Sei sulla pagina 1di 2

Universidade Federal de So Paulo campus de Diadema Curso: Farmcia e Bioqumica Integral Ano Letivo: 2012 Unidade curricular: Operaes

s Unitrias Termo/Srie: Docente Responsvel: Profa. Dra. Juliana Ferrari Ferreira Lista de exerccios 3 1) Classifique o tipo de escoamento (laminar, transio ou turbulento) da gua (gua = 1,00310 -3 kg m-1s-1) escoando nas seguintes situaes: a) 100 mL/min em um tubo liso de 32 mm de dimetro b) 10 L/min em um tubo liso de 64 mm de dimetro c) 7 L/min em um tubo liso de 64 mm de dimetro d) 100 L/min em um tubo liso de 32 mm de dimetro 2) Quais so os mecanismos de transferncia de calor? Qual a diferena entre eles? 3) Duas misturas metanol-gua esto contidas em recipientes separados. A primeira contm 40% em massa de metanol e a segunda contm 70% em massa de metanol. Se 200 g da 1 mistura so combinadas com 150 g da 2, qual ser a massa e a composio (mssica) do produto. 4) Destilam-se mil quilogramas por hora de uma mistura contendo partes iguais em massa de metanol e gua. As correntes de produto saem pelo topo e pelo fundo da coluna de destilao. A vazo da corrente de produto de fundo 673 kg/h, enquanto a corrente de produto de topo contm 96% em massa de metanol. a) Desenhe e rotule um fluxograma de processo. b) Calcule as fraes mssicas e molares de metanol e as vazes molares de metanol e gua na corrente de produto de fundo. 5) Uma corrente contendo uma soluo aquosa de prpolis a 5% em massa alimentada em um misturador juntamente com 1000 kg h-1 de outra corrente cuja composio em massa 3% em gua e 97% em lcool. Deixa o misturador 30 kg h-1 de uma soluo contendo apenas lcool e prpolis e outra corrente a 1043 kg h-1 de uma soluo contendo prpolis, gua e lcool. Sabendo-se que nesta ltima corrente com trs componentes a vazo mssica da prpolis de 0,05 kg h-1, determine a composio percentual em massa e a vazo mssica de todas as correntes do processo. 6) Um mistura lquida contm 60% em massa de etanol (E), 5% em massa de um soluto dissolvido (S) e o resto gua. Uma corrente desta mistura alimenta uma coluna de destilao contnua operando no estado estacionrio. As correntes de produto saem pelo topo e pelo fundo da coluna. O projeto da coluna prev que as correntes de produto saem pelo topo e pelo fundo da coluna. O projeto da coluna prev que as correntes de produto devem ter vazes mssicas iguais e que a corrente de topo deve conter 90% em massa de etanol e nenhum soluto. a) Faa um fluxograma do processo e rotule todo o diagrama de fluxo. b) Calcule a frao mssica de S na corrente de fundo. c) A frao de etanol na alimentao que sai na corrente de produto de fundo.

7) O licor cido resultante de um processo de nitrao contm 23% de cido ntrico e 57% de cido sulfrico. Este licor deve ser concentrado para conter 27% de cido ntrico e 605 de cido sulfrico, em peso, pela adio de H2SO4 a 93% e H2NO3 a 90%. Calcular o peso do licor inicial e dos cidos concentrados que devem ser misturados para obter 1000 kg de mistura final concentrada.

Potrebbero piacerti anche