Sei sulla pagina 1di 5

COMO LIDAR COM O DESQUALIFICADOR ? (CRITICO) Existem muitos tipos de pessoas no mundo.

Eu gostaria de falar aqui sobre um determinado tipo classificado como: "Desqualificador e critico destrutivo" Procurei no dicionrio o significado da palavra desqualificador. E l vai a resposta! Desqualificador = aquele que desqualifica. Ou seja aquele que tira a qualificao, inabilita, resumindo aquele que te joga pra baixo fazendo voc se sentir um zero a esquerda ou mais precisamente aquele que tenta tirar sua auto-estima. Existe gente assim? E como existe! Esto por a... um tipo de pessoa que possui uma mente avassaladora! Mais quais so as caractersticas do desqualificador? Ele se esconde atrs de diferentes mscaras, se aproxima fazendo o papel de amigo e at mesmo de um irmo. Da ele finge estar interessado no que voc faz, mas na verdade ele muito falso e s quer tirar vantagem de voc. Ele observa sua vida e seus projetos e comea a ser irnico, tirando sua motivao, com certeza ele observar muito bem minuciosamente a sua vida, mais sedo ou mais tarde voc passar a ser vtima dele. Ele vai procurar te sondar de pouquinho em pouquinho para saber quais so seus defeitos. O desqualificador vai tentar colocar sua auto estima l no tapete, pois ele acredita que somente poder crescer se voc descer. Ele vai sair por a espalhando suas fragilidades e queimando seu filme, vai reduzir as conquistas que voc teve, fazendo com que as pessoas te vejam como um fracassado. Tome cuidado o desqualificador vai se aproximando de voc como um anjinho mascarado. Ele usa mscaras para esconder seu mau humor, isso mesmo ele mau humorado e tudo o que ele sonha ter poder e controle sobre as pessoas! ele acredita que somente ele prprio tem razo e conhecedor de tudo. Coitado do desqualificador, no passa de uma pessoa que j foi machucada pela vida, algum de alguma maneira interrompeu seu crescimento e reduziu sua auto-estima fazendo com que ele se tornasse um desqualificador. Olhe bem, o desqualificador detalhista, est de olho em voc! seus movimentos so minuciosos manipulador e deseja que voc faa apenas o que ele quer do jeito que ele deseja. O desqualificador pretende ser perfeito em tudo, ele no sente culpa por nada e no pede perdo. Porm ele corre o srio risco de quando cair em si, ficar deprimido cheio de culpas e de doenas psicossomticas.

Observe as tticas do desqualificador: -Ele se aproxima de voc como um anjo, -Tenta conquistar sua confiana at que voc se abra com ele revelando suas fraquezas. -Ele faz voc duvidar de si mesmo. -Ele ento tentara te controlar e manipular. Como ele machucado pela vida aprender que a nica maneira de se relacionar com as pessoas atravs do controle e manipulao, alm tem um ego elevadssimo e deseja invalidar qualquer um que tenta super-lo. Como o desqualificador no conseguiu vencer na vida e atingir suas metas ele tem o objetivo de que ningum mais consiga chegar l no topo. O desqualificador conhece seu potencial e o que voc capaz de conquistar, assim sendo ele ira tentar empedilo de vencer. Ns no somos obrigados a conviver com um desqualificador e nem tentar salv-lo. Saiba que as palavras do desqualificador no so sagradas. No se coloque como vitima, no se sinta um coitado quando for criticado por um desqualificador, pois ele no ter pena de voc. Quais os passos devemos seguir diante de pessoas desqualificadoras que criticam a fim de nos aniquilar? 1Ore e vigie, organize sua mente em Cristo o que vale no a idia que o desqualificador tem de voc mais sim a idia que Deus tem sobre sua vida. 2 No abra sua vida e emoes para esse tipo de pessoa, tome cuidado com o que voc fala. 3 Escolha seus amigos ntimos, aqueles em quem voc pode confiar. 4No adianta bater de cara com desqualificador-No adianta confront-lo. Ore por ele! Perdoe mas no queira conviver do ladinho dele, tenha cuidado. 5 No queira ser como ele, no o imite em nada. 6 No o contradiga nem o confronte em pblico. 7No deixe que ele pense que voc inimigo dele,no estou aconselhando voc a ser falso mas e prudente no procurar despertar raiva em um desqualificador. 8 Olhe p/ ele com cara de paisagem tome cuidado.

9Cuide bem de sua vida e de suas emoes. 10 D valor a sua vida, a seus sonhos, deixe o passado para traz, procure ter uma vida intima com Deus em orao. Pedimos sempre para que Deus ande com a gente mais ser que estamos andando com Deus? Andar com Deus envolve muita coisa, entre essas coisas, sacrifcio, vigilncia muita orao e que Deus nos proteja.

A nossa alma espera no SENHOR; ele o nosso auxlio e o nosso escudo. Salmos 33:20
... Uma pessoa sbia fica calma quando insultada Provrbios 12:16 NLT

Como voc pode distinguir a crtica construtiva da crtica destrutiva? Praticando estes princpios da Palavra de Deus: 1) Decida que voc lidar com qualquer tipo de crtica de forma construtiva. Uma pessoa sbia fica calma quando insultada. Respostas iradas apenas causam um curto-circuito no pensamento racional e disparam reaes emocionais. Se voc der ouvidos crtica construtiva, se sentir confortvel entre os sbios. Se voc rejeitar a disciplina, s se machucar; mas se der ouvidos correo, crescer em entendimento (Pv 15:31-32 NLT). Pergunte sempre a si mesmo: Posso aprender alguma coisa aqui? 2) Considere o carter do seu crtico. A testemunha sincera diz a verdade; a testemunha falsa diz mentiras. Algumas pessoas fazem observaes mordazes, mas as palavras do sbio trazem cura (Pv 12:17-18 NLT). Seu crtico confivel? As palavras dele tm a inteno de ajud-lo? Nesse caso, seja grato por elas e torne-se mais sbio. melhor ser criticado por uma pessoa sbia a ser elogiado por um tolo (Ec 7:5 NLT). As palavras dele tm a inteno de diminu-lo e de ferir sua autoestima? As palavras que o tornam mais humilde tm um propsito divino, mas as palavras que o humilham no; por isso, rejeite-as. 3) Examine a sua conscincia. Paulo escreveu: Minha conscincia est limpa... o prprio Senhor quem me examinar e decidir (1 Co 4:4 NLT). Se voc inocente, deixe o resultado com Deus. S Ele v o quadro geral.

4) Se voc for criticado por causa da sua f, considere-se abenoado. Se vocs so insultados por causa do nome de Cristo, felizes so vocs, pois o Esprito da glria, o Esprito de Deus, repousa sobre vocs (1 Pe 4:14 NVI). Alegre-se quando a sua vida agradar a Deus.

Vencendo o esprito critico

Terrvel coisa um pecador cair nas mos de outros pecadores. F.B.Meyer No ano de 2008, ao ler o livro: O poder teraputico do perdo de Ray Pritchard, deparei-me com uma estria no capitulo 7 muito interessante, por isso, resolvi transcrev-la no meu blog. Eis a estria: Certa vez, um homem saiu para caminhar e chegou a uma ponte. Quando estava no meio dela, viu um homem em p no parapeito, prestes a saltar. - No pule pediu o primeiro homem ao suicida, consternado. Eu posso ajudlo. - Como voc pode me ajudar? perguntou o homem sobre o parapeito. Ao que o outro respondeu com uma pergunta: - Voc cristo? - Sim. - Que maravilha. Eu tambm sou. Catlico ou protestante? - Protestante. - Que bom. Eu tambm. Qual sua denominao? Voc batista, metodista, luterano, presbiteriano ou de alguma outra igreja? - Sempre fui batista respondeu o homem sobre o parapeito. - Graas a Deus respondeu o outro. Eu tambm. Deixe-me perguntar uma coisa. Voc batista tradicional ou renovado? - Sou batista tradicional. - Mais conservador ou liberal? - Mais conservador. - Isso no incrvel? Eu tambm. E voc batista tradicional conservador fundamentalista ou reformado? O homem que estava sobre o parapeito pensou por um momento e ento declarou: - Meu pai me criou batista tradicional conservador reformado. - um milagre! exclamou o outro. Eu tambm. Ento o primeiro homem perguntou: - Voc batista tradicional conservador reformado de acordo com o concilio de 1855 ou o de 1872? Ao que o homem sobre o parapeito respondeu mais que depressa: - Desde o tempo do meu av sou batista tradicional conservador reformado de

acordo com o concilio de 1872. Essa declarao foi seguida de uma pausa embaraosa. Ento o primeiro homem olhou para o outro e gritou: - Morra, seu herege! e empurrou-o. Rimos dessa histria porque ela muito prxima da verdade. Se dois cristos concordam em 70 dentre 80 pontos, a tendncia se concentrarem exageradamente no nico ponto que discordam. Ray Pritchard.

Potrebbero piacerti anche