Sei sulla pagina 1di 2

Escola EB 2,3 de Sande 7.

ANO

ANO LETIVO 2011/2012

FICHA DE TRABALHO N8: FUNES


Tarefa a realizar: Para cada um dos Problemas discutam qual dos grficos pode ser o da funo da situao apresentada. Em seguida, numa pequena composio, devem explicar por que que os outros trs esto incorrectos, apresentando, para cada um deles, uma razo pela qual o rejeitam. Problemas: 1. Imagina que um recipiente com a forma da pirmide, inicialmente vazio, se vai encher com gua. A quantidade de gua que sai da torneira, por unidade de tempo, at o recipiente ficar cheio, constante. Qual dos seguintes grficos poder traduzir a variao da altura da gua, no recipiente, com o tempo que decorre desde o incio do seu enchimento?

2. A figura representa o reservatrio de gua quente da cozinha da escola da Rita. Supe que, antes de cada refeio, o reservatrio est vazio. Depois, enche-se de gua, razo de um litro por segundo. Qual dos grficos seguintes traduz a variao da altura da gua, no reservatrio, com o decorrer do tempo?

3. O Pedro saiu de casa para dar um passeio de bicicleta. ida, manteve uma velocidade constante. No regresso, manteve tambm uma velocidade constante, mas deslocou-se mais rapidamente do que ida. Qual dos grficos seguintes pode representar a distncia percorrida pelo Pedro, no seu passeio, em funo do tempo que decorreu depois de ele sair de casa?

4. Uma cabina do telefrico parte do ponto A, passa por B e regressa ao ponto A, sem efectuar paragens durante esse percurso. Sejam: t o tempo que decorre desde o instante em que a cabina parte do ponto A; d a distncia dessa cabina ao ponto A. Qual dos grficos seguintes poder representar a relao entre t e d?

5. Uma criana, sentada num baloio, largada de uma certa altura. Supe que a criana no d balano, apenas aguarda que o baloio pare. De entre os grficos seguintes, apenas um deles corresponde funo que d a distncia do baloio ao cho, t segundos aps o incio do movimento, qual ?
Grfico A Grfico B Grfico C Grfico D

6. A Joana est a encher o balo. Para encher o balo, a Joana precisa de inspirar vrias vezes, mas, de cada vez que inspira, mantm o pipo apertado, evitando assim que o ar saia do balo. Qual dos grficos seguintes pode ser o da funo que d a massa b de ar no balo, t segundos aps o instante em que, pela primeira vez, a Joana comea a inspirar o ar, para encher o balo?

7. Na figura, est representado um aqurio que tem a forma de um paraleleppedo. Tal como a figura ilustra, o aqurio tem uma rgua numa das suas arestas, e est dividido por uma placa, at metade da sua altura. Num determinado instante, uma torneira comea a deitar gua no aqurio, como se mostra na figura. A quantidade de gua que sai da torneira, por unidade de tempo, constante. O aqurio est inicialmente vazio, e o processo termina quando o aqurio fica cheio de gua. Em qual dos grficos seguintes pode estar representada a relao entre o tempo decorrido desde que a torneira comeou a deitar gua e a altura que a gua tinge na rgua?

FIM

Potrebbero piacerti anche