Sei sulla pagina 1di 4

JOGO MATEMTICO PARA O ENSINO ALGBRICO: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA.

Ygo Alberto Pinheiro Machado1 Drick de Carvalho Conceio2, Akyson Ferreira da Silva3, Dnilson Silva Braga4
Instituto Federal do Par / Licenciando em Matemtica, Ygomachado@hotmail.com 2 Instituto Federal do Par / Licenciando em Matemtica, Derick_hp@hotmail.com 3 Instituto Federal do Par / Licenciando em Matemtica, Akysonferrasil@yahoo.com.br 4 Instituto Federal do Par / Licenciando em Matemtica, dnilsombraga@hotmail.com
1

Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar um projeto para desenvolver uma atividade pedaggica que permita incluir todos os alunos, ou seja, tornar o contedo compreensvel a todos, inclusive queles que possuem alguma deficincia (no caso, a de locomoo). Este projeto foi desenvolvido, pois uma das grandes deficincias nas escolas de reas perifricas a falta de acessibilidade, devido na maioria dos casos a falta de incentivo e apoio financeiro dos governos responsveis. Este artigo tambm visa mostrar que possvel ensinar matemtica de uma forma inclusiva e didtica, tornando como principal objetivo do professor o entendimento de seus alunos, sejam eles normais ou com algum tipo de deficincia. Outro objetivo deste artigo apresentar uma proposta metodolgica que possa colaborar para o aprendizado atravs de jogos matemticos, demonstrando tambm que existem outras maneiras criativas de ensinar matemtica, alm da tpica aula com o contedo no quadro e resoluo dos exerccios do livro didtico, mesmo porque esse tipo de aula vem se mostrando cada dia mais ineficiente com todos os alunos. Assim, esperamos conseguir passar uma nova forma de ensinar o contedo Equaes Algbricas do 1 Grau, e com isso, ajudar a melhorar a relao dos professores com seus alunos, especialmente, se houver algum aluno cadeirante em sala de aula. Palavras-chave: Atividade Pedaggica, Incluso, Jogos. INTRODUO A proposta pedaggica deste artigo, com perspectiva inclusiva, visa estabelecer um ambiente educativo e agradvel a todos, a fim de assegurar as condies necessrias de igualdade de aprendizagem, minimizar os paradigmas de excluso e assim aproximar o discurso da prtica. Essa proposta diferenciada do conhecimento lgico-matemtico, na Educao Fundamental, atravs do jogo, busca promover gradativamente, uma postura firme, por parte de todos os envolvidos, e principalmente das instituies de ensino, a respeito da educao para todos e da incluso como princpios e processos bsicos e imprescindveis de suas propostas educativas. Essa interao pedaggica atravs do jogo matemtico alcana os alunos de necessidades especiais, pois tem um cunho didtico de abranger o mais variado tipo de alunado e pode, a um s tempo, oferecer o mesmo contedo curricular, sem perda da qualidade de ensino e de aprendizagem.

As literaturas que norteiam os fundamentos pedaggicos deste artigo tm a perspectiva do professor Iran Abreu Mendes a respeito das devidas orientaes tangentes ao projeto pedaggico.
A avaliao das atitudes e valores, bem como das concepes que os alunos desenvolvem acerca de vrias disciplinas, como a Matemtica e sua aprendizagem, por exemplo, requer a utilizao de instrumentos que sejam capazes de captar um tipo de informao dificilmente acessvel por meio dos modelos de avaliao [...] (MENDES, 2009 ,p. 175)

Na vertente desenvolvida, o uso de projetos tem por finalidade fazer o aluno agir e realizar algo prtico, com grande atividade mental. Esse processo educativo prope uma ao planejada e orientada por diretrizes previamente estabelecidas. Conduz o aluno para que ele prprio conceba, prepare e execute a atividade A IMPORTNCIA DO PROJETO Esse projeto busca operacionalizar todas as possibilidades de interao bem como a preparao de ambientes educativos que venham estimular os alunos com necessidades especiais a serem agentes ativos na construo dos saberes matemticos pertinentes as suas experincias dirias, posto que o princpio fundamental da escola inclusiva seja o que todas as crianas deveriam aprender juntas, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenas que possam ter. Este pensamento apresenta-se na pgina 61 das implicaes educacionais da Declarao de Salamanca. A essncia do projeto educativo vem oportunizar as devidas implicaes que visam ao reconhecimento de igualdade, de valorizao e de direitos entre seres humanos, e na consequente tomada de atividades em todos os nveis, que reflitam os aspectos metodolgicos entre o que se diz e o que se faz. Essa conscincia na prtica educacional deve ser evidenciada pelo nosso resgate de igualdade no processo de ensino aprendizagem desses alunos com necessidades, assim otimizando os devidos esforos e se utilizando de prticas diferenciadas, sempre que necessrias, para que tais direitos sejam assegurados. isto que significa na prtica, incluir a educao especial na estrutura de educao para todos conforme mencionado na Declarao de Salamanca. Dessa forma, apresentamos como exemplo de projeto pedaggico uma atividade chamada Domin Equacional, que tentar envolver todos os aspectos previamente citados. A ATIVIDADE: DOMIN EQUACIONAL A atividade proposta visa estimular a aprendizagem de uma forma ldica e exercitar o raciocnio de forma a torn-lo mais rpido. Atravs dessa atividade, os alunos que possuem algum tipo de deficincia de locomoo (cadeirantes), podero se sentir mais includos ao grupo, pois a atividade no requer nenhum esforo nesse sentido. Os principais objetivos desta atividade so: promover a capacidade de resoluo dos temas matemticos de forma objetiva, dinmica e atual; estimular o aluno ao interesse e conscincia de que a matemtica est em toda parte; e promover uma maior incluso entre os alunos, incluindo aqueles com necessidades de locomoo. Esta atividade baseada no contedo de Equaes do 1 Grau, e voltada para alunos de 7 e 8 anos da Educao Bsica.

METODOLOGIA UTILIZADA Organiza-se o espao onde ser desenvolvida a prtica pedaggica, de modo que cada grupo seja formado por quatro pessoas. Em seguida, explanam-se as devidas orientaes atinentes s regras do jogo. Para o incio do jogo, devemos ter de 2 a 4 participantes. As 28 peas do domin so divididas em sete para cada participante; se houver sobras, elas iro para o monte de compras. Cada pea do domin dividida em duas reas. Uma contm a soluo de alguma equao e a outra, uma equao cuja soluo est em outra pea. As regras do domin usual tambm se aplicam para essa prtica pedaggica no que se refere maneira de jogar uma pea. O participante mais novo (idade) inicia a partida. O participante dever jogar uma pea que contenha a soluo de alguma equao livre na mesa ou uma equao cuja soluo esteja livre na mesa. No permitido a qualquer jogador revelar aos outros participantes a soluo de uma equao livre na mesa se no for a sua vez de jogar. Caso o jogador faa as contas erradas e jogue na mesa uma pea que no se encaixa com as disponveis, ele perder a vez e o prximo da vez poder jogar. Aquele que ficar sem nenhuma pea na mo ser o vencedor. A Atividade pode ser dividida em quatro momentos. Em um 1 momento, deve ocorrer a exposio de contedo terico a respeito do assunto equao algbrico do 1grau. No 2 momento h a resoluo de exerccios para fixao do contedo e distribuio de tarefas para treinamento em casa. O 3 momento responsvel pela correo das tarefas trazidas pelo aluno, permitindo que o mesmo seja agente da prpria construo do saber, para que ocorra o esclarecimento de eventuais dvidas. E, finalmente, no 4 momento, ser a realizao da atividade pedaggica Domin Equacional para que os alunos possam apreciar e desenvolver o seu conhecimento matemtico e o adquirido. RESULTADOS Para testar os efeitos da atividade, este projeto foi apresentado a uma turma de 7 ano do Ensino Fundamental da escola Larcio Wilson Barbalho. Esta instituio localizase no bairro do Curuamb, na periferia de Ananindeua, no estado do Par. Um dos grandes problemas enfrentados pela escola a falta de acessibilidade, para os alunos cadeirantes. Por se situar em uma parte carente da cidade, os alunos acabam sendo prejudicados na sua educao. Na turma em que executamos a atividade Domin Equacional, havia um aluno cadeirante, e mesmo com as diversas carncias existentes, os alunos tiveram um aproveitamento bastante significativo. Alcanamos a interao entre os alunos sem excluso, ao mesmo tempo em que eles conseguiam absorver com uma maior facilidade o contedo proposto (Equao do 1 Grau). CONCLUSO Cada professor adota uma metodologia diferente ao trabalhar um determinado contedo em sala de aula. Um conceito a que Paulo Freire deu a mxima importncia, e que nem sempre abordado pelos tericos, o de coerncia. Para ele, no possvel adotar diretrizes pedaggicas de modo consequente sem que elas orientem a prtica, at em seus

aspectos mais corriqueiros. "As qualidades e virtudes so construdas por ns no esforo que nos impomos para diminuir a distncia entre o que dizemos e fazemos", escreveu o educador. "Como, na verdade, posso eu continuar falando no respeito dignidade do educando se o ironizo, se o discrimino, se o inibo com minha arrogncia?". Assim, o primeiro passo para se analisar a metodologia dos professores, saber qual o principal objetivo a ser alcanado, e ele a aprendizagem do aluno. Ou seja, qualquer que for o meio que o professor utilize para distribuir conhecimento, esse mtodo tem de ser capaz de fazer todos os alunos compreenderem o assunto. Por isso, praticamente impossvel que o professor consiga que todos os alunos de uma sala de aula aprendam atravs de uma nica proposta pedaggica, especialmente nos casos em que a turma seja composta de um aluno com necessidades especiais. Assim, necessrio utilizar diversas metodologias diferentes. nesse ponto que entra a importncia do professor estar sempre estudando e pesquisando mais.

REFERNCIAS BORIN, J. Jogos e Resoluo de Problemas: uma estratgia para as aulas de matemtica. 5 Ed. So Paulo: CAEM-IME-USP, 2004. DAMBROSIO, U. Educao Matemtica: da teoria prtica. Campinas, So Paulo: Papirus, 14 Edio, 2007. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 2003. MENDES, I. A. Matemtica e Investigao em sala de aula: Tecendo redes cognitivas na aprendizagem. 2ed. Livraria da Fsica.

Potrebbero piacerti anche