Sei sulla pagina 1di 10

ARTIGO DEFINIES COMPORTAMENTAIS PARA ADESTRAMENTO DE CES ATENDIDOS NO HV - UNIDESC

2 Semestre de Medicina Veterinria Daniela Alves, Cleto Silva, Luiz Oliveira, Aline Abreu, Erika, Ana Paula, Fabia, Helio Feliciano, Ravenna, Hoanna, Bruno Roriz, Joo Lucio, Pollyana, Raphael Lobato

RESUMO Os animais domsticos a cada dia ganham mais espao em nossas vidas, e a nossa maior preocupao e se ele ir ser um bom co, para isso temos de educ-lo adequadamente para que no aja problemas futuros de comportamentos inadequados, como latidos excessivos, necessidades em lugares errados, destruio de objetos e o mais grave a agressividade, seja com os familiares ou outros animais. Essa pesquisa foi feita com ces da comunidade, em dias de ao social proporcionados pela faculdade local a Unidesc. Estudo que tem com objetivo pesquisar o comportamento agressivo dos ces, seus possveis motivos, causas e sua relao com o adestramento inteligente para amenizar o comportamento no aturado por proprietrios de ces com problemas de agressividade.

PALAVRAS adestramento.

CHAVES:

Comportamento

canino,

agressividade,

INTRODUO Os animais de companhia conquistaram espao na vida dos Brasileiros, e entre os benefcios deste convvio esto os impactos positivos no bem-estar e na sade fsica e mental do dono e daqueles que so prximos aos animais. Segundo dados da, Comisso de Animais de Companhia (Comac), do

Sindicato Nacional da Indstria de Produtos para Sade Animal (SINDAN), 44% dos lares brasileiro possuem animais de estimao e reconhecem o papel positivo dos pets no seu cotidiano, mas mesmo assim a cada ano vrios animais so abandonados ou eutanasiados por causa de problemas de comportamento. Um deles a agressividade, que unnime entre a deciso dos proprietrios por abandonar o animal ou resolver pela eutansia. (COMAC 2010) Problemas de comportamento animal so uma fonte de angstia para os proprietrios e, muitas vezes, para os veterinrios quando apresentados pela primeira vez com o problema na sala de exame. As restries de tempo, interesse pessoal, ou falta de conhecimento podem impedir uma anlise completa na consulta. Apesar dessas limitaes, os veterinrios devem se esforar para fornecer orientaes aos proprietrios para impedir que o problema continue ou informar aonde se dirigir para solucionar o problema (HORWITZ, 2008). A agressividade um sinal comportamental comum e que raramente tem origem exclusivamente orgnica. Na natureza, de acordo com a situao em um determinado momento, o co exibe diferentes tipos de agresso, e no diferente em nosso cotidiano. (Farath, Gustavo, 2000) O comportamento agressivo todo aquele que tem como objetivo intimidar ou machucar uma pessoa ou outro animal. (Farath, Gustavo, 2000) Para os ces que tm comportamento agressivo grave que possa comprometer a integridade fsica dos membros da famlia e de outros ces, indicado o tratamento com frmacos como a Dexametasona com o intuito de auxiliar o processo de modificao do comportamento. (Farath, Gustavo, 2000) Assim, podemos dividir a ocorrncia do comportamento agressivo em grupos e relacion-lo cada um deles a diferentes tipos de situaes que podem ser a realidade do animal. Agresso relacionada ao medo

Agresso dirigida ao proprietrio Agresso relacionada ao alimento Agresso territorial Agresso predatrio

Tendo em vista os grupos que o co agressivo pode se encaixar temos uma base do que pesquisar e o que questionar para chegar a um diagnostico final do real motivo daquele problema comportamental e agressivo do co, assim o presente estudo vem com o objetivo de saber o real motivo da agressividade, de onde ela pode ter vindo, e de como o adestramento pode ajudar na vida do animal e do proprietrio, atravs de testes e questionrios voltados para a agressividade e potencial de aprendizado do animal entrevistado, assim com os resultados em mos tentar amenizar esse quadro triste de abandono de animais e eutansias desnecessrias alm de ter em mos um leque vasto de solues para animais com quadro de agressividade, como frmacos, adestramento, mudana alimentar e medicinas alternativas.

METODOLOGIA

A metodologia usada nesse estudo foi um questionrio e um teste de adestramento, foram realizados em dois sbados no hospital veterinrio da faculdade unidesc com a comunidade local nos dias 17 de setembro e dia 24 de setembro, onde a turma do 2 semestre de medicina veterinria foi dividida em dois grupos, um grupo faria os testes e questionrios e o outro faria a pesquisa bibliogrfica relacionada ao estudo feito no dia. O questionrio continha 18 perguntas, que foram feitas aos proprietrios dos animais entrevistados, as perguntas eram direcionadas ao comportamento do animal, sobre seu ambiente, e sua relao com o proprietrio.

O teste de adestramento era feito com auxilio de incentivos, no caso petiscos prprios para ces, o co era posicionado com seu proprietrio e um aluno dava comandos ao co para que o proprietrio o mande-se faze-lo, de acordo com o resultado, o aluno anotava o resultados do respectivo animal. Foram feitos apenas 4 questionrios e 4 testes de adestramento, pois infelizmente a comunidade no compareceu no dia proposto pela faculdade Unidesc, o que prejudicou o andamento do estudo proposto a ns alunos.

RESULTADOS E DISCUSSO O questionrio realizado com os proprietrios foi o abaixo, cada pergunta foi escolhida especificamente para termos a causa do comportamento agressivo ou no do co.

QUESTIONRIO SOBRE AGRESSIVIDADE CANINA

1. Nome proprietrio: 2. Nome animal: 3. Raa: 4. Sexo: 5. Idade: 6. O animal castrado? 7. O animal tem histrico de agressividade por parte dos pais? 8. O animal j mordeu algum? 9. O animal fica preso por muito tempo? 10.O animal mora em casa ou apartamento?

11.O animal passeia com freqncia? 12.O animal fica sozinho por muito tempo? 13.O animal ao se alimentar deixa algum chegar perto? 14.O animal ao brincar com seus brinquedos deixa algum pega-los? 15.O animal se socializa bem com outros animais? 16.O animal adestrado?

QUESTIONRIO O animal e castrado?

Sim 0

No 4

Na pergunta, O animal castrado? Dos 4 ces nenhum era castrado,

o que pode aumentar o caso de agressividade em ces machos , a


castrao pode efetivamente reduzir a tentativa de um animal montar sobre o outro, a marcao de territrio por urina e comportamento territorialista. A testosterona pode ter um efeito sobre a intensificao da agresso de todos os tipos. Estudos relataram que ces inteiros machos estavam envolvidos em 70% a 76% das mordidas relatadas. HOPKINS et al. (1976) relataram que a castrao reduz de forma consistente (em 60% dos casos) apenas a agresso entre machos, que est essencialmente relacionada com conflitos de dominncia em ces familiarizados uns com os outros.

QUESTIONRIO O animal tem histrico por agressividade por partes dos pais?

Sim 0

No 4

Na pergunta, O animal tem histricos por agressividade por partes dos pais? Nenhum dos animais tinha histricos passados de agressividade.

QUESTIONRIO O animal j mordeu algum?

Sim 0

No 4

O animal j mordeu algum? Dos 4 animais nenhum deles havia tido qualquer incidente desse tipo. A grande maioria das agresses ocorre dentro do domiclio, com animal da prpria famlia, demonstrando um grande desconhecimento sobre o comportamento deste.(Manual Educador - Criando um amigo) QUESTIONRIO O animal fica preso por muito tempo? Sim 0 No 4

Essa pergunta deixa claro que todos os animais no ficam presos por muito tempo, isso um ponto positivo, pois diminui um possvel stress do animal por ficar muito tempo preso sem exerccios ou brincadeiras para gastar energia. QUESTIONRIO O animal mora em casa ou apartamento? Casa 4 Apartamento 0

Todos os animais moram em casas, um fator positivo, pois diminui tambm o fator stress do animal, pois apartamentos costumam ser pequeno e sem espao para os ces se exercitarem. QUESTIONRIO O animal passeia com freqncia? Sim 2 No 2

Dos 4 animais apenas dois passeiam com freqncia, um fator que envolve dois fatores que podem diminuir a agressividade do animal, o exerccio que animal faria ao andar e uma socializao com outros pessoas e animais.

QUESTIONRIO Seu animal pratica exerccios fsicos dirios ?

Sim 2

No 2

Dos 4 animais somente 2 praticam exerccios diariamente, animais que fazem exerccios dirios

QUESTIONRIO O animal fica sozinho por muito tempo?

Sim 2

No 2

Apenas 2 dos 4 animais ficam em casa sozinhos por um tempo prolongado, essa questo um fator importante para evitar um comportamento agressivo com o dono, pois a convivncia permiti conhecer melhor o animal.

QUESTIONRIO O animal ao se alimentar deixa algum chegar perto ?

Sim 4

No 0

Dos 4 animais todos permitem os respectivos donos a aproximao na hora de se alimentarem, essa pergunta tem um peso grande no questionrio pois um animal agressivo no permitiria a chegada de nenhum membro da famlia na hora de se alimentar. QUESTIONRIO O animal ao brincar com seus brinquedos deixa algum pega -los? Sim 4 No 0

Dos 4 animais todos permitem os respectivos donos pegarem seus brinquedos, essa pergunta tem tambm um peso grande no questionrio pois um animal agressivo no permitiria por dominncia, ou por posse de territrio o dono a pegar seu objeto de diverso.

QUESTIONRIO O seu animal tem facilidade de aprendizagem?

Sim 4

No 0

Dos 4 animais todos os proprietrios afirmaram que seus animais tem facilidade de aprendizagem, isso um ponto positivo, um co que tem uma facilidade de aprender poder ser adestrado, conseqentemente diminuir consideravelmente a chance de um problema de comportamento agressivo com membros da famlia e outros animais.

QUESTIONRIO O animal se socializa bem com outros animais?

Sim 4

No 0

Todos os quatro animais se socializam bem com outros animais, ces agressivos no tm esse perfil, portanto podemos deduzir que ces que no tem problemas com outros animais no tem um comportamento agressivo.

QUESTIONRIO O animal e adestrado?

Sim 2

No 2

Dos 4 animais 2 foram adestrados pelos proprietrios, ces adestrados so obedientes porque foram condicionados a atitudes corretas, ento um comportamento agressivo no seria aceito no adestramento.

Conclumos que, animais que fazem exerccios dirios, que no ficam sozinhos por muito, que no possuem histricos de pais agressivos, so condicionados a se socializar com outros animais e pessoas, e que so adestrados no se tornam ces agressivos.

CONCLUSSO De acordo com os resultados obtidos podemos deduzir que com o adestramento canino, conduzido desde pequeno pode-se reduzir a quase zero a incidncia do comportamento agressivo nos ces de companhia, alm de concluir que ambiente e histrico familiar dos ces pode influenciar no comportamento futuro do co. Os ces so os melhores amigos do homem, mas quando temos um amigo que desafia a sua autoridade com agressividade nos vemos com um problema de comportamento. O comportamento do co moldado de acordo com o seu proprietrio, ou seja, o mal comportamento do animal se deve ao mal condicionamento do dono, criando, assim um problema que pode causar o abandono do animal. Esse e outros problemas podem ser evitado com um bom adestramento bsico desde a infncia do animal.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

Disponvel em <http://www.scielo.br/pdf/cr/v40n4/a543cr2656.pdf> Acessado em: 24 Set. 2011 Disponvel em <http://arquivo.fmu.br/prodisc/medvet/eec.pdf> Acessado em: 24 Set. 2011 Disponvel em <http://extras.ufg.br/uploads/67/original_Rafael_Gustavo_2c.pdf> Acessado em: 24 Set. 2011 Disponvel em <http://www.royalcanin.com.br/media/images/site0B/08/0000000000001C5D.pdf#page=44> Acessado em: 24 Set. 2011 Disponvel em <http://www.scielo.br/pdf/rbz/v37nspe/a07v37nsp.pdf> Acessado em: 24 Set. 2011 Disponvel em <http://www.ufrrj.br/posgrad/cpmv/teses/pablo.pdf> Acessado em: 24 Set. 2011 Disponvel em <http://www.royalcanin.com.br/media/images/site0B/08/0000000000001C5D.pdf#page=2> Acessado em: 24 Set. 2011 Disponvel em <http://www.qualittas.com.br/documentos/Acupuntura%20%20Lucia%20Maria%20Rondas%20da%20Silveira.pdf> Acessado em: 24 Set. 2011 Disponvel em <http://www.royalcanin.com.br/media/images/site0B/08/0000000000001C5D.pdf#page=7> Acessado em: 24 Set. 2011 Disponvel em <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2.2.4/index.php/veterinary/article/view/15169/14244> Acessado em: 24 Set. 2011 Disponvel em <http://www.scielo.br/pdf/rlpf/v11n3/08.pdf> Acessado em: 24 Set. 2011 Disponvel em <http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=17&id=171&tipo=0& print=true> Acessado em: 24 Set. 2011 Disponvel em <http://www.sovergs.com.br/conbravet2008/anais/cd/resumos/R0924-2.pdf> Acessado em: 24 Set. 2011

Potrebbero piacerti anche