Sei sulla pagina 1di 7

How to Save the Euro - and the EU

uma recenso critica


Ricardo Abreu (14707)
Estado, Economia e Polticas Pblicas

Professor Luis Francisco Carvalho


Este trabalho consiste em elaborar um recenso critica do artigo How to Save the Euro - and the EU, publicado na Foreign Affairs em Maio de 2012. Os autores propem uma sada para a crise do euro atravs da implementao do modelo que designam por Hard Keynisianism. So tambm estudadas outras fontes por forma a compreender melhor os temas analisados por Henry Farrel e John Quiggin.

ISCTE-IUL Dezembro 2012

Recenso Crtica !

EEPP

How to Save the Euro and the EU

Em maio de 2011 foi impresso um artigo na revista Foreign Affairs deveras controverso para a comunidade de economistas europeus. Sob o ttulo How to Save the Euro and the EU, o texto de Henry Farrell e John Quiggin teve repercusses no s na Europa mas tambm no outro lado do Atlntico, recebendo diversas crticas includo as do Nbel Paul Crugman. O artigo retrata as dificuldades financeiras e econmicas que o velho continente europeu atravessa neste momento, apresentando uma soluo com base nos ensinamentos de John Mayer Keynes1.

Os autores comeam por descrever de forma geral a extenso da crise europeia. Afirmam em primeiro lugar que a crise europeia econmica mas tambm poltica confinada zona do euro, com origem geogrfica na Grcia e Irlanda mas com tendncia de se alargar a Portugal e Espanha2 . Para dar resposta aos novos desafios, a Unio Europeia concebeu e implementou o Mecanismo de Estabilidade Financeira Europeu, que visa conceder crdito aos pases em resgate financeiro. Esta medida e o Fundo Monetrio Internacional foram as solues encontradas pela Europa para fazer face s necessidades evidenciadas pelos diversos pases, nomeadamente os referidos anteriormente. Contudo, os autores evidenciam que estas so solues de curto prazo.

No entanto, os pases sob resgate financeiro, ou na sua eminncia, como Portugal, Irlanda, Grcia ou Espanha, so percepcionados como estados vulnerveis e/ou sugadores de recursos financeiros por parte de outros estados mais robustos e prsperos como a Alemanha ou a Frana. Inclusive, a exposio destes pases s dividas soberanas e bancrias da Grcia e da Irlanda levou exigncia de realizar cortes significativos nas despesas dos governos dos estados intervencionados. A aplicao desta exigncia provocou uma enorme instabilidade poltica, colocando em causa a legitimidade da poltica europeia.

A austeridade sobre os pases em situao de resgate financeiro foi a equao encontrada para resolver o problema da crise. Salienta-se que esta soluo no original, tendo sido aplicada nos anos 20. Na poca, os estados potenciaram o desemprego e a degradao social generalizada, pela

1 2

Percursor do Keynesianismo, uma teoria econmica. O artigo foi redigido em Maio de 2011, antes do pedido de ajuda nanceira de Portugal.
1/6

Ricardo Abreu 2012 ISCTE!

Recenso Crtica !

EEPP

ausncia de investimento pblico. A Alemanha foi o exemplo extremo desta realidade, ao tornar a austeridade numa obrigao constitucional. Face ao exposto, os autores comentam o modelo alemo de restrio oramental. Este modelo apresenta flexibilidade em tempos de crise econmica, mas na prtica dificulta o investimento pblico a longo prazo. Assim, a hegemonia alem na zona euro, bem como a poltica monetria do Banco Central Europeu, dificultam aos estados-membros a aplicao de estmulos fiscais em tempos de crise. Este facto traduz-se na retraco do crescimento econmico e, em ltima estncia, integrao Europeia.

Neste artigo os autores apontam duas vias para a Europa solucionar os problemas da zona euro: a longo prazo, criar instituies que minimizem o risco de futuras crises econmicas e de polticas insustentveis de austeridade; a curto prazo, combinar iniciativas como a compra de obrigaes e outros activos financeiros, uma taxa de inflao alta, ou um apoio fiscal pela emisso de dvida comum europeia3.

Os autores so pois favorveis a um aumento da inflao e emisso de dvida europeia. Desta forma, os estados-membros mais fracos da zona euro podem adquirir financiamento nos mercados internacionais. No entanto, referido que a Alemanha no apreciaria o indesejado aumento de inflao, mesmo por um pequeno perodo de tempo, at porque os grandes credores da dvida europeia tambm teriam que se sujeitar a um corte no valor dos seus activos ou a uma inflao elevada. Desta forma, a gesto da inflao a longo prazo defendida como uma soluo para a estabilidade da zona euro.

Pode dizer-se que este artigo tem dois momentos. No primeiro, traado at aqui, os autores retratam a situao difcil que a Europa atravessa e criticam a soluo geral de austeridade recomendada pela Alemanha com o agravamento social e econmico dos pases mais vulnerveis. Apresentam tambm algumas solues que passam pela interveno dos estados nos perodos de crise, por via da poltica econmica e monetria. No segundo momento do artigo, que se descreve de seguida, os autores justificam as suas opes pelo renascer do novo Keynesianismo ou, como referem: hard keynesianism.

As designadas Eurobonds
2/6

Ricardo Abreu 2012 ISCTE!

Recenso Crtica !

EEPP

A soluo Keynisiana apontada como a melhor para ultrapassar a crise financeira e econmica actual. apresentado o exemplo do modelo alemo que, em 2009 criou um enorme estmulo fiscal, para fazer face crise financeira vinda do outro lado do Atlntico. Contudo, passadas as tormentas foram rapidamente retomadas as polticas anti-keynisianas. O prprio John Maynard Keynes na sua teoria recomenda a acumulao de recursos financeiros em anos prsperos, para que sejam aplicados no estmulo econmico durante os anos mais difceis.

O hard keynesianism sugerido pelos autores critica a forma como as regras econmicas da zona euro so implementadas, referindo que os estados-membros do euro no deviam prosseguir por polticas de deficit moderado nos anos de crescimento econmico. Pelo contrrio, deveriam incentivar ao excedente oramental que poderia ser usado para diminuir a dvida dos governos ou criar fundos para serem executados em tempos de crise. Contudo, salienta-se que esta prtica s resulta se for introduzida nos Pactos de Estabilidade e Crescimento (PEC) dos estados-membros do euro.

O PEC deve ser promotor de uma poltica de poupana em tempos de crescimento econmico. Os governos contrariam esta orientao e gastam os excedentes, suportados em pressupostos polticos. Assim, proposta a criao de uma instituio supervisora ao nvel europeu, com acesso aos oramentos anuais dos estados-membros e com capacidade de sancionamento. Sugere-se que seja constituda por um colgio de supervisores de oramentos europeus, com acesso ao processo de planeamento dos oramentos nacionais, que poderia providenciar alguma flexibilidade de curto prazo em tempos de crise.

Os autores vo mais longe ao admitirem a possibilidade de este novo regime de PEC ficar inscrito nos tratados da Unio Europeia, por forma a permitir ao Tribunal Europeu de Justia gerir os conflitos entre os estados-membros e as instncias europeias. Esta nova viso implicaria uma actuao mais proactiva, mais dependente do Banco Central Europeu (BCE), na poltica fiscal e monetria do espao euro. luz do hard keynesianism, o BCE poderia gerir transferncias fiscais entre os estados-membros, por forma a assegurar equidade nos momentos de crise financeira.

O hard keynesianism no a nica soluo para os problemas da zona euro, mas pode dar um contributo significativo nessa direco. A introduo de limites s transferncias fiscais e a criao de um mecanismo de emisso de dvida comum, podem criar uma sustentabilidade fiscal a longo
Ricardo Abreu 2012 ISCTE! 3/6

Recenso Crtica !

EEPP

prazo. A curto-prazo, pode provocar austeridade, impondo ajustamentos econmicos nos pases com economia mais fraca. No entanto, caso este ajustamento seja partilhado pelos principais credores, pode ser apoiado poltica e socialmente pelos estados-membros da zona euro. Em suma e nas palavras de Farrell e Quiggin (2011): Hard Keynesianism offers a means to combine fiscal discipline with a flexibility in order to cushion the political cost of adjustment in times of economic stress.

Este artigo de Henry Farrell e John Quiggin colocou na agenda poltica um renovado keynisianismo como soluo cirrgica para os problemas das economias em crise financeira. Liberais como Paul Krugman admitiram o postulado de Keynes sobre a interveno directa do estado em momentos de crise econmica com o predicado de poupar em tempos de crescimento econmico. No seu blog no New York Times, Krugman afirma ainda que Keynes no acreditava que os estados deviam ter sempre deficit (Krugman, 2011).

Paul Davidson, intitulado pai da escola econmica ps-keynesiana, advoga o renovado keynesianismo como a soluo para os desafios da economia global. Davidson afirma que os princpios analticos de Keynes sugerem polticas que aliviam o stress causados pelas instabilidade dos mercados financeiros, explicando tambm porque podem surgir deficits nos governos em economias com elevadas poupanas no sector privado (Davidson, 2012).

O Keynesianismo reclama que, as naes que so favorecidas por um maior equilbrio de pagamentos comerciais, devem assumir maior responsabilidade na resoluo das instabilidades dos mercados. Contudo, verifica-se o inverso: as naes que tm desequilbrios na balana comercial assumem a responsabilidade e consequncias de resolver os seus problemas (idem, 2012). A histria recente da zona euro faz jus a esta realidade, uma vez que os estados-membros em desequilbrio financeiro assumem nveis de austeridade para solucionar os seus problemas, enquanto os estados com excedentes esto mais renitentes em apoiar os pases em resgate financeiro.

Maria Joo Rodrigues, economista e consultora da Comisso Europeia, apresenta quatro cenrios para a sada da crise europeia (Rodrigues, 2012). O primeiro consiste na aplicao de medidas drsticas, tais como a austeridade. O segundo aponta a sada da zona euro para os pases em incumprimento dos seu deveres financeiros. O terceiro testa a hiptese da existncia de duas zonas

Ricardo Abreu 2012 ISCTE!

4/6

Recenso Crtica !

EEPP

euro que separam os estados-membros com rating triple A dos restantes. Os trs cenrios no contribuem para o crescimentos econmico nem para a plenitude da Unio Monetria e Econmica. Assim, projectado o quarto cenrio que apresenta uma soluo mais prxima das ideias principais plasmadas neste artigo. Neste ponto, a economista apresenta trs estratgias complementares para uma Unio Monetria e Econmica: um sistema financeiro regulado, ou seja uma unio bancria ao nvel europeu4; uma unio econmica com um oramento comum para a zona euro complementada de uma superviso dos oramentos nacionais; e a emisso de ttulos de dvida comum, as Eurobonds.

Em concluso, o artigo estudado sugere o renascimento do Keynesianismo enquanto soluo para os desequilbrios oramentais e econmicos nos pases da zona euro. Apesar de actualmente se viver numa era pr neo-liberal, os autores afirmam que um modelo hard keynesianism de estmulo economia em perodos de crise, pode solucionar os problemas de desequilbrio que se verificam em alguns estados-membros. Contudo, estas medidas devem ser implementadas usufruindo da solidariedade dos estados mais prsperos e legitimadas pelas instituies ao mais alto nvel europeu. Sabe-se que todos os problemas tm soluo e a Europa tem dado provas disso mesmo ao longo dos sculos. Factores-chave? Coragem poltica e resilincia dos povos.

Este tema foi discutido na ltima reunio do Conselho Europeu em Dezembro de 2012
5/6

Ricardo Abreu 2012 ISCTE!

Recenso Crtica !

EEPP

Bibliograa
Davidson, P. (2012). The Keynes solution: The path to Global Economic Prosperity via a serious monetary theory: University of Chicago. Farrell, H., & Quiggin, J. (2011). How to Save the Euro-And the EU: Reading Keynes in Brussels. Foreign Aff., 90, 96. Krugman, P. (2011). Hard Keynesianism. The Conscience of a Liberal Retrieved December 2012, from http://krugman.blogs.nytimes.com/2011/05/02/hardkeynesianism/ Rodrigues, M. J. (2012). Mapping Future Scenarios for the Eurozone (International Policy Analysis ed.): Friedrich Ebert Stiftung.

Ricardo Abreu 2012 ISCTE!

6/6

Potrebbero piacerti anche