Sei sulla pagina 1di 6

1

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA IRENE MONTEIRO JORGE PLANO DE CURSO/ANO 2010 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Histria/ TEMA GERADOR: DE SERMINHA MANEIRA 1 Semestre EU E


Contedos a serem desenvolvidos: O QUE HSTRIA
O que essa cincia estuda e qual a sua importncia. A descoberta da Histria no cotidiano. A categoria tempo imprescindvel compreenso histrica: o hoje, o ontem e o amanh.

OBJETIVOS:
Compreender o que essa cincia estuda bem como a sua importncia e a sua presena no cotidiano. Situar a histria de Uberlndia no contexto de explorao e extermnio dos povos indgenas. Conhecer o trabalho do historiador

O TRABALHO DO HISTORIADOR
Organizar as fontes, os textos escritos, as Imagens, os objetos, os depoimentos; Investigar o momento do passado. Organizar os acontecimentos no tempo. Questionar o tempo presente tendo por referncia os acontecimentos passados.

PASES, ESTADOS, CIDADES E BAIRROS:


As paisagens se modificam ao longo do tempo.

Paisagens de ontem e de hoje: as transformaes.

O BAIRRO
Os bairros mais antigos de nossa cidade Os bairros mais antigos de algumas cidades.

OS BAIRROS SO DIFERENTES
Comparando os bairros pela categoria tempo.

OBJETIVOS:
Saber

que as paisagens sofrem transformaes ao longo do

tempo. Conhecer alguns bairros mais antigos de nossa cidade e de outras cidades importantes de nosso pas. Saber que os bairros sofrem transformaes. Conhecer a histria do surgimento de alguns meios de transporte e sua relao com o desenvolvimento das cidades. Conhecer a histria do bairro Morumbi e de seu entorno. Reconhecer a importncia da busca por melhores condies de vida nos bairros. Conhecer alguns famosos de nossa cidade.

SERVIOS PBLICOS DO BAIRRO


Percorrendo distncias: transportes cada vez mais rpidos. O meio de transporte mais comum que existe. Alguns meios de transporte antigos. Como os carros chegaram ao Brasil. Os primeiros trens. Os trens modernos. Animais e embarcaes.

A VIDA NO BAIRRO
A histria do bairro Morumbi e seu entorno.

EM BUSCA DE MELHORIAS PARA O BAIRRO


A histria de luta dos moradores do bairro Morumbi e seu entorno.

BAIRROS FAMOSOS
A histria de alguns bairros mais antigos de nossa cidade.

2 Semestre:
Salvador de todos os santos e culturas Cidade de muitos povos Salvador: a primeira capital do Brasil

CONHECENDO O MUNICPIO

OBJETIVOS:

A RELAO ENTRE O CAMPO E A CIDADE


Um pas de grandes propriedades

H muita terra para pouca gente O Brasil e a produo de gado

Conhecer a histria de Salvador. Compreender a relao entre campo e cidade pelo vis da m distribuio de terras. Saber que Braslia uma cidade planejada. Conhecer a cidade de Braslia na perspectiva de sua organizao poltica.

Braslia: cidade do poder Uma capital no interior do Brasil

A ORGANIZAO DO MUNICPIO

A origem das cidades Transformando a natureza para construir cidades Cidades planejadas A construo da nova capital Cidades de muito tempo atrs A maior cidade do Brasil So Paulo: cidade de todos os povos.

AS CIDADES

OBJETIVOS:
Compreender a origem das cidades. Saber que a natureza modificada ao se construir cidades. Conhecer a histria da construo da nova capital Braslia. Conhecer algumas cidades antigas. Conhecer a maior cidade do Brasil.

Sugestes de atividades:
LEITURA:

Ler livros, jornais e revistas e conversar sobre ao ensino de Histria e Geografia com as crianas. Utilizar a biblioteca para manuseio, leitura e emprstimo de livros, jornais e revistas. Dispor-se a ler os escritos que organizam o cotidiano da escola (cartazes, avisos, circulares, murais etc). Problematizar o suporte textual sempre antes de inferir a leitura: o texto que vamos ler vem num jornal? Num livro? Num folheto? Numa caixa de brinquedo? Que espcie (gnero) de texto ser esse? Onde? Buscar informaes sobre o autor do texto, a poca em que ele foi publicado, com que objetivos foi escrito. Dicas: crie a hora do conto; leve em considerao as estratgias de organizao do tempo escolar. Articular a leitura oralidade. Articular a leitura ao contexto de vida do aluno.

PRODUO E ESTUDO DE TEXTO:


Trabalhar com diversos suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, folhetos, rtulos etc.

Fazer exerccios que auxiliem o aluno no desenvolvimento de sua caligrafia por meio de treinos para que possa exercitar a capacidade de escrever por mais tempo, de progressivamente abandonar o uso de linhas e pautas, de segurar um lpis durante muito tempo e escrever adequada e repetitivamente letras e palavras de acordo com os movimentos que constroem uma caligrafia legvel e eficiente. Preparar atividades de psicomotricidade por meio do desenho, da escrita e da leitura. Abordar a diferenciao entre o texto escrito e o desenho por meio da explorao, em livros, revistas e outros impressos Manuseio de escritos diversos, impressos e manuscritos. Propor atividades que orientem os alunos a traar os diferentes tipos de letra. Propor aos alunos a escrita de palavras, em textos curtos, mas significativos, como etiquetas, crachs, listas, parlendas, trovas e canes conhecidas. Fazer uso da escrita na sala, com diferentes finalidades, envolvendo os alunos (registro da rotina do dia no quadro de giz, anotao de decises coletivas, pauta de organizao dos trabalhos, jogos e festas coletivos etc. Propor atividade de ilustrao e edio de um determinado livro, de antemo lido para os alunos. Produo de um dicionrio da classe contendo as palavras novas (descoberta da escrita) relacionado ao contedo de cincias. Atividades de caa-palavras, cruzadinhas. Atividades contendo a tentativa de escrita (escrita espontnea) e a reescrita (escrita correta). Atividades ldicas sugeridas no fascculo 5 do Pr-Letramento: O Ldico na Sala de aula: projetos e jogos Mural de notcias. Ditado de palavras.

ORALIDADE:
Simulao de jornais falados, entrevistas e debates na TV. Realizao de entrevistas com pessoas da comunidade escolar ou extra-escolar. Professor: Apresentao em eventos escolares que envolvam outras turmas e at outros turnos (festas, torneios esportivos, concursos, sorteios, campanhas etc). Contao de histrias pelo aluno modificando o final da histria, extrapolando a histria etc.

Fique atento: o ensino de Histria e Geografia nos trs primeiros anos de escolarizao visam a alfabetizao. Por isso, todas as informaes, conhecimentos e atitudes trabalhados devem atentar para os eixos da alfabetizao. Ler, escrever, contar histrias, despertar para a EXPERIMENTOS, EXCURSES, BRINCADEIRAS E RECURSOS DIDATICO-PEDAGGICOS: valorizao da cultura escrita constituem-se em princpio-motor para tudo o que ser ensinado.

Aula passeio Pesquisa de campo Observao da natureza Levantamento de problemas ambientais Filme Retroprojetor Banco de imagens Maquete da sala de aula, da escola, da rua Cartografia: trabalho com mapas, localizando o percurso do aluno da casa para a escola Entrevista com os profissionais da escola Agenda com o nome dos alunos, endereo etc.

Potrebbero piacerti anche