Sei sulla pagina 1di 138

Centro de Educacao Tecnologica do Amazonas

CETAM
Escuela de Tecnologia do Estado do Amazonas

APOSTILA PARA CURSO TCNICO

CALDEIRARIA

Professor:Dr Edry Antonio Garcia Cisneros

ITACOATIARA AM
2011

Sumario Introduo. Noes de Geometria Analtica. Geometria lineal do plano y do espao. ngulos e Tringulos. Curvas Cnicas.. Regies poligonais e suas reas. Curvas planas Superfcies. Sistema de Coordenadas polares cilndricas y esfricas. Teoria das projees.... Disposio dos eixos na projeo axonomtrica ortogonal. Sistema de dois planos de projees. Representao do ponto em abatimento. Notao. Construo das projees de um ponto a partir de suas coordenadas Sistema de trs planos de projees. Projees do ponto no sistema de trs planos. Projees da reta no sistema de dois e trs planos de projees.. Forma de representar o plano no abatimento. Representao do plano por elementos geomtricos. Representao do plano por seus traados. Posies relativas do plano em relao aos planos de projees... Corpos Geomtricos. Conceitos bsicos. Poliedros. Superfcies curvas. Projees dos corpos geomtricos elementares. Intercesso do plano com os corpos geomtricos. Intercesso do plano com o poliedro. Determinao da seo pelo mtodo dos planos secantes. Determinao da seo pelo mtodo de mudana de planos. Determinao da verdadeira grandeza da seo. Intercesso do plano com os corpos de superfcie curva. Desenvolvimento dos corpos geomtricos. Desenvolvimento do prisma. Desenvolvimento da pirmide. Desenvolvimento do cilindro. Desenvolvimento do cone. Desenvolvimento de corpos truncados. Representao axonomtrica de corpos truncados. Intercesso do plano e a reta com os corpos geomtricos. Intercesso da reta com os corpos polidricos. Intercesso da reta com os corpos polidricos. Intercesso da reta com os corpos de superfcie curva. Intercesso entre corpos geomtricos. Intercesso recproca entre corpos de superfcie curva. Exerccios Resolvidos Projees dos corpos geomtricos elementares. Intercesso do plano com os corpos geomtricos. Desenvolvimento dos corpos geomtricos elementares. Referencias Bibliogrficas Propuestas de exercicios O Ponto

Pag 1 5 7 19 28 30 34 37 39 40 40 41 43 43 45 48 48 50 50 51 52 53 56 61 62 63 64 65 66 70 71 71 71 71 72 74 76 76 76 78 79 85 92 92 93 94 108 112 113

A Reta O Plano Intercesses entre planos Poliedros Desenvolvimento de poliedros Desenvolvimento de corpos de superfcie curva Intercesso com o Poliedro Intercesso com as Superfcies Curvas

Superfcie do cone

114 115 117 121 123 125 127 130 138

Introduo A Caldeiraria e uma parte da Geometria o ramo da Matemtica que se prope a estudar as figuras existentes na natureza atravs das propriedades de seus elementos definindo, caracterizando e padronizando suas formas e dimenses, facilitando assim seu prprio desenvolvimento e o de outras reas do conhecimento cientfico e tecnolgico. As figuras estudadas na Geometria so, de um modo geral, a associao de uma ou mais formas especficas, formas estas denominadas formas geomtricas. A Geometria, como qualquer outra cincia, fundamenta-se em observaes e experincias para estabelecer os conceitos e as propriedades que embasam todo seu acervo cientfico. So considerados elementos geomtricos fundamentais: o ponto, a reta e o plano. O Ponto o mais simples dos elementos como se pode intuir, no tem forma e nem dimenso. Entretanto, qualquer forma geomtrica pode ser obtida a partir do ponto. A reta, por exemplo, pode ser definida como uma sucesso contnua de pontos. Trs pontos no colineares determinam um plano (ou uma superfcie plana). Assim, pode-se considerar que uma figura geomtrica um conjunto de formas caracterizadas por pontos, retas e planos que se inter-relacionam segundo uma ou mais leis de gerao.
A Geometria Descritiva, a linha vertebral que sustenta a atividade grfica no

campo da engenharia, j que fundamenta, facilita e estrutura a compreenso, seleo e expresso das solues formais no universo da produo tcnica. As leis da Geometria Descritiva permitem representar no s os objetos existentes na realidade, mas tambm os que so produto de nossa imaginao, por isso esta cincia contribui ao desenvolvimento da imaginao e viso espacial, ou seja, a capacidade do homem de representar mentalmente a forma, as dimenses e outras qualidades de diferentes objetos. Se considerarmos que o Desenho a linguagem da Tcnica, a Geometria Descritiva representa a gramtica deste idioma, j que insgnia a interpretar corretamente as idias de outras pessoas e permite expressar as nossas, utilizando, em lugar de palavras, somente linhas e pontos que so os elementos de toda imagem.

reas de estudo O estudo da Geometria se divide em duas grandes reas de conhecimento: as geometrias mtricas e as geometrias de posio. As geometrias mtricas tm por objetivo determinar as dimenses das figuras geomtricas estabelecendo os teoremas que iro inter-relacionar as grandezas de seus elementos. As geometrias de posio tratam fundamentalmente das formas propriamente ditas das figuras geomtricas, sendo por isso tambm conhecidas como geometrias grficas. Nesta rea destaca-se a Geometria Descritiva - e suas diversas ramificaes que estuda a forma das figuras geomtricas atravs de suas projees. Gaspard Monge definiu a Geometria Descritiva como sendo a parte da Matemtica que tem por fim representar sobre um plano as figuras do espao, de modo a poder resolver, com o auxlio da Geometria Plana, os problemas em que se consideram as trs dimenses. A palavra projeo vem do latim "projectione". Projeo o processo pelo qual se incidem raios sobre um objeto em um plano chamado plano de projeo. A projeo do objeto sua representao grfica no plano de projeo. Vejamos os seguintes exemplos: 1) Ao incidirem sobre uma placa opaca, os raios solares produzem sobre a superfcie de um piso claro, uma figura escura que chamamos comumente de sombra. O contorno da sombra nada mais que a projeo do contorno da placa na superfcie do piso. 2) As imagens que vemos numa tela de cinema so as projees dos fotogramas contidos na fita de celulide quando sobre eles incidem os raios luminosos emitidos pela lmpada do projetor. Os sistemas de projees so classificados de acordo com a posio ocupada pelo centro de projeo. Esse centro pode ser finito ou infinito, determinando: Sistema Cnico e Sistema Cilndrico. A Projeo Cnica, tambm chamada de projeo central, o tipo de projeo, cujos raios que incidem no objeto e no plano de projeo so todos concorrentes no ponto V (vrtice do cone), como as geratrizes do cone. A Projeo Cilndrica, tambm chamada de projeo paralela, o tipo de projeo, cujos raios projetantes que incidem no objeto e no plano de projeo so todos paralelos entre si, como as geratrizes do cilindro. A projeo cilndrica pode ser ortogonal ou oblqua.

O sistema de projeo utilizado na Geometria Descritiva a projeo cilndrica ortogonal, que um caso particular de projeo cilndrica que ocorre quando a direo de projeo perpendicular ao plano de projeo. No entanto, a projeo cilndrica ortogonal efetuada em um nico plano pode acarretar perdas de informaes e erros de interpretao. Procurando resolver essas questes, Gaspar Monge, criou um mtodo de representao grfica atravs da projeo em planos perpendiculares hoje denominado Sistema Mongeano.*

O MTODO MONGEANO Gaspard Monge solucionou os problemas relacionados projeo em um nico planocom a criao de um sistema duplo de projeo que leva seu nome: Projees Mongeanas ou Sistema Mongeano de Projeo. Atravs da aplicao dos conceitos bsicos de Projees Mongeanas, qualquer objeto, seja qual for sua forma, posio ou dimenso, pode ser representado no plano bidimensional, por suas projees cilndricas ortogonais. O Sistema Mongeano de projeo utiliza uma dupla projeo cilndrico-ortogonal, onde dois planos, um horizontal e um vertical se interceptam no espao, sendo, portanto, em funo de suas posies, perpendiculares entre si. A interseco desses planos determina uma linha chamada Linha de Terra (LT). Esses planos determinam no espao 4 diedros numerados no sentido anti-horrio.

Representao de um objeto de acordo com os princpios da geometria mongeana. Aps Monge ter sistematizado a Geometria Descritiva, foi acrescentado por Gino Loria um terceiro plano de projeo para melhor localizao de objetos no espao.

Este terceiro plano de projeo, denominado Plano Lateral (PL), forma com o diedro; conhecido um triedro tri retngulo, sendo, portanto, perpendicular aos planos horizontais e Vertical de projeo. O plano lateral fornecer uma terceira projeo do objeto.

A projeo ortogrfica uma forma de representar graficamente objetos tridimensionais em superfcies planas, de modo a transmitir suas caractersticas com preciso e demonstrar sua verdadeira grandeza.

Noes de Geometria Analtica. Retas Entre os pontos de uma reta e os nmeros reais existe uma correspondncia biunvoca, isto , a cada ponto de reta corresponde um nico nmero real e viceversa. Considerando uma reta horizontal x, orientada da esquerda para direita (eixo), e determinando um ponto O dessa reta (origem) e um segmento u, unitrio e nonulo, temos que dois nmeros inteiros e consecutivos determinam sempre nesse eixo um segmento de reta de comprimento u:

Medida algbrica de um segmento

Fazendo corresponder a dois pontos, A e B, do eixo x os nmeros reais xA e xB , temos:

A medida algbrica de um segmento orientado o nmero real que corresponde diferena entre as abscissas da extremidade e da origem desse segmento.

Plano cartesiano A geometria analtica teve como principal idealizador o filsofo francs Ren Descartes (1596-1650). Com o auxlio de um sistema de eixos associados a um plano, ele faz corresponder a cada ponto do plano um par ordenado e vice-versa.

Quando os eixos desses sistemas so perpendiculares na origem, essa correspondncia determina um sistema cartesiano ortogonal (ou plano cartesiano). Assim, h uma reciprocidade entre o estudo da geometria (ponto, reta, circunferncia) e da lgebra (relaes, equaes etc.), podendo-se representar graficamente relaes algbricas e expressar algebricamente representaes grficas. Observe o plano cartesiano nos quadros quadrantes:

Exemplos: A(2, 4) pertence ao 1 quadrante (xA > 0 e yA > 0) B(-3, -5) pertence ao 3 quadrante ( xB < 0 e yB < 0) Observao: Por conveno, os pontos localizados sobre os eixos no esto em nenhum quadrante. Distncia entre dois pontos Dados os pontos A(xA, yA) e B(xB, yB) e sendo dAB a distncia entre eles, temos:

Aplicando o teorema de Pitgoras ao tringulo retngulo ABC, vem:

Como exemplo, vamos determinar a distncia entre os pontos A(1, -1) e B(4, -5):

Geometria lineal do plano y do espao. PONTO A Geometria a Cincia da extenso. O espao extenso sem interrupo e sem limite. Um lugar concebido sem extenso no espao chama-se Ponto. O ponto no tem dimenso.

A marca de uma ponta de lpis bem fina no papel d a idia do que um ponto. Toda figura geomtrica considerada um conjunto de pontos.

Em Desenho Geomtrico o ponto representado pela interseo de duas pequenas linhas e nomeado por uma letra maiscula.

O PONTO NO PLANO

Por um ponto podem passar infinitas retas.

Mas para se obter uma linha reta so necessrios dois pontos. SEMI-RETA Na figura abaixo a linha reta cheia que se prolonga infinitamente para a direita, uma semi-reta de origem:

A linha tracejada outra semi-reta de origem A. Portanto, um ponto de uma reta separada em duas partes, e cada uma dessas partes, mais o prprio ponto, uma semi-reta. O ponto que divide a reta a origem da semi-reta. Na linguagem comum, diz-se que a semireta a parte da reta que tem incio em um ponto mas no tem final. As semi-retas so usadas, por exemplo, na noo de ngulo. Em Desenho Geomtrico, costuma-se representar uma semi-reta por uma reta que comea em um ponto e nome-la por uma letra minscula.

SEGMENTO DE RETA Segmento quer dizer parte, pedao. A palavra vem do latim "segmentum", que significa "corte". Segmento de reta a parte da reta compreendida entre dois de seus pontos, que so chamados extremos. Na linguagem comum costuma-se dizer que segmento uma parte da reta que tem comeo e fim. No segmento AB representado abaixo, os pontos A e B so os extremos.

RETA NO PLANO A reta r pertence ao plano quando todos os seus pontos pertencem ao plano.

RETAS PARALELAS

Do grego - parallelos; diz-se de duas ou mais linhas ou superfcies eqidistantes em toda a extenso. r e s so retas paralelas entre si. Ento, duas retas so paralelas quando mantm sempre a mesma distncia entre si. Assim duas retas paralelas esto em um mesmo plano e no se interceptam.

No bloco retangular representado abaixo, as retas AB e HG so paralelas.

Uma reta paralela a um plano quando ambos no se interceptam. Na figura, a reta AB paralela ao plano da base EFGH.

RETAS NO PLANO A reta r pertence ao plano quando todos os seus pontos pertencem ao plano.

RETAS NO ESPAO Para saber a posio de uma reta no espao basta obter a posio de dois de seus pontos.

FIGURA GEOMTRICA ngulos, tringulos, crculos, cubos e cilindros so figuras geomtricas. Considerase que todas as figuras geomtricas so conjuntos de pontos.

FIGURA GEOMTRICA PLANA O retngulo um exemplo de figura geomtrica plana. Observe que todos os pontos de um retngulo pertencem a um nico plano. Essa uma caracterstica de uma figura geomtrica plana: todos os seus pontos esto contidos em um nico plano.

ALGUMAS FIGURAS GEOMTRICAS PLANAS PARALELOGRAMO do latim - parallelogrammum, derivado do grego parallelgrammon ;

1 - quadriltero, cujos lados opostos so paralelos 2- quadriltero que possui os lados opostos congruentes paralelos, e os ngulos opostos congruentes.

So paralelogramos: o quadrado, o retngulo, o losango e o paralelogramo propriamente ditam.

NGULO CIRCUNSCRITO o ngulo, cujo vrtice no pertence circunferncia e os lados so tangentes ela.

NGULO INSCRITO o ngulo cujo vrtice pertence a uma circunferncia e seus lados so secantes a ela.

NGULO OBTUSO o ngulo cuja medida maior do que 90.

NGULO RASO 1 - o ngulo cuja medida 180; 2 - aquele, cujos lados so semi-retas opostas.

Desenvolvimento da pirmide reta

Propuestas de exercicios
INTRODUO A Geometria Descritiva, a linha vertebral que sustenta a atividade grfica no campo da engenharia, j que fundamenta, facilita e estrutura a compreenso, seleo e expresso das solues formais no universo da produo tcnica. As leis da Geometria Descritiva permitem representar no s os objetos existentes na realidade, mas tambm os que so produto de nossa imaginao, por isso esta cincia contribui ao desenvolvimento da imaginao e viso espacial, ou seja, a capacidade do homem de representar mentalmente a forma, as dimenses e outras qualidades de diferentes objetos. Se considerarmos que o Desenho a linguagem da Tcnica, a Geometria Descritiva representa a gramtica deste idioma, j que insgnia a interpretar corretamente as idias de outras pessoas e permite expressar as nossas, utilizando, em lugar de palavras, somente linhas e pontos que so os elementos de toda imagem. O Ponto Objetivos: Representar e identificar as projees ortogonais do ponto no abatimento. Transcreva os seguintes exerccios a seu caderno e resolva-os.

espao e no

1. Determine as projees dos pontos A (15, 30, 30), B (30, 25, 35), C (45, 20, 45) e E (50, 0 20), no sistema de dois planos de projees e em projeo isomtrica.

2. Determine as projees do ponto A (30, 15,40) no sistema de trs planos de projees e em projeo isomtrica.

/A Reta
Objetivos: Representar e identificar as projees ortogonais da Reta no abatimento e o espao. Identificar as posies relativas da reta com respeito aos planos de projeo e a outra reta. DESENVOLVIMENTO Transcreva os seguintes exerccios a seu caderno e resolva-os. 1. Determine as projees da reta AB pelas coordenadas dos pontos jogo de dados A (50, 30, 40) e B(50, 30, 10), no sistema de dois planos e em projeo isomtrica. Diga o nome da reta.

2. Determine as projees da reta AB pelas coordenadas dos pontos jogo de dados A (80, 40, 30) e B(15, 10, 20), no sistema de dois planos e em projeo isomtrica. Diga o nome da reta.

3. Determine as projees da reta AB pelas coordenadas dos pontos jogo de dados A (80, 20, 30) e B(15, 30, 30), no sistema de dois planos e em projeo isomtrica. Diga o nome da reta.

4. Determine as projees da reta AB pelas coordenadas dos pontos jogo de dados A (80, 30, 10) e B(10, 30, 40), no sistema de dois planos e em projeo isomtrica. Diga o nome da reta.

5. Determine as projees da reta AB pelas coordenadas dos pontos jogo de dados A (50, 30, 40) e B(50, 30, 10), no sistema de dois planos e em projeo isomtrica. Diga o nome da reta.

6. Determine os traados da reta AB e os quadrantes atravs dos quais passa em sua prolongao.

7. Determine os traados da reta AB e os quadrantes atravs dos quais passa em sua prolongao.

O Plano Objetivos: Representar e identificar as projees ortogonais do Plano no abatimento dado por figuras geomtricas e por seus traados. Identificar as posies relativas do Plano com respeito aos planos de projeo e com respeito a outros planos. DESENVOLVIMENTO Transcreva os seguintes exerccios a seu caderno e resolva-os. 1-Determine as projees do plano dado pelas retas que se cortam AC e BC, sabendo que as coordenadas dos pontos so: A (10, 20 40), B (40,15 30) e C (25, 35, 15). Diga que nomeie recebe o plano.

2. Determine as projees do plano dado pelas coordenadas dos vrtices do triangulo ABC. A (30, 20 35), B (55,5 10) e C (70, 35, 20). Determine a projeo isomtrica do plano. Diga que nomeie recebe o PLANO

3. Determine as projees do plano dado pelas coordenadas dos vrtices do triangulo


ABC. A (50, 10, 10), B (10, 10, 35) e C (10, 30, 15). Determine a projeo isomtrica do plano. 4. Diga que nomeie recebe o PLANO

5. Represente mediante seus traados um plano oblquo P, no sistema de dois planos


de projees.

6. Represente mediante seus traados um plano lhe projetem frontal P, um plano lhe
projetem horizontal Q e um plano lhe projetem lateral R, no sistema de dois planos de projees.

7. Represente mediante seus traados um plano auxiliar frontal P e um plano auxiliar


horizontal Q, no sistema de dois planos de projees.

8. Determine os traados do plano P dado pelas projees das retas paralelas AB e


CD

O Ponto, a reta e o plano Objetivos: Riscar retas que pertenam ao plano aplicando os conceitos geomtricos bsicos de que uma reta pertence ao plano se passar atravs de dois pontos do plano ou de um ponto do plano e paralela a uma reta do plano ou a uma reta paralela ao plano. Situar pontos no plano a partir do princpio de que um ponto pertence ao plano se se encontrar em uma linha do plano. Obter os traados do plano quando esta dado por elementos geomtricos Determinar se os planos projetados no espao ou no abatimento so paralelos ou se cortam e em caso de cortar-se, achar sua linha de intercesso. DESENVOLVIMENTO Transcreva os seguintes exerccios a seu caderno e resolva-os. 1. Determine a projeo frontal do plano dado pelo polgono ABCDE, dado sua projeo horizontal e as projees dos lados AB e AE

2. Determine os traados do plano lhe projetem horizontal Q que acontece da reta AB

3. Determine as projees de uma reta frontal e de uma reta horizontal que se


encontram no plano dado pelas retas que se cortam AB e CD

4. Determine as projees da reta AB que se encontra no plano P, dada a projeo


horizontal do ponto A e a projeo frontal do ponto B

5. Determine os traados de um plano lhe projetem frontal Q que contm a reta AB.

6. Determine as projees de um ponto A que se encontra no plano Q e que esta a 20


mm do plano F e a 15 mm do plano H.

7. Determine os traados do plano lhe projetem horizontal Q que acontece da reta AB.

8. Determine as projees da reta AB que se encontra no plano P, dada a projeo


horizontal do ponto A e a projeo frontal de ponto B.

9. Determine as projees de um ponto A que se encontra no plano Q e que esta a 20


mm do plano F e a 15 mm do plano H.

10. Complete a projeo do ponto K que pertence ao plano dado em cada um dos casos seguintes :

11. Determine a projeo frontal do ponto A que se encontra no plano P.

Intercesses entre planos Objetivos: Identificar a situao relativa entre planos jogo de dados por seus traados ou no. Determinar a linha de intercesso entre os elementos geomtricos mencionados aplicando a metodologia apropriada segundo o caso DESENVOLVIMENTO Transcreva os seguintes exerccios a seu caderno e resolva-os. 1. Complete o traado horizontal do plano Q e a projeo horizontal do ponto A, se se conhecer que o ponto A se encontra na linha de intercesso dos planos P e Q.

2. Determine as projees da linha de intercesso entre os planos P e Q, o primeiro dado pelo traado PH e as projees de ponto B que pertence ao, o segundo dado pelo traado QF e as projees do ponto A que pertence ao.

3. Determine as projees da linha de intercesso entre os planos T e R.

4. Determine as projees da linha de intercesso entre os planos P e Q

5. Determine as projees do ponto de intercesso entre os planos P, Q e R

6. Determine as projees da Linha de intercesso entre o plano P e o plano dado pelo triangulo ABC.

7. Determine as projees da linha de intercesso entre o plano P e o plano dado pelo triangulo ABC.

8. Determine as projees da linha de intercesso entre os planos jogo de dados pelo triangulo ABC e pelas retas paralelas ED e GF.

9. Determine as projees da linha de intercesso entre os planos P e Q.

POLIEDROS Objetivos: Construir as projees de poliedros espacialmente e no abatimento do primeiro octante, determinando as condies de visibilidade de suas arestas e de pontos situados em suas caras. Determinar as projees de sees geradas por planos cortantes e achar a magnitude verdadeira das mesmas. Determinar as projees dos pontos de intercesso da reta com as caras do poliedro e graficar as condies de visibilidade de sorte reta. DESENVOLVIMENTO Transcreva os seguintes exerccios a seu caderno e resolva-os. 1. Complete as projees frontal e lateral do prisma reto de 36 mm de altura, assim como as projees do ponto D que se encontra na cara BC de dito prisma, a uma altura de 15 mm.

2. Complete as projees frontal e lateral do prisma triangular reto de 35 mm de altura, asi como as projees do ponto D que se encontra na cara BC a uma altura de 20 mm.

3. Complete as projees frontal e lateral da pirmide dada sua projeo horizontal.

4. Complete as condies de visibilidade das projees do prisma oblquo.

5. Complete as condies de visibilidade das projees da pirmide oblqua.

Desenvolvimento de poliedros Objetivo: 1- Determinar o desenvolvimento de prismas pelos mtodos de SEO NORMAL e por DESENVOLVIMENTO 2 - Determinar o desenvolvimento da piramide pelo metodo do TRIANGULACIN DESENVOLVIMENTO

Transcreva os seguintes exerccios a seu caderno e resolva-os 1- Determine o desenvolvimento da parte inferior do prisma talhado pelo plano P

2- Determine o desenvolvimento da parte inferior da pirmide atalho pelo plano Q

3- Determine o desenvolvimento da parte inferior da pirmide atalho pelo plano P

Desenvolvimento de corpos de superfcie curva Objetivos: 1- Determinar o desenvolvimento de Cilindros pelos mtodos de SEO NORMAL e por DESENVOLVIMENTO 2- Determinar o desenvolvimento do Cone pelo mtodo do TRIANGULACIN

DESENVOLVIMENTO Transcreva os seguintes exerccios a seu caderno e resolva-os. 1- Determine o desenvolvimento do cilindro dado por suas projees.

2 .Determine o desenvolvimento da parte inferior do cone talhado pelo plano P

Intercesso com o Poliedro Objetivos: Determinar o ponto de intercesso entre a reta e o poliedro Determinar as projees da linha de intercesso entre dois poliedros jogo de dados e indicar graficamente as condies de visibilidade da mesma.

DESENVOLVIMENTO Transcreva os seguintes exerccios a seu caderno e resolva-os. 1. Determine as projees dos pontos de intercesso da reta ED com as caras de prisma, assim como as condies de visibilidade de sorte reta.

2. Determine as projees dos pontos de intercesso da reta AB com as caras de prisma, assim como as condies de visibilidade de sorte reta.

3. Determine as projees dos pontos de intercesso da reta AB com as caras da pirmide, assim como as condies de visibilidade de sorte reta.

4. Complete as condies de visibilidade da linha de intercesso dada.

5. Complete a projeo frontal da linha de intercesso entre os prismas, dadas as projees dos pontos que a compem.

6. Complete as projees frontais das linhas de intercesso entre os prismas, dadas as projees dos pontos que a compem.

Intercesso com as Superfcies Curvas Objetivos: Determinar as projees da linha de intercesso entre dois corpos jogo de dados e indicar graficamente as condies de visibilidade da mesma. Transcreva os seguintes exerccios a seu caderno e resolva-os 1- Determine as projees linha de intercesso entre os corpos jogo de dados.

2- Determine as projees linha de intercesso entre os corpos jogo de dados.

3- Determine as projees linha de intercesso da reta AB com a superfcie do cilindro dado.

4- Determine as projees dos pontos de intercesso da recata AB com a superfcie do cone.

5 - Determine as projees dos pontos de intercesso da reta AB com a superfcie da esfera.

6- Determine as projees linha de intercesso dos pontos de intercesso da reta AB com a superfcie do cone dado.

Potrebbero piacerti anche