conhecido como fio Jumper, utilizado em distribuidores gerais de equipamentos telefnicos de comutao, interligao de blocos terminais em armrios de distribuio e em quadros de distribuio em edifcios. So fabricados em dois dimetros de condutores: 0,50mm equivalente ao 24 AWG e 0,60mm equivalente ao 22AWG, e sua codificao segue a tabela abaixo: CDIGO FDG 50-1 FDG 50-2 FDG 50-3 FDG 60-1 FDG 60-2 FDG 60-3 N DE CONDUTORES 1 2 3 1 2 3 BITOLA DO FIO (mm) 0,50 0,50 0,50 0,60 0,60 0,60

Quanto codificao das cores, a outra tabela seguinte mostra sua formao: FDG 50-1 50-2 50-3 60-1 60-2 60-3 SIGLA L P-L P-L-V B P-B P-B-V CONDUTOR A Laranja Preto Preto Laranja Preto Preto CONDUTOR B Laranja Laranja Laranja Laranja CONDUTOR C Verde Verde

FI-60-2 fio interno bitola 0,60 mm de 2 condutores, utilizado nas redes internas quando so feitas as ligaes de aparelhos telefnicos em residncias, edifcios, etc; Esse fio conhecido como fio 2x22 e o isolamento dos condutores feito por PVC na cor cinza, sendo que o condutor A possui a capa lisa, j o condutor B tem uma salincia ao longo do isolamento. FE fio externo com aplicao na rede externa e possuindo dois dimetros de condutores: FE100 com condutores de 1,00 mm e FE-160 com condutores de 1,60 mm. O primeiro indicado para instalaes areas em

38

zonas urbanas e em lances iguais ou inferior a 60 m; o segundo indicado para instalaes areas em zonas rurais e em laces superior a 60 m. O FE-100 mais conhecido como fio Drop (no Drops !) ou fio 2x18, seus condutores so isolados com PVC na cor preta e resistente luz solar e s intempries normais. A distino dos condutores feita por uma pequena salincia na capa de um dos condutores, em toda a sua extenso. FEB-65 fio externo binado na bitola 0,65 mm, surgiu em substituio ao FE-100, principalmente na cidade de So Paulo, onde existe um problema muito srio: os jovens ao soltar pipas, tm o hbito de aplicar cortante (vidro) na linha de sustentao. Isso obrigava a operadora local a substituir os fios externos da rede com muita freqncia. O FEB-65 constitudo por dois condutores de liga de cobre e estanhados, de bitola 0,65 mm, isolados cada um com uma capa de PVC, sendo o condutor A na cor branca e o condutor B na cor azul; Os dois condutores so alma de ao ou fibra de vidro so envoltos por uma capa de PVC ficando o conjunto auto-sustentvel, podendo sofre trao durante o esticamento.

Exemplo do FEB 65.

Exemplo do FE 100 (Drop).

BLOCOS DE LIGAO Blocos de ligao, como o prprio nome est dizendo, so utilizados para a ligao dos pares de condutores nas diversas etapas da rede telefnica como um todo. Existem diversos tipos de blocos e a seguir veremos os mais utilizados em telefonia: BLI-10 (Bloco de Ligao Interna com 10 pares) assim chamado por permitir a distribuio de at 10 pares de fios por bloco, sendo que em cada bloco podem ser distribudos 5 pares; Este tipo de bloco muito utilizado na distribuio de cabos telefnicos em redes internas, por possuir modularidade

39

de 10 em 10 pares, permitindo assim que se utilizem os cabos com diversas capacidades.

A figura ao lado exemplifica um bloco BLI 10 tpico:

O sistema de conexo dos condutores em seus terminais do tipo wire wrap, ou seja, de enrolamento dos condutores nesses terminais para permitir um perfeito contato eltrico. A ferramenta utilizada para o enrolamento e desenrolamento dos fios o Enrolador/Desenrolador de BLI. O bloco BLI-10 vem acompanhado de um suporte de fixao denominado canaleta CAN-5, onde sua base encaixada. A canaleta fixada por intermdio de parafusos na prancha do armrio de distribuio atravs de parafusos auto-atarraxantes. A CAN-5 fornecida em barras contendo 5 peas, portanto, numa CAN-5 podem ser utilizados 5 blocos BLI-10. a canaleta vem com ranhuras para que um quantidade menor que 5 peas possa ser utilizada, com uma serra retira-se a quantidade necessria. BLI-2 (Bloco de Ligao Interna de 2 pares) utilizado para efetuar as ligaes das linhas telefnicas dentro das residncias, tendo como funo principal permitir a conexo entre o fio FE-100 (Drop), vindo do cabo areo, e o FI-2x22 (Fio Interno), sem a necessidade de executar uma emenda. Um dos lados permite a ligao do fio FE com encaixe exato para a medida de 18 AWG (bitola do fio FE), o outro lado permite a ligao do fio FI com encaixe para a medida de 22 AWG (bitola do fio FI). Uma chave de fenda deve ser utilizada para o aperto dos parafusos. BLE-2 (Bloco de Ligao Externa com 2 pares) este tipo de bloco utilizado nas ligaes das linhas telefnicas em posteao de residncias ou diretamente na fachada, tendo como objetivo fazer a conexo entre o fio FE100 ou FEB-65, vindo do cabo areo, e o fio proveniente da rede interna do assinante. Os parafusos para contato fazem parte do corpo principal do bloco, ou seja, eles no giram np momento do aperto das porcas, evitando assim um mau contato nos condutores. Uma tampa presa por um cordo fecha o bloco, evitando assim a penetrao de gua. O aperto das porcas feito com uma chave canho. BLA-50 (Bloco de Ligao em Armrio com 50 pares) utilizado nos armrios de distribuio da rede externa, onde fazem a interligao entre os cabos primrios e secundrios. O tipo de conexo wire wrap e a ferramenta utilizada o enrolador/desenrolador. A capacidade deste bloco de 50 pares e so numeradas de cima para baixo e da esquerda para a direita de 1 a 50.

40

XT2-P (Bloco de Ligao Externa com 2 pares) este tipo de bloco tambm aplicado nas ligaes das linhas telefnicas em posteao de residncias, tendo como objetivo fazer a conexo entre o fio FE-100 ou FEB65, vindo do cabo areo, e o fio proveniente da rede interna da residncia. O corpo principal pode ser fabricado de porcelana ou de plstico e possui uma tampa de alumnio, o aperto dos parafusos efetuado por um alicate de bico ou uma chave de boca, e a fixao do bloco ao poste realizada por uma fita de ao inox, atravs do suporte de ao galvanizado. O XT2-P praticamente foi substitudo pelo BLE-2, este por ser mais prtico de trabalhar e apresentar menos problemas. BER-10 0u M-10-B (Bloco de Engate Rpido com 10 pares) com a tecnologia IDC (Isolation Displacement Connection), ou seja, a no necessidade de retirar a capa isolante do condutor para a conexo, este tipo de bloco vem sendo largamente aplicado nas instalaes das redes telefnicas, tanto externas como internas, uma ferramenta especial foi desenvolvida para a conexo dos condutores, chamada de Ferramenta de Insero e Corte, que realiza dois trabalhos principais: inserir o condutor no contato e cortar o excesso de fio. A numerao do BER-10 de 1 a 10 da esquerda para a direita. Trs tipos de blocos existem: de corte, aberto e de continuidade. Todos permitem a utilizao de condutores nas bitolas de 0,40 mm a 0,654 mm. Bloco BLP-100 (Bloco de Ligao e Proteo com 100 pares) destinado terminao dos cabos da rede externa em DGs interligando a rede com equipamentos de comutao, permite a colocao de Mdulos de Proteo contra transientes (tenses e correntes) indesejveis que eventualmente atinjam a rede telefnica, montados um ao lodo do outro, permitem a instalao d distribuidores gerais com qualquer capacidade. Aqui tambm a tcnica de conexo a de wire wrap. Sua aplicao tambm possvel em armrios de distribuio ou em pranchas de telefonia nas CPCT (Centrais Privadas de Comutao Telefnica) esses blocos possuem outra capacidade: de 2,5,10 ou 20 pares, por exemplo.

BTRC (Bloco Terminal Rotativo de Corte) destinado ao lado horizontal dos DGs, ou seja, a parte de trs do DG, onde chega o cabeamento proveniente dos equipamentos de comutao das centrais publicas ou privadas. A configurao deste tipo de bloco de 40 ou 50 pares. 9.0 - COMUNICAES PRIVATIVAS MICRO PABX E PABX DIGITAL Com a evoluo tecnolgica, o tamanho dos equipamentos foi sendo cada vez mais reduzido, permitindo que empresas de pequeno porte e at residncias pudessem dispor de equipamentos de alta tecnologia. Com o advento da CPA as centrais passaram a ter o controle feito atravs de um micro processador, vindo da o nome Micro PABX.

41

Hoje em dia a maioria das empresas so servidas por ramais de PABX, cuja comunicao e automao podem ser viabilizados mais racionalmente por esse equipamento. Isso s foi possvel com a digitalizao completa do sistema, o que permitiu a implantao de verdadeiras Redes Digitais de Servios Integrados (RDSI) que compartilham sinais de voz e dados nos ramais. BGS (BUSINESS GROUP SERVICES) Trata-se do denominado Tronco Chave, onde a empresa prestadora de telefonia viabiliza um nmero telefnico chave, que est associado a outros nmeros telefnicos, para a empresa contratante. Um PABX tradicional deve ser instalado nas dependncias da empresa que solicitou o servio e sua interligao com a rede pblica se faz por meios de troncos. Na central pblica otimizada a ocupao dos troncos atravs de um grupo de procura do CPCT, que pelo nmero chave seleciona de forma aleatria um tronco associado quele agrupamento conectado ao CPCT. O usurio divulga apenas um nmero telefnico, que geralmente fcil de memorizar, mas abaixo desse pode estar outros nmeros, desta forma so racionalizadas as ligaes de entrada e a ocupao do nmero chave vai depender de quantas linhas o usurio colocar a disposio do servio. ENTRONCAMENTO DIGITAL (E1) O sinal de voz que transmitido de um assinante para outro necessita de um meio de transmisso. Qualquer que seja esse meio haver perdas nesse sinal, portanto, as tcnicas de transmisso empregadas devero garantir para que haja a menor atenuao na comunicao. Esse fator primordial; j um segundo objetivo seria a soluo mais econmica possvel para prover a montagem deste meio. Os meios de transmisso mais barato utilizado so os pares de fios, que quando agrupados formam o cabo telefnico. Esta soluo porem, no vivel quando se trata de cobrir grandes distncias, como o caso dos trechos interurbanos. A resposta para esse problema surgiu com a implementao da utilizao de um mesmo meio para a transmisso de vrias conversaes simultneas. EQUIPAMENTO MULTIPLEX Suponhamos que um par de fios seja utilizado para manter a comunicao entre o assinante A e o B. Com este meio de transmisso empregado no haver problema nenhum para a conversao entre os assinantes. Imaginemos que agora queiramos utilizar esse mesmo par de fios para que A fale com B e C com D. A viabilizao seria ligar os 4 assinantes ao mesmo meio, mas isso acarretaria os seguintes problemas: se um par de assinantes somente se comunicasse no haveria problema algum, porm, se qualquer outro assinante tira-se o monofone do

42

gancho, poderia ouvir toda a conversao, quebrando o sigilo da comunicao. se os quatro assinantes resolvessem efetuar conversao simultaneamente, acarretaria em confuso dos sinais, surgindo linha cruzada.

Para resolver este problema, utiliza-se um equipamento multiplex, cuja principal funo compartilhar o mesmo meio de transmisso. O multiplex (MUX) recebe os sinais de cada comunicao, processa esses sinais, e os encaminha de tal forma que no h quebra de sigilo na conversao. Uma das tcnicas aplicadas para a transmisso simultnea de sinais telefnicos atravs de um meio de transmisso a tcnica da Multiplexao por Diviso de Tempo (TDM - Time Division Multiplex). Esta tcnica consiste em transmitir os sinais deslocados no tempo. A quantidade desta amostragem foi determinada no Teorema de NYQUIST: Fa>2 Fmx, onde: Fa = freqncia da amostragem e Fmx = a freqncia mxima da faixa de voz. Em resumo, a maior freqncia existente no canal de voz de 3.400Hz, portanto, a freqncia da amostragem deveria ser maior que 6.800HZ. Para facilitar no calculo dos filtros, foi adotado o valor de 8 Khz. Dois sistemas PCM foram adotados: um com 32 canais de transmisso (Lei A) e outro com 24 canais (Lei u). No Brasil o sistema adotado foi o de 32 canais, como a maioria dos paises que aplicassem a Lei u deveriam transportar sinais segundo a Lei A, no momento das comunicaes internacionais.

43

AMOSTRAGEM DOS SINAIS Suponhamos que transmitido um sinal com a forma de onda representada na figura; Dividindo essa forma de onda em freqncias de amostragem, teremos parcelas da forma original.

QUANTIZAO Esta etapa tem a funo de estabelecer com quais valores ficaro esses pulsos, dentro de certos nveis de aproximao para mais ou para menos. Os nveis x, y e z so alguns exemplos de nveis de quantizao que tero os pulsos de amostragem. Em resumo, a cada amostra do sinal de informao atribudo um nvel de quantizao que mais se aproxime de sua amplitude original, e a quantidade de nveis estabelecidos atualmente de 256.

44

COMPRESSO Nesta etapa as amostras com nveis menores so mais ampliadas que as amostras com nveis maiores, ou seja, as maiores so mais comprimidas. Isso conseguido com o dispositivo chamado compressor, que se baseia na Lei da Compresso, obedecendo a uma curva no linear, como mostra a figura a seguir. Duas leis de compresso foram criadas, a primeira desenvolvida foi a Lei de u, dos americanos, a segunda, a Lei A, dos europeus. CODIFICAO A codificao do sistema PCM utilizada para converter cada valor quantizado dos pulsos PAM em valores binrios, ou seja, o sinal analgico transformado em digital, conforme exemplifica a figura abaixo:

45

10.0 MICRO P.A.B.X CONCEITOS BSICOS COMUTAO TELEFNICA um sistema central que possui duas funes bsicas: viabilizar e controlar a interligao de aparelhos telefnicos, aos pares. Nos primrdios da telefonia, a comutao telefnica era feita manualmente atravs de uma operadora (telefonista). Aps a 1 Guerra Mundial, houve uma grande evoluo industrial, o que possibilitou entre outras coisas o desenvolvimento de Sistemas Automticos de Comutao Telefnica, surgindo os de Comando Direto, baseados em seletores comandados diretamente por pulsos gerados nos discos por aparelhos telefnicos. TIPOS DE CENTRAIS De acordo com suas aplicaes, as centrais telefnicas podem ser: Central Pblica aquela que atende a muitos assinantes, utilizando-se de uma rede de acesso externa, isto , emprega meios pblicos (ruas, postes, pontes, etc.), para levar a linha telefnica ao assinante. Central Privada aquela que utilizada para atender uma rede particular, por exemplo, uma rede de ramais telefnicos de um escritrio de vendas, ramais esses que tem acesso s linhas telefnicas das centrais pblicas. As Centrais Privadas so divididas em: PBX (Private Branch Exchange) onde os ramais dependem de uma telefonista para fazer ligaes externas e, dependendo do tipo, precisam de auxilio para a comunicao entre si. PAX (Private Automatic Exchange): os ramais fazem ligaes entre si automaticamente, no havendo linha-tronco (denomina-se Linha-Tronco quela que interliga a Central Privada Central Pblica). PABX (Private Automatic Branch Exchange): os ramais (cada interligao de usurio de uma central privada mesma denominada de Ramal) fazem ligaes entre si automaticamente. A operadora atende as ligaes da central pblica, conectando-as aos ramais. As ligaes de sada para a central pblica se processam automaticamente. Alm das funes bsicas, o PABX incorpora funes especficas tais como; categoria de ramais, captura de ligaes, chamadas em espera, etc.

46

IDIA APROVEITADA Com o advento da tecnologia das centrais pblicas do tipo CPA, aproveitaram a idia e criaram as centrais privadas com Controle por Programa Armazenado onde puderam incrementar uma srie de facilidades para os usurios dos ramais. Com a aplicao de uma CPU ( Unidade Central de Processamento), normalmente um Z80, um microprocessador de 8 Bits, uma unidade de controle e duas memrias, desenvolvido um software e gravado na memria no voltil (programao de fbrica). Esse software contem todas as facilidades (o que a central capaz de realizar em beneficio do usurio) disponveis atravs de uma programao possvel alterar, acrescentar ou bloquear essas facilidades, a vontade do cliente. TRANSIENTES Tambm denominados de Surtos, so picos de tenso de pouqussima durao, com cerca de alguns micro segundos, isto , uma elevao muito rpida de tenso, proveniente de duas formas: Interna quando na mesma rede eltrica participam equipamentos de grande porte, tais como: motores com alta potncia, compressores de ar, condicionador de ar, etc. Externa este em particular provoca maiores danos ao Micro PABX, pois sua origem atribuda a Raios que, descarregados nas proximidades podem atingir tanto os trocos, os ramais externos, quanto apropria rede eltrica. Um outro agente externo quando h restabelecimento da energia eltrica pela concessionria local, aps uma interrupo do seu fornecimento. Esses surtos quando provenientes de raios, corrente altssima, por volta de alguns milhares de ampres. INSTALAO AC Normalmente o Micro PABX pode ser ligado em 110/127 VAC ou 220 VAC, sendo que a seleo da tenso feita atravs de uma chave seletora ou jumper de ligao. Deve-se localiza-la no equipamento e de acordo com a tenso local, selecionada devidamente. Por norma, os equipamentos com mais de 6 linhas telefnicas devem possuir equipamento que garanta a continuidade dos servios, numa eventual falta de energia eltrica. Este equipamento pode ser um Short-Break ou No-Brek, instalado externamente ao PABX, com potncia mnima de sada de 50VA e sada senoidal de 60 Hz. Em locais onde houver variao muito acentuada na tenso da rede eltrica ou estiverem sujeito a transientes eltricos, um Estabilizador de Tenso com potencia adequada ao porte do equipamento deve ser instalado. No caso de equipamento acima de 6 linhas telefnicas, este estabilizador deve ser instalado antes do Short-Break e deve ser do tipo ncleo saturado. Alm disso nos locais sujeitos a transientes eltricos ou cargas atmosfricas, protetores contra transientes devem ser instalados na entrada AC.

47

Atualmente existem equipamentos que englobam o Estabilizador e o NoBreak num nico aparelho. Possuem inclusive blindagem eletrosttica contra oscilaes na energia eltrica e proteo contra curto-circuito e raios. ATERRAMENTO O aterramento a parte fundamental para uma efetiva proteo do equipamento. Sem ele, o PABX estar sujeito as sobretenses da rede eltrica, s descargas atmosfricas, as sobretenses nas linhas telefnicas, etc, uma vez que os protetores no atuaro efetivamente. O aterramento no deve ser ignorado e o usurio precisa ser conscientizado de sua importncia, j que em 3 pontos possveis o surto poder entrar: na rede eltrica, no terminal do ramal se for externo e na linha-tronco. RESISTNCIA DE TERRA Os fabricantes de PABX recomendam que a resistncia de terra no seja superior a 5 ohms, para uma efetiva proteo. Para se medir essa resistncia existem alguns mtodos onde so empregados aparelhos de preos proibitivos (Terrmetro ou Meghmetro). Um valor de resistncia de terra entre 5 e 10 Ohms ser suficiente. Vamos fornecer um mtodo prtico para fazer esse teste de resistncia, que consiste no seguinte: Aps ter sido feita a insero das barras Cooperweld e a interligao das mesmas com o fio rgido, vamos efetuar o Teste da Furadeira, como mostra a figura abaixo: Um dos plos da furadeira ligasse a uma das fazes a rede eltrica, o outro plo liga-se no aterramento que foi feito. Liga-se a furadeira e ela deve funcionar e mede-se a tenso alternada na mesma, esta no deve ser muito menor que 110 VAC. Se a tenso medida for muito inferior a 110VAC, deve-se colocar mais hastes at se conseguir uma tenso bem prxima dos referidos valores citados acima.

48

PROTEO DE RAMAIS E LINHAS. Apesar da maioria dos PABX possurem varistores e centelhadores a gs, para proteo contra transientes eltricos, nas linhas tronco deve-se fazer uma proteo extra com Mdulos de Proteo, fora do gabinete do PABX, pois a capacidade de dissipao de energia dos varistores pequena. (Veja na figura A), o diagrama de um circuito de proteo para linha-tronco. Os centelhadores a gs devem funcionar como proteo primria, devendo ser colocado um resistor de fio entre o varistor e o centelhador a gs. Como proteo extra, tanto para linha como para ramal, coloca-se um Mdulo de Proteo, por exemplo o MP6X, figura B, de cor alaranjada (a cor do mdulo indica qual o tipo de atuador que ele contm), com carvo e gs como elementos de atuao. Esses mdulos so inseridos num bloco, figura C, que possui diversas capacidades para 2, 5, 10, 50 e 100 ou mais mdulos. Aps a insero dos mdulos na base, o aspecto fica conforme a figura D. Obs: o centelhador a gs um dispositivo que tem a sua vida til limitada pelo nmero de atuaes e quantidade energia dissipada. Esgotada a sua vida til o centelhador torna-se inoperante, geralmente sem apresentar sintoma de tal fato. Desta forma aconselha-se a substituio peridica do centelhador, de preferncia anualmente.

49

INTERFERNCIA DE RF Outro problema que pode acontecer num ramal ou num tronco a Interferncia de RF, ocasionada por transmissores de rdio prximos ao local onde instalado o PABX. Para minimizar ou eliminar o problema, apresentamos na figura 01 o circuito de um Filtro de RF, muito simples de ser montado e que dever ser ligado em srie com o ramal ou tronco que est com interferncia. O filtro pode ser montado numa pequena placa de circuito impresso, com fios 2x22 em suas terminaes, figura 02. Tambm pode ser ligado diretamente em bloco BLI, com uma enroladeira manual. Se vrios ramais de PABX ou troncos apresentarem interferncia de RF, os outros filtros podem ser ligados um ao lado do outro, pois a placa de circuito possui um tamanho muito reduzido, figura 03.

INSTALAO DO PABX O funcionamento perfeito do PABX depende de uma instalao correta. Procure sempre seguir as recomendaes do fabricante. Vamos dar uma seqncia bsica para a instalao do equipamento, levando em conta que voc deve ler com bastante ateno o manual de instalao fornecido pelo fabricante do equipamento.

50

LOCAL ADEQUADO O local onde ser instalado o PABX deve ser escolhido, observando-se as seguintes recomendaes: No instale o equipamento em local sem ventilao, mido ou prximo de fontes de calor ou vibraes. Evite instalar o equipamento em paredes onde a incidncia de sol intensa, atrs de portas, embaixo de janelas ou em locais de circulao (corredores, passagens, etc.). Procure um local mais prximo possvel dos pontos de aterramento e com a tomada de energia prxima. Na tomada onde for instalado o PABX no deve ser ligado qualquer outro equipamento. No instale o PABX prximo passagem de cabos energia eltrica. No indicado a instalao prximo a televisores ou outros equipamentos que emitam RF ou magnetismo alto. O local deve ser o mais prximo possvel dos troncos e dos ramais. O PABX deve ficar a cerca de 1,30m do piso e com no mnimo 20 cm de espao nas laterais.

FIXAO DO PABX Alguns fabricantes fornecem um gabarito de furao que deve ser fixado na parede onde ser instalado o PABX, outros pedem que seja colocado um parafuso, apoiando o PABX neste parafuso e marcados os demais furos. INSTALAO DOS RAMAIS Se o PABX possuir placas balanceadas, a fiao poder ser feita atravs do cabo CI estanhado ou cabinho CCI de pares, dos conectores dos ramais at um bloco BLI-10 ou BER-10, da para os ramais poder ser feita ou com fio FI 2x22, cabinho CCI, dependendo da capacidade de ramais que possuir o equipamento. A conexo dos pares de fios nos ramais e linhas-tronco pode ser do tipo Wire Wrap, de encaixe por presso ou atravs de aperto de parafusos. Se for do tipo Wire Wrap, o enrolador deve ser adequado bitola dos pinos dos conectores, se for do tipo aperto de parafuso, a chave de fenda deve ser de tamanho adequado. INFRA-ESTRUTURA Dependendo da situao, pode-se utilizar canaletas e tomadas do sistema X proporcionando um acabamento mais adequado instalao. Essas canaletas so fixadas na parede atravs de pregos de ao, j suas tomadas so por meio de bucha e parafusos adequados.

51

INSTALAO DOS TRONCOS A instalao das linhas telefnicas ao Micro PABX depender da quantidade de linhas que estiverem disponveis e da distancia que estaro do equipamento. Normalmente, acima de 10 linhas utiliza-se cabo CI para leva-las at aos mdulos protetores, porem, a utilizao ou no de cabo telefnico depender do local, no oramento disponvel para a obra, do acabamento do local e etc. Um levantamento aproximado nas dimenses do local, antes de se dar um oramento final, sempre conveniente, pois as surpresas no avisam quando vo aparecer.

Prof. Norberto Santos

52

Potrebbero piacerti anche