Sei sulla pagina 1di 3

No ignoro a opinio antiga e muito difundida de que o que acontece no mundo decidido por Deus e pelo acaso.

. Essa opinio muito aceita em nossos dias, devido s grandes transformaes ocorridas, e que ocorrem diariamente, as quais escapam conjectura humana. No obstante, para no ignorar inteiramente o nosso livrearbtrio, creio que se pode aceitar que a sorte decida metade dos nossos atos, mas [o livre-arbtrio] nos permite o controle sobre a outra metade. MAQUIAVEL, N. O Prncipe. Braslia: EdUnB, 1979 (adaptado). Em O Prncipe, Maquiavel refletiu sobre o exerccio do poder em seu tempo. No trecho citado, o autor demonstra o vnculo entre o seu pensamento poltico e o humanismo renascentista ao a) valorizar a interferncia divina nos acontecimentos definidores do seu tempo. b) rejeitar a interveno do acaso nos processos polticos. c) afirmar a confiana na razo autnoma como fundamento da ao humana. d) romper com a tradio que valorizava o passado como fonte de aprendizagem. e) redefinir a ao poltica com base na unidade entre f e razo.

TEXTO I Experimentei algumas vezes que os sentidos eram enganosos, e de prudncia nunca se fiar inteiramente em quem j nos enganou uma vez. DESCARTES, R. Meditaes Metafsicas. So Paulo: Abril Cultural, 1979. TEXTO II Sempre que alimentarmos alguma suspeita de que uma ideia esteja sendo empregada sem nenhum significado, precisaremos apenas indagar: de que impresso deriva esta suposta ideia? E se for impossvel atribuir-lhe qualquer impresso sensorial, isso servir para confirmar nossa suspeita. HUME, D. Uma investigao sobre o entendimento. So Paulo: Unesp, 2004 (adaptado). Nos textos, ambos os autores se posicionam sobre a natureza do conhecimento humano. A comparao dos excertos permite assumir que Descartes e Hume a) defendem os sentidos como critrio originrio para considerar um conhecimento legtimo. b) entendem que desnecessrio suspeitar do significado de uma ideia na reflexo filosfica e crtica. c) so legtimos representantes do criticismo quanto gnese do conhecimento. d) concordam que conhecimento humano impossvel em relao s ideias e aos sentidos. e) atribuem diferentes lugares ao papel dos sentidos no processo de obteno do conhecimento.

TEXTO I Anaxmenes de Mileto disse que o ar o elemento originrio de tudo o que existe, existiu e existir, e que outras coisas provm de sua descedncia. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que os ventos so ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por feltragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em gua. A gua, quando mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao mximo possvel, transforma-se em pedras. BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio,2006 (adaptado). TEXTO II Baslio Magno, filsofo medieval, escreveu: Deus, como criador de todas as coisas, est no princpio do mundo e dos tempos. Quo parcas de contedo se nos apresentam, em face desta concepo, as especulaes contraditrias dos filsofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jnios, ou dos tomos, como julga Demcrito. Na verdade, do impresso de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha. GILSON, E.: BOEHNER, P. Histria da Filosofia Crist. So Paulo: Vozes, 1991 (adaptado). Filsofos dos diversos tempos histricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicao racional. As teses de Anaxmenes, filsofo grego antigo, e de Baslio, filsofo medieval, tm em comum na sua fundamentao teorias que

a) eram baseadas nas cincias da natureza. b) refutavam as teorias de filsofos da religio. c) tinham origem nos mitos das civilizaes antigas. d) postulavam um princpio originrio para o mundo. e) defendiam que Deus o princpio de todas as coisas.

Para Plato, o que havia de verdadeiro em Parmnides era que o objeto de conhecimento um objeto de razo e no de sensao, e era preciso estabelecer uma relao entre objeto racional e objeto sensvel ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente. ZINGANO, M. Plato e Aristteles: o fascnio da filosofia. So Paulo: Odysseus, 2012 (adaptado). O texto faz referncia relao entre razo e sensao, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Plato (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Plato se situa diante dessa relao? a) Estabelecendo um abismo intransponvel entre as duas. b) Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles. c) Atendo-se posio de Parmnides de que razo e sensao so inseparveis. d) Afirmando que a razo capaz de gerar conhecimento, mas a sensao no. e) Rejeitando a posio de Parmnides de que a sensao superior razo.

verdade que nas democracias o povo parece fazer o que quer; mas a liberdade poltica no consiste nisso. Deve-se ter sempre presente em mente o que independncia e o que liberdade. A liberdade o direito de fazer tudo o que as leis permitem; se um cidado pudesse fazer tudo o que elas probem, no teria mais liberdade, porque os outros tambm teriam tal poder. MONTESQUIEU. Do Esprito das Leis. So Paulo: Editora Nova Cultural, 1997 (adaptado). A caracterstica de democracia ressaltada por Montesquieu diz respeito a) ao status de cidadania que o indivduo adquire ao tomar as decises por si mesmo. b) ao condicionamento da liberdade dos cidados conformidade s leis. c) possibilidade de o cidado participar no poder e, nesse caso, livre da submisso s leis. d) ao livre-arbtrio do cidado em relao quilo que proibido, desde que ciente das consequncias. e) ao direito do cidado exercer sua vontade de acordo com seus valores pessoais.

Esclarecimento a sada do homem de sua menoridade, da qual ele prprio culpado. A menoridade a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direo de outro indivduo. O homem o prprio culpado dessa menoridade se a causa dela no se encontra na falta de entendimento, mas na falta de deciso e coragem de servir-se de si mesmo sem a direo de outrem. Tem coragem de fazer uso de teu prprio entendimento, tal o lema do esclarecimento. A preguia e a covardia so as causas pelas quais uma to grande parte dos homens, depois que a natureza de h muito os libertou de uma condio estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a vida. KANT, I. Resposta pergunta: o que esclarecimento? Petrpolis: Vozes, 1985 (adaptado). Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreenso do contexto filosfico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa a) a reivindicao de autonomia da capacidade racional como expresso da maioridade. b) o exerccio da racionalidade como pressuposto menor diante das verdades eternas. c) a imposio de verdades matemticas, com carter objetivo, de forma heternoma. d) a compreenso de verdades religiosas que libertam o homem da falta de entendimento. e) a emancipao da subjetividade humana de ideologias produzidas pela prpria razo.

Na regulao de matrias culturalmente delicadas, como, por exemplo, a linguagem oficial, os currculos da educao pblica, o status das Igrejas e das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), mas tambm em assuntos menos chamativos, como, por exemplo, a posio da famlia e dos consrcios semelhantes ao matrimnio, a aceitao de normas de segurana ou a delimitao das esferas pblica e privada em tudo isso refere-se amide apenas o autoentendimento tico-poltico de uma cultura majoritria, dominante por motivos histricos. Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria. HABERMAS, J. A incluso do outro: estudos de teoria poltica. So Paulo: Loyola, 2002. A reivindidao dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporneas, na medida em que se alcana a) a secesso, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na condio da sua concentrao espacial, num tipo de independncia nacional. b) a reunificao da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades tnicas, confisses religiosas e formas de vida, em torno da coeso de uma cultura poltica nacional. c) a coexistncia das diferenas, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate pblico, cientes de que estaro vinculados coero do melhor argumento. d) a autonomia dos indivduos que, ao chegarem vida adulta, tenham condies de se libertar das tradies de suas origens em nome da harmonia da poltica nacional. e) o desaparecimento de quaisquer limitaes, tais como linguagem poltica ou distintas convenes de comportamento, para compor a arena poltica a ser compartilhada.

Potrebbero piacerti anche