Sei sulla pagina 1di 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO GABINETE DO AUDITOR RENATO SRGIO SANTIAGO MELO PROCESSO TC N.

03134/10 Objeto: Pedido de Prorrogao de Prazo Relator: Auditor Renato Srgio Santiago Melo Interessado: Gensio Alves de Souza Neto Advogados: Drs. Luiz Augusto da Franca Crispim Filho e outros DECISO SINGULAR DSPL TC 00002/13 Trata-se de pedido de prorrogao de prazo para apresentao de novos documentos formulado pelo antigo Secretrio Executivo da Comunicao Institucional do Estado, Dr. Gensio Alves de Souza Neto. Na referida pea processual, Documento TC n. 00130/13, protocolizada e digitalizada em 07 de janeiro de 2013, o interessado no feito solicita a concesso do lapso temporal de 30 (trinta) dias para o envio da integralidade dos procedimentos administrativos dos pagamentos efetuados empresa MIX COM AGNCIA DE PROPAGANDA E PUBLICIDADE LTDA. o relatrio. Decido. Compulsando o lbum processual, constata-se que o petitrio do ex-Secretrio Executivo da Comunicao Institucional do Estado, Dr. Gensio Alves de Souza Neto, no deve ser atendido, notadamente diante da vedao consignada no art. 87, 3, do Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado da Paraba RITCE/PB, in verbis:

Art. 87. (...) 3. vedada, aps o trmino do prazo para a apresentao de defesa, a anexao de outras peas at o julgamento ou apreciao do processo, podendo, no entanto, quando da sustentao oral, a critrio do Colegiado, proceder-se anexao pretendida, devendo o Relator devolver o Processo Auditoria para novo pronunciamento.

Com efeito, cabe destacar que a ltima intimao do Dr. Gensio Alves de Souza Neto foi publicada no Dirio Oficial Eletrnico do TCE/PB de 29 de maro de 2012, concorde certido anexada ao caderno processual, fl. 1.683, e que o dies a quo o primeiro dia til seguinte ao considerado como data da divulgao eletrnica, ou seja, o dia 30 de maro, ficando evidente, portanto, que o dies ad quem foi o dia 13 de abril de 2012, vide fl. 1.684. Ademais, imperioso salientar que as normas processuais seguem regras rgidas de ordem pblica, sendo, portanto, impositivas, cogentes, imperativas, ou seja, no admitem qualquer tipo de criao extra legem. Dignos de referncia so os ensinamentos dos festejados doutrinadores Luiz Rodrigues Wambier, Flvio Renato Correia de Almeida e Eduardo Talamini, in Curso Avanado de Processo Civil: Teoria Geral do Processo e Processo de

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO GABINETE DO AUDITOR RENATO SRGIO SANTIAGO MELO PROCESSO TC N. 03134/10 Conhecimento, 5. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002, vol. 1, p. 57, verbatim:

Quanto ao grau de obrigatoriedade das normas, temos que o direito processual composto preponderantemente de regras cogentes, imperativas ou de ordem pblica, isto , normas que no podem ter sua incidncia afastada pela vontade das partes.

Ante o exposto, no tomo conhecimento do pedido e determino o envio dos autos Secretaria do Tribunal Pleno SECPL para as providncias cabveis. Publique-se, registre-se e intime-se. TCE Gabinete do Relator Joo Pessoa, 25 de janeiro de 2013 ASSINADO ELETRONICAMENTE NO FINAL DA DECISO
Auditor Renato Srgio Santiago Melo Relator

Em 25 de Janeiro de 2013

Auditor Renato Srgio Santiago Melo RELATOR

Potrebbero piacerti anche