Sei sulla pagina 1di 9

O QUE DEVE SABER SOBRE ATIVIDADES DE AR LIVRE

2
O QUE DEVE SABER SOBRE AS ATIVIDADES DE AR LIVRE O QUE DEVE SABER SOBRE AS ATIVIDADES DE AR LIVRE

O que so atividades de ar livre?


Consideram-se atividades de ar livre as que so praticadas para fruio e descoberta da natureza.

Do parapente caminhada, passando pela espeleologia, escalada, passeios de BTT e birdwatching, canoagem, mergulho, rafting, bodyboard, surf, windsurf ou canyoning, muitas so as atividades que atualmente esto ao dispor do pblico em geral, seja no ar, na terra ou na gua.

Foto:Pedro Vilas-Boas

os ltimos anos, tem-se verificado um aumento de praticantes de atividades de ar livre em Portugal. Entre as vrias razes que explicam este crescimento, destacam-se a procura de atividades de lazer ou frias ativas que envolvam novas experincias, o aumento da oferta de atividades inovadoras e de ocupao de tempos livres, a diversidade de recursos naturais do nosso pas, o gosto pela natureza associado a uma maior conscincia ambiental e tambm um novo tipo de culto e proteo da sade.

Tendo presente o risco inerente prtica de algumas destas atividades, importante alertar os consumidores, particularmente, os praticantes espordicos e menos preparados para os cuidados a ter.

5
O QUE DEVE SABER SOBRE AS ATIVIDADES DE AR LIVRE O QUE DEVE SABER SOBRE AS ATIVIDADES DE AR LIVRE

A responsabilidade do consumidor

Cuidados a ter em caso de prtica autnoma de atividades de ar livre

e deseja praticar atividades de ar livre, possvel faz-lo de duas formas: autonomamente, isto , sem recurso a qualquer entidade ou empresa prestadora destas atividades ou adquirindo um servio a uma empresa especializada Assim, a primeira responsabilidade do consumidor reside nesta escolha inicial: deve sempre avaliar se est preparado para praticar atividades de ar livre em total autonomia ou se deve recorrer a servios tcnicos especializados. No primeiro caso, importante relembrar alguns cuidados a ter, com o objetivo de minorar os riscos. No segundo, impe-se uma clarificao sobre quais os operadores econmicos autorizados organizao e venda de atividades de ar livre.

prtica autnoma de atividades de ar livre em meio natural aberto totalmente desaconselhvel a pessoas sem experincia nas atividades que pretendem realizar ou que desconhecem o territrio onde planeiam pratic-las.

Assim, se optar pela prtica autnoma destas atividades deve: Ter conscincia que o faz por sua conta e risco; Conhecer e cumprir na ntegra as regras da atividade; Possuir conhecimentos e experincia slidos na atividade em
questo, bem como em meteorologia, cartografia, orientao e socorrismo.

Mesmo preenchendo todas estas condies deve, ainda, ter ateno ao seguinte: Muitas zonas do nosso pas no esto ainda preparadas,
de forma fivel, para a prtica de atividades de ar livre em meio natural aberto. Uma atividade, aparentemente to simples como uma caminhada num percurso sinalizado, pode transformar-se numa atividade de risco se o caminhante estiver a contar, apenas, com a sinalizao e esta tiver sido vandalizada. Situaes semelhantes devem ser ponderadas em outras atividades, nomeadamente, ao nvel de equipamentos colocados no terreno, que podero no ser regularmente vistoriados;

Foto: Pedro Pacheco

Em ambos os casos, responsabilidade inalienvel de todos os praticantes de atividades de ar livre o respeito pela natureza, biodiversidade, patrimnio cultural e populaes locais.

O QUE DEVE SABER SOBRE AS ATIVIDADES DE AR LIVRE

O QUE DEVE SABER SOBRE AS ATIVIDADES DE AR LIVRE

sempre uma boa deciso optar


por praticar atividades de ar livre em locais frequentados por outros praticantes;

Quem pode organizar atividades de ar livre?

A prtica de atividades de ar livre


est sujeita a imprevistos de diversa ordem como a alterao inesperada das condies meteorolgicas ou, em determinados locais, a dificuldade de contato com meios de emergncia, em caso de Foto:Teresa Vilas-Boas doena ou acidente. Para que uma atividade seja praticada com total segurana no basta, pois, ouvir o boletim meteorolgico da vspera e levar um telemvel;

m Portugal, a organizao e comercializao de atividades de ar livre objeto de enquadramento jurdico no setor turstico, que define as entidades habilitadas para o efeito e que regras devem cumprir.

Quem se desloca sozinho deve deixar informaes precisas sobre o seu destino a algum da sua
confiana. Este procedimento indispensvel para que seja rapidamente localizado;

A escolha das atividades a praticar deve ser feita em funo da condio fsica e da sade de
cada um. Em caso de dvida, fundamental procurar aconselhamento junto do mdico de famlia ou mdico assistente;

De acordo com a legislao em vigor - Decreto-Lei n. 108/2009, de 15 de maio - estas entidades denominam-se Empresas de Animao Turstica e tm como objeto a organizao e a venda de atividades recreativas, desportivas ou culturais, em meio natural ou em instalaes fixas destinadas ao efeito, de carter ldico e com interesse turstico para a regio em que se desenvolvem.

Desafiar a famlia ou os amigos para programas de atividades de ar livre uma responsabilidade


que exige saber e ponderao: quem no estiver tcnica e humanamente preparado, no a deve assumir.
Foto: Pedro Pacheco

8
O QUE DEVE SABER SOBRE AS ATIVIDADES DE AR LIVRE O QUE DEVE SABER SOBRE AS ATIVIDADES DE AR LIVRE Quando apenas organizam e comercializam atividades em meio aqutico, mediante utilizao de embarcaes com fins lucrativos, estas empresas denominam-se Operadores Martimo-Tursticos. Nas situaes em que estas atividades se desenvolvem em reas classificadas ou outras com valores naturais designam-se por atividades de turismo de natureza. Este tipo de atividades tm de ser reconhecidas como tal pelo Instituto da Conservao da Natureza e da Biodiversidade, nos termos do citado diploma, e as empresas que as organizam esto obrigadas a cumprir vrios requisitos, entre os quais se destaca a assinatura de um Cdigo de Boas Prticas de cumprimento obrigatrio.

Como podem os consumidores saber quais so as empresas que podem operar no mercado?

Foto: Humberto Almendra

Registo Nacional dos Agentes de Animao Turstica (RNAAT) - Empresas de Animao Turstica e Operadores Martimo-Tursticos organizado pelo Turismo de Portugal, I. P. contm uma relao atualizada dos agentes a operar no mercado. As empresas so obrigadas a exibir o seu nmero de registo em todos os suportes de comunicao comercial.

Foto: Teresa Vilas-Boas

https://rnt.turismodeportugal.pt/ConsultaRegisto.aspx

10
O QUE DEVE SABER SOBRE AS ATIVIDADES DE AR LIVRE O QUE DEVE SABER SOBRE AS ATIVIDADES DE AR LIVRE

Apenas as Empresas de Animao Turstica podem organizar e comercializar atividades de ar livre?

Quais os deveres dos prestadores de servios de atividades de ar livre?


Deveres de informao
Previamente contratualizao da prestao dos seus servios, os profissionais esto legalmente obrigados a providenciar ao consumidor as seguintes informaes:

e acordo com o referido Decreto-Lei n. 108/2009, de 15 de maio, as empresas proprietrias ou exploradoras de empreendimentos tursticos e as agncias de viagens e turismo tambm podem organizar e comercializar atividades de ar livre, desde que cumpram os requisitos definidos na legislao. As entidades sem fins lucrativos como associaes, fundaes, misericrdias, mutualidades, instituies privadas de solidariedade social, institutos pblicos, clubes e associaes desportivas, associaes ambientalistas, associaes juvenis e entidades anlogas podem exercer atividades de animao turstica, desde que cumpram os requisitos expressos naquele diploma, entre os quais figura a obrigao de limitarem a organizao e comercializao destas atividades exclusivamente aos seus associados.

caratersticas especficas das atividades que desenvolvem; dificuldades e eventuais riscos inerentes; material necessrio, quando este no seja disponibilizado pela empresa; idade mnima e mxima admitida; servios disponibilizados; preo dos servios; regras de utilizao de equipamentos; comportamentos a adotar em situao de perigo ou emergncia; formao e experincia profissional dos seus colaboradores; legislao ambiental relevante.

Foto: Teresa Vilas-Boas

11

12
O QUE DEVE SABER SOBRE AS ATIVIDADES DE AR LIVRE O QUE DEVE SABER SOBRE AS ATIVIDADES DE AR LIVRE

Seguros obrigatrios
A legislao obriga todas as empresas que promovem estas atividades a terem um seguro de responsabilidade civil que cubra os riscos decorrentes da sua atividade e um seguro de acidentes pessoais que proteja os seus praticantes. Nenhuma Empresa de Animao Turstica ou Operador Martimo-Turstico pode iniciar ou exercer a sua atividade sem fazer prova junto do Turismo de Portugal, I. P., de ter celebrado os contratos de seguro acima previstos, devendo comprovar, anualmente, que estes se encontram em vigor.

Quem so as entidades a quem reclamar?


Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica (ASAE) Turismo de Portugal, I.P. (ITP, IP) Direo-Geral do Consumidor (DGC)

Principal legislao aplicvel


Decreto-Lei n. 108/2009, de 15 de maio - Estabelece as condies de acesso e de exerccio da
atividade das empresas de animao turstica e dos operadores martimo-tursticos.

Livro de reclamaes
Os prestadores de servios de atividades de ar livre devem possuir em todos os seus estabelecimentos um livro destinado aos consumidores para que estes possam formular observaes e reclamaes sobre o estado e a apresentao das instalaes e do equipamento, bem como sobre a qualidade dos servios e modo como tais servios foram prestados. O livro de reclamaes deve ser obrigatoriamente facultado ao consumidor, no momento em que este o solicite. O original da folha de reclamao ser enviado, pelo prestador de servios, Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica (ASAE) e um duplicado entregue ao consumidor.

Portaria n. 651/2009, de 12 de junho - Regulamenta o Cdigo de Conduta a adotar pelas


empresas de animao turstica e operadores martimo-tursticos que exeram atividades reconhecidas como turismo de natureza.

Decreto-Lei n. 21/2002, de 31 de janeiro, alterado pelos Decretos-Lei n. 269/2003, de 28 de


outubro e n. 108/2009, de 15 de maio - Regulamenta a Atividade Martimo-Turstica.

13

O QUE DEVE SABER SOBRE AS ATIVIDADES DE AR LIVRE

Potrebbero piacerti anche