Sei sulla pagina 1di 5

1 EPSTOLA DE JOO

CARACTERSTICAS DA EPSTOLA:
Existem grandes semelhanas entre o Evangelho de Joo e 1 Joo. O tom da epstola amigvel e profundamente paternal, refletindo a autoridade que a idade e o apostolado de Joo o conferiam. O estilo informal e pessoal, revelando o relacionamento ntimo do apstolo com Deus e com o povo de Deus.

POR QUE FOI ESCRITA:


A 1 Epstola de Joo foi escrita com os seguintes propsitos: 1. Para que os filhos de Deus tenham comunho com o Pai e o Filho, e uns com os outros (1:3). 2. Para que os filhos de Deus possam ter plenitude de alegria (1:4). 3. Para que os filhos de Deus no pequem (2:1). 4. Para que reconheam o fundamento da vida eterna (5:13).

QUANDO FOI ESCRITA:


A 1 Epstola de Joo foi escrita provavelmente cerca de 90 d.C.

ONDE FOI ESCRITA:


A 1 Epstola de Joo foi escrita provavelmente em feso, onde o apstolo vivia e ministrava depois de sair de Jerusalm.

CONTEDO DA EPSTOLA:
I. Introduo (1:1-4) II. Comunho com Deus (1:5-2:28). III. Filiao divina (2:29-3:24). IV. O esprito da verdade e o esprito do erro (4:1-6). V. Deus e amor (4:7-21). VI. A verdadeira f ((5:1-12). VII. Concluso: a confiana crist (5:13-21). 1

APLICAO PESSOAL:
Na 1 Epstola de Joo, a nota positiva da certeza crist prevalece. O verbo conhecer aparece trinta e nove vezes. A verdade crist est alm do domnio da especulao, pois est irrevogavelmente ligada ao acontecimento histrico de Jesus Cristo e o testemunho apostlico sobre esse acontecimento. Os salvos possuem a uno e testemunho do Esprito Santo para assegur-los da verdade sobre Deus, Cristo e sua prpria posio espiritual que a garantia eterna da salvao. So trs as provas da autenticidade do Cristianismo verdadeiro: o teste da crena (4:2); o teste da obedincia (2:3) e o teste do amor (4:20). Aquele que professa ser cristo, mas no consegue passar no teste da crena (2:22, no teste da obedincia (1:6) e no teste do amor (4:20) no passa de um mentiroso. Joo junta todos os testes em 5:1-5, onde ele indica que uma profisso de Cristianismo falsa se no for caracterizada pela crena correta, obedincia divina e amor fraternal. Estes testes so amplamente vlidos hoje em dia.

I.

INTRODUO (1:1-4).
1. A substncia do Evangelho: a divindade, a encarnao de Cristo (v. 1). 2. A garantia do Evangelho. a) A experincia do prprio apstolo (v.1). Ele esteve em contato pessoal com o Verbo da Vida. b) O testemunho apostlico (v. 2). 3. O propsito da pregao do Evangelho (v. 3). a) Para que os salvos possam ter comunho com os apstolos e todos os cristos. b) Para que os salvos possam participar de todas as bnos e privilgios da comunho com o Pai. c) O resultado do Evangelho: a plenitude de alegria que vem da perfeita comunho com Deus (v.4).

II.

COMUNHO COM DEUS (1:5 2:28)

O apstolo Joo d as seguintes provas de comunho com Deus: 1. Andar na luz (1:5-7). Havia falsos mestres nos dias do apstolo Joo, que tentavam levar os cristos a abandonarem a Igreja e se unirem a um grupo herege. 2. Conhecimento e confisso de pecado (1:8 2:1). 3. Obedincia aos mandamentos de Deus de acordo com o padro de Cristo (2:2-6). 4. Amor para com os irmos (2:7-11). Joo est escrevendo um mandamento antigo e novo; antigo, porque eles o ouviram quando se tornaram cristos; novo porque recente e vivo para aqueles que tm comunho com Cristo, a verdadeira Luz que agora os ilumina. 5. Afastamento do mundanismo (vs. 12-17). O cristo no pode ao mesmo tempo amar a Deus e ao mundo. 6. Doutrina pura (2:18-28). III. FILIAO DIVINA (2:29 3: 24). Joo deu as seguintes provas da filiao divina: 1. Andar retamente (2:29 3:10). O cristo deve mostrar uma rejeio obsoluta ao pecado por causa dos seguintes fatos: 2

a) Sua filiao divina e ser semelhante a Jesus (2: 29 3:1-3). b) Pecado a transgresso da lei, ou seja, rebelio contra Deus (3:4). c) Por causa do carter de Cristo e de sua obra expiatria por ns (vs. 5-7) d) Por causa da origem maligna do pecado (v. 8). e) Por causa da qualidade divina da vida crist (v. 9). f) Nossas aes mostram se somos filhos de Deus ou no (v. 10). 2. Amor para com os irmos (3:11-18). a) O mandamento (v. 11). b) O aviso (v. 12). c) A consolao (vs. 13-15). d) O modelo (v. 16). e) A ilustrao prtica (vs. 17-18). Atitudes falam mais que palavras. 3. A segurana (3:19-24). a) A base da segurana (v. 19). A prtica do amor inspirado por Deus para com os irmos a prova da realidade da nossa f e de nossa unio com Cristo. b) Os resultados da segurana (vs. 20-24). IV. O ESPRITO DA VERDADE E O ESPRITO DO ERRO (4:1-6). O pensamento da habitao do Esprito Santo em ns (3:24), leva Joo a tratar dos espritos maus e falsos e de como os cristos podem distingui-los. 1. O apelo (v. 1). No importa o quo eloqente seja o pregador ou quantos dons possua; a sua doutrina deve ser provada. 2. A prova (v. 2). A confisso da encarnao de Cristo. Tudo isso com os nossos dias, quando se fala tanto de espiritismo, comunicao com os mortos, etc. 3. O conflito (v. 4). Naqueles dias j havia um conflito entre a verdadeira e a falsa doutrina. Hoje, no diferente e os mesmos princpios bblicos devem ser aplicados contra as heresias do nosso tempo. 4. O contraste (vs. 5-6). Aqueles que so habitados pelo Esprito Santo de Deus atraem discpulos semelhantes a si mesmos, homens sinceros que praticam a justia. Por outro lado, os infiis tambm fazem seus discpulos, semelhantes a si mesmos. V. DEUS AMOR (4:7-21) Neste tpico iremos estudar: 1. A chamada do amor (v. 7). 2. A razo para o amor: Deus amor (v. 8). 3. A prova do amor divino: o sacrifcio de Cristo (vs. 9-10). 4. A exigncia do amor. O amor de Deus para conosco exige o nosso amor para com os nossos irmos (v. 11). 5. O resultado do amor da nossa parte. A manifestao da presena de Deus (vs. 12-16); ousadia (v. 17); ausncia do temor que condena (v. 18). 6. A prova do nosso amor. A prova do nosso amor para com o Deus invisvel o amor para com nosso irmo, que feito e restaurado imagem de Deus (vs. 19-21); a prova do nosso verdadeiro amor para com os irmos encontra-se em nosso amor para com Deus (5:1-2); o nosso amor a Deus encontra a sua manifestao na observncia de seus mandamentos (v. 3). V. A F (5:4-12). 1. A vitria da f (5:4,5). O apstolo Joo ousado em falar da vitria como algo j realizado, 3

e isto se deve sua f firme. 2. O trplice testemunho da f (vs. 6-8). a) A gua testifica do incio do ministrio terrestre de Cristo, inaugurado pelo seu batismo. b) O sangue testifica da sua morte que trouxe a redeno eterna aos que crem. c) O Esprito testifica em todos os sculos sua ressurreio e vida sem fim. preciso notar a nfase no versculo 6. Cerinto, um ferrenho opositor do apstolo Joo, ensinava que o Cristo celestial desceu sobre Jesus no seu batismo, mas o deixou na vspera da sua morte. Assim sendo, Jesus morreu, mas o Cristo, sendo espiritual, no sofreu. Isto significa que Cristo veio com gua (batismo), mas negava que tivesse vindo com sangue (morte). O objetivo do apstolo provar que aquele que foi batizado e aquele que foi crucificado no Calvrio eram a mesma Pessoa. 3. O testemunho celestial (vs. 9-12).

CONCLUSO: A plena confiana dos Salvos (5:13-21).


1. A substncia da confiana crist a segurana ou certeza plena da vida eterna (v. 13). 2. A manifestao da confiana crist. a) Exteriormente, o poder de oferecer orao eficaz (vs. 14-17). b) Convico interior - Sabemos (vs. 18-20). 3. Exortao final (v. 21). Em Jesus achaste aquele que o verdadeiro Deus e a vida eterna. Se estiveres naquele que o verdadeiro, sers obrigado a fazer um rompimento sincero, cuidadoso e total com todas as coisas pags, e fugir dos dolos que antes adoravas Schlatter.

Bibliografia (Obras consultadas)


S. E. Mc Nair A Bblia Explicada Casa Editora Evanglica Terespolis RJ, 1949 Myer Pearlman Atravs da Bblia Editora Vida 1977

Jonh Mc Artuhr Bblia de Estudo SBB - 2012

Potrebbero piacerti anche