Sei sulla pagina 1di 93

1

PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRA

1 DADOS DA EMPRESA: Razo Social Usina de Aucar Santa Terezinha Ltda

CNPJ 75.717.355/0001-29 Inscrio Estadual 901.71238-71 Endereo Lote 246 Gleba Chapec - Iguatem

Municpio Maring Telefone (44) 276-8000 299 (Indstria); 538 Nmero de (Agrcola Funcionrios Mecanizado) e 1442 (Lavoura) 15.61-0 (Usinas de Acar); 01.13-9 CNAE (Cultivo de cana de acar) Responsvel pela Empresa na Implantao do PPRA Sidney Meneguetti Diretor Sinobilino Zanusso Gerente Industrial Marcelino Seiji Takaoka Gerente Agrcola Pedro L. CaldasEng. Segurana do Trabalho Sidnei Barbosa Supervisor de R. Humanos

2 RESPONSVEIS PELA ELABORAO: Nome Profisso Endereo Municpio Telefone


83

Pedro Lopes Caldas Eng. Segurana do Trabalho Lote 246 Gleba Chapec - Iguatem Maring (44) 276 - 8000

E-mail Registro

Caldas@usacucar.com.br

Caldasp@uol.com.br

CREA-PR 4.299/V

3 - RESPONSABILIDADE TCNICA: A responsabilidade do presente programa de preveno de riscos ambientais - ppra, restringe-se, exclusivamente, s avaliaes, recomendaes e parecer realizados pelos peritos, ficando sob inteira responsabilidade da empresa a implantao e

acompanhamento das medidas propostas.

1 1

DOCUMENTO BASE:

Introduo O PPRA tem por objetivos a preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e conseqente controle da ocorrncia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais renovveis. O PPRA um programa institudo pela Portaria 25 de 2/12/94, do Ministrio do Trabalho e Emprego. Poltica de Segurana da Empresa Os diversos aspectos da Segurana e Sade do Trabalhador, incluindo-se a Higiene do Trabalho, so inerentes s atividades ocupacionais, ficando a empresa obrigada a fornecer todos os meios e recursos para que todas as atividades sejam executadas com o mximo de segurana, tanto ao trabalhador, quanto ao meio ambiente, cabendo direo da empresa proporcionar os recursos necessrios para este fim. A Poltica de Segurana e Sade do Trabalhador, fazem parte de uma poltica mas ampla da empresa, uma vez que o PPRA visa a melhoria contnua do ambiente de trabalho.
2

- Pessoal Envolvido As aes do PPRA devem ser desenvolvidas no mbito da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participao dos trabalhadores, sendo sua abrangncia e profundidade dependentes das caractersticas dos riscos identificados em cada setor, bem como das necessidades de controle.
3

- Abrangncia O PPRA parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, estando, portanto articulado com o disposto nas normas regulamentadoras, da Portaria 3.214, de 8 de junho de 1.978, em especial servindo de base para elaborao do PCMSO Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (NR-7) e do Laudo Tcnico de Condies Ambientais do Trabalho. Todos estes
4 83

programas serviro de base para elaborao do PPP Perfil Profissiogrfico Previdencirio (Instruo Normativa 84, de 22/12/02, do Ministrio da Previdncia Social). - Responsabilidades Cabe ao empregador estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA, como atividade permanente da empresa. Para isso a empresa nomeia formalmente os responsveis pela Coordenao e Implementao. Aos trabalhadores cabe colaborar e participar na implantao e execuo do programa, seguindo as orientaes e colaborando no atendimento s recomendaes constantes do mesmo. Cabe tambm informar todas as ocorrncias que, a seu julgamento, possam implicar riscos sua sade.
5

Base O presente PPRA foi elaborado com base na avaliao dos riscos existentes, ou que venham a existir. Nele esto detalhados e especificados os riscos detectados, os possveis danos sade, a gravidade dos riscos. Os dados contidos devero ser analisados e discutidos pelos responsveis pela implementao de os membros da CIPA, ou na ausncia desta, o indicado pela empresa para coordenar as aes atinentes segurana e sade dos trabalhadores.
6

Consideraes Finais O PPRA tem carter permanente, devendo ser avaliado periodicamente ou revisto anualmente. O desenvolvimento do programa (medidas a serem implementadas, cursos, treinamentos, monitoramento ambiental, etc), dever ser registrado de forma a permitir o acompanhamento ao longo do perodo e servir de base para o planejamento das aes da empresa, em matria de segurana e sade dos trabalhadores.
7 2 1

METAS E OBJETIVOS

Metas Proporcionar meio ambientes salubres de trabalho; Assegurar aos trabalhadores condies de sade e bem estar no ambiente de trabalho; Preservar a sade e a integridade fsica dos trabalhadores; Controlar os riscos ambientais capazes de causar danos sade do trabalhador; Prevenir os riscos ocupacionais capazes de provocar doenas e acidentes; Eliminar os riscos ocupacionais capazes de provocar doenas e acidentes; Reduzir ou neutralizar os agentes ambientais a valores compatveis com a segurana do trabalhador; Controlar os resduos slidos, lquidos e gasosos produzido pela empresa; Monitorar e controlar os agentes poluidores, resultantes do processo industrial. Objetivos Informar aos trabalhadores os riscos aos quais esto expostos na execuo de suas atividades; Atender aos critrios de avaliao biolgica estabelecida no Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional; Atender aos critrios de avaliao de qualidade, quanto aos aspectos de melhoria do ambiente de trabalho, qualidade total, social e meio ambiente natural.
2

83

ESTRATGIA E ESTRUTURA

A implantao e acompanhamento do PPRA dever ser feito por uma equipe, especialmente constitudo pela direo da empresa, para este fim. Ter representante da direo da empresa e dos trabalhadores, coordenao e pessoas especialmente indicadas. Os membros indicados para participarem desta equipe devem ter capacidade para buscar o envolvimento e comprometimento das pessoas, fazendo a ligao entre as diversas hierarquias da empresa e os trabalhadores.Devero ter trnsito e poder de deciso para desenvolver o programa e buscar materiais necessrios para atingir as metas e os objetivos propostos.
4 1

METODOLOGIA DE AO

Fase de Antecipao A equipe ou comit deve formar um grupo para anlise prvia de novos projetos ou alteraes, em processo ou ambientes de trabalhos j existentes. A anlise tem por objetivo reconhecer e identificar, ainda na fase de estudos dos novos projetos, eventuais riscos ao trabalhador (antecipao) visando a participao da equipe ou comit, na elaborao de projetos que contemplem medidas de proteo e controle, evitandose assim futuros riscos de acidentes ao trabalhador, quando da entrada em operao de novas instalaes, maquinrios, processos, etc. Fase de Reconhecimento e Identificao dos Riscos Nesta fase, realizar o reconhecimento e identificao dos riscos presentes na empresa, atravs da inspeo de todos os setores. Estes dados serviro de base para elaborar o Mapa de Riscos, Descrio de Cargos e Funes, elaborao do PCMSO, LTCAT, Ordem de Servio, com vistas ao estabelecimento de Prioridades e o Planejamento das Aes. O Reconhecimento e Identificao dos Riscos definiro a fase seguinte que a fase de Avaliao dos Riscos. Permite localizar os riscos, suas fontes geradoras, a abrangncia e vias de propagao, em funo do espao fsico, de setores, sees e postos de trabalho. Permite compreender o processo industrial, identificando e constando a existncia de medidas de controle implementadas, equipamentos e mquinas em uso.
2

Fase de Avaliao dos Riscos A Fase de Avaliao visa medir a concentrao e ou intensidade da exposio aos riscos identificados na Fase de Reconhecimento. Estas avaliaes fornecem dados para o estabelecimento das prioridades, das medidas de controle e das aes relacionadas ao controle mdico.
3

Medidas de Controle Em decorrncia dos resultados obtidos nas fases anteriores e estabelecidas as prioridades, devem ser adotadas e implementadas as medidas de controle dos riscos. Podem ser de carter coletivo, administrativa e individual. As medidas de controle visam: Prevenir a liberao ou disseminao dos agentes no ambiente de trabalho; Reduzir os nveis ou concentrao desses agentes no ambiente de trabalho; Recomendao dos equipamentos de proteo individual.
4

83

8 DESENVOLVIMENTO DO PPRA DIVISO INDUSTRIAL 8.1 - Levantamento dos Riscos Ambientais 8.1.1- Pessoal 8.1.1.1 RISCOS ERGONMICOS: os funcionrios ficam expostos aos riscos de postura inadequada, por situaes de inadaptao das condies de trabalho s caractersticas psicolgicas dos trabalhadores, tais como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, repetitividade dos mesmos membros. FONTE: processo de trabalho e atividades em geral. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 13 DANOS SADE: cansao, dores musculares, leses por esforos repetitivos, fraqueza, tenso e ansiedade. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Pausas durante a jornada; Mveis adequados. MEDIDAS A IMPLANTAR: Implantar programas de ginstica laboral; Treinamento sobre os riscos da atividade 8.1.1.2- RISCO DE INCNDIO: Os trabalhadores ficam expostos ao risco de acidentes por incndio podendo causar graves conseqncias. FONTE: curto-circuito. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 13. DANOS SADE: queimaduras, incndios, intoxicao, inalao. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Sinalizaes; Extintores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamentos sobre combates a incndio; Melhorar a sinalizao dos riscos existentes;
83

8.1.1.3 RISCOS DE ACIDENTES: Os trabalhadores esto exposto a acidentes. FONTE: Mquinas e Equipamentos. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 13. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: Quedas, leses e contuses. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos; Respeitar sinalizaes. MEDIDAS A IMPLANTAR: Exame de audiometria; Uso obrigatrio dos equipamentos de proteo individual e coletiva; Manuteno preventiva de mquinas e equipamentos. 8.1.2- Balana 8.1.2.1 RISCOS DE ACIDENTES: Os trabalhadores esto exposto a acidentes. FONTE: Processos de trabalho e atividades em geral. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 05. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: Quedas, leses e contuses. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos; Sinalizaes. MEDIDAS A IMPLANTAR: Exame de audiometria; Uso obrigatrio dos equipamentos de proteo individual e coletiva; Sinalizar o setor. 8.1.2.2 RISCOS ERGONMICOS: os funcionrios ficam expostos aos riscos de postura inadequada, por situaes de inadaptao das condies de trabalho s caractersticas psicolgicas dos trabalhadores, tais como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, repetitividade dos mesmos membros.
83

FONTE: processo de trabalho e atividades em geral. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. TIPO DE EXPOSIO: Contato N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 05. DANOS SADE: cansao, dores musculares, leses por esforos repetitivos, tenso e ansiedade. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Pausas durante a jornada; Mveis adequados. MEDIDAS A IMPLANTAR: Implantar programas de ginstica laboral; Treinamento sobre os riscos da atividade 8.1.3 Sesmt (Medicina do Trabalho) 8.1.3.1 - BIOLGICOS: os funcionrios esto expostos a contato com microorganismos que podem causar danos a sade. Por isso, necessitam de adoo de medidas para atenuar os efeitos causados aos trabalhadores. FONTE: Fungos, vrus, bactrias e parasitas . TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 03. TIPO DE EXPOSIO: contato,. DANOS SADE: alergias, irritao das vias respiratrias e oftlmicas, intoxicao e acidentes. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Luvas de procedimento; Calados de segurana; Uniformes; Limpar as instalaes e instrumentos. Treinamentos sobre os riscos existentes. Exame mdico de acordo com o PCMSO

83

8.1.3.2 RISCOS ERGONMICOS: os funcionrios ficam expostos aos riscos de postura inadequada, por situaes de inadaptao das condies de trabalho as caractersticas psicolgicas dos trabalhadores, tais como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, repetitividade dos mesmos membros. FONTE: Processo de trabalho e atividade em geral TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 03. DANOS SADE: cansao, dores musculares, leses por esforos repetitivos, fraqueza, tenso e ansiedade. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Pausas durante a jornada; Mveis adequados. MEDIDAS A IMPLANTAR: Adotar normas de biosegurana. 8.1.3.3 RISCOS DE ACIDENTES: Os trabalhadores esto expostos a acidentes. FONTE: Instrumentos de trabalho, quedas, etc; TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 03. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: Quedas, leses e contuses. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos; Uso de equipamentos de proteo individual. MEDIDAS A IMPLANTAR Treinamento sobre os riscos da atividade. 8.1.4 Sesmt (Segurana do Trabalho) 8.1.4.1 RISCOS ERGONMICOS: os funcionrios ficam expostos aos riscos de postura inadequada, por situaes de inadaptao das condies de trabalho s caractersticas psicolgicas dos trabalhadores, tais como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, repetitividade dos mesmos membros.
83

FONTE: processo de trabalho e atividades em geral. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 08. DANOS SADE: cansao, dores musculares, tenso e ansiedade. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Pausas durante a jornada; Mveis adequados. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamento sobre levantamento sobre os riscos da atividade. 8.1.4.2 RISCOS DE ACIDENTES: Os trabalhadores esto expostos a acidentes. FONTE: Instrumentos de trabalho, quedas, etc; TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 08. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: Quedas, leses e contuses. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos; Uso de equipamentos de proteo individual. MEDIDAS A IMPLANTAR Treinamento sobre os riscos da atividade.

8.1.6 Laboratrio 8.1.6.1 - QUMICO: os funcionrios esto expostos a contato com produtos qumicos. Por isso, necessitam de adoo de medidas para atenuar os efeitos causados aos trabalhadores. FONTE: Produtos qumicos utilizados nas atividades como cido clordrico, cido actico, hidrxido de sdio, etc. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente.
83

N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 33. TIPO DE EXPOSIO: contato, inalao. DANOS SADE: alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Uso de respirador purificador de ar; Luvas de borracha; culos de Segurana. Exame mdico de acordo com o PCMSO Treinamentos sobre o uso correto dos equipamentos de proteo individual. Treinamento sobre os riscos de acidentes MEDIDAS A IMPLANTAR: os riscos de acidentes; Instalar exaustor. Adotar normas de biosegurana.
1

RISCOS DE ACIDENTES: Os trabalhadores esto exposto a acidentes.

FONTE: Vidrarias. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 33. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses e contuses. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos; Uso de equipamentos de proteo individual; Treinamento sobre os riscos de acidentes. culos de Segurana. Sinalizar todos os setores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Adotar normas de biosegurana. 8.1.6.3 RISCOS ERGONMICOS: os funcionrios ficam expostos aos riscos de postura inadequada, por situaes de inadaptao das condies de trabalho s caractersticas psicolgicas dos trabalhadores, tais como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, repetitividade dos mesmos membros. FONTE: Processo de trabalho.
83

TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 33. DANOS SADE: cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Pausas durante a jornada; Mveis adequados. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamento sobre os riscos da atividade. 8.1.6.4 - RISCO DE INCNDIO: Os trabalhadores ficam expostos ao risco de acidentes por incndio e exploso, podendo causar graves conseqncias. FONTE: curto-circuito e produtos qumicos. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 33. DANOS SADE: queimaduras, incndios. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Treinamento e sinalizaes; Extintores. EPC (Equipamento de Proteo Coletivo) MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamentos sobre combates a incndio. 8.1.6.5 RISCO FSICO RUDO: Os trabalhadores esto exposto a nveis de rudo acima dos limites permitidos por lei.. FONTE: Triturador. TEMPO DE EXPOSIO: 04 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e intermitente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 33. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses do aparelho auditivo, tonturas.
83

MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos; Uso de protetores auditivos; Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. EPC (Equipamento de Proto Coletivo) MEDIDAS A IMPLANTAR: Normas de procedimentos opercionais. 8.1.7 - Moenda 8.1.7.1 RISCOS DE ACIDENTES: Os trabalhadores esto exposto a acidentes. FONTE: Mquinas e equipamentos e instalaes em geral. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 44. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses, quedas e contuses. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos. Uso de equipamentos de proteo individual. Treinamento sobre os riscos de acidentes. Sinalisao de todos os setores. MEDIDAS A IMPLANTAR Manuteno do programa 5S 8.1.7.2 RISCOS ERGONMICOS: os funcionrios ficam expostos aos riscos de postura inadequada, por situaes de inadaptao das condies de trabalho s caractersticas psicolgicas dos trabalhadores, tais como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, repetitividade dos mesmos membros. FONTE: Processo de trabalho. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 44. DANOS SADE: cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Pausas durante a jornada.
83

Treinamento sobre os riscos da atividade. Sinalisao de todos os setores.

MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1.7.3 - POSSIBILIDADE DE INCNDIO: Os trabalhadores ficam expostos ao risco de acidentes por incndio e exploso, podendo causar graves conseqncias. FONTE: curto-circuito, mquinas e equipamentos, leos e graxas . TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 44. DANOS SADE: queimaduras, incndios. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Extintores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamentos sobre combates a incndio. 8.1.7.4 RISCO FSICO RUDO: Os trabalhadores esto exposto a nveis de rudo acima dos limites permitidos por lei.. FONTE: Mquinas e equipamentos. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 44. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: trauma acustico, tonturas. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos. Uso de protetores auditivos. Treinamento sobre o uso dos EPIs. ( protetores auditivos) MEDIDAS A IMPLANTAR: 8.1.7.5 RISCO QUMICO: os funcionrios esto expostos a contato com produtos qumicos. Por isso, necessitam de adoo de medidas para atenuar os efeitos causados aos trabalhadores.
83

FONTE: Graxas, leos e lubrificantes TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 22. TIPO DE EXPOSIO: contato, inalao. DANOS SADE: alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Uso de respirador purificador de ar; Luvas de borracha ou protetor qumico. Creme de proteo para a pele. Treinamentos sobre o uso correto dos equipamentos de proteo individual. Exame mdico de acordo com o PCMSO. Treinamento sobre os riscos de acidentes. MEDIDAS A IMPLANTAR: 8.1.7.6 RISCOS FSICO RADIAO NO IONIZANTE: Os trabalhadores esto expostos a acidentes com processos de solda gerando radiao no ionizante. FONTE: Chapisco, enchimento de peas metlicas com eletrodos ( Ver composio do eletrodo). TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 05. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: Queimaduras e doenas respiratrias. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos; Uso de equipamentos de proteo individual; Mscara respiratria e culos de tonalidade escura. Sinalizar todos os setores; Treinamento de preveno de acidentes MEDIDAS A IMPLANTAR: 8.1.7.7 RISCO QUMICO: os funcionrios esto expostos a fumos metlicos proveniente do processo de soldagem.
83

FONTE: Solda com eletrodos a base de mangans. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 05. TIPO DE EXPOSIO: contato, inalao. DANOS SADE: alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Uso de respirador purificador de ar. Treinamentos sobre o uso correto dos equipamentos de proteo individual. Exame mdico de acordo com o PCMSO. Treinamento sobre os riscos de acidentes. MEDIDAS A IMPLANTAR: Melhoria no posto de trabalho. 8.1.8 Destilaria 8.1.8.1 RISCOS DE ACIDENTES: Os trabalhadores esto exposto a acidentes. FONTE: Mquinas e equipamentos e instalaes em geral. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 13. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses, quedas e contuses. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos; Uso de equipamentos de proteo individual; Treinamento sobre os riscos de acidentes. Sinalizar todos os setores. MEDIDAS A IMPLANTAR: 8.1.8.2 RISCOS ERGONMICOS: os funcionrios ficam expostos aos riscos de postura inadequada, por situaes de inadaptao das condies de trabalho s caractersticas psicolgicas dos trabalhadores, tais como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, repetitividade dos mesmos membros. FONTE: Processo de trabalho.
83

TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 13. DANOS SADE: cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Pausas durante a jornada. Treinamento sobre os riscos da atividade. MEDIDAS A IMPLANTAR: 8.1.8.3 - POSSIBILIDADE DE INCNDIO/EXPLOSO: Os trabalhadores ficam expostos ao risco de acidentes por incndio e exploso, podendo causar graves conseqncias. FONTE: curto-circuito, mquinas e equipamentos, vapores de lcool . TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 13. DANOS SADE: queimaduras, incndios. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Extintores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamentos sobre combates a incndio. 8.1.8.4 RISCO FSICO RUDO: Os trabalhadores esto exposto a nveis de rudo acima dos limites permitidos por lei.. FONTE: Mquinas e equipamentos. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 13. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses do aparelho auditivo, tonturas. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos; Uso de protetores auditivos;
83

Treinamento sobre os riscos de acidentes. Treinamento e uso de EPIs (Protetor auditivo)

MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno dos equipamentos. 8.1.8.5 RISCO QUMICO: os funcionrios esto expostos a produtos qumicos. FONTE: lcool, cido Sulfurico, Soda Caustica, Ciclo Hexano, Dispersante, Antiespumante, Bactericita. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 15. TIPO DE EXPOSIO: contato, inalao. DANOS SADE: alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Uso de respirador purificador de ar. Treinamentos sobre o uso correto dos equipamentos de proteo individual; Exame mdico de acordo com o PCMSO; Treinamento sobre os riscos de acidentes. MEDIDAS A IMPLANTAR: Adotar normas de biosegurana. 8.1.9 ARMAZEM DE ACCAR 8.1.9.1 RISCOS DE ACIDENTES: Os trabalhadores esto exposto a acidentes. FONTE: Mquinas e equipamentos e instalaes em geral. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 16. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses, quedas e contuses. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO.
83

Uso de equipamentos de proteo individual. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Sinalizao de todos os setores.

MEDIDAS A IMPLANTAR: Melhorar a iluminao 8.1.9.2 RISCOS ERGONMICOS: os funcionrios ficam expostos aos riscos de postura inadequada, por situaes de inadaptao das condies de trabalho s caractersticas psicolgicas dos trabalhadores, tais como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, repetitividade dos mesmos membros. FONTE: Processo de trabalho. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 13. DANOS SADE: cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Pausas durante a jornada.. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamento sobre os riscos da atividade. 8.1.9.3 - POSSIBILIDADE DE EXPLOSO: Os trabalhadores ficam expostos ao risco de acidentes por exploso, podendo causar graves conseqncias. FONTE: curto-circuito, mquinas e equipamentos e poeiras de acar em suspenso. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 13. DANOS SADE: queimaduras, incndios. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Extintores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamentos sobre combates a incndio. Abafador ant-chamas para escapamento de veiculos e equipamentos. 8.1.9.4 RISCO FSICO RUDO: Os trabalhadores esto exposto a nveis de rudo acima dos limites permitidos por lei..
83

FONTE: Mquinas e equipamentos. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 13. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses do aparelho auditivo, tonturas. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos; Uso de protetores auditivos; Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S 8.1.10 - FABRICAO DE ACAR 8.1.10.1 RISCOS DE ACIDENTES: Os trabalhadores esto exposto a acidentes. FONTE: Mquinas e equipamentos e instalaes em geral. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 26 TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses, quedas e contuses. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de equipamentos de proteo individual. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Sinalizaao de todos os setores. MEDIDAS A IMPLANTAR: 8.1.10.2 RISCOS ERGONMICOS: os funcionrios ficam expostos aos riscos de postura inadequada, por situaes de inadaptao das condies de trabalho s caractersticas psicolgicas dos trabalhadores, tais como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, repetitividade dos mesmos movimentos. FONTE: Processo de trabalho.
83

TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 26. DANOS SADE: cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Pausas durante a jornada.. Treinamento sobre os riscos da atividade e uso de EPIs. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1.10.3 RISCO FSICO RUDO: Os trabalhadores esto exposto a nveis de rudo acima dos limites permitidos por lei.. FONTE: Mquinas e equipamentos. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 26 TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses do aparelho auditivo, tonturas. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de protetores auditivos. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1.11 TRATAMENTO DE GUA 8.1.11.1 RISCOS DE ACIDENTES: Os trabalhadores esto exposto a acidentes. FONTE: Mquinas e equipamentos e instalaes em geral. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 1.
83

TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses, quedas e contuses. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de equipamentos de proteo individual. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Sinalizao de todos os setores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. Programa de biosegurana. 8.1.11.2 RISCOS ERGONMICOS: os funcionrios ficam expostos aos riscos de postura inadequada, por situaes de inadaptao das condies de trabalho s caractersticas psicolgicas dos trabalhadores, tais como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, repetitividade dos mesmos membros. FONTE: Processo de trabalho. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 1. DANOS SADE: cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Pausas durante a jornada.. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamento sobre os riscos da atividade. 8.1.11.3 RISCO FSICO RUDO: Os trabalhadores esto exposto a nveis de rudo acima dos limites permitidos por lei.. FONTE: Mquinas e equipamentos. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 1. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses do aparelho auditivo, tonturas.
83

MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de protetores auditivos. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1.11.4 RISCO QUMICO: os funcionrios esto expostos a produtos qumicos. FONTE: Soda Caustica, Sulfato de alumnio,Cloreto de Sdio. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 1. TIPO DE EXPOSIO: contato, inalao. DANOS SADE: alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Uso de respirador purificador de ar; Luva de proteo. Exame mdico de acordo com o PCMSO. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1.12 TRANSPORTE 8.1.11.1 RISCOS DE ACIDENTES: Os trabalhadores esto exposto a acidentes. FONTE: Mquinas e equipamentos e instalaes em geral. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 04. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses, quedas, contuses e acidentes de trnsito. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de equipamentos de proteo individual.
83

Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs.

MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. Treinamento de direo defenciva. Sinalizar todos os setores. 8.1.12.2 RISCOS ERGONMICOS: os funcionrios ficam expostos aos riscos de postura inadequada, por situaes de inadaptao das condies de trabalho s caractersticas psicolgicas dos trabalhadores, tais como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, repetitividade dos mesmos membros. FONTE: Processo de trabalho. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 04. DANOS SADE: cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Pausas durante a jornada. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamento sobre posturas corretas os riscos da atividade. 8.1.12.3 RISCO FSICO RUDO: Os trabalhadores esto exposto a nveis de rudo. FONTE: Mquinas e equipamentos. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 04. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses do aparelho auditivo, tonturas e fadiga. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de protetores auditivos; Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S.
83

8.1.13 ADMINISTRAO INDUSTRIAL 8.1.13.1 RISCOS DE ACIDENTES: Os trabalhadores esto exposto a acidentes. FONTE: Mquinas e equipamentos e instalaes em geral. TEMPO DE EXPOSIO: 06 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 10. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses, quedas, contuses e acidentes de transito. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de equipamentos de proteo individual. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Sinalizao de todos os setores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamento de direo defenciva. Manuteno do programa 5S. 8.1.13.2 RISCOS ERGONMICOS: os funcionrios ficam expostos aos riscos de postura inadequada, por situaes de inadaptao das condies de trabalho s caractersticas psicolgicas dos trabalhadores, tais como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, repetitividade dos mesmos membros. FONTE: Processo de trabalho. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 10. DANOS SADE: cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Pausas durante a jornada.. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamento sobre os riscos da atividade. Equipamento ergonmicos. 8.1.13.3 RISCO FSICO RUDO: Os trabalhadores esto exposto a nveis de rudo.
83

FONTE: Mquinas e equipamentos. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e intermitente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 08. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses do aparelho auditivo, tonturas. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de protetores auditivos. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Sinalizao de todos os setores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1.13.4 -RISCO QUMICO: os funcionrios esto expostos a produtos qumicos. FONTE: Soda Caustica, Sulfato de alumnio,Cloreto de Sdio, etc. TEMPO DE EXPOSIO: Eventual MODO DE EXPOSIO: Contato. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 10. TIPO DE EXPOSIO: contato, inalao. DANOS SADE: alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Uso de respirador purificador de ar. Luva de proteo. Treinamentos sobre o uso correto dos equipamentos de proteo individual EPIs. Exame mdico de acordo com o PCMSO. Treinamento sobre os riscos de acidentes. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1.14 ALMOXARIFADO INDUSTRIAL 8.1.14.1 RISCOS DE ACIDENTES: Os trabalhadores esto exposto a acidentes. FONTE: Mquinas e equipamentos e instalaes em geral.
83

TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 08. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses, quedas e contuses. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de equipamentos de proteo individual. Treinamento sobre os riscos de acidentes uso de EPIs. Sinalizao todos os setores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1.14.2 RISCOS ERGONMICOS: os funcionrios ficam expostos aos riscos de postura inadequada, por situaes de inadaptao das condies de trabalho s caractersticas psicolgicas dos trabalhadores, tais como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, repetitividade dos mesmos membros. FONTE: Processo de trabalho. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 08. DANOS SADE: cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Pausas durante a jornada.. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamento sobre os riscos da atividade. 8.1.14.3 RISCO FSICO RUDO: Os trabalhadores esto exposto a nveis de rudo. FONTE: Mquinas e equipamentos. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 08.
83

TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses do aparelho auditivo, tonturas. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de protetores auditivos. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Sinalizao de todos os setores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1.14.4 -RISCO QUMICO: os funcionrios esto expostos a produtos qumicos. FONTE: Soda Caustica, Sulfato de alumnio,Cloreto de Sdio, etc.verificar TEMPO DE EXPOSIO: Eventual. MODO DE EXPOSIO: contato. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 08. TIPO DE EXPOSIO: contato, inalao. DANOS SADE: alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Uso de respirador purificador de ar. Luva de proteo. Treinamentos sobre o uso correto dos equipamentos de proteo individual; Exame mdico de acordo com o PCMSO. Treinamento sobre os riscos de acidentes. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1.15 MANUTENO MECNICA INDUSTRIAL 8.1.15.1 RISCOS DE ACIDENTES: Os trabalhadores esto exposto a acidentes. FONTE: Mquinas e equipamentos e instalaes em geral. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 14. TIPO DE EXPOSIO: Contato.
83

DANOS SADE: leses, quedas e contuses. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de equipamentos de proteo individual. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Sinalizao de todos os setores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1.15.2 RISCOS ERGONMICOS: os funcionrios ficam expostos aos riscos de postura inadequada, por situaes de inadaptao das condies de trabalho s caractersticas psicolgicas dos trabalhadores, tais como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, repetitividade dos mesmos membros. FONTE: Processo de trabalho. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 14. DANOS SADE: cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Pausas durante a jornada.. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamento sobre os riscos da atividade. 8.1.15.3 RISCO FSICO RUDO: Os trabalhadores esto exposto a nveis de rudo. FONTE: Mquinas e equipamentos. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 14. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses do aparelho auditivo, tonturas. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de protetores auditivos.
83

Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Sinalizao de todos os setores. Manuteno dos equipamentos.

MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1.15.4 -RISCO QUMICO: os funcionrios esto expostos a produtos qumicos. FONTE: Soda Caustica, Sulfato de alumnio,Cloreto de Sdio, etc.verificar TEMPO DE EXPOSIO: eventual. MODO DE EXPOSIO: contato. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 14. TIPO DE EXPOSIO: contato, inalao. DANOS SADE: alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Uso de respirador purificador de ar. Luva de proteo. Treinamentos sobre o uso correto dos equipamentos de proteo individual; Exame mdico de acordo com o PCMSO; Treinamento sobre os riscos de acidentes. Sinalizao de todos os setores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S 8.1.15.5 - POSSIBILIDADE DE INCNDIO: Os trabalhadores ficam expostos ao risco de acidentes por incndio, podendo causar graves conseqncias. FONTE: curto-circuito, mquinas e equipamentos. TEMPO DE EXPOSIO: Intermitente. MODO DE EXPOSIO: Contato. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 14. DANOS SADE: queimaduras, incndios. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Extintores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamentos sobre combates a incndio. Brigada de incndio.
83

8.1.16 MANUTENO ELTRICA INDUSTRIAL 8.1.16.1 RISCOS DE ACIDENTES: Os trabalhadores esto exposto a acidentes. FONTE: Mquinas e equipamentos e instalaes em geral. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 12. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses, quedas e contuses. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos. Uso de equipamentos de proteo individual. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Sinalizao de todos os setores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1.16.2 RISCOS ERGONMICOS: os funcionrios ficam expostos aos riscos de postura inadequada, por situaes de inadaptao das condies de trabalho s caractersticas psicolgicas dos trabalhadores, tais como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, repetitividade dos mesmos membros. FONTE: Processo de trabalho. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 12. DANOS SADE: cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Pausas durante a jornada. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamento sobre os riscos da atividade. 8.1.16.3 RISCO FSICO RUDO: Os trabalhadores esto exposto a nveis de rudo. FONTE: Mquinas e equipamentos.
83

TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 12. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses do aparelho auditivo, tonturas. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos. Uso de protetores auditivos. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Manuteno dos equipamento. Sinalizao dos setores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Abafador do ruidos para as saidas de vapor. 8.1.16.4 -RISCO QUMICO: os funcionrios esto expostos a produtos qumicos. FONTE: Soda Caustica, Sulfato de alumnio,Cloreto de Sdio, etc.verificar TEMPO DE EXPOSIO: intermitente. MODO DE EXPOSIO: eventual. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 12. TIPO DE EXPOSIO: contato, inalao. DANOS SADE: alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Uso de respirador purificador de ar. Luva de proteo. Treinamentos sobre o uso correto dos equipamentos de proteo individual. Exame mdico de acordo com o PCMSO. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1.16.5 - POSSIBILIDADE DE INCNDIO: Os trabalhadores ficam expostos ao risco de acidentes por incndio, podendo causar graves conseqncias. FONTE: curto-circuito, mquinas e equipamentos. TEMPO DE EXPOSIO: Eventual.
83

MODO DE EXPOSIO: Contato. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 15. DANOS SADE: queimaduras, incndios. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Extintores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamentos sobre combates a incndio. 8.1.17 INSTRUMENTAO 8.1.17.1 RISCOS DE ACIDENTES: Os trabalhadores esto exposto a acidentes. FONTE: Mquinas e equipamentos e instalaes em geral. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 03. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses, quedas e contuses. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de equipamentos de proteo individual. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Sinalizao de todos os setores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1.17.2 RISCOS ERGONMICOS: os funcionrios ficam expostos aos riscos de postura inadequada, por situaes de inadaptao das condies de trabalho s caractersticas psicolgicas dos trabalhadores, tais como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, repetitividade dos mesmos membros. FONTE: Processo de trabalho. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 03.
83

DANOS SADE: cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Pausas durante a jornada.. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamento sobre os riscos da atividade. 8.1.17.3 RISCO FSICO RUDO: Os trabalhadores esto exposto a nveis de rudo. FONTE: Mquinas e equipamentos. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 03. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses do aparelho auditivo, tonturas. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de protetores auditivos. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Manuteno dos equipamentos. MEDIDAS A IMPLANTAR: Abafador de ruidos para as saidas de vapor. Manuteno do programa 5S. 8.1.17.4 RISCO QUMICO: os funcionrios esto expostos a produtos qumicos. FONTE: Soda Caustica, Sulfato de alumnio,Cloreto de Sdio, etc.verificar TEMPO DE EXPOSIO: intermitente. MODO DE EXPOSIO: Contato. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 03. TIPO DE EXPOSIO: contato, inalao. DANOS SADE: alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Uso de respirador purificador de ar. Luva de proteo. Treinamento sobre os riscos de acidentes uso de EPIs.
83

Exame mdico de acordo com o PCMSO.

MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1.17.5 - POSSIBILIDADE DE INCNDIO: Os trabalhadores ficam expostos ao risco de acidentes por incndio, podendo causar graves conseqncias. FONTE: curto-circuito, mquinas e equipamentos. TEMPO DE EXPOSIO: Intermitente. MODO DE EXPOSIO: Contato. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 03. DANOS SADE: queimaduras, incndios. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Extintores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamentos sobre combates a incndio. 8.1.18 MONTAGEM INDUSTRIAL 8.1.18.1 RISCOS DE ACIDENTES: Os trabalhadores esto exposto a acidentes. FONTE: Mquinas e equipamentos e instalaes em geral. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 10. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses, quedas e contuses. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de equipamentos de proteo individual; Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Sinalizao de todos os setores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manutenao do programa 5S. 8.1.18.2 RISCOS ERGONMICOS: os funcionrios ficam expostos aos riscos de postura inadequada, por situaes de inadaptao das condies de trabalho s caractersticas
83

psicolgicas dos trabalhadores, tais como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, repetitividade dos mesmos membros. FONTE: Processo de trabalho. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 10. DANOS SADE: cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Pausas durante a jornada.. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamento sobre os riscos da atividade. 8.1.18.3 RISCO FSICO RUDO: Os trabalhadores esto exposto a nveis de rudo. FONTE: Mquinas e equipamentos. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 10. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses do aparelho auditivo, tonturas. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de protetores auditivos. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Manuteno dos equipamentos. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manutenao do programa 5S. 8.1.18.4 -RISCO QUMICO: os funcionrios esto expostos a produtos qumicos. FONTE: Soda Caustica, Sulfato de alumnio,Cloreto de Sdio, etc.verificar TEMPO DE EXPOSIO: Eventual. MODO DE EXPOSIO: contato.
83

N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 10. TIPO DE EXPOSIO: contato, inalao. DANOS SADE: alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Uso de respirador purificador de ar; Luva de proteo. Exame mdico de acordo com o PCMSO. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Manuteno dos equipamentos. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manutenao do programa 5S. 8.1.18.5 - POSSIBILIDADE DE INCNDIO/EXPLOSO: Os trabalhadores ficam expostos ao risco de acidentes por incndio, podendo causar graves conseqncias. FONTE: curto-circuito, mquinas e equipamentos. TEMPO DE EXPOSIO: Eventual. MODO DE EXPOSIO: Contato. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 10. DANOS SADE: queimaduras, incndios. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Extintores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamentos sobre combates a incndio. 8.1.19 CALDEIRA 8.1.19.1 RISCOS DE ACIDENTES: Os trabalhadores esto exposto a acidentes. FONTE: Mquinas e equipamentos e instalaes em geral. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 17. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses, quedas, queimaduras e contuses.
83

MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de equipamentos de proteo individual. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Sinalizar todos os setores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1.19.2 RISCOS ERGONMICOS: os funcionrios ficam expostos aos riscos de postura inadequada, por situaes de inadaptao das condies de trabalho s caractersticas psicolgicas dos trabalhadores, tais como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, repetitividade dos mesmos membros. FONTE: Processo de trabalho. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 17. DANOS SADE: cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Pausas durante a jornada.. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamento sobre os riscos da atividade. 8.1.19.3 RISCO FSICO RUDO: Os trabalhadores esto exposto a nveis de rudo. FONTE: Mquinas e equipamentos. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 17. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses do aparelho auditivo, tonturas. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de protetores auditivos; Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Sinalizao de todos os setores.
83

Manuteno dos equipamentos.

MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1.19.4 -RISCO QUMICO: os funcionrios esto expostos a produtos qumicos. FONTE: Soda Caustica, Sulfato de alumnio,Cloreto de Sdio, etc.verificar TEMPO DE EXPOSIO: Eventual. MODO DE EXPOSIO: contato. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 17. TIPO DE EXPOSIO: contato, inalao. DANOS SADE: alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Uso de respirador purificador de ar. Luva de proteo. Exame mdico de acordo com o PCMSO. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Sinalizao de todos os setores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1.19.5 - POSSIBILIDADE DE INCNDIO: Os trabalhadores ficam expostos ao risco de acidentes por incndio, podendo causar graves conseqncias. FONTE: curto-circuito, mquinas e equipamentos. TEMPO DE EXPOSIO: Eventual. MODO DE EXPOSIO: Contato. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 17. DANOS SADE: queimaduras, incndios. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Extintores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamentos sobre combates a incndio. 8.1. 20 RECEPO DE CANA
83

8.1.20.1 RISCOS DE ACIDENTES: Os trabalhadores esto exposto a acidentes. FONTE: Mquinas e equipamentos e instalaes em geral. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 44. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses, quedas e contuses. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de equipamentos de proteo individual; Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Sinalizao de todos os setores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1.20.2 RISCOS ERGONMICOS: os funcionrios ficam expostos aos riscos de postura inadequada, por situaes de inadaptao das condies de trabalho s caractersticas psicolgicas dos trabalhadores, tais como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, repetitividade dos mesmos membros. FONTE: Processo de trabalho. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 44. DANOS SADE: cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Pausas durante a jornada.. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamento sobre os riscos da atividade. 8.1.20.3 RISCO FSICO RUDO: Os trabalhadores esto exposto a nveis de rudo. FONTE: Mquinas e equipamentos. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia.
83

MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 44. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses do aparelho auditivo, tonturas. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de protetores auditivos. Treinamento sobre os riscos de acidentes euso de EPIs. Manuteno dos equipamentos. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1. 21 CONSTRUOCIVIL 8.1.21.1 RISCOS DE ACIDENTES: Os trabalhadores esto exposto a acidentes. FONTE: Mquinas e equipamentos e instalaes em geral. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 17. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses, quedas e contuses. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de equipamentos de proteo individual; Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Sinalizar todos os setores. Manuteno dos equipamentos. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1.21.2 RISCOS ERGONMICOS: os funcionrios ficam expostos aos riscos de postura inadequada, por situaes de inadaptao das condies de trabalho s caractersticas psicolgicas dos trabalhadores, tais como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, repetitividade dos mesmos membros. FONTE: Processo de trabalho. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia
83

MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 17. DANOS SADE: cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Pausas durante a jornada.. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamento sobre os riscos da atividade. 8.1.21.3 RISCO FSICO RUDO: Os trabalhadores esto exposto a nveis de rudo. FONTE: Mquinas e equipamentos. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 17. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses do aparelho auditivo, tonturas. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de protetores auditivos. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Manuteno dos equipamentos. Sinalizao de todos os setores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. Implantar abafadores de ruido nas saidas de vapor. 8.1.19.4 -RISCO QUMICO: os funcionrios esto expostos a produtos qumicos. FONTE: cimento e cal (virgem e hidratado) TEMPO DE EXPOSIO: Eventual. MODO DE EXPOSIO: contato. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 17. TIPO DE EXPOSIO: contato, inalao.

83

DANOS SADE: alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao, queimaduras e acidentes. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Uso de respirador purificador de ar. Luva de proteo. Exame mdico de acordo com o PCMSO. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Sinalizao de todos os setores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S. 8.1. 22 TRATAMENTO DE CALDO 8.1.22.1 RISCOS DE ACIDENTES: Os trabalhadores esto exposto a acidentes. FONTE: Mquinas e equipamentos e instalaes em geral. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 23. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses, quedas e contuses. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de equipamentos de proteo individual. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Sinalizao de todos os setores. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S.

8.1.22.2 RISCOS ERGONMICOS: os funcionrios ficam expostos aos riscos de postura inadequada, por situaes de inadaptao das condies de trabalho s caractersticas psicolgicas dos trabalhadores, tais como: desorganizao do trabalho, sobrecarga muscular, fadiga, repetitividade dos mesmos membros. FONTE: Processo de trabalho. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 23.
83

DANOS SADE: cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Pausas durante a jornada.. MEDIDAS A IMPLANTAR: Treinamento sobre os riscos da atividade. 8.1.22.3 RISCO FSICO RUDO: Os trabalhadores esto exposto a nveis de rudo. FONTE: Mquinas e equipamentos. TEMPO DE EXPOSIO: 08 horas por dia. MODO DE EXPOSIO: Habitual e permanente. N. DE FUNCIONRIOS EXPOSTOS: 23. TIPO DE EXPOSIO: Contato. DANOS SADE: leses do aparelho auditivo, tonturas. MEDIDAS DE CONTROLE EXISTENTE: Exames Peridicos de acordo com o PCMSO. Uso de protetores auditivos. Treinamento sobre os riscos de acidentes e uso de EPIs. Sinalizao de todos os setores. Manuteno dos equipamentos. MEDIDAS A IMPLANTAR: Manuteno do programa 5S.

DIVISO AGRCOLA

9 RECONHECIMENTO DOS RISCOS 9.1 - APLICAO DE AGROTXICOS (Manual, motorizada e Area) 9.1.1 - Riscos: - Contato com animais peonhentos e insetos; - Exposio a produtos qumicos (Inseticidas, Herbicidas e Adjuvantes); - Rede de energia eltrica; - Ruido (operador de trator) 9.1. 2 - Recomendaes: - No aplicar o produto contra o vento;
83

- Antes de aplicar qualquer produto, ler com ateno as instrues no rtulo; - Evite contato com o produto na pele e olhos; - No fume, no beba e no coma durante a aplicao; - No utilizar equipamentos com vazamento; - No tentar desentupir os bicos , orifcios, vlvulas com a boca; - Procure imediatamente o mdico em casos ou suspeita de intoxicao levando o rtulodo produto; - Utilizar os equipamentos de segurana; - Sinalizar a rede de energia eltrica (bandeiras). - Sempre sob superviso do tcnico de segurana ou o engenheiro de segurana ou meio de comunicao disponvel 9.1. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva: - culos de segurana; - Conjunto p/aplicao de herbicida; - Luvas e botas de borrachas; - Respirador descartvel e ou Respirador com filtro qumico; - Botinas de segurana; - Chapu de palha ou bon tipo touca rabe; - Protetor auditivo auricular (quando operar mquinas). 9.1. 4 - Mquinas e Equipamentos: - Pulverizador costal; - Pulverizador hidrulico, mais trator agrcola; - Avio (servios de terceiros); - Trator agrcola. 9.1 - APLICAO DE AGROTXICOS (Manual) 9.1.1 - Riscos: - Contato com animais peonhentos e insetos; - Exposio a produtos qumicos (Inseticidas, Herbicidas e Adjuvantes); - Rede de energia eltrica;
1

2 Recomendaes:

- No aplicar o produto contra o vento; - Antes de aplicar qualquer produto, ler com ateno as instrues no rtulo; - Evite contato com o produto na pele e olhos; - No fume, no beba e no coma durante a aplicao; - No utilizar equipamentos com vazamento; - No tentar desentupir os bicos , orifcios, vlvulas com a boca; - Procure imediatamente o mdico em casos ou suspeita de intoxicao levando o rtulodo produto; - Utilizar os equipamentos de segurana; - Sempre sob superviso do tcnico de segurana ou o engenheiro de segurana ou meio de comunicao disponvel 9.1. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva: - culos de segurana; - Conjunto p/aplicao de herbicida;
83

- Luvas e botas de borrachas; - Respirador descartvel e ou Respirador com filtro qumico; - Botinas de segurana; - Chapu de palha ou bon tipo touca rabe; 9.1. 4 - Mquinas e Equipamentos: - Pulverizador costal; - Pulverizador hidrulico, mais camnho - Avio (servios de terceiros); 9. 2 - PREPARO DE SOLO (Aplicao de calcrio, gradagem, arao, manuteno de estradas) 9.2.1 - Riscos: Poeiras; Ruido (tratores e equipamentos) - Tombamentos de tratores em terrenos ondulados e esburacados; - Exposio a acidentes com mquinas e equipamentos; - Coliso com postes, estirantes e troncos balisadores; - Tombamentos de caminhes basculantes ao descarregar o calcrio; - Verificar todos os dispositivos de segurana das mquinas e tratores antes de iniciar; - Contato com animais peonhentos e insetos. 9.2.2 - Recomendaes ao trabalhador: - Usar respirador descartvel, quando em alta concentrao; - Usar botinas segurana; - Balizamento nos postes de energia e seus estirantes. Usar cinto de segurana. Usar protetores auditivos. 9.2. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva: - Luvas de raspa ( quando necessrio); - Botinas de segurana; - Protetor auditivo auricular. 9. 2. 4 - Mquinas e Equipamentos: - Tratores e Equipamentos agrcola; - Implementos agrcola. 9. 3 - PREPARO DO SOLO (Queima de palha de cana, destocas, fechamento de eroses, catao de tocos e razes, topografia, terraos e carreadores). 9. 3.1 - Riscos: - Exposio a poeiras e fumaa; - Contato com animais peonhentos e insetos; - Rudos dos tratores; - Acidentes por quedas de rvores; - Levantamento de troncos e razes; - Descarga eltricas atmosfricas; - Queda lateral dos tratores.
83

9. 3. 2 - Recomendaes: - Fazer o aceiramento e verificar a posio do vento, fazer queimada por etapas; - Cuidado com troncos, buracos e animais peonhentos ao transitar na rea; - Cuidado ao operar os tratores; - Verificar manuteno das mquinas e dispositivos de segurana(cabina de proteo); - Usar equipamentos de proteo individual e coletiva; - Fazer uso do cinto de segurana veicular. 9. 3. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva: - Luvas de raspa de couro e nitrlica, quando necessrio; - Protetor auditivo(operadores de trator) 9. 4 - PLANTIO DE CANA-DE-ACAR ( Sulcao com adubao e distribuio e repicar cana-de-acar nos sulcos, cobrio e adubao, recobrio com enxadas). 9. 4.1 - Riscos: - Rudo dos tratores(operadores de trator) - Ferimentos com ferramentas cortantes manuais(faco); - Queda de bags; - Exposio a poeiras; - Quedas de pessoas da carga de cana-de-acar do caminho; Contato com animais peonhentos e insetos; Tombamento de tratores e equipamentos. 9. 4. 2 - Recomendaes: - Usar protetor auditivo(tratoristas e operadores de equipamentos); - Uso de EPIs; - No deixar bags suspensos aps carregar as adubadeiras para evitar quedas; - Usar ferramenta adequada para retirar o resto do pino; No fazer cargas acima dos fueiros; Tomar os devidos cuidados ao utilizar os caminhes munck. - Verificar manuteno das mquinas e implementos e dispositivos de segurana, cabina de proteo; 9. 4. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva: - Protetor auricular; - Luvas de raspa cano curto; - Perneiras, luvas, toca rabe (repicador de cana no sulco); - Botinas de segurana. - Trabalhar em fila indiana; - Mscara respiratria (adubao); - Luvas nitrlica. - Luvas em grafatex pigmentada para plantio. 9. 4. 4 - Equipamentos Utilizados: - Sulcador + trator; - Caminho guindaste(munck);
83

- Bags (sistema sacolo); - Enxadas e faces; - Cobridor + trator. 9. 5 - CAPINA MANUAL 9. 5. 1 - Riscos: - Corte ao deslocar com a enxadas e faces ao amolar os mesmos; - Contato com animais peonhentos e insetos; - Leses nos olhos pela folha da cana-de-acar. 9. 5. 2 - Recomendaes: - Olhar com ateno para os lugares onde caminha, a fim de evitar acidentes com animais peonhentos; - Usar EPIs; - Trabalhar em fila indiana; 9. 5. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva: - Usar camisas de mangas compridas; - Usar chapu de palha ou bon tipo touca rabe; - Usar luvas de segurana; - Usar botinas de segurana; - Usar culos de proteo; Usar perneira. Cabo de proteo para lima. 9. 5. 4 - Equipamentos Utilizados: - Enxadas; - Lima para amolar. 9. 6 QUEIMA DA CANA-DE-ACAR 9. 6. 1 - Riscos: - Exposio a gases (fumaa); - Probabilidade de incndio, em reas vizinhas; - Contato com animais peonhentos e insetos; - Cortes causados pelas folhas da cana-de-acar; - Queimaduras. 9. 6. 2 - Recomendaes: - No ficar prximo do fogo; - Antes de iniciar a queimada, verificar a posio do vento; - Aceirar toda rea; - Realizar a queimada por etapas; - Olhar com ateno para os lugares onde caminha, a fim de evitar acidentes e picadas por animais peonhentos; - Utilizar o caminho pipa como preveno; - Usar os EPIs. - No entrar no canavial a ser queimado. 9. 6. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva:
83

- Camisa de mangas compridas; - Bon tipo touca arabe; - Luva de raspa de couro; - culos de segurana ampla viso; - Botinas de segurana. - Utilizar roupa especial para a queima. 9. 6. 4 - Equipamentos Utilizados: - Trator + aceirador; - Caminho pipa; - Faces; 9.7 - CORTE DE CANA-DE-ACAR PARA INDSTRIA, PLANTIO E ANLISE LABORATORIAL 9.7.1 - Riscos: - Ferramentas manuais cortantes; - Contato com animais peonhentos e insetos; - Leses nos olhos, provocados pelas folhas da cana-de-acar; - Lombalgias. 9. 7. 2 - Recomendaes: - Treinamento quanto ao uso das ferramentas; - Durante o corte da cana-de-acar, executar os movimentos com a ferramenta, o mais longe possvel do corpo, principalmente das mos e pernas; - Durante o trabalho, permanecer em fila indiana e manter uma distncia de pelo menos duas ruas de cana-de-acar dos demais trabalhadores; - Durante a amolao do faco, no deixe o lado cortante virado para a mo; - Usar suporte de proteo para lima; - Usar os equipamentos de proteo individual. 9. 7. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva: - Camisas com mangas compridas; - Perneiras; - Luva na mo esquerda(que segura a cana- uso obrigatrio) e luva na mo direita(que segura o faco); - Chapu de palha ou bon tipo toca rabe; - culos de segurana lente tela; - Botina de segurana; - Suporte de proteo para lima; 9. 8 - CATAO DE BITUCA (cana-de-acar da sobra do carregamento) 9. 8. 1 - Riscos: - Contato com animais peonhentos e insetos; - Riscos de Acidentes. 9. 8. 2 - Recomendaes: - Usar EPIs; - Olhar com ateno para lugares onde caminha.
83

9. 8. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva: - Luvas de segurana; - Botinas de segurana; - Bon tipo toca rabe. 9. 8. 4 - Equipamentos Utilizados: - Carregadeira; - Caminho. - Trator. 9. 9 - ENGATE E DESENGATE DE CARRETA SEMI-REBOQUE (JULIETAS) 9. 9. 1 - Riscos: - Prensar as mos e outras partes do corpo; - Iluminamento inadequado; - Ser atropelado pelo reboque; - Contato com animais peonhentos e insetos. 9. 9. 2 - Recomendaes: - Uso de EPIs; - Usar farol do caminho e iluminao artificial ao atrelar as julietas ; - No deixar membros inferiores prximo ao engate/desengate da carreta; - S movimentar o caminho/trator quando o engatador sinalizar para o motorista. 9. 9. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva: - Luvas de segurana; - Botina de Segurana; - Colete refletivo; - Capacete de segurana (quando necessrio). - Usar dispositivos auxiliares para engate e desengate de carretas. 9. 9. 4 - Equipamentos Utilizados: - Trator; - Carreta; - Caminho. 9.10 - CARREGAMENTO E TRANSPORTE DE CANA-DE-ACAR PARA INDSTRIA E PARA PLANTIO 9.10. 1 - Riscos: - Rudo; - Rede de energia eltrica; - Tombamento de tratores e caminhes; - Queda de cana-de-acar das carrocerias; - Catracas quebradas ou gastas; - Queda da calha; Acidentes de trnsito. Descarga eltrica atmosfrica 9.10. 2 - Recomendaes: - Utilizar o cinto de segurana nos veculos. - Sinalizar postes e estirantes e comunicar as reas por onde passam as redes de energia eltrica;
83

- Verificar todos os dispositivos de segurana das mquinas e veculos; - Usar EPIs; - Ao realizar manobras de marcha-a-r, solicitar ajuda de terceiro; - No efetuar operaes de manuteno e ajuste quando o motor estiver em funcionamento; - Ao sair dos talhes verificar se o terreno apresenta condies de trfego, a fim de se evitar tombamentos; Ao engatar as julietas, observar se a sinalizao est correta. Usar dispositivos auxiliares para engate e desengate de carretas. 9.10. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva: - Protetor auditivo (operador de carregadeira e trator agrcola) - Botinas de Segurana; - Luva de raspa. 9.10. 4 - Equipamentos Utilizados: - Carregadeira; - Trator; - Caminho. 9.11 - TRANSPORTE DE COMBUSTVEL (CAMINHO COMBOIO) 9.11. 1 - Riscos: - Descarga eltrica atmosfrica; - leos lubrificantes, graxas e leo diesel; - Probabilidade de incndio e exploso; - Acidentes de trnsito; - Permanecer prximo redes de energia eltrica. 9.11. 2 - Recomendaes: - Instalar kit para transporte de produtos perigosos; - Usar EPIs; - Verificar todos os dispositivos de segurana; - Procurar transitar em rodovias e estradas com menor fluxo de veculos; - No permanecer prximo as redes de energia eltricas; - Instalar e usar cabo terra; - No fumar; - Ao realizar manobras de marcha-a-r, solicitar ajuda de terceiro; - No processo de abastecimento no utilizar rdios comunicadores e celular; - Trafegar em velocidade compatvel com a estrada. 9.11. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva: - Botinas de segurana; - Luvas de borracha e creme protetor; - Protetor auditivo quando na operao de abastecimento. 9.11. 4 - Equipamentos utilizados: - Caminho comboio; - Bomba de combustvel (leo diesel); - Equipamentos de lubrificao (leos lubrificantes e graxas). 9.12 - TRANSPORTE DE PESSOAL 9.12. 1 - Riscos:
83

- Acidente de trnsito; - Conversa paralela com o motorista; - Falha mecnica e operacional; - Falta de sinalizao. 9.12. 2 - Recomendaes: - No permitir pessoas com brao e cabea para fora das janelas; - No permitir pessoas nos degraus da escada e sentados no motor; - Ultrapassar somente em momento oportuno e seguro; - Dirigir de forma defensiva; - Respeitar as sinalizaes de trnsito; - No dirigir sob efeito de bebidas alcolicas e ou drogas; - Quando estiver dirigindo no conversar com os outros ocupantes do veculo; - Verificar os dispositivos de segurana do veculo; - Utilizar cinto de segurana; - Ao realizar manobras de marcha-a-r, solicitar ajuda de terceiro; - Antes de deslocar-se com o veculo, fechar as portas; - No trafegar com excesso de pessoas; - Verificar as condies do veculo, principalmente os dispositivos de segurana; - Trafegar com faris acesos em rodovias; - Treinamento constantes para motoristas (curso direo defensiva); - Usar EPIs. 9.12. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva: - Usar botinas de segurana; - Usar cinto de segurana. 9.12. 4 - Equipamentos Utilizados: - nibus coletivo; - Automveis. 9.13 - ADMINISTRATIVO E BALANA 9.13. 1 - Riscos: - Postura inadequada e acidentes; - Leses por esforos repetitivos; - Rudo; 9.13. 2 - Recomendaes: - Utilizar cadeiras adequadas para o trabalho de digitao; - Fazer exerccios e alongamentos antes de iniciar, durante e aps o trmino das atividades; - Obedecer as sinalizaes para evitar acidentes. 9.13. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva: - Usar botinas de segurana. 9.13. 4 - Equipamentos Utilizados: - Balana; - Computadores; - Impressora; - Calculadoras.
83

3.14 - ARMAZENAMENTO DE ADUBO E HERBICIDAS E DISTRIBUIO 9.14. 1 - Riscos: - Exposio a produtos qumicos; - Armazenamento; - Transporte; - Carregamento manual e mecnico; - Quebra das alas dos bags. 9.14. 2 - Recomendaes: - Armazenar os produtos qumicos em local ventilado e isento de umidade; - No armazenar ou transportar produtos qumicos junto com outros produtos; - Sinalizar os locais de armazenamento de produtos qumicos ( placas ); - Ler com ateno as instrues do rtulo antes de manuse-las; - Usar EPIs; - No permanecer debaixo dos bags. - Instalar kit para transporte de produtos perigosos; - Realizar a trplice nas embalagens e encaminh-las para depsito; - No utilizar embalagens de agrotxicos para outros fins. 9.14. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva: - Botina de segurana; - Luva nitrilica; - Mscara descartvel; 9.14. 4 - Equipamentos Utilizados: - Adubo; - Herbicidas, inseticidas e coadjuvantes; - Caminho; - Bag. 9.15 - PTIO - ESTACIONAMENTO, ESTRADAS INTERNAS, PORTARIA E VIGILNCIA 9.15. 1 - Riscos: - Excesso de velocidade; - Estacionar em local inadequado; - Coliso com outros veculos; - Acidentes de trnsito. 9.15. 2 - Recomendaes: - Respeitar as sinalizaes internas (excesso de velocidade); - Olhar com ateno para os lugares onde caminha, para evitar acidentes; - Para amenizar a poeira, utilizar o caminho pipa para molhar todo o trajeto por onde passam os veculos (quando necessrio); - Ao realizar manobras de marcha-a-r, solicitar ajuda de terceiro; 9.15. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva: - Botinas de segurana; - Capacete de segurana (rea industrial); - Protetor auditivo (rea industrial). 9.15. 4 - Equipamentos Utilizados: - Caminho;
83

- nibus; - Automveis. 9.16 - POSTO DE ABASTECIMENTO 9.16. 1 - Riscos: - Incndio e exploso; - Descarga eltrica atmosfrica; - Excesso de velocidade; - Manobra inadequada com veculos (coliso com as bombas); - Exposio aos combustveis e lubrificantes; - Lubrificar os veculos. 9.16. 2 - Recomendaes: - No fumar prximo ao posto; - No fazer uso de aparelhos celulares e radio amador; - Reduzir a velocidade; - No fazer manobras bruscas e em marcha r sem sinalizar; - Obedecer as placas de sinalizao; - Usar o cabo terra e sinalizao(ao descarregar lquidos inflamveis); - Usar os EPIs; - Utilizar calos quando da lubrificao dos veculos; - Ao realizar manobras de marcha-a-r, solicitar ajuda de terceiro; 9.16. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva: -Luva em pvc cano longo; -Botinas de segurana; -Creme de proteo para pele. 9.16. 4 - Equipamentos Utilizados: - Bombas de combustvel. -Mangueiras de presso para lubrificao. 9.17 - MANUTENO MECNICA E BORRACHARIA 9.17. 1 - Riscos: - Limalha, cavacos e fagulhas nos olhos; - Prender a roupa, luva, cabelos em partes giratrias das mquinas (torno, furadeira). - Queda de objetos pesados; - Rompimento de pedra de esmeril e policorte, discos de lixadeiras; - Cortes nas mos e no corpo; - Lanamento de objetos pelo torno; - Queimaduras por objetos quentes e solda eltrica maarico; - Incndio e exploso ( cilindros de acetileno, botijes com GLP, combustveis, tintas e solventes); - Gases e nvoa ( funilaria e pintura ); - Estouro de pneus e cmaras; - Rudo. - Exposio a lubrificantes. 9.17. 2 - Recomendaes: - No usar roupas largas, cabelos soltos, anis, pulseiras e relgios, quando trabalhar prximo a partes giratrias das mquinas;
83

- Usar um gancho para remover os cavacos do torno; - Colocar um barreira(aparato) na frente do torno; - No realizar manuteno ou limpeza com a mquina ligada; - Fixar bem a pea a ser perfurada na mesa da furadeira; - No trabalhar com luvas prximo a partes giratrias das mquinas; - No realizar manuteno nos veculos sem antes colocar cavaletes, calos e suportes para evitar quedas e deslocamentos inexperados; - Nunca deixe cilindros de acetileno, botijes com GLP, O2, graxas, leos, tintas e solventes, prximos a trabalhos com solda eltrica, maarico, lixadeiras, esmeril; - Usar EPIs. - Treinamento peridico sobre riscos nas diversas atividades; - Emitir e ler a Ordem de Servio; -No realizar lavagem de peas sem luva de segurana e creme protetor para pele. 9.17. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva: - culos de segurana (na realizao de tarefas que exijam proteo visual); - Protetor facial (no uso de lixadeiras e esmeril); - Protetor auricular; - Avental de raspa de couro com mangas longas (soldadores); - Mscara de solda (soldadores); - Perneiras de raspa (soldadores); - Respirador descartvel (soldadores). - Oculos de proteo no uso de maarico. 9.17. 4 Equipamentos Utilizados - Equipamentos e acessrios diversos. 9.18 - LUBRIFICAO E LAVAGEM DE MQUINAS E VECULOS 9.18. 1 - Riscos: - Exposio aos produtos qumicos ( Intercap, Solopan, Shampoo, Graxas, leos ); - Umidade; - Queda de objetos e peas das mquinas e veculos; - Deslocamento inesperado da mquina ou veculo; - Incndio; - Rudo. 9.18. 2 - Recomendaes: - Antes de entrar em baixo das mquinas ou veculos, verificar se h peas e objetos soltos; - Ao parar mquina ou veculo para lubrificao ou lavagem, travar os freios e colocar calos nos pneus para evitar deslocamento inesperado; - Usar os EPIs; - Cuidados com fontes de ignio (fascas, fogo). 9.18. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva: - Cala e bluso impermevel ( conjunto trevira); - Bota de borracha; Luvas de pvc cano longo; Respirador facial com filtro qumico ou mscara descartvel, quando da aplicao de produtos para lavagem(Intercap, Solopan); - Botina de segurana; - Protetor auricular; Creme de proto para a pele.
83

9.18. 4 Equipamentos Utilizados - Mquinas e equipamentos diversos. 9.19 ANALISTA DE LABORATRIO DE LEOS 9.19. 1 - Resumo das atividades: - Verificar aparncia do leo; - Verificar odor e viscosidade; - gua captao (chapa quente); - Destilao (presena de gua e leo); - Determinao do ponto de fulgor, inflamao e fuligem; - Anlises diversas. 9.19. 2 - Riscos: - Contato de leos lubrificantes e solventes; - Queimaduras nas mos e rosto; - Gases e vapores produtos derivados de petrleo; - Risco de acidente (incndio ou exploso); - Exposio a lubrificantes e solventes. 9.19. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva: - Luvas de pvc/nitrlica ou luvas de procedimento; - Mscara descartvel; - Respirador com filtro qumico; - Protetor facial; - Botinas de segurana, capela, exaustor; ar refrigerado. Creme de proteo para a pele. 9.20 VINHAA 9. 20. 1 - Riscos: - Contato com vinhaa; - Biolgico (Fungos e bactrias); - Qumicos; - Acidentes; - Intempries; - Contato com animais peonhentos e insetos; - Rudo. 9. 20. 2 - Recomendaes: - Usar EPIs; - No permanecer prximos ou embaixo da nvoa ao ser aplicado a vinhaa; - Verificar os equipamentos necessrios ao manuseio e funcionamento das bombas de suco; - Cuidados ao transportar os equipamentos de uma rea para outra; 9. 20. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva: - Luvas de pvc/nitrlica e raspa; - Mscara descartvel; - Botinas de segurana; - Bota de borracha; Cala e capa ipermeavel(conjuto em trevira); Protetor auricular tipo concha.
83

9. 21 TRANSPORTE DE MQUINAS E EQUIPAMENTOS 9. 21. 1 - Riscos: - Rede de energia eltrica; - Tombamento de tratores e caminhes; - Catracas quebradas ou gastas; Acidentes de trnsito; Exesso lateral. 9. 21. 2 - Recomendaes: - Utilizar o cinto de segurana nos veculos; - Seguir as regulamentaes do Cdigo de Trnsito Brasileiro para transporte de mquinas e equipamentos; - Sinalizar postes e estirantes e comunicar as reas por onde passam as redes de energia eltrica; - Verificar todos os dispositivos de segurana das mquinas e equipamentos e se as mesmos esto bem fixados; - Usar EPIs; - Ao realizar manobras de marcha-a-r, solicitar ajuda de terceiro; - Ao sair da lavoura verificar se o terreno apresenta condies de trfego, a fim de se evitar tombamentos. 9.21. 3 - Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva: - Botinas de Segurana; - Luva de raspa. 9.21. 4 - Equipamentos Utilizados: - Carregadeira; - Trator; - Implementos agrcolas. - Maquinas e equipamentos. 10.0 Reconhecimento dos Riscos Ambientais
2

DIVISO INDUSTRIAL Fonte Causa Tipo de Exposio N. de Dura Danos Exposto o Sade s S Cansao, Dores musculares, leses por esforos repetitivos, fraqueza, Medidas de Controle / Implantar.

Riscos
3

etor Pessoal Processo de Ergonmico Trabalho e Contato s atividade em geral Pausa durante o trabalho; Mveis adequados. Implantar programa de ginstica laboral. Treinamento.

8 horas

13

83

tenso e ansiedade Incndio, intoxicao, inalao e Queimaduras Extintores e Sinalizaes. Treinamento de combate incndio. Sinalizao dos riscos existentes Exames peridicos de acordo com PCMSO, respeitar sinalizaes

Incndio

Curto circuito

Contato

8 horas

13

Acidentes

Mquinas e Contato equipamen tos

8 horas

13

Quedas, leses e contuses

S etor Balana Processo de trabalho e Contato atividades em geral Leses, Contuses e quedas Leses por esforo repetitivo Cansao e dores musculares Exames peridicos de acordo com PCMSO, e sinalizaes. Utilizar EPIs e EPCs. Pausa durante jornada de trabalho, mveis adequados Ginstica Laboral Treinamento

Acidentes

8 horas

04

Processo Ergonmico de trabalho Contato s e atividade em geral


5

8 horas

04

etor Sesmt (medicina do trabalho) Contato Microorga (fungos, nismos vrus, que podem bacilos, 8 horas causar bactrias, danos a protosorio sade se parasitas) 8 horas Alergia, irritao das vias respiratrias e oftlmicas, intoxicao e acidentes Cansao. Dor muscular Uso de EPIs; uniformes, limpeza das instalaes. Treinamentos. Normas de Biosegurana. Exames Peridicos de acordo com PCMSO. Pausa durante o trabalho;

Biolgicos

Ergonmico Processo Contato s de trabalho


83

e atividade em geral

Leso por esforo repetitivo. Fadiga Quedas Leses Contuses

Mveis adequados.

Acidentes

Instrument os de Contato trabalho, quedas

8 horas

Treinamento; Uso de EPI; Exames peridicos de acordo com PCMSO.

etor Sesmt (segurana do trabalho) Processo Ergonmico de trabalho Contato s e atividade em geral Acidentes Instrument os de Contato trabalho, quedas Cansao Dor muscular Fadiga Pausa durante o trabalho; Mveis adequados. Treinamento. Uso de EPI; Exames peridicos de acordo com PCMSO. Treinamento.

8 horas

8 horas

Leses Contuses

etor Laboratrio Cansao, Dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade. Alergias, queimaduras, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes Leses e Pausa durante o trabalho. Mobilirio adequado. Treinamento. Uso de mscara e luvas de borracha, culos de segurana e protetor facial. Treinamento. Exames peridicos de acordo com PCMSO. Instalar programa de biosegurana. Instalar exaustor. Exames peridicos de

Processo Ergonmico de s Trabalho

Contato

8 horas

33

Qumicos

Produtos qumicos utilizados Contato no laboratrio

8 horas

33

Acidentes
83

Vidrarias

Contato

8 horas

33

Quedas

contuses

acordo com PCMSO, uso dos EPIs, treinamento sobre o riscos de acidentes e sinalizao. Exames peridicos, uso dos EPIs, treinamento e manuteno dos equipamentos. Extintores, sinalizaes e treinamentos.

Rudos

Triturador e prensa Curto circuito, produtos qumicos

Contato

4 horas

33

Perda auditiva, fadiga

Incndios

Contato

8 horas

33

Queimaduras e leses

S etor de Moenda Alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes Cansao Dor muscular Fraqueza, tenso e ansiedade Treinamento e uso correto dos EPIs, exame mdico de acordo com o PCMSO, treinamento sobre riscos de acidentes.

Qumicos

Graxas e leos Contato e Lubrificant inalao es

8 horas

26

Processo Ergonmico de s Trabalho

Contato

8 horas

44

Pausas no trabalho. Treinamento sobre riscos da atividade

Incndios

Curtocircuito, mquinas e Contato equipamen tos, leos e graxas Mquinas e equipamen Contato tos e instalaes em geral

8 horas

44

Queimaduras e leses

Treinamento de combate a incndio; extintores.

Acidentes

8 horas

44

Leses Contuses Quedas

Uso de EPI; Treinamento; Sinalizao; exames peridicos de acordo com PCMSO.

83

Rudos

Mquinas e Contato equipamen tos Chapisco, enchiment o de peas Contato metlicas com eletrodos

8 horas

44

Leses do aparelho auditivo, tonturas, fadiga.

Exames peridicos; uso de protetor auditivo; treinamento sobre riscos de acidentes; manuteno dos equipamentos Exames peridicosde acordo com PCMSO ; Uso dos EPIs; Treinamento de preveno de acidentes. Uso de respirador; Treinamento sobre o uso correto dos EPIs; exames mdico de acordo com o PCMSO; Treinamento sobre os riscos de acidentes; melhoria no posto de trabalho.

Radiaes no ionizantes

8 horas

05

Queimaduras e doenas respiratrias.

Qumicos

Solda com eletrodos a Contato e base de inalao mangans

8 horas

05

Alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes

S etor Destilaria lcool; cido sulfrico; soda caustica; ciclo Contato hexano; dispersante ; antiespumante ; bactericita Mquinas e equipamen Contato tos e instalaes em geral Contato

Qumicos

8 horas

13

Alergias; irritao das vias respiratrias e oculares; intoxicao e acidentes

Uso de EPI; Treinamentos; Sinalizao; exame mdico de acordo com o PCMSO. Normas de biosegurana.

Acidentes

8 horas

13

Leses; Contuses e quedas

Uso de EPI; Treinamento; Sinalizao; exames peridicos de acordo com PCMSO. Pausas durante a

Ergonmico Processo
83

8 horas

13

Cansao,

de trabalho

dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade

jornada; treinamento sobre os riscos da atividade.

Curtocircuito, mquinas e Incndios/ex equipamen Contato ploses tos, vapores de inflamvei s Mquinas e Contato equipamen tos

8 horas

13

Extintores e Queimaduras; treinamentos sobre leses combates a incndio

Rudos

8 horas

13

Leses do aparelho auditivo, tonturas

Exames peridicosde acordo com PCMSO ; uso de protetores auditivos; treinamento; manuteno dos equipamentos.

10

etor Armazm de Acar Mquinas e equipamen Contato tos e instalaes em geral Exames peridicosde acordo com PCMSO , Uso dos EPIs; Treinamento; Sinalizao

Acidentes

8 horas

16

Leses, quedas e contuses

Ergonmico Processo Contato s de trabalho

8 horas

16

Cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade

Pausas durante a jornada; treinamentos

Exploses

Curtocircuto, mquinas e Contato equipamen tos e poeiras de

8 horas

16

Queimaduras, Extintores; treinamento leses combate a incndio

83

acar em suspenso Mquinas e Contato equipamen tos Leses do aparelho auditivo, tonturas Exames peridicosde acordo com PCMSO ; uso de protetores auditivos; treinamento; manuteno dos equipamentos

Rudos

8 horas

16

11

etor Fabricao de Acar Mquinas e equipamen Contato tos e instalaes em geral Exames peridicosde acordo com PCMSO ; Uso de EPIs; treinamento; sinalizao

Acidentes

8 horas

26

Leses, quedas e contuses

Ergonmico Processo Contato s de trabalho

8 horas

26

Cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade Leses do aparelho auditivo, tonturas

Pausas durante a jornada; treinamentos

Rudos

Mquinas e Contato equipamen tos

8 horas

26

Exames peridicosde acordo com PCMSO ; uso de protetores auditivos; treinamento; manuteno dos equipamentos

12

etor Tratamento de gua Mquinas e equipamen Contato tos e instalaes em geral Contato Exames peridicosde acordo com PCMSO , uso de EPIs, Treinamentos; Sinalizao. Pausas durante a

Acidentes

8 horas

01

Leses, quedas e contuses

Ergonmico Processo
83

8 horas

01

Cansao,

de Trabalho

dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade Leses do aparelho auditivo, tonturas Alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes

jornada; Treinamento.

Rudos

Mquinas e Contato equipamen tos Soda caustica, Sulfato de Contato, alumnio, Inalao Cloreto de Sdio

8 horas

01

Exames peridicos; Uso de protetores auditivos; Treinamento; manuteno dos equipamentos

Qumicos

8 horas

01

Uso de mscara; luva de proteo; Treinamento; exames mdico de acordo com o PCMSO.

13

etor Transporte Mquinas e equipamen Contato tos e instalaes em geral Leses, quedas e contuses e acidente de trnsito Cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade Leses do aparelho auditivo, tonturas e fadiga Exames peridicosde acordo com PCMSO , uso de EPIs, Treinamentos; Sinalizao.

Acidentes

8 horas

Processo Ergonmico de s Trabalho

Contato

8 horas

Pausas durante a jornada; Treinamento.

Rudos

Mquinas e Contato equipamen tos

8 horas

02

Exames peridicosde acordo com PCMSO ; Uso de protetores auditivos; Treinamento; manuteno dos equipamentos

Setor Administra o Industrial


83

Acidentes

Mquinas e equipamen Contato tos e instalaes em geral

6 horas

Leses, quedas e contuses e acidente de trnsito Cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade Leses do aparelho auditivo, tonturas e fadiga Alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes

Exames peridicosde acordo com PCMSO , uso de EPIs, Treinamentos; Sinalizao.

Processo Ergonmico de s Trabalho

Contato

8 horas

Pausas durante a jornada; Treinamento.

Rudos

Mquinas e Contato equipamen tos

8 horas

Exames peridicosde acordo com PCMSO ; Uso de protetores auditivos; Treinamento; manuteno dos equipamentos

Qumicos

Soda caustica, Sulfato de Contato, alumnio, Inalao Cloreto de Sdio

Eventu al

07

Uso de mscara; luva de proteo; Treinamento; exames mdico de acordo com o PCMSO.

Setor Almoxarifa do Industrial Mquinas e equipamen Contato tos e instalaes em geral Leses, quedas e contuses e acidente de trnsito Cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade Leses do Exames peridicosde acordo com PCMSO , uso de EPIs, Treinamentos; Sinalizao.

Acidentes

8 horas

08

Processo Ergonmico de s Trabalho

Contato

8 horas

08

Pausas durante a jornada; Treinamento.

Rudos
83

Mquinas

Contato

8 horas

08

Exames peridicosde

e equipamen tos

aparelho auditivo, tonturas e fadiga Alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes

acordo com PCMSO ; Uso de protetores auditivos; Treinamento; manuteno dos equipamentos

Qumicos

Soda caustica, Sulfato de Contato, alumnio, Inalao Cloreto de Sdio

Eventu al

08

Uso de mscara; luva de proteo; Treinamento; exames mdico de acordo com o PCMSO.

Setor Mecnica Industrial Mquinas e equipamen Contato tos e instalaes em geral Exames peridicosde acordo com PCMSO , uso de EPIs, Treinamentos; Sinalizao.

Acidentes

8 horas

14

Leses, quedas e contuses

Processo Ergonmico de s Trabalho

Contato

8 horas

14

Cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade Leses do aparelho auditivo, tonturas e fadiga Alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes

Pausas durante a jornada; Treinamento.

Rudos

Mquinas e Contato equipamen tos

8 horas

14

Exames peridicosde acordo com PCMSO ; Uso de protetores auditivos; Treinamento; manuteno dos equipamentos

Qumicos

Soda caustica, Sulfato de Contato, alumnio, Inalao Cloreto de Sdio Curtocircuito, Contato

Eventu al

14

Uso de mscara; luva de proteo; Treinamento; exames mdico de acordo com o PCMSO.

Incndios
83

Intermi tente

14

Queimaduras; Extintores e leses treinamentos sobre

mquinas e equipamen tos Setor Manuten o Eltrica Industrial Mquinas e equipamen Contato tos e instalaes em geral

combates a incndio

Acidentes

8 horas

12

Leses, quedas e contuses

Exames peridicosde acordo com PCMSO , uso de EPIs, Treinamentos; Sinalizao.

Processo Ergonmico de s Trabalho

Contato

8 horas

12

Cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade Leses do aparelho auditivo, tonturas e fadiga Alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes

Pausas durante a jornada; Treinamento.

Rudos

Mquinas e Contato equipamen tos

8 horas

12

Exames peridicosde acordo com PCMSO ; Uso de protetores auditivos; Treinamento; manuteno dos equipamentos

Qumicos

Soda caustica, Sulfato de Contato, alumnio, Inalao Cloreto de Sdio Curtocircuito, mquinas Contato e equipamen tos

Intermi tente

12

Uso de mscara; luva de proteo; Treinamento; exames mdico de acordo com o PCMSO.

Incndios

Eventu al

12

Extintores e Queimaduras; treinamentos sobre leses combates a incndio

Setor Instrument ao
83

Acidentes

Mquinas e equipamen Contato tos e instalaes em geral

8 horas

Leses, quedas e contuses

Exames peridicosde acordo com PCMSO , uso de EPIs, Treinamentos; Sinalizao.

Processo Ergonmico de s Trabalho

Contato

8 horas

Cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade Leses do aparelho auditivo, tonturas e fadiga Alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes

Pausas durante a jornada; Treinamento.

Rudos

Mquinas e Contato equipamen tos

8 horas

Exames peridicosde acordo com PCMSO ; Uso de protetores auditivos; Treinamento; manuteno dos equipamentos

Qumicos

Soda caustica, Sulfato de Contato, alumnio, Inalao Cloreto de Sdio

Intermi tente

Uso de mscara; luva de proteo; Treinamento; exames mdico de acordo com o PCMSO.

Setor Montagem Industrial Mquinas e equipamen Contato tos e instalaes em geral Exames peridicosde acordo com PCMSO , uso de EPIs, Treinamentos; Sinalizao.

Acidentes

8 horas

10

Leses, quedas e contuses

Processo Ergonmico de s Trabalho

Contato

8 horas

10

Cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade Leses do aparelho

Pausas durante a jornada; Treinamento.

Rudos
83

Mquinas e

Contato

8 horas

10

Exames peridicosde acordo com PCMSO ;

equipamen tos

auditivo, tonturas e fadiga Alergias, irritao das vias respiratrias e oculares, intoxicao e acidentes

Uso de protetores auditivos; Treinamento; manuteno dos equipamentos

Qumicos

Soda caustica, Sulfato de Contato, alumnio, Inalao Cloreto de Sdio Curtocircuito, mquinas Contato e equipamen tos

Eventu al

10

Uso de mscara; luva de proteo; Treinamento; exames mdico de acordo com o PCMSO.

Incndios e Exploses

Eventu al

16

Extintores e Queimaduras; treinamentos sobre leses combates a incndio

14

etor Caldeira Mquinas e equipamen Contato tos e instalaes em geral Exames peridicosde acordo com PCMSO , uso de EPIs, Treinamentos; Sinalizao.

Acidentes

8 horas

17

Leses, quedas e contuses

Processo Ergonmico de s Trabalho

Contato

8 horas

17

Cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade Leses do aparelho auditivo, tonturas e fadiga Alergias, irritao das vias respiratrias e

Pausas durante a jornada; Treinamento.

Rudos

Mquinas e Contato equipamen tos Soda caustica, Sulfato de alumnio,

8 horas

17

Exames peridicosde acordo com PCMSO ; Uso de protetores auditivos; Treinamento; manuteno dos equipamentos Uso de mscara; luva de proteo; Treinamento; exames mdico de acordo com o PCMSO.

Qumicos

Contato, Inalao

Eventu al

17

83

Cloreto de Sdio Curtocircuito, mquinas Contato e equipamen tos

oculares, intoxicao e acidentes

Incndios

Eventu al

17

Extintores e Queimaduras; treinamentos sobre leses combates a incndio

15

etor Recepo de Cana Mquinas e equipamen Contato tos e instalaes em geral Exames peridicosde acordo com PCMSO , uso de EPIs, Treinamentos; Sinalizao.

Acidentes

8 horas

22

Leses, quedas e contuses

Processo Ergonmico de s Trabalho

Contato

8 horas

22

Cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade Leses do aparelho auditivo, tonturas e fadiga

Pausas durante a jornada; Treinamento.

Rudos

Mquinas e Contato equipamen tos

8 horas

22

Exames peridicosde acordo com PCMSO ; Uso de protetores auditivos; Treinamento; manuteno dos equipamentos

16

etor Construo Civil Mquinas e equipamen Contato tos e instalaes em geral Exames peridicosde acordo com PCMSO , uso de EPIs, Treinamentos; Sinalizao.

Acidentes

8 horas

17

Leses, quedas e contuses

83

Processo Ergonmico de s Trabalho

Contato

8 horas

17

Cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade Leses do aparelho auditivo, tonturas e fadiga

Pausas durante a jornada; Treinamento.

Rudos

Mquinas e Contato equipamen tos

8 horas

17

Exames peridicosde acordo com PCMSO ; Uso de protetores auditivos; Treinamento; manuteno dos equipamentos

17

etor Tratamento de Caldo Mquinas e equipamen Contato tos e instalaes em geral Exames peridicosde acordo com PCMSO , uso de EPIs, Treinamentos; Sinalizao.

Acidentes

8 horas

23

Leses, quedas e contuses

Processo Ergonmico de s Trabalho

Contato

8 horas

23

Cansao, dores musculares, fraqueza, tenso e ansiedade Leses do aparelho auditivo, tonturas e fadiga

Pausas durante a jornada; Treinamento.

Rudos

Mquinas e Contato equipamen tos

8 horas

23

Exames peridicosde acordo com PCMSO ; Uso de protetores auditivos; Treinamento; manuteno dos equipamentos

83

11.0 Planejamento e Prioridade das Aes

ORDEM

RISCO

MEDIDAS DE CONTROLE E METODOLOGIA - exames audiomtricos; - exames peridicos; - conscientizao sobre acidentes do trabalho. - usar mveis adequados; - pausas durante o trabalho; - treinamentos sobre postura correta; - conscientizao sobre acidentes do trabalho. - Uso de EPI; - Treinamentos; - Sinalizao. - Uso de EPI; - Treinamento; - Sinalizao. - Treinamento sobre combate a incndio; - Sinalizao; - S executar tarefas com ordem de Servio; - Monitoramento de poeira e atmosfera explosivas.

01

RUDO

02

RISCOS ERGONMICOS

03

RISCOS QUMICOS

04

RISCOS DE ACIDENTES

05

RISCOS DE EXPLOSO INCNDIO

83

11.1 - Cronograma das Aes PPRA - Planejamento de Trabalho

ATIVIDADES RESPONSVEIS

20 04 S O N D

20 05 J F M A M J J A X

Elaborao do levantamento ambiental PPRA Responsveis: Eng. de Segurana e X Mdico do Trabalho. Integrao das aes do PPRA com o PCMSO Responsveis: Recursos Humanos e Mdico. Treinamento sobre postura de trabalho Responsvel: Recursos Humanos/Tcnico Segurana Treinamento sobre os riscos da atividade Responsveis: Tcnico de Segurana. Exames Mdicos para os trabalhadores de acordo com o PCMSO, com emisso do ASO Responsvel: Mdico do Trabalho. Tornar obrigatrio o uso de EPI Responsvel: Encarregado/Tcnico de Segurana. Manter os extintores carregados Responsveis: Encarregado e Empresa de Extintor. Treinamento sobre combate a incndio Responsveis: Tcnico de Segurana e
83

X X X X

X X

X X

X X

Empresa prestadora de servios de combate a incndio. Sinalizar o ptio e todos os setores Responsvel; Tcnico de Segurana. Formar a CIPA Responsveis: Tcnico de Segurana e Chefe de Recursos Humanos. Fazer curso para membros da CIPA Responsveis: Tcnico de Segurana e Chefe de Recursos Humanos. Formar brigada de incndio Responsvel: Tcnico de Segurana. Promover curso para membro da brigada Controle da Poeira Responsvel: Gerente de Logstica. X X X X X

COMPROMISSO: PAULO MENEGUETTI Scio:______________________________ _________ MOACIR MENEGUETTI Scio:______________________________ ________ WALDOMIRO BADDINI Chefe de Recursos Humanos: __________________________________ WILSON ROBERTO CHUMA Gerente de Logstica: ____________________________________ __ CLEVISON DE MATOS Tcnico de Segurana do Trabalho: ____________________________________ __

11.2 Recomendao dos Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva


83

FUNO/SETOR

EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL RECOMENDADOS (EPI s)


1

specificao

razo de Validade

O SR PEDRO FAR QUADRO

Obs:
83

empresa

dever fornecer os EPIs com CA, orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado guarda e conservao; substituir quando danificado ou extraviado. Entregar mediante recibo devidamente assinado. Manter os CA Certificado de Aprovao e Fichas de Informaes Toxicolgicas dos produtos qumicos utilizados arquivados na empresa. 11.3 Avaliao Quantitativa e Qualitativa 11.3.1 - CALOR De acordo com o perodo de descanso, tipo de atividade e limites de tolerncia estabelecido para exposio ao calor, NR-15, Anexo 3, Quadros 1, 2 e 3, da Portaria 3.214 de 8 de junho de 1978, do Ministrio do Trabalho e Emprego, no h ambiente trmico na empresa. 11.3.2 - RUDO

Ponto de Medio Sala da Gerncia Sala da Recepo Portaria (Interno) Portaria (Externo) Adubo Ensaque Bag Sala Controle
83

Intensidad Escala e 54 59 54 82 87 70 dB(A) dB(A) dB(A) dB(A) dB(A) dB(A)

Tipo de Medio NS NS NS NS NS NS

CONSIDERAES

Sem Uso de Protetor Auricular Sem Uso de Protetor Auricular Sem Uso de Protetor Auricular Sem Uso de Protetor Auricular
18

so de Protetor Auricular Sem Uso de Protetor Auricular

Ensaque Peneira de Adubo Carregadeira Bag Adubo Calcrio PesagemSala Plataforma Pesagem de Calcrio Laboratrio Carregamento lcool Armazm 1 ponto 1 Armazm 1 ponto 2 Armazm 2 ponto 1 Armazm 2 ponto 2 87 dB(A) NS
19

so de Protetor Auricular 91 57 dB(A) dB(A) NS NS Uso de Protetor Auricular Sem Uso de Protetor Auricular

66 63 60 57 53 58 60

dB(A) dB(A) dB(A) dB(A) dB(A) dB(A) dB(A) dB(A) dB(A) dB(A) dB(A) dB(A) dB(A) dB(A)

NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS NS
20

Sem Uso de Protetor Auricular Sem Uso de Protetor Auricular Sem Uso de Protetor Auricular Sem Uso de Protetor Auricular Sem Uso de Protetor Auricular Sem Uso de Protetor Auricular Sem Uso de Protetor Auricular Sem Uso de Protetor Auricular Sem Uso de Protetor Auricular Sem Uso de Protetor Auricular Sem Uso de Protetor Auricular Sem Uso de Protetor Auricular Sem Uso de Protetor Auricular so de Protetor Auricular

Tnel Armazm 1 72 Tnel Armazm 2 Tnel Corr.Subt.1/2 Sala Controle Moega Plataforma Carr.Vago Moega 1/2 Descarreg. Acar 74 79 60 71 84 87

83

RESULTADO DA AVALIAO: Nmero de Turnos: 01; Durao do Turno: 08 horas; Os nveis de rudo de rudo em alguns setores esto acima dos limites de tolerncia, fixados no Quadro 1 do Anexo n. 1, da Portaria 3214, de 8 de junho de 1978, do Ministrio do Trabalho e Emprego. Nos demais setores no existe rudo ocupacional.

11.3.3 - ILUMINAMENTO ILUM INA MEN TO(L UX) REQ UERI DO(N BR5413) MNI MO Setor Moenda Recepo Moenda ternos Sala controle moenda Sala Ferramentaria Sala Chefe moenda Sala Encarregados Setor Caldeira Sala de controle Caldeira 1 200 100 300 200 500 300 Iluminncia Adequada
1

PONTO DE MEDIO

ILUMINAM ENTO MEDIDO (LUX)

AVALIAO

MDI O

MXI MO

200 100 100 100 200 200

300 200 200 200 300 300

500 300 300 300 500 500

Iluminncia Adequada Iluminncia Adequada Iluminncia Adequada Iluminncia Adequada Iluminncia Adequada Iluminncia Adequada

luminncia Inadequada Caldeira 2


83

100

200

300

Iluminncia

Inadequada Caldeira 3 100 200 300


2

luminncia Inadequada Setor Evaporao/Fbrica Evaporadores Sala de controle Cristalizadores Centrfuga Aquecedores Corredor dos vcuos Setor Armazm de Acar Balana Mesa encarregado Setor Manuteno Mecnica/Eltrica Eltrica Mesa encarregado Mecnica Lavagem de peas Torno 1 Torno 2 Setor Almoxarifado Sala atendimento Escritrio Prateleiras 1 Prateleiras 2
83

100 100 100 100 100 100

200 200 200 200 200 200

300 300 300 300 300 300

Iluminncia Adequada Iluminncia Adequada

100 100

200 200

300 300

100 100 100 100 100 100

200 200 200 200 200 200

300 300 300 300 300 300

100 100 100 100

200 200 200 200

300 300 300 300

Prateleira superior Setor Gerador Energia Sala do Gerador Sala de comando Setor Laboratrio Controle e qualidade Sala de anlise Sala Enc. destilaria e fbrica Setor Destilaria Sala controle informatizada Centrfugas Dornas Setor Escritrio Recepo Sala encarregados Sala supervisores Sala Topografia Sala gerente industrial Sala gerente agrcola Sala superviso agrcola Setor ETA Bombas Painel de controle 252 252 225 210 250 255 235

100

200

300

100 100

200 200

300 300

100 100 100

200 200 200

300 300 300

100 100 100

200 200 200

300 300 300

100 100 100 100 100 100 100

200 200 200 200 200 200 200

300 300 300 300 300 300 300

100 100

200 200

300 300

83

Setor Portaria Balana Portaria Guarita Balana Controle de trfego Setor RH Recepo Superviso RH CPD Financeiro Segurana Recepo Medicina Escritrio Medicina Ambulatrio Consultrio Mdico 220 280 130 270 340 156 207 702 184 100 100 100 100 100 100 100 100 100 200 200 200 200 200 200 200 200 200 300 300 300 300 300 300 300 300 300 100 100 100 100 200 200 200 200 300 300 300 300

DIVISO AGRCOLA

Oficina Agrcola Manuteno tratores Manuteno caminhes Torno Eltrica Ferramentaria Sala encarregado Borracharia
83

100 100 100 100 100 100 100

200 200 200 200 200 200 200

300 300 300 300 300 300 300

Implementos Laboratrio de leos Sala superviso Central de rdio

100 100 100 100

200 200 200 200

300 300 300 300

RESULTADO DA AVALIAO: A NR-17 da Portaria 3.214/78, determina que a iluminao dever ser uniformemente distribuda, geral e difusa, a fim de evitar ofuscamento, reflexos, sombras e contrastes excessivos; A medio dos nveis de iluminamento, foi feita no campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual, utilizando-se instrumento calibrado com fotoclula corrigida para a sensibilidade do olho humano e em funo do ngulo de incidncia; Levou-se em considerao os fatores determinantes da Iluminncia adequada, como a idade, velocidade, preciso e refletncia do fundo da tarefa; Dever ser considerado o valor mdio dos nveis recomendados na NBR 5413, para correo do iluminamento medido; No setor industrial as medies foram feitas com iluminamento natural; As medies sero feitas durante o perodo de trabalho de acordo com a NR-17 da Portaria 3.214/78 e NBR 5413. Conclumos que os nveis de Iluminncia esto adequados, exceto nos setores ??????????.

11.4 Metodologia Utilizada 11.4.1 - Agentes Qumicos: A avaliao dos possveis agentes qumicos existentes no local de trabalho, bem como nas atividades em estudo, foram avaliaes qualitativas e por inspeo, realizadas de acordo com o Anexo 11, 12 e 13, NR-15 da Portaria n. 3.214 de 08 junho de 1978 do Mistrio do Trabalho e Emprego, ABNT NBR 9547 e Norma Internacional n. 500 da OSHA, para avaliao de poeira total. 11.4.2 - Riscos Ergonmicos: A avaliao dos possveis riscos ergonmicos existentes no local de trabalho, bem como nas atividades em estudo, foram avaliaes por inspeo, considerando a NR-17 da Portaria n. 3.214 de 08 junho de 1978 do Mistrio do Trabalho e Emprego. 11.4.3 - Rudo: Para a avaliao da exposio ocupacional ao rudo foi utilizado a metodologia estabelecida na NHT-06 R/E - Norma para Avaliao da Exposio Ocupacional ao Rudo da FUNDACENTRO para, rudo contnuo ou intermitente, ou na NHT-07, R/E - Norma para
83

Avaliao da Exposio Ocupacional ao Rudo da FUNDACENTRO, para rudo de impacto, conforme segue: A medio foi realizada em condies operacionais normais e/ou habituais, compreendendo -se como tal o ritmo usual de trabalho, a existncia de fatores contribuintes habituais para o processo ou operao; A medio foi realizada junto zona auditiva do trabalhador, altura do plano horizontal que contm o canal auditivo, a urna distncia de 15 a 20 cm do ouvido; A leitura foi realizada no circuito de resposta lenta (Slow) e circuito de compensao "A", sobre um perodo de 5 segundos de estabilizao, para rudo continuo ou intermitente; A leitura foi realizada no circuito de resposta rpida (Fast) e circuito de compensao "C", para rudo continuo ou intermitente; A caracterizao da exposio se far basicamente de maneira individual, ou seja, os dados foram coletados de forma a se poder definir a dose de rudo recebida por cada um dos trabalhadores do ambiente; Como o conceito de dose est associado ao tempo de exposio, foram realizados levantamentos no campo para caracterizar os tempos de exposio de cada trabalhador envolvido, a cada nvel de rudo; As funes as quais o Nvel de Presso Sonora, estiverem abaixo do Limiar Mnimo de Leitura, ou seja, abaixo de 85 dB no tero calculadas a dose de rudo recebida. 11.4.4 - Calor: Para a avaliao da Exposio Ocupacional ao Calor, foi utilizado a metodologia estabelecida na NHT-O1 C/E - Norma para avaliao da Exposio Ocupacional ao Calor da FUNDACENTRO. 11.4.5 - Agentes Biolgicos: Para a avaliao dos agentes biolgicos foi utilizado o carter qualitativo e inspeo realizada no local de trabalho, de acordo com o Anexo 14 da NR-15 Agentes Biolgicos. 11.4.6 Atmosfera Perigosa Para avaliao de Oxignio (O2) Gs Inflamvel (LEL), Monxido de Carbono (CO) e Sulfeto de Hidrognio (H2S), utilizamos o Detetor de Gases PhD Lite, calibrado de acordo com a Norma Internacioal OSHA, nos setores de destilaria e carregamento de lcool. 11. 5 - Instrumentos de Medio 11.5.1 - Iluminamento Foi medido com LUXMENTRO DIGITAL LIGHT METER LUX/FC, modelo 840020, procedncia americana, certificado de calibrao pela SPER SCIENTIFIC LTD., para determinao de nvel de iluminamento. As medies foram feitas no campo de trabalho do paradigma. 11.5.2 - Nvel de Presso Sonora Medido com instrumento DIGITAL SOUND METER TYPE - 2, modelo 840029, de procedncia americana, certificado de calibrao da SPER SCIENTIFIC LTD., para determinao de nvel de rudo. As medies foram efetuadas no campo de trabalho, na altura do ouvido do paradigma. 11.5.3 - Dose de Rudo
83

Medido com instrumento LOGGING NOISE DOSE METER, TYPE-2, modelo TES-1355 CE, para determinao da percentagem da dose, picos, tempo de exposio. As medies foram feitas individualmente durante o turno de trabalho. 11.5.4 - Nvel de Temperatura Medido com TERMMETRO DE GLOBO E BULBO WiBGeT RS - 214, HEAT STRESS MOTOR, com microprocessador e placa serial, procedncia canadense, para determinao do nvel de temperatura ambiental. As medies foram efetuadas no campo de trabalho. 11.5.5 - Risco de Incndio Medido com Detetor de Incndio marca UNIVERSAL, SECURITY INSTRUMENTS, INC. OWINGS MILLS, MD 21117 USA. H risco de incndio em todo o setor industrial. 11.5.6 Velocidade do Ar Medido com Thermo-Anemometer, marca Kesstrel, modelo 2000, de procedncia americana. As medies foram feitas em todos os setores, para determinar a corrente de ar. 11.5.7 Altitude e Presso Atmosfrica Medido com HAND HELD BAROMETER, marca COLE-PARMER, modelo 99770-00, de procedncia americana, calibrado com GPS. As medies foram feitas em todo o ambiente de trabalho. 11.5.8 Atmosfera Perigosa Medido com multi Detetor de Gases PhD Lite, marca Biosystems, de procedncia americana, calibrado de acordo com a Norma Internacional OSHA. 12 COMENTRIO SOBRE O PPRA 12.1 - Introduo As rotinas de Preveno de Acidentes e de manuteno da integridade fsica e mental do homem em seu local de trabalho dependem em grande parte do ambiente em que o mesmo ir desenvolver suas atividades profissionais, haja visto que mais da metade de sua vida, permanece no trabalho ou a servio da empresa, inclusive no percurso de ida e vinda do trabalho para o lar e vice versa. Nada mais justo e racional, que seja desenvolvido um programa especial, dentro do Programa Anual de Preveno de Acidentes e Doenas Ocupacionais da Empresa, um Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA), que tem como objetivo, acima de tudo, a identificao dos riscos em cada ambiente de trabalho, com vistas tomada de decises que a curto e mdio prazo, visam a soluo dos problemas ambientais detectados, que de uma forma ou de outra venham trazer agravos sade do trabalhador, causar acidentes do trabalho ou at mesmo causar danos materiais ao patrimnio da Empresa. Deste forma de essencial a participao integrada de todos os funcionrios na resoluo dos problemas ambientais, nos postos ou estaes de trabalho auxiliando a Direo da Empresa (empregado) e ao Engenheiro de Segurana do Trabalho (consultor) quanto ao reconhecimento, avaliao e controle dos riscos detectados, de maneira que os mesmos sejam colocados em ordem de prioridades e solucionados caso a caso, em cumprimento Lei
83

6.514/77, Portaria 3.214/78 (NR 9) e demais Normas Regulamentadoras do Ministrio do Trabalho. 12.2 - Objetivo O objetivo principal do PPRA (Programa de Preveno de Riscos Ambientais), , sem dvida, preservar a integridade fsica e mental dos trabalhadores, proporcionando lhes o bem estar, conforto e eficincia, nos seus ambientes de trabalho, tendo como diretrizes bsicas o seguinte: a) Promover a proteo de vida e sade de seus trabalhadores, mantendo um ambiente de trabalho saudvel e seguro. b) Preservar o patrimnio fsico da empresa (bens mveis e imveis), edificaes, mquinas, equipamentos, veculos em geral etc. c) Prevenir efeitos prejudiciais ao meio ambiente, agindo sempre de conformidade com as leis brasileiras e s normas nacionais e/ou internacionais recomendadas para cada caso, inclusive obedecendo s normas e diretrizes dos rgos competentes (Ex.: IBAMA ). d) As gerncias, em todos os nveis, chefias e supervises, constituem o elemento chave para a aplicao deste programa e so responsveis pelo cumprimento das diretrizes aqui estabelecidas, operacionalizando estes preceitos atravs de programas especiais, adaptados a cada setor ou ambiente de trabalho (Ex.: 5S e ISO 14000). e) O engenheiro de segurana do trabalho, assim como tambm seus auxiliares, assessorar todos os escales da empresa, diretoria, gerncias, chefias e supervises no implantao e desenvolvimento deste programa, bem como quanto a normas de procedimentos de segurana e sade ocupacional. 12.3 Antecipao o Reconhecimento de Riscos 12.1.1) A preveno de acidentes deve estar presente: a) Na elaborao de projetos de novas instalaes; b) Nas modificaes de instalaes existentes; c) Na pesquisa e no desenvolvimento de produtos e seus processos de fabricao; d) No manuseio de substncias qumicas e materiais utilizados pela empresa, na manufatura ou limpeza geral, inclusive na manuteno de mquinas e equipamentos. 12.1.2 ) Em todos as unidades de trabalho da empresa, devem existir e serem respeitados: a) Mtodos de trabalho que integram aspectos de segurana e sade; b) Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO NR 7), enfatizando exames admissionais, peridicos, especiais e demissionais; c) Programa de estudos ergonmicos e antropomtricos (projetos demissionais); d) Sistemtica de "Autorizao de trabalhos em rea de risco" (Ex.: eletricidade, radiaes ionizantes, explosivos etc); e) Sistemtica de manuteno preventiva e corretiva; f) Procedimentos de uso de Equipamentos de Proteo Individual (EPIs) e de uniformes, conforme manuais pertinentes;
83

g) Uso de Equipamentos de Proteo Coletiva (EPCs) h) Sistemas de equipamentos especficos para preveno, deteco e combate ao fogo e/ou emergncias (EPCs). 12.1.3) A preveno, tambm se faz atravs da investigao dos acidentes com perdas pessoais, materiais e tambm dos incidentes: a) Para tanto, todos os acidentes devem ser investigados de maneira especial, com objetivo de determinar suas causas e prevenir a sua reincidncia (Ex.: rvore de causas, reconstituio do acidente, etc ). b) Os incidentes com alto potencial de risco ou no, devem ser investigados para possibilitar a tomada de providncias no sentido de se evitar novos acidentes. 12.1.4 ) Metodologia de Ao: a) Todos os estabelecimentos ou setores, devem manter sistemticas prprias e padronizadas, com a finalidade de identificar, analisar e controlar os riscos de segurana e sade nos ambientes laborais. Para tanto, devem estabelecer cronograma fsico e financeiro de prioridades X responsabilidades, por estao de trabalho; b) Em situaes de elevado risco, tais como no uso de inflamveis, explosivos ou substncias txicas, manter eficaz e permanente vigilncia dos sistemas de controle, para resguardar a sade e segurana dos empregados em geral, preservando a segura da comunidade circunvizinha e do patrimnio da empresa; c) Cada estabelecimento ou setor, deve possuir plano de emergncia, com definio dos Recursos Humanos, materiais, equipamentos e a organizao necessria para enfrentar uma situao de emergncia, visando controlar e minimizar as suas conseqncias (Ex.: Brigada de Incndio, etc.); d) Os planos de emergncia, devem ser periodicamente atualizados e testados; e) Exerccios simulados devero ser feitos para garantir a eficcia dessas planos; f) Deve ser previsto um perfeito entrosamento com a comunidade local, alm das entidades mdicas, governamentais e educacionais, corpo de bombeiros, defesa civil, ABIQUIM, IBAMA, empresas vizinhas e demais entidades que possam contribuir para o melhor funcionamento do Plano de Emergncia (Ex.: Plano de Auxlio Mtuo). 12.2 Definio de Propriedades e Mtodos de Avaliao e Controle 12.2.1) Rigor e serenidade so de importncia vital para os planos de ao integrados: a) Cada unidade de trabalho da empresa deve elaborar seus planos de ao, fixando seus objetivos; b) Os resultados desse desempenho devero ser controlados permanentemente; c) Devem ser obedecidas a legislao e normas brasileiras, na ausncia destas ou quando no houver outra norma brasileira que atenda a contento o que se pretende, usar normas internacionais conhecidas. d) O mesmo rigor deve ser observado com respeito s normas internas da empresa; 12.2.2) Em cada unidade de trabalho da empresa, devem ser mantidas disponveis e adequadamente divulgadas as informaes atualizadas, pertinentes de sade e de segurana do trabalho, tais como: a) Legislao especifica ;
83

b) Normas tcnicas da empresa ou Normas Regulamentadoras de CLT (Consolidao das Leis do Trabalho), ABNT ( Associao Brasileira de Normas Tcnicas ) ou internacionais; c) Relao de substncias qumicas, materiais e processos que digam respeito s operaes cotidianas, inclusive estimativa de consumo dirio, semanal, mensal e anual; d) Fichas de emergncia de produtos qumicos; e) Mapas de risco afixados em locais de fcil visualizao (manter devidamente atualizado); f) Todos os empregados devem procurar seu aprimoramento tcnico e cientfico, atravs de cursos, palestras, seminrios, etc; g) Cada unidade de trabalho da empresa deve dispor de suporte necessrio rea de segurana e sade; h) Cada unidade de trabalho deve apresentar os resultados de suas atividades, incluindo aqueles relativos segurana e sade ocupacional. 12.3 Avaliao do Risco e da Exposio dos Trabalhadores O reconhecimento dos riscos ambientais do trabalho dever conter no mnimo: a) Identificao de riscos; b) Determinao e localizao das fontes geradoras de riscos; c) Identificao da trajetria e meios de propagao; d) Identificao das funes em nmero de trabalhadores expostos; e) Caracterizao das atividades e do tipo de exposio; f) Obteno de dados de comprometimento sade nos postos de trabalho; g) Descrio das medidas de controle existentes e propostas; h) Fazer levantamento e avaliao quantitativa para controle de exposio ou inexistncia dos riscos; i) Todos os itens devero sofrer fiscalizao e acompanhamento pelos profissionais competentes da rea de segurana e sade. 12.4 Implantao de Medidas de Controle de Avaliao de Eficcia 12.4.1) Devero ser adotadas para eliminao, minimizao ou neutralizao dos riscos ambientais, sempre que forem verificadas uma ou mais das seguintes situaes: a) Identificao, na fase de antecipao do risco sade; b) Quando os resultados das avaliaes quantitativas excederem os limites previstos na NR 15; c) Quando ficar caracterizado o nexo causal pela rea de medicina do trabalho (PCMSO); 12.4.2) Prioridades das Medicas de Controle:
83

a) Que eliminem ou reduzam a utilizao ou formao de agentes; b) Que previnam a liberao ou disseminao desses agentes; c) Que reduzam os nveis ou concentrao desses agentes; 12.4.3) Outras medidas importantes: a) Treinamento coletivo de pessoal, inclusive gerncia e chefias em geral; b) Utilizao adequadas de EPIs (manual de EPIs) e acompanhamento do recebimento e controle de carncia dos mesmos; c) Controle do CRF e CA para cada EPI / fornecedor; d) Normas gerais (manuteno e higienizao). 12.5 Registro de Dados Dever ser mantido pelo empregador todos os registros desses dados, de preferncia informatizado (especfico), estabelecendo e estruturando de forma a constituir um histrico tcnico e administrativo do PPRA. Os registros desses dados devero estar sempre disponveis aos trabalhadores interessados ou representantes das autoridades competentes ( DRT, Ministrio Pblico, etc.). importante lembrar que esses dados devem ser mantidos e atualizados pelo perodo de 20 anos. 12.6 Responsabilidades 12.6.1 ) Da empresa (empregador): a) Estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA, como atividade permanente da empresa; b) Constante acompanhamento e superviso do PPRA. 12.6.2) Dos trabalhadores (empregados): a) Colaborar e participar da implantao do PPRA; b) Fiscalizar o andamento do PPRA junto s chefias; c) Informar, sempre que necessrio, ocorrncias que possam implicar em riscos sade. 12.7 Informaes Gerais Os trabalhadores devero e tero o direito de apresentar propostas, crticas e sugestes a fim de assegurar que os programas planejados no PPRA sejam cumpridos de forma adequada. O empregador dever informar aos trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que os mesmos possam estar sofrendo, e sobre os meios disponveis, para prevenir ou limitar tais riscos e proteger se dos mesmos. Sempre que vrios empregadores ou prestadores de servios da rea de segurana e medicina do trabalho realizarem simultaneamente atividades no mesmo local de trabalho, tero o dever
83

de trocar informaes para a execuo de aes integradas, aplicando as no PPRA, visando a proteo de todos os trabalhadores expostos aos riscos ambientais gerados.

13 - RECIBO DE ENTREGA DE EPIs ______________________________________________,declaro ter recebido gratuitamente da empresa USINA DE ACAR SANTA TEREZINHA - PARANACITY, os EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL (EPIs), abaixo descriminados em perfeitas condies de uso, nos termos da Portaria 3.214, de 08 de junho de 1978, em sua Norma Regulamentadora NR-6, item 6.7.1, alneas a, b e c, e Regulamento Interno da empresa. Declaro ainda ter recebido as devidas instrues para correta utilizao e estou ciente da obrigatoriedade do uso dos mesmos e das sanes previstas na Consolidao das Leis do Trabalho - CLT. Maring, ___/___/___ Assinatura:

DATA

DESCRIO DOS EQUIPAMENTOS (CA N.)

QUANT. ASSINATURA

83

83

14 - CONTROLE DE EXTINTORES

MARCA : Ativo Fixo: HIST RIC O Data

TIPO: Local:

EXTINTOR N. ABTN N.:

Recebido Inspecio- Reparo nado

Instruo Incndio

Cdigo e Reparos 1. Substituio de Gatilho

2. Substituio de Difusor

3. Mangote

4. Vlvula de Segurana

83

5. Vlvula Completa

6. Vlvula Cilindro Adicional

7. Pintura

8. Manmetro

9. Teste Hidrosttico

10. Recarregado

11. Usado em Incndio

12. Usado em Instruo

13. Diversos

CONTR OLE DE EXTINT ORES

83

15 - RESERVA DE DIREITOS O presente trabalho tem destinao exclusiva para melhorias das condies de trabalho da USINA DE ACAR SANTA TEREZINHA - PARANACITY, com a finalidade de atenuar ou eliminar as condies insalubres e perigosas. Proibida a reproduo total ou parcial, mediante a reproduo de apostilas a partir deste relatrio, de qualquer forma ou qual quer meio eletrnico ou mecnico, inclusive atravs de processos xerogrficos, de fotografia e de gravao, sem a permisso expressa do Autor e da Diretoria da Empresa. (Lei n. 5.598, de 14.12.73). A violao de direito autoral constitui crime, passvel de pena de deteno de 3 (trs) meses a 1 (um) ano ou multa. Se houver reproduo, por qualquer meio, da obra intelectual, no todo ou em parte, sem autorizao expressa do Autor e Diretor da Empresa, com o intuito de lucro, a pena ser de recluso de 1 (um) a 4 (quatro) anos e multa. Incorre na mesma pena quem vende, expe venda, aluga, introduz no pas, adquire, oculta, empresta, troca ou tem um depsito com intuito de lucro, obra intelectual, importando assim violao de direito autoral. Na prolao da sentena, o juiz determinar a destruio da produo ou reproduo criminosa. (Art. 184 do Cdigo Penal brasileiro, com nova redao dada pela Lei n. 8.635, de 16.03.93). Tem ainda o presente trabalho, a pactuao do CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia por meio da Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART.

83

16 - RESPONSVEL TCNICO:

Eng.. de Segurana do Trabalho da Usina Reg. MTb - CREA Perito Judicial local e data:

83

Potrebbero piacerti anche