Sei sulla pagina 1di 11

CONCURSO PBLICO Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto - 2003

Analista de Planejamento e Oramento


Nome:

Prova 1 e Discursiva
INSTRUES
No Inscrio:

1 - Escreva seu nome completo e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. 2 - DURAO DAS PROVAS: 3h30min, includo o tempo para preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. 3 - Neste caderno, as questes esto numeradas de 01 a 35, seguindo-se a cada uma 5 (cinco) opes (respostas), precedidas das letras a, b, c, d e e. 4 - O CARTO DE RESPOSTAS no ser substitudo e deve ser assinado no seu verso. 5 - No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas por seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrfica (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar seus limites. 6 - No amasse nem dobre o CARTO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. 7 - Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. 8 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita ateno, pois qualquer reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso no ser aceita depois de iniciadas as provas. 9 - Durante as provas, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 10 - Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino das provas, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.9 do edital. 11 - Entregue este CADERNO DE PROVAS, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua sada, que no poder ocorrer antes de decorrida uma hora do incio das provas; a no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. 12 - A prova objetiva est assim constituda:

Disciplinas Lngua Portuguesa Lngua Inglesa Raciocnio Lgico-Quantitativo Direito (Constitucional e Administrativo)
Quanto prova discursiva

Questes 01 a 15 16 a 20 21 a 25 26 a 35

Peso

2 1 1 1

1 - Identifique-se apenas na capa (pgina 11); sua prova discursiva no poder ser assinada ou rubricada nem conter marcas ou sinais que o identifiquem. 2 - Use as folhas pautadas do caderno desta prova para desenvolver o tema caneta. 3 - A folha em branco, no final do caderno, poder ser usada para rascunho. 4 - No escreva no espao direita "Reservado ao Examinador".

Boa Prova

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA 01- Assinale a opo que constitui uma continuao coesa e coerente para o texto abaixo. Em nossos dias, a tica ressurge e se revigora em muitas reas da sociedade industrial e ps-industrial. Ela procura novos caminhos para os cidados e as organizaes, encarando construtivamente as inmeras modificaes que so verificadas no quadro referencial de valores. A dignidade do indivduo passa a aferir-se pela relao deste com seus semelhantes, muito em especial com as organizaes de que participa e com a prpria sociedade em que est inserido.
(Jos de vila Aguiar Coimbra - Fronteiras da tica, So Paulo, Editora SENAC,2002)

02- Assinale a opo que preenche as lacunas do texto tornando-o coeso e coerente. Apesar de diferenas ideolgicas ou acadmicas a respeito da natureza das atividades que o Estado deve desempenhar, parece haver um consenso formado a respeito de como o Estado deve desempenhar essas atividades. ____1_____ vigora o ideal de um governo representativo, em que os cidados elegem seus representantes, sob o regime de um mandato imperativo. ____2_____, h diversos exemplos de disfunes dos arranjos institucionais do Estado, que o tornam muito mais identificado com os interesses das elites. _____3_____, ao longo do sculo XX, o desenvolvimento de um Estado social democrtico de direito resultou num processo de consolidao de estruturas voltadas tambm prestao de servios e implementao de polticas sociais.
(Luiz Alberto dos Santos www.anesp.org/clad2001.htm)

a) A sociedade moderna, no entanto, proclamou sua independncia em relao a esse pensamento religioso predominante. b) Mesmo hoje, nem sempre so muito claros os limites entre essa moral e a tica, pois vrios pensadores partem de conceitos diferentes. c) No de estranhar, pois, que tanto a administrao pblica quanto a iniciativa privada estejam ocupando-se de problemas ticos e suas respectivas solues. d) A cincia tambm produz a ignorncia na medida em que as especializaes caminham para fora dos grandes contextos reais, das realidades complexas. e) Paradoxalmente, cada avano dos conhecimentos cientficos unidirecionais produz mais desorientao e perplexidade na esfera das aes a implementar, para as quais se pressupe acerto e segurana.

a) b) c) d) e)

1 No mais Entretanto Para sempre Ainda Embora

2 Mesmo assim Diante disso Sendo assim Entretanto Portanto

3 Portanto Mesmo assim Nesse sentido No obstante Entretanto

03- Assinale a opo em que a transformao sugerida, correspondente ao trecho em destaque, prejudica a correo gramatical do texto. Para garantir um funcionamento eficiente, o Estado deve ter capacidade de(1) formar consensos ou acordos sobre as prioridades(2) da sociedade, formular projetos polticos representativos e legtimos e implement-los(3) com base em critrios tais como os imortalizados na anlise de Weber sobre a natureza(4) do Estado Moderno. Weber afirmava que, para que o Estado exista, devem os homens obedecer a uma autoridade delegada. A relao ideal de dominao racional-legal ofereceria melhor garantia do arranjo institucional desejado. Ela requer simultaneamente a legitimidade do sistema jurdico, a aplicabilidade das leis gerais aos casos concretos, a hierarquizao e responsabilizao do governante, bem como(5) a impessoalidade nas relaes entre governantes, burocratas e a sociedade.
(Luiz Alberto dos Santos www.anesp.org/clad2001.htm)

a) b) c) d) e)
Analista de Planejamento e Oramento - MPOG 2

1. ser capaz de 2. em relao s prioridades 3. implementar esses projetos 4. no que se refere natureza 5. como tambm requerendo
Prova 1 e Discursiva

www.pciconcursos.com.br

04- Assinale a opo em que o trecho do texto foi transcrito com erro gramatical. a) Tornou-se indispensvel a profissionalizao do corpo de funcionrios, para que submetidos aos deveres objetivos de seus cargos, com competncias claras e vinculao hierrquica, sejam merecedores de remunerao e benefcios condignos. b) A organizao do corpo de funcionrios em carreiras, com as inerentes perspectivas de ascenso por meio de promoes, permitiria aferir, simultaneamente, o mrito e o direito para que os melhores galgassem as posies mais importantes. c) No entanto, os burocratas inclinam-se a desempenhar suas tarefas administrativas seguindo critrios utilitrios e materiais, distanciando-se eventualmente dos interesses da sociedade. d) A auto-reproduo da burocracia um exemplo de disfuno, assim como a subordinao dos burocratas ao Governo, e no ao Estado, que d origem tecnocracia. e) A elevao da conscientizao e do controle social, o papel da imprensa e a mobilizao dos servidores em defesa de uma gesto pblica comprometida com a transparncia so de grande valia para o aperfeioamento do Estado.
(Itens adaptados de Luiz Alberto dos Santos www.anesp.org/clad2001.htm)

06- Em relao ao texto, assinale a opo incorreta. Ao contrrio da generalizao terica de que mercados tendem a um equilbrio entre procura e oferta, a partir do qual todos os agentes teriam apenas de reiterar a mesma conduta para continuar 5 participando da diviso social do trabalho, a realidade histrica indica que os mercados apenas passam de um desequilbrio a outro, em funo de fatores naturais e sociais quantidade de chuva e sol, guerras, expedies, invenes etc. que 10 afetam a posio relativa de cada agente, beneficiando alguns e arruinando outros.
(Paul Singer)

a) A expresso do qual( .3) est sintaticamente articulada e refere-se a contrrio( .1). b) A palavra reiterar( .4) est sendo empregada com o sentido equivalente ao de iterar. c) A preposio a em a outro( .7) pode ser, sem prejuzo para a correo do perodo, substituda pela preposio para. d) Os travesses que isolam exemplos( .8 e 9) podem ser substitudos por parnteses sem alterar a coerncia e a correo do perodo. e) Aps o segundo travesso, inicia-se uma orao de carter restritivo.

05- Assinale a opo em que uma das sugestes para completar a lacuna prejudica a coerncia e a correo gramatical do texto. Discute-se hoje como conduzir os processos de reforma administrativa para o surgimento de um funcionrio-modelo, bem preparado e bem remunerado, que possa exercer o papel de mediador de conflitos, orientado por valores ticos e democrticos, sendo concomitantemente permevel ao contato com os agentes polticos e grupos de presso. ____________________ um servidor que seja agente de direitos, qualificado para esse exerccio, participante, consciente e responsvel pelo Estado que se pretende ver reformado, constitudo por instituies slidas, confiveis, socialmente controlado, includente e responsvel pela prestao de servios e garantia de direitos do cidado.
(Adaptado de Luiz Alberto dos Santos www.anesp.org/clad2001.htm)

a) b) c) d)

Necessita-se de - necessrio O que se quer formar - O que se busca O ideal que surja - Considera-se ideal Todo o esforo vai em busca de - Esfora-se por contar com e) Quer-se conquistar - Configurar-se no quadro funcional
3 Prova 1 e Discursiva

Analista de Planejamento e Oramento - MPOG

www.pciconcursos.com.br

07- Em relao ao emprego dos sinais de pontuao no texto, assinale a opo correta. O modo solidrio de produo e distribuio parece primeira vista um hbrido entre o capitalismo e a pequena produo de mercadorias. Mas, na realidade, ele constitui uma sntese que supera 5 ambos. A unidade tpica da economia solidria a cooperativa de produo, cujos princpios organizativos so: posse coletiva dos meios de produo pelas pessoas que as utilizam para produzir; gesto democrtica da empresa ou por participao direta 10 (quando o nmero de cooperadores no demasiado) ou por representao; repartio da receita lquida entre os cooperadores por critrios aprovados aps discusses e negociaes entre todos; destinao do excedente anual (denominado so15 bras) tambm por critrios acertados entre todos os cooperadores. A cota bsica do capital de cada cooperador no remunerada, somas adicionais emprestadas cooperativa proporcionam a menor taxa de juros do mercado.
(Paul Singer)

c) Mas, apesar da legitimao, a autoridade do gestor constantemente desafiada por subordinados, a cujos direitos legais os resguardam de represlias imediatas, pois a ruptura do contrato de trabalho representa um custo no desprezvel para a firma. d) No so apenas os trabalhadores que apresentam, conforme as circunstncias, diferentes modalidades de resistncia s ordens que vm de cima. e) Tambm os outros gestores, em diferentes nveis hierrquicos, defendem interesses seccionais que, uma vez ou outra, colidem com as decises que a cpula gerencial considera como do interesse da empresa.
(Adaptado de Paul Singer)

09- Os trechos abaixo constituem um texto, mas esto desordenados. Ordene-os nos parnteses de forma coesa e coerente e indique a opo correspondente. ( ) Elas surgem dentro de uma estratgia de desenvolvimento em que o acesso ao crdito fundamental para o avano da organizao econmica e social dos agricultores. ( ) Este debate deve ser realizado constantemente com os agricultores, indicando possveis caminhos a serem seguidos de acordo com cada realidade. ( ) As cooperativas de crdito no surgem para solucionar de forma definitiva o problema do crdito junto aos agricultores familiares. ( ) Os novos sistemas nascidos desse esclarecimento e desse debate no podem repetir erros histricos do governo e das cooperativas tradicionais em relao ao crdito rural. ( ) Entretanto, ao mesmo tempo em que se pensa nesse tipo de crdito, preciso ter clareza sobre a realidade do meio rural brasileiro, em que a alternativa para muitos agricultores sem terra ou com pouca terra no passa necessariamente por ele, mas por polticas agrrias (reforma agrria, fundo de terras, crdito fundirio e lei de arrendamento) e de gerao de empregos rurais e urbanos.
(Adaptado de Gilson Alceu Bittencourt)

a) Se a expresso primeira vista( .2) estivesse entre vrgulas, o perodo ficaria gramaticalmente prejudicado. b) O sinal de dois-pontos( .7) justifica-se por anteceder citao de depoimento alheio ao autor do texto. c) As trs ocorrncias de sinal de ponto-e-vrgula ( .8, 11 e 13) tm justificativas gramaticais diferentes. d) Se o emprego de parnteses( .10 e 11) for substitudo por vrgulas, a coerncia do texto fica prejudicada. e) Os parnteses que isolam a expresso denominado sobras( .14 e 15) podem, sem prejuzo para o texto, ser substitudos por travesses ou por vrgulas. 08- Assinale a opo em que o trecho do texto foi transcrito com erro gramatical. a) Na realidade, a administrao de empresas no uma cincia. Do mesmo modo que a medicina e a engenharia, ela uma arte, o que significa que ela enfrenta uma problemtica to variada que suas solues desafiam qualquer generalizao. b) A prtica da administrao de empresas, no capitalismo, um exerccio de liderana, legitimado pela delegao de poderes dada pelo proprietrio.

a) b) c) d) e)

1, 3, 5, 4, 2 2, 4, 1, 5, 3 3, 5, 2, 1, 4 4, 2, 3, 1, 5 5, 1, 4, 2, 3

Analista de Planejamento e Oramento - MPOG

Prova 1 e Discursiva

www.pciconcursos.com.br

10- Assinale a opo que preenche as lacunas de forma gramaticalmente correta. Ao longo da histria, o trabalho _____1_____ recebendo um significado que ____2_____aos grupos dominantes para evitar o conflito social, beneficiar-se dos frutos do trabalho e manter o sistema estabelecido. _____3_______ o conceito de cultura do trabalho por meio da _____4______dos conceitos de cultura e trabalho, que sintetizam realidades dinmicas que se materializam e se modificam no processo de construo da realidade humano-social.
(Lia Tiriba)

Nas questes de 12 a 14, assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de grafia das palavras. 12- A economia solidria surge como(1) modo de produo e distribuio alternativo ao capitalismo, criado e recriado periodicamente pelos que se(2) encontram (ou temem ficar) marginalizados do mercado de trabalho. A economia solidria casa o princpio da unidade entre posse e uso dos meios de produo e distribuio (da produo simples de mercadorias) em cujo(3) princpio da socializao desses meios (do capitalismo). Sob o capitalismo, os meios de produo so socializados quando(4) o progresso tcnico cria sistemas que s podem ser operados por grande nmero de pessoas, agindo coordenadamente, ou seja, cooperando entre si(5). Isso se d no somente nas fbricas, mas tambm nas redes de transporte, comunicao, de suprimento de energia, de gua, de vendas no varejo etc.
(Adaptado de Paul Singer)

2 convm convm convem convm convm

3 Se obtm Obtm-se Obtm-se Obtm-se Se obtm

4 interseo interseco intersesso interseo interseo

a) b) c) d) e)

vem vm vem vem vm

11- Considerando-se os necessrios ajustes de pontuao e de maisculas, indique a opo correspondente palavra ou expresso que no pode ser eliminada por ser indispensvel correo gramatical do texto abaixo. Se(1) o trabalho, como mediao dialtica entre o homem e a natureza, constitui uma especificidade do homem, tambm(2) temos que incluir o trabalho como elemento que constitui a cultura e que(3) por ela est constitudo. Nesse sentido(4), a cultura do trabalho pode ser compreendida levando-se em conta tanto os elementos materiais como imateriais da produo; como um conjunto de prticas, valores e conhecimentos que se materializam e se manifestam tanto no plano econmico como no plano das relaes que o trabalhador estabelece com seu trabalho, com(5) os demais trabalhadores e a sociedade.
(Lia Tiriba)

a) b) c) d) e)

1 2 3 4 5

13- Considerando que a constituio de uma nova cultura do trabalho nos empreendimentos populares s pode ser(1) compreendida como um processo que perspassa(2) o conjunto mais amplo das relaes sociais, seria(3) uma iluso imaginar que possvel encontrar no interior da sociedade capitalista uma organizao econmica que, mesmo gerida(4) pelos prprios trabalhadores, pudesse se(5) caracterizar, em seu conjunto, como cultura de novo tipo.
(Adaptado de Lia Tiriba)

a) b) c) d) e)

1 2 3 4 5

a) b) c) d) e)

1 2 3 4 5

Analista de Planejamento e Oramento - MPOG

Prova 1 e Discursiva

www.pciconcursos.com.br

14- Diferentemente das(1) experincias de produo associada e, em especial, dos(2) conselhos operrios nas primeiras dcadas do sculo XX, o fenmeno dos empreendimentos gerenciados pelos trabalhadores no tm(3) a sociedade dos produtores livres associados como ponto de referncia ou horizonte, mas o resultado da prpria excrescncia(4) dos processos de excluso social processos esses mais intensificados nos pases do chamado Terceiro Mundo. Nesse sentido, no podemos pensar nos pressupostos de uma nova cultura do trabalho como se estivssemos vivendo atualmente em um processo revolucionrio. Temos que analisar os elementos embrionrios de um novo sentido do trabalho, a partir das condies concretas de espao e tempo em que vivemos, buscando(5) apreender suas mediaes.
(Adaptado de Lia Tiriba)

15- Assinale a opo em que uma das duas verses do texto apresenta erro gramatical. a) A economia deveria ocupar-se em garantir sustentavelmente a sobrevivncia para todos os indivduos e todas as sociedades, libertando assim o tempo, a energia e a criatividade dos seres humanos para as tarefas superiores do seu desenvolvimento. / A economia deveria ocupar-se da garantia sustentvel da sobrevivncia para todos os indivduos e todas as sociedades, e libertar, assim, o tempo, a energia e a criatividade dos seres humanos para as tarefas superiores do seu desenvolvimento. b) O conhecimento e a criatividade criam valor nos produtos que geram, e geram produtos que vo muito alm daqueles que garantem a sobrevivncia fsica do trabalhador. / Produtos com valor e que vo muito alm daqueles que garantem a sobrevivncia fsica do trabalhador so criados pelo conhecimento e criatividade. c) preciso esforo para que o trabalho, conhecimento e criatividade humanos se libertem dos grilhes que hoje os amarram e subordinam simples necessidade de sobreviver. / Para que o trabalho, conhecimento e criatividade, hoje amarrados e subordinados por grilhes simples necessidade de sobreviver, sejam libertados, preciso esforo. d) O trabalho, o conhecimento e a criatividade so meios para o ser humano estabelecer relaes consigo prprio, com o mundo e com as outras pessoas. / Alguns dos meios pelos quais o ser humano estabelea relaes consigo prprio, com o mundo e com as outras pessoas so o trabalho, o conhecimento e a criatividade. e) A nica poltica de desenvolvimento que faz sentido aquela que tenha como referencial as necessidades, aspiraes e recursos de cada povo e nao. / A poltica de desenvolvimento que tenha como referencial as necessidades, aspiraes e recursos de cada povo e nao a nica que faz sentido.
(Itens adaptados de Sandra Quintela e Marcos Arruda)

a) b) c) d) e)

1 2 3 4 5

Analista de Planejamento e Oramento - MPOG

Prova 1 e Discursiva

www.pciconcursos.com.br

LNGUA INGLESA Read the text below in order to answer questions 16 to 18. Wanted: a new regional agenda for economic growth Six months ago, such was the gloom about Latin America that investors and international finance officials were asking whether it would be Brazil, the regions giant, or one of three or four of its neighbours, that would be next in line to follow Argentina into debt default. Now, that pessimism looks wildly overdone. Brazil has stepped back from the brink: its currency and its bonds have rallied strongly, after its new centerleft government committed itself to tight fiscal and monetary policies. With risks and sluggishness elsewhere in the world economy, money has trickled back into Latin America. Taken as a whole, the region should grow by at least 2% this year and 3.5% next year, according to the World Bank. Even Argentina, after a four-year slump, is growing again. So panic over but not the debate about what has gone wrong. 16- The author refers to the gloom about Latin America, which conveys a feeling of a) b) c) d) e) approval and consensus. hopelessness. optimism. expectation and hope. growing satisfaction.

18- According to the text, a) huge sums of foreign capital have been invested in Brazil. b) Latin Americas recent travails have been overcome. c) deep-rooted obstacles explain Argentinas recent slump. d) the world economy is not performing as well as usual. e) Latin Americas growth is to be set out by financial officials. Read the text below in order to answer questions 19 to 20. Brazilian Government to Adopt Linux In early June, the Brazilian government announced its decision to use open source software. The 3-year plan will replace Microsoft Windows operation systems with Linux in 80 percent of the computers in the ministries and state-owned companies. The Brazilian government created the Implementation Chamber for the Free Software to oversee this project. It estimates that the countrys total public and private computing service payments reach roughly US$1.12 billion. The Brazilian government has a 2003 IT (Information Technology) budget of about R$2 billion (approximately US$730 million). However, the new Presidential administration has been clear that it will reduce IT expenses this year while also focusing on digital inclusion initiatives for the general population. 19- The amount of about US$1.12 billion concerning Brazils total public and private computing service payments a) b) c) d) e) would have to be reached. is currently being spent. might be saved in 2003. must be cut in 2003. is likely to be re-invested.

17- According to the text, a) Brazil might soon face financial and political challenges. b) Argentina is about to pay off its foreign debt. c) Brazil has not been able to redirect its economic course. d) Latin America has remained affluent over the last twelve months. e) the Latin American economic scenario has undergone changes.

20- The author mentions the Implementation Chamber for the Free Software which in relation to the present 3year plan is in charge of a) b) c) d) e) devising it. calling it off. postponing it. checking that it works. sponsoring it.
Prova 1 e Discursiva

Analista de Planejamento e Oramento - MPOG

www.pciconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO 21- Ana artista ou Carlos carioca. Se Jorge juiz, ento Breno no bonito. Se Carlos carioca, ento Breno bonito. Ora, Jorge juiz. Logo: a) b) c) d) e) Jorge juiz e Breno bonito Carlos carioca ou Breno bonito Breno bonito e Ana artista Ana no artista e Carlos carioca Ana artista e Carlos no carioca

22- Ana, Bia e Ctia disputaram um torneio de tnis. Cada vez que uma jogadora perdia, era substituda pela jogadora que estava esperando sua vez de jogar. Ao final do torneio verificou-se que Ana venceu 12 partidas e Bia venceu 21 partidas. Sabendo-se que Ctia no jogou a partida inicial, o nmero de vezes que Ana e Bia se enfrentaram foi: a) b) c) d) e) 14 15 16 17 18

24- Trs amigos, Beto, Caio e Dario, juntamente com suas namoradas, sentaram-se, lado a lado, em um teatro, para assistir um grupo de dana. Um deles carioca, outro nordestino, e outro catarinense. Sabe-se, tambm que um mdico, outro engenheiro, e outro professor. Nenhum deles sentou-se ao lado da namorada, e nenhuma pessoa sentou-se ao lado de outra do mesmo sexo. As namoradas chamam-se, no necessariamente nesta ordem, Lcia, Samanta e Teresa. O mdico sentou-se em um dos dois lugares do meio, ficando mais prximo de Lcia do que de Dario ou do que do carioca. O catarinense est sentado em uma das pontas, e a namorada do professor est sentada sua direita. Beto est sentado entre Teresa, que est sua esquerda, e Samanta. As namoradas de Caio e de Dario so, respectivamente: a) b) c) d) e) Teresa e Samanta Samanta e Teresa Lcia e Samanta Lcia e Teresa Teresa e Lcia

23- As seguintes afirmaes, todas elas verdadeiras, foram feitas sobre a ordem de chegada dos participantes de uma prova de ciclismo: 1. Guto chegou antes de Aires e depois de Dada; 2. Guto chegou antes de Juba e Juba chegou antes de Aires, se e somente se Aires chegou depois de Dada; 3. Cacau no chegou junto com Juba, se e somente se Aires chegou junto com Guto. Logo, a) Cacau chegou antes de Aires, depois de Dada e junto com Juba b) Guto chegou antes de Cacau, depois de Dada e junto com Aires c) Aires chegou antes de Dada, depois de Juba e antes de Guto d) Aires chegou depois de Juba, depois de Cacau e junto com Dada e) Juba chegou antes de Dada, depois de Guto e junto com Cacau

25- No tringulo ABC, a mediana relativa ao vrtice A, (isto , reta que une o vrtice A com o ponto mdio do lado oposto) e a altura, tambm relativa ao vrtice A, dividem o ngulo BC em trs ngulos de mesma medida. As medidas, em graus, dos ngulos do tringulo ABC so: a) b) c) d) e)

A=
A= A= A= A=

132 , 36 , 36 , 12 , 12 ,

B=

12

, , , , ,

= 36

B = 12 B = 132 B = 132 B = 36

C = 132 C = 12 C = 36 C = 132

Analista de Planejamento e Oramento - MPOG

Prova 1 e Discursiva

www.pciconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL Nas questes 26 a 29, assinale a opo correta. 26- a) As provas obtidas por meio ilcito no podem ser usadas no processo judicial, mas nada impede que sejam usadas no processo administrativo. b) A Constituio admite que a lei penal crie pena de perda de bens. c) Em nenhum caso se admite a priso civil por dvida. d) Somente para crimes hediondos a Constituio admite a priso de carter perptuo. e) Em nenhuma hiptese o brasileiro pode ser extraditado. 27- a) No Brasil no existe proteo constitucional ao direito de herana, que, por isso, pode ser extinto por deciso do legislador ordinrio. b) direito de todo brasileiro receber certido gratuita de repartio pblica, necessria para o esclarecimento de situaes de interesse pessoal. A Administrao Pblica, porm, poder negar a certido, quando as informaes puserem em risco a segurana pblica ou a eficincia do servio pblico. c) A Constituio determina que o Estado preste assistncia jurdica integral e gratuita a todos que a requererem, como decorrncia necessria do princpio do efetivo acesso Justia. d) De acordo com a Constituio, ningum com mais de 70 anos pode ser preso, seno em flagrante delito, ou para cumprimento de deciso penal insuscetvel de recurso. e) errado afirmar que o sistema constitucional brasileiro repudia todo caso de lei retroativa.

28- a) Os Estados-membros so livres para, por deciso das respectivas Assemblias Legislativas, desmembrar e anexar Municpios situados no mbito do seu territrio, independentemente de consulta populao interessada. b) O mar territorial que se projeta a partir dos limites dos Estados-membros litorneos a eles pertence; por isso, esses Estados fazem jus a compensao financeira pela explorao de petrleo ou gs natural que ocorra na regio. c) Todas as terras devolutas, por deciso constitucional, constituem bens dos Estados-membros em que se situam. d) Pertencem Unio os rios que banhem mais de um Estado-membro. e) Somente por emenda Constituio pode um Estado-membro se subdividir para formar novos Estados-membros. 29- a) Nenhum imposto pode ser cobrado no mesmo exerccio em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. b) O princpio da legalidade, estabelecido pelo constituinte como uma das limitaes ao poder de tributar, impede que medida provisria possa aumentar imposto. c) Ainda que para atender a despesas extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica, o emprstimo compulsrio deve ser institudo mediante lei complementar. d) A Unio no pode instituir nenhum outro imposto alm daqueles especificamente previstos no texto constitucional. e) Em virtude do princpio da separao entre Estado e igrejas, nada impede que a Unio, os Estados-membros e os Municpios instituam impostos sobre templos de cultos religiosos. 30- No se inclui entre as atribuies do Presidente da Repblica: a) Criar cargos pblicos no mbito da Administrao direta federal. b) Extinguir cargos pblicos federais, na forma da lei. c) Conceder indulto e comutar penas. d) Declarar guerra. e) Celebrar tratados internacionais.

Analista de Planejamento e Oramento - MPOG

Prova 1 e Discursiva

www.pciconcursos.com.br

DIREITO ADMINISTRATIVO 31- Tratando-se de extino de ato administrativo, assinale a afirmativa verdadeira: a) a anulao far-se- exclusivamente pelo Poder Judicirio. b) a revogao decorre de vcio do ato. c) o prazo decadencial para a anulao de atos dos quais decorram efeitos favorveis para os destinatrios de 3 (trs) anos. d) a revogao depende de provocao do interessado. e) os efeitos da anulao so ex tunc. 32- No mbito do contrato administrativo, assinale o tipo de encargo pelo qual a Administrao responde solidariamente com o contratado: a) b) c) d) e) previdencirio comercial trabalhista fiscal administrativo

35- Nos termos do Estatuto dos Servidores Pblicos Civis da Unio, o estgio probatrio ser avaliado com base em alguns fatores. Assinale, no rol abaixo, o fator que no est previsto na norma positiva: a) b) c) d) e) disciplina capacidade de iniciativa pontualidade assiduidade responsabilidade

33- Os tipos de licitao tcnica e preo e melhor tcnica no se aplicam s seguintes contrataes: a) b) c) d) de engenharia consultiva de obras de grande impacto ambiental de bens e servios de informtica para servios de natureza predominantemente intelectual e) para elaborao de projetos bsicos e executivos

34- A autorizao para o servidor se ausentar do servio por 8 dias consecutivos, sem qualquer prejuzo, no se aplica no caso de falecimento de: a) b) c) d) e) companheiro irmo menor sob guarda avs enteado

Analista de Planejamento e Oramento - MPOG

10

Prova 1 e Discursiva

www.pciconcursos.com.br

ESAF

Analista de Planejamento e Oramento - MPOG

12

Prova 1 e Discursiva

www.pciconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche