Sei sulla pagina 1di 6

HISTRICO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS

Os sistemas operacionais (SO) estiveram intimamente associados arquitetura dos computadores nos quais eles rodam. O primeiro computador digital verdadeiro foi projetado pelo matemtico ingls Charles Babbage (1792-1871). Ele gastou a maior parte de sua fortuna e de sua vida na tentativa de construir uma mquina analtica.Era um projeto puramente mecnico composto de engrenagens e discos perfurados. Babbage foi o primeiro a perceber que uma mquina computadora deveria consistir em um dispositivo de entrada, uma memria, uma unidade central de processamento, e um dispositivo de sada. Ele usava uma "impressora" como dispositivo de sada e, como dispositivo de entrada.

A Primeira Gerao de computadores (1945-55) marca a poca das vlvulas e painis de conectores. Note que temos uma ausncia de progresso na rea , entre Babbage e a II Guerra Mundial. Em meados da dcada de 40, Harvard Aiken, de Harvard, John von Neuman, do Instituto de Estudos Avanados de Princeton, J.Presper Eckert e William Mauchley, da Universidade da Pensilvnia, e Konrad Zuse, na Alemanha,

dentre outros tiveram sucesso na construo de mquinas de clculo utilizando vlvulas. No incio da dcada de 50 a rotina melhorou um pouco com a introduo dos cartes perfurados, tornando-se possvel gravar programas em cartes e l-los, em vez de usar cabos conectores. A Segunda Gerao (1955-63) marca a fase dos transistores e sistemas
de lote. Com a introduo dos transistores os computadores tornaram mais confiveis, o bastante para serem fabricados e vendidos para clientes com expectativa de que continuariam a funcionar por tempo suficiente para realizar algum trabalho til. Pela primeira vez estabeleceu-se uma distino clara entre projetistas, construtores, operadores, programadores e o pessoal de manuteno. As mquinas eram guardadas em salas especiais com ar condicionado e equipes de operadores profissionais para mant-las funcionando.

Terceira Gerao (1965-80).


A maioria dos fabricantes de computadores tinha duas linhas de produto distintas e totalmente incompativeis. De um lado tinha-se os computadores cientficos de grande escala, baseados em palavras, que eram utilizados para clculos numricos em cincia e engenharia. Por outro lado havia os computadores comerciais, baseados em caracteres, amplamente usados para classificar e para imprimir fitas para bancos e para companhias de seguro. Desenvolver 2 linhas distintas de produtos era uma proposta cara para os fabricantes. A IBM tentou resolver estes problemas em uma nica tacada introduzindo o System/360. O 360 era uma srie de mquinas compatveis ao nvel de software que variavam desde a capacidade de 1401 at um muito mais do que o 7094, desenvolvido durante a segunda gerao. As mquinas diferiam s no preo e no desempenho (memria mxima, velocidade de processamento, nmero de dispositivos de E/S permitidos, etc.). Como todas as mquinas tinham a mesma arquitetura e conjunto de instrues, programas escritos para uma mquina podiam executar em todas as outras

Quarta Gerao (1980

at hoje). O desenvolvimento dos circuitos LSI (Large Scale Integration -Integrao em Larga Escala), chips contendo milhares de transistores por cm2 de silcio foi o alvorecer da era do computador pessoal. Assim como os microcomputadores da terceira gerao possibilitou que cada departamento em uma empresa ou uma universidade tivesse seu computador, o microprocessador possibilitou que as pessoas tivessem seu computador pessoal. Os primeiros foram chamados estaes de trabalho. Na verdade estas estaes nada mais so do que computadores pessoais de maior porte,normalmente conectados por uma rede. A ampla disponibilidade do poder da computao abriu caminho para o crescimento de uma importante indstria de software para computadores pessoais.

HISTRIA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS PARA MICROCOMPUTADORES PADRO IBM PC:

O Sistema Operacional um conjunto de programas que permitem a criao e manuteno de arquivos, execuo de programas e utilizao de perifricos tais como: teclado, vdeo, unidades de disquete, impressora. O Sistema Operacional serve tambm de intermediador entre os aplicativos e o computador, pois ele que coloca os programas na memria para que sejam executados.

1981
MS-DOS 1.0 e PCDOS 1.0
Surgiram os dois primeiros DOS, ou seja,"Disk Operating System"(S.O.de Disco). MS-DOS 1.25 e PC-DOS 1.1 Nesta verso, foram acrescentados suporte a discos de dupla face e correo de "bugs"; foram amplamente distribudos por OEMs alm da IBM.

1983
MS-DOS 2.0e PC-DOS 2.0 Lanados juntamente com o IBM PC/XT e nesta verso foram acrescentados suporte aos discos rgidos e estrutura hierrquica de arquivos semelhante aos do UNIX / XENIX.

PC-DOS 2.1
Lanado com o PCjr e com correo de "bugs".

MS-DOS 2.01
Verso lanada com suporte internacional.

MS-DOS 2.11
Somente com correo de "bugs".

1984
MS-DOS 2.25
Veio com suporte ao conjunto de caracteres estendidos.

MS-DOS 3.0 e PCDOS 3.0 lanados


juntamente com o PC/AT e foram acrescentados o suporte a discos flexveis de 1.2 Mb e a discos rgidos maiores.

MS-DOS 3.1 e PC-DOS 3.1


Nesta verso foi acrescentado o suporte s redes da Microsoft.

1985
WINDOWS 1.0 foi lanado o Windows, que na realidade no era um S.O., mas somente uma interface grfica com o usurio do MS-DOS, ou seja, para que o Windows funcionasse, havia a necessidade de se carregar previamente o MSDOS.

1986
MS-DOS 3.2 e PC-DOS 3.2 tiveram acrescentado o suporte a discos de 3,5 polegadas.

1987
MS-DOS 3.3 e PC-DOS 3.3 foram lanados juntamente com o PS/2 da IBM e possuam amplo suporte a pginas de cdigo fonte.

1987
WINDOWS 2.0 apareceu, tambm mas com compatibilidade com o OS/2 Presentation Manager.

1988
MS-DOS 4.0 e PC-DOS 4.0 Lanado com suporte a volumes lgicos maiores do que 32 Mb; "shell" visual.

1989
MS-DOS 5.0 lanado com alguns recursos a mais.

1994 - criado o navegador de internet Netscape Navigator. 1995 - Chega ao mercado o Windows 95, trazendo incorporado o 1995 - Criada a linguagem Java pela Sun Microsystems. 3.1 WINDOWS WINDOWS 3.0 MS-DOS 6.0 Passou a ser mais conhecido e aceito. Surgiu para ser
utilizado em computadores 286 e 386 e foi lanado em Em 1993, possua recursos para verificao do winchester e

navegador Internet Explorer. 1990 1993

1995
WINDOWS NT
Sistema Operacional para Servidores de Rede. WINDOWS 95 (Second Edition) SE

Verso lanada para correo de bugs.

Garri Kasparov, campeo no mercado o Windows mundial de xadrez, perde 98. WINDOWS 98 pra o computador Deep Blue da IBM. Verso de

1997

1998 - A Microsoft lana

1998

1997 - Justin Fraenkel


desenvolve o Winamp, programa utilizado para ouvir msicas no formato MP3.

aperfeioamento da verso 95, mas com uma novidade: passa a ser um aplicativo 32 bits. WINDOWS 98 SE (Second Edition) Verso com correo de bugs.

1999
A Intel lana no mercado o processador Pentium III.

2000
WINDOWS 2000 Lanado com correo de bugs, e suporte a redes, na realidade uma atualizao do Windows NT.

2000
WINDOWS ME (MILLENIUM EDITION) Considerado uma pequena reviso do WINDOWS 98. Dentre os avanos est o suporte para conexo com redes de banda larga.

Windows XP/ Vista Starter Edition Windows Media Center Windows Pc Table Windows for PDA Windows Server 2003 o Windows Vista Windows CE Windows (32/64 bits) Windows XP Windows Vista: Aperfeioamento do Windows XP.

SITES CONSULTADOS:
1.www.widesoft.com.br/users/virtual/indice.htm - 7k

2..http://itasouza.wordpress.com/2007/04/05/informatica-ehistoria-da-informatica/
3(http://dinheiro.hsw.com.br/microsoft1.htm)

Potrebbero piacerti anche