Sei sulla pagina 1di 10

TUTORIAL COMO PINTAR UM CONSOLE E JOYSTICK

Esse tutorial vai para aqueles que querem reformar seus consoles amarelados pelo tempo e de quebra dar uma nova cara o equipamento e quem sabe at chegar h um casemod. Antes de mais nada para realizar a pintura no precisa ter experincia e sim um pouco de pacincia e seguir as dicas desse tutorial. Antes de elaborar esse material tinha realizado a pintura do meu querido e inestimvel Nintendinho de 08 bits que estava bem amarelado. Ele foi pintado na cor prata lunar e depois aplicado verniz para dar um bom brilho. Vejam como era e como ficou. Antes: Durante:

Depois:

Agora vamos ao que interessa de fato: Material necessrio: Spray de tinta na cor desejada (usei prata lunar); Seladora para plstico (*muito importante usar); Verniz em spray; Lixa dgua gros 600 e 1200; Massa plstica; Cera de Polir (para quem for usar verniz); Fita adesiva de pintura; Cola de contato universal para adesivo; Mscara e culos de proteo; Jornal velho para forrar o cho.

J com o material em mo hora de desmontar o console ou controle que ir receber a pintura, guarde todos os parafusos em lugar seguro para no perder nada. Como j tinha pintado o console usarei para demonstrar nesse tutorial um controle de Nes bastante surrado que comprei numa feira h um tempo atrs.

Com tudo j desmontado hora de lavar a carcaa e retirar toda poeira e qualquer gordura acumulada para garantir que a tinta se fixe bem e depois lixar com lixa dgua gros 600 e 1200 para realizar o acabamento. Se o equipamento estiver com bastantes arranhes fundos recomendo aplicar massa plstica para deixar a superfcie bem lisa.

Controle j lixado e com a massa plstica aplicada em alguns colocais para deixar a superfcie bem alinhada

Agora falar de um ponto muito importante para se ter uma pintura de qualidade e que dure bastante e com isso se faz necessrio que antes de tudo tenha sido feita uma boa preparao para essa pintura e ai onde entra a seladora de plstico, onde ela funo de grudar a tinta ao plstico como se fosse um adesivo e assim garantindo que ela no descasque de nenhuma forma. Aplique 01 h 02 mos com a seladora e depois que a seladora estiver completamente seca hora de dar a primeira mo de tinta. *Dica importante, nunca pinte de muito perto o ideal manter a distncia de 25 30 cm do objeto. *Escolher um local fechado e que circule ar.

Controles com 02 mos de seladora aplicada

Como a seladora j esta seca hora de aplicar a tinta, seguindo a mesma dica de no pintar de muito perto para no escorrer tinta. Espere intervalos de 05 em 05 minutos entre as mos e aguarde secar por completo conforme o manual do fabricante da tinta.

Controle Pintados de na cor Prata lunar em duas mos de pintura

Com a tinta seca hora de aplicar o verniz seguindo a mesma dica da distncia de 30 cm, ele vai garantir o brilho e mais durabilidade para a pintura. Pode usar verniz brilhoso ou incolor, no caso utilizei com brilho. O importante acima de tudo quando vai aplicar o verniz ter pacincia e aplicar em mdia 04 mos e esperar secar conforme o fabricante recomenda. Depois de seco recomendo dar um polimento com massa de polir n 02 e depois polir com cera de polimento para garantir um bom brilho ao verniz.

Primeira mo de verniz

Aplicado a 4 e ltima mo do verniz, nota se a cor fosca que do verniz ainda molhado

Com verniz seco (j pode notar o brilho), faltando s colar a frente original (label)

Colando o Label com cola de contato e aplicado com o pincel

Aplicando a cola com o pincel

Depois de colar o label prense ele com algo plano para fixar bem

Pintura finalizada hora de montar tudo novamente e curtir o resultado.

Controle Montado

Parte de trs (j dar pra ver o brilho)

Nintendinho Personalizado com joystick na mesma cor

Para finalizar gostaria de dizer que esse material foi elaborado com objetivo de ajudar os colegas que querem recuperar seus consoles e que acima de tudo gostem de mesmo executar o servio. No me responsabilizo por qualquer dano causado por m utilizao deste tutorial. Em caso de dvidas estou disposio, segue abaixo meu e-mail. antonio_ramone@hotmail.com

Abraos, Antnio Frana

Potrebbero piacerti anche