Sei sulla pagina 1di 5

Cincias Fsico - Qumicas FICHA DE TRABALHO - N 6

Ano Letivo 2012/2013

Nome:______________________________
N ________ Ano: ____ Turma: ________

Professora: Manuela Vicente

FSICA 1 - Classifica as frases em verdadeiras ou falsas corrigindo as falsas. a) A luz a nica coisa que escapa atraco de um buraco negro.

b) A Via Lctea um exemplo de galxia irregular. c) observvel o afastamento entre galxias.

2 - Classifica as frases em verdadeiras ou falsas e corrige as falsas. a) Vnus o planeta mais quente do Sistema Solar.

b) Os cometas apresentam sempre uma cabeleira ao longo da sua trajectria.

c) As crateras de impacto de um meteorito e de um cometa so semelhantes. 3. Completa as frases de forma a que fiquem cientificamente correctas. A. O perodo de _____________ da Terra de 24 horas. B. O perodo de _____________ da Lua _____________ ao seu perodo _______________ pelo que dizemos que a Lua volta para a ____________ sempre a mesma face. C. As ____________ da Lua devem-se ao seu movimento de ______________ em volta da ___________, movimento esse que tem a durao de ____________ dias, aproximadamente.

4 - A figura 5 mostra o Sol, a Terra e a Lua.

B Fig. 5 4.1. Indica o eclipse representado em A e em B.

A - ____________________

B - ____________________

4.2. Indique em que fase se encontra a Lua quando ocorre: a) O eclipse da Lua ____________________ b) O eclipse do Sol ____________________ 4.3. Indique a ordem dos trs astros quando ocorre: a) O eclipse do Sol __________________________ b) O eclipse da Lua __________________________

5 - Considera as foras que se representam na figura. Selecciona uma fora com as seguintes caractersticas:

(A) Direco: Vertical; (B) Direco: Horizontal; (C) Direco: Vertical; (D) Direco: Horizontal;

Sentido: de Norte para o Sul; Sentido: de Este para Oeste; Sentido: de Sul para Norte; Sentido: de Oeste para Este;

Intensidade: 12,5 N Intensidade: 17,5 N Intensidade: 10,0 N Intensidade: 12,5 N

6 - Classifica as frases em verdadeiras ou falsas e corrige as falsas. a) A sucesso de estaes do ano apenas consequncia do movimento de translao da Terra.

b) As fases da Lua devem-se ao movimento de translao da Terra.

c)

fase da Lua Nova sucede a fase Quarto Crescente.

7 - Classifica as seguintes afirmaes em verdadeiro (V) ou falso (F), corrigindo as

falsas. A- Quando um corpo transportado da terra para a lua a sua massa aumenta.

B- O peso de um corpo aumenta quando ele se afasta da superfcie terrestre.

C- Transportando um corpo do equador para os plos o seu peso aumenta.

D- Quanto menor for a massa de um planeta, menor ser a fora de atraco gravitacional que esse planeta exerce sobre os corpos que o rodeiam.

E- Quanto menor a latitude, menor o peso.

BOM TRABALHO

Cincias Fsico - Qumicas FICHA DE TRABALHO - NEE

Ano Letivo 2012/2013

Nome:______________________________
N ________ Ano: ____ Turma: ________

Professora: Manuela Vicente

FSICA 1 - Classifica as frases em verdadeiras ou falsas corrigindo as falsas. a) A luz a nica coisa que escapa atraco de um buraco negro. F. Nada escapa atraco de um buraco negro b) A Via Lctea um exemplo de galxia irregular. F. A Via Lctea um exemplo de galxia em espiral c) observvel o afastamento entre galxias. V

2 - Classifica as frases em verdadeiras ou falsas e corrige as falsas. d) Vnus o planeta mais quente do Sistema Solar. V e) Os cometas apresentam sempre uma cabeleira ao longo da sua trajectria. F Os cometas apresentam uma cabeleira quando se aproximam do Sol. d) As crateras de impacto de um meteorito e de um cometa so semelhantes. F As crateras de impacto dos cometas so maiores que as dos meteoritos e tornam-se mais perigosas. 2 - Completa as frases de forma a que fiquem cientificamente correctas. A. O perodo de __rotao _ da Terra de 24 horas. B. O perodo de __rotao__ da Lua __igual__ ao seu perodo de _translao__ pelo que dizemos que a Lua volta para a ___Terra___ sempre a mesma face. C. As _fases__ da Lua devem-se ao seu movimento de __translao__ em volta da __Terra__, movimento esse que tem a durao de __27 dias e sete horas__ dias, aproximadamente.

10. 4 - A figura 5 mostra o Sol, a Terra e a Lua.

B Fig. 5 10.1. Indica o eclipse representado em A e em B. A - __Eclipse da Lua__ B - __Eclipse do Sol__

10.2. Indique em que fase se encontra a Lua quando ocorre: f) g) O eclipse da Lua _ Lua Cheia_ O eclipse do Sol __Lua Nova _

10.3. Indique a ordem dos trs astros quando ocorre: a. O eclipse do Sol __ Sol Lua - Terra __ b. O eclipse da Lua __Sol Terra - Lua __ 5 - Considera as foras que se representam na figura. Selecciona uma fora com as seguintes caractersticas:

(A) Direco: Vertical; (B) Direco: Horizontal; (C) Direco: Vertical; (D) Direco: Horizontal; A F2 B F1 C F4

Sentido: de Norte para o Sul;

Intensidade: 12,5 N Intensidade: 17,5 N Intensidade: 10,0 N Intensidade: 12,5 N

Sentido: de Este para Oeste; Sentido: de Sul para Norte; Sentido: de Oeste para Este; D F3

6 - Classifica as frases em verdadeiras ou falsas e corrige as falsas. a) A sucesso de estaes do ano apenas consequncia do movimento de translao da Terra. F A sucesso de estaes do ano uma consequncia do movimento de translao da Terra e da inclinao do seu eixo. b) As fases da Lua devem-se ao movimento de translao da Terra. F As fases da Lua devem-se ao movimento de translao da Lua c. fase da Lua Nova sucede a fase Quarto Crescente. V 7 - Classifica as seguintes afirmaes em verdadeiro (V) ou falso (F), corrigindo as falsas. A - Quando um corpo transportado da terra para a lua a sua massa aumenta. F Quando um corpo transportado da terra para a lua a sua massa mantm-se. B - O peso de um corpo aumenta quando ele se afasta da superfcie terrestre. F O peso de um corpo diminui quando ele se afasta da superfcie terrestre. C - Transportando um corpo do equador para os plos o seu peso aumenta. V D - Quanto menor for a massa de um planeta, menor ser a fora de atraco gravitacional que esse planeta exerce sobre os corpos que o rodeiam. V E - Quanto menor a latitude, menor o peso. V

Potrebbero piacerti anche