Sei sulla pagina 1di 10

Universidade Estadual de Campinas Instituto de Fsica Gleb Wataghin

Construo de um Theremin

(9/12/2009)

Aluna: Mariana Carolina de Assis (sabathela@gmail.com) Orientador: Maurcio Kleinke (kleinke@ifi.unicamp.br) Coordenador: Prof. Jos J. Lunazzi

RA: 016847

1. Resumo
O experimento consiste na construo de um circuito no qual poder-se- controlar manualmente a freqncia e a amplitude sonora por meio de fotoresistores em analogia ao instrumento Theremin, onde, neste ltimo, o controle se dava a partir da alterao do campo magntico em torno e entre antenas.

2. Introduo
Desde o seu surgimento, a eletrnica mostrou-se uma forte aliada criao musical, seja na gravao ou na reproduo de msica. De fato, o primeiro instrumento eletrnico que se teve notcia, o Telharmonium, criado por Thaddeus Cahills em 1897, porm, publicado pela primeira vez na revista Eletrical World de 1906. Dezessete anos mais tarde, o Theremin criado no sendo, portanto, o primeiro instrumento eletrnico (apesar de, atualmente, ser conhecido como tal). O Theremin deve esta sua denominao a seu inventor, o russo Lev Sergeivitch Termen, fsico e ex-agente da KGB. Quando ainda na KGB, era responsvel pela construo de equipamentos eletrnicos voltados para espionagem. Tambm foi diretor do Laboratrio de Osciladores Eltricos no Instituto Fsico-Terico de Petrogrado, em 1919. Em 1920, mostrou o prottipo do Theremin para Lenin, porm, somente conseguiu patente-lo em 1928 quando j havia se refugiado nos EUA. Seu ponto de partida para a construo desse instrumento foi a percepo da interferncia no sinal de um aparelho de rdio ao aproximar a mo de sua antena. Assim, baseando-se neste conceito, construiu uma caixa de vlvulas como as comuns aos rdios da poca -, adaptandolhe duas antenas: uma do lado esquerdo, na horizontal, e outra do lado direito, na vertical. Dessa forma, a partir da maior ou menor proximidade das mos relativamente a estas antenas, altera-se o campo eletromagntico destas, de forma que pode-se variar a intensidade atravs da primeira antena portanto, controle de volume -, e pode-se

variar a freqncia portanto, tonalidade, das mais agudas s mais graves notas atravs da segunda. Assim, neste projeto, nos propomos, a exemplo do Theremin, montar um sistema de controle da freqncia e da amplitude sonora sem que haja necessidade do contato fsico direto. Para isso, ao invs de um conjunto de antenas, utilizamos duas fotoclulas, de forma que o controle manual servir para regular a intensidade da luz incidente neste tipo especial de resistores. Sem contar que as fotoclulas so mais simples de operar do ponto de vista eletrnico - , estas tambm so fceis de se obter. Nosso circuito far uso de dois temporizadores 555 cada um tendo uma respectiva fotoclula acoplada (pino7); sendo um deles funcionando como um oscilador, de forma que ocorrer uma variao na freqncia do sinal de sada a partir da variao na resistncia da fotoclula, isto , atravs da variao da intensidade luminosa sobre esta; e o segundo 555 atua como um gerador de pulso nico, modulando a freqncia dentro de amplitudes portanto, intensidade determinadas a partir da variao de luz na segunda fotoclula. Por fim, realizamos uma duplicata de nossa montagem, a fim de se obter uma dupla sada sonora, simulando uma sonorizao estreo.

3. Material Necessrio
Essencialmente, utilizamos os seguintes materiais referente s duas montagens de theremin, no intuito de simular uma sonorizao estreo: 4 circuitos integrados temporizadores 555; 4 fotoclulas de CdS; 4 capacitores de 0,01 F, 4 capacitores de 0,1 F, 4 capacitores de 1 F;* 2 resistncias de 10 k, 2 resistncias de 1 k;** 2 trimpots (resistncia varivel); 2 auto-falantes (que podem ser de computadores) de 8; Uma fonte de tenso de 5V (pode-se tambm usar uma bateria de 9V);

Dois chaveadores (de no mnimo 8 chaves); *** Fios; Placa para montagem do circuito.

3.2 Fotoclulas de CdS Um dos materiais mais importantes na construo do Theremin a fotoclula de CdS, portanto nessa seo sero abordados o funcionamento desta fotoclula, assim como seu papel em nosso experimento. Estas fotoclulas so dispositivos semicondutores de dois terminais, cuja resistncia varia linearmente com a intensidade da luz incidente.

*, **, ***: Utilizamos um conjunto de capacitores e resistores para que pudssemos variar as condies de funcionamento do Theremin, e, assim, perceber seus efeitos conforme manipulao nas capacitncias (portanto, tempo de carga e descarga dos capacitores) e resistncias. Para tal, utilizamos dois chaveadores (um para cada circuito de theremin, independentes), que nos permitiram selecionar essa faixa de valores de capacitores e resistncias. Dentre os materiais e condies experimentais, podemos destacar:

Figura1: Fotoclula de CdS 3.1 Iluminao controlada Como a regulao da intensidade luminosa sobre as fotoclulas que iro determinar o poder de manipulao sobre a freqncia e volume do som obtido, ento essencial que se crie condies de melhor controle da luz para que, assim, possamos ter melhor sensibilidade aos efeitos do Theremin. A capacidade resistiva da fotoclula um determinante para que se escolha o limite de iluminao a se trabalhar, pois, existe um limite de saturao para a operao eficiente destas. Um outro fator a distribuio da iluminao sobre o experimento, pois, como quanto maior o controle da intensidade de luz sobre as fotoclulas, melhor ser a sensibilidade s nuanas do som emitido. Dessa forma, podemos inferir que as melhores condies experimentais dependem diretamente da iluminao a que ser submetido; seja numa sala escura, tendo controle de uma iluminao artificial sobre o experimento, ou, luz ambiente, mantendo o experimento (ou, somente as fotoclulas) em algum recipiente mais opaco entrada indiscriminada da luz (por exemplo, uma caixa). So muito sensveis, embora relativamente "lentas" quando comparadas aos fotodiodos, pois no conseguem detectar o "piscar" das lmpadas fluorescentes - algo de valia para nosso projeto, onde se pretende controlar a variao da intensidade luminosa sobre as fotoclulas manualmente. Estas so compostas por uma cpsula plstica onde existe uma lmina de sulfeto de cdmio, que o material semicondutor.

Figura 2: Bandas de Valncia, Conduo, Gap e Energia de Fermi num semicondutor.

Quando incide luz nestas fotoclulas com energia suficiente para se "transpor" eltrons da banda de valncia - totalmente preenchida para o material semicondutor para a banda de conduo - dessa forma, necessita-se que os ftons incidentes devam ter energia suficiente para superar o gap que separa estas duas bandas. E aqui, para o CdS, tem-se gap de energia entre estas duas bandas na ordem da energia de ftons da luz visvel.

3.3 Temporizador 555 e o Circuito RC O temporizador 555 um circuito integrado de 8 pinos formado por transistores, diodos e resistores:
Figura 4: Relao entre Sinal no Trigger, Tenso no Capacitor e largura do pulso no modo monoestvel.

O pulso termina quando a carga no capacitor se iguala a 2/3 da Vcc (tenso de alimentao ligada no pino 8 - vide figura 1). A largura do pulso de sada pode ser aumentado ou diminudo a partir dos ajustes nos valores de R e C. De fato, analisamos o efeito destes ajustes ao expormos os resultados comparados da substituio do capacitor de 0,01F por 0,1F, onde se obteve o alargamento do pulso, conforme observado nas formas de onda da figura 8.

Figura 3: Esquematizao CI timer 555

A constante t do circuito RC determinante para a largura do pulso - , que o tempo necessrio para carregar o capacitor at 2/3 de Vcc (monoestvel) dada por:

Suas formas de funcionamento, a saber astvel e monoestvel, sero base para nosso projeto. Estas duas formas de atuao dependem exclusivamente da configurao do circuito RC acoplado ele. No modo monoestvel , o 555 atua como um gerador de pulso nico, que, em nossa montagem, refere-se ao segundo subcircuito RC [vide figuras 1 e 4 - circuito de baixo], que assumiu a funo de modulador de freqncia . O pulso se inicia no momento em que o 555 recebe um sinal no trigger aqui, em nossa configurao, entre o resistor e capacitor ligados em srie - , e a largura desse pulso determinada a partir da constante de tempo do circuito RC.

t = RC ln(3) 1,1 RC

(i)

onde C = 0,1F e R = Rfotoclula + 1kOhm , pois o resistor de 1kOhm e a fotoclula esto em srie. No modo astvel, o 555 gera um fluxo contnuo de pulsos regulares de freqncia especfica. Em nossa montagem, refere-se ao primeiro subcircuito RC [vide figuras 1 e 2], que assumiu a funo de oscilador. Um resistor conectado entre Vcc e o pino 7 (descarga) - em nossa montagem, a fotoclula de CdS -; e outro resistor

conectado entre o pino 7 e os pinos 2 (trigger) e pino 6 - onde, estes dois ltimos, se ligam num mesmo n [vide figura 1] - que, em nossa montagem, foi um resistor de 1kOhm. Assim, neste modo de operao, o capacitor carregado atravs de Rfotoclula e R1k, e descarregado atravs do R1k. Aqui, a constante de tempo t do circuito ser dada por:
Figura5: primeira parte do circuito oscilador

t = ln(2).C (Rfotoclula + 2R1k)

(ii)

onde C = 0,1F e R1k = 1kOhm. Conforme observado nos grficos das formas de onda para este circuito astvel [vide figuras 5 e 8], tnhamos que a freqncia do pulso de sada estava em torno de 3kHz para C = 0,1F e 30kHz para C = 0,01F. Portanto, para f = 3kHz:

possvel observar nesta primeira montagem do circuito, alm do pulso fundamental sincronizado no ponto zero, temos uma distribuio randmica modulada por uma gaussiana, devido, provavelmente, incidncia da fonte luminosa de 60Hz:

t = 1/f = 3,3.10-4 =(ii) ln(2). 0,1F (Rfotoclula + 2kOhm) Rfotoclula 3kOhm


Figura6: Forma de onda para circuito astvel

Sendo essa resistncia especfica para a intensidade luminosa aproximada que foi submetida fotoclula, para uma freqncia de rede de 60Hz. A intensidade luminosa varia com o inverso do quadrado da distncia; portanto, nos clculos acima, estamos considerando os fotoresistores com posio fixa em relao fonte luminosa. De fato, se quisermos calcular a intensidade luminosa, devemos levar em conta, alm da distncia, o tipo de lmpada (potncia e comprimento de onda).

O segundo circuito, em montagem monoestvel, disparado pelos eventos do primeiro temporizador. Seu pulso de sada ser modulado ainda pela incidncia de luz na segunda fotoclula e pelo capacitor de temporizao de 0,01F.

4. Experimento
O circuito proposto faz uso de dois temporizadores 555 por Theremin. O primeiro deles em operao astvel - portanto, funcionando como oscilador - tem sua freqncia controlada pela incidncia de luz sobre a fotoclula.

Figura7: montagem completa - circuitos astvel (acima) e monoestvel (abaixo).

Observa-se, dessa maneira, uma freqncia modulada pela incidncia de luz nas fotoclulas:

Figura 9a: Aqui, manteve-se o primeiro capacitor de 0,01F (amarelo), substituindo o segundo capacitor por um de 0,1F(azul).

Figura 8: formas de onda para circuitos astvel (amarelo) e monoestvel (azul)

Na configurao proposta inicialmente no projeto, com capacitores de 0,01F, o som produzido era muito agudo (freqncias muito elevadas). Para contornar isso, e, assim, melhorar a qualidade do som produzido, dentro de nossa faixa audvel, optamos por trocar os capacitores iniciais por outros dois de 0,1F cada, portanto, aumentando em uma ordem de grandeza a temporizao regulada atravs da carga e descarga do capacitor; alm de remover o potencimetro de atenuao, de forma a possibilitar a produo de um som mais intenso.Com isso, obtivemos um som mais audvel, menos ruidoso, cujos efeitos, devido ao controle manual da incidncia de luz, tornaram-se mais perceptveis. Segue abaixo as formas de onda nessa nova configurao de capacitores:

Figura 9b: Aqui, ambos os capacitores

so de 0,1F.

Porm, para pouca luminosidade, um menor de tempo de carga/descarga do capacitor, que resultava em uma resposta, em freqncia, menor em nossa circuito, passava a ser mais conveniente. Dessa forma, assim de aumentarmos nossa capacidade manipulao do Theremin, utilizamos um chaveador, de forma a podermos variar os capacitores e resistores da montagem. Assim, passamos a nos apoiar numa nova montagem, a partir do aperfeioamento da original:

Figura 9: Esquematizao do novo circuito para nico Theremim

No circuito da pgina anterior, temos a numerao de 1 8 referentes s 8 chaves do chaveador. Os valores respectivos essas posies, em nossa montagem, foi: Resistncias: (1) =1k, (2) =10k; Capacitores: (3) e (6) = 0,01F, (4) e (7) = 0,1F, (5) e (8) = = 1 Porm, da figura 9, necessrio que, pelo menos, uma dentre as chaves (6), (7), (8); (3), (4), (5) e (1), (2); para, assim, manter a configurao do Theremin. No entanto, com essa nova esquematizao adquirimos um conjunto de 147 possibilidades de montagem, unicamente com o abrir e fechar destas oito chaves respeitando a regra que limita o conjunto dentro o qual pode se fechar ou no estas chaves. claro que dentre esse enorme conjunto de possibilidades, no teremos sensibilidade auditiva, ou mesmo, de controle do Theremin, para que sejam percebidas por exemplo, com as chaves 1 e 2 fechadas, passamos a ter uma resistncia de 0,9k, enquanto que, com a chave(1) fechada, teremos uma resistncia de 1,0k, portanto, equivalentes. O mesmo vale para o conjunto de capacitores, que esto associados em paralelo portanto, as capacitncias equivalentes sero dadas pelas somas das capacitncias individuais. Assim, quando fecharmos as chaves (3) e (5) e/ou (6) e (8), teremos capacitncias de 1,01F, portanto, equivalente a situao de termos somente a (5) e/ou (8), quando C = 1,00F. Uma outra mudana que se fez necessria, foi o uso de um trimpot, que servir para regular a intensidade a partir do segundo temporizador (e, respectivamente, segunda fotoclula). Assim, ao invs do potencimetro na ordem de alguns quilo-ohms, regulamos nosso trimpot para uma ordem inicial de alguns poucos ohms (~10), para que, ento, estivesse na ordem de grandeza da resistncia do auto-falante, para que assim sua variao se tornasse perceptvel atravs do som produzido por este mesmo auto -falante.

5. Resultado
Segue abaixo uma foto da montagem final, conforme esquematizada na figura 6:

Figura 10: Montagem final para Theremin estereofnico.

Assim, conforme pde-se observar na figura acima, duplicamos nossa montagem, repetindo exatamente os mesmos componentes. Nosso objetivo, ao manter tais theremins independentes idnticos de que seus sinais de sada e, consequentemente, som produzido, esteja sincronizado no tempo, simulando assim, estereofonia. Os objetivos da modificao era permitir ampliar a gama de sons saindo do Theremin, com maior variao e maior controle, e possibilitar a conexo desse experimento com o experimento do gerador de sinais tridimensional, realizado no semestre passado [ref 4]. De fato, termos duas sadas de som melhorou a qualidade do som, mesmo que estas no estivesse em exata sincronia pois, os valores de resistncia e capacitncia experimentais diferem entre si, mesmo quando iguais pelo fabricante; e, principalmente, a alta sensibilidade das fotoclulas faz com que mesmo separados por poucos centmetros, h uma diferena na

luminosidade incidente em ambos os Theremins; resultando, assim, em sinais diferentes.

http://ivairijs.vilabol.uol.com.br/CI555.html http://www.national.com/ds/LM/LM555.pd f [Datasheet CI LM555]

6. Concluso
A partir deste projeto pde-se contemplar os princpios por trs do funcionamento de fotoresistores, assim como de circuitos integrados temporizadores, por meio de um experimento de montagem simples e barata. Tal experimento, alm da analogia direta com o Theremin original dando-nos, portanto, uma idia geral de seu funcionamento ilustra o conceito de freqncia como som, a partir das discrepncias entre tonalidades agudas e graves. Primeiramente, conforme esboado no Relatrio Parcial, analisamos os efeitos dos componentes eletrnicos individualmente no circuito, de forma a compreendermos os possveis resultados ao variarmos estes. Dessa forma, nos foi possvel aperfeioar nossa proposta inicial, otimizando a qualidade do som e, portanto, nosso poder de manipulao; concretizando, assim, o nosso objetivo de aproximar esta montagem eletrnica de um instrumento musical.

http://www.ele.ita.br/~atinoco/graduacao/ ele_59/Lab5_timer555.pdf

[3] Theremin
HERRERA, C.G., Sintetizador Musical Analgico Uma releitura sob a tica da eletrnica moderna. UFMG Depto de Engenharia Eletrnica, 2001. Pginas 35. http://www.ruadireita.com/instrumentosmusicais/info/theremin-o-primeiroinstrumento-musical-electronico-dahistoria/ http://www.netsaber.com.br/biografias/ve r_biografia_c_2587.html

[4] Construo de um defletor de laser por auto-falantes


http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/F530_ F590_F690_F809_F895/F809/F809_sem 1_2009%20ate90817/RonaldSLunazzi_RP.pdf

7. Referncias
[1] Fotoresistores
http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef004/20061 /Cesar/SENSORES-Fotoresistor.html http://www.gta.ufrj.br/grad/01_1/foto/fotor esistores.htm

[2] Circuito Integrado 555 e Circuitos RC

8. Apndices
A1 Parecer do Orientador Meu orientador concorda com o expressado neste relatrio final e deu a seguinte opinio:

O trabalho foi desenvolvido a contento, no que se refere a criao do Thevenin simplificado como instrumento musical eletrnico. Acredito que com um pouco de ensaio, e uma montagem um pouco mais elaborada sob o aspecto mecnico/tico da distribuio e incidncia luminosa sobre os fotoresistores ser possvel obter sons musicais controlados. J a conexo com o gerador de imagens tridimensionais ter que ser cuidadosa do ponto de vista de escolhas de freqncias adequadas para permitir uma boa visualizao do processo.

A2 Comentrios do Coordenador Ao projeto: Projeto aprovado (PA). Gostaria que uma vez montado, pensasse em colocar alguma diferenciao a dois canais, um sinal estreo virtual, que poderia ser colocado no experimento de gerao de figuras tridimensionais por altofalantes do semestre passado. Ao Relatrio Parcial: RP aprovado. somente que nem pensou em fazer um som estreo como sugeri, coisa que o Theremin no conhecia. Tenha coragem de ao menos pensar casos diferentes!

Potrebbero piacerti anche