Sei sulla pagina 1di 4

OFICINA DE ATUALIZAO EM SEXUALIDADE: RELATO DE EXPERINCIA DA PARCERIA ENTRE AGENTES COMUNITRIOS DE SADE E BOLSISTAS DO PROGRAMA PET-SADE DA UFG-GO.

Lahis Ribeiro LEO; Fernanda Paglia DURAN; Andr Moreira LEMES; Diego Batista Da Silva e SOUZA; Maria Gabriela Gonalves CALDAS; Ceclia Stefan GEBRIN; Vinicius Felter ROCHA; Daniella De Godoi NASCIUTTI; Rita Amada Alves de OLIVEIRA; Munila Moreira NERY; Andr Rodrigues LUIZ; Sylvia Escher de Oliveira NIELSON; Sirlene Maria RODRIGUES; Carmen Olga Valdes CABRERA; Ndia Maciel BOMTEMPO; Mariene Ferreira de ANDRADE; Sharleny Domitildes de OLIVEIRA; Carla Cristina da Conceio FERREIRA; Mauro Elias MENDONA. Faculdade de Medicina UFG. Instituto de Patologia Tropical e Sade Pblica UFG. Unidade Bsica de Sade Jardim Guanabara I Goinia GO. Contato: amlemes@yahoo.com Palavras-chave: PET-Sade, agentes, comunidade, sexualidade BASE TERICA O PET-Sade foi criado em 2008 por meio da parceria entre Ministrio da Sade e Ministrio da Educao, com o intuito de inserir na Estratgia de Sade da Famlia grupos de aprendizagem tutorial (BRASIL, 2008). O PET-Sade teve como inspirao o Programa de Educao Tutorial (PET) do Ministrio da Educao, e foi institudo como estratgia do Programa Nacional de Reorientao da Formao Profissional em Sade (Pr-Sade), instrumentalizando a integrao ensino-servio-comunidade (BRASIL, 2007). Desde ento, os alunos selecionados como monitores e destinados a diversas unidades bsicas de sade da cidade de Goinia vem desenvolvendo atividades de extenso e pesquisa nessas unidades juntamente com preceptores e demais profissionais de sade na tentativa de melhor atender as demandas da comunidade abrangida pela Estratgia da Sade e Famlia. Tal atuao tambm consiste em uma das modalidades de insero do acadmico na realidade de populaes atendidas pelo Sistema nico de Sade, de modo a contribuir para a formao de profissionais melhor adaptados ao contexto da sade no Brasil (BRASIL, 2008). A extenso universitria definida, no Plano Nacional de Extenso 1991-2001, como prtica acadmica que interliga a Universidade nas suas atividades de ensino e pesquisa com as demandas da populao (BRASIL, 2000-2001). A partir dessa definio podemos

perceber que se trata de um processo difcil que envolve realidades diferentes, culturas e saberes que foram construdos sobre referncias distintas mas que podem se complementar. Essa parceria universidade-comunidade atravs dos anos vem demonstrando ser capaz de diminuir as desigualdades sociais por ser uma associao de processo educativo com as aes culturais e cientficas aplicadas realidade encontrada. OBJETIVOS Relatar o processo de desenvolvimento e execuo da oficina de atualizao em sexualidade promovida pelos acadmicos e preceptores integrantes do PET-Sade da Universidade Federal de Gois (UFG) UABSF Guanabara I, e o impacto imediato desta naqueles e nos agentes comunitrios de sade (ACS), sendo estes o pblico alvo de tal atividade. METODOLOGIA A oficina de atualizao em sexualidade foi construda em dois eixos: um expositivo e outro argumentativo. No primeiro eixo os alunos e preceptores do PET-Sade apresentariam conceitos bsicos sobre anticoncepo, doenas sexualmente transmissveis e sexualidade. Para seleo destes temas, os ACS foram previamente questionados sobre as principais dvidas que tinham quando era necessrio abordar o tema da sade sexual. No segundo eixo, os participantes da oficina formariam uma grande roda de conversa em que cada um exporia suas dificuldades, dvidas e impresses sobre os diferentes tpicos abordados para, ao final, relatar o que a atividade tinha acrescentado na sua vida e no seu trabalho com a comunidade. RESULTADOS A oficina intitulada ATUALIZAO EM SADE SEXUAL foi realizada no ms de junho de 2010 em um salo da igreja catlica nas proximidades da Unidade Bsica de Sade da Famlia (UABSF) do Jardim Guanabara I e contou com a presena de 17 ACS, trs enfermeiras, uma farmacutica e oito acadmicos bolsistas do PET-Sade dos cursos de educao fsica, farmcia, medicina e odontologia da UFG Os acadmicos conseguiram interagir bem entre si e, com o auxlio das preceptoras, apresentar os temas propostos de maneira adequada. As dvidas dos ACS foram surgindo no decorrer das exposies tericas e as respostas eram construdas por cada um dos palestrantes tornando o processo dinmico e bastante informativo.

Na segunda etapa, em que se formou uma roda de conversa, os ACS iniciaram a fala de maneira tmida, mas aos poucos cada um foi apontando pontos de conflito quando necessrio tratar do tema sexualidade com a comunidade por eles atendida. A discusso iniciou com o tema ORGASMO e o foco foram os fatores que podem prejudic-lo. Uma srie de agentes estressores foram apontados como dificultadores da felicidade sexual, dentre eles os de destaque foram problemas financeiros e falta de dilogo entre o casal. Quando abordados sobre o que poderiam orientar para melhorar a qualidade da vida sexual de um casal e deles prprios, os ACS referiram que a conversa, companheirismo e o respeito so a base para a melhora na qualidade do prazer. O segundo tema abordado na roda de conversa foram as doenas e alteraes orgnicas que causam prejuzos sade sexual. REPOSIO HORMONAL, DOENAS OPORTUNISTAS, VACINAS CONTRA DST e PRECONCEITO foram os pontos mais enfocados nesta etapa. Os ACS referiram que j tem um bom nvel de conhecimento sobre as doenas sexualmente transmissveis, porm outras questes como o planejamento familiar, o climatrio e a integrao social do portador de HIV so pouco divulgadas e recorrentemente o contato com a comunidade exige deles conhecimento sobre estes temas. Foi feita uma abordagem direta baseada na dvida de cada um e no final foram propostas situaes-problema em que o ACS deveria se posicionar mostrando o que ele havia aprendido com a oficina, incluindo a demonstrao da tcnica de colocao do preservativo masculino e do auto-exame dos testculos em uma prtese peniana e de bolsa escrotal. Por fim foi ressaltado que em caso de qualquer dvida ou situao em que o ACS no tenha domnio, ele deve orientar o cidado a procurar a UABSF para melhor esclarecimento e manejo adequado da mesma. Os ACS consideraram a atividade bastante proveitosa e esclarecedora. O sucesso foi tamanho que novas abordagens com mesma estrutura com novos temas j esto marcadas para o segundo semestre de 2011. Os acadmicos e preceptores tambm consideraram a atividade como excelente e esto dispostos a repeti-la. CONCLUSO A oficina ATUALIZAO EM SADE SEXUAL foi um espao em que se tornou possvel exercer os dois pilares do trip ensino-pesquisa-extenso. O acadmico foi preparado para orientar e o ACS adquiriu conhecimentos bsicos para tornar seu papel na ateno bsica mais enftico. Este relato de experincia encerra o trip mostrando a necessidade de se intervir cada vez mais na sade preventiva, diminuindo as mazelas que oneram o Estado e tornam a qualidade de vida da populao ruim. A oficina configurou-se como uma atividade

simples, barata, que trouxe mais experincia e conhecimento ao acadmico e ao ACS. Tais atividades necessitam ser replicadas e aperfeioadas, afinal a informao em sade, para atingir seu princpio fundamental de prevenir doenas e aprimorar a qualidade de vida, deve ser demasiadamente difundida. REFERNCIAS 1. BRASIL 2008. Brasil. Dirio Oficial da Unio, 27 de agosto de 2008. 2. BRASIL 2007. Brasil, Ministrio da Sade, Ministrio da Educao. Programa Nacional de Reorientao da Formao Profissional em Sade Pr-Sade: objetivos, implementao e desenvolvimento potencial. Ministrio da Sade, Ministrio da Educao Braslia : Ministrio da Sade, 2007. 3. BRASIL, 2000-2001. Plano de Extenso Universitria. Frum de Pr-Reitores de Extenso das Universidades Pblicas Brasileiras e SESU/MEC. 2000-2001.

Potrebbero piacerti anche