Sei sulla pagina 1di 8

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES

AS RELAES ENTRE COGNIO E AFETIVIDADE EM LA: A INFLUNCIA DE VYGOTSKY NESSA ABORDAGEM TEMTICA Elisabeth Ramos da Silva (UNITAU) lis.ramos@uol.com.br

INTRODUO A questo da afetividade tem sido contemporaneamente tema de pesquisas em Lingstica Aplicada (LA). Trata-se de um assunto complexo que entrou em voga nas discusses de LA h algumas dcadas. O interesse pelos aspectos afetivos no foi uma herana da Lingstica, uma vez que muitos estudos lingsticos assentaram-se predominantemente na concepo cognitivista, inscrita na tradio cartesiana, que pressupe a dicotomia entre afetividade e cognio, considerando a linguagem como produto da atividade racional do indivduo. Nessa perspectiva, razo e afeto diferenciam-se, havendo explicitamente a primazia daquela em detrimento deste. (Rodriguez, 1994) Tal como afirma a autora, cremos que o interesse pelos aspectos afetivos ocorreu porque as pesquisas em LA contemplaram o ensino e aprendizagem de lnguas. Tal temtica inclua uma dimenso didtica que no poderia ser ignorada. Tratava-se de um processo que ocorria entre pessoas, e isso demandava abrigar outras questes, pois os sujeitos de pesquisa, alunos ou professores, no se resumiam a aspectos racionais ou cognitivos; pelo contrrio, havia interesses, motivaes, frustraes, desejos, entre outras manifestaes afetivas, que sempre tornavam ntido o papel da afetividade na aprendizagem de lnguas. Assim, ainda que a Lingstica tivesse ignorado tais questes, o mesmo no podia ocorrer com a LA, j que se impunham evidncias tangveis que obrigavam os pesquisadores a rever o papel da afetividade. A LA, portanto, precisou conferir um tratamento interdisciplinar a suas anlises, mantendo sempre o foco de interesse na linguagem, mas igualmente atentando para outras questes relevantes interpretao dos dados obtidos em pesquisas. Nessa direo, enquadra-se a temtica das relaes entre afetividade e cognio.

SOLETRAS, Ano VIII, N 15. So Gonalo: UERJ, jan./jun.2008

133

DEPARTAMENTO DE LETRAS

ANTIGOS PRESSUPOSTOS Conceber a emoo como um aspecto da constituio humana que se diferencia e que muitas vezes se ope racionalidade tem sido um pressuposto freqente na histria da Filosofia. De acordo com Arantes (2004), muitos pensadores adotaram a idia da dissociao entre razo e emoo ao refletirem sobre a natureza humana. Plato, por exemplo, acreditava que a virtude consistia na libertao das paixes a fim de priorizar o pensamento, uma vez que Agir moralmente agir racionalmente, e agir racionalmente filosofar, e filosofar suprimir os sentidos, morrer aos sentidos, ao corpo, ao mundo, para o esprito, o inteligvel, a idia. (Padovani e Castagnola, 1990, p. 119) Ainda segundo os autores supracitados, Descartes, ao criar a clebre assero: "Penso, logo existo", tambm atribui ao pensamento o valor de excelncia, isto , o conhecimento intelectual ganha a primazia, havendo, em contrapartida, a desvalorizao total do conhecimento sensvel. O mundo dos sentimentos, das emoes, das paixes desvalorizado por Descartes em campo prtico, como a sensao o fora em campo teortico. (Padovani e Castagnola, 1990, p. 291). Para o pensador, tais estados de alma eram vistos como irracionais, portanto era preciso combat-los e aniquil-los. Do mesmo modo, Kant considerava as paixes como enfermidades da alma, o que evidencia haver na obra deste filsofo uma hierarquia entre razo e emoo (Arantes, 2004). Assim, a idia de que as emoes so instncias menos dignas da natureza humana, podendo inclusive embotar o pensamento, um pressuposto filosfico ainda em voga, sobretudo quando se trata do senso comum. Vimos que Rodriguez (1994) alude s concepes cognitivistas ao tratar da afetividade como tema em LA. A autora chama a ateno para duas questes presentes no cognitivismo: a separao entre afetividade e cognio, por um lado, e, por outro, a transparncia e homogeneidade atribuda aos fenmenos subjetivos. Sendo assim, se as discusses em LA estiverem centradas no cognitivismo, natural que a afetividade seja concebida como um fator diferenciado da capacidade racional e cognitiva e que, por isso, seja considerada como um aspecto somenos para a compreenso da atividade cognoscitiva: Racionalidade e afetos so diferenciados, sendo a primeira responsvel no s pelo funcionamento da linguagem, mas por todas as capacidades subjetivas. A afetividade no tem, assim, um lugar nesse quadro. (Rodrigues, 1994, p. 8)
134 SOLETRAS, Ano VIII, N 15. So Gonalo: UERJ, jan./jun.2008

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES

No entanto, a autora adverte que a LA tem repensado a questo da afetividade. Trata-se, como se pode notar, de um texto escrito em 1994, o qual nos esclarece como as questes relativas afetividade tornaram-se foco de interesse em LA. Nessa direo, vimos que Rodrigues (1994) aponta que a LA, por investigar o processo da aquisio de lnguas, sobretudo de lnguas estrangeiras, abrigou como foco de interesse as questes didticas que envolvem tal processo. Ora, nessas questes, os aspectos afetivos no podem ser ignorados. Assim, a LA passa a consider-los, porm:
Essa re-considerao, para manter a coerncia com o paradigma cognitivista no qual essa disciplina est instituda, deve ser efetuada sem questionar a preeminncia atribuda racionalidade e a sua independncia em relao aos fenmenos afetivos. (Rodrigues, 1994, p. 8)

Tais palavras nos permitem crer que, na dcada de 90, a LA ainda conferia primazia racionalidade, cognio, mesmo que abrigasse a idia de que a afetividade tambm atuava no ensino/aprendizagem de lnguas.

NOVOS ENFOQUES Atualmente, encontramos textos e estudos em LA que se mostram mais afeitos viso contempornea que entende cognio e afetividade como aspectos indissociveis, tais como Castro(2006; 2007); Romero (2007); Renda e Tpias-Oliveira (2007); Silva e Abud (2007). Cremos que um dos motivos que levaram a LA no s a considerar os aspectos afetivos, mas, sobretudo, a integrar dialeticamente cognio e afetividade foi a adeso de muitos lingistas aplicados s idias de Vygotsky. De fato, por dedicar-se nitidamente a investigaes quanto ao ensino e aprendizagem de lnguas, o que implica interesse pelo processo educativo, a LA tem apresentado estudos que se fundamentam nas concepes sociointeracionistas de Vygotsky relativas linguagem, ao papel da escola e atuao docente. Segundo a perspectiva sociointeracionista, a aprendizagem entendida como um fenmeno que se realiza por meio da interao com o outro, possuindo, portanto, uma forte dimenso cultural. E tal fenmeno s possvel mediante a utilizao de sistemas simblicos culturalmente aprendidos. Entre tais sistemas, est a linguagem. Assim considerando, a obra de Vygotsky contempla muitas das principais questes abordadas pela LA. Aborda os aspectos didticos to necessrios ao ensino de lnSOLETRAS, Ano VIII, N 15. So Gonalo: UERJ, jan./jun.2008 135

DEPARTAMENTO DE LETRAS

guas, mas enfatiza o papel da linguagem e da interveno do outro na construo do conhecimento, no se restringindo a aspectos pedaggicos apenas. Se as idias de Vygotsky oferecem importantes contribuies LA, nada mais pertinente do que repensar a afetividade de acordo com tais postulados. Destarte, seria incoerente fundamentar estudos em asseres de Vygotsky, mas desprezar a questo da afetividade, a qual um fator significativo em suas reflexes.

O PAPEL DA AFETIVIDADE EM VYGOTSKY Vygotsky foi influenciado por Espinosa, filsofo que propunha a soluo monista para os problemas relacionados ao corpo e alma, ao sentimento e razo (Gleizer, 2005). Vygotsky ope-se, portanto, s teorias dualistas que, coerentes aos pressupostos da filosofia cartesiana, separavam corpo e mente, sentimento e razo. Para Vygotsky, a compreenso do pensamento humano s possvel quando se considera sua base afetivo-volitiva, uma vez que as dimenses do afeto e da cognio esto desde cedo relacionadas ntima e dialeticamente. Por sua vez, a vida emocional est conectada a outros processos psicolgicos e ao desenvolvimento da conscincia de um modo geral (Oliveira e Rego, 2003) As autoras supracitadas observam que, para Vygotsky, o papel da afetividade na configurao da conscincia s pode ser examinado por meio da conexo dialtica estabelecida com as demais funes. Nessa conexo, o repertrio cultural, as inmeras experincias e interaes com outras pessoas representam fatores imprescindveis para a compreenso dos processos envolvidos. Por esse prisma, o sujeito (de acordo com a psicologia histrico-cultural) produto do desenvolvimento de processos fsicos e mentais, cognitivos e afetivos, internos (histria anterior do indivduo) e externos (situaes sociais). Vygotsky considerava que, no decorrer do desenvolvimento, as emoes vo se transformando, isto , vo se afastando da origem biolgica e se constituindo como fenmeno histrico-cultural. Essas mudanas qualitativas que ocorrem com as emoes ao longo do desenvolvimento dizem respeito ao aumento de controle do homem sobre si mesmo. A razo, o intelecto (desenvolvido graas ao crescente domnio de instrumentos culturais), tem a capacidade de controlar os impulsos e as emoes mais primitivas (auto-regulao do comportamento). No entanto, no se
136 SOLETRAS, Ano VIII, N 15. So Gonalo: UERJ, jan./jun.2008

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES

trata de uma razo opressora, mas sim de uma razo a servio da vida afetiva, constituindo-se como um instrumento de elaborao e refinamento dos sentimentos (Oliveira e Rego, 2003). importante assinalar que Vygotsky chama a ateno para o papel da linguagem nessas mudanas qualitativas dos sentimentos, uma vez que os modos de pensar e de sentir so carregados de conceitos culturalmente aprendidos. Para o autor, a gnese da vida afetiva social mediada pelos significados construdos no contexto cultural em que o sujeito se insere. Cada sujeito elabora e lida de modo singular com as mesmas determinaes e influncias sociais. Assim, o homem aprende a pensar, a agir, a falar e a sentir de acordo com sua cultura. Um ocidental pensa e sente diferente de um oriental ou de um mulumano. O conceito de fidelidade e de cime, por exemplo, diferente de acordo com a cultura. Do mesmo modo, o medo da morte est relacionado crena na vida depois da morte ou reencarnao; a cobia e a generosidade so diferentes em sociedades capitalistas quando comparadas a sociedades em que no h dinheiro nem classes sociais (Oliveira e Rego, 2003). Em sntese, ainda segundo as autoras, o comportamento e o funcionamento mental humano devem ser estudados em quatro diferentes planos genticos: o plano da filognese (histria da espcie), o da ontognese (histria do prprio indivduo), o da sociognese (histria do grupo cultural) e o da micrognese (histria da formao de cada processo psicolgico especfico em curto prazo, bem como das experincias vividas pelo indivduo). Este ltimo plano caracteriza a emergncia do psiquismo individual no entrecruzamento do biolgico, do histrico e do cultural. A dimenso da singularidade central na questo da afetividade e remete constituio subjetiva do sujeito e ao conceito de personalidade. Vemos que Vygotsky adota uma abordagem unificadora entre as dimenses cognitiva e afetiva do funcionamento psicolgico. O fato de o homem nomear os sentimentos faz com que estes sejam percebidos de maneira diferenciada, j que para identific-los preciso escolher o conceito (a palavra) que exprima os traos caractersticos que distinguem um determinado sentimento. Por exemplo: o sentimento de medo diferente do sentimento da raiva. Nome-los implica reconhecer as peculiaridades de um e de outro. Assim, os sentimentos mantm relao com o pensamento por serem conceitos, e estes foram aprendidos e impostos pelo meio. Da ser cultural chamar um determinado sentimento de, por exemSOLETRAS, Ano VIII, N 15. So Gonalo: UERJ, jan./jun.2008 137

DEPARTAMENTO DE LETRAS

plo, cime. Trata-se de uma operao cognitiva e, concomitantemente, de uma manifestao afetiva. importante salientar que, segundo Oliveira (1992, p. 80):
A cultura no pensada por Vygotsky como um sistema esttico ao qual o indivduo se submete, mas como uma espcie de palco de negociaes em que seus membros esto em constante processo de criao e de reinterpretao de informaes, conceitos e significados. Ao tomar posse do cultural, o indivduo o torna seu, passando a utiliz-lo como instrumento pessoal de pensamento e ao no mundo.

Ainda conforme a autora, na teoria de Vygotsky h distino entre dois componentes presentes no significado da palavra: o "significado" propriamente dito, referente ao sistema de relaes objetivas que se forma no processo de desenvolvimento da palavra, e o "sentido", que referente ao significado que a palavra assume para cada pessoa. Neste ltimo, relacionado s experincias individuais, que residem as vivncias afetivas. Em tal sentido, a autora afirma que "no prprio significado da palavra, to central para Vygotsky, encontra-se uma concretizao de sua perspectiva integradora dos aspectos cognitivos e afetivos do funcionamento psicolgico humano". (Oliveira, 1992, p. 82) POSSVEIS CONCLUSES Se, em Vygotsky, a afetividade um componente que integra o aspecto cognitivo, sendo ambos os aspectos indissociveis, por que a obra de Vygotsky tem sido freqentemente associada apenas dimenso cognitiva? Em sua obra A construo do pensamento e da linguagem (2001) encontram-se as seguintes palavras:
Quando falamos da relao do pensamento e da linguagem com os outros aspectos da vida da conscincia, a primeira questo a surgir a relao entre intelecto e afeto. Como se sabe, a separao entre a parte intelectual da nossa conscincia e sua parte afetiva e volitiva um dos defeitos radicais de toda a psicologia tradicional. [...] Quem separou desde o incio o pensamento do afeto fechou definitivamente para si mesmo o caminho para a explicao das causas do prprio pensamento, porque a anlise determinista do pensamento pressupe necessariamente a revelao dos motivos, necessidades, interesses, motivaes e tendncias motrizes do pensamento, que lhe orientam o movimento nesse ou naquele aspecto. (Vigotski, 2001, p. 15-16, grifo nosso)

Tais palavras atestam a importncia que Vygotsky confere s relaes entre o pensamento (cognio) e afetividade. Se assim , por que os aspectos afetivos so pouco mencionados em estudos que se pautam na teoria de Vygotsky?
138 SOLETRAS, Ano VIII, N 15. So Gonalo: UERJ, jan./jun.2008

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES

Oliveira e Rego (2003) tecem duas possveis hipteses para explicar tal fato: ou a obra de Vygotsky prioriza os aspectos intelectuais, apesar de sustentar a integrao dialtica entre cognio e afetividade, ou os leitores assim a interpretaram devido concepo dualista que ainda subsiste. As autoras acreditam na segunda hiptese:
Supomos que a segunda hiptese seja a correta, j que a separao dos domnios afetivos e cognitivos tem uma longa tradio no campo da psicologia. Sabemos que a tendncia dualista ainda no est totalmente superada nos estudos contemporneos, portanto, ela pode ter contaminado (ou influenciado) o modo como suas idias foram selecionadas, difundidas e internalizadas por seu pblico leitor. (Oliveira e Rego, 2003, p. 18)

Acreditamos que a LA esteja se libertando dessa contaminao e assumindo a integrao entre os aspectos cognitivos e afetivos, j que se pauta muitas vezes nas consideraes de Vygotsky. Assim, ainda que sobrevivam pesquisas que se orientem na dicotomia entre afetividade e cognio, vemos que os antigos paradigmas esto sendo substitudos por essa viso integradora entre cognio e afetividade. Afinal, como afirma Vygostsky, separar na conscincia humana a parte intelectual da parte afetiva um defeito radical, pois:
Neste caso, o pensamento se transforma inevitavelmente em uma corrente autnoma de pensamentos que pensam a si mesmos, dissocia-se de toda a plenitude da vida dinmica, das motivaes vivas, dos interesses, dos envolvimentos do homem pensante e, assim, se torna ou um epifenmeno totalmente intil, que nada pode modificar na vida ou no comportamento do homem, ou uma fora antiga original e autnoma que, ao interferir na vida da conscincia e na vida do indivduo, acaba por influenci-las de modo incompreensvel. (Vigotski, 2001, p. 16)

Cremos que a genialidade de Vygotsky tem nos apontado caminhos no s para a compreenso do pensamento e linguagem, mas tambm para o papel da afetividade na conscincia humana. Assim, a LA no pode ignorar tais questes em nome de concepes que no mais se sustentam contemporaneamente. REFERNCIAS ARANTES, Valria Amorim. Afetividade e cognio: rompendo a dicotomia na educao. [s.l.]: Editora Mandruv, 2004. Disponvel em <http://www.hottopos.com/videtur23/valeria.htm>. Acesso em 01 de agosto de 2004.

SOLETRAS, Ano VIII, N 15. So Gonalo: UERJ, jan./jun.2008

139

DEPARTAMENTO DE LETRAS

CASTRO, Solange T. Ricardo. Ensino e aprendizagem de lnguas estrangeiras: a perspectiva de ingressantes em um curso de Letras. Revista Cincias Humanas. Taubat, 2006 [no prelo]. . O desenvolvimento do componente afetivo da aprendizagem de lngua estrangeira em cursos de Letras: fator crucial para a formao do futuro professor. In: SILVA, Elisabeth Ramos; UYENO, Elzira Yoko; Abud, Maria Jos Milharezi (orgs.). Cognio, Afetividade e Linguagem. Taubat: Cabral Editora e Livraria Universitria, 2007. p. 187-208. OLIVEIRA, M. K. O problema da afetividade em Vygotsky. In: DE LA TAILLE, Yves de Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenticas em discusso. 16 ed. So Paulo: Summus, 1992. OLIVEIRA, Marta Kohl; REGO, Teresa Cristina. Vygotsky e as complexas relaes entre cognio e afeto. In: ARANTES, Valria Amorim (org). Afetividade na escola. So Paulo: Summus, 2003. PADOVANI, Umberto; CASTAGNOLA, Lus. Histria da Filosofia. 15 ed. So Paulo: Melhoramentos,1990. RENDA, Vera Lcia Batalha de Siqueira; Tpias-Oliveira, Eveline Mattos. Primeiro a obrigao, depois a devoo? In: SILVA, Elisabeth Ramos; UYENO, Elzira Yoko; Abud, Maria Jos Milharezi (orgs.). Cognio, afetividade e linguagem. Taubat: Cabral Editora e Livraria Universitria, 2007, p. 305- 330. RODRIGUES, Carolina. Afetividade e inconsciente na didtica de lnguas. In: DELTA, Vol. 10. n 1, 1994, p.7-19. ROMERO, Tnia Regina de Souza. A dimenso afetiva no processo de reflexo crtica. In: SILVA, Elisabeth Ramos; UYENO, Elzira Yoko; Abud, Maria Jos Milharezi (orgs.). Cognio, afetividade e linguagem. Taubat: Cabral Editora e Livraria Universitria, 2007. p. 209 234. SILVA, Elisabeth Ramos; Abud, Maria Jos Milharezi. Representaes discentes acerca do bom professor: as caractersticas de personalidade como tecnologia de trabalho na relao pedaggica. In: SILVA, Elisabeth Ramos; UYENO, Elzira Yoko; Abud, Maria Jos Milharezi (orgs.). Cognio, afetividade e linguagem. Taubat: Cabral Editora e Livraria Universitria, 2007, p. 261-282. VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construo do pensamento e da linguagem. So Paulo: Martins Fontes, 2001.

140

SOLETRAS, Ano VIII, N 15. So Gonalo: UERJ, jan./jun.2008

Potrebbero piacerti anche