Sei sulla pagina 1di 9

METODOLOGIA APLICADA NO ENSINO DA MATEMTICA: O USO DE MATERIAIS CONCRETOS.

Daniela Dalla Chiesa1 Carine Bueira Loureiro2

RESUMO: Este artigo tem como propsito relatar, em parte, uma das dificuldades encontradas por uma licencianda no decorrer da prtica docente realizada atravs da disciplina de Estgio Supervisionado no Ensino Fundamental do Curso de Matemtica (licenciatura). Tal dificuldade consiste na propagao na literatura da rea de educao matemtica sobre a necessidade de planejar aulas, especificamente de Matemtica, que sejam mais ldicas e atrativas para o aluno; para tanto, a utilizao de materiais concretos como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem desta disciplina acaba por ser posta como uma necessidade para que aulas deste carter aconteam. Assim, tambm objetivo deste artigo suscitar uma breve problematizao sobre o uso (ou o no uso) de materiais concretos para o ensino de Matemtica. Palavras-chave: educao matemtica, materiais concretos, ensino e aprendizagem.

INTRODUO O presente artigo foi construdo com base na prtica docente da disciplina de estgio, do curso de licenciatura em Matemtica do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonalves. O estgio o momento em que temos a oportunidade de colocarmos em prtica parte daquilo que estudamos no decorrer do Curso de Licenciatura, seja sobre formao docente, seja sobre planejamento, educao

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Bento Gonalves, acadmica do curso de Licenciatura em Matemtica, daniela.chiesa@bento.ifrs.edu.br.
2

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Bento Gonalves, Profa. Orientadora de Estgios do Curso de Matemtica e Mestre em Cincia da Computao, carine.loureiro@bento.ifrs.edu.br .

matemtica, ou mesmo sobre como tornar as aulas de matemtica mais interessantes e problematizadoras. Diante deste desafio, uma das prticas que parece a mais difundida entre os acadmicos dos Cursos de Licenciatura em Matemtica, a utilizao de jogos e materiais concretos em sala de aula. Nas duas ltimas dcadas parece que cada vez mais possvel percebermos uma modificao importante no ensino, cuja centralidade se desloca do aluno para o professor, conforme problematiza Lockmann (2010). Atrelada a esta mudana, tambm cada vez com mais frequncia v-se a propagao na literatura direcionada para a formao de professores de matemtica da suposta necessidade de tornar as aulas desta disciplina mais ldicas e atrativas e talvez seja este o motivo que alavanca a propagao do uso de jogos e materiais concretos na sala de aula movimento este que teve incio com as teorias construtivistas de ensino. Foi aps a realizao do estgio, ao pesquisar e pensar sobre o planejamento das aulas que me deparei com a necessidade de entender o porqu de tantos investimentos no uso de materiais para o ensino da Matemtica, tal inquietao nos levou propor uma breve reflexo sobre a metodologia utilizada e a necessidade e os benefcios de uma abordagem ldica, com a utilizao de materiais concretos nas aulas de matemtica. Assim, neste texto, apresentamos na primeira seo um breve relato de alguns momentos do estgio em que me deparei com a necessidade de entender e refletir sobre algumas metodologias que fazem parte do ensino-aprendizagem. Na seo seguinte propomos uma breve discusso sobre o uso de materiais concretos, apresentando alguns autores que so contra e outros que so a favor da prtica. 1. RELATO DE EXPERINCIA Nas primeiras aulas de estgio eu pensava que sabia a maneira ideal de ensinar. Num primeiro momento, a prtica que me parecia eficaz e menos trabalhosa era a utilizao do quadro e giz. verdade que sempre defendi essa metologia e acreditava que, se eu aprendi assim, porque os outros no poderiam aprender tambm. Aps trancorrer duas semanas os alunos pareciam estar inquietos e no muito interessados nas aulas e isso, definitivamente, me preocupou: porque a suposta frmula do sucesso no estaria dando certo? A partir desse questionamento surgiram outros: Estariam os alunos aprendendo da maneira que eu estou ensinando? Ser que no o momento de rever minha prtica? Aps algumas orientaes nas aulas de estgio e um sentimento de fracasso, eis que surgiu a idia: porque no trabalhar com atividades ldicas? Na hora me pareceu vivel, afinal, todos dizem que os alunos aprendem com a manipulao de objetos. Confesso que,

definitivamente, esbarrei numa enorme dificuldade uma vez que eu no sabia como vincular a teoria ao uso de materias concretos de forma a garantir a aprendizagem. Nesse momento, a frustao parecia aumentar e essa experincia no foi nada fcil. No posso dizer que os resultados foram satisfatrios; me senti sem conhecimento e recursos para tal prtica. Isso me leva a crer que alguns discursos que hoje em dia so vistos como verdades, devem ser revistos a todo momento, no com o intuto de dizer que uma metodologia melhor que a outra, mas sim com o objetivo de reavaliar algumas prticas, que em algum momento, por um motivo ou outro, podem ser desfavorveis no ensino da Matemtica. 2. UMA DISCUSSO SOBRE O USO DE MATERIAIS CONCRETOS A aula de Matemtica, no ensino bsico ou superior, consiste basicamente numa aula expositiva em que, na maioria das vezes, utiliza-se apenas quadro, giz e livro didtico como recursos de ensino. O professor prope a resoluo de exerccios que julga importantes para o aprendizado do aluno, geralmente desvinculados de qualquer contexto. O aluno, como indivduo passivo no processo, copia em seu caderno as atividades propostas e tenta entendlas e resolv-las; no faz nada alm de uma mecanizao do processo apresentada pelo professor. A prtica relatada pode ser observada em muitas salas de aula das escolas brasileiras e revela que a aprendizagem pode ocorrer pela repetio de contedos e pela transmisso de conhecimentos. J no sculo XVII esse tipo de ensino era questionado, como se constata atravs da afirmao de Comenius (apud PONCE, 1885, p.127) "[...] ao invs de livros mortos, por que no podemos abrir o livro vivo da natureza? Devemos apresentar a juventude as prprias coisas, ao invs das suas sombras.". Os alunos parecem acreditar e aceitar que, para aprender matemtica, preciso

decorar frmulas prontas e conceitos transmitidos pelo professor. Entendem que no se pode questionar, apenas aplicar os ensinamentos; supervalorizam a Matemtica formal e no conseguem contextualiz-la aplicando-a em situaes reais. , tambm, muito comum os alunos no tentarem resolver um problema que lhes apresentado, justificando no ter aprendido uma frmula de resoluo especfica para tal situao. Faltam aos educandos iniciativas para tentar a resoluo de problemas com recursos prprios, diferentes daqueles prospostos pelos professores.

Para modificar essa realidade, muitos docentes lanam mo de estratgias diferenciadas de ensino, tais como, aplicao de jogos e atividades ldicas, uso de histrias da matemtica, de tecnologias de informao e de situaes-problema. Esses diferentes caminhos para trabalhar a Matemtica em sala de aula, conforme reforam os Parmetros Curriculares Nacionais, podem e devem ser explorados, pois desafiam os alunos, aproximam-no da realidade, so ferramentas para o desenvolvimento de habilidades e respondem as muitas curiosidades dos estudantes em relao s idias matemticas (BRASIL, 2000). Principalmente no que se refere ao material concreto e atividades ldicas, muitas vezes os professores insistem nessa prtica educacional por acreditarem que essas estratgias iro resolver todos os problemas de aprendizagem da Matemtica. Em vrias ocasies estes profissionais no chegam a ter claro por qual razo os materiais ou jogos podem ser utilizados, ou em que momento devem ser explorados; apenas acreditam que seu uso trar resultados satisfatrios tanto para o ensino, quanto para a aprendizagem dos alunos. O uso dos materiais acabam sendo justificados pela motivao que proporcionam, por tornarem a aula mais ldica, ou porque algum falou que o ensino da Matemtica tem que ocorrer com o uso de materiais concretos. A necessidade do uso do concreto parece estar relacionada com o fato de que, nos ltimos anos, houve uma mudana no enfoque da educao, onde a centralidade do ensino passou a ser o aluno. Segundo Lockmann (2010) nota-se que atualmente a centralidade no processo educacional parte das necessidades e interesses dos estudantes; os professores observam cada aluno em particular, descobrem suas necessidades e adaptam suas aulas a partir dessas constataes. Conforme a autora, no lugar de atividades cansativas, exerccios repetitivos ou sem significado essa pedagogia cria diferentes estratgias de ensinoaprendizagem e, dentre elas, uma que frequentemente aparece no discursos escolares o jogo. Segundo os professores entrevistados pela autora os jogos constituem-se em instrumentos produtivos na aprendizagem. Pode-se dizer que no s o jogo, mas a s atividades ldicas, que deixam a escola mais alegre e prazerosa, fazem parte do discurso. Percebe-se ento que o discurso escolar muda conforme a poca e essa mudana nos traz regras e metodologias que parecem ser incontestveis para que ocorra a aprendizagem daquele aluno, naquele momento e como consequncia acaba por legitimar algumas prticas educativas.

As reflexes que seguem procuram lanar luz pergunta: O uso de materiais concretos indispensvel para que ocorra a aprendizagem? H quem seja contra e h quem defenda tal estratgia. Carraher; Schilemann (1988), com base em suas pesquisas, afirmam que:
No precisamos de objetos na sala de aula, mas de objetivos na sala de aula, mas de situaes em que a resoluo de um problema implique a utilizao dos princpios lgico-matemticos a serem ensinados. Isto porque o material apesar de ser formado por objetivos, pode ser considerado como um conjunto de objetos abstratos porque esses objetos existem apenas na escola, para a finalidade de ensino, e no tem qualquer conexo com o mundo da criana. (p. 179 e 180).

Esses autores acreditam que ser concreto no significa necessariamente ser manipulvel, mas sim, situaes que faam o estudante relacionar e aplicar o contedo em sua realidade. Vrias metodologias de trabalho falam sobre a utilizao de materiais concretos. Sabemos que detrs de cada processo existe uma proposta pedaggica que as ampara. A seguir, sero descritos alguns exemplos que ilustram esta colocao. Segundo Fiorentini e Miorim (1993) at o sculo XVI acreditava-se no ensino pela simples transmisso de conhecimento, o aluno era o sujeito passivo no processo, a aprendizagem ocorria pela repetio e o uso de materiais ldicos era considerado perda de tempo. No sculo XVIII, Rousseau (1712-1778), seria um percursor de uma nova concepo pedaggica , pois conforme os autores, ele passa a considerar a educao como um processo de desenvolvimento infantil, valendo-se assim da experincia com materiais manipulativos e criando uma nova escola que comea a dar importncia aos aspectos biolgicos e psicolgicos da criana enfatizando a criatividade e sentimento, entres outros aspectos do ser. Dentro dessa mesma concepo Pestalozzi (1746-1827), no sculo XIX, foi o primeiro a destacar que a educao deveria comear pela percepo dos objetos concretos, com a realizao de experimentos e manipulaes (Nacarato 2004-2005). Segundo Deneca e Pires, Maria Montessori (1870-1952) pedagoga e mdica italiana, desenvolveu alguns materiais manipulativos, isso aps ter trabalhado com crianas com necessidades especiais. Montessori acreditava que o aprendizado dependeria de aes concretas, de manipulao de objetos, da associao de conceitos abstratos e de experincia sensorial concreta: "Nada deve ser dado a criana, no campo da matemtica, sem primeiro apresentar-se a ela uma situao concreta que a leve a agir, a pensar, a experimentar, a descobrir, e da, a mergulhar na abstrao" (Azevedo, p. 27 apud Deneca e Pires). De acordo com as autoras dentre esses materiais estava o Material Dourado, que na verdade era

chamado de Material de Contas Douradas, por ser confeccionado na poca por contas amarelas, o material dourado s foi modificado posteriormente por um seguidor de Montessori passando ento a ser formado por de cubos, placas e barras de madeira. Contrapondo a viso favorvel utilizao de materiais concretos podem ser encontrados alguns autores como, por exemplo, Schliemann; Santos; Costa (1992) e Vasconcelos (1998). Schliemann; Santos; Costa (1992), em pesquisa realizada, constataram que o uso de materiais concretos em nada estava resolvendo os problemas de ensino da Matemtica. Segundo as autoras, os professores participantes da pesquisa no estariam estabelecendo, e nem os alunos percebendo, as relaes entre as prticas realizadas com o uso dos materiais e a formalizao Matemtica. Tambm afirmaram que o material utilizado na prtica pesquisada no auxiliou na correo dos erros dos alunos, quando estes resolviam problemas por meio de escrita. Tambm Vasconcelos (1998), em investigao realizada com alunos da 2 srie do ensino fundamental, verificou que algumas crianas realizaram aprendizagens a partir dos materiais manipulveis e outras a partir de diagramas. O autor props um estudo para verificar a compreenso das crianas em relao a problemas de adio e subtrao. Concluiu que as crianas em que o ensino deu-se pelo uso de diagramas foram as que mais progrediram. Para Vasconcelos (1998, p.69-70) [...] o uso de diagramas evidencia o processo de raciocnio, ajuda a criana a realizar os clculos relacionais necessrios para a resoluo dos problemas e a escolher a operao aritmtica. O materiais concretos, na pesquisa do autor, foram teis apenas, para facilitar a representao direta do enunciado dos problemas, no oferecendo subsdios para compreenso lgica das questes (Vasconcelos apud Galvo e Magina ). Todas as afirmaes e diversidades de opinies expressas neste artigo no esto sendo discutidas com o intuito de avaliar a metodologia ldica, mas sim de nos remeter necessidade de refletir acerca da utilizao, ou no desse material, no processo de ensino. 3. CONSIDERAES FINAIS O momento para vivermos algumas experincias docentes acontece durante a disciplina de estgio, perodo este em que reafirmamos nossa escolha e que podemos pesquisar e repensar algumas prticas. Para uma licenciada de suma importncia conhecer as diversas metodologias de ensino, fundamental desmistificar alguns modismos, pelo

estudo e anlise crtica, de forma a avaliar a verdadeira contribuio de alguns mtodos, no processo de ensino matemtico. Toda a reflexo feita mostra que o material concreto, ao contrrio do que muitos afirmam atualmente, no o nico, nem o mais importante recurso matemtico. Nenhum material pode ser utilizado, por ser motivador ou ldico; necessrio conhecer a metodologia e aplica-l de forma consciente. O uso de materiais, por eles mesmos, no garantem o aprendizado; de suma importncia ter-se um objetivo e conhecimento sobre o assunto, sobre a metodologia e recursos escolhidos para obter sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Como afirmam Schliemann; Santos; Costa (1992, p.101) no o uso especfico do material concreto, mas, sim, o significado da situao, as aes da criana e sua reflexo sobre essas aes que so importantes na construo do conhecimento lgicomatemtico (Schliemann; Santos; Costa apud apud Galvo e Magina ). A mera presena desses materiais e sua manipulao, sozinhas, no geram a aprendizagem. importante criar situaes que faam com que o estudante desenvolva aes mentais e fsicas, que gerem a compreenso dos problemas e sua construo formal, desenvolvendo seu pensamento lgicomatemtico.

REFERNCIAS: BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais. 2. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2000. 3 v. CARRAHER, T. N; SCHLIEMANN, A. D; CARRAHER, D. W. Na vida dez, na escola zero. So Paulo: Cortez, 1988 DENECA, M. L.; PIRES, M. N. M. O Ensino da Matemtica com Auxlio de Materiais Manipulveis. Disponvel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/625-4.pdf. Acesso em: 23 de mar de 2012 FIORENTINI, Dario; MIORIM, Angela M. Uma reflexo sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemtica. Boletim SBEM , So Paulo, n. 7 , 1993. Disponvel em: http://www.matematicahoje.com.br/telas/sala/didaticos/recursos_didaticos.asp?aux=C <Acesso em: 22 mar. 2012. GALVO, A. S.; MAGINA, S. Alguns 'mitos' sobre a educao matemtica e suas conseqncias para o Ensino Fundamental. Disponvel em: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=%22Alguns_'mitos'_sobre_a_educa%C 3%A7%C3%A3o_matem%C3%A1tica_e_suas_conseq%C3%BC%C3%AAncias_para_o_En sino_Fundamental%22

LOCKMANN, Kamila. A centralizao do aluno no processo educativo e a descentralizao do prrofessor: eis alguns discursos que regulam as prticas docentes na contemporaneidade. In: IX Colquio sobre questes curriculares e V Colquio LusoBrasileiro, 2010, Porto. IX Colquio sobre questes curriculares e V Colquio LusoBrasileiro: Debater o Currculo e seus Campos. Porto : CIIE/Livpsic, 2010. NACARATO, A. M. Eu Trabalho Primeiro no Concreto. Revista de Educao Matemtica. So Paulo: Publicao da Sociedade Brasileira de Educao Matemtica Regional So Paulo, vol 9, n. 9-10, p. 1-6, 2004-2005. Disponvel em:

www.sbempaulista.org.br/RevEdMatVol9.pdf. Acesso em: 25 de jun. 2011. PONCE, Anbal. Educao e luta de classes. So Paulo: Cortez, 1985. SCHLIEMANN, A. D.; SANTOS. C. M. dos; COSTA, S. C. Da compreenso do sistema decimal construo de algoritmos. In: ALENCAR, E. S. de (Org.). Novas contribuies da psicologia aos processo de ensino e aprendizagem. So Paulo: Cortez, 1992.

Potrebbero piacerti anche