Sei sulla pagina 1di 11

Economia Pblica Aula 6 III Externalidades e sua correco 1 Conceito e taxomania 2 Externalidade e eficincia Bibliografia : Cullis & Jones

nes (1998) : 2.4 ; 2.5 e 2.6 Pontos a abordar : 1 Conceitos, tipologias e exemplos ; 2 Um modelo simples de externalidades na produo; 3 Causas das externalidades 4 Soluo de Pigou : ilustrao grfica; 5 Soluo de Pigou : modelo algbrico.

Prof. Carlos Barros

Economia Pblica

Externalidades : Definio de externalidade - Estamos perante uma externalidade quando a actuao de um determinado agente econmico influencia o bem-estar ou o lucro de outro agente econmico sem que essa interdependncia seja obtida atravs do sistema de preos. O modelo concorrencial diz-nos que as relaes entre agentes econmicos so feitas atravs do sistema de preos, mas na presena de externalidades este mecanismo no funciona e o ptimo (equilbrio) no atingido. As externalidades podem ser positivas (benefcios externos) ou negativas (custos externos) e ocorrer ao nvel da produo ou do consumo. Exemplos de externalidades no consumo: Externalidade positiva no consumo Considerem-se dois vizinhos e que um deles decide construir um jardim. Se ambos apreciarem o jardim ento aquele que o construiu usufrui do jardim como uma externalidade positiva.

Externalidade negativa no consumo Num recinto fechado certas pessoas fumam e outras no. Os que no fumam so obrigados a respirar fumo, tendo uma externalidade negativa. Exemplos de externalidades na produo: Externalidades positivas na produo Numa rua com uma livraria instalou-se uma loja de discos. Cada uma delas ao atrar a sua clientela tende a aumentar a clientela da outra devido sua proximidade gerando uma externalidade recproca.

Prof. Carlos Barros

Economia Pblica Externalidade negativa na produo Empresa que para produzir emite poluio para a atmosfera, afectando a qualidade do ar.

Um modelo simples de externalidade na produo : Considere-se um produtor de ao, que no processo de produo gera poluio (poluio do ar e rudo). O produtor vende unidades de ao e recebe rendimento em contrapartida. No grfico abaixo a linha R representa o rendimento lquido incremental (lucro marginal) que o produtor ganha pela venda de unidades adicionais de ao. Um produtor que maximiza o lucro produzir at ao ponto em que no existam lucros adicionais, isto , output q1, com R=0.

Como os vizinhos sofrem da poluio tentaro oferecer ao produtor uma compensao para o induzir a reduzir a produo. A compensao o pagamento mximo que os vizinhos podem pagar sem reduzirem o seu bem-estar. Trata-se de uma medida da variao compensadora. Na situao inicial a produo q1. Admita-se que se estabelece negociao entre os dois agentes. Os vizinhos oferecem uma compensao q * 12q1 para o produtor

reduzir a produo para q*. Nesta situao o produtor ganha o tringulo 12q1 . Se os
vizinhos oferecem apenas q * 1q1 o produtor ganhava 12q1 . Conclui-se que existe espao para a negociao entre as partes interessadas em induzir internalizao da externalidade. Mas devem ser os poludos a compensar o poluidor ? Esta uma questo normativa.
Prof. Carlos Barros 3

Economia Pblica A existncia das externalidades significa que o mercado no maximiza o bemestar. A negociao entre as partes internaliza as externalidades e satisfaz o critrio de Pareto. Mas existiro negociaes no contexto de externalidade ?
Causas das Externalidades

A externalidade apenas designa um tipo de falncia de mercado, mas qual a sua causa? Porque razo aparecem as externalidades? As externalidades aparecem devido inexistncia de direitos de propriedade sobre recursos. Os direitos de propriedade definem quem possui o direito de utilizar o recurso. Se ningum tiver essa propriedade, o recurso est disponvel para quem quiser utilizar. A pessoa utiliza o recurso, relativamente ao qual no existem direitos de propriedade, no paga pela sua utilizao. Como no paga nada, a pessoa no considera a utilizao do recurso um custo. Mas se o recurso tem uma utilizao alternativa, ter um custo de oportunidade. Conclui-se assim que apesar dos recursos serem escassos e possurem usos alternativos, i.e. tm custo de oportunidade, os indivduos apenas os consideraro recursos se tiverem de pagar pela sua utilizao. Nas externalidades no tm de pagar pela sua utilizao, por isso no consideraro o recurso como tendo um uso alternativo, pelo que o respectivo custo marginal social exceder o custo marginal privado.
Como se Eliminam as externalidades

Existem duas formas de eliminar as externalidades: Solues pblicas (Pigou) e solues privadas (Coase). Soluo Pblica: - Padres de emisso Fixando impostos ou multas pela emisso de poluentes Emitindo permisses de emisso

Solues Privadas: - negociao entre as partes Recorrendo aos tribunais

Prof. Carlos Barros

Economia Pblica
Solues Pblicas

Nas solues pblicas o Governo intervem enquanto regulador. Considere-se o grfico abaixo:
$ Curva do custo marginal social

Poluio Q* Y Curva do lucro marginal da empresa

A curva do lucro marginal da empresa descreve o custo de oportunidade de diminuir a poluio, enquanto a curva de custo social marginal descreve o benefcio social marginal de diminuir a poluio. O nvel de poluio ptimo 0Q* onde o benefcio marginal igual ao custo social marginal. A diminuio da poluio YQ*. 1 Considere-se neste contexto a fixao de padres de emisso. Por hiptese os padres de emisso devem gerar poluio zero. Esta situao corresponde ao ponto de zero output. Esta soluo no desejvel porque a sociedade estar a perder o output, que valoriza, como se pode ver pela curva de benefcio marginal. O benefcio marginal 0X maior do que o custo no ponto zero e at ao ponto Q*. Conclui-se que o padro de emisso que assegura BMS=CMS dever ser o adoptado, o que corresponde ao ponto Q*.

2 Imposto ou multa
O imposto ou multa socialmente eficiente ser aquele que leve a empresa poluidora a escolher o nvel de output que resulta no nvel de poluio ptimo 0Q*. Consegue-se atingir este objectivo fixando uma taxa que mimetize a curva de custo social marginal, por forma que a curva de custo marginal da empresa passe a reflectir o custo social. Este ponto corresponde ao ponto 0M por unidade de poluio. Com este valor de imposto ou multa, a curva de custo marginal da empresa seria MN, a qual intercepta XY no nvel de poluio OQ*. Nestas condies a empresa escolheria o nvel de poluio do ptimo social.

Prof. Carlos Barros

Economia Pblica
Naturalmente que para fixar o nvel de poluio socialmente eficiente atravs de padres de emisso ou atravs de um imposto, a empresa teria de identificar um nvel de output correspondente intercepo da curva de benefcio marginal com a curva de custo social marginal para toda a actividade geradora de poluio na economia. Isto impossvel, pelo que utiliza-se nveis de poluio que atendem a critrios de sade humana.

3 Emisso de permisses de emisso Muitas empresas produzem poluio que gostariam de despejar no rio. Mas o rio tem uma capacidade de absoro limitada. Definida essa capacidade de absoro, possvel emitir permisses de poluio. Como definir essas permisses? Nos EUA, local onde este tipo de regulao tem sido utilizado, as permisses so leiloadas e vendidas s empresas que pagam pela emisso ( vide, htttp://www.epa.gov/airmarkets/trading/index.html). Solues privadas Nas solues privadas propem-se a negociao entre as partes, Coase (1961). Acontece quese os poluidores forem em grande nmero pode tornar-se difcil conseguir que eles cheguem a acordo no pagamento da compensao ao poluidor. Esta questo conhecida na literatura como o problema dos comuns. Nenhum consumidor sofre o suficiente para querer pagar o custo total. Como existem muitos indivduos, o free-rider aparece, e o seu oportunismo considerado um custo de transaco que interfere na possibilidade de atingir uma soluo negociada. Negociaes permitem resolver problemas de externalidades quando existem poucos agentes em ambos os lados da negociao. Uma outra questo relacionada com a negociao reside no facto de ser injusto aos poludos pagarem ao poluidor paraele produzir no nvel ptimo social. Se o poluidor que provoca a externalidade, qual a justificao dos poluidos pagarem a compensao? Este resultado um efeito arbitrrio de ningum ter direitos de propriedade. Se os direitos de propriedade pertencem aos poluidos natural que seja a empresa poluidora quem tenha de pagar a indeminizao por produzir poluio. Tribunais Quando a questo no se resolve por negociao, recorre-se aos tribunais. O tribunal concede o direito de propriedade a um dos litigantes e obriga a outra parte a negociar com o detentor de direitos. Naturalmente que a negociao enfrentar o problema do free-rider como no caso anterior. Tem particular interesse referir que para se atingir a eficincia, no interessa, sob certas condies, a quem o tribunal atribui os direitos de propriedade. Para efeitos de equidade tem interesse, saber a quem o tribunal atribui os direitos. Resolues por tribunal no so usuais na Europa.

Prof. Carlos Barros

Economia Pblica

A Soluo de Pigou para as Externalidades

O primeiro economista a analisar o problema das externalidades foi Pigou (1912). O ptimo social requer a igualdade entre o benefcio marginal social (BmgS) e o custo marginal social (CmgS). O BmgS dado pela agregao do BmgS privado com o BmgS externo. O CmgS dado pela agregao do CmgS privado e o CmgS externo.

BmgS = Bmg privado + Bgm externo

Para Pigou a existncia de uma externalidade provocava uma divergncia entre os custos ou benefcios sociais e os custos ou benefcios privados. Exemplo : Uma fbrica produz bens e servios e tambm gera poluio. Vende produtos para um mercado e funciona num mercado competitivo. Determina a quantidade ptima de output dada a estrutura de custos e o preo de mercado. A fbrica tem custos provenientes de matrias-primas e da remunerao dos factores. Tem ainda outros custos (externalidades) que no so contabilizadas pelos empresrios e que, por conseguinte, no influenciam a deciso da determinao da quantidade ptima. Admite-se que existem duas empresas, prximas uma da outra, utilizando o factor trabalho como o nico factor de produo. A proximidade geogrfica provoca interaces entre as duas empresas que assumem a forma de uma externalidade negativa causada pela empresa 2 empresa 1. Q2 = q2 (L2) Q1 = q1 [(L1,q2 (L2)] com q2/L2 > 0 com q1/L1 > 0

q2 reflecte a interdependncia existente entre a produo da empresa 2 e a da empresa 1.


Prof. Carlos Barros

Economia Pblica
q1/q2 < 0 Pelo facto de a externalidade ser negativa ( quanto mais a empresa 2

produzir menor ser a produo da empresa). O ptimo competitivo (ptimo de mercado) Max 1 = P1.q1 [L1,q2(L2)] WL1 L1 Max 2 = P2.q2 (L2) - WL2 L2 Condio de maximizao do lucro
/L1 = P1. q1/L1 W = 0 /L2 = P2 . q2/L2 W = 0

com WL1 = taxa de salrio

P1.PmgL1 = W P2.PmgL2 = W

com : P.PmgL = acrscimo de receita por empregar mais um trabalhador W = acrscimo de despesas de empregar um trabalhador A taxa de salrio deve igualar o valor marginal que o empresrio detm quando emprega uma unidade adicional do factor. P1 = W/PmgL1 P2 = W/PmgL2 A Pmg uma medida fsica de quanto aumenta a produo quando adiciono uma unidade de L. Maximizao do lucro com fuso das duas empresas : Admite-se que as duas empresas so adquiridas pelo mesmo indivduo, o qual quer maximizar o lucro total (lucro conjunto) independentemente da origem desse lucro.
O preo que maximiza o lucro deve ser igual ao rcio do salrio pela produtividade marginal.

Prof. Carlos Barros

Economia Pblica Max = P1.[q1 (L1,q2 (L2)] + P2.q2 (L2) W (L1 + L2) L A maximizao do lucro vem :
/L1 = P1.PmgL1 W = 0 /L2 = P1. (q1/q2).PmgL2 + P2.PmgL2 - W = 0

W = P1.PmgL1 W = P2.PmgL2 + P1.(q1/q2).PmgL2 (dado marginal que a empresa 2 provoca empresa 1, resultante do impacto negativo que 2 tem sobre 1) Com a fuso a externalidade internalizada P1 = W/PmgL1 P2 = W/PmgL2 P1.q1/q2 Em equilbrio temos P1P = P1 S e P2 P < P2 S P2 S/P1 S > P2 P/P1 P
Com : P1P = P privado P1S = P social

Ao internalizar atravs da fuso, a produo dois dois bens, o preo do bem 2 vai aumentar por ter internalizado a externalidade. passando a reflectir o verdadeiro custo de oportunidade do bem 2, que passa de A para B. Em termos grficos temos :

Prof. Carlos Barros

Economia Pblica

Ao passar do equilbrio no mercado (privado) para o equilbrio social, a empresa tem de reduzir a quantidade produzida. Face a esta situao Pigou afirma :

A externalidade no controlada gera para a empresa que produz externalidade Pode-se eliminar a externalidade atravs da interveno do Estado , recorrendo a

negativa um preo mais baixo do que no ptimo social. impostos e subsdios.

com Cmg2E = custo marginal da externalidade.

No ponto A temos : Cmg 2P = P2P No ponto B temos : Cmg2S =Cmg2P + Cmg2E =P2S , Se o Estado quiser obrigar a empresa poluente a produzir no ptimo social, deve aplicar um imposto por unidade produzida que deve ser igual no ptimo ao CmgE : T = CmgE (q2S) = Cmgq2E - Cmgq2P O Estado impe T por forma a que o preo de cada unidade produzida q corresponde ao ptimo de Pareto.

Prof. Carlos Barros 10

Economia Pblica

O excedente do consumidor no bem-estar social , (WS), : WS = ABE WP = ACE BCG W = WS - WP Com a aplicao do imposto gera-se uma carga excedentria (deadweight loss), mas no caso do imposto Pigouviano o imposto no possui carga excedentria, porque a taxa correctora corrige a externalidade e conduz a economia para o ptimo de Pareto. Caso de uma externalidade positiva :

CmgP > CmgS qS >qP

Concluso Embora a taxa ou subsdio Pigouviano gere um ptimo ou equilbrio, para definir essa taxa ou subsdio tenho de saber qual o ptimo social. Se isso for possvel no posso calcular as taxas Pigouvianas.
Prof. Carlos Barros 11

Potrebbero piacerti anche