Sei sulla pagina 1di 10

RELAES HUMANAS

TREINAMENTO

TREINAMENTO TCNICO- OPERACIONAL MGS.

TREINAMENTO TCNICO OPERACIONAL RELAES HUMANAS

INTRODUO:

A MGS Minas Gerais Administrao e Servios S/A prope uma forma de ministrar seu treinamento tcnico atravs da Internet. uma comunicao diferente das convencionais. O curso de relaes humanas a distncia alm de transmitir informaes e orientaes, pretende mostrar aos funcionrios aspectos do relacionamento humano que podero ajud-los, e muito, na sua vida e no seu trabalho. Passo a passo, de maneira leve e agradvel, o curso abrir as portas para um conhecimento mais profundo de voc mesmo e dos outros.

Para que tenhamos sucesso em nosso trabalho vital darmos importncia ao treinamento, pois, treinar significa bsica e fundamentalmente corrigir erros e aperfeioar virtudes. O verdadeiro treinamento profissional nunca termina .

BOA SORTE!

1 MDULO: VOC E OS OUTROS Cada indivduo diferente um do outro. As pessoas no so iguais: cada uma tem seu modo prprio de agir, de pensar, de sentir e de ver. Costumamos dizer: Cada um tem seu jeito, e, a esse modo prprio de ser, chamamos Personalidade. Ela se refere s caractersticas nicas do indivduo. Cada pessoa tem uma caracterstica fsica, no mesmo? Uns tm tendncia para engordar. J outros tm tendncia para emagrecer. Uns tm olhos azuis e pele branca, enquanto outros so morenos; outros, ainda, tm cabelos escuros e olhos verdes. Essas caractersticas so adquiridas atravs dos pais, so, portanto, herdadas. A estrutura dos ossos, o funcionamento das glndulas, a formao geral do corpo, o tipo fsico, as caractersticas herdadas, todos estes fatores reunidos constituem a Natureza Biolgicado indivduo. A natureza biolgica o primeiro fator a interferir no tipo de personalidade que as pessoas vo ter. Desde a infncia, as alegrias, as decepes, os sucessos e os fracassos marcam o indivduo, contribuindo para determinar seu jeito de ser, de pensar e de agir. Tudo isso exerce influncia na formao de sua personalidade.

Tudo o que uma pessoa viveu e que influenciou na formao de sua personalidade chama-se experincia vivida. Essa experincia marca muito a personalidade. Outro fator importante que contribui para a formao da personalidade o meio social em que a pessoa vive: a famlia, a relao entre pais e filhos, os amigos, o meio escolar, isso tudo contribui para determinar as caractersticas da sua personalidade. O tipo de cultura e de costumes que a pessoa vivenciou e com os quais foi criada e educada interferem no seu modo de ser e de pensar, constituindo os fatores ambientais que tambm interferem na formao da personalidade. A personalidade determina o tipo de comportamento que cada indivduo ter. Portanto, voc pode se sentir pequeno e frgil, ou grande e poderoso, dependendo do pontode vista que usar. Voc capaz para certas coisas e incapaz para outras. Temos que perceber sempre os dois lados, o lado da capacidade e o da incapacidade. Temos que conhecer nossas limitaes e aceit-las, trabalhar nossas qualidades e nossos defeitos.

CONCLUSO:

Quem se conhece bem sabe se relacionar com os outros e respeit-los na sua individualidade. Quanto mais voc conhece os outros, mais aprende sobre si mesmo. Temos que ter um relacionamento repleto de entusiasmo e afeto com os outros. MDULO I NS E A SOCIEDADE Para se sentir bem, uma pessoa tem que estar satisfeita com ela mesma, com as suas atitudes, com o seu modo de ser. Tem que ter

respeito e admirao por si prpria. Isto a necessidade que temos de sentir que aquilo que somos e fazemos est de acordo com o que esperamos de ns. H, tambm, o desejo de sentir que o que fazemos aprovado pelos outros: aNecessidade de Aceitao Social. Todos ns desejamos ser aceitos da maneira que somos e perceber que as pessoas com as quais convivemos gostam de ns e nos aprovam. Voc gosta de sentir que capaz de realizar o que planeja e que suas realizaes so importantes? Claro que sim! O fato de gostarmos de realizar coisas importantes e de conseguir bons resultados vem da necessidade que temos de Realizao Pessoal.Atinge-se esse objetivo quando o indivduo est satisfeito com o que faz e v suas metas serem atingidas. A necessidade que cada um tem de realizao como pessoa est ligada sensao agradvel do sucesso e sensao desagradvel do fracasso. Usando a Lgica: se o xito de nossas realizaes nos traz uma sensao agradvel, a tendncia nos comportarmos de modo a busc-lo. Por outro lado, se o fracasso vem associado idia desagradvel de incapacidade, vamos nos comportar tentando evitlo. Portanto, a realizao pessoal necessria porque nos d a sensao agradvel de sucesso e evita a sensao desagradvel do fracasso. As pessoas desejam sentir que podem governar suas prprias vidas, sentir que so capazes de tomar conta de si mesmas. Ningum gosta de ser controlado pelos outros, ser mandado, aceitar palpites, levar broncas. Todos ns buscamos ser auto-suficientes e livres para escolher a nossa maneira de viver.

CONCLUSO: preciso entender as necessidades de cada um e aceitlas para conviver bem com a sociedade.

necessrio trabalhar as necessidades psicolgicas: auto-estima, realizao pessoal, independncia e aceitao social. importante perceber que todas essas necessidades so verdadeiras e fazem parte da nossa convivncia social.

MDULO I COMO ANDA VOC COM VOC MESMO? Voc j fez alguma coisa e logo depois se arrependeu? Sentiuse mal por t-la feito? Ou apenas ficou se lamentando: - Eu queria tanto ter feito de outra forma e no o fiz! - Eu no podia ter magoado aquela pessoa com aquelas palavras. E assim por diante. Se, por alguma razo, o que somos e fazemos estiver nos decepcionando, lgico que nos sentiremos muito mal! No fundo, no esperamos de ns mesmos fracassos ou atitudes inadequadas. lgico e natural que as pessoas no se sintam o tempo inteiro satisfeitas com o que fazem. Cometer erros humano! Mas, se tudo o que voc faz mal sucedido, se voc nunca se sente realizado, se, constantemente, est decepcionado consigo mesmo, porque sua necessidade de auto-estima no est nada satisfeita e algo vai muito mal. O afeto que temos por ns mesmos no pode ficar abalado a vida inteira. Portanto, esta sensao de no estarmos satisfeitos conosco, quando acontecer, deve ser temporria e no permanente. O sentimento temporrio de no estarmos contentes com o que somos e com o que fazemos serve para incentivar mudanas e novas realizaes. A atitude mais comum das pessoas, ao perceberem que no gostam do que esto fazendo ou do que esto sendo num determinado momento, buscar uma sada para a situao.

Pois, quando conseguimos realizar as coisas que os outros esperam de ns, nos sentimos satisfeitos e orgulhosos. O mundo em que vivemos cheio de problemas. Trnsito, correrias, custo de vida, falta de entendimento entre as pessoas, desemprego, violncia... , de fato, um salve-se quem puder. As pessoas no meio disso tudo sentem-se, s vezes, perdidas. H uma certa inquietude, um-no-seio-qu de preocupao, um certo sentimento de insegurana. Se no trabalho as coisas vo mal, a famlia tambm se torna um problema. Surgem sentimentos intranqilos e inseguros. Essa, realmente, no uma sensao agradvel. Por isso, temos necessidade de segurana, que o desejo de estarmos protegidos, termos estabilidade e querermos ter um cho mais firme onde pisar, pois, ningum consegue passar a vida toda em uma corda bamba. REFLEXO - Voc j se auto-avaliou? - Voc se preocupa em fazer algo para agradar os outros, ou s faz aquilo que lhe agrada? - Voc acha que as pessoas o aceitam como voc ? - Voc quer sentir que as pessoas com quem convive na sociedade gostam de voc como voc e aprovam o que faz? CONCLUSO: Para se sentir bem, uma pessoa tem que estar satisfeita com ela mesma, com as suas atitudes, com seu modo de ser. Tem que ter respeito e admirao por si prpria. Tem que estar satisfeita no trabalho, na famlia, junto dos amigos e etc. A tudo isso chama-se necessidade de auto-estima, que a vontade de sentir que aquilo que se e que se faz est de acordo com o que a pessoa espera dela mesma.

Vamos luta!

MDULO I TRABALHANDO O EQUILBRIO O equilbrio fundamental. Como em tudo na vida, sempre devemos descobrir o ponto de equilbrio. Temos necessidade de afeto, de sentir que somos admirados. Mas, isso no quer dizer que devemos renunciar ao nosso modo autntico de ser para agradar aos outros. As necessidades de auto-estima, de aceitao social, de realizao pessoal e de independncia tm que ser supridas de modo equilibrado; todas elas devem ser compensatrias. A satisfao ou no das necessidades interfere positiva ou negativamente no comportamento humano. Veja aquele indivduo que vive dizendo que gostaria tanto de ser professor ou mdico, que detesta seu trabalho, mas, que no faz absolutamente nada para atingir seus objetivos. claro que todas as suas necessidades psicolgicas no esto sendo satisfeitas. Se ele no se sente realizado com o que faz, ele se sente fracassado e no luta pelos seus objetivos, pois, no est gostando dele mesmo. A sua necessidade de auto-estima no est sendo satisfeita. Seu comportamento vai mudar, pois, a no satisfao das necessidades interfere no comportamento. Essa interferncia sempre negativa. Se esse indivduo estiver atento para perceber o que que est lhe faltando, ter maiores oportunidades de solucionar seus problemas e satisfazer, harmoniosamente, todas as suas necessidades e poder, tambm, perceber que as mudanas so importantes. CONCLUSO preciso buscar o equilbrio entre as atividades da vida: o trabalho, a famlia, os amigos, o dinheiro e o tempo. Tem que se aprender a administrar a vida sem se deixar influenciar negativamente, pois, todos esses elementos so partes essenciais de um sistema muito complexo e interligado; so todos importantes para alcanar o sucesso e para buscar uma melhor qualidade de vida. MDULO I

TRABALHAR O PROFISSIONAL

COMPORTAMENTO

QUALIDADE

O ser humano reage modificao do meio. Em outras palavras, ele d uma resposta a cada estmulo. As aes, os comportamentos e as atividades de uma pessoa so respostas dadas a uma modificao do meio. A afirmao de que o homem responde s modificaes do meio correta. Exemplo: quando algum nos sorri de forma agradvel, em geral sorrimos em retribuio. O fato de algum sorrir para ns uma modificao do meio. O nosso sorriso de retribuio uma resposta. Voc ouve uma histria triste e fica comovido, escuta uma piada e ri, encontra um amigo que no v h tempos e o abraa. Portanto, rir, ficar comovido e abraar so suas respostas. Essas modificaes ou mudanas do meio que provocam respostas chamam-se estmulos. . As mudanas podem ser agradveis ou desagradveis. Exemplo: se voc estiver distrado e algum der um grito, sua reao levar um susto, ficar furioso e sentir aquele mal-estar; a sensao causada pelo estmulo grito foi desagradvel. Agora, se voc se encontra com um amigo(a) que no v h muito tempo, vocs se sentem alegres, contam as novidades e recordam as boas lembranas. Essa sensao agradvel, concluise, portanto, que os estmulos podem ser agradveis ou desagradveis e que provocam mudanas em nosso comportamento. Por causa da reao positiva diante de um estmulo agradvel dizemos que esse um estmulo positivo. Por causa de uma reao negativa diante de um estmulo desagradvel, dizemos que ele estmulo negativo. Suponha que seu chefe e amigo de trabalho, lhe pea para fazer um trabalho e voc, claro, d o melhor que pode e o resultado muito bom. Voc ficou satisfeito consigo mesmo. Imagine, porm, que seu chefe tenha a seguinte reao: Pois , meu caro, o que houve com voc? O trabalho no est nada bom! Mal feito, incompleto e sem capricho. Voc tem que melhorar!

Diante dessa reao voc pensa: tanto esforo para nada! muita injustia... Sua reao xingar e prometer nunca mais fazer nada para ele. Frente a um estmulo negativo do chefe, voc reagiu negativamente. A sua reao foi natural, sabe por qu? Se voc se esfora no trabalho e no recebe o menor reconhecimento, ao termin-lo bem provvel que voc sinta vontade de no atender mais os pedidos do seu chefe. Se voc percebe que as conseqncias de uma resposta so desagradveis, voc no vai querer repetir a experincia... Podemos concluir que as conseqncias negativas no tendem a ocorrer novamente. Vamos ao caso inverso. Imagine voc executando o mesmo trabalho para o mesmo chefe e amigo. S que agora o comportamento dele outro e tem a seguinte reao: S voc para me quebrar o galho! Seu trabalho est timo... resolveu uma srie de problemas. Que bom contar com voc... Tudo indica que seu trabalho foi reconhecido, concorda? Adivinha qual ser a sua reao? Nessa altura, voc vai logo pensando: um prazer trabalhar com meu chefe, por ele eu sempre farei as coisas da melhor forma. Nesse segundo exemplo, as conseqncias da sua resposta foram agradveis. O elogio do seu chefe, isto , a conseqncia agradvel da sua resposta, faz com que voc tenha vontade de fazer outros trabalhos solicitados por ele. O trabalho foi reconhecido e valorizado trazendo grande satisfao. Isso, em si, j um estmulo positivo e a resposta vai se repetir.

CONCLUSO Saber de suas capacidades e dificuldades faro de voc um bom profissional. Se voc no gosta do seu trabalho, mas, no faz nada para atingir seus objetivos, no se qualifica, no se aperfeioa, no faz

cursos de capacitao profissional na sua rea voc no conseguir ser um bom profissional.

Potrebbero piacerti anche