Sei sulla pagina 1di 34

GESTO NO SERVIO PBLICO

Susan Dignart Gestora Governamental - MT


Cuiab MT, dezembro de 2008

GESTO o que ?
Muitas interpretaes... Gesto = Administrao: organizar os meios para atingir fins; Polticas Pblicas:
Fins: demandas e bem estar da sociedade; Meios:
Recursos Financeiros; Sistema normativo; Organizaes.

Como podemos abordar a GESTO? Principais enfoques:


modelo organizacional organizao das estruturas das instituies; modelo de gesto organizao das aes dentro do ciclo de gesto das polticas pblicas (incluso das demandas na agenda, planejamento, execuo, monitoramento e avaliao).

So indissociveis

MODELO DE GESTO
1.

O mais antigo - gesto financeira:


desempenho financeiro da instituio; quanto e em que o governo gasta; voltada para a funo oramentria.

Gastos crescentes e demandas cada vez menos atendidas - no responde mais s necessidades da sociedade; Ainda existe em grande medida no servio pblico.

MODELO DE GESTO
2.

A evoluo - gesto orientada por resultados:


o atendimento ao cliente; a qualidade dos produtos/servios; a eliminao dos desperdcios; a minimizao dos estoques; o prazo; a otimizao de ciclos de produo, caixa e operacional; o contnuo aperfeioamento .

Conceitos tambm proclamados mas ainda no implementados na totalidade.

MODELO DE GESTO
3.

O futuro - gesto estratgica:


incorpora a gesto por resultados; seleo de aes estratgicas; implementao compartilhada por todos da organizao; processo contnuo estimulado e liderado pela Alta Administrao;

Conceitos que comeam a ser introduzidos na administrao Pblica.

O Ciclo de Gesto
Avaliao Monitoramento Reviso das estratgias
e aes

Execuo

Impactos Resultados
Problema ou Oportunidade

Planejamento

APLICANDO O CONCEITO Na rea de Segurana Pblica...


1.

Qual o principal enfoque da gesto (modelo organizacional ou de gesto)? Quais as evidncias?

2.

Qual o modelo de gesto predominante (financeira, orientada para resultados ou estratgica)? Quais as evidncias?

Como comea o ciclo de gesto? PLANEJAMENTO!


Estabelecimento de objetivos e definio de meios suficientes para atingi-los; Clculo que precede e preside a ao; Processo ordenado e sistemtico de tomada de deciso (escolha de alternativas) sobre as aes necessrias e adequadas construo de um futuro desejado.

Por que planejar?


Contexto de muita rapidez e incerteza; Necessidade de interveno para obter resultados desejados; Necessidade de entender para intervir; Demandas escassos. ilimitadas e recursos

D certo planejar?
Temos um histrico de planos que no se realizam. Planejamento tradicional:
A realidade imutvel; Tudo acontece conforme o modelo que conheo; O diagnstico garante o conhecimento total da realidade; A norma supera o interesse dos atores (plano normativo).

D certo planejar?
Planejamento moderno:
A realidade complexa; Os atores so criativos e tambm planejam; O conhecimento da realidade situacional (conforme o ator que est explicando); O planejamento deve se ajustar situao, contudo garantir um ponto de chegada (plano como instrumento de navegao).

E o Planejamento Estratgico?
Resposta das empresas mercado; Anlise racional das oportunidades oferecidas pelo meio, dos pontos fortes e fracos das empresas e da escolha de um modo de compatibilizar as estratgias para que se possa satisfazer do melhor modo possvel os objetivos da empresa. complexidade do

E o Planejamento Estratgico?
organizar, de maneira disciplinada, as maiores tarefas da empresa e encaminh-las para manter uma eficincia operacional nos seus negcios e guiar a organizao para um futuro melhor e inovador. Pressupe: Objetividade; Exeqibilidade; Preciso; Unidade; Flexibilidade; Sntese e especificidade.

Planejamento Estratgico Institucional Passos


Anlise prospectiva (cenrios); Anlise de ambiente externo (oportunidades de negcios, ameaas ambientais); Anlise de ambiente interno (foras ou fatores competitivos, fragilidades) Posicionamento no mercado (identidade organizacional) Formulao de objetivos, estratgias, iniciativas, processos e produtos.

E na Administrao Pblica?
H necessidade de planejar processar problemas, propor e analisar a viabilidade das alternativas - para atingir resultados desejados; H muitas demandas / problemas decorrentes das condies de desenvolvimento e de convivncia das pessoas; Os recursos so cada vez mais escassos.

E na Administrao Pblica?
Limitaes!
O Estado a arena de mediao entre os interesses conflitantes de inmeros atores (objetividade e preciso); A estrutura de execuo (unidade e sntese); fragmentada rgida

A estrutura de financiamento (exeqibilidade e flexibilidade).

Mais Limitaes...
O propsito das organizaes pblicas (negcio, misso, viso de futuro); Sistema jurdico; Relaes com o sistema poltico (permanncia o poder); Modos de interveno; Inter-relaes entre as organizaes; Modo de financiamento (produo X tributos).

Como resolver?
PLANEJAMENTO ESTRATGICO SITUACIONAL PES
Substituir o diagnstico por explicaes; Realizar a anlise por problemas; Substituir o plano normativo por uma estrutura modular (problemas programas); Plano como instrumento de gesto (problemas, programas, resultados, responsveis); Realizar anlise tcnica e poltica.

PLANEJAMENTO ESTRATGICO SITUACIONAL Passos / Momentos


Explicar as situaes: Foi, , tende a ser (Momento Explicativo); Querer alterar as situaes: Deve ser (Momento Normativo); Viabilizar o Estratgico); querer: Pode ser (Momento

Proceder / alterar as situaes: Fazer (Momento ttico operacional).

E Mato Grosso? Tem Planejamento Estratgico???

MT+20

MT+20 - Objetivos
Definir prioridades de ao do governo e da sociedade no um plano do Governo embora este seja o principal patrocinador e executor; Construir uma agenda estratgica de longo prazo (ano 2026) e uma carteira de projetos de curto prazo 2007-2011; Estabelecer carteira de projetos com as prioridades para negociao com parceiros, incluindo setor privado e governo federal no se limita, portanto, ao que o governo estadual deve fazer.

MT+20 - Conceitos

1.

Desenvolvimento Sustentvel

2.

Planejamento participativo

3.

Cenrios

MT+20 - Concepo
1.LEVANTAMENTOS, PESQUISAS E ESTUDOS DE BASE 2.PROSPECO DE CENRIOS 3. PLANO ESTRATGICO

Entrevistas (PQ) Estudo Retrospectivo Oficinas Regionais Pesquisa Bibliogrfica

Macro-cenrios mundiais e nacionais Cenrios de MT Viso de futuro

Estratgia de desenvolvimento Plano de ao regionais

onde estamos?

aonde queremos chegar?

o que fazer para chegar aonde queremos?

MT+20 Construo
Governador Secretrios de Estado, representantes dos demais poderes e da sociedade organizada

GRUPO DE SUPERVISO

Avaliar o andamento do trabalho sob o ponto de vista dos diferentes interesses de governo e da sociedade

Tcnicos do Estado, representantes das regies e das instituies privadas, sob a coordenao da Seplan

EQUIPE TCNICA

Participar na produo dos documentos tcnicos, avaliar a qualidade, mobilizar e prestar de informaes.

CONSULTORIA

Apoiar com metodologia atividades tcnicas

AMBIENTE MUNDIAL A M B I E N T E N A C I O N A L
Como pode ser o ambiente para MT? Cenrios do Contexto Externo
Aprofundamento do ajuste fiscal e implementao de reformas microeconmicas, crescimento alto e estvel com reduo das desigualdades regionais e diminuio da degradao ambiental. Ciclo de crescimento estvel da economia mundial com ampla dimunuio de bareiras e fortalecimento das instituies de regulao. Desorganizao poltica e econmica mundial com instabilidade, baixo crescimento, persistncia de protecionismo e fragmentao das instituies multilaterais.

AMBIENTE ALTAMENTE FAVORVEL AO MATO GROSSO

MUNDO ADVERSO MAS, BRASIL FAVORVEL

Afrouxamento do ajuste fiscal e abandono das reformas microeconmicas, crescimento baixo e instvel, MUNDO FAVORVEL, MAS com manuteno das BRASIL COM DIFICULADES desigualdades regionais e persistncia da degradao ambiental.

AMBIENTE MUITO DESFAVORVEL AO MATO GROSSO

VISO DE FUTURO Cenrio mais favorvel


Alta qualidade de vida
Populao educada e qualificada, com valorizao da diversidade; Cidades agradveis (saneamento, transporte, segurana, lazer), distribudas de forma equilibrada no territrio; Vida no campo com energia, comunicao, acesso e servios pblicos; Excelentes indicadores sociais.

VISO DE FUTURO Cenrio mais favorvel


Economia dinmica, com elevada renda e relao harmoniosa com o meio ambiente
Estrutura produtiva diversificada; Turismo florescente; Tecnologia avanada; Cadeias produtivas adensadas; Infra-estrutura e logstica integradas; Competitividade e integrao com vulnerabilidade externa; Potenciais regionais consolidados. baixa

Os Desafios para a Viso de Futuro...


Reordenar a base econmica e padro tecnolgico; Redefinir a relao da economia com a natureza; Preparar o Estado para as mudanas nas condies de competio mundiais; Superar a grande dependncia econmica do mercado externo de commodities; Traduzir o dinamismo da economia em bem-estar social; Enfrentar os estrangulamentos infra-estruturais que reduzem a competitividade.

MACRO OBJETIVO 01:


Melhoria da qualidade de vida da populao
META: Reduo dos ndices de criminalidade, passando de 21,6 homicdios dolosos por 100 mil habitantes em 2006 para 7,0 por 100 mil habitantes em 2026

23 21 19 17 15 13 11 9 7 5 2005 2010 2015 2020 2026

Como chegar l... Eixos Estratgicos e Programas


Eixo 1: Uso sustentvel dos recursos naturais
Programas
Fortalecimento do sistema de gesto ambiental Formao e manuteno de reas de Preservao e Conservao Promoo do uso racional e sustentvel dos recursos naturais Recuperao, preservao e manejo das bacias hidrogrficas Reflorestamento de reas degradadas

Eixo 2: Conhecimento educao e inovao


Programas
Fortalecimento da capacidade de pesquisa e desenvolvimento tecnolgico Inovao e desenvolvimento cientfico e tecnolgico das cadeias produtivas Certificao de produtos e processos, registro de patentes, reconhecimento e disseminao do conhecimento das comunidades Reestruturao do sistema educacional Ampliao do ensino tcnico e profissionalizante Expanso e democratizao do ensino superior

Eixo 3: Infra-estrutura econmica logstica


Programas
Recuperao e ampliao do sistema de transporte rodovirio Recuperao e ampliao do sistema multimodal de transporte Ampliao da estrutura de logstica Expanso do sistema de oferta de energia eltrica (gerao, transmisso e distribuio) Diversificao da matriz energtica Ampliao do sistema de comunicaes

Como chegar l... Eixos Estratgicos e Programas


Eixo 4: Diversificao e adensamento das cadeias produtivas Programas
diversificao da produo diversifica produ

Eixo 5: Qualidade de vida, cidadania, cultura e segurana Programas


Estruturao e Estrutura implementao de um implementa sistema integrado de reduo da criminalidade redu

Eixo 6: Governabilidade e gesto pblica Programas


Modernizao da Moderniza estrutura e mtodos da m administrao pblica administra p estadual
Democratizao, Democratiza descentralizao e descentraliza transparncia da gesto pblica
Fortalecimento do sistema estadual de regulao, regula monitoramento e fiscalizao fiscaliza do estado

Eixo 7: Descentralizao territorial e estruturao da rede urbana

Programas
Desenvolvimento regional integrado Fortalecimento da rede urbana

Fortalecimento e

agropecuria, extrativismo e agropecu silvicultura.

Diversificao da estrutura Diversifica produtiva industrial (extrativa e transformao) transforma Adensamento e agregao de agrega valor das cadeias produtivas (gros, carne, couro, frutas etc) Ampliao e fortalecimento Amplia dos Arranjos Produtivos Locais APL Diversificao da pauta e Diversifica ampliao do valor agregado amplia das exportaes exporta

Fomento gerao de gera emprego e renda Cidadania e respeito aos direitos humanos Promoo da cultura, Promo esportes e lazer Saneamento, sade sa pblica e habitao. habita Proteo, respeito e Prote apoio s naes na indgenas. ind

Fixando os conceitos....
O MT+20 pode representar os desejos da sociedade mato-grossense sobre o futuro? um planejamento estratgico? um planejamento institucional ou situacional? factvel? Pode conduzir viso de futuro?

Como o MT +20 entra na Administrao Pblica?

Planejamento Governamental...

Potrebbero piacerti anche