Sei sulla pagina 1di 12

Informtica para Concursos - ANA NAIARA MALAVOLTA Microinformtica O termo microcomputador geralmente utilizado para designar equipamentos de informtica

a que trabalham com um nico microprocessador. O microprocessador (genericamente chamado de processador) um circuito integrado (chip) programado para executar todas as funes bsicas de um computador (clculos matemticos e lgicos, controle de acesso a hardware e software, etc.). Dentre os equipamentos monoprocessados (que tm apenas um processador) existentes no mercado, podemos destacar: Desktops equipamentos de mesa, feitos para serem usados em um nico lugar. Os monitores so externos ao equipamento. So os mais comuns no mercado, pois agregam funcionabilidade com custos baixos. So a maioria entre os equipamentos que hoje compem as redes de computadores. Tambm ocupam lugar de destaque entre usurios caseiros. Notebooks e Laptops Duas geraes diferentes de equipamentos portteis, feitos para serem transportados de um lugar para outro. Imitam maletas de viagem e os monitores so integrados, facilitando o transporte. Podem executar as mesmas funes dos desktops, mas com tamanho reduzido seu custo fica maior, variando entre R$ 5.000 e R$ 15.000.
U U T T T T

Palmtops e Handless equipamentos de mo de tamanho reduzido e custo elevado. Alguns desempenham apenas a funo de agenda telefnica e de compromissos; outros modelos executam textos, imagens, conexo rede e Internet, etc. Quanto maior a funcionabilidade maior o custo do equipamento. O estudo da microinformtica que apenas um dos ramos da informtica divide-se, basicamente, em duas reas: O hardware, que a parte fsica do computador, e o software, que a parte lgica da mquina. Assim, tudo que palpvel, tangvel, que pode ser tocado no computador, compe o hardware do equipamento, esteja do lado de fora ou do lado de dentro do gabinete (compartimento onde o micro MICROINFORMTICA montado). J o conjunto de programas, arquivos e dados que so instalados no computador e que no podem ser tocados, palpados pelo usurio estes compem o software da mquina. fato que muitas pessoas, sobretudo as de maior HARDWARE SOFTWARE idade, acham o trabalho com computador difcil, algumas alimentando, inclusive, medo de utilizar estes equipamentos. Mas a verdade que, hoje Microprocessador, Sistema em dia, no se pensa mais na humanidade sem a CPU ou UCP Operacional existncia do computador, ainda que, infelizmente, eles no sejam acessveis grande parte da populao mundial. Memrias Softwares Vamos, na seqncia, analisar cada um dos Aplicativos componentes que formam o esquema mostrado anteriormente, entendendo o funcionamento do Dispositivos hardware e do software e, com eles, decifrando o Perifricos funcionamento do micro computador. Lembre-se, sempre, que muitos equipamentos informatizados fazem parte de nossa vida: caixas eletrnicos, terminais de consulta, equipamentos programveis (vdeos, DVDs, microondas, etc.) e, portanto, entend-los nos aproxima de uma realidade que j vivenciamos.
T T

malavolta@brturbo.com.br

Informtica para Concursos - ANA NAIARA MALAVOLTA O Hardware Como pudemos observar pelo esquema anterior, tambm o hardware e o software componentes que dividem a rea da microinformtica - tm suas divises. Vejamos, inicialmente, as divises do hardware: 1. Microprocessador, CPU (sigla em ingls) ou UCP (sigla em portugus) a Unidade Central de Processamento da mquina, considerada o crebro do computador. O microprocessador formado, basicamente, de uma unidade de Controle (ou controladora), uma Unidade Lgica e Aritmtica ULA e uma srie de registradores internos. Trata-se de um chip geralmente de silcio que afixado, atravs de um slot (canaleta especial) placa me (motherboard) do computador, onde se liga aos circuitos integrados desta placa me, passando a controlar o funcionamento da mquina.
T T U U

Placa Me
Processador Placa me

Canaleta

Todos os equipamentos que forem ligados ao computador (perifricos como vdeo, placa de som, unidades de disco, teclado, mouse, etc.) tm de ter contato (conexo) com a placa me e, portanto, com o processador da mquina. Algumas destas conexes so feitas por fios, ligados s entradas (portas serial, paralela ou USB) da mquina. Parte traseira de uma mother board de NoteBook com portas de conexo visveis. Pela ordem: rede/modem, serial, duas DIM e duas USB. As portas seriais so as mais antigas e portanto mais lentas.
U U

Cabo Serial Fmea

Conector Serial Macho

Alm das portas do tipo serial, temos as portas paralelas e por ltimo as portas do tipo USB, bem mais rpidas, pois de tecnologia mais moderna.

Cabo de conexo em porta Paralela.

Cabo de conexo em porta USB.

Mouse com conexo USB

Outras conexes so feitas sem fio, atravs da colocao de receptadores de sinais na placa me: (mouse ou teclado sem fio, por exemplo). Alguns perifricos so ligados placa me atravs de slots (canaletas especiais) internos ao gabinete; o caso dos pentes de memria RAM, as placas de som, vdeo, modem, etc.).
malavolta@brturbo.com.br 2

Informtica para Concursos - ANA NAIARA MALAVOLTA Estas canaletas, ou slots, podem ser de trs tipos diferentes: ISA, PCI e AGP. O primeiro, e mais lento (ISA), j caiu em desuso e o ltimo e mais rpido (AGP Accelerated Graphics Port) um padro de barramento desenvolvido pela Intel, utilizado apenas por placas de vdeo, sobretudo as com acelerador 3D, que precisam de taxas de transmisso bem mais altas. Assim, a maioria dos slots disponveis nas placas me do tipo PCI, que pode, de forma genrica, receber os mais variados perifricos, inclusive placas de vdeo, desde que no usem recursos 3D.

Placas externas placa me (off-board) Detalhe da Placa Me com Slot de conexo visvel

Nos micros portatis (notebooks, handlass, etc.) so usados cartes (PC Cards) para conexo de perifricos como memria, discos, etc. Estes cartes obedecem a um padro chamado PCMCIA - Sigla da Personal Computer Memory Card International Association - organizao que define os padres para PC Card. No incio, A PCMCIA cuidava apenas dos cartes de memria para uso em micros portteis. Hoje, embora seu nome se mantenha, os PC Cards vo muito alm - h unidades com funo de disco removvel, placa de rede, fax/modem, controlador SCSI e placa de som, que podem ser usadas tambm em outros tipos de equipamentos, desde que suportados pela placa me e com slot de carto disponvel. Existem trs tipos de dispositivos PCMCIA, todos com o mesmo formato retangular (8,5 por 5,4 centmetros) e diferentes espessuras. O carto PCMCIA tipo I tem 3,3 milmetros de espessura e usado basicamente como memria. O p carto Tipo II mede 5,5 milmetros e tem as funes de modem e fax/modem. Por fim o carto Tipo III, usado com a funo de unidade de disco, tem 1 centmetro de espessura. Como uma das dimenses dos cartes varia, tambm variam os slots em que eles se encaixam. O slot PCMCIA Tipo I aceita apenas um carto do tipo I; O slot Tipo II oferece espao para um carto Tipo II ou dois cartes Tipo I; E o slot Tipo III abriga um carto Tipo III ou um Tipo I e um Tipo II.

De qualquer forma, seja qual for a forma de conexo do hardware, invariavelmente, para que funcione, deve se comunicar com a motherboard. No processador, o que define o poder de processamento e a capacidade de disponibilizar recursos (tais como multimdia, recepo de som e imagem, etc.) o SET de instrues, ou seqnica de instrues do processador. J a velocidade de processamento definida pelo CLOCK que uma UCP pode rodar. Iniciou-se com o Intel 8088 rodando a 4.77MHz; hoje j rompemos a barreira dos GygaHertz (GHz), e a mdia no mercado nacional so os processadores entre 2Ghz e 3Ghz. S para exemplificar (esto sendo usados arredondamentos no exemplo): a velocidade de processamento medida em MHz (MegaHertz ou 106Hz). O Hertz uma medida de freqncia e um (01) Hz significa, em termos de tempo, um (01) ciclo por segundo. Portanto, s para se ter uma idia da velocidade, um Pentium III da Intel com processamento de 750MHz, executa 750 milhes de ciclos por segundo. A grosso modo, imagine que, se para ler um dado na memria (abrir um arquivo, por exemplo) uma CPU demora apenas 5 ciclos, em
P P

malavolta@brturbo.com.br

Informtica para Concursos - ANA NAIARA MALAVOLTA apenas 1 segundo ela poderia realizar 150 milhes de acessos memria! um nmero gigantesco! Imagine, ento, uma CPU que opere em termos de GHz! 1 Hz e ciclo por segundo 1 KHz 1.000 ciclos por segundo 1 MHz 1.000.000 ciclos por segundo 1 GHz 1.000.000.000 ciclos por segundo A funo principal de uma UCP controlar e gerenciar (acessando, lendo ou gravando) todas as placas, interfaces, controladoras, dispositivos e perifricos de Entrada/Sada de um microcomputador. Alm, claro, de realizar todos os clculos matemticos e as operaes lgicas que geram o processamento da mquina. Lembre-se: A CPU (ou UCP) no o gabinete da mquina, como muitos pensam, mas o chip de processamento fixado na placa me que fica dentro do gabinete do computador. Assim, no mudamos a CPU de lugar pois a CPU tem lugar definido e fixo em cada placa me. Mudamos o gabinete de lugar, quando queremos instalar o computador em um local diferente. 2. Memrias - Existem vrios tipos de memrias que so utilizadas durante a execuo das tarefas de um microcomputador. Conceitualmente a memria sempre um repositrio de dados. Estes sero armazenados e recuperados quando necessrio nos diversos tipos de memrias existentes. As memrias variam de acordo com a sua capacidade de armazenamento, sua velocidade no acesso e transferncia dos dados e seu custo, entre outras coisas. Quanto maior a velocidade, menor a capacidade e mais alto ser o custo da memria. Alguns tipos de memrias sero alvo de nossos estudos, pois so estas memrias que aparecem nas provas de concursos pblicos: A memria ROM (Read Only Memory), a memria somente de leitura do computador. Ela vem gravada de fbrica com os cdigos e instrues do programa (BIOS Basic Imput Output System sistema bsico de entrada e sada de dados) que a CPU ter de rodar quando da inicializao (ou boot) da mquina. Atravs do boot (ou seqncia de inicializao) uma cadeia hierrquica e lgica de instrues executada pelo micro (comeando pelo teste de memria, inicializao de hardware e carga do Sistema Operacional), preparando todos os componentes para ficarem operacionais na mquina. Sem o carregamento destas instrues existentes no programa chamado BIOS, gravado dentro da memria ROM, nenhuma funo pode ser executada pelo computador, pois ele no estaria de posse da identidade do processador. Tudo que um micro pode fazer, ou, em outras palavras, tudo que a CPU pode executar, vem gravado nessa memria. Da ela precisar ser s de leitura, no podendo haver possibilidade de modificao pelo usurio dos dados que esto sendo acessados. Apesar de ainda usarmos a definio terica de Memria somente de leitura, pois quando acessada esta memria, efetivamente, apenas fornece os dados que esto gravados dentro dela, hoje em dia no se fabrica mais ROM. Outros tipos de ROM foram colocadas no mercado, com a evoluo tecnolgica: a PROM (Programable ROM), a EPROM (Erasable Programable ROM), e a EEPROM (Eletrically Eraseable Programable ROM) esta ltima a encontrada nas mquinas mais modernas e pode ser apagada eltricamente. Nestas mquinas as memrias EEPROM recebem o nome de Flash ROM, pois sua regravao feita atravs de carga do prprio circuito eltrico da placa me onde se encontram, atravs de programas especiais baixados dos sites (ou stios) dos fabricantes da memria ou da mother board. Todas, com exceo da original ROM, podem ter seu contedo apagado para reprogramao da BIOS, sempre que o processador da mquina substitudo (up-grade de processador) ou a BIOS tem de ser atualizada. No entanto, durante o processo de inicializao, esta memria ser acessada uma nica vez e o contedo existente dentro dela ser lido, motivo pelo qual continua sendo chamada de memria de boot ou memria somente de leitura. Tipos de ROM existentes: PROM EPROM EEPROM Flash ROM A memria RAM a memria principal (Randomic Acess Memory ou memria de acesso randmico ou aleatrio). uma memria voltil (s retm os dados enquanto est energizada enquanto o micro est ligado). A UCP utiliza-se o tempo todo dessa memria, fazendo acessos no seqenciais, ditos aleatrios ou randmicos (isso significa que os acessos so feitos em diferentes endereos da
T T T T U U U U U U T T U U U U

malavolta@brturbo.com.br

Informtica para Concursos - ANA NAIARA MALAVOLTA memria, sem uma seqncia a ser seguida), gravando e apagando dados que se encontram na RAM. a freqncia com que so feitos estes acessos - na ordem de milhares de acessos a cada utilizao da mquina - que lhe confere o status de memria principal. Para melhor entender o funcionamento da RAM deve-se imaginar que, sempre que um dado (um arquivo, um programa, uma imagem...) acessado no computador, ele enviado diratamente para a RAM. Por isso, quanto maior o nmero de Mb (Megabytes) de um micro em RAM, maior a velocidade com que vemos finalizada uma tarefa, principalmente em se tratando de softwares grficos, que trabalham com editorao de imagens. Quanto maior a RAM, menor o nmero de acessos a disco para carregar esse contedo na memria, deixando-o disposio da CPU. Assim, a velocidade de uma mquina, alm de estar ligada velocidade do processador usado na mquina, tambm est diretamente ligada quantidade de memria RAM disponvel no sistema. Em geral, nas mquinas mais modernas sobra processador (pois estes so cada vez mais velozes) e o gargalo de funcionamento acaba sendo a baixa capacidade de memria RAM instalada, medida em MB. Os valores para memria RAM so sempre mltiplos pois so exponenciais:(21 22 23 etc.) comeando por 2MB, 4MB, 8MB, 16MB, 32MB, 64MB, 128MB, 256, 512MB, 1GB, 2GB, etc. Sistemas de Medidas Para mensurarmos o armazenamento de dados, precisamos entender os termos utilizados para representar a quantidade de dados armazenada. Assim, preciso compreender que os dados armazenados em um computador so representados por uma linguagem binria (de dois dgitos). Isso porque o computador s entende a passagem ou no de energia (e, portanto, apenas dois estgios de energia). A linguagem binria representada pelos dgitos Zero (0) e Um (1), chamados de BIT ou dgito binrio. Para compormos, em linguagem binria, um caracter da linguagem humana (letras ou nmeros), precisamos combinar oito dgitos binrios. A esta combinao chamamos de Byte ou Binary Term (termo binrio). Assim, a letra A, por exemplo, repsentada, em linguagem binria pela seguinte seqncia de bits: 10000001. O sistema de medida composto a partir da sempre 1024 (ou 210) vezes o anterior, comeando pelo Byte.
P P P P P P U

Vejamos: 1 BIT 1 Byte 1 KB (kilobyte) 1 MB (megabyte) 1 GB (gigabyte) 1 TB (terabyte)


U U

= = = = =

0 ou 1 (caracteres) = 8 BITs 1 caracter 1024 Bytes 1024 carac 1024 KB 1.048.576 1024 MB 1.073.741.824 1024 GB 1.099.511.627.776

= = = =

210 220 230 240


P P P P P P P P

E assim sucessivamente com o Petabyte (PB) e Hexabyte (HB) Estas medidas so adotadas pelo International Electrotechnical Comission (IEC), entidade responsvel pelo estabelecimento de padres mtricos, com sede em Genebra. Para suprir eventuais faltas de memria RAM, sistemas operacionais como o Windos simulam a existncia de memria RAM atravs da reserva, em disco (Winchester), de um espao que funcionar, por simulao e troca de dados com a prpria memria RAM, como Memria Virtual. Quer dizer: Memria virtual , portanto, um pedao de memria de massa (cujo conceito veremos logo adiante) que funciona como se fosse memria RAM. A seguir, um exemplo da utilizao das duas memrias (ROM e RAM): A CPU precisa acessar a memria para buscar a rotina de inicializao quando o micro ligado. Na inicializao do micro, a CPU vai buscar na memria EEPROM o programa que ela dever rodar para dar partida na mquina. A este programa de inicializao (que dispara a rotina chamada de boot do computador) damos o nome de BIOS: Basic Input Output System. Depois disso, durante o funcionamento do micro, a CPU precisar acessar muitas vezes os espaos de memria para gravar ou ler seus programas, fazer seus clculos ou acessar o contedo gravado em discos. Nesse caso, a memria que est sendo utilizada a memria RAM. Tipos de RAM existentes (mais recentes): DRAM SRAM VRAM SDRAM DDR (as duas ltimas ainda em utilizao, as anteriores j descontinuadas no merado).
malavolta@brturbo.com.br 5

Informtica para Concursos - ANA NAIARA MALAVOLTA A memria DDR , basicamente, duas vezes mais rpida que a SDRAM, isso sem aumentar a velocidade nominal em MHz. Quer dizer que: 1 pente de memria DDR de 256MB/133MHz , genericamente, duas vezes mais rpido que 1 pente de memria SDRAM 256MB/133MHz, isso em funo dos circuitos de sincronizao presentes na DDR, que aumentam sua velocidade. Alm do tamanho, devemos cuidar, nas memrias RAMs a sua velocidade (ou freqncia), medida em MHz: 100 133 266, para no colocarmos pentes com velocidades diferentes na mesma mquina, o que pode acabar oacasionando a queima do pente de memria. Desta forma, quando vamos comprar pentes de memria RAM veja os anncios de jornais, por exemplo - pedimos: - 128 MB SDRAM 133MHz - 256 MB DDR 266MHz ou 300MHz ou, mais recentes, 400MHz A Memria Cache uma memria muito rpida, auxiliar direta do processador da mquina, onde os dados mais importantes (para o processador) esto armazenados. Tem baixa capacidade de armazenamento, mas isto vem crescendo gradativamente, variando de 256 KB a 2GB. Seu custo muito alto, mas amplia significativamente a velocidade de funcionamento da mquina. A funo da memria cache Intermediar a transferncia de dados entre o processador e a memria princial (RAM). Assim como a RAM uma memria voltil, requerendo energia eltrica para o armazenamento dos dados. No incio esta memria ficacava fora do processador da mquina e era chamada apenas de cache. Com a evoluo da tecnologia, criaram-se caches externas (fora do processador) e caches internas (dentro do processador) que passaram a ser chamadas, respectivamente de cache L1 Level 1, ou nvel 1 (externas de acesso mais lento) e Cache L2 Level 2, ou nvel 2 (internas de acesso mais rpido). Como alguns modelos da Intel desrespeitam esta nomenclatura, o que motivo de grande confuso entre muitos usurios, o mercado assumiu chamar de L1 as memrias caches mais lentas e de L2 as mais rpidas. Nos sistemas operacionais que tm memria RAM em valor alto parte desta memria (que est sobrando) simulada como cache pelo sistema operacional, aumentando o desempenho da mquina. A Memria de Massa ou Secundria utilizada para armazenar dados. Ela diz respeito a todas as mdias ou meios fsicos de armazenamento de dados: fitas magnticas (fita date, fita streamer, rolo de fita), zip driver, disquete, disco rgido tambm chamado de hard-disk, HD ou Winchester - Pen-Drive e a mdia tica (CD-ROM, CD-R/W, DVD-Rom). Dentre as mdias ou meios de armazenamento de dados mais comuns hoje em dia, pode-se citar cinco (05): Disquete o meio magntico de armazenamento de dados mais suscetvel a erros existente hoje no mercado, visto que sua proteo est restrita a uma capa dura feita de plstico. Essas mdias existem em diversos tamanhos e densidades e tm pequena capacidade de armazenamento de dados. Podem ser reutilizadas diversas vezes e seu uso muito comum, apesar de estar perdendo rapidamente espao para as mdias ticas (CDs e DVDs). Para utilizarmos a mdia primeiro devemos format-la (isso quer dizer que devemos informar qual o formato em que os dados sero gravados nela). Esta formatao feita atravs de um comando do sistema operacional (format). Todas as mdias disponveis no mercado hoje j vm pr-formatadas de fbrica.
T T T T

malavolta@brturbo.com.br

Informtica para Concursos - ANA NAIARA MALAVOLTA

Atravs de uma pequena chave existente no disco este poder ser protegido contra gravao (chave para cima: protegido; chave para baixo: desprotegido). Se isto acontecer - e at que a chave seja mudada para a posio que desprotege a mdia - o contedo existente no disco no poder ser modificado, ou seja: no poderemos acrescentar, modificar ou apagar dados existentes no diquete. Para que o disquete possa ser utilizado preciso que uma unidade de leitura e gravao de disquete esteja instalada no micro. Para o concurso guarde, estas dicas: Disquete 3-1/2 (l-se trs e meio polegadas) Tambm conhecido por disco flexvel, visto que o material com o qual feito tem alta flexibilidade (parecido com os materias das fitas cassetes). Sua capacidade de armazenamento de dados de 1.44Mb. de baixo custo e suscetvel a erros. Sofre interferncia externa, podendo perder dados se sujeito a mdias variaes de temperatura e umidade. Deve ser mantido longe de fontes magnticas. Disquete 5-1/4 (l-se cinco e um quarto de polegadas) Capacidade de armazenamento de 1.2Mb. As demais caractersticas so iguais s do anterior. Atualmente quase j no mais encontrado no mercado, pois sua capacidade de armazenamento menor do que a do disco de 3-1/2, mas a unidade de leitura diferente (maior) do que a daquele disco. O disco de 3-1/2 substituiu o de 5.1/4. Os disquetes tm as seguintes caractersticas gerais: - Mdia magntica - Baixa capacidade de armazenamento de dados - Baixa confiabilidade: fatores externos podem impedir o acesso aos dados gravados no disco - Alta portabilidade: troca-se dados com facilidade com outras mquinas Winchester Outra mdia magntica, tambm chamada de hard-disk (HD) ou disco rgido. a unidade de armazenamento de dados interna dos PCs ainda que existam unidades externas de winchester - geralmente identificada pela letra C:\ . Sua capacidade de armazenamento de dados bastante varivel. As unidades mais comuns no mercado Brasileiro so as de 20, 30, 40 e 80Gb (gigabytes). Seu custo, se comparado aos de outros componentes da mquina, baixo e so de alta confiabilidade. Os micros podem ter um ou mais winchesters instalados e nesta unidade que colocado o sistema operacional que vai controlar o software do computador. Ao comprar um winchester deve-se controlar alm da capacidade de armazenamento (tamanho do winchester em Gb) tambm a velocidade de giro do disco, pois isto interferir diretamente na velocidade de funcionamento da mquina. Os discos mais rpidos hoje no mercado so os de 7200 RPM (rotaes por minuto). O winchester agrega o disco (ou os discos rgidos nele instalados) e a unidade controladora de winchester e geralmente instalado dentro do gabinete do micro, apesar de existirem, como j foi dito, unidades externas, mais caras e raras no mercado. Acima, esquerda, vemos uma imagem de winchester aberta, com o disco exposto. J a imagem da direita mostra o winchester fechado, com a placa controladora vista. Caractersticas gerais dos winchesters: - Mdia magntica - Alta capacidade de armazenamento - Alta confiabilidade (o disco duro, feito de metal, vem dentro de uma caixa de metal, com proteo interferncia eletromagntica e fechada vcuo) - Baixa portabilidade o que hoje no mais um problema, visto que os dados gravados no disquete podem ser facilmente compartilhados com outros usurios atravs das redes de computadores ou de e-mail enviados pela internet.
U U

malavolta@brturbo.com.br

Informtica para Concursos - ANA NAIARA MALAVOLTA CD-ROM ou CD-R/W uma mdia do tipo tica (diferente das anteriores, magnticas). Sua capacidade de armazenamento gira entre 600 e 850Mb (megabytes). Existem mdias regravveis e no-regravveis. O custo baixo e tem alta durabilidade e confiabilidade. As unidades de CD colocadas nos micros podem ser do tipo ROM (somente de leitura) ou do tipo R/W (leitura e gravao). H apenas alguns meses, os micros vinham apenas com leitores de CD-ROM; hoje j esto equipados com gravadores dessa mdia. J as mdias podem ser catalogadas de diversas formas: - pela cor: Mdia Ciano (azul), Green (verde), Prata e Ouro as duas ltimas so as mais durveis, podendo manter os dados armazenados por at 350 anos. - por letras: ROM (somente de Leitura) R (gravvel uma nica vez) e R/W regravvel Para que a mdia seja usada no micro necessrio que uma unidade adequada esteja instalada no computador. Por exemplo: no adianta comprar uma mdia R/W (regravvel) se a unidade de CD disponvel na mquina do tipo ROM, pois no poderamos gravar a mdia naquela unidade. Alm dos compact disc (CDs) encontramos no mercado os digital video disc (DVD), com caractersticas semelhantes no processo de leitura e gravao tica, mas com uma capacidade de armazenamento bem superior (variando de 4,7GB o mais comum a 17GB o de maior tamanho). A mdia (disco) utilizadado para gravao de DVDs do mesmo formato (dimenses) dos utilizados para gravao de CDs, mas a tcnica empregada para gravao dos dados bem diferente o que possibilita o tamanho maior para armazenamento de dados. Vale lembrar que, assim como nos CDs, existem DVDs de leitura, gravveis e regravveis, mas com custo ainda bastante alto. Caractersticas gerais dos CDs: - Mdia tica - Mdia capacidade de armazenamento - Alta confiabilidade - Alta durabilidade - Alta portabilidade
U

ZIPDrive Mdia de gravao magntica de dados. Os discos mais comuns so os de 100Mb. So parecidos com disquetes, mas a proteo capa muito mais resistente e feita em material que minimiza as interferncias externas. Quando foi lanado, parecia ser uma boa sada para armazenamento de dados, mas, devido evoluo das mdias rgidas (CDs e Winchesters), acabou sendo subutilizado, restando hoje como alternativa para pequenos escritrios e nas rotinas de backup (cpia de segurana) de dados. Sua grande vantagem reside no fato de ser uma unidade externa (apesar de existirem verses internas), ligada porta serial, paralela ou USB do micro, que pode ser facilmente instalada em outros computadores, favorecendo a troca de dados entre mquinas. Para que a mdia seja usada preciso instalar a unidade de ZipDrive no computador. Pen-Drive Tambm chamada de Memory Bar ou Flash Memory, trata-se de uma unidade de armazenamento externa, do tamanho de um pequeno isqueiro, que deve ser conectada a uma porta do tipo USB. Tem capacidade de armazenamento de 64Mb a 512Mb, em mdia. Os dados so armazenados em um chip e esta tecnologia incompatvel com o Windows 95, pois foi desenvolvida depois deste programa. No Windows 98 e 2000 necessrio instalar os
malavolta@brturbo.com.br 8

Informtica para Concursos - ANA NAIARA MALAVOLTA drivers (programas que vo gerenciar o funcionamento do componente) da Pen, j o Windows XP detecta a unidade automaticamente. considerada a mdia do futuro, por ser chipada (os dados so armazenados em um chip). Em tese sua capacidade de armazenamento evolui como a das memrias do tipo RAM. Uma vantagem muito grande que oferece que no chip pode-se instalar programas e proteger o contedo armazenado por senhas, por exemplo. Alm disso sua conexo feita atravs de uma entrada do tipo USB, dispensando diferentemente das demais mdias a instalao de uma unidade para que a mdia possa ser utilizada. 3. Dispositivos Perifricos - Excluindo a CPU e com ela a placa-me do micro (mother board)- e as memrias, so todos os dispositivos e componentes eletrnicos que completam um micro. Estes dispositivos podem ser: Dispositivos de entrada de dados: como o teclado, o mouse, o scanner (aperelho usado para capturar imagens impressas que esto fora do computador) Atravs dos dispositios de entrada de dados colocamos dados e instrues que esto fora para dentro do micro. Dispositivos de sada de dados: como o monitor, as caixas de som, as impressoras, os plotters (aparelho que impresso ou recorte em grandes tamanhos). Atravs dos dispositivos de sada de dados retiramos dados que esto dentro do micro para fora. Dispositivos de entrada/sada de dados: como drives (unidades) acionadores de discos: unidade de CD-ROM (no caso dos regravveis, pois os de leitura so apenas de entrada), unidades de fitas (date, rolo ou streamer), unidade de disquetes; Modem (modulador e demodulador de som): com ele pode-se estabelecer uma conexo de rede por linha telefnica; Placa de Som: onde conectamos as caixas (sada de dados) e o microfone (entrada de dados). Atravs dos dispositivos de entrada/sada de dados podemos colocar ou retirar dados do micro.
T T T T T T T T

preciso tomar cuidado ao conceituar um perifrico como de entrada ou de sada de dados. Preste ateno sobretudo aos seguintes componentes: a) Mouse sempre de entrada, pois substitui o teclado em ambiente grfico; atravs deles damos instrues (portanto colocamos dados que esto fora para dentro) para acionamento e funcionamento do computadodor. b) Monitor de sada, geralmente. Se for citado monitor touch-screen ou sensvel ao toque passa a ser de entrada e sada de dados. o exemplo dos terminais bancrios, nos quais tocamos na tela para selecionarmos a operao que ser usada, no sendo necessrio o uso do teclado, mouse ou de botes para que a opo seja passada ao micro. c) Impressora geralmente de sada de dados, mas se for uma impressora multifuncional agrega scanner ou fax, passando a ser de entrada e sada de dados. d) CDs se falar na unidade de leitura (entrada de dados) ou gravao (entrada e sada de dados) perifrico. Se falar no disco, na mdia, Memria de Massa. Alm disso, algumas vezes perguntado sobre placas de conexo (modem, extenso USB, rede, som, etc.). Cada uma dever ser conceituada conforme sua finalidade (se traz dados para dentro de entrada e se manda dados para fora de sada), sendo a maioria de entrada e sada de dados ao mesmo tempo. No entanto, preste ateno se for falada em placa on-board ou em placa off-board: os micros so montados com os componentes on-board (na placa me) ou off-board (externos placa me). Como aquilo que compe a placa me no cosiderado perifrico a pergunta pode estar direcionando seu racioccio para a resposta errada. Componentes on-board NO so perifricos, independentemente da funo que exercem, pois fazem parte da placa me do micro. Existem, obviamente, autores que discordam desta tese, mas assim que usualmente aceito nos concursos publicos e muitos institutos evitam a utilizao dos termos on ou off-board, justamente para evitar a enxurrada de recursos que advm delas.
U U

Guarde esta Dica! Observe que os diquetes foram citados em duas categorias: Memria de Massa e Dispositivos Perifricos. Por isso, no se confunda:
malavolta@brturbo.com.br 9

Informtica para Concursos - ANA NAIARA MALAVOLTA disquete (a mdia) no qual armazenamos dados memria de massa ou secundria! A unidade de disquete atravs da qual gravamos ou lemos a mdia perifrico de entrada e sada de dados! Isto vale para todas as mdias que precisam de unidade de leitura/gravao. A regra de hardware mais importante a CPU reconhecer todos os perifricos para os quais ela foi programada para trabalhar. Assim, invariavelmente algum tipo de conexo do componente (pea) ser feito com a placa me do micro. s vezes so usados fios, outras vezes usamos sinais de onda, rdio, infravermelho... O fato que sem conexo com a placa me nenhum perifrico ou disopositivo de hardware pode funcionar. CURIOSIDADE:
U

O primeiro Computador do mundo foi construdo no poro da Escola Moore de engenharia, da Universidade da Pensilvnia. O ENIAC era uma mquina enorme e tremendamente complicada. Ele ocupava 167 metros quadrados, pesava 30 toneladas e possua mais de 17 mil vlvulas. Ele consumia 160 quilowatts de eletricidade. Quando era ligado, toda a cidade da Pensilvnia sofria quedas de energia. Quando foi apresentado ao mundo em 1946, as pessoas duvidavam que ele pudesse realizar operaes matemticas com a mesma preciso de um ser humano, e questionavam se algum dia haveria alguma utilidade para tamanha engenhoca fora de laboratrios muito especializados. Certamente havia, a julgar pelas dcadas de disputas judiciais que esgotariam John Mauchly, seu inventor, ao lado de J. Prespett Eckert, tanto financeira quanto emocionalmente. O Prprio Bill Gates, alguns anos depois, quando foi lanado o micro computador pessoal (PC personal computer) diria que s existia mercado para uns dois equipamentos pessoais em todo o mundo!

As Geraes dos Computadores GERAES DOS COMPUTADORES a expresso que define a evoluo das famlias de computadores, que tem relao direta com a evoluo da tecnologia dos semicondutores eletrnicos. A classificao geralmente aceita ficou assim: Primeira gerao 1951-1958: computadores vlvula. Ex. UNIVAC (primeiro computador a ser comercializado no mundo) e o ENIAC (primeiro computador eletrnico-digital). Segunda gerao 1959-1965: Tecnologia de circuitos baseados em transstores, mas rpidos e baratos que os anteriores. Ex. TX-0 (primeiro a usar tubo de raios catdicos e caneta tica). Terceira gerao 1965-1969: Tecnologia de Circuitos integrados (CI). Trata-se de um circuito completo colocada em pastilha de silcio. Ex.: IBM-360 Quarta gerao a partir de 1970 - Tecnologia baseada nos microchips de circuitos integrados de larga escala (chamados de LSI e VLSI). So os utilizados atualmente.
T T T T T T T T

As Plataformas de Hardware Plataforma o jeito que os fabricantes acharam de subdividir os equipamentos de computao de forma a separ-los por seu porte e capacidade de processamento. A tabela ilustrativa mostra as principais plataformas de hardware que existem ou existiram no mercado: Plataforma: Supercomputadores: Computadores capazes de realizar uma grande quantidade de clculos matemticos de alta complexidade. Podem realizar clculo de fio atmica. Seu uso restrito por tratados internacionais e sua fabricao restrita h alguns pases do G8, que so responsveis exclusivos por sua manuteno, na tentativa de preservar a arquitetura do seu desenvolvimento.
T T

malavolta@brturbo.com.br

10

Informtica para Concursos - ANA NAIARA MALAVOLTA Computadores de Grande Porte ou MainFrames: Foram quase que integramente substitudos pelos computadores RISC e SISC e depois pelas redes de computadores. O Custo de aquisio e manuteno era muito alto e qualquer dano a discos ou outros componentes acaba gerando paradas indesejadas nos sistemas, que poderiam ficar assim por longos perodos em funo da especializao necessria para manuteno. Tecnologia CISC (Complex Instruction Set Code) - e RISC (Reduced Instruction Set Computing) tambm chamados SUPER MINIS: Os computadores do tipo PC (386, 486, Pentium) usam tecnologia do tipo CISC, onde as instrues realizadas so do tipo complexas. Assim, um processador do tipo CISC tem um nmero de circuitos muito maior do que os RISC, pois possue um conjunto de instrues infinitas vezes maior. Se, por exemplo, pedssemos a um processador CISC que calculasse 5X4 ele faria esta operao atravs de uma nica instruo matemtica (pois a multiplicao uma operao complexa). J um circuito do tipo RISC faria a soma da parcela 4 cinco vezes sucessivamente para chegar ao mesmo resultado. A tecnologia RISC muito mais barata, pois os circuitos do processador so em nmero muito menor. Em funo disso, associado ao fato de que h certos tipos de instrues que so mais bem executadas se forem RISC, alguns processadores x86 de ltima gerao, como o K6, Pentium Pro e PII possuem tambm uma seqncia de instrues RISC e transformam diversas instrues CISC em RISC para ento process-las (da a variao de preo de um MMX ou de um Pentium Pr para um Pentium normal, por exemplo). Isso no chega a ser um problema para uso domstico, sobretudo porque compensado pela velocidade cada vez maior dos processadores. No entanto, em ambiente institucional que opere com bancos de dados ou grande volume de movimentao de dados preciso estar atento tecnologia empregada na construo dos processadores. Por ter uma construo mais barata a tecnologia RISC amplamente utilizada em Videogames (3DO, Play Station, Nintendo 64 , etc.). Desktop, Laptop e Handlass: micros usados como estaes de trabalho em rede ou de uso pessoal.
T T T T T T T T

AS GERAES DOS MICROPROCESSADORES J falamos um pouco de processadores quando definimos uma CPU. Atualmente, dois gigantes dominam a corrida para fabricar processadores cada vez mais potentes e rpidos, a INTEL e a AMD, apesar de existirem outros concorrentes envolvidos no mercado. A guerra para ver quem fabrica o chip com velocidade de processamento e capacidade de endereamento superior gerao anterior. Veja uma tabela genrica com a evoluo das mquinas (esto citados apenas os modelos mais importantes): Gerao de Processadores Intel 8088 Intel 8086 Intel 80386 Intel 80486 Intel Pentium Intel 80586 Intel Pentium AMD CELERON AMD Intel Pentium Intel Pentium AMD Intel Pentium /AMD/ATLON/DURON Velocidade de Processamento PC, PC XT 4,77 MHz PC AT 8 MHz PC 386 DX e SX 16 a 40 MHz PC 486 40 a 80MHz Pentium 75 At 75 MHz Pentium Pro e MMX 100 a 200MHz Pentium II 200 a 350MHz K6 266 A 350MHz MMX Celeron em torno de 333MHz K6II At 450Mhz Pentium III 450MHz Pentium 500 500MHz K6III 550 a 700Mhz Pentium IV / K7 / 700Mhz a 3Ghz XP Nome popular

malavolta@brturbo.com.br

11

Informtica para Concursos - ANA NAIARA MALAVOLTA O Software Como j foi dito anteriormente, para que uma mquina funcione ela precisa ter os componentes fsicos (hardware) necessrios e os componentes lgicos (softwares) que vo executar as tarefas de acordo com a capacidade da mquina. Assim, fundamental que hardware e software sejam programados para o mesmo tipo de tarefa. Em outras palavras: no adianta pedir a um videocassete (que um circuito integrado computadorizado) que edite um texto ou a um PC que esquente o almoo como se fosse um microondas. Cada computador desenvolve a tarefa para a qual foi programado. Para que um microcomputador possa funcionar corretamente, dois tipos de softwares devem ser instalados na mquina: Sistema Operacional Age como o interlocutor entre o usurio e o processador da mquina. Todas as tarefas executadas na mquina so controladas pelo Sistema Operacional, que transforma a solicitao, feita em linguagem humana, em instrues em cdigo binrio (linguagem de mquina) e vice-versa. conhecido como interpretador de comandos e compe a interface de funcionamento de uma mquina. Existem sistemas operacionais orientados caracter (onde os comandos devem ser digitados na tela) e os orientados objetos ou grficos (onde desenhos representam os comandos que sero executados). Genericamente dividimos os sistemas oepracionais hoje em proprietrios (aqueles que tm a propriedade registrada por uma empresa e que para serem utilizados devem ser licenciados no mercado, tendo como contrapartida ao uso o pagamento de direitos autorais ( o caso do Windows e do Unix) e os Livres (cuja autoria e desenvolvimento universal e cujo uso no implica em pagamento de direitos autorais ( o caso do Linux). O sistema operacional o primeiro software a ser instalado no winchester do computador e ele determinar que outros softwares podero rodar na mquina. Todos os programas (aplicativos) que vierem a ser instalados no computador devem ser compatveis com o sistema operacional instalado no micro. O primeiro programa a ser carregado na memria RAM da mquina, no processo de boot do sistema, o sistema operacional e o deligamento da mquina acontece quando este software descarregado da memria. Mais de uma sistema operacional pode ser instalado em um mesmo computador (em winchesters diferentes ou em parties diferentes do mesmo winchester), porm apenas um deles estar ativo por vez. Dois sistemas operacionais no podem dividir o gerenciamento da mesma mquina ao mesmo tempo, sob pena de confuso no processamento do micro. Softwares Aplicativos Programas que executam tarefas especficas ou servem para uma determinada aplicao - e que rodam sob o controle do sistema operacional. Ex.: editores de texto, planilhas de clculo, editores de desenho, execuo de sons, etc. Os softwares aplicativos so instalados em compatibilidade com o sistema operacional e funcionam atravs da interpretao de comandos feita por este. Existem, como nos sistemas operacionais, aplicativos livres e proprietrios no mercado e o usurio ter de escolher entre centenas de programas que desenvolvem o mesmo tipo de tarefa.
T T T T

malavolta@brturbo.com.br

12

Potrebbero piacerti anche