Sei sulla pagina 1di 28

MANUAL DE INSTALAO E DO USURIO

AQUECEDOR DE GUA A GS INSTANTNEO

CDIGOS RB3AP25PVNAIN RB3AP25PVPAIN RB3AP30PVNAIN RB3AP30PVPAIN RB3AP35PVNAIN RB3AP35PVPAIN

MODELOS RB-26N RB-26P RB-35N RB-35P RB-39N RB-39P

41-08061-000

Parabns por escolher a Rheem. Em respeito a sua escolha, informamos que o aquecedor de gua a gs Rheem fabricado com tecnologia japonesa (Paloma Series), mantendo assim nveis mundiais de qualidade. Deixamos a seu dispor nossa rede de atendimento e estrutura de ps-venda. Este aparelho foi desenvolvido exclusivamente para aquecimento de gua de uso residencial como duchas, torneiras, pias e banheiras. A utilizao para outros fins como sistemas conjugados, caldeiras, piscinas e outros circuitos fechados pode acarretar na perda de garantia. Consulte o Servio de Assistncia Tcnica da Rheem, para obter melhores orientaes. Este aparelho s deve ser instalado pelas empresas credenciadas Rheem, visando sua segurana e a garantia do aparelho. Leia atentamente e conserve este Manual, de modo a facilitar sua consulta posterior.

NDICE
Consideraes e Recomendaes -------------------------Instrues de Instalao -------------------------------------Funcionamento do Controle --------------------------------Caractersticas Tcnicas -------------------------------------Manuteno --------------------------------------------------Dicas para de diagnsticos para soluo de problemas Guia de cdigos de erro ----------------------------------Rede de Assistncia Tcnica Autorizada -----------------3 4/10 11/17 18 19/20 21 22 23/24

Certificado de Garantia ------------------------------------- 25

02

CONSIDERAES E RECOMENDAES O objetivo deste manual fornecer ao instalador as instrues e recomendaes bsicas para instalao e ajuste adequados do aquecedor de gua; explicar ao proprietrio, as caractersticas, a operao, cuidados de segurana, manuteno e resoluo de problemas com o aquecedor de gua. muito importante que todas as pessoas que iro instalar, operar ou ajustar este aquecedor de gua leiam as instrues atentamente para saber como realizar essas operaes. Se voc no entender as instrues ou qualquer termo contido neste manual, procure assistncia profissional. No recomendamos a operao deste equipamento por idosos, crianas e deficientes sem a superviso de um responsvel. Guarde este manual. Leia atentamente e mantenha o manual em local seguro para referncias futuras. Os aquecedores so fabricados para funcionarem apenas com um tipo de gs, a escolha deve ser feita no ato da compra de acordo com o gs disponvel em sua residncia. - Para identificar o tipo de gs em que o aparelho funciona, verifique a marcao na etiqueta lateral.

03

AQUECIMENTO DE GUA

Linha Aquecimento a Gs para Banho

INSTRUES DE INSTALAO INFORMAES AO INSTALADOR Antes de iniciar a instalao, leia atentamente as informaes contidas neste Manual. A instalao adequada do aparelho a condio fundamental para seu bom funcionamento. O servio dever ser executado por tcnico especializado e devidamente treinado pela Rheem, aplicando as normas da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), principalmente a NBR 13.103; e das COMPANHIAS Distribuidoras de Gs Natural e gs GLP de cada regio. A instalao por conta prpria ou por pessoas no qualificadas, realizada sem os devidos cuidados, pode oferecer riscos, comprometendo o funcionamento do produto, alm da perda da garantia. Aps o trmino da instalao, utilizando o Manual de Instalao, oriente o cliente detalhadamente sobre o manuseio, as partes de segurana e as exigncias da garantia. Na abertura da embalagem, certificar-se sobre o perfeito estado do produto.

INSTRUES DE INSTALAO Seguir rigorosamente a norma NBR13.103 (adequao de ambientes residenciais para instalao de aparelhos que utilizam gs combustvel). obrigatrio que a instalao ou mudana do aparelho seja efetuada por pessoa treinada e autorizada pela Rheem. obrigatrio o uso de chamin. Antes de conectar a tubulao de gua e gs fazer uma purga para limpeza. importante que a bateria de gs tenha evaporao, suficiente para fornecimento de gs GLP ao aquecedor. Evaporao do cilindro GLP: P90 - 2,0 kg/h e P190 - 3,5 kg/h. No recomendamos o uso de vasilhame/cilindro Mod. P13 - 13kg devido a baixa taxa de evaporao. Este aparelho pode operar com os seguintes tipos de gases: gs GLP e gs Natural desde a converso seja efetuada por tcnico autorizado. Utilizar somente o gs indicado na etiqueta de identificao localizada na lateral do aparelho. Antes de ligar o aparelho leia atentamente as instrues contidas na etiqueta de ateno localizada na lateral do aparelho. Nunca instale o aparelho em locais de difcil acesso tais como locais altos que necessitem de escada ou muito apertados para manuteno e locais com alta concentrao de poluentes.

04

Todos os modelos de aquecedores da Rheem possuem Exausto Forada, por isso podem ser instalados em recinto com no mnimo uma abertura de ventilao permanente, onde a mesma dever conter a rea igual ou maior que da sada do dimetro da chamin (item 6.1.3.4.4 da NBR 13103). Nunca instalar o aparelho em rea mvel como trens, navios, avies, Trailers (Motor Home) ou veculos recreacionais. A colocao do aparelho, da chamin e os ajustes necessrios devem ser realizados por tcnicos especializados, assim como as instalaes dos equipamentos a gs. A chamin deve ser instalada voltada para o ambiente externo com a utilizao de materiais especficos para este fim. A chamin e seus acessrios no acompanham o aparelho. ESCOLHA DO LOCAL DE INSTALAO Em construo nova, definir desde o projeto, o local e forma a ser instalado. Este aparelho no pode ser instalado em recinto fechado sem circulao de ar mesmo instalando a chamin. Ao instalar a chamin, a mesma deve sair do prdio, e nunca instale em locais de alta temperatura. No instale o aquecedor em locais onde haja exposio ao sol e chuva. No instale o aquecedor prximo a aberturas de aquecimento ou refrigerao.Deve-se manter uma distncia mnima de 1,20 m. Por razes de segurana, proibida a instalao do aparelho em banheiros e dormitrios. A presso de entrada de gua fria deve ser entre 6 e 100 mca. Colocar o registro de gaveta na tubulao de alimentao de gua, Utilizar um regulador de presso de gs adequado com a vazo mxima especificada. Colocar um registro de esfera de (mod. 26) e (mod. 35 e 39),na tubulao de gs de entrada do aquecedor. Verificar se o dimensionamento da tubulao de gs atende a vazo necessria do aquecedor.

05

AQUECIMENTO DE GUA

Linha Aquecimento a Gs para Banho

AMBIENTE DE INSTALAO Veja na figura, o ambiente ideal para a instalao do equipamento:

06

MONTAGEM DO AQUECEDOR DE GUA - Certifique-se se a localizao do aparelho permite fcil acesso e operao. - Antes de fixar o produto, verifique qual a melhor condio de instalao, quanto a altura e posio do produto em relao ao duto de exausto, pontos de gua e gs, comprimento dos flexveis (levando-se em considerao que os flexveis no devem ficar tensionados). - A altura ideal para instalao do produto aquela que permite aos usurios uma boa visualizao do painel de indicaes. - Fcil fixao, possui suporte no prprio gabinete, nas partes superior e inferior e est acompanhado de buchas e parafusos. - Aps determinar a altura ideal, marque e faa a furao superior (furo central do suporte), utilizando broca apropriada; fixe o parafuso de bucha metlica, e encaixe a base do produto para fazer a marcao dos furos inferiores. Retire a base e faa as furaes utilizando broca apropriada. Coloque as buchas plsticas nos furos e instale o produto de forma que fique firme na parede.

- Ateno: No instalar o produto exposto ao tempo, sem proteo adequada contra deposio de poeira, incidncia de gua ou outros lquidos. - Evite acidentes, antes de furar a parede, certifique-se de que o local escolhido para furao no coincida com as tubulaes de gua ou gs que encontram-se embutidas. O aquecedor de gua funciona com a Tenso 110~127V AC/50-60Hz. Conecte em uma tomada com terminao terra prxima ao aparelho. O comprimento do cabo da fonte de energia de 2 m. LIGAO HIDRULICA - O dimetro das linhas de tubulao deve ser de, no mnimo, 3/4. - Antes de realizar a conexo hidrulica, providencie a instalao de um registro para bloqueio e abertura da gua fria e os meios necessrios para deixar escoar a gua pela tubulao para eliminar possveis resduos que podem estar acumulados em seu interior. Confirmar se a presso da gua a ser fornecida ao produto est de acordo com a presso mxima recomendada. A operao do aquecedor de gua exige a presso de gua mnima de 6 mca e uma taxa de fluxo de gua mnimo de 2,7 l/min (mod. 35/39) e 3,6 l/min (mod. 26). necessria presso de gua de 27 m.c.a. para alcanar a taxa de fluxo mxima. - Conectar corretamente a alimentao hidrulica entrada de gua fria do produto, e a sada de gua quente, ao ramal de gua quente de sua instalao, utilizando ferramentas adequadas. Voc pode identificar a entrada de gua fria e a sada de gua quente do produto atravs de etiquetas coladas prximo aos niples de conexo, na parte inferior do produto. Mantenha o registro de bloqueio da gua fria fechado at o trmino da instalao. - Aps realizar as conexes hidrulicas, abra os registros dos pontos de utilizao de gua quente e abra o registro de bloqueio de gua fria, deixando escoar gua at eliminar todo ar, em seguida feche os registros at o trmino da instalao do produto. - No utilizar as tubulaes de gua para aterramento de aparelhos eltricos. - A gua a ser fornecida ao aparelho deve ser devidamente tratada, na utilizao de gua de poo artesiano, efetuar a anlise fsico / qumica da gua e s utilizar se estiver dentro dos padres de abastecimento. O uso de gua diretamente da rede de abastecimento depende da constncia e da presso adequada, o uso fora destas condies implica em perda da garantia.

07

AQUECIMENTO DE GUA

Linha Aquecimento a Gs para Banho

- Nos pontos de utilizao, d a preferncia para instalao de misturadores tipo Y, que garantem um bom desempenho do produto e evitam o desligamento do produto durante o uso. - Para o uso de misturadores do tipo monocomando, certifique-se que as presses das redes quente e frias estejam devidamente equilibradas. - Havendo a necessidade de pressurizar a rede de alimentao hidrulica do produto, efetu-la tambm na rede de gua fria dos pontos de utilizao, para que se tenha um equilbrio na mistura de gua. Ateno: Este aquecedor de gua deve ser usado com as seguintes condies de sistema de abastecimento de gua: Com gua limpa e potvel livre de substncias qumicas corrosivas, areia, sujeira e outros agentes contaminantes. Com temperaturas de gua de entrada acima de 3C, mas que no exceda 75C. Livre de limo e depsitos de calcrio. NO reverta as conexes de gua quente e fria, pois o aquecedor de gua no vai funcionar. necessrio reforar a parede caso ela no seja forte o suficiente para segurar o aparelho. Use somente fita teflon nas conexes e linhas de gua quente e fria. Evite abrir demasiadamente a gua fria, para que no ocorra choque de presso. Se houver ducha higinica, manter os registros sempre fechados. IMPORTANTE A garantia concedida de fbrica no cobre o uso de gua fora dos padres de abastecimento de rede pblica. No caso de se utilizar gua de poos artesianos efetuar a prvia anlise fsico-quimico da mesma, e adequ-la ao padro da rede de abastecimento pblico. Mantenha controle das caractersticas fsico-quimico da gua para instalaes de cobre: faixa ideal de pH 7,2~7,6; alcalinidade 80`120 ppm, cloro residual 1,0~3,0 ppm. Antes de ligar seu aquecedor, verifique a voltagem da rede local. LIGAO DO GS Verificar se o tipo de gs fornecido compatvel com o produto adquirido. Antes de efetuar a instalao do produto devero ser feitas as seguintes verificaes: - Certificar-se da inexistncia de resduos e possveis vazamentos na tubulao de gs de sua instalao. - Certificar-se de que a presso de alimentao do gs esteja de acordo com as caractersticas do produto. A presso do gs de entrada no aquecedor no deve exceder 200 mm.c.a. para gs natural ou 280 mm.c.a. para gs GLP Se houver presso de gs mais alta ou mais baixa, entre em contato com o fornecedor de gs . para realizao das correes necessrias. NOTIFICAO Para garantir uma operao adequada do aquecedor, a tubulao e o medidor de gs devem ser dimensionados corretamente. - Ligar o produto tubulao de gs colocando, antes do produto, um registro para o bloqueio e a abertura do gs. - A alimentao do gs deve estar dimensionada para a vazo necessria ao produto e ser dotada de todos os dispositivos de segurana e controles necessrios. - Se o produto no for usado por um longo perodo, deve-se fechar o registro principal de gs. - No utilizar as tubulaes de gs para aterramento de aparelhos eltricos. - Use uma soluo espumante feita com sabo para testar vazamentos em todas as conexes e junes. A formao de bolhas indica vazamento de gs que deve ser corrigido. - As conexes de fbrica tambm devem ser testadas depois que o aquecedor de gua for colocado em operao. * Utilizar-se da espuma de sabo ou detergente para constatar a presena ou no de vazamentos.

08

NO CASO DE SENTIR CHEIRO DE GS No tente ligar qualquer aparelho. No toque em qualquer interruptor eltrico, no risque fsforos; no use o telefone no local. Ventile o ambiente, abrindo portas e janelas. Verifique se o cheiro existe somente no local ou se vem do exterior do imvel. Entre em contato com o fornecedor de gs ou corpo de bombeiros imediatamente usando o telefone de um vizinho. A instalao e o servio devem ser realizados por instalador qualificado, agncia prestadora de servios de gs ou fornecedor de gs. SISTEMA DE EXAUSTO - CHAMIN - A interligao do produto ao ambiente externo deve ser realizada atravs de chamin individual ou coletiva por dutos fabricados em materiais apropriados e resistentes ao tempo, ao calor e as condies do ambiente onde est instalado o produto. O comprimento mximo da chamin deve obedecer a Tabela:

O duto de exausto de gases de combusto no deve ter seu dimetro reduzido a valores menores dos que os determinados neste manual. Utilizar duto de chamin de 80 mm de dimetro. Ao realizar conexo do duto de exausto com o aquecedor, precaues devem ser observadas: Utilize abraadeiras adequadas para fixar o duto de exausto ao aquecedor. Aps a instalao certifique-se da perfeita vedao com as peas que compem o duto de exausto. A vedao da chamin e unies deve ser garantida para que no tenha retorno dos gases de exausto ao aparelho. O material do duto deve ser resistente ao fogo. Instale o aparelho em locais onde as paredes dos tetos apresentam requisitos de segurana contra incndio ou locais onde possa manter distncia adequada para se prevenir do fogo. A colocao do aparelho, da chamin e os ajustes necessrios devem ser realizados por tcnicos especializados, assim como as instalaes dos equipamentos a gs.

09

AQUECIMENTO DE GUA

Linha Aquecimento a Gs para Banho

A chamin deve ser voltada para o ambiente externo com a instalao de materiais especficos para esse fim. A chamin e seus acessrios no acompanham o aparelho. O servio autorizado RHEEM mantm em estoque, material adequado para instalao da chamin. Deve ser fixada de modo a ter uma inclinao para baixo de, no mnimo, 2%;

A RHEEM NO SE RESPONSABILIZA POR DANOS CAUSADOS PELOS ACESSRIOS DE LIGAO E EXAUSTO (DUTOS, CHAMINS E OUTROS). RECOMENDAMOS VERIFICAR PERIODICAMENTE A CONDIO FSICA DESTES ACESSRIOS, PARA QUE EM CASO DE M CONSERVAO, SEJAM SUBSTITUIDOS IMEDIATAMENTE. O VAZAMENTO DE GASES DA EXAUSTO NO AMBIENTE INTERNO PODE OCASIONAR SRIOS DANOS A SUDE DO SER HUMANO E DE ANIMAIS. LIGAO ELTRICA A fonte de energia eltrica para este aquecedor de gua deve ser de 110~127 VAC/50-60HZ, 3 Ampres. O aquecedor vem com cabo de energia de 3 (trs) pinos (novo padro brasileiro NBR 14136). Certifiquese que a tomada destinada conexo do produto rede eltrica apresente um sistema de aterramento conforme NBR 5410 (Instalaes eltricas de baixa tenso). Recomenda-se a instalao de um disjuntor de fuga eltrica. Mantenha qualquer excesso de cabo de energia fora do aquecedor. NO conecte fios aos tubos de gua ou de gs, cabos telefnicos, circuitos condutores de iluminao e circuitos de aterramento de outros equipamentos que tenham interruptor de falha de terra. No caso de falta de energia eltrica, o equipamento no ir funcionar. Caso o aparelho esteja sendo usado e a energia for cortada, o sistema eletrnico ser interrompido, fechando a vlvula de gs. O fluxo de gua ir continuar, porm a gua deixar de ser aquecida. Neste caso, feche as torneiras/registros que estiverem sendo usados, at que a energia seja restabelecida.

10

FUNCIONAMENTO DO CONTROLE LIGAO DO CONTROLE DE TEMPERATURA Um controle Principal fornecido junto com o aquecedor de gua. Controles remotos adicionais podem ser adquiridos separadamente Banho 1 e Banho 2. At 3 (trs) controles remotos podem ser usados neste aquecedor. NO instale qualquer controle remoto na parte externa ou em reas em que possa haver contato com gua. No deixe o controle remoto ao alcance das crianas. O controle remoto pode ser instalado em locais convenientes, tais como cozinhas, lavanderias, reas de servio ou diretamente ao lado do aquecedor de gua interno. Evite reas onde o controle remoto possa ficar exposto ao calor, por exemplo: foges ou aquecedores. Evite reas onde o controle remoto possa estar sujeito a leo e/ou vapor de cozimento. Evite reas onde agentes qumicos (como solventes, benzinas e substncias alcalinas) sejam utilizados. Evite reas com incidncia de luz solar direta. A distncia MXIMA entre o aquecedor de gua e o local de instalao do controle remoto limitada a 50 m de fio. NOTIFICAO Somente um de cada tipo de controle remoto pode ser conectado ao aquecedor de gua. Portanto, um nmero mximo de trs controles pode ser conectado ao aquecedor. Nenhum controle de outro fabricante adequado para uso com este aquecedor de gua. NO tente desmontar o controle remoto.

Controle Principal

11

AQUECIMENTO DE GUA

Linha Aquecimento a Gs para Banho

CONEXO DA FIAO DO CONTROLE PRINCIPAL Faa dois furos na parede, para fixao da Placa Base do controle. Retire a placa de base do controle. Conecte o cabo de extenso do controle, passando a fiao pela parte inferior do painel, caso a fiao fique aparente ou pelo buraco central da placa de base, caso a fiao fique embutida (por condute exclusivo). Fixe a placa de base na parede usando parafusos e buchas de parede apropriados. Certifique-se de que as salincias laterais da placa de base esto em direo ascendente. Coloque o controle remoto sobre a placa de base. Certifique-se de que as salincias laterais da placa de base se encaixem nos suportes do controle remoto. Fixe o controle na placa de base na parte inferior do controle remoto usando o parafuso fornecido. No aplique selador/silicone no cabo do controle remoto.

12

CONEXO DO CONTROLE REMOTO AO AQUECEDOR DE GUA Certifique-se de que a energia para o aquecedor de gua est desconectada. Retire a tampa frontal do aquecedor. Insira o cabo de extenso do controle remoto atravs do buraco no canto inferior direito do aquecedor. Conecte o cabo nos terminais de conexo localizados no lado superior direito da Placa Controladora Integrada (PCI), conforme mostrado no diagrama. NOTIFICAO Os terminais de conexo de fiao do controle remoto no so sensveis a polaridade. Aperte bem os parafusos dos terminais. Fixe o cabo de extenso do controle remoto usando a braadeira apropriada. Recoloque a tampa frontal do aquecedor. Ligue a fonte de energia do aquecedor de gua.

13

AQUECIMENTO DE GUA

Linha Aquecimento a Gs para Banho

Certifique-se da operao adequada do controle remoto e do aquecedor. AJUSTE DA TEMPERATURA DA GUA O ajuste de fbrica do limite de temperatura por controle remoto est entre 37C e 60C. O controle remoto vem pr-ajustado de fbrica em 40C. Para ligar ou desligar o controle remoto, pressione o boto POWER (Liga/Desliga). Para ajustar a temperatura em um certo nvel, pressione o boto com a seta PARA CIMA. Para mudar o ponto de ajuste da temperatura, pressione os botes de ajuste PARA CIMA e PARA BAIXO. O ponto de ajuste da temperatura no controle remoto no vai alm de 49C quando a torneira de gua quente estiver em posio aberta. NOTIFICAO O ajuste de fbrica permite operar temperaturas entre 37C e 60C.Temperaturas de at 75C podem ser alcanadas com o controle remoto PRINCIPAL e um ajuste no interruptor DIP Somente pessoal de servio . qualificado deve realizar esse ajuste. Somente controles remotos autorizados de fbrica devem ser usados. Temperaturas acima de 52C podem causar queimaduras graves e acidentes. Lembre-se sempre de testar a temperatura da gua com a mo antes de usar e tambm que quanto mais quente a gua, maior o risco de queimaduras. Sempre supervisione crianas pequenas ou outras pessoas com deficincias. O aquecedor de gua est equipado com um dispositivo que corta o suprimento de gs para o queimador caso o aquecedor exceda temperaturas operacionais normais. Se o aquecedor de gua for exposto ao fogo, inundao, danos fsicos ou ficar exposto a chuvas, desligue as vlvulas de corte de gs manuais e no opere o aparelho novamente at que ele seja verificado por pessoal qualificado. NOTIFICAO O aquecedor de gua no funciona com pouco fluxo de gua. Nesse caso, aumente o fluxo de gua. Se mesmo assim o aquecedor no funcionar e a torneira de gua quente estiver completamente aberta, aumente o ajuste de temperatura no controle remoto.

14

PERIGO: gua mais quente aumenta o risco em potencial de QUEIMADURAS causadas por gua quente. AJUSTE DE TEMPERATURA DO INTERRUPTOR DIP Ajuste necessrio para temperatura de gua at 75C. NO altere o interruptor dip no. 4 caso no seja necessrio ajuste para 75C. Siga as instrues abaixo se for determinado que necessrio ajuste para 75C. Desligue o controle remoto. Feche as vlvulas de corte de gs e gua. Retire a tampa frontal. Encontre o interruptor dip n 4 localizado na lateral esquerda superior da PCI. (Veja o diagrama para localizao do interruptor dip) Mude a configurao do interruptor dip no. 4 para a posio LIGADA (ON). NO altere os outros interruptores dip. O LED na PCI est piscando. Ao mesmo tempo, o visor do Controle Remoto Principal comea a piscar. Pressione o boto SW1 do lado esquerdo da PCI por mais de um segundo. O LED na PCI fica iluminado continuamente. Ao mesmo tempo, o visor do Controle Remoto Principal fica continuamente aceso. Simultaneamente, mude a configurao do interruptor dip no. 4 para a posio DESLIGADA (OFF) novamente. NO altere os outros interruptores DIP O LED na PCI apaga. Ao mesmo tempo, o visor do Controle . Remoto Principal desliga. A alterao est terminada. Faa um teste, ligando o aparelho atravs do boto LIGA do Controle. Ajuste a temperatura pressionando o boto de ajuste de temperatura para cima, at que alcance os 75C. (caso no consiga com que a temperatura ultrapasse os 60C, repita a operao desde o incio). Coloque a tampa da frente da unidade. Abra as vlvulas de corte de gs e gua. Verifique e certifique-se da operao e desempenho seguro do aquecedor de gua. Consulte os passos abaixo sobre o LIMITE mximo de temperatura da gua em 60C. Siga os primeiros quatro pontos relacionados acima, e depois continue conforme listado a seguir: Pressione o boto SW2 do lado esquerdo da PCI por mais de um segundo. O LED na PCI fica iluminado continuamente. Ao mesmo tempo, o visor do Controle Remoto Principal fica continuamente aceso. Simultaneamente, mude a configurao do interruptor dip no. 4 para a posio DESLIGADA (OFF) novamente. NO altere os outros interruptores DIP O LED na PCI apaga. Ao mesmo tempo, o visor do Controle . Remoto Principal desliga. A alterao est terminada. Coloque a tampa da frente da unidade. Ligue o controle remoto e as vlvulas de corte de gs e gua. Verifique e certifique-se da operao e desempenho seguro do aquecedor de gua.

15

AQUECIMENTO DE GUA

Linha Aquecimento a Gs para Banho

O contedo desta pgina deve ser usado SOMENTE por pessoal de instalao/servio qualificado.

16

17

AQUECIMENTO DE GUA

Linha Aquecimento a Gs para Banho

CARACTERSTICAS TCNICAS
Aquecedor de gua a Gs Instantneo

Modelos Tipo de Gs Presso de entrada do gs Capacidade (vazo em l/min no misturador) Potncia Nominal nas Condies Padro kw kcal Rendimento sobre PCS Consumo de gs Chamin Tenso eltrica (VAC) Frequncia (Hz) Consumo Eltrico (em funcionamento) Consumo Eltrico (Stand-by) Medidas (A x L x P) Peso (Kg) Vazo mnima de gua p/ acionamento Presso mnima de gua p/ acionamento Presso ideal de gua p/ funcionamento Presso mxima de gua p/ funcionamento

RB3AP25PVNAIN GN 200 mmca 26,5 44,2 38.012 83,0% 3,99 m/h 80 mm 110-127 V 50-60 hz 65 W 3,0 W 520 x 350 x 150 mm 16,3 Kg 3,5 l/min 0,5 mca 10 a 40 mca 100 mca

RB3AP25PVPAIN GLP 280 mmca 26,5 43,6 37.489 84,3% 3,16 kg/h 80 mm 110-127 V 50-60 hz 56W 3,0 W 520 x 350 x 150 mm 16,3 Kg 3,6 l/min 0,5 mca 10 a 40 mca 100 mca

RB3AP30PVNAIN GN 200 mmca 35,0 58,6 50.386 83,6% 5,29 m/h 80 mm 110-127 V 50-60 hz 67 W 3,0 W 600 x 350 x 215mm 24,5 Kg 2,7 l/min 0,8 mca 10 a 40 mca 100 mca

Modelos Tipo de Gs Presso de entrada do gs Capacidade (vazo em l/min no misturador) Potncia Nominal nas Condies Padro kw kcal Rendimento sobre PCS Consumo de gs Chamin Tenso eltrica (VAC) Frequncia (Hz) Consumo Eltrico (em funcionamento) Consumo Eltrico (Stand-by) Medidas (A x L x P) Peso (Kg) Vazo mnima de gua p/ acionamento Presso mnima de gua p/ acionamento Presso ideal de gua p/ funcionamento Presso mxima de gua p/ funcionamento

RB3AP30PVPAIN GLP 280 mmca 35,0 57,1 49.097 85,2% 4,14 kg/h 80 mm 110-127 V 50-60 hz 64 W 3,0 W 600 x 350 x 215 mm 24,5 Kg 2,3 l/min 0,8 mca 10 a 40 mca 100 mca

RB3AP35PVNAIN GLP 200 mmca 39,5 64,7 55.631 84,9% 5,84 m/h 80 mm 110-127 V 50-60 hz 73 W 3,0 W 600 x 350 x 215 mm 24,5 Kg 2,7 l/min 0,5 mca 10 a 40 mca 100 mca

RB3AP35PVPAIN GLP 280 mmca 38,5 62,9 54.084 85,5% 4,57 kg/h 80 mm 110-127 V 50-60 hz 80 W 3,0 W 600 x 350 x 215mm 24,5 Kg 2,5 l/min 0,5 mca 10 a 40 mca 100 mca

18

Tempo de acionamento da vlvula de Segurana para o Acendimento: aproximadamente 3 segundos. CHECAGEM APS INSTALAO E TESTE DE FUNCIONAMENTO E ACENDIMENTO Verificar se est tudo em ordem, se os materiais de fcil combusto esto distantes do aquecedor, verificar se no h vazamento nas conexes e tubulaes de gua fria, quente e gs (com espuma). 1- Acione o Boto Liga/desliga do Controle; 2- Abrir totalmente o registro de gua quente e verificar a sada de gua quente. 3- Aps 15 segundos fechar primeiro o registro de gua quente. Repetir os passos 1 e 2e verificar. Terminado o acionamento, se no for utilizar o aparelho imediatamente, feche o registro de gs e de gua. Este aquecedor de gua certificado para instalaes a at 1.700 m acima do nvel do mar. TESTE DE VAZAMENTO O aquecedor de gua e as conexes de gs devem ser testados quanto a vazamentos sob presses operacionais normais antes de serem colocados em funcionamento. Abra os registros de gs que abastecem o aquecedor de gua. Use uma esponja com gua e sabo para testar vazamentos em todas as conexes e junes. A formao de bolhas indica um vazamento de gs que deve ser corrigido. As conexes de entrada do aquecedor tambm devem ser testadas depois que o aquecedor de gua for colocado em operao. MANUTENO Sempre que realizar alguma manuteno em seu aquecedor, recomendamos fechar o registro de gs e retirar o plugue da tomada, a fim de evitar possveis acionamentos inesperados do produto. Para efetuar a limpeza da capa externa, utilizar pano mido e sabo neutro, no utilizar substncias inflamveis (gasolina, lcool, removedores etc.), ps ou esponjas abrasivas. Na substituio de peas, utilizar sempre peas originais RHEEM. Para um funcionamento adequado e prolongado de seu produto, efetuar revises peridicas (entre 1 e 2 anos) no produto, atravs do Servio Autorizado RHEEM. Efetuar a limpeza do filtro de entrada de gua do produto a cada 6 meses ou em perodos menores, caso haja necessidade. Proceder da seguinte forma: Certifique-se que a unidade est desligada e que a fonte de energia eltrica foi desconectada. Desligue o fornecimento de gua do aquecedor. Drene o aquecedor, fechando a o registro de entrada de gua fria e abrindo uma torneira de gua quente. Desatarraxe o filtro de gua e deslize o filtro para fora. Solte a ala que o prende conexo de entrada de AF do aquecedor. NO tora o filtro, pois isso pode deform-lo e/ou danific-lo. Para remover sedimentos e sujeira bruta, use uma escova macia e lave-o sob gua corrente. Recoloque o filtro no aquecedor e atarraxe o filtro. Prenda a ala de ligao novamente. Ligue a fonte de energia eltrica e o abastecimento de gua fria do aquecedor.

19

AQUECIMENTO DE GUA

Linha Aquecimento a Gs para Banho

IMPORTANTE Materiais combustveis como panos, materiais de limpeza ou lquidos inflamveis, etc., no devem ser colocados prximo ao aquecedor de gua. A falta de Manuteno Preventiva de Rotina recomendada pode prejudicar a operao adequada do aquecedor de gua, que pode causar perigos associados ao monxido de carbono, temperaturas excessivamente altas e outras condies potencialmente perigosas. Risco de Choque Certifique-se de que a energia eltrica do aquecedor est desligada para evitar leses graves e danos aos componentes. INSPEO DO QUEIMADOR Inspecione visualmente os queimadores principais todo ano. Se for observada qualquer operao incomum no queimador, o aquecedor de gua deve ser desligado at a visita da assistncia tcnica qualificada. Para sua segurana, a inspeo do queimador e limpeza devem ser realizadas somente por pessoal de servio Autorizado. LIMPEZA DO FILTRO DE ENTRADA DE AR (Apenas p/ mod. 26) Certifique-se que a unidade est desligada e que a fonte de energia eltrica foi desconectada. Desatarraxe o parafuso de fixao direita do filtro e deslize o filtro para baixo. Usando um aspirador de p, remova quaisquer partculas soltas de poeira. NO tora o filtro, pois isso pode deform-lo e/ou danific-lo. Para remover sujeira bruta, use uma escova macia e lave-o sob gua corrente. Deixe o filtro secar completamente antes de reinstal-lo no aquecedor de gua. Certifique-se de afixar o filtro alinhando a guia com o orifcio e apertando o parafuso. IMPORTANTE NO tente operar o aquecedor de gua sem o filtro de entrada de ar. O aquecedor de gua pode no funcionar se o filtro de entrada de ar estiver muito entupido. MANUTENO PERIDICA Verifique se os registros de gua fria e de gs esto abertos e se a voltagem est de acordo. Em seguida conecte o plugue na tomada. Para maior segurana, quando estiver trovejando (relmpago), desligue o aparelho e desconecte o plugue da tomada, pois uma sobrecarga eltrica poder danificar as peas eletrnicas. Ateno: no caso de danos causados por raio ou sobrecarga eltrica, a garantia no cobrir o conserto. SOBRE A UTILIZAO DA DUCHA Verificar com as mos a temperatura da gua antes de usar a ducha. Recomendamos a utilizao de duchas com capacidade de 8 l/min.

20

ANTES DE SOLICITAR SERVIOS Quando o equipamento apresentar algum problema, antes de entrar em contato com o departamento de servios, leia o contedo a seguir. Ele ir auxili-lo a economizar tempo e energia. DICAS PARA DIAGNSTICO E RESOLUO DE PROBLEMAS

Problema No h gua quente ou no h gua quente suficiente.

Possvel Causa O registro de gua no est totalmente aberta. A torneira de gua quente no est totalmente aberta. A tubulao de gua pode estar congelada. No h eletricidade ou o fornecimento de gua est cortado. A unidade no est LIGADA.

A gua no est quente o suficiente.

A gua est muito quente.

A ventoinha continua a girar depois que a torneira de gua

A temperatura pode estar ajustada em um nvel muito baixo. Mal Funcionamento na Vlvula de Mistura Verifique e substitua se necessrio. (se aplicvel) Cdigo de erro exibido no controle remoto. Veja as instrues sobre os Cdigos de Erro e, se necessrio, entre em contato com a Assistncia tcnica. No h demanda de gua suficiente. Aumente o fluxo de gua. Filtro de entrada de gua obstrudo. Limpe o filtro de entrada de gua. O aerador de dispositivo est obstrudo. Limpe o aerador. Acmulo de sedimentos no aquecedor de Verifique o cdigo do erro. Se necessrio, gua. entre em contato com a Assist. tcnica para solicitar servio. Baixa presso ou vazo de gua. Verifique a presso (pressurizador). Linhas de gua quente e fria invertidas. Inverta as conexes de gua. A temperatura pode estar ajustada em um Aumente o ajuste da temperatura. nvel muito baixo. A vlvula de gs no est totalmente aberta. Verifique e abra a vlvula de gs completamente. A presso do suprimento de gs est baixa. Entre em contato com a companhia de gs para verificar o medidor e as dimenses da tubulao de gs. Efetue a sangria em uma das instalaes de Solicite servio a Assist. tcnica. gua quente. A temperatura est ajustada em nvel muito Reduza o ajuste da temperatura. alto. O registro de gua no est totalmente Verifique os registros e abra-os totalmente. aberta. Baixa presso ou vazo de gua aquecida. Deixe mais gua fluir. Essa funo serve para fornecer gua quando Operao normal. No necessrio solicitar a torneira de gua quente reaberta. servio.

O Que Fazer Verifique o registro de gua e abra-o totalmente. Abra completamente a torneira de gua quente. (O queimador principal desliga quando o fluxo de gua for baixo.) Deixe a tubulao descongelar. Verifique se a energia adequada est sendo fornecida e/ou se o fornecimento de gua adequado. Ligue a unidade pelo boto do controle principal de temperatura. Aumente o ajuste da temperatura.

CUIDADOS: Certifique-se de que a energia para o aquecedor de gua est DESLIGADA antes de retirar a tampa de proteo POR QUALQUER MOTIVO. Para sua segurana, NO tente reparar a fiao eltrica, tubulao de gs, controle remoto, queimadores,conectores de ventilao ou outros dispositivos de segurana. Os reparos devem ser feitos por pessoal tcnico qualificado.

21

AQUECIMENTO DE GUA

Linha Aquecimento a Gs para Banho

GUIA DE CDIGOS DE ERRO Quando um cdigo de erro for exibido: Feche a torneira de gua quente, desligue o interruptor no controle remoto. Espere cerca de 5 minutos antes de ligar o interruptor novamente. Abra a torneira de gua quente. Se o cdigo de erro persistir no visor: Feche a torneira de gua quente e desligue o interruptor no controle remoto. Tome a medida adequada mostrada abaixo e tente operar o aparelho novamente. Se o cdigo de erro ainda estiver sendo exibido: Feche a torneira de gua quente e desligue o interruptor no controle remoto. Anote o cdigo de erro exibido e solicite visita de um Tcnico Autorizado.

Cdigo de Erro

Possvel Causa O registro de gs no est totalmente aberto. O suprimento de gs foi interrompido. O gs LP est baixo. (somente modelos a LP) Ar na linha de gs. Fonte de energia no aterrada. Presso de entrada de gs baixo devido ao dimensionamento inadequado. Tipo de gs errado.

11 ou 12

O Que Fazer Abra totalmente o registro de gs. Entre em contato com a companhia de gs. Encha o recipiente de gs GLP ou substitua por um novo cilindro de gs GLP. Sangre todas as linhas de gs para retirar o ar. O aparelho deve ser aterrado adequadamente. Verifique se a linha, o medidor e o regulador de gs esto corretamente dimensionados. Verifique se o tipo de gs correto est sendo utilizado.

Ventilao, material da tubulao ou configurao Verifique se o sistema de ventilao est em do sistema inadequados. conformidade com o Manual de Uso e Cuidados. Entre em contato com o fornecedor para solicitar servios. A torneira de gua quente no est aberta o Abra mais a torneira para maior volume de gua. suficiente. 15 Existem depsitos de limo acumulados no Entre em contato com o fornecedor para solicitar servios. aquecedor de gua. A entrada de ar da unidade e/ou a terminao de Remova quaisquer obstrues da entrada de ar ou 05 ou 13 ventilao podem estar bloqueadas. terminao de ventilao. Em caso de cdigo de erro 05: O sistema de ventilao ou outras aberturas da sala Limpe a entrada de ar removendo poeira ou graxa acumulada. A cada 60 segundos, voc vai podem estar bloqueadas. ouvir um alarme e quando a O ar dentro da sala pode estar contaminado devido Abra uma janela ou abertura de ventilao para manter o torneira for fechada, o alarme ao uso prolongado de lareira ou aquecedor de ar. ar da sala fresco. para de soar. Em caso de Diminua o nvel de ventilao dos outros equipamentos cdigo de erro 13: A unidade Ventilao pesada feita por outros equipamentos ou aparelhos. ou aparelhos causam a falta de entrada de ar no interrompida. aquecedor de gua. Evite contato direto com o vapor. A falta de ar pode ser causada pela grande quantidade de vapor na unidade. O filtro de entrada de ar est bloqueado. Se o cdigo de erro ainda estiver sendo exibido depois dos passos acima: Existem depsitos de limo acumulados no aquecedor de gua. Limpe o filtro de entrada de ar. Entre em contato com o fornecedor para solicitar servios. Entre em contato com o fornecedor para solicitar servios.

1L

22

ASSISTNCIA TCNICA AUTORIZADA Entre em contato com a Rheem pelo telefone 11 3021-7055/3021-5611 ou a Assistncia Tcnica Autorizada. Lista de Assistncia Tcnica sujeita a alterao. Para mais informaes acesse o site www.rheem.com.br. SO PAULO A.P Representaes e Comrcio de Equipamentos Ltda . R. Dr. Oliveira Arruda,251 - Casa 1 , CEP 08420-020 - Jardim Helena - So Paulo - SP ap.representacao@gmail.com Tel. (11 ) 3971-9090 Kawakami Comrcio e Instalaes Ltda Rua Edmundo Gregorian, 102 - Vila Sonia -CEP 05518-030 - So Paulo - SP shoptherm@shoptherm.com.br Tel. (11) 2478-4871 Interior de So Paulo Laizzer Com. e Servios Ltda - ME Rua Florida, 86 - Jd. Estados Unidos - CEP 15.700-274 - Jales - So Paulo marcos.rheem@laizzer.com.br Tel. (17) 3632-4930 Vale do Paraba Arantes & Seixas Representao Comercial Ltda R. Luzia Menezes de Carvalho Cordeiro,401 - CEP 12237-871 - So Jos dos Campos - SP arantes_marco@hotmail.com Tel. (12) 9135-8287 RIO DE JANEIRO MG Alliance Representao Ltda-Me R. Oitenta e Nove,s/n - Lote 23 Quadra 1924 - CEP 28990-000 - Saquarema - RJ vendasdavid@hotmail.com Tel. (21) 2597-5552 ESPRITO SANTO Tecno-Pred Tecnologia Preditiva Ltda R. Olympio Rodrigues Passos,265 - 2 Andar - Sala 01 - CEP: 29072-090 - Vitoria - ES tecnopred@tecnopred.com.br MINAS GERAIS Lucio LJC Representao Ltda R. Engenheiro Godofredo dos Santos,43 - Loja 15 - CEP: 30455-580 - Belo Horizonte lucioljc@terra.com.br Tel. (31) 3377-0888 Tel. (27) 3327-5178

23

AQUECIMENTO DE GUA

Linha Aquecimento a Gs para Banho

STA CATARINA Multi Global Representaes Rua Coimbra, 23 bl. 45 AP 01 sl. 01, Bairro Saco Grande, CEP 88032-970, Florianpolis/SC multiglobal.rep@gmail.com Tel. (48) 9635-6310 PARAN Marcelo Coura Representaes Rua Alberto Rutz, 68 Bairro Porto Curitiba/PR CEP 81.320-280 coura.marcelo@hotmail.com Tel. (41) 3566-1139 RIO GRANDE DO SUL Sulcesar Distribuio, Comrcio e Representao Ltda Av. Assis Brasil 101 Loja 11 Bairro So Joo, CEP 91010-004 - Porto Alegre - RS homemgas@homemgas.com.br Tel. (51) 3337-1857 BAHIA E SERGIPE C. Rodrigues R. Antonio Carlos Magalhes, 933A ,CEP 44053-268 - Feira de Santana - BA diretoria@crols.com.br Tel. (75) 3623-5267 NORDESTE, BAHIA E SERGIPE Visar Servios Locaes e Representaes Ltda R. Jornalista Paulo Bitencourt,155 - Sala 302 - Derby - CEP 52010-260 - Recife - PE hmota@visarltda.com.br Tel. (81) 3265-4331

24

CERTIFICADO DE GARANTIA A Rheem assegura ao comprador / usurio do aparelho, a GARANTIA contra defeito de material ou de fabricao no perodo de 3 (trs) anos (incluso garantia legal), a partir da data da nota fiscal de compra, desde que instalado pela rede de assistncia tcnica autorizada (credenciada) pela Rheem. Caso o aparelho seja instalado por uma empresa no autorizada (credenciada) pela Rheem, o prazo de garantia das peas contra defeito de fabricao ser de trs meses, conforme o Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei 8078/1990). As peas avariadas eventualmente existentes sero consertadas ou substitudas gratuitamente, durante o perodo de GARANTIA, desde que o departamento tcnico da Rheem, ou tcnico autorizado no constate avaria em razo de mau uso do aquecedor de gua ou pela inobservncia de quaisquer hipteses de perda da garantia abaixo enumeradas. A GARANTIA perder seu efeito nos seguintes casos: A instalao ou conserto forem efetuados por pessoas no autorizadas pela Rheem, fora das especificaes tcnicas, ou ainda se o aparelho apresentar sinais de violao. Danos em consequncia de utilizao inadequada ou abusiva, descuido no manuseio, transporte ou remoo. Danos decorrentes de caso fortuito ou fora maior, alm de outros como incndio, inundaes, queda de raio, locais com atmosfera corrosiva e outros agentes da natureza. Danos causados ao aparelho decorrente da utilizao de combustveis em desacordo com o especificado na etiqueta de identificao. Danos causados ao aparelho por terceiros ou por motivos alheios ao proprietrio. Desgaste natural das peas ou componentes de uso inadequado, ou uso de peas adquiridas de outra marca/fabricante. No apresentao deste Certificado de Garantia devidamente preenchido e a respectiva Nota Fiscal de compra. Danos causados ao aparelho decorrentes a no observncia do dispositivo no Manual de Instrues. Quando o aparelho for utilizado para aquecimento de piscinas e/ou similares, sistemas conjugados (para qualquer finalidade), trailers, veculos recreacionais, barcos ou outras embarcaes e outras aplicaes que no sejam consideradas uso residencial. Problemas ocasionados por ligao do aparelho em tenso diferente ao do especificado ou de variao da tenso eltrica. Problemas relacionados ao desempenho causados por dimensionamento incorreto do modelo de equipamento ou da tubulao de abastecimento de gs, conexo do sistema de exausto, reas de ventilao, tenso da rede eltrica, fiao, fusveis ou disjuntores. Danos, mal funcionamento ou falhas causadas pela converso imprpria do tipo de gs, seja de gs natural para gs GLP ou de gs GLP para gs natural. Danos, mal funcionamento ou falhas causadas pela operao do aquecedor de gua quando qualquer pea tiver sido removida, modificada, alterada ou instalada de maneira no aprovada. Falhas no trocador de calor causadas pela operao do aquecedor de gua quando este no for abastecido com gua potvel, da rede pblica. Danos, mal funcionamento ou falhas resultantes do uso de quaisquer acessrios, incluindo dispositivos de economia de energia, no autorizados pela Rheem. Unidades que tiverem suas etiquetas de caractersticas alteradas, bloqueadas ou removidas.

ATENO: O aquecedor no deve ser operado se a etiqueta de caractersticas e Tampa Frontal forem removidos, sob pena, inclusive, de perda da garantia. Informamos que a validade deste CERTIFICADO DE GARANTIA est condicionada instalao do aparelho por pessoa treinada e autorizada pela Rheem. A mesma regra se aplica para o caso de conserto, revises peridicas e mudanas.

25

AQUECIMENTO DE GUA

Linha Aquecimento a Gs para Banho

A RESPONSABILIDADE DA RHEEM SE LIMITA AOS EQUIPAMENTOS E MATERIAIS UTILIZADOS EM SUA FABRICAO PELO PRAZO E CONDIES PREVISTOS NESTE CERTIFICADO DE GARANTIA, NO SE RESPONSABILIZANDO POR QUAISQUER PERDAS E DANOS DIRETOS, INDIRETOS, INCIDENTAIS OU ESPECIAIS, MESMO QUE RESULTANTES DO USO, USO INDEVIDO OU INABILIDADE, IMPERCIA E IMPRUDNCIA NO USO DO APARELHO. A INOBSERVNCIA DE TAIS CONDIES PELO CLIENTE IMPORTAR NA ISENO INTEGRAL DE RESPONSABILIDADE DA RHEEM. MESMO QUE A RHEEM VENHA A SER RESPONSABILIZADA POR EVENTUAIS DANOS CAUSADOS, A INDENIZAO ESTAR LIMITADA AO PREO DE COMPRA DO APARELHO. A GARANTIA s cobre aparelhos instalados conforme normas NBR13.103 e NBR14.570, por tcnicos autorizados Rheem, ou de acordo com as normas similares que estiverem em vigor na data da instalao. ESTA GARANTIA VALIDA APENAS NO TERRITRIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. RECOMENDAES IMPORTANTES: Antes de solicitar a Assistncia Tcnica verifique a tabela de Problemas e Solues deste Manual. Durante o perodo de garantia, ser cobrada uma taxa de visita de deslocamento do tcnico autorizado, caso no seja constatado defeito no equipamento. Qualquer solicitao de assistncia deve ser feita assim que constatado o defeito. Verifique se o aquecedor de gua est dentro do Prazo de Garantia aplicvel, a partir da data de emisso da Nota Fiscal de compra. Se o seu aquecedor de gua estiver dentro do Prazo de Garantia entre em contato com o revendedor autorizado que o instalou para obter assistncia no reparo ou substituio de peas conforme necessrio. A Rheem estar disponvel para auxili-lo pelo telefone 11 3021-7055 ou pelo site www.rheem.com.br. Tenha em mos o modelo, nmero de srie e data de instalao do aquecedor e o formulrio do CERTIFICADO DE GARANTIA devidamente preenchido. Sugerimos que o preenchimento deste formulrio seja feito no momento da instalao e guardado para o caso de solicitao de servios. Este documento deve ser apresentado juntamente com a Nota Fiscal ou recibo de compra do equipamento. MANTENHA ESTE DOCUMENTO EM LOCAL SEGURO. O preenchimento do formulrio abaixo dever ser feito pelo instalador ou proprietrio. Nome do Comprador:__________________________________________________________ Endereo: ____________________________________________________________________ Cidade: _____________________ Estado: __________ CEP: ____________-_____ Revendedor autorizado: ______________________________________________________ Nmero da Nota Fiscal: ____________________________________ Data:___/___/________ Modelo do equipamento: _____________________ Tipo de Gs: _______ Nmero de srie: ______________________________________________ Nome do Instalador: __________________________________ Tel.:____________________ Declaro ter instalado o aparelho conforme descrito neste Manual. Data da Instalao: ___/___/________ _____________________________ Instalador __________________________ Comprador

Carimbo do servio autorizado: __________________________________________

26

27

AQUECIMENTO DE GUA

Linha Aquecimento a Gs para Banho

V1 (0610)

Potrebbero piacerti anche