Sei sulla pagina 1di 2

Caractersticas dos Profissionais Preparados

As grandes organizaes esto focando em melhorar sua competitividade, hoje em dia as empresas esto procurando verdadeiros profissionais para trabalharem nelas. Com isso evidente que no h mais espao para profissionais medocres, desqualificados e despreparados, mas sim para profissionais habilidosos com pr-disposio para o trabalho em equipe, com viso, conhecimento de mercado, iniciativa, esprito empreendedor, persistente, otimista, responsvel, criativo, disciplinado e outras habilidades e qualificaes relacionadas a seguir. Competncia Designa uma pessoa capaz de realizar alguma coisa. a integrao e a coordenao de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (C.H.A.) que na sua manifestao produzem uma atuao diferenciada. Para ser contratado em uma empresa ou para a sua manuteno de emprego no basta ter diplomas e mais diplomas se no existir competncia. Por exemplo, um profissional que se formou em direito, at mesmo na melhor universidade, mas que no sabe preparar uma pea processual no ter valor competitivo quer como profissional empregado, quer como prestador de servios. Competncia o fator chave que atrelada diplomao lhe dar subsdios profissionais para ser bem sucedido. Por isso podemos afirmar categoricamente que a competncia no composta pelo diploma por si s, apesar de que ele contribui para a composio da competncia. Criatividade Em sua obra Criao e imaginao, Vygotsky afirma que a atividade criadora que faz do homem um ser que se volta para o futuro, erigindo-o e modificando o seu presente. Para esse psiclogo e educador, a criao a condio necessria da existncia e tudo que ultrapassa os limites da rotina deve sua origem ao processo de criao do homem e que a obra de arte rene emoes contraditrias, provoca um sentimento esttico, tornando-se uma tcnica social do sentimento. Sempre poderemos ver qualquer assunto sob um ngulo diferente, novo. Esta a caracterstica mais valorizada em nossos dias: a criatividade, a habilidade para pensar diferente. A capacidade de ver o que ningum viu antes. Quanto mais criativa for a soluo para um problema ou para desenvolver uma oportunidade mais competitivos voc e sua empresa estaro no mercado. Flexibilidade Competncia essencial para o profissional do sculo XXI. A importncia de ser flexvel est associada a histria da humanidade em todos os tempos como questo de sobrevivncia: saber o que queremos, onde pretendemos chegar, flexibilidade na execuo. O mundo atual agua muito esta observao histrica. Na era industrial, aquelas pessoas cujo comportamento linear e previsvel era positivo, uma vez que tnhamos uma coisa mais uniforme, esttica, refiro-me as linhas de produo onde tudo

era previsto, rotineiro. Mas na sociedade do conhecimento, da informao, da internet, nossos projetos no esto mais esquematizados com incio meio e fim. Ser flexvel serve para que possamos nos expor de diversas formas, questionando, articulando, sugerindo, reinvidicando, sem claro nos deixarmos levar pelos outros , no podemos permitir que as pessoas nos faam de marionetes impedindo que possamos alar vos cada vez maiores. Responsabilidade Dever de arcar com o prprio comportamento e com as aes dos outros. Orienta a maneira como o homem se comporta diante das situaes que lhe surgem no dia-a-dia, o bom senso, principalmente, no processo de tomada de decises, deve guiar e orientar a fazer a coisa certa e geralmente aceito e validado pela comunidade em que estamos inserido e pela equipe. O gestor est sempre muito exposto, sempre muito visvel, por isso suas aes tendem a ser observadas de forma muito prxima. Tambm por isso necessita fundamentar sua autoridade numa conduta que deva servir de exemplo para s demais. Envolvimento Nos dias atuais, alm da qualificao, o diferencial percebido atravs da atitude do envolvimento e do comprometimento dos profissionais envolvidos para com a empresa. Sabedor de que o maior ativo intangvel de uma empresa se concentra na soma de habilidades, conhecimentos e competncias existentes nos profissionais desta mesma empresa, de pronto se verifica que o profissional comprometido e altamente engajado no que se prope a fazer, capaz de conduzir a empresa emerso no mercado. Deve ser lembrado, contudo, que o profissional envolvido possui, acima de tudo, uma preocupao com o seu nome e com sua reputao, dando assim, uma ateno toda especial no que tange sua carreira profissional; por conseguinte, realiza suas atribuies com muita responsabilidade e participa de modo ativo no que se prope a fazer, uma vez que tem um nome a zelar. As empresas esto contratando e precisam de pessoas preparadas, para que, sem perda de tempo, se engajem com relao as suas necessidades, por meio da apresentao de solues ou de tcnicas inovadoras de atuao. E o que elas buscam no mercado de trabalho? A resposta simples: profissionais competentes.

Ainda est em tempo de voc cuidar da sua carreira. No perca mais tempo, comece agora! Anote os seus pontos fortes, para potencializ-los ainda mais! Veja os pontos fracos e estabelea um plano de ao para melhor-los.

Potrebbero piacerti anche