Sei sulla pagina 1di 14

CDIGO DE CONDUTA

Cpia Controlada
Quando em vermelho

CDIGO DE CONDUTA TICA

DIVISA COMERCIAL DE BRINDES LTDA.

Rev. 00 02/01/2012

Elaborao: Dep. Recursos Humanos

Aprovao: Diretor Industrial Antonio Ciribeli

Reviso 00

Emisso: 02/01/2012

Pgina 1 de 14

CDIGO DE CONDUTA
Cpia Controlada
Quando em vermelho

SUMRIO

INTRODUO....................................................................................................................................... 02

PALAVRA DA DIRETORIA................................................................................................................. 04 PARTE I A EMPRESA........................................................................................................................ 05 PARTE II FUNCIONRIOS.............................................................................................................. 10 PARTE III GESTO DO CDIGO DE TICA................................................................................ 12

Elaborao: Dep. Recursos Humanos

Aprovao: Diretor Industrial Antonio Ciribeli

Reviso 00

Emisso: 02/01/2012

Pgina 2 de 14

CDIGO DE CONDUTA
Cpia Controlada

INTRODUO

Quando em vermelho

Na GIRARDI, acreditamos que a tica profissional est em saber definir o que queremos, o que devemos e o que podemos fazer. Nosso cdigo de conduta vai ao encontro dos princpios que norteiam o relacionamento da empresa com os principais pblicos envolvidos em sua atuao - funcionrios, administradores, clientes, fornecedores, poder pblico, concorrentes, comunidade, e outros setores da sociedade civil organizada. O Respeito um valor que a GIRARDI coloca em primeiro plano. O Respeito uma atitude a ser praticada e cobrada. O Respeito nos insere a integridade, conscincia e humildade, para que possamos ver com igualdade no somente aqueles que esto a nossa volta, mas toda a humanidade. Os Valores que abrange o significado de Respeito para a GIRARDI so:

Responsabilidade Transparncia Integridade profissional e pessoal Lealdade Equidade de Gnero, Raa e Religio Compromisso Justia Comprometimento Humildade Confiana Honestidade.

A GIRARDI acredita na prtica desses valores e adotar estes conceitos como principal indicador para avaliar seus parceiros de negcios, criando assim um vnculo de responsabilidade.

Embora a GIRARDI reconhea as diferenas culturais dos parceiros envolvidos nos processos, o cdigo de conduta estabelece obrigaes que por motivo algum, podero ser esquecidas por ns e por nossos fornecedores. No cumprimento de seus objetivos, a Empresa no perde de vista a importncia de investir constantemente no desenvolvimento de uma cultura tica e socialmente responsvel, direcionando sua
Elaborao: Dep. Recursos Humanos Aprovao: Diretor Industrial Antonio Ciribeli Reviso 00 Emisso: 02/01/2012 Pgina 3 de 14

CDIGO DE CONDUTA
Cpia Controlada

ao para a busca da consolidao do reconhecimento pelo Cliente, Estado e Sociedade quanto qualidade e efetividade dos servios prestados, numa gesto integrada, participativa, tica e com responsabilidade cidad. O presente cdigo de conduta reafirma o compromisso da GIRARDI com uma conduta tica em seus relacionamentos internos e externos, como tambm um indicador para seus funcionrios, do que se espera deles, em busca de relaes cada vez mais harmnicas e, consequentemente, mais eficientes.

Quando em vermelho

Elaborao: Dep. Recursos Humanos

Aprovao: Diretor Industrial Antonio Ciribeli

Reviso 00

Emisso: 02/01/2012

Pgina 4 de 14

CDIGO DE CONDUTA
Cpia Controlada
Quando em vermelho

PALAVRA DA DIRETORIA

Estabelecer critrios para que a evoluo econmica e a qualidade social estejam sempre em igualdade de prioridade uma diretriz que, para a GIRARDI, faz parte do motivo de sua existncia.

Colocando em prtica este pensamento a forma de contribuir de fato para o desenvolvimento da empresa, de seus funcionrios e da sociedade na qual a empresa est inserida. Esta evoluo, obrigatoriamente, demanda novas estratgias e referncias que devem reger as diretrizes da empresa.

O compromisso com a conduta tica em mbito geral, interno ou externo, a essncia desse compromisso de nova gesto, proporcionando valores a todos que fazem parte da cadeia produtiva da GIRARDI, valorizando pessoas, meio ambiente e resultados positivos.

Ao contrrio de impor regras, este Cdigo de Conduta, busca facilitar sua vida profissional, ele contribui para a segurana de todos na Empresa, com seriedade e comprometimento; ele vem para acrescentar valor, apoiar o crescimento e a constante busca pela excelncia.

A Diretoria da GIRARDI espera que seus funcionrios, parceiros e demais partes interessadas assumam os compromissos com a prtica dos princpios e dos valores contidos neste Cdigo de Conduta.

Braz Girardi Diretor Comercial

Antonio Ciribeli Diretor Industrial

Marcos Rogrio Diretor Administrativo

Elaborao: Dep. Recursos Humanos

Aprovao: Diretor Industrial Antonio Ciribeli

Reviso 00

Emisso: 02/01/2012

Pgina 5 de 14

CDIGO DE CONDUTA
Cpia Controlada

PARTE I A EMPRESA

Quando em vermelho

PRINCPIOS
Todas as pessoas so fundamentalmente livres e tem direito individualidade, privacidade e ao tratamento digno e justo, sem discriminao de qualquer natureza.

A conduta da GIRARDI e de seus funcionrios deve orientar-se pelos valores advindos dos seguintes princpios: Respeito, Igualdade, Honestidade, Lealdade, Confiana, Cooperao, Justia, Transparncia, Responsabilidade, Qualidade, Integridade, Comprometimento, e Compromisso com a verdade.

RELACIONAMENTO COM FUNCIONRIOS


A GIRARDI, de forma irrestrita, trabalha em plena conformidade com a legislao trabalhista (CLT), bem como, com todas as leis e todos os regulamentos aplicveis no Brasil.

Admisso e Demisso Acredita que seu maior patrimnio so seus funcionrios, agindo com respeito e dignidade em todas as etapas, desde a admisso at o desligamento.

No permite contratar funcionrios com menos de 16 anos de idade, a no ser, para casos exigidos por lei, como menor aprendiz.

Probe o uso de mo de obra forada e horas extras sem obedecer aos critrios exigidos por lei.

Cuida para que todos os funcionrios sejam registrados de imediato, cumprindo com rigor o prazo estabelecido por lei para a admisso.

Entende que no processo de seleo ou promoo, o candidato ser avaliado conforme os requisitos exigidos para o cargo, sem discriminao de qualquer natureza fsica ou social.

Elaborao: Dep. Recursos Humanos

Aprovao: Diretor Industrial Antonio Ciribeli

Reviso 00

Emisso: 02/01/2012

Pgina 6 de 14

CDIGO DE CONDUTA
Cpia Controlada

Acredita que para o preenchimento de vagas, o aproveitamento de pessoal interno, proporciona oportunidade de crescimento profissional, comprometendo-se, assim, a divulgar todas as vagas existentes.

Quando em vermelho

Remunerao Adota procedimentos que permite garantir justia na remunerao de seus empregados. Para isso, busca regularidade e equivalncia de seus salrios, tanto internamente quanto em relao ao mercado.

Entende que o desenvolvimento da empresa, depende diretamente do desenvolvimento de seus funcionrios, sempre valorizando e incentivando esse crescimento.

Acredita que o desenvolvimento individual, vai alm dos aspectos pessoais e profissionais, apoiando o envolvimento de seus funcionrios em projetos sociais, especialmente junto as suas comunidades.

Valoriza e encoraja o empreendedorismo e a responsabilidade pessoal pelos resultados.

Relao de Confiana Orienta o relacionamento com os funcionrios pelo profissionalismo, tendo como referncia os seguintes princpios: Respeito, Confiana, Honestidade, Integridade e Imparcialidade.

Prioriza o relacionamento e a comunicao com seus funcionrios, de forma transparente e direta, baseada na confiana e comprometimento dos dois lados.

Respeito Privacidade Respeita o direito ao sigilo de cada um de seus funcionrios, impedindo a divulgao de informaes pessoais que possam constrang-los ou exp-los.

Relao com Entidades de Classe / Sindicatos Valoriza a boa relao com as entidades representativas de classe patronal e de categorias profissionais, buscando o melhoramento contnuo das relaes de trabalho.

Respeita a livre associao e os diferentes pontos de vista, valorizando a conversa franca e aberta com os sindicatos e funcionrios.
Elaborao: Dep. Recursos Humanos Aprovao: Diretor Industrial Antonio Ciribeli Reviso 00 Emisso: 02/01/2012 Pgina 7 de 14

CDIGO DE CONDUTA
Cpia Controlada
Quando em vermelho

Valoriza negociaes em favor de solues, evitando, ao mximo, os conflitos.

Segurana e Sade Tem como princpio colocar a preservao da sade e da integridade fsica como prioridade em relao aos interesses econmicos.

Oferece equipamentos, instalaes e mtodos necessrios para assegurar um ambiente seguro e que combine com suas atividades.

Desenvolve aes que visa qualidade de vida de seus empregados, familiares e contratadas, pois um compromisso que sustenta o futuro da Empresa.

Preza o direito ao livre arbtrio para recusar qualquer tipo de tarefa que implique em riscos significativos sua sade e segurana.

RELACIONAMENTO COM CLIENTES


As relaes com clientes incluem atos, operaes, negcios ou transaes comerciais, realizados diretamente pela GIRARDI. A conduta nas relaes com clientes deve se orientar pelos seguintes princpios bsicos. Respeito mtuo e honestidade nas negociaes Clareza nas descries e informaes sobre o produto Observncia das leis vigentes.

Incentiva o relacionamento duradouro, apoiado na confiana e no comprometimento mtuo. Respeita e valoriza o projeto, a fabricao e a venda de produtos e servios de qualidade, buscando ter a satisfao do cliente e superar suas expectativas, oferecendo sempre os melhores conceitos e prticas disponveis.

Elaborao: Dep. Recursos Humanos

Aprovao: Diretor Industrial Antonio Ciribeli

Reviso 00

Emisso: 02/01/2012

Pgina 8 de 14

CDIGO DE CONDUTA
Cpia Controlada

RELAES COM FORNECEDORES E CONTRATADAS

Quando em vermelho

As relaes com fornecedores e contratadas, devem pautar-se pelo respeito mtuo e pela honestidade. Os negcios realizados devem subordinar-se aos princpios legtimos da livre concorrncia, em consonncia com as leis e os princpios a seguir: Qualquer fornecedor tem o direito de pleitear cadastramento, devendo ser avaliado com as orientaes da Gerncia Geral de Suprimentos da GIRARDI. Os fornecedores qualificados devem receber tratamento igualitrio em todas as etapas do processo oramentrio. Exige de seus fornecedores clareza na caracterizao dos produtos e servios, favorecendo a aquisio que melhor atenda s suas necessidades.

Est sempre em busca da melhor relao de custo/benefcio, contratando fornecedores capazes, em dia com suas obrigaes legais e comprometidos com a qualidade de seus produtos/servios.

seletiva na escolha de seus fornecedores e poder encerrar uma relao de negcio sempre que houver prejuzo de seus interesses ou desconsiderao das questes legais, tributrias, de meio ambiente e de segurana do trabalho ou quaisquer outras que ferem os princpios aqui descritos.

Busca, sistematicamente, assegurar o pleno atendimento aos compromissos assumidos.

RELACIONAMENTO COM CONCORRENTES


Utiliza prticas comerciais alinhadas com os valores da Empresa em relao aos concorrentes, respeitando a legislao dos mercados em que atua.

RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE

Elaborao: Dep. Recursos Humanos

Aprovao: Diretor Industrial Antonio Ciribeli

Reviso 00

Emisso: 02/01/2012

Pgina 9 de 14

CDIGO DE CONDUTA
Cpia Controlada

Responsabilidade Social e respeito s pessoas e s instituies cidads, governamentais e no governamentais orienta as relaes da GIRARDI com a comunidade.

Quando em vermelho

Trata com igualdade todos os pblicos, sem distino de credo, raa, origem, convices religiosas ou polticas, orientao sexual ou sexo.

Mantm abertos os canais de comunicao que possibilitam a expresso de opinies, atitudes e preocupaes.

No veicula campanhas publicitrias de contedo enganoso ou incompatvel com os valores da Empresa ou com a livre concorrncia.

Repudia o trabalho escravo e infantil, bem como qualquer outra forma de degradao das condies humanas de trabalho.

RELAO COM O MEIO AMBIENTE


Est sempre comprometida com a preservao ambiental, atendendo e apoiando projetos que buscam a remediao de prejuzos, reduo, reutilizao e reciclagem de materiais que podem se transformar em riscos ao meio ambiente.

Facilita aos funcionrios o conhecimento dos aspectos e impactos ambientais e os riscos para sade e a segurana, relativos s suas atividades.

Elaborao: Dep. Recursos Humanos

Aprovao: Diretor Industrial Antonio Ciribeli

Reviso 00

Emisso: 02/01/2012

Pgina 10 de 14

CDIGO DE CONDUTA
Cpia Controlada

PARTE II O FUNCIONRIO DA GIRARDI E/OU TERCEIRO DEVE:


Valorizar o desenvolvimento tcnico e intelectual oferecido pela Empresa.

Quando em vermelho

Zelar, em suas atividades dirias, pelo patrimnio da Empresa.

Fornecer informaes, de forma a manter seus dados pessoais na empresa sempre atualizados.

Informar a Empresa sobre qualquer atividade particular que possa influenciar ou conflitar com os interesses desta.

No praticar atividades profissionais externas que impliquem em uso de informaes privilegiadas e confidenciais, de propriedade da Empresa.

Manter sigilo sobre os negcios da Empresa, no utilizando, em nenhuma hiptese, essas informaes para obter qualquer tipo de vantagem, pessoal ou para terceiros.

Estar sempre dentro das determinaes legais e os padres morais quando fizer uso dos Sistemas de Tecnologia de Informao.

Recusar-se a receber e no oferecer, no exerccio da sua posio, qualquer tipo de vantagem pessoal, direta ou indireta, que possa ser vista como forma de influenciar qualquer deciso sobre negcios com a Empresa.

No aceitar qualquer tipo de presente, com exceo de brindes de pequeno valor, respeitando sempre os costumes locais.

No beneficiar a si ou a terceiro, com ou sem prejuzo Empresa, em decorrncia das oportunidades comercias que tiver conhecimento em razo de suas atribuies.

Elaborao: Dep. Recursos Humanos

Aprovao: Diretor Industrial Antonio Ciribeli

Reviso 00

Emisso: 02/01/2012

Pgina 11 de 14

CDIGO DE CONDUTA
Cpia Controlada

No admitir a prtica de abuso de poder, assdio moral, sexual ou econmico, ou situaes que representem intimidaes ou ameaas no relacionamento entre os funcionrios, independentemente de seu nvel hierrquico. Cumprir e contribuir para a melhoria das normas internas de sade e segurana, cuidando da sua integridade e da de todos os membros de sua equipe.

Quando em vermelho

Buscar identificar e informar aos seus gestores tarefas que possam lhe oferecer risco, assim como aos demais funcionrios.

Zelar pelo meio ambiente, respeitando e apoiando os projetos da Empresa que visam proteo ambiental, bem como a remediao de prejuzos existentes.

Informar aos responsveis qualquer informao sobre violao ou suspeita de violao das diretrizes ticas aqui estabelecidas.

Manter lealdade empresa e cumprir com os objetivos, princpios e normas estabelecidas.

Elaborao: Dep. Recursos Humanos

Aprovao: Diretor Industrial Antonio Ciribeli

Reviso 00

Emisso: 02/01/2012

Pgina 12 de 14

CDIGO DE CONDUTA
Cpia Controlada
Quando em vermelho

PARTE III GESTO DO CDIGO DE CONDUTA

A aprovao do contedo deste Cdigo de Conduta, divulgao e atualizao so de responsabilidade da Diretoria da GIRARDI.

As diretrizes estabelecidas pelo Cdigo de Conduta da GIRARDI sero supervisionadas pela Diretoria. Caber a Diretoria analisar as questes ticas divergentes e/ou cujas diretrizes no estiverem previstas neste Cdigo, bem como resolver eventuais denncias que envolvam essas matrias.

Todos os formadores de opinies, em todos os nveis, devem tomar as medidas necessrias para que todos os funcionrios da empresa conheam e apliquem esse cdigo de conduta. Os esclarecimentos sobre as normas ticas devem ser realizados pelos lderes em todos os nveis, garantindo que seus subordinados possam entend-las de forma clara e que as apliquem de maneira correta e eficaz. Qualquer sugesto de melhoria poder ser encaminhada Diretoria para anlise. A violao ao estabelecido no Cdigo de Conduta tica da GIRARDI dever ser denunciada assim que identificada, utilizando-se os seguintes canais: a) Canal Diretoria e-mail: producao@girardi-ind.com.br b) Canal RH email: danielarh@girardi-ind.com.br c) Atravs de ligao telefnica, pelo nmero 2439-8669 R. 204 e 234 (horrio de atendimento: das 9 s 17 horas) possvel oferecer denncias anonimamente. Os responsveis trataro a questo com total sigilo. As denncias sero analisadas com seriedade e sero tomadas medidas necessrias para a proteo das normas estabelecidas.

Elaborao: Dep. Recursos Humanos

Aprovao: Diretor Industrial Antonio Ciribeli

Reviso 00

Emisso: 02/01/2012

Pgina 13 de 14

CDIGO DE CONDUTA
Cpia Controlada
Quando em vermelho

TERMO DE COMPROMISSO

Declaro que recebi o Cdigo de Conduta da GIRARDI DIVISA COMERCIAL DE BRINDES LTDA., (Rev.00-JANEIRO 2012) e que me comprometo a cumpri-lo e a zelar pela sua observncia.

_______________________________________________ Local e data

_________________________________________________ Nome completo

_________________________________________________ Assinatura

Elaborao: Dep. Recursos Humanos

Aprovao: Diretor Industrial Antonio Ciribeli

Reviso 00

Emisso: 02/01/2012

Pgina 14 de 14

Potrebbero piacerti anche