Sei sulla pagina 1di 2

III. As cincos festas anuais. (1) A festa da Pscoa, comeava no dia 14 de abril, 23:5. Em comemorao do xodo.

(2) A festa do Pentecoste (ou das semanas), o sexto dia junho em comemorao da promulgao da lei, 23:15. (3) A festa das Trombetas, o primeiro dia de outubro, 23:23-25. (4) O dia da expiao, o dcimo dia de outubro. O sacerdote entrava no Lugar Santss imo e fazia expiao pelos pecados do povo, caps. 16 e 23:26-32. (5) A festa dos Tabernculos, comeava no dcimo quinta dia de outubro. Comemorava a vida no deserto e agradecia a Deus pela colheita, 23:39-43. III. AS CINCO FESTAS ANUAIS. (1) (2) (3) (4) (5) A A A O A Festa da Pscoa, 23:5. Festa do Pentecoste (ou das semanas), 23: 15. Festa das Trombetas, 23:23-25. Dia da Expiao, cap. 16, e 23:26-32. Festa dos Tabernculos, 23:39-43.

7. AS FESTAS DO POVO DE DEUS As festas no cenrio de Levtico representa uma moo do Senhor a fim de atender objetiv os religiosos e sociais. Em termos religiosos os sacrifcios tinham posio central. J em termos sociais, a assistncia aos pobres e necessitados da nao tinham aes prticas ao seu favor. No entanto, o maior objetivo dos festas era que Deus e seus estatutos estivessem sempre presentes na mente e no cotidiano do povo escolhido. Um ponto a se destacar quanto questo da Santa Convocao (Lv. 23.2), que consistia no hamado compulsrio de Deus para as festas. Nos dias de santa convocao no era permitid o realizar nenhum tipo de trabalho, salvo os de preparao da comida, como pode ser visto no texto em xodo: Ex 12:16 Convoquem uma reunio santa no primeiro dia e outra no stimo. No faam nenhum trabalho nesses dias, exceto o da preparao da comida para todos. s o que podero fazer. Eram sete as festas institudas em Levtico, sendo que destas mesmas trs eram obrigatr ias a todos os do sexo masculino: Pscoa (e conseqentemente a dos Pes Asmos), Pentec oste e Tabernculos.

?Pscoa/Pes Asmos Era comemorada para lembrana do sofrimento e da libertao da escravid no Egito. As duas festas estavam intimamente ligadas. ?Pentecoste Tambm era conhecida como festa das Semanas ou da Colheita. Na verdade , o nome Pentecoste s veio ser comumente usado por volta de 300 a.C., devido ao d omnio e influncia do imprio Grego e sua cultura. Pentecoste quer dizer 50 dias depoi s , pois a festa ocorria 50 dias passados da Pscoa. Eram ao todo sete semanas de ce lebrao, comeando com a colheita da cevada; o encerramento acontece com a colheita d o trigo (Dt 34.22; Nm 28.26; Dt 16.10). ?Tabernculos Ocorria no stimo ms e durava sete dias, fazendo jus ao reconhecimento do nmero sete como o representante da perfeio nas Escrituras. A festa tinha como ob jetivo lembrar os 40 anos de peregrinao no deserto. O povo devia habitar sete dias em cabanas para que se lembrasse que o Senhor os fez habitar em cabanas quando do xodo (Lv 23.42-43). Por isso tambm era conhecida como a festa das Cabanas. ? Trombetas Comemorava o incio do ano civil dos hebreus. O toque de uma trombeta no 1 dia do ms tisri (7 ms) anunciava a festa. Provavelmente esta trombeta era feita

de chifre de carneiro, que era prpria para as cerimnias solenes do antigo Israel. ?Dia da Expiao Era o dia mais solene do ano. O povo devia cessar o seu trabalho e a fligir a sua alma (Lv. 23.27). Neste dia (10 dia do ms de tisri) o Sumo Sacerdote e ntrava no Lugar Santssimo do Tabernculo, a fim de fazer a expiao do pecado de todo o povo. Este era o nico dia permitido por Deus para que algum, e neste caso somente o Sumo Sacerdote, entrasse no lugar mais sagrado do Tabernculo. ?Primcias Ocorria nas festas dos Pes Asmos e no Pentecoste, e consistia da oferta dos primeiros frutos da colheita. Representava a beno o Senhor sobre a fartura da Terra Prometida.

Potrebbero piacerti anche