Sei sulla pagina 1di 2

Texto 06

O mtodo de leitura SQ3R


Preciso criar um sistema para no ser escravizado pelo de outras pessoas William. Blake, 1757 - 1827 Ingls

Examine! Questione! Leia! Recite! Revise!


Survey! Question! Read! Recite! Review! Antes de ler, Examine (Survey) o captulo:

o ttulo, cabealhos, e subttulos textos explicativos sob as fotos, diagramas, grficos ou mapas reveja questes ou direcionamentos feitos pelo professor pargrafo de abertura e concluso do texto sumrio Transforme o ttulo, cabealhos e subttulos em perguntas; Leia as questes ao final dos captulos ou depois de cada sub-tpico; Pergunte a si mesmo, "O que o professor falou a respeito deste captulo ou assunto quanto ele foi passado?" Pergunte-se, "O que eu j conheo sobre este assunto?"

Formule perguntas (Question) enquanto voc est examinando:

Nota: Se lhe for til, escreva em separado estas perguntas para que sejam levadas em conta.. Esta variao chamada SQW3R Quando voc comear a ler (Read):

Procure por respostas para as questes que voc levantou anteriormente; Responda as perguntas do comeo ou do final de captulos ou estudos dirigidos Releia as informaes sob as figuras, grficos, etc. Atente para todas as palavras ou frases sublinhadas, em itlico e impressas em negrito Estude os grficos de apoio Reduza a velocidade da leitura em passagens difceis Pare e leia de novo partes que no estejam muito claras Leia apenas uma seo de cada vez e recite aps a leitura Verbalize para si mesmo perguntas sobre o que voc tiver lido e/ou sumarize, com suas prprias palavras, o que acabou de ler Faa um apontamento do texto mas escreva as informaes em suas prprias palavras

Recite depois que voc tenha lido uma seo:

Sublinhe/destaque pontos importantes que voc tenha lido Use o mtodo de recitao que melhor se adequee ao seu estilo particular de aprendizado mas lembre-se, quantos mais sentidos voc empregar, tanto mais voc se lembrar do que tenha lido por ex.,

APRENDIZADO COM TRIPLA FORA: ver, dizer, ouvirAPRENDIZADO COM QUDRUPLA FORA: ver, dizer, ouvir, escrever!!! Reviso: um processo contnuo.

Primeiro dia Assim que voc tenha lido e recitado o captulo inteiro, escreva nas margens perguntas para aqueles pontos que voc tenha destacado/sublinhado. Se o seu mtodo de recitao inclui tomar notas na margem esquerda do seu bloco de notas escreva perguntas para as notas que tenha tomado. Segundo Dia Folheie as pginas de seu texto e/ou caderno a fim de familiarizar-se com os pontos importantes. Cubra a parte escrita de seu texto/caderno e dirija a si mesmo as perguntas da margem esquerda. Responda em voz alta ou escreva as respostas de memria. Faa fichas para aquelas questes que lhe causam dificuldade. Desenvolva dispositivos mnemnicos para materiais que necessitam ser memorizados. Terceiro, quarto e quinto dias Alterne entre suas fichas e apontamentos e teste a si prprio (oralmente e por escrito) em questes que tenha formulado. Elabore fichas adicionais se necessrio. Fim-de-Semana Usando o texto ou caderno, faa um ndice liste todos os tpicos e sub-tpicos que voc precisa conhecer do captulo. Do ndice, construa uma Folha de Estudos/Mapa Conceitual. Recite a informao em voz alta com suas prprias palavras enquanto pe Folha de Estudo e Mapa juntos. Agora que voc consolidou toda a informao de que necessita para aquele captulo, periodicamente revise a sua Folha/Mapa e ento na hora da prova voc no vai ter do que reclamar.

Adaptado de Robinson, Francis Pleasant, (1961, 1970) Effective study, 4th ed quarta edio, Harper &
Row, New York, NY. Disponvel em: < http://www.studygs.net/portuges/> Acesso em 20mar09. Traduzido para o portugus por Rogerio Carvalho, Bahia, Brazil Guias de Estudo e Estratgias foi criado e mantido por Joe Landsberger como um servio pblico educacional Permisso dada para copiar, adaptar, imprimir, transmitir e distribuir livremente o Study Guides em estabelecimentos educacionais, no comerciais, para benefcio dos alunos. Na WWW, entretanto, por favor, faa link para esta pgina ao invs de colocar sua prpria pgina, pois as pginas so frequentemente modificadas e aperfeioadas, levando-se em considerao a pesquisa educacional. No necessrio pedir permisso para fazer link. Tradues so recebidas com agradecimentos.

Potrebbero piacerti anche