Sei sulla pagina 1di 11

V MOSTRA DE PESQUISA JURDICA: SOCIEDADE E DIREITO JURISCINCIA 2009 UNIOESTE

Foz do Iguau De 21 a 23 de setembro de 2009

ASSISTNCIA SOCIAL AOS DESAMPARADOS Kellyn Ligiany da Silva1 RESUMO A Constituio Federal de 1988 determina o alcance da Seguridade Social em seu artigo 194, explicitando-a como um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia social e assistncia social. Pode-se dizer que, na realidade, a Seguridade compreende ou desdobra-se na Sade, Previdncia e Assistncia Social. O presente trabalho pretende demonstrar a aplicabilidade da Assistncia Social na realidade brasileira, apontado e conceituando os benefcios assistenciais definidos na Lei 8.742/93, enumerando os requisitos legais necessrios concesso, bem como apresentar as interpretaes judiciais aplicadas aos casos concretos e os entendimentos jurisprudenciais. A metodologia utilizada consiste em pesquisas bibliogrficas, interpretaes judiciais e buscas jurisprudenciais, permitindo, desta forma, a visualizao da aplicabilidade da Assistncia Social s pessoas desamparadas e marginalizadas, as quais tiveram de alguma forma seus direitos fundamentais desrespeitados, garantindo o mnimo de respeito dignidade da pessoa humana. Palavras-chave: Assistncia social; amparo social; deficincia; pessoa idosa; renda per capita. ABSTRACT The Constitution of 1988 determines the reach of the social insurance in it's article 194, explaining it as an integrated set of actions of the initiative of public government and society, intended to ensure rights relative in Health, Social welfare and Social assistance. It's possible to say, in reality, the social insurance it's included or unfolds on Health, Welfare and Social assistance. The present work intends to demonstrate the social assistance applicability in the Brazilian society, pointing and conceptualizing the social benefits definite in the law 8.742/93, enumerating the legal requirement necessary for the concession, as well the jurisprudence interpretation applied on the specific case. The methodology used consists in bibliographical researches and legal interpretation and jurisprudence, allowing, so in that way, its possible to note the visualization of the social assistance applicability for the supported marginalized people, those who had their fundamentals rights violated in any way, guaranteeing the minimum of respect for the human dignity. Key words: Social assistance; social support; disability; elderly; per capita income.

Acadmica do curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paran Foz do Iguau/PR, kellynzz@gmail.com.

V MOSTRA DE PESQUISA JURDICA: SOCIEDADE E DIREITO 2 JURISCINCIA 2009 UNIOESTE


Foz do Iguau De 21 a 23 de setembro de 2009

Introduo A Constituio Federal em seu artigo 203 e com posterior regulamentao deste dispositivo pela Lei Orgnica da Assistncia Social, prevem a garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover prpria manuteno ou t-la provida por sua famlia, independentemente de qualquer espcie de contribuio. Assim, a assistncia social representa a atuao do Estado no intuito de fornecer s pessoas desamparadas o mnimo social, proporcionando-lhes valores de igualdade e mnimo de dignidade humana, como bem salienta Folmann (2008). Ocorre que os requisitos elencados na lei, muitas vezes, no so suficientes para comprovar a necessidade do cidado para usufruir o benefcio, pois, em princpio, a lei parece restringir o benefcio aos idosos e deficientes. Contudo, segundo Duarte (2005), os julgadores tm reinterpretado a norma para o fim de atender todos os cidados carentes de condies mnimas de sobrevivncia com dignidade. Deste modo, o presente trabalho pretende demonstrar o conceito do benefcio assistencial e de seus requisitos legais, bem como as reinterpretaes confeccionadas pelos magistrados e tribunais, de modo a satisfazer o carter social vestido pela Constituio Federal de 1988, garantido s pessoas marginalizadas um mnimo de dignidade. Isto porque a Constituio Federal, em seu artigo 6, abrange esferas da vida em sociedade, como o meio-ambiente; a infncia; a educao; a habilitao; a alimentao; a sade; a assistncia aos necessitados; o lazer, tudo no intuito de fazer valer o direito vida na sua concepo mais ampla. O presente trabalho, direcionado assistncia aos necessitados, demonstra a importncia da atuao do Estado Social na sociedade, procurando interpretar a norma de forma coerente com os anseios da atualidade brasileira. O carter social com que os julgadores tm tratado o benefcio assistencial e a importncia em sua aplicabilidade, instigou o desenvolvimento do presente estudo. Assim, este trabalho apresenta primeiramente breves consideraes sobre o benefcio assistencial; na seo 2, feita a conceituao do benefcio assistencial; nas sees 3 a 5, so conceituados os requisitos, bem como os entendimentos jurisprudenciais; e, finalmente, feita uma correlao entre as reinterpretaes da norma e o princpio da dignidade humana. A sua confeco foi fruto de estudos realizados atravs de doutrinas, interpretaes judiciais e pesquisas jurisprudenciais. 1. Consideraes iniciais Os benefcios assistenciais so diferentes dos benefcios devidos pela previdncia social, uma vez que aqueles so concedidos com base apenas na necessidade e independem de contribuio, enquanto que estes so concedidos queles que contribuem para o sistema.

V MOSTRA DE PESQUISA JURDICA: SOCIEDADE E DIREITO 3 JURISCINCIA 2009 UNIOESTE


Foz do Iguau De 21 a 23 de setembro de 2009

O auxlio-gs e o programa de renda mnima s famlias carentes (Lei 9.533/97), unificados no Programa Bolsa Famlia institudo pela Lei 10.836, de 09.01.2004, so exemplos de benefcios assistenciais, uma vez que independem de contribuio. Todavia, o benefcio de maior importncia da Assistncia Social , sem dvida, o benefcio assistencial, no mtodo de prestao continuada. A constituio Federal de 1988 prev, em seu artigo 203, inciso V, na forma de prestao continuada, garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal pessoa portadora de deficincia e pessoa idosa que no possuam meios de prover prpria subsistncia ou t-la provida por sua famlia. Posteriormente promulgao da Carta Fundamental, foi criada a Lei 8.742/93 de 07.12.1993, a qual regulamentou o dispositivo mencionado, tendo por denominao Lei Orgnica da Assistncia Social LOAS , bem como o Decreto n. 6.214/2007. Segundo Melissa Folmann (2008, p. 370), o benefcio assistencial comumente denominado como amparo social, amparo ao portador de deficincia, amparo ao idoso, benefcio da LOAS, e, pelo desconhecimento do benefcio, parte da populao identifica equivocadamente o benefcio assistencial pessoa idosa, como aposentadoria por idade ou aposentadoria do mnimo, pois, ao saber que pessoas vieram a receber do Estado valores sem nunca terem contribudo, acreditam que ao completarem 65 anos de idade possuiro o direito de ter concedido sua aposentadoria. Porm, como prescreve o artigo 203, caput, da Constituio Federal, a assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente da contribuio seguridade social, pois tem, assim como outros programas assistencialistas j mencionados, o intuito de assegurar aos desamparados e miserveis um mnimo de dignidade, mediante comprovao de alguns requisitos. E no conceito de Martinez (1997) a assistncia social para :
O conjunto de atividades particulares e estatais direcionadas para o atendimento dos hipossuficientes, consistindo os bens oferecidos em pequenos benefcios em dinheiro, assistncia sade, fornecimento de alimentos e outras pequenas prestaes. (MARTINEZ, 1997, p. 83).

A norma constitucional inserida no inciso V do art. 203 apresenta duas vertentes fundamentais. Uma se refere garantia de um salrio mnimo pessoa portadora de deficincia. A outra, destina tal benefcio aos idosos que se encontram em estado de miserabilidade, como j referido. Desta forma, diante da realidade e das exigncias da vida social, deve ser lanado sobre a matria um olhar voltado para a aplicao do princpio da adequao da regra jurdica, para que o artigo 203 seja cumprido efetivamente e no visto, de modo algum, como uma utopia da constituinte de 1988. 2. Benefcio assistencial A prestao continuada, regulada pela Lei n. 8.742/93 (Lei Orgnica da Assistencial Social) e o Decreto n. 1.744, de 8.12.95, exige o preenchimento dos seguintes requisitos:

V MOSTRA DE PESQUISA JURDICA: SOCIEDADE E DIREITO 4 JURISCINCIA 2009 UNIOESTE


Foz do Iguau De 21 a 23 de setembro de 2009

comprovao da deficincia ou da idade mnima de 67 anos para idosos (requisito etrio sofreu alteraes que sero vistas adiante); - renda familiar mensal per capita inferior a do salrio-mnimo; - no estar vinculado a nenhum regime de previdncia social; - no receber benefcio de espcie alguma (4 do art. 20 da Loas). Nesse contexto o cidado, conforme Melissa Folmann (2008), para poder gozar do benefcio assistencial, comparecer a uma agncia do INSS Instituto Nacional de Seguridade Social -, comprovar sua qualidade de idoso (atravs de documentos), ou deficiente, (atravs de percia mdica), bem como, que, dividindo-se a renda familiar por cada membro da famlia, o resultado individual dever ser inferior a do salrio mnimo. O benefcio ser revisto a cada dois anos, cancelando-se o mesmo nas hipteses: morte do beneficirio; quando cessar a incapacidade; a renda familiar per capita ultrapassar o limite legal; cumulatividade com outro benefcio. O benefcio assistencial intransfervel, no gera direito penso por morte a herdeiros ou a sucessores (Decreto n. 4.360, de 5.09.2002). Entretanto, o valor no recebido em vida pelo beneficirio ser pago aos seus herdeiros diretamente pelo INSS. Quanto acumulao de benefcios, no caso da Loas (art. 20, 4), expressamente proibido acumulao com qualquer benefcio da Previdncia Social ou de qualquer regime previdencirio, exceto a penso especial devida aos dependentes das vtimas da hemodilise de Caruraru/PR, prevista na Lei 9.422/96. Segundo Duarte (2005) o deficiente e o idoso que recebem esses benefcio da Loas, se vierem a ter direito penso por morte, podero optar pelo benefcio mais vantajoso (pargrafo nico do artigo 624 da IN 84/02). Cumpre esclarecer que o benefcio assistencial pessoa idosa, no que se refere ao requisito etrio, teve algumas modificaes desde a edio original da Loas. No perodo de 1 de janeiro de 1996 a 31 de dezembro de 1997, vigncia da redao original do art. 38 da Lei n. 8.742/93, a idade mnima era de 70 anos. A partir de 1 de janeiro de 1998, a idade mnima para o idoso passou a ser 67 anos, conforme nova redao data pela MP n. 1.599-39, de 1997, e reedies, convertida na Lei 9.720/98. Por fim, a lei n. 10.741, de 1.10.2006, estabelece em seu art. 34: art. 34. Aos idosos, a partir de 65 (sessenta e cinco) anos, que no possuam meios de prover sua subsistncia, nem de t-la provida por sua famlia, assegurado o benefcio mensal de 1 (um) salrio-mnimo, nos termos da Lei Orgnica da Assistncia Social Loas. Pargrafo nico. O benefcio j concedido a qualquer membro da famlia nos termos da caput no ser computado para os fins do calculo da renda familiar per capita a que se refere a Loas.

Findo os esclarecimentos feitos e vencido o requisito etrio para a concesso da Loas, deve-se destacar e analisar, para melhor compreenso, os conceitos de deficincia, conceito de famlia e valor da renda per capita (requisito de miserabilidade), segundo a Lei e entendimentos jurisprudenciais para o

V MOSTRA DE PESQUISA JURDICA: SOCIEDADE E DIREITO 5 JURISCINCIA 2009 UNIOESTE


Foz do Iguau De 21 a 23 de setembro de 2009

enquadramento da LOAS. 3. Conceito de deficincia Segundo o artigo 20, 3, da Lei Orgnica da Assistncia Social, a deficincia descrita refere-se quela pessoa incapacitada para a vida independente e para o trabalho, e, segundo a Smula 29 editada pela Turma Nacional de Uniformizao dos Juizados Especiais Federais incapacidade para a vida independente no s aquela que impede as atividades mais elementares da pessoa, mas tambm a impossibilita de prover o prprio sustento. Para Folmann (2008), a jurisprudncia, no entanto, valendo-se da interpretao constitucional, entende como no cumulativas as situaes de incapacidade para a vida independente e para o trabalho, uma vez que o artigo 203, V, no faz exigncia da cumulatividade imposta infranconstitucionalmente. J na viso de Luiz Alberto David Arajo a deficincia caracterizadora da LOAS : [...] o que define a pessoa portadora de deficincia no falta de um membro
nem a viso ou audio reduzidas. O que caracteriza a pessoa portadora de deficincia a dificuldade de se relacionar, de se integrar na sociedade. O grau de dificuldade de se relacionar, de se integrar na sociedade. O grau de dificuldade para a integrao social que definir quem ou no portador de deficincia [...]. (ARAUJO, 1997, p. 12).

Contudo, alguns autores entendem que a conceituao precedente da deficincia para o benefcio assistencial tem o carter excludente dos deficientes, pois afirmam contrariar a finalidade do benefcio. Para Rocha (2004), considerase incapaz para fins de concesso do benefcio assistencial previsto na Constituio Federal de 1988, artigo 203, V, a pessoa com dificuldade de insero na sociedade por razes psicolgicas, fisiolgicas ou anatmicas. Independentemente se esta dificuldade repercute no trabalho ou na vida diria. Apesar da divergncia de entendimentos, tem prevalecido nos julgados mais recentes, o conceito adotado pela Turma Nacional de Uniformizao dos Juizados Especiais Federais, acima referido, cabendo a cada julgador analisar caso por caso, atendendo aos pontos peculiares de cada um. Nessa linha de raciocnio, a juza federal Maria Divina Vitria, ao conceder um benefcio assistencial a um portador de HIV, afirmou a deficincia no deve ser encarada s do ponto de vista mdico, mas tambm social. A maior intolerncia negar as diferenas. O preconceito existe (Sesso de 9.10.2007. Acesso em 10.08.2009). Desta forma, possvel concluir que, ao invs de aplicar rigorosamente as normas constitucionais, os juzes tm interpretado e conceituado termos e requisitos legais para uma maior eficcia e abrangncia na realidade brasileira, no se restringindo apenas aos idosos e deficientes, mas tambm abarcando todo cidado desprovido de condies mnimas de sobrevivncia com dignidade. 4. Conceito de famlia

V MOSTRA DE PESQUISA JURDICA: SOCIEDADE E DIREITO 6 JURISCINCIA 2009 UNIOESTE


Foz do Iguau De 21 a 23 de setembro de 2009

O artigo 20, pargrafo 3, da Lei 8.742/93 considera incapaz de prover a manuteno da pessoa idosa ou portadora de deficincia a famlia cuja renda mensal per capita seja inferior a do salrio-mnimo. Assim, diante do texto da Lei, deve-se analisar o conceito de famlia. O conceito de famlia, segundo a redao atual da Lei n. 8.742/93 e conforme leciona Lazzari (2004), deve ser entendido como o conjunto de pessoas elencadas como dependentes para fins previdencirios no artigo 16 da Lei 8.213/91, desde que vivam sob o mesmo teto. Portanto, so considerados como membro do grupo familiar o cnjuge, o companheiro ou companheira, os pais, os filhos, inclusive o enteado e o menor tutelado, e irmos no emancipados de qualquer condio, menores de vinte e um anos ou invlidos, desde que vivam sob o mesmo teto. No obstante, h entendimentos que divergem sobre o tema, uma vez que alguns autores, como Fortes (2005), entendem que a excluso de outras pessoas que tambm vivam juntas afronta normas supervenientes que estabelecem outros programas de cunho assistencial, como o Bolsa-Escola, Bolsa-famlia e o BolsaAlimentao. Posto que nesses diplomas, foi mantido um conceito ampliativo de famlia, considerando ncleo familiar todos os indivduos que residem sob o mesmo teto.
Em especial nas famlias de menor renda, o agrupamento de pessoas constitui-se em forma que encontram para melhor fazer face ao contingenciamento da vida, para tentar reunir recursos conjuntos e depender de um nico local para habitar. Assim, no se pode desconsiderar outros parentes (como, por exemplo, filhos maiores e netos) do grupo, pois evidentemente tambm faz parte da famlia, o que promove como conseqncia que tanto a renda que eventualmente tiverem deve ser somada renda familiar, quanto que de vem ser considerados como usurios da renda do grupo. (FORTES, 2005, p. 279).

5. Conceito do valor da renda per capita Atravs da smula n. 11 editada pela Turma de Uniformizao Nacional havia se flexibilizado o assunto, uma vez que a miserabilidade poderia ser auferida por outros meios. Todavia, o Supremo Tribunal Federal entendeu ser constitucional a regra do pargrafo 3 do artigo 20 da Lei 8.742/93 (ADI 1232-1) e, posteriormente a Turma Nacional de Uniformizao TNU, na terceira sesso ordinria, aprovou, por unanimidade, o cancelamento da smula 11 (publicao no dia 09.05.2006 no Dirio de Justia da Unio, p. 604 Ministro Fernando Gonalves Presidente da Turma Nacional de Uniformizao). Contudo, em que pese a constitucionalidade do critrio do artigo 20, pargrafo 3, da Lei n. 8.742/93, conforme Duarte (2005), o Superior Tribunal de Justia e o Tribunal Regional da 4 Regio, vm decidindo que essa presuno no impede que o julgador faa uso de outros fatores para auferir a miserabilidade do grupo familiar, caso a caso, mesmo sendo maior a respectiva renda.
A constitucionalidade da norma legal, assim, no significa a inconstitucionalidade

V MOSTRA DE PESQUISA JURDICA: SOCIEDADE E DIREITO 7 JURISCINCIA 2009 UNIOESTE


Foz do Iguau De 21 a 23 de setembro de 2009 dos comportamentos judiciais que, para atender, nos casos concretos, Constituio, garantidora do princpio da dignidade da pessoa humana e do direito sade, e obrigao estatal de prestar assistncia social a quem dela necessitar, independentemente de contribuio seguridade social, tenham de definir aquele pagamento diante da constatao da necessidade da pessoa portadora de deficincia ou do idoso que no possa prover a prpria manuteno ou t-la provida por sua famlia . (STF, Ministra Carmem Lucia, Rcl n.

3.805/SP, DJ 18.10.2006). Ainda, nesse sentir, a Turma Nacional de Uniformizao em recente julgado (Incidente de Uniformizao orig. Turma Recursal/TO julgamento em 03.09.2007 Rel. Juiz Federal Marcos Roberto Arajo dos Santos), pacificou o entendimento de que os critrios de aferio da miserabilidade, para efeitos de concesso do benefcio assistencial, no podem estar restritos ao fixado em lei, que o da renda familiar per capita inferior a do salrio-mnimo.
O Tribunal parece caminhar no sentido de se admitir que o critrio de do salrio-mnimo pode ser conjugado com outros fatores indicativos do estado de miserabilidade do indivduo e de sua famlia para concesso do benefcio assistencial de que trata o art. 203, inciso V, da Constituio. (STF, Ministro Gilmar Mendes, Rcl 4374 PE, DJ 01.02.2007).

Desta forma, os fatores indicativos do estado de miserabilidade podem ser aferidos analisando a condio financeira e habitacional vivenciadas pelo grupo familiar da pessoa idosa ou deficiente. Todavia, o conceito previsto no 1, do art. 20 da Lei n. 8.742/93 deve ser analisado em cada caso concreto, ante o dever de solidariedade familiar prevista nos artigos 229 e 230, da Constituio Federal e dos artigos 1.694 e seguintes do Cdigo Civil vigente, uma vez que o benefcio assistencial destinado aos miserveis, aqueles que se encontram em situao de desamparo. Consoante prescreve o artigo 1 da Lei n. 8.742/93, a assistencial social "[...] poltica de Seguridade Social no contributiva, que prov os mnimos sociais". Segundo Folmann (2008), por mnimo entenda-se o atendimento s necessidades vitais bsicas que nos termos da Constituio Federal de 1988, artigo 7, IV, representa: moradia, alimentao, educao, sade, higiene, fazer, vesturio e previdncia social. Ademais, para Savaris (2008), a conduta do intrprete do direito em comento deve ser inspirada nos ideais de erradicao da pobreza, de solidariedade e da reduo das desigualdades sociais, determinando o emprego de aes sociais no apenas no resgate daqueles se encontram margem do crculo social de gerao de riquezas, mas tambm, em operaes preventivas, de modo a impedir que o necessitado desprovido de meios de subsistncia se desvie para a misria. Nesse mesmo sentido escreve Santos (2003):
Os dispositivos constitucionais e legais evidenciam que a assistncia social objetiva a erradicao da pobreza e da marginalizao, bem como a reduo das desigualdades sociais. O enfrentamento da pobreza e a garantia dos mnimos

V MOSTRA DE PESQUISA JURDICA: SOCIEDADE E DIREITO 8 JURISCINCIA 2009 UNIOESTE


Foz do Iguau De 21 a 23 de setembro de 2009 vitais queles desprovidos da proteo previdenciria vm ao encontro dos objetivos da Ordem Social. (SANTOS, 2003, p. 198).

Por esse motivo o 1. do artigo 20, da LOAS no deve ser interpretado de forma incondicional, devendo o magistrado ater-se as particularidades de cada caso. Outrossim, deve-se ter em mente que a assistncia social tem a obrigatoriedade de prestar assistncia as pessoas desamparadas, pois o benefcios da Loas resguarda direitos sociais mnimos, que possam garantir quelas pessoas marginalizadas um mnimo de dignidade. 6. Concesso do benefcio luz da jurisprudncia relacionado com a dignidade humana Embora estejam positivados os requisitos ensejadores da concesso do benefcio assistencial e visto que no cabe ao Poder Estatal a opo de escolha da prestao ou no da assistncia social, uma vez que confere ao Estado suprir as necessidades daqueles que estejam inseridos nos critrios estabelecidos, os julgadores, visando concretizar os objetivos da assistncia social no Brasil de forma coerente aos anseios sociais, tm interpretado o benefcio assistencial na mxima do elemento da dignidade humana, de forma que a Assistncia Social possa abranger um nmero maior de pessoas que realmente dela necessitem. Nesse sentido, Rocha (2004), escreve sobre a importncia da Assistncia Social relacionada com o princpio da dignidade humana:
Dentro de um contexto no qual o trabalho pedra angular da ordem social, exsurge a seguridade social como elemento de relevncia nuclear para o desenvolvimento e manuteno da dignidade da pessoa humana, sendo-lhe atribuda a tarefa hrculea ideal quase inatingvel, mas o qual deve ser incessantemente perseguido de garantir a todos um mnimo de bem-estar nas situaes geradoras de necessidades. (ROCHA, 2004, p. 361).

Tavares (2003), em sua obra, salienta a importncia da atuao do Estado com a assistncia social:
[...] dever constitucional do Estado do qual este no pode se desonerar, a construo de mecanismos, como a assistncia social, que garantam acesso s oportunidades e ao exerccio da liberdade real. justamente a vinculao dessa parcela de direitos sociais ao valor da dignidade humana que os torna fundamentais. (TAVARES, 2003, p. 217).

Desta forma, conforme Savaris (2008), buscando uma maior abrangncia para garantir a todos que necessitem um mnimo de bem-estar, a interpretao da norma que tutela ao benefcio de Loas, para alguns autores e aplicadores do direito, trata-se de presuno a ser analisada juntamente com outros elementos para averiguao da presena ou no, de condies dignas de sobrevivncia. Com efeito, a prpria Lei resguarda a pessoa idosa, posto que no caso do pargrafo nico do artigo 34, da Lei 10.741/03, dispe que deve-se excluir da renda familiar aquela proveniente de membro da famlia que, contando com 65

V MOSTRA DE PESQUISA JURDICA: SOCIEDADE E DIREITO 9 JURISCINCIA 2009 UNIOESTE


Foz do Iguau De 21 a 23 de setembro de 2009

anos ou mais, receba valor mnimo, independente da natureza deste. A 1 Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Estado do Paran, fazendo analogia do descrito acima, tem sustentado que a renda proveniente de benefcio por incapacidade (auxlio-doena, aposentadoria por invalidez ou benefcio assistencial), no valor de um salrio-mnimo, no deve ser considerada para fins de aferio da renda per capita, independentemente da idade do beneficirio. (Recurso Inominado n 2005.70.51.002614-0, Sesso de julgamento de 28/09/2006). Isto porque se o idoso necessita do benefcio no valor mnimo, independente de sua origem previdenciria ou assistencial, para garantir seu mnimo vital, proporcionando um mnimo de dignidade, o incapaz tambm precisa daquele valor para o custeio dos tratamentos exigidos por sua enfermidade. Desta forma, perceptvel a preocupao dos aplicadores de direito em satisfazer aos anseios sociais, de forma que a aplicabilidade do direito em sua mxima interpretao social e constitucional, respaldadas nos direitos fundamentais, vem contribuindo para a construo de uma sociedade menos desigual, onde o direito de todos. Concluses O benefcio assistencial, como foi exposto, devido para quelas pessoas que vivem margem da Sociedade, desde que sejam deficientes ou idosas e que no possuam meios de prover sua prpria subsistncia, nem t-la provida por sua famlia. Este benefcio ilustra o carter social vestido pela nossa Carta Fundamental, com o intuito de garantir a todos o mnimo social, refletindo, ento, o princpio da dignidade humana. Ocorre que os requisitos ensejadores do benefcio estabelecidos na Loas nem sempre permitem Administrao Pblica e ao Poder Judicirio aplicarem o direito de forma mais coerente com a realidade vivenciada pela sociedade. Assim, feito a exposio de conceitos legais, doutrinrios e jurisprudenciais, no presente trabalho, crvel verificar que os critrios objetivos estabelecidos na Lei 8.742/93 so insuficientes para atestar que o idoso ou o deficiente no possuem meios de prover sua prpria subsistncia ou t-la provida por sua famlia. Desta forma, diante desta insuficincia, os magistrados e os tribunais tm comprovado a condio de miserabilidade da pessoa que pleiteia o benefcio assistencial por outros meios de prova. Destarte, atravs das reinterpretaes judiciais, para uma efetiva aplicabilidade do direito, notria a preocupao da Poder Legislativo e Judicirio em aplicar o direito na melhor e maior forma possvel, com fundamentos e bases nos princpios fundamentais da Repblica, promovendo a dignidade da pessoa humana. Isto porque, dever constitucional do Estado tutelar e dar efetividade aos princpios e valores fundamentais responsveis por sua prpria existncia, como a proteo do direito vida e dignidade humana, a busca da erradicao da pobreza e marginalizao (art. 3, inciso III, da Constituio Federal) e a prevalncia dos direitos humanos.

V MOSTRA DE PESQUISA JURDICA: SOCIEDADE E DIREITO 10 JURISCINCIA 2009 UNIOESTE


Foz do Iguau De 21 a 23 de setembro de 2009

Desta forma, diante dos requisitos ensejadores do benefcio assistencial e de sua interpretao pelos magistrados, o objetivo trazer todas as pessoas desamparadas para o seio social, proporcionando, assim, o acesso dignidade atravs do alcance ao mnimo social, consagrado na Constituio Federal. Portanto, deve-se entender que a norma no o fim, mas o caminho para tutelar os menos favorecidos, objetivando alcanar e resguardar os direitos sociais mnimos, consagrando assim, o carter social adotado pela Constituio Federal de 1988. Referncias ARAUJO, Luiz Alberto David. A proteo constitucional das pessoas portadoras de deficincia. 2 ed. Braslia: Corde, 1997. BRASIL. Tribunal Regional do Trabalho (24.Regio). Cancelamento da Smula N 11. Dirio de Justia da Unio, seo 1, 09 maio 2006a, p. 604. Disponvel em: < http://www.trt24.gov.br/arq/download/biblioteca/alertas/SUMULA%20CJF %2011%20(CANCELAMENTO).pdf>. Acesso em: 20 ago. 2009. BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Reclamao 3805. Reclamante: Instituto Nacional de Seguro Social INSS. Reclamado: Juiz de Direito da 3 Vara da Comarca de Jaboticabal. Relator: Ministra Crmen Lcia. Braslia, 09 out. 2006b. Disponvel em: < http://www.stf.jus.br/portal/diarioJustica/verDiarioProcesso.asp? numDj=200&dataPublicacaoDj=18/10/2006&numProcesso=3805&siglaClasse=Rcl &codRecurso=0&tipoJulgamento=M&codCapitulo=6&numMateria=154&codMateri a=2>. Acesso em: 20 ago. 2009. BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Reclamao 4374. Reclamante: Instituto Nacional de Seguro Social INSS. Reclamado: Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Estado de Pernambuco. Relator: Ministro Gilmar Mendes. Braslia, 01 fev. 2007. Disponvel em: < http://www.stf.jus.br/portal/diarioJustica/verDiarioProcesso.asp? numDj=26&dataPublicacaoDj=06/02/2007&numProcesso=4374&siglaClasse=Rcl &codRecurso=0&tipoJulgamento=MC&codCapitulo=6&numMateria=4&codMateria =2>. Acesso em: 20 ago. 2009. DUARTE, Marina Vasques. Direito previdencirio. Porto Alegre: Editora Verbo Jurdico, 2005. FOLMANN, Melissa. O benefcio de assistncia social previsto na CF/88, art. 203, V, luz do direito e da sociedade. In: Rocha, Daniel Machado; SAVARIS, Jose Antonio (Coord.) Curso de especializao em direito previdencirio. V.2. Curitiba: Juru, 2008. FORTES, Simone Barbisan. Previdncia Social no Estado Democrtico de Direito: uma viso luz da teoria da justia. So Paulo: LTr, 2005. v. 1. LAZZARI, Joo Batista; CASTRO, Carlos Alberto. Manual de direito previdencirio. So Paulo: Ltr, 2004. MARTINEZ, Wladimir Novaes. Direito dos idosos. So Paulo: LTr, 1997. PARAN. Tribunal Regional Federal (4.Regio). Recurso Inominado n 2005.70.51.002614-0. Recorrente: Nair Bovo Candido. Recorrido: Instituto Nacional de Seguro Social INSS. Relator: Rony Ferreira. Curitiba, 28 set. 2006. Disponvel em:

V MOSTRA DE PESQUISA JURDICA: SOCIEDADE E DIREITO 11 JURISCINCIA 2009 UNIOESTE


Foz do Iguau De 21 a 23 de setembro de 2009

<http://www.trf4.jus.br/trf4/processos/acompanhamento/resultado_pesquisa.php? txtValor=200570510026140&selOrigem=PR&chkMostrarBaixados=&todasfases=S &selForma=NU&todaspartes=&hdnRefId=&txtPalavraGerada=&PHPSESSID=bb1 ea519290c8e3627c0ec85ae686c7d>. Acesso em: 20 ago. 2009. ROCHA, Daniel Machado da. O direito fundamental previdncia social na perspectiva dos princpios constitucionais diretivos do sistema previdencirio brasileiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004. SANTOS, Maria Ferreira dos. O princpio da seletividade das prestaes de seguridade social. So Paulo: LTr, 2003. SAVARIS, Jos Antonio. In: ROCHA, Daniel Machado da (org.). Curso de especializao em direito previdencirio. Curitiba: Editora Juru, 2008. TAVARES, Marcelo Leonardo. Previdncia e assistncia social: legitimao e fundamentao constitucional brasileira. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2003.

Potrebbero piacerti anche