Sei sulla pagina 1di 14

REFLEXES SOBRE A LEITURA: DA IMPORTNCIA AO INCENTIVO Ana Paula Barbosa Rossafa Universidade Estadual de Londrina ana_paulauel@hotmail.

com RESUMO O objetivo deste trabalho refletir sobre a importncia da leitura e as formas encontradas para o incentivo da mesma em sala de aula. Portanto, so analisados os resultados obtidos durante a prtica de estgio realizada na Escola Profissional e Social do Menor de Londrina, durante o perodo de abril a novembro de 2011. Esta Instituio Filantrpica atende alunos de baixa renda. Este trabalho est inserido no projeto Cidadania e linguagem: nas trilhas do texto, Projeto de Extenso do Departamento de Letras Vernculas e Clssicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O presente trabalho utiliza um corpus constitudo de textos e trabalhos produzidos pelos alunos do curso de Eletrotcnica, um total de 30 alunos. A presente pesquisa fundamenta-se nos estudos da Lingustica Aplicada, tem por base autores como: Cavalcanti, Paulo Freire, Geraldy, entre outros. O objetivo maior deste trabalho apresentar as dificuldades no dia a dia, o desinteresse dos alunos pela leitura, alm de mostrar os resultados obtidos por meio de atividades de incentivao. PALAVRAS-CHAVE: Leitura; Incentivao; Projeto. 1. Introduo

Ultimamente, tem sido tem sido muito discutida a educao no Brasil e no mundo, a situao do ensino escolar, a qualidade do material didtico, a instruo dos professores, a preocupao dos pais e o desinteresse do prprio aluno em aprender. Muitas vezes a culpa jogada de um lado para o outro, sem que haja uma soluo para tantos problemas. A educao algo que precisa ser levada em discusso, ser observada com mais ateno. Existe a necessidade de se acompanhar o desenvolvimento e a forma como tem sido conduzida ao longo dos anos. Falta conscientizao das pessoas para perceber o quanto importante e necessrio investir na educao, principalmente nas crianas, j que na infncia que se inicia o processo de alfabetizao, aprendizado e o interesse pela leitura. Com o hbito de leitura, no diferente. Falta conscientizao das pessoas em dar importncia para esse assunto e adquirir esse hbito to necessrio, esquecem tambm do valor que a prtica da leitura exerce na vida do indivduo,

1434

enquanto cidado que cumpre deveres na sociedade.

Nunca demais lembrar que a prtica da leitura um princpio de cidadania, ou seja, leitor cidado, pelas diferentes prticas de leitura, pode ficar sabendo quais so as suas obrigaes e tambm pode defender os seus direitos, alm de ficar aberto s conquistas de outros direitos necessrios para uma sociedade justa, democrtica e feliz (SILVA, 2003, p. 24)

por meio da leitura, que o indivduo adquire conhecimentos. A leitura tem a capacidade de transformar o indivduo, faz-lo refletir, mant-lo inteirado sobre os acontecimentos. Para Foucambert (1997), ningum quer seja, criana ou adulto, torna-se leitor sem querer, mas por um processo voluntrio, atravs do contato com a leitura e a maneira de se aprender. Segundo Foucambert, a prtica da leitura, muitas vezes no atrai a ateno do leitor, tornando-se algo chato e cansativo, exigindo esforos, principalmente quando no se sabe ler e compreender o que est escrito. Sendo assim o leitor percebe-se desmotivado e desinteressado em continuar a leitura, ou em alguns casos especficos, conclui apenas por ser algo obrigatrio e de extrema importncia, como define Rangel:
Assim, muitas vezes, natural que nos sintamos desanimados com algumas leituras, e que custemos a inici-las, ou que, iniciando queiramos interromp-las, com a proposta de faz-lo por pouco tempo, na verdade, o pouco tempo; se estende, com a desculpa de s mais um pouquinho... e, se e quando chegamos ao fim, a sensao de alvio: - misso (rdua) cumprida! (RANGEL, 2000, p.25)

2. Fundamentao Terica 2.1. Definio de LA A disciplina de Lingustica Aplicada (LA) tem por caracterstica refletir sobre o processo ensino/aprendizagem da Lngua e o seu uso no dia a dia, principalmente, em sala de aula, portanto, envolve os diversos domnios do saber. Cabe a LA valorizar as interaes verbais em sala de aula, assim como incentivar a formao e qualificao do professor, alm de relacion-la com a prtica em sala de aula. A LA alm de refletir o processo ensino/aprendizagem da lngua tambm realiza estudos sobre a interao verbal, a compreenso da leitura, o letramento, a

1435

produo textual, a elaborao do material didtico, a formao do professor, a prtica pedaggica, entre outros. A linguagem o elo que permeia as relaes humanas, a comunicao e a interao entre os indivduos. Acontece de forma natural entre professor e o aluno.
Multidisciplinar e abrangente, a Lingustica Aplicada apresenta preocupaes com questes de uso da linguagem. Ela tem um objeto de estudo, princpios e metodologia prprios, e j comeou a desenvolver seus modelos tericos. Dada sua abrangncia e multidisciplinaridade, importante desfazer os equacionamentos da Lingstica Aplicada com a aplicao de teorias lingsticas e com o ensino de lnguas (CAVALCANTI, 1986, p. 09)

Para que ocorra esse processo interativo, a LA utiliza alguns mtodos que so de extrema importncia e precisam ser levados em considerao. Segundo Lopes (2000) a Lingustica Aplicada trabalha com duas tendncias: a pesquisa etnogrfica participao ativa do entrevistado, acompanha o mesmo em diversos ambientes, seja escolar ou no, acontece por meio de entrevista, dirio, etc. E a pesquisa introspectiva trabalha com as estratgias, por meio do protocolo, uma tcnica que consiste em facilitar o aprendizado do entrevistado, oportuniza o

pensamento, a leitura e a escrita. A partir da dcada de 90, as pesquisas de LA mudaram o seu foco inicial. Atualmente, passou a se preocupar com os problemas que surgiram com a aquisio da lngua, o processo de alfabetizao e a formao do professor. A Lingstica Aplicada no se preocupa em encontrar maneiras de ensinar a lngua, mas principalmente, criar condies para que o aluno possa aprender a utilizar a linguagem corretamente e saiba usar a lngua seja na oralidade ou na escrita, ou seja, no ficar preso s regras e as normas estabelecidas. 3. O que Leitura? Leitura: (lat med lactura) sf 1 Ao ou efeito de ler. 2 Arte de ler. 3 Aquilo que se l (Dicionrio Michaelis, 2002, p.465). Segundo Foucambert (1997), o ato de ler, em qualquer circunstncia, o meio de interrogar a escrita, saber o que se passa na cabea do outro, para compreender melhor o que se passa na nossa. A leitura no a transmisso de

1436

uma mensagem, mas uma construo induzida. Ler, nada mais do que ser questionado pelo mundo e por si mesmo, certas respostas podem ser encontradas na escrita, significa ter acesso a essa escrita. Para Brando (1997), o ato de ler algo extenso e complexo, que envolve a compreenso. Para que exista a leitura, preciso que haja uma interao entre o leitor, autor e o texto.
Ler, no sentido profundo do termo, o resultado da tenso entre leitor e texto, isto um esforo de comunicao entre o escritor, que elaborou, escreveu e teve impresso seu pensamento, e o leitor, que se interessou, comprou ou ganhou, folheou e leu o texto (SANDRONI, MACHADO, 1998, p.10).

Silva (2003, p.19) faz uma referncia leitura como sendo um elemento fundamental para adquirir o saber. A leitura um componente da educao e a educao, sendo um processo, aponta para a necessidade de buscas constantes de conhecimento. A leitura est associada ao aprendizado, por meio dela possvel adquirir conhecimentos. uma forma de o indivduo estar em contato com o mundo, ter acesso a outro tipo de leitura de mundo.
Ao promover a interao entre indivduos, a leitura, compreendida no s como leitura da palavra mas tambm como leitura de mundo, deve ser atividade constitutiva de sujeitos capazes de interligar o mundo e nele atuar como cidado (BRANDO, 1997, p.22).

Freire (1993, p.20) ressalta que a leitura de mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele. A leitura da palavra no apenas precedida pela leitura do mundo, mas por uma certa forma de escrev-lo ou de reescrev-lo, quer dizer, de transform-lo atravs de nossa prtica consciente. Bamberger (2000, p.10) identifica a leitura como um processo mental de vrios nveis, que muito contribui para o desenvolvimento do intelecto. tambm uma forma exemplar de aprendizagem. um dos meios mais eficazes de desenvolvimento sistemtico da linguagem e da personalidade. Segundo Cagliari (1995), a leitura uma atividade de assimilao de conhecimentos, de interiorizao, de reflexo, um processo de descoberta. a extenso da escola na vida das pessoas.

1437

Freire (1993, p.17), salienta que a leitura de um texto, tomado como pura descrio de um objeto feita no sentido de memoriz-la, nem real leitura, nem dela, portanto resulta o conhecimento do objeto que o texto fala. 4. A importncia da Leitura

Freire (1993), no livro A importncia do ato de ler, ressalta a importncia da leitura e faz uma avaliao pessoal sobre a sua leitura de mundo. Relembrando os momentos da infncia em que teve o primeiro contato com a leitura, atravs do ambiente em que vivia e experincias do dia a dia.
A importncia do ato de ler, eu me senti levado e at gostosamente a reler momentos fundamentais de minha prtica, guardados na memria, desde as experincias mais remotas de minha infncia, de minha adolescncia, de minha mocidade, em que a compreenso crtica da importncia do ato de ler se veio em mim constituindo (FREIRE, 1993, p.11).

A leitura adquire uma extrema importncia na vida do indivduo a partir do momento em que o mesmo adquire o hbito e faz da leitura um momento de prazer e de conhecimento de novas culturas. Para que se inicie o prazer pela leitura, preciso em casa, no ambiente familiar, haja uma interao com a leitura, de forma a despertar na criana esse gosto to necessrio e importante. Na escola no deve ser diferente, a partir das primeiras quanto na escola, a criana. Silva (1998) argumenta que a importncia e a obrigao do ato de ler, so requisitos necessrios para alunos e professores. Tambm preciso levar em considerao as condies atualmente e a maneira como a leitura tem sido conduzida nas escolas. Os pais tambm precisam estar cientes da importncia que a leitura representa na vida de seus filhos. Compete aos pais tambm a prtica do incentivo, seja por meio da leitura em casa no dia a dia ou atravs de estmulos.
A leitura no tarefa apenas da escola. por isso tambm que a formao dos professores deve incluir contato com os pais, com bibliotecas de bairro e de empresa, com associaes, de maneira a estabelecer intercambio entre as aes de informao e formao. (FOUCABERT, 1994, p.11).

1438

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, no cabe apenas ao professor de lngua portuguesa incentivar o hbito de leitura aos alunos. um dever de todos aqueles que direta ou indiretamente trabalham com a educao.
A formao dos leitores no tarefa exclusiva dos professores de Lngua Portuguesa, mas compromisso de todos educadores, que formam leitores, caracterizando, assim, uma dinmica multidisciplinar sustentada, necessariamente, por princpios consistentes (RSING, 1996, p.22).

O professor precisa trabalhar a leitura, seja na aula de matemtica, cincias ou outra disciplina. Muitas vezes o aluno no consegue entender um enunciado de uma questo, pelo simples fato de no compreender o que o texto diz.
O aluno muitas vezes no resolve problemas de matemtica, no porque no saiba matemtica, mas porque no sabe ler o enunciado do problema [...] Porque de fato ele no entende mesmo o portugus que l. No foi treinado para ler nmeros, relaes quantitativas, problemas de matemtica [...] Tudo o que se ensina na escola est diretamente ligado leitura e depende dela para se manter e se desenvolver (CAGLIARI, 1996, p.148, 149).

5. Tipos de Leitura

Existem diversos exemplos de leitura, seja ela tcnica ou no. A leitura e seus variados modelos se enquadram em algum modelo pr-estabelecido. O autor Matos (2002) classifica a leitura em: a) Informao - Noticirios, jornais, revistas de divulgao. b) Passatempo - Revista em quadrinhos, romances. c) Literria - Gosto esttico e sabor do belo. d) Bblica - Comunicao ntima entre o texto e o leitor. e) Acadmica - Linguagem cientfica que se caracteriza pela clareza, preciso e objetividade. Informativa e tcnica. f) Cientfica - Pr-leitura (viso global do texto), leitura rpida, leitura analtica, leitura crtica e profunda. g) Fundo - Que requer docilidade. h) Ocasio - Que requer maestria. i) j) Estmulo ou Edificao - Que requer ardor. Repouso - Que requer liberdade.

1439

Bamberger (2000) classifica a leitura em: informativa leitura de informao e interpretao, escapista leitura prazerosa, gosto pessoal, que interessa mais, literria leitura de smbolos, busca da realidade e cognitiva leitura de compreenso de si mesmo e do mundo. Atravs dessa classificao da leitura, possvel que o aluno perceba qual a leitura que mais lhe agrada e dessa forma queira manter um contato mais prximo com a leitura do seu interesse e ao mesmo tempo perceber a importncia de ler outros materiais, mesmo que inicialmente no seja uma leitura do seu agrado. Segundo Matos (2002), o estudante descobre que aos poucos est adquirindo pleno domnio sobre os textos, conseguindo assimil-los e compreendlos de forma pessoal. Ento surge o prazer pela leitura e a vontade de sempre progredir na arte do estudo. J Antunes (2003) argumenta a necessidade de formar leitores que saibam selecionar o material escrito adequado para embrenhar-se em outros mundos que toda leitura cientfica, artstica ou literria pode propiciar. 6. Como incentivar o hbito de leitura a partir da infncia

Silva (2003, p.70) argumenta que introduzir uma criana no mundo da leitura , exatamente, trazer esse universo para a escola e dinamiz-lo ininterruptamente junto s novas geraes que precisam ser educadas para se tornarem cidads de deveres e de direitos, incluindo o de ler. A maior parte das pesquisas apontam que um dos primeiros passos para que a criana possa adquirir o hbito de leitura e manter o gosto pela mesma que os pais tenham contato dirio com a leitura em casa, de modo a despertar interesse nos filhos. Sandroni e Machado (1998) apresentam algumas dicas importantes para os pais de modo a despertar o interesse nos filhos e fazer com que os mesmos se interessem pela leitura:

Conte histria para seu filho Incentive a prtica de leitura Leia livros, jornais e revistas

1440

Compre livros para ele Converse com a professora Leia o livro que seu filho trouxe da escola

Por outro lado, a escola tem um papel fundamental, desde pequena a criana no dia a dia escolar, mantm um contato muito prximo com a leitura. O professor precisa estimular essa habilidade e no permitir que o aluno perca o interesse.
A leitura, na infncia, satisfaz as necessidades e interesses das vrias fases de desenvolvimento, de maneira demasiado unilateral. Quando, mais tarde, os interesses se modificam (diminuindo o amor da aventura), muitas crianas param completamente de ler. A motivao para a leitura demasiado fraca (BAMBERGER, 2000, p.20).

Muitas vezes, o que ocorre e principalmente na escola, a falta de interesse pela leitura, por parte dos professores, que por tantos outros motivos, esto desinteressados com o modelo de educao, a qualidade de ensino e dos materiais pedaggicos e principalmente o valor dos livros. Com a falta de interesse, acabam desmotivando os prprios alunos.
O que j vem pronto pode e deve ser questionado e reformulado em funo das necessidades e interesses tanto dos alunos quanto dos professores (GOMES, 2000, p.24).

Silva (1998, p.22), argumenta: sem professores que leiam, que gostem de livros, que sintam prazer na leitura, muito dificilmente modificaremos a paisagem atual da leitura escolar. Ao conquistar o ato de ler para si mesmo, dentro das condies propcias, o professor estar aumentando o seu repertrio de conhecimentos, o que poder reverter em incremento do trabalho pedaggico. O aluno precisa receber estmulo para a leitura, at mesmo no momento de escolher um livro que lhe agrade, de forma que a leitura se torne algo prazeroso e no apenas obrigatrio. Tanto pais quanto professores precisam estar atentos ao interesse do aluno de forma a orient-lo a procurar um tipo de leitura que satisfaa ao aluno e faa com que ele queria cada vez mais ter contato com outros exemplos de leitura: livros, jornal, revista ou at mesmo internet.

1441

Tornar-se leitor significa ter acesso aos escritos sociais sabendo encontr-los onde eles esto. O leitor no aquele que l o livro que lhe proposto, mas aquele que cria seus prprios meios de escolher os livros que ir ler, [...] aquele que conhece os meios para encontrar e diversificar os textos ligados ao seu interesse. (FOUCAMBERT, 1994, p.135).

Silva (1998, p.53) finaliza: incentivem o hbito de leitura no perodo da infncia, sob o risco de, passada essa fase, tornar o processo irreversvel, ou seja, no mais se conseguir o desenvolvimento de hbitos de leitura junto populao de adolescentes e adultos. Ou se adquire o hbito de leitura quando criana ou fica decretado a morte do leitor.

7. Pesquisa de Campo: coleta de dados

A pesquisa de campo foi realizada por meio de um questionrio aberto e qualitativo no qual foram entrevistados 30 alunos do curso de Eletrotcnica da Instituio de Londrina. A razo de se fazer a pesquisa, surgiu do interesse em aprofundar a teoria e verificar na prtica se existe o interesse dos alunos pela leitura.

QUESTIONRIO SOBRE LEITURA Nome: Idade:

1. Tem internet em casa? ( ) sim ( ) no ( ) s vezes 2. Voc gosta de ler? ( ) sim ( ) no ( ) s vezes 3. Tem acesso a algum jornal? ( ) sim ( ) no ( ) s vezes 4. Tm livros em casa? ( ) sim ( ) no ( ) s vezes 5. Voc entende o que l? ( ) sim ( ) no ( ) s vezes 6. Recebe incentivo para ler? ( ) sim ( ) no ( ) s vezes Quando pega um livro, uma revista ou um texto, voc ( ) Para na metade ( ) Termina a leitura ( ) S observa a capa e figuras Qual o ltimo livro que leu?_____________________________________________ Que livro voc mais gostou de ter lido at hoje? Por qu? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Qual a importncia da leitura para o homem? ___________________________________________________________________

1442

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

8. Descrio e Anlise dos Dados

Por meio da pesquisa os alunos responderam as questes que foram propostas. Foi possvel perceber que os alunos tm muito desinteresse pela leitura, a comear pelo questionrio, alguns no leram todas as perguntas, preencheram pela metade, deixaram algumas respostas em branco. E alguns alunos no compreenderam as perguntas realizadas para a entrevista, como exemplo: Que livro voc mais gostou de ter lido at hoje? Por qu? Folha de Londrina, pois eu fico sabendo o que acontece em minha cidade e no meu pas e tenho entretenimento. O aluno citado analisa o Jornal Folha de Londrina, simplesmente, como um livro, no consegue diferenciar um livro e um jornal local. Com esta atividade, pude perceber a grande dificuldade dos alunos em ler, principalmente, compreender o que lem. O resultado foi esse, de acordo com os grficos abaixo.

Quando foi perguntado Qual o ltimo livro que voc leu? obtive as seguintes respostas: Harry Potter. Bblia. A arte da guerra. A ltima msica de Nicholas Sparks. As 100 melhores histrias de comdia. gape. Mang. Gibis. Caadores de Pipa. A Cabana. Pequeno Prncipe. O Alienista. Quando foi perguntado Qual livro que voc mais gostou de ter lido at

1443

hoje? Por qu? obtive as seguintes respostas: Gibis, Caas, Folha de Londrina, pois eu fico sabendo o que acontece em minha cidade e no meu pas e tenho entretenimento. Bblia, manual da nossa vida, instrues de como viver de maneira que Jeov aprove. Caadores de pipa, interessante por causa que conta uma histria verdica do Iraque depois da guerra. Harry Potter, Querido John, porque um livro de romance muito completo e bem feito. A Cabana. Pequeno Prncipe. O Alienista porque a histria interessante. Quando foi perguntado Qual a importncia da leitura para o homem? obtive as seguintes respostas: Aprender coisas novas. Melhora o vocabulrio e a leitura vai ficando mais rpida. Instruo. Articulao da fala. Entendimento. Formao social e educacional das pessoas. que o homem adquire novos conhecimentos para ser usado no futuro. A leitura enriquece a cultura humana. Desenvolve criatividade, escrita e crebro. O homem fica mais intelectual e desenvolve a sua leitura e linguagem. Acho muito importante a leitura, para ser uma pessoa mais culta. Para abrir novos caminhos, manter uma boa fala em uma entrevista de emprego. Obter um grande vocabulrio lingstico. Sem ela seria um mero analfabeto. Sem leitura no conseguiremos nada hoje em dia. No conseguimos fazer provas. Para distrao, aprendizado. Adquirir conhecimento. Para ficar por dentro dos assuntos que ocorreram e que esto acontecendo. Formao social e educacional das pessoas. Distrair. A importncia que voc sabe das notcias de jornais, etc. Com os resultados dessa pesquisa realizada com os alunos dessa Instituio, possvel perceber que a leitura necessria, que os alunos tm conscincia e sabem da sua importncia. Os professores tentam na medida do possvel incentivar a prtica da leitura, mas mesmo com a conscientizao, parece haver um descaso, que tem feito com que os alunos no tenham motivao suficiente para adquirir o gosto pela leitura. Consideraes finais

Com as leituras e anlise dos questionrios, foi possvel compreender o que leitura, verificar a sua importncia, os determinados modelos de leitura e apresentar formas de incentivo leitura, principalmente para os professores, para que os mesmos realizem atividades que envolvam as crianas desde cedo nessa

1444

prtica necessria, alm de encontrar estmulos que despertem o gosto pela leitura ainda na infncia. Atravs de pesquisas tericas, preciso observar as linhas de pesquisa e comparar pensamentos de autores renomados e experientes na rea de educao. Alm de comprovar na prtica, o que acontece com o hbito de leitura e se h o estmulo para os alunos. Lembrando que fundamental a importncia de incentivar o gosto pela leitura o quanto antes, de forma que a criana no venha a perder o hbito de leitura com o passar dos anos.

REFERNCIAS

AGUIAR, Vera Teixeira de. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado das Letras, 1982. ANTUNES, Celso. Ser professor hoje. Fortaleza: Edies Livro Tcnico, 2003. BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hbito de leitura. So Paulo: Cultrix, 1977. BARBOSA, Jos Juvncio. Alfabetizao e Leitura. So Paulo: Cortez, 1998. BARROS, Maria Helena Toledo Costa de; BORTOLIN, Sueli; SILVA, Rovilson da. Leitura: mediao e mediador. So Paulo: FA, 2006. BRANDO, Helena. Aprender a ensinar com textos didticos e paradidticos. So Paulo: Cortez, 1997. BRITO, L. P. Contra o consenso: cultura e escrita, educao e participao. So Paulo: Mercado de Letras, 2003. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizao e Lingstica. So Paulo: Editora Scipione, 1995. CARVALHO, Maria Anglica Freire de Carvalho; MENDONA, Rosa Helena. Prticas de Leitura e Escrita. Braslia: Ministrio da Educao, 2006. CAVALCANTI, M. C. Lingustica e Transdiciplinaridade: Questes e Perspectivas. Campinas: Mercado das Letras, 1998. FERNANDES, Clia Regina Delcio. Leitura, literatura infanto-juvenil e educao. Londrina, EDUEL, 2007. FOUCAMBERT, Jean. A criana, o professor e a leitura. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997.

1445

FREGONEZI, Durvali Emlio. O professor, a escola e a leitura. Londrina: Humanidades, 2003. FREIRE, Paulo. A importncia do Ato de Ler: em trs artigos que se completam. So Paulo: Cortez, 1993. GERALDI, Wanderley J., Citelli, B. (cords.). Aprender e ensinar com textos de alunos. So Paulo: Cortez, 1997. ____________________ O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1984. KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: Aspectos cognitivos de leitura. So Paulo: Pontes, 1995. _______________. Oficina de Leitura: teoria e prtica. Campinas: Pontes, 1997. _______________. Os significados do Letramento. Campinas, So Paulo: Mercado das Letras, 1995. LAJOLO, Marisa e ZILMERMAN, Regina. A formao da leitura no Brasil. Editora tica. So Paulo. 1996. LOPES, Luiz Paulo Moita. Afinal, o que Lingustica Aplicada?. In: ______. Oficina de Lingustica Aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensinoaprendizagem. Campinas: Mercado das Letras, 2000. MARTINS, Maria Helena. O que leitura? So Paulo: Brasiliense, 2003. Michaelis: dicionrio escolar lngua portuguesa. So Paulo: Melhoramentos, 2002. (Dicionrios Michaelis). ORLANDI, Eni P. Discurso e Leitura. Campinas: Cortez, 1999.

Editora

RANGEL, Mary. Dinmicas de leitura para sala de aula. Rio de Janeiro. Editora Vozes, 2000. REANDI, Eni P. Discurso e Leitura. P/ Campinas. Cortez/Unicamp, 1999 REZENDE, Lucinea Aparecida de. Leitura e formao de leitores: vivncias tericoprticas. Londrina: EDUEL, 2009. RSING, Tania M. K. A formao do professor e a questo da leitura. Srie Didtica. Passo Fundo, 1996. SANDRONI, L.C.; MACHADO, L. R. A criana e o livro. So Paulo: tica, 1998. SILVA, E. T. da. Ato de ler: fundamentos psicolgicos para uma nova pedagogia de leitura. So Paulo, Cortez Autores Associados, 1981. _____________ Conhecimento e cidadania: quando a leitura se impe como mais necessria ainda! In: ___. Conferncias sobre leitura: trilogia pedaggica. Campinas: Autores Associados, 2003.

1446

_____________ Elementos de pedagogia da leitura. So Paulo: Martins Fontes, 1998. _____________ Leitura e realidade brasileira. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986. SILVA, Rovilson Jos da. Biblioteca escolar e a formao de leitores: o papel do mediador de leitura. Londrina: EDUEL, 2009. SOARES, Magda Becker. Letramento um tema em trs gneros. Belo Horizonte: Autntica, 1998. SOL, I. Estratgias de leitura. Porto Alegre, Artmed, 1998.

1447

Potrebbero piacerti anche